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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Nokia vai lançar dois aparelhos com Windows Phone 8


Divulgação
Windows Phone 8
A Nokia não anunciará apenas um smartphone com Windows Phone 8 no evento que marcou para 5 de setembro. Serão, de acordo com o The Verge, dois aparelhos.

Eles estão sendo chamados internamente de Phi e Arrow e fazem parte da linha Lumia, afirma uma fonte do site. O primeiro aparelho será o top da vez e será vendido apenas pela AT&T.

O outro estará disponível também pela T-Mobile, nos Estados Unidos. E há ainda um outro modelo, de codinome Atlas, que de acordo com o The Verge é quase idêntico ao Arrow, mas será lançado futuramente e poderá ser comprado pela Verizon.

Nokia, Samsung e Sony se unem para lançar sistema de localização


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Geolocalização
Nokia, Qualcomm, Samsung e Sony Mobile se uniram a um time de 22 empresas para criar um sistema de mapeamento de interiores. A ideia é levar ao usuário de aparelho celular coordenadas dentro de lugares como shoppings e aeroportos.

Chamada de The In-Location Alliance, a iniciativa foi lançada hoje e pretende colocar um piloto não comercial do produto no mercado ainda neste ano. Ao mercado, deve chegar em 2013.

Cada membro da aliança será encorajado a apresentar ideias para a ferramenta, que será baseada em tecnologia Bluetooth 4.0 e padrões Wi-Fi.

Os envolvidos prometem um sistema de alta precisão, que deve ser implementado facilmente, uma vez que vai usar recursos já presentes em boa parte dos aparelhos lançados atualmente.

Google cria 'guia' para contratar mais mulheres



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Google
Ao observar dados sobre candidatos a emprego, o Google percebeu que muitas vezes as mulheres que buscavam uma vaga na empresa eram eliminadas já na entrevista por telefone. Logo, os homens abocanhavam a maior parte das oportunidades.

Diante disso, o Google decidiu estudar para entender o que levava as mulheres a serem rapidamente eliminadas dos processos seletivos, e, de acordo com o New York Times, duas descobertas fizeram a opção pela ala feminina crescer dentro da empresa.

Um dos problemas encontrados diz respeito à dificuldade que elas têm de falar abertamente sobre suas conquistas, o que leva o entrevistador a julgar que muitas não têm ambição. Outra descoberta da pesquisa é que elas, em geral, sentem-se inseguras quanto a aceitar um emprego quando são entrevistadas apenas por homens.

As respostas identificadas pelo estudo fizeram com que as candidatas passassem a ser entrevistadas apenas por outras mulheres. Como conseguência da mudança, o número de profissionais do sexo feminino aumentou na companhia.

Mas aí surgiu outro problema: elas não eram promovidas com a mesma rapidez dos homens. Então, a empresa passou a orientar os entrevistadores a obter mais detalhes dos entrevistados para conhecê-los melhor.

No Google, os próprios empregados se candidatam a promoções, e as mulheres faziam isso menos que homens. Para minimizar a diferença, a empresa passou a realizar workshops que encorajem as funcionárias a se nomear para uma outra vaga

Acordo leva PayPal a mais de 7 milhões de lojas


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PayPal
Cada vez mais, a PayPal se expande ao mundo físico. A empresa anunciou ter fechado parceria com a Discovery Financial Services para lançar cartões de pagamento aos 50 milhões de clientes que possui nos Estados Unidos.

Pelo acordo, segundo a Reuters, o provedor de pagamentos online passará a atuar fisicamente em mais de 7 milhões de lojas varejistas norte-americanas, por meio da Discovery Network. Os cartões começaram a entrar no mercado a partir do próximo ano.

Os estabelecimentos terão de pagar uma taxa pela utilização da novidade; a PayPal, então, repassará uma quantia à Discovery pelo acesso à rede.

É a segunda investida da empresa, que pertence ao eBay, fora do universo virtual. No ano passado, ela se uniu a mais de 15 varejistas para aceitarem sua plataforma de pagamento nas lojas.

Aquisição do Instagram pelo Facebook é aprovada nos EUA


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Instagram no Facebook
A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos aprovou a aquisição do Instagram pelo Facebook pouco depois de a negociação ter sido aprovada no Reino Unido, de acordo com a CNET.

A agência norte-americana votou unanimemente a favor da negociação após investigar o acordo. Na semana passada, as agências reguladoras do Reino Unido também aprovaram o negócio.

Agora o Facebook está próximo de finalizar a compra do serviço de compartilhamento de fotos. Em abril, quando a negociação foi anunciada, o valor da compra era de US$ 1 bilhão. No entanto, com a desvalorização das ações do Facebook, a rede social pagará US$ 747,1 milhões pelo Instagram.

Nove jurados decidem o futuro da Apple e Samsung



Olhar Digital
Apple X Samsung
Nove jurados começaram a deliberar nesta quarta-feira (22/08) sobre o processo de patentes envolvendo a Apple e a Samsung, um processo que pode levar vários dias devido às complexas questões jurídicas em jogo.

Segundo o jornal Chicago Tribune, os jurados receberam mais de 100 páginas de instruções legais da juíza responsável pelo julgamento, Lucy Koh, e ouviram as alegações finais dos advogados sobre o caso.

Agora, a tarefa dos júris é preencher um formulário de 20 páginas a respeito das patentes e de outras reinvindicações legais. O grupo de sete homens e duas mulheres inclui um gerente de operações de uma loja de ciclismo, um engenheiro de sistemas, um gerente de RH de uma startup e um estusiasta de videogame.

O caso, que está sendo decidido em San José, na Califórnia (Estados Unidos) desde 30 de julho, ofereceu 25 horas para cada companhia apresentar seus argumentos. A Apple concluiu a apresentação das evidências relativas a suas próprias patentes na semana retrasada, e a Samsung começou a convocar suas testemunhas na semana passada.

Caso o júri considere que uma das empresas violou alguma das patentes em jogo, a juíza pode considerar, então, a proibição das vendas dos produtos da Apple ou Samsung.

HP tem prejuízo de US$ 8,85 bilhões no terceiro trimestre do ano




HP Folio
As coisas na HP não andam muito bem. A fabricante divulgou nesta quarta-feira (22/08) um prejuízo de US$ 8,85 bilhões, segundo a Reuters. A receita da maior fabricante de computadores do mundo caiu 5%, resultando em US$ 29,7 bilhões, valor pouco abaixo da estimativa média de Wall Street de US$ 30,1 bilhões.

A HP, que assim como sua rival Dell, de menor estatura, está enfrentando dificuldades para compensar a redução das vendas de computadores. O prejuízo líquido por ação em seu terceiro trimestre fiscal foi de US$ 4,49, ante um lucro de US$ 1,9 bilhão, ou, US$ 0,93 por ação no ano anterior.

A companhia, que emprega mais de 300 mil pessoas em todo mundo, está enfrentando uma reestruturação que inclui a redução de sua força de trabalho em 8%. A presidente-executiva da empresa, Meg Whitman, fez um apelo para que investidores sejam pacientes à medida que ela trabalha para incentivar a receita e realizar cortes de custos.

Resultados anteriores

Em maio deste ano, no segundo trimestre fiscal de 2012,a empresa reportou lucro de US$ 1,6 bilhão e um faturamento de US$ 30,7 bilhões. Isso representou um declínio no faturamento na ordem de 3%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, e uma queda de 31% nos lucros.

Na época, os números já não tinham sido animadores, mas ainda representavam um crescimento em relação ao mês trimestre anterior, quando a fabricante enfrentou 38% de queda nos lucros.

Mercado de PCs

De acordo com uma projeção do Gartner, as vendas mundiais de computadores pessoais devem atingir a marca de 368 milhões de unidades em 2012. Se confirmado, o volume deve ser apenas 4,4% superior em relação ao registrado no ano passado. Até o fim de 2013, a previsão é de que sejam vendidos mais de 400 milhões de PCs.
Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner, atribui o baixo crescimento à forte demanda por tablets e smartphones no mercado mundial. Para Atwal, o acesso à internet e o uso de determinadas aplicações, como e-mail e redes sociais, antes utilizados somente nos PCs, agora podem ser acessados também por outros dispositivos.
Segundo o relatório, a queda na venda de computadores deve ser amenizada pelo crescimento da procura por Ultrabooks, nova categoria de computador pessoal em que a HP concorre com o Folio 13.

E-commerce brasileiro cresce 21% no primeiro semestre


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E-commerce
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e o e-Bit lançaram nesta quarta-feira (22/08) a 26º edição do relatório Webshoppers. O estudo é resultado de uma pesquisa realizada pelo e-Bit junto a 8 mil lojas virtuais.

O relatório aponta que o comércio eletrônico no Brasil cresceu 21% no primeiro semestre de 2012, faturando R$ 10,2 bilhões. Neste período, 5,6 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra online, somando 37,6 milhões de e-consumidores.

Nos seis primeiros meses do ano, foram realizadas 29,6 milhões de compras em e-commerce, com valor médio de R$ 346 cada, montante que supera os 25 milhões de pedidos registrados no mesmo período do ano passado. A expectativa de crescimento para o segundo semestre é de 20%, com faturamento de R$ 22,5 bilhões.

Dentre as categorias de produtos mais vendidos estão: as de eletrodomésticos, saúde, beleza e medicamentos (empatadas en primeiro lugar com 13%); em seguida vêm moda e acessórios( com 11%); livros, assinaturas de revistas e jornais (10%); e produtos de informática (9%).

Já o mercado de compras coletivas, no primeiro semestre, totalizou 12 milhões de cupons vendidos, com valor médio de R$ 60. Ao todo foram mais de 83 mil ofertas anunciadas. O estudo ainda mostra que, em junho de 2012, 1,3% das compras online foram realizadas por meio de aparelhos móveis. No mesmo período de 2011 esse indicador era de 0,3%.


Amazon

Nesta edição do Webshoppers, foi realizado um levantamento sobre a chegada da Amazon no Brasil. A pesquisa ocorreu entre 3 e 12 de agosto e contou com 3.125 respostas.

Do universo pesquisado, 26% das pessoas já compraram na Amazon e gastaram, em média, R$ 158 em sites internacionais. Mas, na Amazon eles chegam a desembolsar R$ 172. Porém o valor é inferior ao gasto na BestBuy, que tem um gasto médio de R$ 212.

Índice FIPE Buscapé

Nos últimos 12 meses, de junho de 2011 a junho de 2012, a radiografia de preços do setor realizada pelo relatório FIPE Buscapé registrou uma queda de -7,07 % nos preços dos produtos vendidos no comércio eletrônico. A categoria com maior queda no período foi a de eletrônicos (-14,85%), seguido de telefonia (-13%) e eletroeletrônicos (-14,85%).

Bing também terá ligação com o Quora


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Um Bing mais social
A Microsoft continua trabalhando para tornar o Bing um buscador social. A companhia fechou parceria com o Quora, um fórum de perguntas e respostas bastante conhecido entre profissionais da indústria de tecnologia.

A primeira incursão do buscador nesse sentido ocorreu em outubro de 2010, como lembra o Mashable, quando a ferramenta passou a usar dados do Facebook nos resultados. Em maio deste ano, entrou em funcionamento a barra lateral que promete dar ainda mais recursos sociais aos usuários.

Com o Facebook, a barra permite que os internautas consultem a web e os amigos na rede social sobre determinadas questões, como "quais os principais pontos turísticos de Brasília?". A mesma pergunta agora poderá ser enviada ao Quora.

Facebook redesenha janela de mensagens




Facebook Curtir
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (22/08) o novo desenho da janela de mensagens da rede social.

Agora haverá duas telas – uma com uma coluna à esquerda mostrando um pequeno resumo de sua última conversa; e uma maior à direita exibindo mais detalhadamente o bate-papo com seus amigos.

Ao Olhar Digital, a assessoria do Facebook no Brasil não soube precisar uma data, mas avisou que as mudanças passam a valer em escala global nas próximas semanas.

Veja abaixo como é a versão atual e como será a nova.


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Saiba qual é a rede social que melhor usa o Facebook


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Redes sociais
Facebook, Pinterest, Instagram, StumbleUpon, LinkedIn, Tumblr, Foursquare e Twitter são, nessa ordem, as redes que mais sabem trabalhar o Facebook como plataforma social. Isso mesmo: de acordo com um levantamento da Expion, o Facebook é quem melhor usa o Facebook.

Quatro critérios foram usados na análise para se chegar a essas conclusões e, no geral, a rede de Mark Zucerberg conquistou um score de engajamento de 16.26. Os outros, na ordem, ficaram com 8.17, 7.54, 6.30, 4.48, 2.56, 2.27 e 1.86.

O Facebook tem dois pontos de destaque e dois em que não é bom. Só que nos de destaque a rede é praticamente imbatível.

Quando se leva em conta com qual frequência os fãs respondem às marcas sociais, o site apresenta uma média de 115,438 comentários e likes por post. É muito (mesmo) mais do que o Pinterest, que está em segundo com média de 1,827, e o Twitter, terceiro da lista, com 1,665.

Outro aspecto forte é a dominação da conversa. O Facebook tem 48.13% de voz ativa em sua própria rede, contra 15.96% do Instagram e 9% do Pinterest (segundo e terceiro colocados, neste quesito).

A criação de Zuckerberg é ruim quanto às conversas que inicia com os fãs, ficando em último. O mais falador é o StumbleUpon, com frequência de 902 posts, seguido por LinkedIn (526) e Instagram (246) - o Facebook só tem seis.

O site também não tem os seguidores mais inquietos: apenas 0.10% deles é ativo (mesma porcentagem que o Twitter). Aqui os destaques ficam com LinkedIn (3.60%), StumbleUpon (3%) e Instagram (1.50%).

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Claro testa 4G em três cidades turísticas



4G
O presidente da Claro, Carlos Zentero, anunciou nesta quarta-feira (22/08) o início das operações experimentais com a tecnologia 4G no Brasil.

As primeiras cidades a receberem a nova internet serão Campos do Jordão (SP), Paraty (RJ) e Búzios (RJ). Segundo Zentero, há planos de expansão para o segundo trimestre de 2013.

"Ainda é cedo para anunciar, mas poderemos antecipar a meta de atendimento do 4G às cidades sedes da Copa da Confederações, em abril de 2013", afirmou, em evento em São Paulo.

Zentero ainda disse que as operações não podem ser exploradas comercialmente, já que a aquisição das faixas de 2,5 Ghz ainda não foi formalizada com a Anatel. No entanto, o executivo garantiu que a infraestrutura já está pronta.

A Claro ainda anunciou um investimento de R$ 3,5 bilhões até o final de 2012 para transformar sua rede. Além disso, outros R$ 2,8 bilhões serão aplicados até 2014, totalizando R$ 6,3 bilhões de investimentos.

Google anuncia novidades do Chrome OS


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Chrome OS
O Google anunciou algumas atualizações para os usuários do sistema operacional Chrome OS. A versão estável liberada nesta semana conta, entre outras novidades, com um redesenho da lista de aplicativos.

A empresa compactou essa lista - "então você consegue acessar seus apps sem interromper a experiência de navegação", comenta Xiyuan Xia, engenheiro de software e perito em aplicativos do Google. Também foi acrescentada uma caixa de buscas, que pode ser usada como uma omnibox para pesquisar na web, em sites específicos ou apps instalados.

Agora o sistema permite customização da área de trabalho, com adição de papel de parede. E os arquivos podem ser salvos diretamente no Google Drive. Outras melhorias incluem redesenho do Cloud Print e suporte para áudio em conexões USB e HDMI.

Situação dos funcionários da Foxconn melhora, mas não é ideal



iPad Foxconn
A Foxconn melhorou as condições de trabalho oferecidas para seus funcionários na China, mas ainda tem muito o que fazer. É o que aponta um relatório da Fair Labor Association (FLA), que está monitorando as plantas da Foxconn.

Um dos desafios que a empresa enfrenta agora para se adaptar às leis trabalhistas chinesas é na redução da carga de trabalho dos operários. Atualmente os funcionários fazem cerca de 20 horas-extra por semana, e o objetivo é que até 2013 eles façam no máximo nove, de acordo com a Reuters.

"É um desafio. Quando reduzimos horas adicionais nós precisamos contratar mais pessoas e implementar mais automação, mais investimento em engenharia robótica. Mais trabalhadores também significam mais dormitários e áreas de lazer. Isso leva tempo", disse Louis Woo, assistente do presidente da companhia.

A Foxconn é frequentemente acusada de oferecer condições precárias para seus trabalhadores. No começo do ano, a FLA encontrou diversas violações nas plantas da empresa e está ajudando a chinesa a melhorar a situação dos operários.

Enquetes do Facebook devem ser reformuladas

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Facebook Questions
O sistema de enquete do Facebook deve ser reformulado, passando a contar com grandes fotos que serão usadas pelos usuários para responder às questões. Ao escolher uma imagem, um quadro com layout antigo aparece abaixo mostrando quantas pessoas votaram em cada uma das opções.

Os testes com o novo formato podem ser vistos nas páginas "Know Issues on Facebook" e "Facebook Tips", conforme relata o Inside Facebook.

O aplicativo móvel do site também exibe esse modelo redesenhado. Para votar, basta tocar em um dos quadrados com imagem, a partir de um smartphone com tela sensível ao toque.

Ainda não se sabe se isso chegará a todos os usuários ou se é de uso exclusivo das páginas da equipe da rede social.

YouTube vai permitir 'pular' comerciais em sua versão móvel


YouTube
YouTube
Se você não tem paciência para ver os comerciais que o YouTube insere antes dos vídeos, eis uma boa notícia. O site anunciou nessa terça-feira (21/08), nos Estados Unidos, que o formato TruView
estará em breve disponível para a versão móvel.

Com ele, é possível ‘pular’ os anúncios publicitários quando se acessa via smartphone, assim como acontece na versão desktop.

Será preciso esperar cinco segundos para poder ignorar a publicidade e ir diretamente ao vídeo. Segundo o Mashable, o YouTube acredita que este formato só faz sentido se os internautas assistirem à campanha por vontade própria e se os anunciantes pagarem de acordo com as pessoas que efetivamente interagem com aquela mensagem.

O YouTube informa que o TrueView tem impulsionado em 4% as taxas de clique dos anunciantes que optam por este formato. Antes dele, o site havia anunciado em novembro outros dois modelos voltados para as plataformas móveis: o Promoted View e o In-Stream.

Assim como o Facebook, segundo o Mashable, o Google se arma para competir com força na versão móvel, que acena para fornecer mais oportunidades de receita que a plataforma desktop.

Facebook é a rede social preferida por 55% dos brasileiros


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Redes sociais
O Facebook já é a rede social mais popular do Brasil com bastante vantagem para o segundo colocado, que não é mais o Orkut, e sim o YouTube. Isso é o que mostra dados da Experian Hitwise sobre o acesso a redes sociais no Brasil durante o mês de julho de 2012.

A rede social mais acessada, o Facebook, já tem 55% da preferência dos usuários brasileiros. No mesmo mês de 2011 a participação do Facebook era de 18,2%.

Enquanto isso, o Orkut, que tinha 46% da preferência há um ano, agora aparece com apenas 12,42%. A rede do Google foi superada no período pelo YouTube, que tem 17,9% da preferência.

Entre outras redes, o Windows Live Home tem 2,4%, seguido pelo Twitter (2,3%) e Yahoo! Respostas (1,7%). O Google+ aparece com apenas 1,17% de preferência.

Verizon deixa escapar data em que iPhone 5 chega às lojas




iPhone 5 Liquidmetal
Esquentam as previsões em torno da próxima geração do iPhone, que vem sendo chamada de iPhone 5 ou, simplesmente, novo iPhone. A Verizon, operadora norte-americana que trabalha junto à Apple, proibiu seus empregados de tirarem férias entre 21 e 30 de setembro, um forte indício de que as vendas estão para começar.

A dica foi dada por um funcionário da Verizon ao TechCrunch, que diz conhecer o caminho: o aparelho "quase com certeza estará disponível nas lojas a partir de sexta-feira, 21 de setembro".

O iPhone 4S foi apresentado numa terça-feira, 4 de outubro de 2011. As pré-vendas começaram na sexta-feira da mesma semana, dia 7, e, uma semana depois, no dia 14, começaram as vendas.

Se os rumores estiverem certos, o iPhone 5 será apresentado em 12 de setembro, uma quarta-feira, quando também deve começar a pré-venda. Então, na sexta-feira, dia 21, inicia-se a comercialização em loja.

Entenda por que Apple e Microsoft valem tanto



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Dinheiro


O mercado entrou em alvoroço nessa segunda-feira (20/08) com a notícia de que a Apple havia batido o recorde da Microsoft como empresa mais valiosa da história, nos Estados Unidos. No dia seguinte, a informação foi refutada, com base em cálculos que levam em conta as correções inflacionárias. Neste caso, a gigante de software teria alcançado US$ 850 bilhões, não US$ 618,9 bilhões, e, por isso, os US$ 622 bilhões da Apple não seriam suficientes para ultrapassá-la. Mas de onde vem esse monte de bilhões? Como se chega a valores tão altos e, principalmente, por que algumas companhias valem tanto?

Há uma série de critérios para se chegar ao valor de mercado de uma empresa, dentro de algo chamado análise fundamentalista. Entra aí quanto ela gera de caixa, quanto lucra, quanto tem em ativos e mais outra boa quantidade de temas futuros, como projeções de receita, despesas, lucro etc. Além disso, existem premissas subjetivas: o que vai vender e em que quantidade, por quanto, quais materiais vai usar etc., e isso pode ser mais conservador ou mais ousado. Tudo influencia.

"Há 20, 30 anos tínhamos uma visão mais imediatista que visava apenas o lucro, mas com o tempo descobrimos que uma empresa lucrativa também quebra", explica o professor Cláudio J. Carvajal Júnior, coordenador do curso de graduação em Administração com formação específica em TI da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista). "O conjunto vale mais; quando se consegue criar uma imagem forte, ela gera uma sustentabilidade e, quanto mais transparece essa solidez de mercado, consegue-se uma precificação melhor."

O valor de marca de uma companhia representa parte importante dessa relação subjetiva. É a imagem que se passa a consumidores e investidores simultaneamente e um dos aspectos que mais influencia na construção da relação com o mercado. Se a imagem for arranhada, entende-se que as vendas cairão e, por isso, os investimentos diminuem. "Se tem uma marca bem avaliada, há uma premissa de que vai vender mais, portanto a projeção vai para cima", completa Carvajal Júnior.

A influência, entretanto, não costuma ocorrer em sentido oposto, segundo Marcos Bedendo, professor de Gestão de Marcas e Marketing Estratégico dos cursos de graduação e pós graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). De acordo com ele, seria muito difícil uma empresa com alto valor de mercado não ter valorização de marca. Mesmo que desconhecida do público em geral, uma grande companhia tem de ser bem vista pelo menos entre seus consumidores.

No caso da Apple, boa parte da crença que o mercado tem foi construída com base na figura de seu cocriador Steve Jobs. Ele foi para a companhia, como exemplifica Bedendo, o que Silvio Santos é para o SBT: "A Apple tinha no Jobs um cara que personificava a marca, controlava a produção dos produtos e também ia falar em público por ela."

Quer pagar quanto?

Por mais que haja toda essa áurea de revolução tecnológica em torno da empresa da maçã, ela realmente vale tantos dígitos? "É uma discussão que vai além da Apple e é eterna nas bolsas, em relação à bolha especulativa", comenta o professor da ESPM. "O que perguntamos é: alguém pagaria esses US$ 622 bilhões pela Apple?" A resposta seria sim, há gente interessada - tanto que cada "pedaço" dela valia ontem cerca de US$ 657.

"Tem uma série de questões, mas funciona como um imóvel, você pode dizer que vale quanto você quiser, mas no fim das contas vale mesmo o tanto que pagam por ele."

A indústria de tecnologia, em geral, é motivo de desconfiança porque muitas vezes trabalha com o intangível, como conceitos, marcas, ideias etc. Há, portanto, um alto valor agregado, o que Carvajal Júnior considera normal para o momento histórico, em que a sociedade paga cada vez mais por serviços.

O capital de uma companhia como Microsoft e Apple é a inovação, mas as duas estão tranquilas por terem grande parte da receita vinculada a produtos que já estão no mercado. "Ao contrário do Facebook, do qual você não compra nada. Não tem um produto, só um serviço que, apesar de ser líder no setor, nada impede que seja substituído no dia seguinte", sugestiona o professor da FIAP