twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

4G: como está o desenvolvimento da tecnologia no Brasil e no mundo

Na teoria, o serviço 4G deverá oferecer uma conexão com velocidades impressionantes: no mínimo, 100 megabits por segundo; ou seja, 100 vezes mais rápido que o teórico 1 megabit do 3G.

Charles Amoury, dir. de pesquisa e desenvolvimento da Gladiator Innovations, explica que o 4G "seria nossa evolução de rede para as tecnologias wireless do 3G. Então, sendo bem básico, é como se fosse pegar as redes wireless de comunicação que todos usam em celulares, e evoluí-las para uma nova capacidade de informação a ser trafegada pela rede".

Por aqui a pressão é grande para que o 4G aconteça antes da Copa de 2014. Até lá, o governo quer oferecer o novo serviço pelo menos nas 12 cidades-sede da competição. O Ministério das Comunicações e a Anatel afirmam que estão trabalhando para que as licitações necessárias para as ofertas sejam aceleradas e comecem a ser feitas já no início do ano que vem.

O problema é que a faixa de freqüência destinada ao 4G – os 2.5 Gigahertz – está hoje ocupada por transmissões de TV por assinatura. Ou seja, para alocar novos serviços nessa banda, será necessário fazer um desligamento gradual para que as operadoras possam usar essa banda de freqüência.

Charles explica que esse processo não acontece da noite para o dia: "As operadoras estão aguardando esse processo terminar. A Anatel quer entrar com os leilões das bandas no ano que vem e após isso, já poderíamos começar a falar de infraestrutura".

A infraestrutura para o 4G não é nenhum bicho de sete cabeças. O 4G é uma evolução natural dos padrões 3G atuais – desenvolvidos desde o início para a comunicação móvel.

"Ela cai em cima de uma rede existente e você pode reutilizar grande parte do que já existe e evoluí-la com uma implementação. Então, pode ser feito de uma maneira gradual", completa Charles.

Bom, mas enquanto por aqui a gente vai ter que esperar mais um pouco para viver essa mudança, mundo afora a realidade é outra. Em países nórdicos, como Suécia e Noruega, o 4G já está disponível desde o final de 2009! E hoje o serviço começa a se sedimentar por toda a Europa, Ásia e também nos Estados Unidos.

No mapa, dá para conferir a velocidade com que o 4G se espalha: os pontos azuis indicam onde o serviço já está em operação; os vermelhos, onde há um comprometimento de operadoras para iniciar, em breve, as operações.

Aqui vale uma ressalva: mesmo nesses países, o 4G ainda funciona principalmente em modens e não em telefones celulares... Porém, até o final desse ano, essa situação já deve estar bem diferente, com a oferta crescente de celulares 4G.

A n

ova tecnologia vai mudar muita coisa no nosso dia-a-dia. Poderemos, por exemplo, usar novos serviços que hoje são apenas acessíveis através da banda larga fixa. Quer exemplos? Assistir a vídeos em alta definição, fazer videochamadas estáveis... e por aí vai.

Outra grande mudança que o 4G vai trazer é o fim do serviço de voz das operadoras de telefonia móvel. É isso mesmo!

No 4G, o serviço de voz vai estar embutido dentro do serviço de internet. É mais ou menos assim: hoje em dia, quando você faz uma ligação de voz pelo seu celular, o sistema usa um tipo de tecnologia dedicada à voz. Quando você acessa a internet desse mesmo aparelho, é outro tipo de tecnologia que entra em cena. Com o 4G, tudo passa a ser transmitido no mesmo canal. É quase o nosso velho e conhecido VOiP – voz sobre IP – que você já conhece do Skype, por exemplo.

Mas, há mais histórias por trás do 4G. O novo padrão tem duas tecnologias concorrentes. Uma se chama LTE. Outra, Wimax. Mas, antes que a matéria vire aula de engenharia, fica a dica: se você quiser entender as diferentes tecnologias – o LTE e o Wimax - confira, no link acima, uma matéria que explica cada uma delas. Por enquanto, basta dizer que o LTE deve sair vitorioso na briga. Hoje existem cerca de 320 operadoras de telefonia móvel no mundo. E cerca de um terço delas já escolheu o LTE. Quer saber mais? Acesse e fique por dentro!


O 4G está chegando!

Há pouco mais de 3 anos, o celular de terceira geração era novidade por aqui. Hoje, com o 3G praticamente consolidado no Brasil, as operadoras móveis se preparam para avançar. O 4G vem aí. Mas, a coisa não é tão simples assim. O que se chama hoje de 4G tem, na verdade, duas tecnologias, uma chamada LTE – Long Term Evolution – e outra, chamada WiMax.

Mas a disputa entre as duas frentes é grande para ver quem vai dominar este mercado. Tecnologicamente, LTE e WiMax são parecidas; ambas partem da idéia de trafegar dados e informações através de endereços IP – que são os números que identificam computadores ou outros dispositivos conectados à Internet. A grande diferença é que o LTE é basicamente uma evolução natural dos padrões 3G atuais – desenvolvidos desde o início para a comunicação móvel.

Siglas à parte, o que o 4G mudaria nas nossas vidas?!... Acredite... muita coisa! Serviços que hoje só existem na banda larga fixa, como transmissões digitais em alta definição, vídeo chamadas.... E olha que falando de Brasil, a gente sabe que nem toda banda larga por aqui consegue fazer isso tudo.... Voltanto às promessas do 4G, a ideia é que, pelo celular, estaremos conectados o tempo todo em altíssima velocidade e em qualquer lugar.

De acordo com os órgãos reguladores, celular 4G tem de oferecer conexão estável de, no mínimo, 100 megabits de velocidade. Ou seja, estamos falando de quase 100 vezes a velocidade que o 3G promete hoje em dia.

De olho na Copa do Mundo de 2014, a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações – planeja leiloar licenças do 4G já a partir do próximo ano.

No Leste Europeu e alguns outros pontos do mundo, seja com LTE ou WiMax, o 4G já é realidade. E está avançando a passos largos. Aqui no Brasil devemos esperar uns dois anos mais para experimentar a novidade...

No papel, tudo certo, resta saber se, quando o 4G chegar, as operadoras nacionais vão mesmo oferecer velocidades tão altas quanto as prometidas. Afinal, quem depende da conexão 3G atual sabe que a propaganda diz uma coisa e a realidade confirma outra... Se você quiser conhecer a fundo as tecnologias LTE e Wimax, confira outros vídeos e reportagens que estão à sua espera aqui no site. Aproveite!


Firefox 8 já está disponível para download

O lançamento oficial estava previsto para terça-feira (8/11), mas a Mozilla já liberou o download da nova versão final de seu navegador, o Firefox 8.

A nova versão do Firefox traz algumas atualizações para melhorar o desempenho e estabilidade do navegador, além de incluir o Twitter na barra de busca.

Com isso, a Mozilla segue com a sua estratégia de atualizações rápidas para seu navegador. A empresa libera um novo Firefox a cada seis semanas, em média, desde o lançamento do Firefox 5, em junho.

A versão para Windows do Firefox 8 pode ser baixada por aqui. Já a versão para Mac pode ser baixada por aqui.

Dicas para melhorar a performance do seu Windows

O primeiro deles é o SpeedRunner. O aplicativo serve para você ter uma melhor visualização de todas as pastas e arquivos do seu computador, facilitando o acesso a elas. Logo ao iniciar o software, você terá dois grandes painéis para explorar diretórios e programas, que são separados por cores para diferenciar seus variados tipos. No topo da janela, você tem um rápido acesso a alguns dos serviços mais usados da máquina, além de visualizar a quantidade de memória que o programa está usando. Aliás, ao passar o mouse sobre algum item, um pop-up vai aparecer contendo todas as informações do arquivo, incluindo o espaço total utilizado e disponível no disco.

O My Bar é outro aplicativo simples que vai facilitar a busca dos arquivos mais usados em seu PC, em especial se você não gosta quando a barra de tarefas fica acumulada de janelas. Trata-se de uma nova barra de acesso rápido para até seis programas que fica no topo da janela do seu desktop. Clicando aqui, você configura quais itens deseja adicionar ou remover, e o serviço ainda tem um player de música embutido para tornar tudo ainda mais útil.

Quer programar os planos de gestão de energia do seu computador, de uma maneira rápida e independente? Pois o SetPower fará isso para você. Após a instalação, clique neste botão aqui para adicionar um novo plano, e a partir daí é você quem decide como vai gerenciar a energia do PC. Nestas opções, você configura os esquemas de cada plano, divididos em "Balanceado", "Economia de Energia" e "Alto Desempenho", e neste quadrado maior os detalhes do plano. Aqui embaixo você seleciona quando o plano vai começar e em quais dias da semana ele será ativado. O programa também fornece uma maneira mais fácil de configuração através de dois outros assistentes, que vão definir planos de energia com base no tempo em que você utiliza o computador. Legal, né?

Já este outro pode não parecer muito necessário, mas é questão de tempo até você começar a usá-lo. O Screen Ruler é perfeito para medir qualquer coisa na tela do seu computador, em especial imagens, medidas de janela da web e muito mais. Essas medidas podem ser exibidas em pixels, polegadas ou centímetros, e ainda redefinir as cores e orientação da ferramenta. Se você é programador vai adorar o software, já que a utilização de medidas em um site, por exemplo, é essencial, uma vez que possibilita uma visualização mais confortável de acordo com a disposição de itens.

Já pensou em monitorar o tempo diretamente do seu computador? Para isso, basta ter o Rain Alarm, que vai indicar regiões onde está chovendo. Tudo o que você precisa fazer é entrar no site e baixar o aplicativo, que tem extensões para o Chrome, Firefox ou um gadget para desktop no seu Windows. Se você fez o download para PC, uma pequena aba do programa vai ficar visível logo acima da barra de tarefas, à sua direita. De acordo com a cidade, o software vai fornecer informações se há previsão de chuva para a área indicada.

Você também pode configurar a sensibilidade de medição, além de determinar quantas vezes o aplicativo deve verificar atualizações e notificações de tempo. Já o software para a web não tem muito segredo, e funciona da mesma maneira quando instalado no computador. A diferença é que um ícone do aplicativo fica disponível na aba de favoritos, para facilitar seu acesso.

Seja para otimizar o espaço ou melhorar a visualização dos seus arquivos, todos esses programas vão transformar por completo o seu computador. Seu Windows 7 nunca mais será o mesmo, pode apostar!

Rain Alarm Screen Ruller Set Power My Toolbar Speed Runner


Vírus no Facebook usa a morte como chamariz

Um novo aplicativo falso do Facebook está rolando pela rede. Ele é chamado de "If I Die" e é, no mínimo, mórbido, pois permite que você grave uma mensagem para que seus entes queridos vejam após sua morte. A "morte" realmente ocorre, mas é a do seu computador!

O app traz os seguintes dizeres: "A morte pode te pegar em qualquer lugar, em qualquer hora. Deixe sua mensagem 'If I Die', antes que seja tarde demais". Porém, é um aplicativo falso que, quando baixado, aniquila a segurança de seu computador e expõe seus dados.

O "If I Die" é mais um vírus que rola nas redes sociais. Porém, ele é perigoso! Segundo pesquisadores da empresa de anti-vírus bitdefender , o app contém um keylogger, que rouba as senhas de bancos, e-mails e outras informações sensíveis que ficam gravadas em seu sistema.

Além disso, ele também possuí um "back door", que pode receber e executar comandos remotos, como tirar fotos usando a sua própria webcam. Segundo os pesquisadores, baixar o aplicativo é "assinar o atestado de óbito da segurança de seu computador".

Aqui, o que vale é o bom senso, como sempre. Nunca clique em links suspeitos, mesmo que eles sejam transmitidos por seus amigos: muitos vírus fazem com que a mensagem seja espalhada por colegas para aumentar o número de vítimas. Use sempre um bom software de anti-vírus atualizado e fuja de aplicativos desconhecidos.