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segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Veja como a Olimpíada mexeu com o Twitter



Divulgação
Olimpíadas de Londres
Terminaram nesse domingo (12/08) os Jogos Olímpicos de Londres, que despertaram muito interesse de tuiteiros ao redor do mundo. Segundo a rede de microblogs, foram mais de 150 milhões de mensagens postadas sobre o evento nos últimos 16 dias.

O momento mais comentado foi a vitória de Usain Bolt nos 200 metros, quando surgiram mais de 80 mil tweets por minuto. O jamaicano também ficou em segundo lugar no ranking de assuntos populares do Twitter, quando venceu os 100 metros e motivou 74 mil TPM.

Ao levar o ouro no individual masculino de tênis, o britânico Andy Murray fez a rede chegar aos 57 TPM. Os outros dois momentos de destaque foram a vitória jamaicana na corrida de revezamento 4x100 (52 mil TPM) e quando os Estados Unidos bateram a Espanha no basquete masculino, conquistando o ouro (41 mil TPM).

Bolt não só ocupou posições de destaque na relação de tweets por segundo, como também foi o atleta mais comentado dos Jogos. Outros nove competidores foram citados mais de 1 milhão de vezes: Michael Phelps, Tom Daley, Lochte, Gabby Douglas, Andy Murray, Kobe Bryant, Yohan Blake, Lee Chong Wei e LeBron James.

O esporte da vez foi o futebol, assunto para mais de 5 milhões de posts, seguido por natação, eventos atléticos, ginástica e voleibol.

No encerramento, que contou com apresentações de The Who, George Michael e outros, o destaque ficou com as Spice Girls, quando 116 mensagens foram postadas a cada minuto.

Em 2016, o evento acontece no Rio de Janeiro, vocês acham que haverá recorde de tweets?

Apple ofereceu acordo para licenciar patentes para a Samsung em 2010


Olhar Digital
Apple X Samsung
Em 2010, antes da primeira acusação de violação de patentes entre as empresas, a Apple procurou a Samsung para licenciar suas tecnologias, mas ouviu um "não" da coreana.

De acordo com o AllThingsD, executivos das empresas se encontraram pouco depois do lançamento do primeiro Galaxy S, e a Apple tentou conversar com a fabricante coreana.

"A Samsung escolheu por adotar e imitar o iPhone. A Apple preferia que a Samsung pedisse uma licença para fazer isso. Como a Samsung é uma fornecedora estratégica da Apple, nós preparamos uma oferta de licença de royalties para esses dispositivos", disse um executivo durante o julgamento da quebra de patentes.

Pela proposta feita pela Apple, a Samsung pagaria US$ 30 por smartphone e US$ 40 por tablet desenvolvido com as patentes da Apple. A oferta também previa um desconto de 20% caso a Samsung licenciasse seu portfólio de patentes para a Apple.

A fabricante coreana, no entanto, considerou o valor cobrado pela Apple irreal e abandonou as negociações.

Caso tivesse aceitado a proposta, a Samsung teria pago US$ 554 milhões para a Apple no período. Como preferiu não fechar o acordo, a empresa agora está sendo processada em US$ 2,5 bilhões pela Apple.

Google demite 4 mil empregados da Motorola


Cnet
Google e Motorola
Cerca de 4 mil trabalhadores da Motorola Mobility serão demitidos, conforme anunciou o Google nesta segunda-feira (13/08). O corte equivale a 20% de toda a mão de obra da companhia, adquirida em maio pela gigante de buscas por US$ 12,5 bilhões.

De acordo com a Bloomberg, 2/3 da redução acontecerão fora da sede de Mountain View, na Califórnia, EUA. Mas 1/3 dos 94 escritórios mundiais será encerrado, como relata o New York Times - tudo isso custará US$ 275 milhões em termos de indenizações e questões trabalhistas.

O Google disse que as mudanças são necessárias para tornar a outra empresa lucrativa. "Os investidores devem esperar por variações significativas nas receitas da Motorola por vários trimestres."

O corpo executivo também foi atingido, segundo a Bloomberg. Fontes informaram ao veículo que 40% dos cargos de vice-presidente serão extintos.

Revolucionário IBM PC 5150 completa 31 anos de vida





Reprodução
IBM PC 5150
No dia 12 de agosto de 1981 a IBM colocou no mercado um aparelho que revolucionou o mundo: o IBM Personal Computer modelo 5150.

O 5150 é comumente apontado como o primeiro PC da história, mas não foi bem assim - em 1977 a Apple já tinha lançado o Apple II, por exemplo. Mas o aparelho da IBM teve uma importância muito maior para o mercado do que os outros computadores disponíveis naquela época.

O 5150 foi o primeiro computador desenvolvido com peças de diversas empresas, e não somente da IBM. Isso possibilitou que a pesquisa e produção dos componentes internos fossem de responsabilidade de outras companhias, o que ajudou a expandir a indústria e criou um novo modelo de fabricação dos computadores, usado até hoje.

Além disso, o 5150 acompanhava um sistema operacional desenvolvido por uma pequena empresa pouco conhecida na época. O PC-DOS foi criado em parceria com a Microsoft, e foi o começo do domínio da empresa nos sistemas, consolidado anos depois com a chegada do Windows.

Há quem diga que hoje vivemos uma era Pós-PC, em que os computadores pessoais já não centralizam mais o uso de internet, por exemplo, e dividem espaço com smartphones, tablets e outros dispositivos. Ainda assim os PCs estão bem vivos - é só ver os Ultrabooks que estão sendo lançados agora.

O Olhar Digital preparou uma pequena retrospectiva da história dos computadores pessoais desde o IBM PC 5150 até os atuais Ultrabooks. Confira na galeria abaixo:

IBM PC 5150

Com um processador Intel 8088, 16 KB de memória RAM, drive de disquete ou fita cassete e monitor preto e branco de 11,5 polegadas, ele custava US$ 1,5 mil.


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Justiça desiste de suspender o Facebook Brasil



Facebook
De acordo com reportagem do UOL, o juiz Luiz Felipe Schuch, suspendeu neste sábado (11/08) a liminar que ordenava a suspensão do Facebook brasileiro por 24 horas. Segundo o magistrado, como o Facebook colaborou com a justiça, a liminar pôde ser suspensa. Colaborar, nesse caso, significou a identificação do número IP de dois usuários da cidade de Florianópolis que estariam envolvidos na criação da página "Reage Praia Mole". As duas pessoas já foram notificadas e devem comparecer ao cartório eleitoral no prazo de cinco dias, para responder às acusações de Dalmo Meneses, vereador pelo PP, que se sentiu atingido por material postado na página de forma anônima.

Confira detalhes do caso clicando aqui.

Em resumo, a página denuncia um suposto uso irregular de uma área que faz parte de um parque na região da praia Mole. A página indica que no local deve ser construído um empreendimento imobiliário irregular. Como o vereador Dalmo Meneses é candidato à reeleição, o juiz entendeu a manifestação como uma infração da lei eleitoral e ordenou a retirada da página do ar.

Um terceiro internauta também foi identificado como participante na administração da página, mas não foi convocado a prestar esclarecimentos.

Facebook Brasil fora do ar?




Facebook Curtir
Justiça Eleitoral quer tirar Facebook brasileiro do ar
De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o juiz eleitoral Luiz Felipe Siegert Schuch determinou a suspensão do Facebook no Brasil por descumprimento de uma decisão judicial. O referido juiz havia expedido uma liminar que obrigava o Facebook a retirar do ar a página "Reage Praia Mole". A página continha críticas a um projeto imobiliário na região leste de Florianópolis, onde se encontra a Praia Mole. Porém, um vereador da cidade, Dalmo Meneses, do PP, - que é candidato à reeleição - se sentiu atingido pela página e entrou na justiça pedindo a retirada da página. Como o Facebook não cumpriu a determinação do juiz, o mesmo emitiu uma ordem suspendendo as atividades da rede social no Brasil. Ainda segundo essa ordem, durante 24 horas, o site deve exibir apenas uma página que deve informar estar "inoperante por descumprimento da lei eleitoral". Caso não cumpra a determinação o Facebook estará sujeito a multa de 50 mil reais por dia.

Teoricamente, o Facebook deverá tirar o site do ar a partir do recebimento da notificação. O direção do Facebook no Brasil informou que está em contato com a justiça eleitoral para solucionar o problema. Enquanto isso, já surgiu na rede uma nova página: "Reage Praia Mole 2".

O projeto criticado na página "Reage Praia Mole" supostamente agride o que restou de ambiente natural da Praia Mole, uma região já bastante comprometida pela especulação imobiliária que assolou Florianópolis nos últimos anos. Caso seja obrigado a sair do ar, o Facebook Brasil deixará de atender 37 milhões de usuários de sua base brasileira.

Microsoft não venderá ações do Facebook, diz site



Microsoft
De acordo o site da Bloomberg, a Microsoft não planeja se livrar das suas ações do Facebook, que poderão ser vendidas a partir do começo da semana que vem. O meio de comunicação cita "fontes internas da Microsoft" para bancar a veracidade da informação.

Na época em que foram comprados, os papéis valiam US$ 15 cada. Tendo investido US$ 240 milhões em 2007, a Microsoft detém hoje 1,6% da rede social.

Mesmo com as constantes desvalorizações na bolsa de tecnologia Nasdaq, as ações valeriam hoje mais de US$ 551 milhões, mais que dobrando o financiamento inicial.

A participação da Microsoft dentro da empresa é muito pequena, o que poderia sugerir a venda, mas desde que foi firmado o acordo as duas companhias passaram a colaborar de forma mais intensa e esse seria o grande motivo para o mantimento dos papéis.

A Microsoft também pode achar que o atual valor das ações não vale a venda, esperando uma melhor cotação no futuro.

Google dificulta ainda mais a pesquisa de conteúdo pirata


reprodução
pirataria
Em mais uma medida para dificultar a pesquisa de conteúdo protegido por direitos autorais, o Google anunciou nesta sexta-feira (10/8) que promoverá mudanças no seu algoritmo de busca, criando um sistema que prejudica o site infrator ao diminuir sua posição nos resultados da pesquisa.

Cada vez que for identificada uma retirada de conteúdo por causa de direitos autorais, o site que o postou perderá alguns pontos.

A empresa norte-americana diz ter decidido pela nova regra para valorizar as fontes legais de obras culturais, que agora terão destaque no rankeamento, enquanto diminui os acessos aos sites ilegais.

Já há algum tempo, ficou mais difícil usar o Google para achar conteúdo pirata, com o mecanismo de busca tendo sido obrigado pela justiça de alguns países a bloquear termos populares como 'torrent', 'Rapidshare' ou 'Megaupload'.

O Google afirma ter cortado 4,3 milhões de endereços nos últimos 30 dias, apenas por motivos relacionados aos direitos autorais.

Anatel adia avaliação de plano de qualidade para a telefonia fixa


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Anatel
Operando um verdadeiro pente fino nas operadoras móveis, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou a votação de um novo regulamento para os parâmetros de qualidade da telefonia fixa.

Seguindo um pedido do conselheiro Jarbas José Valente, que requisitou mais tempo para avaliar o plano, a reunião da comissão será marcada daqui a pelo menos 70 dias.

O novo regulamento de qualidade prevê tratamento diferenciado para as empresas de acordo com o seu tamanho ou alcance, dando mais oportunidades para que operadoras de pequeno porte se estabeleçam. Os analistas da Anatel consideraram que as regras anteriores puniam as companhias menores e prejudicavam a competição no setor.

"As empresa de pequeno porte é a que têm de buscar mais qualidade para se manter competitiva e sobreviver nesse mercado", justificou o conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro em entrevista à Agência Brasil.

Aprenda a programar em apenas um ano com a Codecademy


divulgação
code


Em qualquer lista de profissões do futuro, lá estão os cargos destinados às pessoas com conhecimento de programação de sites, softwares e aplicativos móveis. A demanda cresce cada vez mais, mas ganhar proficiência nesse tipo de linguagem exigia até hoje uma imersão grande em livros e sites pouco didáticos e difíceis para quem não tem pelo menos algumas noções básicas da arquitetura da internet e da tecnologia no geral.

É justamente isso que espera mudar a Codecademy, uma startup fundada em Nova York e que quer democratizar programação. Fundada por dois ex-colegas da universidade de Columbia, Zach Sims e Ryan Bubinski, a empresa já angariou US$ 12,5 milhões em fundos de capital para expandir seu curso gratuito de ensino de código e traduzi-lo para outras línguas além do inglês.

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A companhia promete ensinar os padrões básicos das principais linguagens – HTML, CSS e JavaScript - em um plano de um ano, o chamado Code Year. Trata-se de um método inovador, que usa conceitos extraídos dos games para manter a atenção dos alunos e que pode finalmente tirar esses conhecimentos do gueto técnico.

O método da Codecademy é mais interativo e divertido do que as opções que já existiam no mercado, adotando conceitos da chamada 'gamificação' como a distribuição de badges ao final de cada lição e outras estratégias de engajamento. Até o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou que se tornaria aluno.

O software desenvolvido introduz o mundo da tecnologia da informação na prática, pedindo ao aluno que realize pequenas tarefas para se familiarizar com a escrita de código e que o faça no seu próprio ritmo.

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Escritório da Codecademy em Nova York (Foto: Divulgação)

Os dois fundadores da empresa acreditam que todos, mesmo aqueles que não esperam trabalhar com internet, deveriam saber ao menos os conceitos principais da construção da web. Como a internet não parece que abrirá espaço para outra rede de comunicação tão cedo, resta-nos programá-la ou sermos programados.

"Escrever código é uma alfabetização para o século 21", afirma Zach Zims, co-criador do projeto, na entrevista ao Olhar Digital que você lê abaixo:

Quando e por que vocês decidiram abrir a Codecademy? Qual a situação atual da companhia?

A companhia foi fundada em agosto de 2011. Desde então, conseguimos levantar US$ 12,5 milhões de financiadoras como Union Square, Kleiner Perkins, Index Ventures e outras, e hoje empregamos dez pessoas full time. Milhões de pessoas já se cadastraram para participar dos nossos cursos.

Como se deu a criação do software de ensino?

Nós mesmos desenvolvemos o método. Queríamos criar uma experiência mais interessante e que prendesse mais as pessoas.

Começamos a empresa para resolver os nossos próprios problemas. Eu estava aprendendo a programar e quando comecei a trabalhar em alguns projetos com o Ryan, que já havia ensinado código na época que ambos éramos estudantes de Columbia.

Criamos a Codecademy porque eu queria construir uma melhor experiência de aprendizado para mim mesmo e uma melhor experiência de ensino para o Ryan.

Por que vocês consideram necessário que qualquer pessoa, mesmo aquela que não é particularmente interessada em internet, deva aprender código?

A programação faz as pessoas descobrirem o pensamento o algorítmico – e isso é bem maior do que só aprender código. Isso significa pensar na vida como um programa e nos meios de hackeá-la, torná-la mais simples e usar o raciocínio crítico.

Além disso, saber programação permite que a pessoa se torne uma empreendedora e também a encontrar mais oportunidades de trabalho.

O site continuará gratuito ou vocês têm planos de criar especializações pagas?

No momento, não pensamos nisso, queremos manter o site gratuito. Estamos focados em criar um melhor processo de aprendizado para os nossos usuários e expandir nossas atividades.

Vocês planejam traduzir mais cursos para o português?

Temos muitos usuários brasileiros e já contamos com alguns cursos traduzidos para o português, está nos nossos planos ampliar isso. Todas as nossas traduções são feitas pelos próprios usuários, então, se você que está lendo essa entrevista quiser nos ajudar, mande-nos um e-mail ou fale conosco através do site.

YouTube atualiza ferramenta de edição de vídeos


Divulgação/YouTube
Editor de vídeos do YouTube
O YouTube atualizou sua plataforma de edição de vídeos, nessa quarta-feira (08/08). Agora, o serviço oferecido pelo site do Google está simplificado e ganhou recursos parecidos até mesmo com os do Pinterest.

O editor foi disponibilizado em setembro passado, permitindo estabilização de foco, ajuste de cor e outras funcionalidades. "Hoje, estamos tornando essas ferramentas ainda mais rápidas, fáceis de usar e mais poderosas", afirma John Gregg, engenheiro de software do YouTube.

É possível ver as modificações do vídeo em uma pré-visualização em tempo real que funciona de forma interativa. Também há como conferir uma seleção de filtros, tudo em uma interface que, comparada à antiga, foi simplicada,.

A atualização aparecerá aos poucos a todos os usuários, segundo Gregg. Para testar, basta ir à área de gerenciamento de vídeo, depois em editar e, então, melhorias.

Google vai pagar US$ 22,5 milhões por violar segurança do Safari



Google (Reprodução)
Google
O Google foi condenado pela Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos a pagar multa de US$ 22,5 milhões após denúncias de que violou a segurança do Safari. A informação é do The Next Web.

O valor já tinha sido adiantado há um mês, mas agora foi tomada a decisão final do caso. Apesar de pagar a multa, a empresa não vai ter de admitir culpa.

O Google foi acusado em fevereiro de usar os cookies do Safari para registrar hábitos de uso de internet dos usuários.

O problema é que esse registro era feito mesmo quando a opção de não rastrear os cookies estava desativada - ou seja, mesmo quando o usuário definia que não queria ser rastreado o Google continuava com a ação.

A empresa assumiu o erro e desativou a função logo após as denúncias.

Facebook lança e-mail para usuários reportarem ataques por phishing



Reprodução
Phishing
O Facebook vai tornar mais fácil para os usuários reportarem ataques por phishing usando o nome da rede social. De acordo com site All Facebook, a empresa criou um endereço de e-mail para que as pessoas enviem suas suspeitas, o phish@fb.com.

Na sua página oficial, o Facebook também sugere que os e-mails suspeitos sejam encaminhados para o Anti-phising Working Group, para a Federal Trade Comission e para a Internet Crime Complaint Center.

A rede social ainda deu dicas para você não cair nos ataques por phishing, que roubam dados pessoais dos internautas se passando por organizações reais. Veja abaixo:

1 - Suspeite de qualquer e-mail que peça para você confirmar dados de logins ou senhas.

2 - Não clique em links de e-mails suspeitos, pois eles podem copiar as páginas oficiais dos serviços pelos quais estão se passando. Entre no site diretamente e procure saber se a organização realmente precisa confirmar alguma informação.

Para saber como evitar riscos no uso do internet banking, clique aqui.

'Wi-Fi' de 7 Gbps deve chegar ao Brasil em 2013



Reprodução
Wi-fi zone
Em breve, os brasileiros poderão contar com uma tecnologia de transmissão de dados sem fio capaz de alcançar até 7 gigabits por segundo. Chamado de WiGig, é uma espécie de evolução do Wi-Fi, mas que não serve como seu substituto.

O Wi-Fi usa variedades do padrão 801.11, do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos); as frequências vão de 2,4 GHz a 5 GHz. O WiGig trabalha com 60 GHz, por isso a velocidade é muito superior. Por outro lado, o alcance é bem reduzido - cerca de três metros.

"O WiGig possibilita velocidades muito mais altas em relação ao Wi-Fi. Contudo, não é uma substituição, mas uma evolução do Wi-Fi para aplicações como wireless docking, wireless HDMI, sync instantâneo etc., que são aplicações que o Wi-Fi não satisfaz", explica Carlos Cordeiro, membro sênior do IEEE e arquiteto chefe de Padrões da Intel.

Segundo ele, recentemente a ITU (União de Telecomunicações Internacional) deu aval para a tecnologia, o que é o primeiro passo rumo à adoção global. "A expectativa é de que, em breve, fabricantes de equipamentos WiGig iniciem um diálogo junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) com o objetivo de permitir a operação destes produtos no Brasil."

Os primeiros produtos com a tecnologia chegarão aos mercados norte-americano, europeu e asiático já no final deste ano, possivelmente na época do lançamento do Windows 8. Dependendo das conversas com a Anatel, a novidade pode aparecer no mercado brasileiro a partir do segundo semestre de 2013.

"O fato de o Brasil ter uma indústria de tecnologia vibrante tornará possível o desenvolvimento de novas aplicações e negócios que utilizam esta tecnologia."

O executivo da Intel diz que o WiGig será comercializado junto com o Wi-Fi, já que as tecnologias podem ser completmentares, "portanto, do ponto de vista do usuário final, o uso de Wi-Fi e WiGig será em grande parte transparente".

Boa parte da indústria de tecnologia ainda não falou sobre adotar ou não o recurso. "Apesar disso", garante Cordeiro, "sabe-se que vários dos grandes fabricantes de PC, smartphones e tablets estão em processo de criação de novos produtos com WiGig."

Insatisfação com telefonia móvel chegou a 68,6% em julho




operadoras
Os últimos acontecimentos no setor de telefonia móvel fizeram com que os usuários prestassem mais atenção nos serviços prestados pelas operadoras. E o resultado não poderia ser pior. Uma pesquisa realizada pelo Insc - indicador brasileiro elaborado com dados da internet - descobriu que a satisfação do consumidor brasileiro com as companhias de celular atingiu, em julho, seu pior índice.

Há dez meses que o indicador vem registrando quedas na satisfação dos consumidores em relação ao setor de telecom, com uma ligeira oscilação positiva em maio deste ano, de 1,4%. Mas, no mês passado, o Insc fechou o relatório com o pior resultado: 68,6% dos usuários de telefonia móvel estão insatisfeitos com os serviços das operadoras.

O setor de telecom encabeçou a lista das avaliações negativas no mês passado, seguido pela telefonia fixa, com 57,8% de insatisfação, e pelo saneamento básico, que gerou 52,1% de insatisfação no mês de julho. No total, 13 dos 24 setores analisados registraram queda no porcentual de satisfação de junho para julho.

O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) é medido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e criado pelo professor pesquisador da escola e global chief digital officer da Rapp, Ricardo Pomeranz. As empresas do setor de telecom analisadas são Oi, Claro, Vivo e TIM.

Intel investe em plataforma brasileira de f-commerce



wvcomunicacao.com.br
F-commerce
Você se lembra do Meu Shopping, uma plataforma brasileira que vende multi-marcas dentro Facebook? O Olhar Digital entrevistou uma das fundadoras logo que a loja virtual iniciou suas atividades no mercado brasileiro. Na época, fazia 20 dias que a novidade estava no ar e os negócios estavam indo de vento em popa.

A novidade agora é que a Intel Capital, braço mundial de investimentos da Intel, acaba de anunciar um investimento na ELike, desenvolvedora carioca que criou o Meu Shopping. Segundo David Thomas, diretor geral da Intel Capital na América Latina, o perfil inovador da plataforma, aliado ao acelerado crescimento do número de brasileiros na rede social Facebook fez da ELike uma oportunidade interessante de investimento.

A plataforma funciona como um agregador de marcas que faz as vendas dentro do Facebook. A prática funciona como o e-commerce tradicional, mas ao invés de usar o próprio site para fazer as vendas, as empresas comercializam seus produtos usando a plataforma da rede social.

Segundo Tatiana Albuquerque, diretora geral da E-like, marcas como Enoteca Fasano, Hope, Pepper, Maria Bonita Extra, Cantão, Redley, Richards, Sack's, Reserva, entre outras, estão presentes no aplicativo e, algumas delas, como a Maria Bonita Extra, não tinham nenhum canal de vendas online antes do Meu Shopping. Atualmente mais de 70 mil pessoas já utilizam o aplicativo.

"O usuário pode incluir um produto em uma lista de desejos dentro do Meu Shopping, além de compartilhar seus produtos favoritos e até presentear um amigo com e-gift. O aplicativo, inclusive, mostra quais são os aniversariantes do dia", conta a executiva.

A ideia é que o Meu Shopping reúna apenas marcas consideradas "premium". Para Tatiana, o Facebook é o metro quadrado mais caro da internet e a estrutura do aplicativo permite que uma loja contribua com a outra. Portanto, é necessário manter apenas lojas elitizadas dentro da plataforma, assim nenhuma se sente prejudicada.

Como funciona

Logo ao acessar o aplicativo no Facebook, o internauta vê a lista de empresas participantes. Então, para ter acesso ao f-commerce de cada marca, é preciso primeiro curti-las. A partir daí, é só navegar pela página – com template padrão a todos – e escolher o seu produto. "Nós fornecemos apenas a plataforma com todos os recursos de uma loja online, somados aos plug-ins desenvolvidos pela E-Like. Os clientes é que fornecem os conteúdos e administram as compras", explica Tatiana.

Central de jogos da Apple pode chegar a 200 milhões de usuários em 2012



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Game Center
Até o final do ano, a Apple deve chegar a uma marca história dentro de um mercado fora do seu foco principal. Analistas preveem que a companhia atinja, com o Game Center, 200 milhões de usuários, coisa que nenhuma das empresas do ramo de jogos conseguiu até hoje. Pode ser que a Apple se torne líder do setor ainda em 2012.

Atualmente, 130 milhões de pessoas usam o Game Center, que já é a terceira maior plataforma de jogos do mundo. Se levada em conta a quantidade de usuários do serviço terceirizado OpenFeint (180 milhões), que trabalha só com iOS, o sistema operacional da Apple já passou o Nintendo DS em volume de vendas.

Mas a Asymco, que divulgou os dados, ressalta que a intenção da Apple com o Game Center nem é lucrar com comercialização de jogos. Ele foi desenhado para capturar informações de uso e avaliar o consumo nos dispositivos com iOS.

Imaginem, então, se o foco fosse vender.

Cadastre-se no Pinterest sem precisar de convites


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Pinterest
O Pinterest abriu suas inscrições para qualquer um. Antes, para participar da rede social, era necessário convites de pessoas que já participavam dela. Agora, é possível cadastrar-se sem convites, utilizando apenas sua conta do Facebook, Twitter ou simplesmente e-mail.

“Estamos realmente empolgados com a capacidade de oferecer o Pinterest para mais pessoas”, declara a equipe da rede social no anúncio em seu blog.

Sobre o Pinterest

É uma rede social para compartilhamento de imagens. Alguns de seus diferenciais ficam por conta do layout em forma de mosaico e ferramentas para facilitar a viralização das figuras.

O site tornou-se uma redes sociais com crescimento mais rápido nos últimos tempos. De 1 milhão de usuários em maio de 2011, o serviço saltou para 20 milhões em abril de 2012.

Twitter é a rede que mais estimula o compartilhamento



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Twitter
O Facebook pode ter (muito) mais usuários que o Twitter, mas no quesito compartilhamento a rede de microblogs deixa a de Mark Zuckerberg para trás. Um estudo da empresa de análises Umpf revelou que entre as quatro principais do mercado - Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+ -, é o Twitter que se destaca.

A Umpf estudou 100 sites de entretenimento, saúde, tecnologia, negócios e conteúdo geral; entraram The Independent, Telegraph, Forbes, CBS News, Mashable, TechCrunch, entre outros. A consultoria queria saber quantas vezes cada notícia era compartilhada por cada uma das quatro redes.

O resultado mostrou que a cada 100 milhões de usuários, 197,3 preferem espalhar conteúdo pelo Twitter. O Facebook apresenta média de 41,8 a cada 100 mi, o LinkedIn, 15,2 por 100 mi, e o Google+, seis por 100 mi. Isso significa que o LinkedIn é 2,5 vezes mais eficiente que o G+, o Facebook, sete vezes, e o Twitter, 33 vezes.

Oficialmente dono de um banco de 170 milhões de usuários, o Google+ está atrás em todos os segmentos e, separadamente, o Facebook aparece sempre na frente.

E você, costuma compartilhar conteúdo por qual rede?

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TIM vai ao Senado se defender sobre quedas de ligações



TIM
A TIM foi ao Senado nessa quarta-feira (08/08) rebater as acusações de que estaria derrubando ligações do plano Infinity para lucrar com novas chamadas. O vice-presidente de Assuntos Regulatórios da operadora, Mario Girasole, tocou no assunto durante audiência pública sobre a atuação e os investimentos das empresas de telefonia no Brasil.

“Temos que fazer uma distinção extremamente clara. Não estamos falando de qualidade do negócio, mas de ética do negócio, onde qualquer suspeita decorrendo da análise superficial e conclusões infundadas é simplesmente inadmissível. Foi o nome da nossa empresa que foi questionado”, disse o executivo.

Girasole ainda ressaltou que “a denúncia não é uma posição oficial da Anatel, mas sim de um escritório regional e apontou falhas na metodologia aplicada”. Segundo ele, outras questões precisariam ter sido levantadas e a falta delas torna o relatório um erro. Fim da bateria do celular e falta de créditos, disse, também causariam quedas de ligação.

A operadora garante ter analisado todos os registros de chamadas de 8 de março (dia considerado pelo relatório) e constatado que se forem mostradas todas as quedas - do plano Infinity ou não - o índice fica abaixo de 2%, porcentagem considerada aceitável pela Anatel.

“O que não pode acontecer é que a reputação de 11 mil funcionários seja afetada. Para recuperar essa queda de imagem levaremos muito tempo”, afirmou

Twitter ainda tem vagas no Brasil. Saiba como trabalhar lá



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twitter logo


O Twitter planeja abrir um escritório no Brasil ainda em 2012, seguindo os passos de outras redes como o Facebook, que já está em São Paulo desde agosto de 2011; Tumblr, que pretende chegar em breve; e LinkedIn, que se estabeleceu na capital paulista em novembro do ano passado.

Para iniciar esta jornada em terras brasileiras, o microblog está em busca de três profissionais: diretor de vendas, planejador de vendas e ‘advogado de marca’ (brand advocate). Se você se considera apto para tentar, veja abaixo o que o microblog espera de cada um dos profissionais.

Diretor de vendas:

Para concorrer é preciso ter ao menos dez anos de experiência em vendas, marketing ou funções relacionadas às áreas nas mídias digitais ou sociais. O Twitter exige que o diretor tenha trabalhado com campanhas de marketing, análise de ROI (retorno de investimento) e Sistemas de Automação de Marketing, além de ter atuado, no mínimo por três anos, com CRM (gestão de relacionamento com cliente).

Obviamente o candidato deve dominar com fluência a língua inglesa; se tiver mestrado no currículo, melhor. O profissional precisa se sentir confortável com um ritmo acelerado e pressão. Como a vaga exige apresentações em clientes e agências de publicidade, é necessário que ele saiba mexer com Power Point e Keynote.

Planejador de vendas:

Este profissional vai responder diretamente ao diretor de vendas e deve ter, no mínimo, quatro anos de experiência em vendas e marketing, além do conhecimento do mercado de mídias sociais. O candidato precisa demonstrar excelentes habilidades de comunicação, tanto verbal quanto escrita, capacidades comprovadas para gerenciar múltiplas tarefas e projetos, que estarão em constantes mudanças de prioridades. O trabalho ainda requer boas atuações diante do senso de urgência, precisão e metas. Os conhecimentos em Power Point, Keynote, Word e Excel são indispensáveis.

'Advogado de marca' (brand advocate):

O brand advocate é aquela pessoa que vai fortalecer a marca do Twitter em diversas áreas. O ideal, portanto, é que ela tenha pós-graduação (mestrado é um diferencial) e cerca de dez anos de experiência em marketing, contato com agências de publicidade ou suporte a vendas com foco em mercados emergentes e mídias sociais. O microblog deixou claro que está à procura de profundo expertise em plataformas de mídias sociais. Neste caso, um case de sucesso em sua carreira é bastante válido.

Assim como nos outros cargos, a pessoa deve se sentir confortável para fazer apresentações a clientes, agências, em grupos pequenos e grandes, assim como trabalhar com metas, equipe reduzida e tomar iniciativas. Para a vaga, é necessário equilibrar a necessidade de um rápido retorno e habilidades com softwares de apresentações como Power Point e Keynote.

Dicas gerais

Todos os profissionais brasileiros responderão para supervisores nos Estados Unidos. A pró-atividade é essencial, uma vez que se trata de um escritório pequeno e com pouca infraestrutura. Na descrição dos cargos, o microblog diz que o clima é de startup. Ou seja, é preciso muito trabalho até que a filial se consolide e consiga se expandir. Por fim, como não poderia ser diferente, o candidato precisa ter uma conta no Twitter.

Em uma entrevista para o Mashable, o diretor de comunicação do microblog, Matt Graves, afirmou que "não existe um conjunto de habilidades ou experiências que estejamos procurando —depende realmente da posição. Mas com certeza buscamos alguns traços: pessoas que gostam de trabalhar muito, que pensem de forma inteligente e que respeitem o trabalho em equipe. Ter um grande senso de humor é um (grande) diferencial; eu nunca trabalhei com tantas pessoas engraçadas em minha vida".

E aí, se empolgou? Clique nos links acima e se candidate às vagas. Quem sabe você não se torna o primeiro funcionário do Twitter aqui no Brasil. Boa sorte!

Gmail agora pode ser integrado ao buscador do Google



Divulgação/Google
Gmail no Google
O Google anunciou três importantes upgrades em seu sistema de pesquisas nesta quarta-feira (08/08). Na tentativa de tornar o produto mais inteligente e social, a empresa ligou o Gmail ao buscador, expandiu o Knowledge Graph e aperfeiçoou a busca por voz.

A empresa abriu para testes um recurso que permite a inclusão do Gmail nas buscas. Quando fizer uma pesquisa, o internauta receberá resultados que combinam mensagens trocadas, pessoas relacionadas e, em alguns casos, resultados diretos. Se você procurar por "meus voos", o mecanismo organiza e-mails de confirmação com suas próximas viagens.

"Às vezes a melhor resposta para sua pergunta não está disponível na web pública - pode estar em outro lugar, como seu e-mail", explica Amit Singhal, vice-presidente sênior da equipe de buscas do Google.

Essa funcionalidade faz parte de um pacote de melhorias chamado pelo Google de Knowledge Graph. O buscador passa a interpertar as perguntas e, ao invés de trazer resultados quantitativos, mostra o que mais se adapta à situação. Pode-se, por exemplo, procurar por "coisas para fazer em Paris", e o Google vai responder.



Até agora, esse recurso só funcionava nos Estados Unidos, mas hoje a companhia o expandiu a todos os países de língua inglesa, como Reino Unido e Austrália.

A última novidade trata sobre o aplicativo para dispositivos móveis que efetua pesquisas por voz. A versão para Android foi atualizada e, em breve, a que atende ao iOS também será.

É possível encontrar todo tipo de informação perguntando em voz alta, como se estivesse falando com outra pessoa. Um simples "preciso de um mecânico" faz o mecanismo mostrar opções próximas de onde você estiver, inclusive com ajuda do Maps.

Antecipar o leilão do 4G pode prejudicar a TV aberta, diz associação


Reprodução
TV analógica
Nesta semana o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) declarou que o governo pode antecipar para 2013 o leilão da faixa de 700 MHz, que seria adotada pelas teles para adoção do 4G. A possibilidade irritou a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) que, em nota, disse considerar a intenção "preocupante".

O problema é que esta é justamente a frequência usada pelas emissoras abertas de televisão para suas transmissões. Os canais têm até 2016 para se desfazerem do espectro, que se tornaria desnecessário por conta da TV digital.

"De forma surpreendente, as empresas de telefonia demonstram interesse em ocupar mais espectro no momento em que é notória sua dificuldade em atender o usuário de forma adequada", cutucou a Abert, em referência aos recentes problemas do setor.

Se o leilão for antecipado, uma "grande parcela" da população pode ter o sinal de televisão prejudicado, segundo a Abert. Trata-se, como ressalta a associação, de um serviço que chega a 96% dos domicílios do País.

Apple ganhou US$ 50 bilhões com vendas do iPhone nos EUA



iPhone 5 Liquidmetal
Mais documentos da guerra judicial entre Apple e Samsung vazaram para a imprensa, mostrando desta vez os lucros de ambas as companhias com vendas nos Estados Unidos.

Os dados da Apple vão de 2007 até 2012 e permitem que se trace o impacto causado pelo iPhone em sua receita. Desde o lançamento do iPhone, há cinco anos atrás, mais de 85 milhões de aparelhos foram vendidos nos Estados Unidos, quase um para cada três cidadãos norte-americanos, trazendo US$ 50 bilhões para os cofres da companhia do Vale do Silício.

O ano de maior expansão para o smartphone foi 2011, quando a Apple firmou acordos com diversas operadoras do país e conseguiu passar de 14 milhões de unidades vendidas no ano anterior para mais de 32 milhões.

Já os números da Samsung vão de 2010 até 2012 e mostram como a empresa ganhou espaço nos nichos dos smartphones e dos tablets.

Documentos internos da companhia sul-coreana mostram que 21,25 milhões de smartphones foram vendidos no período, gerando um faturamento de US$ 7,5 bilhões. Na área dos tablets, a empresa conseguiu vender 1,4 milhão de unidades do Galaxy Tab e do Galaxy Tab 10.1, com receita final de US$ 644 milhões.

Mais um recurso tenta levar usuários do Orkut para o Google+



Divulgação/Google
Google+ e Orkut
A cada semana, o Google empurra mais o Google+ a seus clientes que preferem o Orkut. Na semana passada, a companhia deixou a rede social mais velha com a cara da mais nova, agora, passou a sugerir temas a serem acompanhados pelo G+.

O espaço, chamado de "Talvez você goste no Google+", mostrará páginas e perfis do site que possivelmente combinem com o usuário. Segundo a gigante de buscas, as sugestões são feitas com base nos círculos do Google+ e nos amigos do Orkut.

"Tem muita coisa legal acontecendo no Google+: celebridades, empresas e personalidades usam plataforma para compartilhar notícias, fotos e vídeos. É conteúdo de qualidade que pode interessar também a você, usuário do Orkut", justifica Maira Nascimento, engenheira do Google.

Samsung tem 'guia' para copiar o iPhone




Apple X Samsung
A Samsung não copiou o iPhone com seus smartphones Galaxy - ela fez muito mais do que isso. Ao menos é o que indica um documento interno da fabricante coreana que surgiu durante o julgamento das empresas.

As duas fabricantes brigam nos tribunais desde abril de 2011 e, atualmente, o julgamento entre elas está sendo realizado nos Estados Unidos. A Apple alega que a Samsung violou diversas de suas patentes nos seus smartphones e tablets, e a fabricante coreana contra-atacou com a mesma acusação em relação a outros registros.

As brigas de patentes são comuns nos Estados Unidos. Em entrevista ao Olhar Digital, o advogado especialista em marcas e patentes Julio Guidi explicou como funciona o registro das tecnologias nos EUA. "Pelo fato de a Justiça norte-americana ser mais rápida, o USPTO acha melhor oferecer proteções à maioria e contar que somente alguns terão problemas. Quem não concordar com algo, deve tentar resolver com outras pessoas", explicou.

Em relação às empresas de tecnologia, Guidi contou sobre uma espécie de "Código de mercado", que faz com que muitas empresas concordem em ter suas ideias copiadas e por isso não registram as patentes. "Se a empresa desenvolve um produto que muda muito rápido, como é o caso dos carros, que a cada ano lançam novos modelos, não existe preocupação com a cópia. Todos acabam criando coisas parecidas e formam o tal ‘código de mercado’. Todos seguem a tendência de design do momento", explicou.

Apple e Samsung não seguiram esse "código" e agora brigam para ver quem está certa nos tribunais. No entanto, a Samsung se aproveitou desse acordo quando comparou um de seus smartphones ao iPhone, e criou um guia mostrando as diferenças entre eles.

O arquivo tem 132 páginas e detalha como fazer para criar um telefone bastante parecido com o da Apple, de acordo com o Business Insider. São pequenos detalhes - como o ícone do app de calendário - que fazem a experiência muito melhor no iPhone do que no Galaxy S1, de acordo com engenheiros da fabricante coreana.

O documento, de março de 2010, mostra como engenheiros da Samsung analisaram mais de 100 recursos da interface do iPhone e compararam com o que estava presente no Galaxy S1 e poderia ser mudado.

Veja abaixo algumas partes do documento:

Aplicativos em modo paisagem

Os apps de notas e calculadora do iPhone são adaptados para o modo paisagem quando o telefone é deitado. Os do Galaxy S1 também, mas não da mesma maneira - eles só ficam em paisagem quando o smartphone é deitado para a esquerda, e não para a direita, e isso deveria ser melhorado.

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Navegador

Quando um vídeo do YouTube está sendo carregado no iPhone, uma mensagem de "Carregando" aparece no meio da tela. No S1 não - ela fica na parte superior direita. Os engenheiros entenderam que era melhor posicionar a mensagem no mesmo lugar do iPhone - assim, o usuário não ficaria com uma impressão de vazio enquanto o vídeo carrega.

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Novo e-mail

Quando um e-mail novo é recebido no iPhone, um balão vermelho surge no topo do ícone do app de e-mail. Já no Galaxy S1 não - essa notificação aparece no topo da tela. Os engenheiros perceberam que os usuários da Samsung teriam mais dificuldade em saber que um e-mail chegou, já que a notificação fica escondida em um fundo escuro - precisava chamar mais a atenção.

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Calendário

O ícone do app de calendário do iPhone não é fixo. Ele muda de acordo com o dia, e o usuário não precisa entrar nele para saber, por exemplo, que hoje é uma sexta-feira, 10 de aogsto - essas informações já aparecem no ícone.

Já no Galaxy S1, não. O ícone é fixo e mostra sempre dia 7 de dezembro. Assim, os engenheiros da Samsung concluíram que era melhorar que o ícone mostrasse o dia exato do que uma data genérica.

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Encerrar chamada

No iPhone, quando você quer encerrar uma chamada, não é necessário tirar o telefone do ouvido e apertar um botão na tela - dá para simplesmente pressionar o botão "Hold" na parte superior para finalizar a ligação. Esse foi mais um recurso que os engenheiros da Samsung sugeriram que fosse modificado.

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Copiar texto no navegador

Encontrou algo legal na internet e quer copiar? No iPhone é simples: clique na palavra e a opção "Copiar" vai aparecer. O Galaxy S1 não tem nada parecido com isso - e a recomendação é que a Samsung inclua um recurso desses no smartphone.

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Tamanho das teclas no teclado virtual

O iPhone tem teclas pequenas, mas o espaço entre elas é grande - isso ajuda o usuário a não apertar um botão que ele não quer. Já no Galaxy S1 as teclas são maiores, mas com espaço menor entre elas, o que causa erros indesejados por quem tenta digitar uma mensagem.

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Links no aplicativo de notas

Um simples toque em um número de telefone no app de notas do iPhone leva o usuário ao aplicativo de chamadas, assim como um link leva ao navegador. O Galaxy S1 precisava de algo semelhante. Como a Apple possui essa patente, a inclusão do recurso em outros telefones da Samsung é um dos motivos da atual batalha jurídica que envolve as duas companhias.

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Atualizar a caixa de entrada ao acessar o e-mail

Os engenheiros da Samsung concluíram que ter de apertar um botão "Atualizar" em um menu escondido para verificar e-mails ao entrar na caixa de entrada era algo inconveniente para os usuários. Os smartphones deviam ter um sistema parecido com o do iPhone, que sempre procura novas mensagens ao abrir a caixa de entrada.

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Ícones com efeitos visuais

A tela inicial do Galaxy S1 é chata: ela mostra apenas os ícones alinhados em quatro colunas e quatro fileiras. No iPhone, não. Além de alinhados nas mesmas quatro colunas e quatro fileiras, eles também possuem efeitos 3D e de luz, e, por isso, é muito mais legal.

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