twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Protótipo de Mac antigo, de 1982, está à venda no eBay

Reprodução
Macintosh 128k
Gosta de raridades e antiguidades? Um protótipo de um Macintosh, produzido entre 1982 e 1983, está à venda no Ebay para quem estiver disposto a gastar US$100 mil (cerca de R$180 mil).

O computador é um Macintosh modelo 128k, que foi originalmente projetado para carregar o "Twiggy", drive de disquete de 13 centímetros. Porém, devido à quantidade de problemas apresentados, ele foi substituído por um drive da Sony de 9 cm apenas 3 meses antes de seu lançamento.

Reprodução

(Macintosh 128k com seu enorme drive de disquete e seu mouse "quadradão")

Ele é o que o "wozniac", nickname do usuário do Canadá responsável pela venda do produto, chama de "o mais velho Mac completo", já que "apenas pedaços e peças do original Macintosh com drive Twiggy foram exibidos até hoje". Ele explica que placas-mãe e cases de plástico já foram oferecidos no mercado, mas nunca uma máquina completa. Segundo o vendedor, a que está à venda "é a única".

Reprodução

(Modelos novos ao lado de seu "avô")

Quem arrematar o produto, levará o protótipo do computador além do teclado, mouse e cabo de energia, todos funcionando. Segundo o vendedor, o computador liga e a tela cinza com o pedido de inserção de disquete aparece.

Reprodução

Reprodução

(Cabo de energia e teclado)


Para quem quiser adquirir a raridade, além dos US$100 mil, há um frete de US$1,5 mil (cerca de R$2,7 mil), entregando também para o Brasil. E aí, vai encarar essa? Clique aqui para acessar mais informações sobre o produto.

Intel lança pacote para ajudar departamento de TI de pequenas empresas

Intel
Small Business Advantage
A Intel anunciou um pacote voltado para auxiliar pequenas empresas a garantir a segurança e a manutenção dos computadores.

Chamada Small Business Advantage, a plataforma é uma mistura de hardware e software desenvolvida a partir da linha de processadores Core de arquitetura Sandy Bridge da empresa. Ela ajuda a monitorar recursos de TI em empresas que têm orçamento baixo para o setor, e possuem entre 1 e 99 empregados.

O pacote tem ferramentas para ajudar na hora de fazer backups, atualizações e desfragmentação de disco. Ele é uma versão simplificada do vPro, também da Intel, que foi desenvolvido para gerenciamento remoto de computadores em grandes empresas.

Reprodução

Em uma entrevista para o site ZDNet, o diretor de Soluções para Pequenas Empresas, Dan Russel, disse que "esta é a primeira solução da Intel pensada para empresas que não têm dinheiro para investir em TI". Ele explica que 90% das pequenas e médias empresas não têm sequer um departamento de TI e, por isso, o novo software tem um amplo território a ser conquistado.

Com o sistema é possível, por exemplo, definir um plano de economia de energia que desliga ou liga todos os computadores em horários pré-definidos, tecnologias anti-roubo, bloqueador de portas USB que podem deixá-la inativa para certos dispositivos, entre outros.

O sistema já está disponível em alguns OEMs e revendedores em 15 idiomas diferentes.

Uso de banda larga móvel continua crescendo no Brasil, mas ainda é menor que média da América Latina

Reprodução
Sinais 4G
As assinaturas de banda larga no Brasil cresceram quase 100% em 2011, fechando o ano com 41 milhões de usuários. "Embora menor que o percentual de 2010, que foi de 138%, esse número continua sendo bastante expressivo e retrata o forte potencial de consumo população, inclusive da chamada nova classe média", comenta Erasmo Rojas, diretor da 4G Americas para America Latina e Caribe.

Apesar de um constante crescimento, o uso real de dados ainda é pequeno. Enquanto em países como Argentina os usuários consomem cerca de 48% de seus pacotes (dados + voz) em banda larga móvel, no Brasil o percentual é de apenas 22%, 1 ponto percentual menor que a média da região. Em receita, isso significa 3,08 dólares dos 14 dólares, que é a média mensal da América Latina de gasto com celular.

"A entrada de novos handsets, como tablets e smartphones, pode ajudar nesse crescimento", destaca o executivo, que aponta a diminuição do uso dos modens externos como indicio desse movimento. Em 2010, o número de acessos à banda larga móvel por modens e celulares era quase a mesma. Hoje, apenas 19% da conexão móvel é feita por modens. A grande maioria, 81%, é realizada por celulares.

Os leilões de novas frequências também devem impulsionar esse crescimento, já que as operadoras poderão oferecer serviços com mais qualidade. A penetração de banda larga móvel na América Latina é de 12%, e a estimativa da 4G Américas é de que em 2015 atinja 57%, ultrapassando voz, que é ainda a principal fonte de receita das operadoras hoje.

Globalmente, a demanda de celulares com acesso a banda larga móvel cresce 75% ao ano, porém, metade desse recurso é consumido por apenas 1% dos usuários, enquanto 3% dos usuários de peso (heavy users) são responsáveis por 70% do trafego.

"As operadoras têm o desafio de encontrar um caminho para dosar uso e receita, pois as redes não são capazes de suportar hoje uma fatia grande de usuários de peso. Como a nova geração já nasce conectada, esse tipo de usuário deve crescer muito", completa Rojas.

Anatel acredita que leilão do 4G acontecerá em junho

Reprodução
4G
O conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem (12/04) o edital do leilão das faixas de frequência do 4G e da internet móvel voltada para a área rural.

O edital deve ser publicado no dia 22 de abril e o leilão deve ocorrer na primeira quinzena de junho. O preço das licenças não foi divulgado pois, segundo o presidente da agência, João Rezende, ele ainda precisa ser analisado pelo Tribunal de Contas da União.

As primeiras cidades que devem receber o 4G são as que sediarão jogos da Copa das Confederações em 2013. A Anatel quer que as teles comecem a comercializar o serviço antes do início do evento.

Já as outras cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014 devem começar a receber o serviço até dezembro do ano que vem. Outras capitais e mais 500 municípios devem receber o 4G até o fim de 2014.

As principais operadoras do país, como Vivo, TIM, Claro e Oi, devem disputar o leilão. O presidente da Anatel, porém, não descarta novas teles interessadas em oferecer os serviços. "Pode haver competidores de fora ou mesmo do Brasil interessados em entrar no processo", afirmou em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (13/04).

Usuários se comportam de maneira diferente no Facebook e no Twitter. E esperam o mesmo das marcas

Reprodução
Redes sociais
As redes sociais estão mais presentes no cotidiano de seus usuários e são fortes mobilizadores de causas e tendências. Para saber como o internauta se utiliza de cada uma delas, a Hi-Mídia e a M.Sense, empresa especializada em pesquisa de mercado digital, realizaram um estudo em que mapeiam o comportamento do usuário de redes sociais no Brasil. Foram ouvidas 484 pessoas em todo o país.

Entre os entrevistados, 95% dos respondentes utilizam redes sociais. A rede mais acessada é o Facebook, ficando o Orkut na segunda posição.

Acessado por 86% dos entrevistados, o Facebook tem forte apelo para comunicação com amigos e familiares, segundo 81% de seus usuários. Já o Twitter, acessado por 32% dos pesquisados, tem como principal objetivo a atualização de notícias e acontecimentos para 58% dos entrevistados que possuem conta. As demais redes aparecem com percentuais menores de acesso, com 33% para o Google+, 22% para Linkedin, 16% para o Badoo e 10% para o Sonico. Uma parcela considerável dos pesquisados, 63%, afirmou ainda usar o Orkut.

A pesquisa aponta ainda que a frequência de uso e o local de acesso variam de acordo com a ferramenta. O acesso domiciliar é o mais comum entre todas as redes, variando de 83% a 93% de acordo com cada uma delas. Já no trabalho, 35% dos usuários de Facebook, 37% dos cadastrados no Twitter, 40% dos que possuem Linkedin e 22% das pessoas que têm Orkut disseram acessar suas contas.

Os usuários de Facebook ganham também no quesito mobilidade. Dos pesquisados que afirmaram possuir conta na rede, 23% acessam via celular ou outro dispositivo móvel, contra 25% do Twitter, 15% do Linkedin e 12% do Orkut. O tempo que os internautas passam conectados também varia. Cinquenta e sete por cento dos usuários de Facebook acessam suas contas mais de uma vez por dia e 20% disseram ficar conectado o dia todo. Com assinantes menos assíduos, o Twitter possui 12% dos usuários conectados o dia todo e o Linkedin, apenas 6%.

A pesquisa avaliou ainda a interação do usuário com marcas no Facebook e no Twitter. No primeiro, 57% dos usuários curtem alguma marca e buscam novidades sobre elas. Já no Twitter, a busca é sobre melhores oportunidades de compra e descontos. Entre os entrevistados, 57% curtem no Facebook alguma marca, sendo a Nike a marca mais citadas e 73% comentam sobre suas compras quando são surpreendidos tanto positivamente como negativamente. O uso das redes para comentar sobre compras é elevado (65%) e não se restringe às reclamações ou elogios a determinada marca.

As redes sociais devem ter papel relevante durante o ano de 2012 no que se refere a discussões políticas e nas eleições: 56% concordam que existe influência dos comentários nas redes sociais em assuntos sociais e políticos para abaixo assinados, mobilizações em prol de uma causa e eleições em 2012.

No Twitter, 55% dos entrevistados disseram apenas observar o que acontece na rede e apenas 25% disseram valorizar o número de seguidores e 32%, os retweets. A pesquisa apontou ainda que 60% dos assinantes usam a rede como forma de discutir assuntos sociais e políticos, contra 56% do Facebook. E 61% acreditam que o Twitter pode influenciar em um possível contato profissional, frente a 56% dos usuários do Facebook.

Outro ponto avaliado pela pesquisa foi a geração de conteúdo e o status social. O estudo identificou que 53% dos usuários de Facebook compartilham e interagem com os conteúdos publicados, além de valorizar muito este tipo de ação. Dentre os entrevistados, 48% afirmaram gostar de ser marcados em fotos, embora 50% se incomode em receber posts irrelevantes. A segurança também foi fator apontado pelos entrevistados e 40% deles disseram se sentir expostos na rede social.

Apple estaria trabalhando em um computador revolucionário

Apple (Reprodução)
Apple
O designer francês Philippe Starck afirmou nesta sexta-feira (13/04) para uma rádio de seu País que está trabalhando em um projeto revolucionário da Apple. Segundo informações do jornal Le Figaro, trata-se de um novo computador que deverá ser anunciado em dezembro.

De acordo com o jornal, o designer não pôde dar mais detalhes, pois a Apple preza pelo sigilo de seus projetos. Starck já foi responsável pela renovação de hotéis e restaurantes famosos do país, e era amigo pessoal de Steve Jobs.

O artista visitava o amigo, pelo menos, uma vez por mês e disse que, mesmo depois do falecimento do co-fundador da Apple, ele voltou aos Estados Unidos para rever a esposa de Jobs.

Intel promete Ultrabooks por US$ 699 ainda este ano nos EUA

Ultrabook
ultrabook
O preço dos Ultrabooks vai cair ao longo de 2012 e será possível comprar máquinas por US$ 699 nos próximos meses, nos EUA. Pelo menos é isso o que diz a Intel, idealizadora dos equipamentos.

A fabricante de processadores promete 75 novos modelos de Ultrabooks para este ano e preços menores para eles. Atualmente, os modelos mais baratos custam US$ 799, e algumas fabricantes, como a Acer, acreditam ser difícil reduzir o valor para os consumidores, segundo o The Verge.

Os novos modelos de Ultrabooks devem usar processadores Ivy Bridge e a Intel também acredita no lançamento de dispositivos híbridos que funcionam como notebooks ou tablets.

No segundo semestre, o mercado também deve receber diversos Ultrabooks já com o Windows 8. Fabricantes como Acer, Asus, Dell, LG, Samsung e HP já preparam equipamentos com o novo sistema operacional.

SmartWatch, o relógio da Sony com Android

Sony
SmartWatch
O SmartWatch, da Sony, é um relógio que leva funções de dispositivos móveis para o seu pulso. Ele acessa o Twitter, Facebook, e-mail e toca música, de acordo com a Wired.

O gadget tem uma tela sensível ao toque de 1,3 polegadas e uma versão adaptada do Android, com a possibilidade de acessar a loja Google Play para baixar novos aplicativos.

O relógio pode ser sincronizado com o seu smartphone via Bluetooth para ver quem está ligando e receber mensagens de texto sem precisar tirar o telefone do bolso também.

Ele chega ao mercado para competir com outros relógios inteligentes que já estão disponíveis, como o Motoactv, da Motorola, e até mesmo o iPod Nano, da Apple.

O problema é o preço: ele está disponível nos Estados Unidos por US$ 150, e pulseiras avulsas saem por US$ 20.

Óculos inteligentes do Google também vão funcionar com lentes de correção

Reprodução
Óculos do Google
Os óculos inteligentes do Google não vão ser só um enfeite - eles vão funcionar também com lentes que corrigem problemas de vista. Pelo menos esse é o plano dos desenvolvedores do projeto.

A designer Isabelle Olsson, que participa do grupo de desenvolvedores, disse que a ideia é que os óculos funcionem para todos. Ela mostrou uma montagem de como seria o Project Glass funcionando em conjunto com lentes normais em sua conta no Google+.

Reprodução

O Project Glass é um conceito de óculos inteligentes desenvolvidos pelo Google. O aparelho mostra em sua lente informações como notificações de email e recebe ligações direto em sua armação, juntando o mundo real e o virtual nos olhos do usuário.

SAP quer roubar liderança da Oracle em soluções para bancos de dados

Reprodução
SAP
Com quase 40 anos de vida, a SAP, gigante dos softwares empresariais, planeja fazer investimentos de US$500 milhões (cerca de R$900 milhões) para que novos clientes sejam atraídos para sua mais nova ferramenta de processamento de dados, o Hana. Com isso, a empresa quer tomar a liderança da Oracle, maior empresa no ramo.

A ferramenta da SAP é feita para analisar informações operacionais e dados não estruturados, como e-mails e redes sociais. Com o Hana, a empresa diz que o processo se torna quase 100 vezes mais rápido que o atual, pois é baseado na memória interna do PC, ao invés de ser baseado em discos rígidos.

Os planos incluem um investimento de US$337 milhões (cerca de R$606 milhões) em serviços de consultoria para os clientes, além de política de reembolso de até 18 meses. Segundo a Bloomberg, a SAP também colocará mais US$155 milhões (cerca de R$279 milhões) para incentivar o desenvolvimento de aplicações compatíveis com o Hana.

Vishal Sikka, responsável pela área de tecnologia e inovação da empresa, diz que esses incentivos "dão um forte sinal para os consumidores e para o mercado que estamos profundamente engajados em desenvolver essa área".

Até 2015, a SAP planeja levar sua receita, que em 2011 foi de 14,2 bilhões de euros, para o alto, chegando a mais de 20 bilhões de euros: "Estimamos que a SAP possa dobrar sua receita esse ano com o Hana, um dos principais produtos de seu portfólio", diz Rick Sherlund, analista da Nomura Equity Research. Ele diz, ainda, que a receita da ferramenta pode chegar a 500 milhões de euros em 2012.

Para sua empresa: 4 maneiras de potencializar o uso da Timeline do Facebook


Timeline Facebook Olhar Digital


Desde o dia 30 de março todas as fanpages do Facebook passaram obrigatoriamente para o formato de Timeline. Embora o novo modelo não seja unanimidade entre os usuários, não há dúvidas que as páginas ficaram melhor organizadas e visualmente mais atraentes, com uma grande capa e maior espaço para exibição de imagens e vídeos.

Essas mudanças não são obra do acaso. Elas foram desenvolvidas dentro do conceito de storytelling. A linha do tempo, em parceria com imagens, nada mais é do que uma espécie de história gráfica contada pela empresa. É sabido que fotos, desenhos e gráficos encontram grande receptividade nas mídias sociais, vide o sucesso dos infográficos e de redes baseadas essencialmente em imagens, como o Tumblr e o Pinterest.

De acordo com uma pesquisa da Simply Measured divulgada em março, as marcas que se anteciparam à obrigatoriedade da Timeline já estão colhendo os frutos, com engajamento médio 46% maior.

Confira a seguir 4 sugestões de como potencializar as funcionalidades da Timeline.

1) Priorize imagens: a Timeline foi desenhada para destacar imagens e vídeos, portanto, tire proveito disso. Publique regularmente vídeos e fotos de boa qualidade, gráficos, ilustrações e tabelas vinculadas ao tema da postagem. De acordo com um estudo interno do Facebook, posts com fotos geram duas vezes mais engajamento.

2) Utilize a barra de aplicativos: abaixo da capa fica a barra de aplicativos, com páginas curtidas, fotos, jogos, links para outras redes (Twitter, Youtube, etc). A barra comporta até 12 ícones, mas só exibe 4 na home. O administrador da página pode alterar as posições, priorizando aqueles que são estratégicos para a empresa, como por exemplo jogos, páginas especiais, eventos, lançamentos de produtos, etc.

3) Fixe e destaque os melhores posts: entre as novas funcionalidades estão a possibilidade de fixação de um post no alto do página durante 7 dias (ideal para promoções, concursos, lançamentos) ou destacar (aumentar de tamanho) posts específicos. Para utilizar o primeiro basta clicar no ícone do lápis e, para utilizar o segundo, o ícone da estrela, ambos disponíveis no box da postagem.

4) Publique mais de uma vez ao dia em horários alternados: foi-se o tempo que uma publicação por dia era suficiente no Facebook. Por isso, amplie a quantidade e diversifique os horários das postagens. Assim, as chances de impactar públicos diferenciados e obter engajamento são maiores. Vale dar dicas, promover enquetes, eventos, concursos, tirar dúvidas. O importante é se relacionar com o consumidor e o novo layout do Facebook favorece amplamente o contato.

Briga de gigantes: Twitter queria comprar Instagram antes do Facebook

Reprodução
Instagram no Facebook
Na semana passada, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, comprou a empresa responsável por um dos mais famosos apps para smartphones, o Instagram. Porém, para colocar mais lenha na fogueira dessa "briga de gigantes da web", o Twitter afirmou que já havia "expressado interesse" na compra e já havia tentando fazer a aquisição há alguns meses.

Jack Dorsey, CEO do Twitter, vinha fazendo ofertas para a compra do Instagram. Porém, Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, fundadores do aplicativo, sempre diziam que a empresa não estava à venda.

Segundo o jornal estadunidense The New York Times, tudo se reverteu no dia 6 de abril. Zuckerberg e o CEO do Instagram discutiram os termos e valores da transação para, em seguida, anunciar que o negócio estava fechado no valor de US$1 bilhão (cerca de R$1,8 bilhão).

Dorsey também é acionista do Instagram e foi um dos primeiros a testar o que viria a ser um dos aplicativos mais amados pelos usuários, postando fotos ainda em sua fase beta. Porém, após a aquisição da empresa que era avaliada em US$500 milhões (cerca de R$900 milhões), ele deixou de usar o serviço.

Google e Oracle se enfrentam em julgamento sobre violação do Java

Reprodução
Google versus Oracle
A Oracle e o Google estão no meio de uma batalha judicial, e se enfrentam a partir de hoje (16/04) em um tribunal nos Estados Unidos a respeito de supostas violações de patentes, segundo a Reuters.

O Google é acusado de ter usado propriedade intelectual da Oracle no desenvolvimento do Android, incluindo tecnologias que pertencem à fabricante de softwares desde a aquisição da Sun Microsystems em 2010.

A briga em questão é em relação à programação Java. A Oracle afirma que o Google usou indevidamente a linguagem, enquanto o Google se defende dizendo que a Oracle não pode patentear certas partes do Java.

O julgamento deve ser longo e se estender por semanas. Ele será dividido em três etapas. Na primeira, a discussão será a respeito de direitos autorais. A segunda falará sobre as patentes e a última sobre os danos que a suposta violação causou.

A Oracle espera conseguir até US$ 1 bilhão em indenização, enquanto o Google acredita que não precisará pagar mais do que alguns milhões de dólares.

Novo ataque no Twitter já afetou mais de 31 mil usuários

Reprodução
Twitter
A fornecedora de soluções de segurança ESET identificou um novo ataque virtual voltado aos usuários do Twitter. Trata-se de um phishing – tipo de golpe eletrônico que tem como objetivo furtar dados confidenciais – que já afetou mais de 31 mil internautas ao redor do mundo.

O ataque utiliza a Engenharia Social, técnica na qual os cibercriminosos se aproveitam da curiosidade das vítimas para induzi-las a clicar em links maliciosos. Neste caso específico, o golpe usa mensagens (ou Tweets) em inglês sobre rumores ou tragédias, com o intuito de chamar a atenção dos usuários e fazer com que os mesmos entrem no endereço eletrônico fraudulento.

Caso os usuários cliquem no link contido nas mensagens falsas, eles são direcionados para uma página, na qual recebem a informação de que a conta do Twitter saiu do ar. A partir daí, são induzidos a inserir o login e senha pessoal para voltar à rede social. O objetivo dos cibercriminosos é, nesse momento, roubar as credenciais de acesso das vítimas.

Os especialistas do laboratório da ESET apontam que, até o momento, os cibercriminosos utilizaram apenas frases em inglês para disseminar o phishing. No entanto, há uma tendência de que eles migrem para outros idiomas, inclusive o português, para divulgar as mensagens maliciosas.

"A melhor forma de não ser vítima desse tipo de ataque é ter um antivírus no computador ou no dispositivo utilizado para acessar a internet e mantê-lo sempre atualizado. Além disso, os usuários precisam redobrar o cuidado na hora de acessar qualquer link no Twitter e, principalmente, evitar inserir informações confidenciais em páginas que não forem totalmente confiáveis", pontua Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil.

Anatel autoriza venda do novo iPad no Brasil


Novo iPad
O novo iPad pode estar mais perto de ser lançado no Brasil. O certificado de homolagação dos modelos A1416 e A1430 do tablet foi emitido na última sexta-feira (13/04) pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, o que autoriza a venda do produto em solo nacional.

De acordo com os documentos publicados no Sistema de Gestão de Certificação de Homologação da Anatel, o aparelho será produzido em duas fábricas da Foxconn: uma em Jundiaí, São Paulo, e outra na província de Shenzen, China.

A homologação também detalha a compatibilidade de ambos os modelos com Wi-Fi (A1416) e as redes 3G e 4G (A1430), mas ainda não se sabe se a opção de quarta geração chegará ao país devido à incompatibilidade da rede 4G brasileira (2,5 GHz). Contudo, todas as variantes do dispositivo - 16 GB, 32 GB e 64 GB - foram certificadas.

Isso significa que a Apple pode fazer o lançamento do novo iPad em território brasileiro a qualquer momento. A data para início das vendas, no entanto, ainda não foi divulgada.

O novo iPad, anunciado no início de março por Tim Cook, traz como principal novidade a tela retina com resolução de 2048x1536, além de conexão 4G (LTE), processador gráfico quad-core, gravação de vídeos em 1080p e o sistema operacional iOS 5. Até agora, já foram vendidos mais de 3 milhões de aparelhos em todo o mundo.

4G deve custar o dobro do atual 3G no Brasil


4g
O preço dos planos de internet 4G no Brasil deverão custar o dobro do que as operadoras cobram atualmente pela tecnologia 3G. O motivo é o alto investimento que as teles deverão fazer para viabilizar as conexões mais rápidas em dispositivos móveis, de acordo com o jornal O Globo.

As primeiras redes comerciais 4G devem começar a operar em abril de 2013 nas cidades brasileiras que receberão jogos da Copa das Confederações. O SindiTelebrasil, sindicato do setor, acredita que o prazo é muito curto - o leilão da frequência deve ser feito em junho, o que daria menos de um ano para as teles implantarem a tecnologia.

Quando estiver funcionando, a internet móvel de quarta geração permitirá a transmissão de vídeos em alta resolução, o que é importante para eventos esportivos de grande porte, como a própria Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

O problema é que, para fazer a rede funcionar, as teles terão que investir bilhões. "Será preciso modernizar 60% das linhas de transmissão do país. O 3G pode usar o cabo da 2G, mas o 4G não, pois demanda mais capacidade", afirma Erasmo Rojas, presidente da 4G Americas.

Devido ao alto investimento feito pelas operadoras, o consumidor final deve receber um preço elevado para ter uma conexão 4G - de acordo com estimativas do SindiTelebrasil, será, no mínimo, o dobro do valor cobrado pelo 3G atualmente.

Filme de Steve Jobs com Ashton Kutcher começará a ser filmado em maio


Ashton Kutcher e Steve Jobs
O filme sobre a vida de Steve Jobs terá as filmagens iniciadas no próximo mês de maio. Chamado "Jobs: Get Inspired" ("Jobs: Se inspire", em tradução livre), o longa independente terá o ator Ashton Kutcher no papel do co-fundador da Apple.

De acordo com o Mashable, o filme vai contar a história da vida de Jobs de 1971 até 2000, o mesmo período abordado em "Piratas do Vale do Silício".

O longa será dirigido por Mark Hulme, que planeja lançá-lo no cinema durante o último trimestre de 2012. A produção foi anunciada no começo do mês, com a confirmação de Kutcher no papel de Jobs.

Este filme não será baseado na biografia de Steve Jobs. O livro de Walter Isaacson será usado como base para outra adaptação para o cinema da vida do empresário, que será produzida pela Sony Pictures.

Galaxy S III será mostrado no dia 3 de maio

Reprodução
Galaxy S III
Agora é oficial: o Galaxy S III será mostrado para o mundo no próximo dia 3 de maio. A Samsung já distribui convites para a imprensa para "conhecer o novo Galaxy".

O novo smartphone da fabricante coreana será anunciado em Londres em uma quarta-feira, durante o evento Samsung Mobile Unpacked. A Samsung disponibilizou o convite em seu blog Samsung Tomorrow.

A imagem não oferece muitas informações sobre o novo dispositivo, apenas a frase "Come and meet the new Galaxy" (venha e conheça o novo Galaxy).

Muitos rumores surgiram a respeito do que será o Galaxy S III. O novo smartphone pode rodar com um processador quad-core de 1.5 GHz e deve ser lançado já com o Ice Cream Sandwich, versão 4.0 do Android.

Samsung

Apple desenvolve ferramenta que ajuda leigos a desenvolver aplicativos

Reprodução
Apple
A Apple acaba de pedir registro de patente de uma ferramenta que ajuda não-desenvolvedores a criar aplicativos para sua plataforma. Se você já acha que o ecossistema do iOS é grande atualmente, com cerca de 600 mil apps criados para iPhone e iPad, imagina o tamanho que ele pode ficar quando isto se tornar realidade?

Segundo o site TechCrunch, a ferramenta vai funcionar como um construtor de aplicativo básico, porém, vai seguir algumas exigências da própria fabricante. O programa serviria para aumentar a quantidade de opções na App Store, além de mostrar aos leigos que existem ferramentas como esta, que possibilitam que qualquer pessoa desenvolva um app mesmo sem saber programar.

O software criado pela Apple será simples de mexer e vai funcionar em um esquema de copiar e colar os itens nos locais apropriados. Veja abaixo uma simulação da interface do programa de criação de apps.

Reprodução

38% das crianças no Facebook têm idade abaixo do permitido, segundo pesquisa

Reprodução
Facebook
Uma nova pesquisa, realizada pela empresa Minor Monitor, sugere que 38% das crianças que estão no Facebook têm idade abaixo do permitido pela rede social. O site só libera o cadastro de pessoas que informam ter mais de 13 anos.

Segundo o site Cnet, o estudo ainda aponta que 4% deste grupo têm seis anos ou menos. Além disso, 30% das crianças entrevistadas passam mais de duas horas por dia conectadas à rede e 3/4 dos pais se dizem preocupados com a segurança dos filhos que navegam no Facebook.

No entanto, 17% dos pais de usuários afirmaram que não buscam por informações de seus filhos na rede, enquanto mais da metade do entrevistados disseram que se logam com as contas de seus filhos apenas para checar suas atividades.

De acordo com o site, o Facebook afirmou que deleta cerca de 20 mil contas de usuários abaixo dos 13 anos por dia. Porém, o sistema de cadastro do site é simples e pode ser acessado por qualquer pessoa, o que torna praticamente impossível o trabalho de eliminação de perfis abaixo da idade permitida.

Quer contribuir com a matéria? Diga nos comentários abaixo se você conhece alguma criança menor de 13 anos que use a rede e conte-nos se os pais deste usuário sabem da existência da conta ou checam o perfil com frequência.

Facebook imita Google+ e associa e-mail ao nome de usuário em suas páginas

Reprodução
Facebook
O Facebook anunciou nesta sexta-feira (13/04) que unificará os endereços de perfil com os nomes de usuário do e-mail e da rede. Isso significa que, se o seu endereço na rede for "facebook.com/meunome", seu e-mail será "meunome@facebook.com".

De acordo com o TechCrunch, a ação serve para unir duas ferramentas do serviço. Uma delas, lançada em 2009, permite que o usuário personalize o endereço de sua página. A outra, criada em 2010, dá aos usuários uma conta de e-mail dentro do sistema de mensagens, possibilitando que as pessoas se comuniquem com outras contas de correio eletrônico. As mensagens enviadas e recebidas ficam disponíveis na caixa de mensagens.

Para escolher um nome de usuário, basta acessar esta página e efetuar as alterações. Os nomes devem ter pelo menos cinco letras e incluir caracteres alfanuméricos (A-Z, 0-9) e ponto (".").

"Pense cuidadosamente sobre o nome de usuário que você escolher. Uma vez selecionado, você não poderá mudá-lo", alerta a rede social. Para garantir direitos sobre uma marca ou nome, a rede social informa que é necessário entrar em contato neste link.

As 10 principais notícias da semana (de 09.04 a 13.04)

Reprodução
Banda Larga
Irã sem internet, mudanças no Google+, primeiro estádio movido a energia solar no Brasil e extinção da marca Telefônica. Veja estas e outras das manchetes que mais chamaram atenção esta semana.

1. Facebook compra Instagram por US$ 1 bilhão: Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou em seu perfil na rede social a aquisição do serviço de compartilhamento de imagens Instagram. Sem dar detalhes sobre a negociação, Zuckerberg comemorou a aquisição do serviço. "Estou feliz em compartilhar a notícia de que compramos o Instagram e sua talentosa equipe vai se juntar ao Facebook", escreveu. Leia mais.

2. Microsoft compra US$ 1 bi em patentes da AOL: a Microsoft vai pagar mais de US$ 1 bilhão pela compra de mais de 800 patentes da AOL, de acordo com anúncio feito pela empresa de internet na manhã desta segunda-feira (9/4). Leia mais.

3. Irã quer se desligar completamente da internet: o Irã quer se desligar da internet. O governo iraniano quer bloquear o acesso a qualquer site estrangeiro e substituir serviços como o Google por ferramentas criadas por e para iranianos. Leia mais.

4. Chrome já lidera entre os navegadores mais usados no Brasil, segundo pesquisa: mais uma vitória para o Google? É o que indica a pesquisa da empresa Navegg, companhia de medição de audiência online. Ela diz que o Chrome já é o navegador preferido dos internautas brasileiros. Leia mais.

5. Internet no Brasil já ultrapassa a barreira dos 80 milhões de usuários: De acordo com um relatório da empresa Ibope NetRatings, o Brasil fechou o ano de 2011 com 79,9 milhões de pessoas com acesso à internet. Leia mais.

6. Arquivos do Megaupload serão mantidos em data centers até o fim do julgamento: a Carpathia Hosting, empresa que hospeda os arquivos do Megaupload, enviou um documento à Justiça dos Estados Unidos afirmando que vai manter os dados dos mais de 50 milhões de usuários do serviço de compartilhamento enquanto o processo está em andamento. Leia mais.

7. Google anuncia mudanças no Google Plus: ícones na lateral esquerda da tela e, à direita, duas colunas: uma representando temas que são tendência no dia, enquanto outra traz uma janela de bate-papo com seus amigos. Essas são apenas algumas das mudanças que o Google está implementando hoje em sua rede social, o Google+. Através de um anúncio via post no blog oficial, o Google diz que essas mudanças levarão o usuário a uma navegação mais simples e bela. Leia mais.

8. Sustentabilidade: Brasil inaugura primeiro estádio com energia solar: a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) inaugurou na terça-feira (10/04) a primeira unidade do projeto que prevê transformar o estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu) em um gerador de energia elétrica utilizando a luz solar. Leia mais.

9. Telefônica assume, de vez, a marca Vivo para seus produtos: nesta quinta-feira (12/04), a Telefônica concluiu o processo de integração de equipes e lançou, oficialmente, a Vivo como sua marca nacional de serviços de telecomunicações. Durante coletiva de imprensa, que aconteceu no Teatro Vivo, em São Paulo, o presidente da companhia, Antonio Carlos Valente, apresentou alguns números de mercado e comentou como foi o processo de transformação da empresa, que durou cerca de 18 meses. Leia mais.

10. Samsung deve passar Nokia e se torna líder do mercado global de celulares: após 14 anos, a Nokia deve perder a liderança no mercado mundial de celulares para a Samsung. Os resultados do primeiro trimestre de 2012 devem apontar o fim da hegemonia da finlandesa, segundo a Reuters. Leia mais.

Agora, todo mundo pode ganhar dinheiro com o YouTube

Reprodução
Youtube
O YouTube anunciou, por meio de seu blog para criadores de conteúdo, que agora qualquer pessoa pode se inscrever no programa de parceiros e, consequentemente, ganhar dinheiro com vídeos. Isso significa que se você tem um vídeo com o mínimo de visualizações exigido, já pode adicionar um anúncio que vai gerar receita para você e para a plataforma de vídeos do Google.
Obviamente que, para se tornar um parceiro e conseguir monetizar o seu vídeo, é preciso atender a uma série de requisitos. Esta é a oportunidade de alguns amadores ganharem uns trocados com seus vídeos.

Se você tem interesse de participar do programa e tentar a sorte, clique aqui. E para ler os termos do serviço, clique neste link. É importante lembrar que os parceiros também podem criar banners e até customizar as miniaturas dos vídeos.

E.life apresenta estudo sobre os Trending Topics brasileiros do Twitter

Reprodução
Twitter Brasil
A E.life, empresa brasileira de inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, acaba de concluir um estudo sobre os Trending Topics (ou TTs) do Twitter, aqueles assuntos que ganham popularidade com rapidez no microblog e que se destacam na repercussão da rede social. O levantamento traz um ranking dos Trending Topics de São Paulo e do Rio de Janeiro e foi produzido com base em um monitoramento realizado entre os dias 19 de janeiro de 2012 e 23 de março de 2012.

Para a análise, a E.life dividiu os assuntos em oito categorias: Datas Comemorativas, Esporte, Eventos (referente a acontecimentos pontuais), Internet, Múltiplos Assuntos (termos relacionados a assuntos diversos), Música, Notícias e TV. Na distribuição dos assuntos por "segmentos", os TTs de São Paulo e do Rio de Janeiro também apresentaram comportamento semelhante: as divisões Eventos e TV foram as que mais apareceram nos TTs das duas cidades.

O estudo apontou que essas duas categorias, juntas – isolando os eventos televisionados e os comentários sobre programas de TV – somaram 55% dos termos que mais vezes chegaram aos Trending Topics. Para a E.life, esse resultado revela que, cada vez mais, os usuários do Twitter assistem televisão ao mesmo tempo em que postam comentários no microblog sobre o programa exibido. "Essa tendência deve estimular as agências de propaganda e os profissionais de comunicação a desenvolverem peças para mídias tradicionais mais conectadas às redes sociais, utilizando mais recursos como hashtags e fanpages, linkados a essas campanhas", opina Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life.

De acordo com o monitoramento, os cinco assuntos que mais vezes apareceram nos TTs do Twitter em São Paulo foram, nesta ordem: Carnaval, Big Brother Brasil, Oscar, Mulheres Ricas e Brasil. Esses temas foram resultantes de combinações de termos. No caso da palavra Oscar, por exemplo, a varredura identificava não somente este termo isoladamente, mas seu vínculo a nomes de atores associados ao evento, isto é, Oscar + Meryl Streep + Jean Dujardin + Victoria Spencer, entre outros.

No Rio de Janeiro, os temas que chegaram mais vezes aos Trending Topics foram os mesmos registrados em São Paulo. No entanto, houve alteração na classificação: Carnaval foi o tema que mais vezes apareceu como tendência no período, seguido por Big Brother Brasil, Oscar, Brasil e Mulheres Ricas.

Além dos assuntos, também foram isoladas as palavras que mais vezes figuraram nos Trending Topics de cada cidade. Em São Paulo, o ranking ficou assim: 1) Brasil; 2) Happy Birthday/Feliz Aniversário; 3) Love; 4) Dia da Mulher; 5) Demi Lovato; 6) Justin Bieber; 7) Dr. Rey; 8) Palmeiras; 9) Yuri; e 10) SPFC.

Top temas por categorias

Datas comemorativas – As celebrações mais comentadas foram o Dia da Mulher (08/03) e o Dia dos Namorados (a E.life credita as menções a esta data em alusão ao Valentine’s Day, em 14/02).

Esporte - Ricardo Teixeira foi uma das personalidades mais presentes nos TTs do Rio de Janeiro e a Copa Santander Libertadores foi o torneio mais recorrente no indicador desta cidade. Em geral, todos os assuntos que mais apareceram nesta categoria nos TTs do Rio de Janeiro estavam relacionados a futebol. Em São Paulo, apareceram também nos TTs os torneios de UFC.

Eventos – A categoria foi subdividida de acordo com os temas e termos que apareceram mais vezes nos TTs. São eles: eventos culturais (no caso, o Carnaval), de cinema (Oscar e Globo de Ouro), música (no caso, o Grammy), tecnologia (Campus Party) e promocionais (resultante da hashtag #POPLineDayOFF). Segundo a E.life, os eventos televisionados indicam que já é hábito dos usuários do Twitter assistir TV enquanto comentam no microblog a programação exibida.

Internet - Os dois temas mais presentes nos TTs desta categoria foram a expressão "Luiza no Canadá" e a campanha contra Joseph Kony, líder guerrilheiro em Uganda.

Música - Nesta categoria, a maioria dos termos com recorrente presença nos TTs diz respeito a artistas internacionais que fazem sucesso com um público formado por crianças, adolescentes e adultos jovens.

TV - Big Brother Brasil e Mulheres Ricas foram os dois programas mais presentes nos TTs do Rio de Janeiro e de São Paulo, sendo que o primeiro apareceu mais vezes em ambas as listas. O casal Yuri e Laisa (do BBB) e as socialites Narcisa Tamborindeguy e Val Marchiori (de Mulheres Ricas) foram as personalidades mais presentes nos TTs. De maneira geral, os referidos programas permaneceram mais tempo nos TTs do Rio de Janeiro do que em São Paulo.

Múltiplos Assuntos - A categoria registrou termos associados a diversos assuntos, como as palavras Brasil, Brazil, Love, Day, Tour e Birthday. Exemplos: Brazil Loves & Misses Miley; Born This Way Tour in Brazil (turnê de Lady Gaga); #19Days (contagem regressiva para o lançamento do single de Justin Bieber); Happy Birthday Kurt Cobain.

Notícias – O termo mais presente nos TTs de São Paulo foi Lindemberg Alves Fernandes, acusado de assassinar a ex-namorada, Eloá Pimentel.

Infográfico mostra a evolução do Google nos últimos anos

Reprodução
Let Me Google That for Your, Olhar Digital
O Google está prestes a ter o melhor ano de sua história. Isso porque a companhia continua com uma trajetória ascendente em termos de receita, preço de ações, lucro líquido e participação de mercado. Em um infográfico criado pela Statista e divulgado pelo site Mashable, é possível ver, já no primeiro trimestre deste ano, que os negócios da gigante de buscas estão indo de vento em popa.

Para se ter uma ideia, em 2004, a receita da companhia girava em torno de US$ 5 bilhões. Em 2011, o primeiro trimestre do ano já faturava US$ 8,58 bilhões e nos três primeiros meses deste ano, a empresa já reporta US$ 10,65 bilhões em receita. A participação de mercado, só no segmento de buscas, tem uma história parecida. Em 2008, o Google era responsável por 59,8% das buscas na internet e, em março de 2012, este número subiu para 66,4%.

O preço das ações da empresa acompanharam esta evolução e passaram de US$ 100 em 2004 para cerca de US$ 600 em 2012. Para conferir a trajetória completa da companhia, veja o infográfico abaixo.

Reprodução

Área de TI: comprando mais, mas errado!

Divulgação
Data center


Em um passado não muito distante, um dos grandes problemas de qualquer projeto de tecnologia era a infraestrutura encontrada na maioria das micro e pequenas empresas: ausência de servidores, máquinas ultrapassadas, softwares piratas, redes mal configuradas, inexistência de segurança nas estações, etc.

São diversas as variáveis responsáveis pela existência desse cenário. Alto preço dos equipamentos, cultura avessa ao investimento em TI e mão de obra desqualificada, podem ser apontadas como as principais causas.

Com o tempo e, principalmente, graças aos incentivos fiscais, esta realidade foi mudando e as empresas passaram a investir em tecnologia. A área que mais se beneficiou foi a de equipamentos. Hoje em dia, não é raro encontrar empresas onde a totalidade de seus monitores sejam LCDs, com equipamentos novos e modernos.

Mas será que o problema foi resolvido? Em partes! Comprar equipamentos não é a única solução e pode nem sequer solucionar a deficiência na infraestrutura das empresas. Comprar não é uma tarefa simples. Comprar o mais caro ou o mais moderno não significa fazer a melhor compra.

Para fazer a compra correta, é necessário analisar as necessidades da empresa ou do projeto, ter conhecimento do budget, levantar as opções e aí sim decidir. Para ilustrar, vamos utilizar carros como exemplo: Ferrari é uma das marcas de carros mais prestigiada, mais moderna e mais cara do planeta. Escolher uma Ferrari sempre parece uma boa escolha. Porém, será que seria a melhor opção quando o trajeto para a qual será utilizada é uma trilha de terra, onde precisaremos atravessar córregos e pisos pedregosos? Acredito que não. Nesse caso, um veículo off-road talvez seja mais apropriado.

E esse passou a ser o cenário. Onde antes habitava a carência total de investimento em TI, hoje – em muitos casos – escolhas mal feitas ou inapropriadas de equipamentos são a realidade. São casos que vão desde super-servidores biprocessados, com peças redundantes para gerenciar redes com poucas estações e sem grandes aplicativos rodando, até desktops ou notebooks destinados ao uso doméstico sendo utilizados em escritórios.

Claro que o atual ambiente é melhor, pois já é o início, mas às vezes o que foi investido em um servidor superdimensionado e que será subutilizado, poderia ser mais bem aproveitado investindo em outros equipamentos. Da mesma forma, com um pouco mais do que é investido em um notebook doméstico é possível comprar um notebook de uso corporativo.

Então, qual é a fórmula? Como identificar qual é o equipamento correto para minha empresa?

Infelizmente, não é simples e estar assessorado por uma boa consultoria ou técnico (não aquele da lojinha de cartuchos de tinta da esquina ou o vizinho do condomínio) é necessário, pois além de indicar o equipamento adequado, ele poderá esclarecer sobre o licenciamento dos softwares obrigatórios oferecendo as melhores opções, além de orientar sobre outros aspectos, como escolha de aplicativos e softwares de segurança.

Investir em tecnologia é como investir em seguro. É o tipo de investimento que fazemos para ter tranquilidade e evitar surpresas e por mais que o tempo possa dar a impressão de ser um investimento desnecessário, é melhor fazer do que arcar com os custos de situações inesperadas.

Hoje, grande parte dos pequenos empreendedores não coloca em seu check-list, na hora de pensar em um novo negócio, os investimentos com tecnologia e isso deve ser mudado.

As empresas se conscientizarão com o tempo, que há outras áreas da TI para investir além dos equipamentos. Proteger e configurar adequadamente a rede é fundamental. Estar com os aplicativos de negócio adequados também é importante.

Por isso, acredito que o processo de mudanças deve ser contínuo e nós, profissionais da área de TI, temos um papel fundamental nisso, orientando e direcionando nossos clientes a fazerem as opções corretas para o seu negócio.

* Marcelo A. Rezende é diretor Comercial da Promisys – empresa especializada em TI que oferece sistema de gestão, infraestrutura e serviços para pequenas e médias empresas