twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

sábado, 10 de março de 2012

Aprenda a montar seu computador

1. Colocação da Placa Mãe no Gabinete
Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional (cooler e processador): na figura abaixo temos uma placa-mãe com o cooler Volcano e o processador encaixado e é recomendável não montar nada na placa-mãe ainda antes de fixá-la no gabinete.


A placa-mãe (mobo) é uma EP-8RDA+!


Remova a tampa lateral do seu gabinete:



Nessa imagem temos os parafusos colocados na parte debaixo do gabinete, ou seja, tudo está pronto para se fixar a placa-mãe! Note que como placas-mãe têm tamanhos diferentes, você deve verificar qual é a furação adequada ao seu modelo de placa-mãe posicionando-a no gabinete para encaixar os pinos corretamente.

O Ideal é colocar o processador abaixo da fonte de energia do seu gabinete para que o cooler jogue o ar quente para a fonte que levará o ar para fora (ou caso você tenha feito algum casemod para jogar para fora).


Você irá precisar dos parafusos mostrados na imagem abaixo mas nem todos são necessários e sempre acaba sobrando alguns :) ... Os pinos amarelos com encaixe fêmea foram os que colocamos no gabinete na imagem acima.

Obs.: Para colocar os pinos amarelos, basta rosqueá-los no seu gabinete de acordo com os furos da sua placa-mãe! Há também pinos de plásticos que podem ser utilizados para isso.

Junto com os parafusos, vêm também uma arruela: coloque-a entre a placa-mãe e o parafuso, evitando-se assim danos à placa.


Vejamos o gabinete com todos os pinos necessários para colocar a EpoX:


Verifique na placa-mãe qual a disposição dos periféricos para que você encaixe a tampa metálica na parte traseira do gabinete, mostrado abaixo:




Na imagem acima você nota que a placa-mãe não ocupa nenhum slot adicional (barras metálicas mais à direita, na imagem acima) além do AGP para a placa de vídeo (veja que a tampa metálica do primeiro slot foi retirada). Na imagem abaixo você pode observar os conectores, que são respectivamente (da esquerda para direita): teclado e mouse, duas portas USB, porta paralela (acima) e duas portas seriais (abaixo), rede local e duas portas USB e conectores para áudio. Fica faltando apenas a placa de vídeo.

/

Pronto, agora basta parafusarmos a placa com esses parafusos:




2. Instalação do Processador (Recomendo o TM: Como instalar uma CPU Athlon)

Os processadores de Socket (370, 478 e etc.) estão sendo os mais vendidos no mercado hoje em dia e são mais modernos também do que os de Slot (Slot 1 como os primeiros Pentium III, por exemplo). Para saber se a sua placa mae suporta um processador de Socket, é necessário verificar se ele tem esse tipo de encaixe:


É necessário saber também qual a numeração do Socket com relação ao processador pois existem processadores que usam Socket 370, Socket 478 ... Esta informação consta na embalagem do processador e também no manual da sua placa-mãe. Além disso é necessário saber até quantos Mhz/Ghz sua placa suporta.

Iremos instalá-lo com um Volcano 9 da Thermaltake. O Volcano 9 tem sensor de tempertura - e isso é muito bom pois quanto mais o processador esquentar, mais rápida será a rotação do cooler.

Para colocar o sensor, fixe-o no centro do processador (na parte de baixo, onde se pode ver os pinos) com uma fita adesiva própria que acompanha o produto:





Depois disso levante a alavanca (pino metálico à direita) do Socket que será colocado o processador:


Colocar o processador na placa-mãe é um processo simples: basta levantar a alavanca, encaixar o processador (sem fazer muita pressão para não correr o risco de trincá-lo) e travá-lo baixando-se a alavanca. Ele só encaixa de uma maneira, então não há como errar. :)

É importante não deixar o fio tocar nos pinos: se você sentir estar forçando demais seu processador ao abaixar a alavanca do socket, veja se o fio ou o controlador de temperatura não estão mal colocados!

O Volcano 9 é assim:


E a sua montagem deve ser feita assim:


Para montar o cooler, eu recomendo colocá-lo sobre o processador e aí sim abaixar as suas travas para que seja bem fixado assim corre-se menos risco de quebrar o DIE do processador! Basta colocar em cima do processador e abaixar as presilhas.

Caso seu dissipador tenha elastômero, verifique CORRETAMENTE se o elastômero cobre toda área do die antes de fixá-lo e lembre-se que o elastômero pode ser usado uma única vez!

3. Instalação das Memórias:
Essa é uma PC2700 DDR



Na EpoX os slots de memória são pretos:

Não vou abordar muito sobre a instalação das memórias pois é um assunto muito básico. A EpoX tem 3 conectores: DIMM1, DIMM2, DIMM3. Coloque o primeiro pente de memoria no DIMM1, de acordo com informações no manual da placa-mãe.






4. Instalando a placa de video


Essa placa de vídeo mostrada acima é AGP: o slot AGP normalmente é de cor diferente dos PCI (que são brancos). Você colocará a placa de vídeo no AGP que é escuro e mais distanciado dos PCI e com os parafusos que vieram junto a sua placa.



Note que o Slot AGP dessa placa-mãe tem um clip de melhor encaixe da AGP similar ao encontrado nos slost de memória:


Ao colocar a placa, basta empurrá-lo e parafusar:


5. Colocação dos cabos elétricos

É um processo fácil mas exige atenção! Normalmente com o gabinete vem a fonte de alimentação interna do computador e com ela você liga praticamente tudo. A fonte tem um cabo de alimentação maior, que é para ser encaixado no conector ATX da placa-mãe:



Simples não?

6. Colocação do PN1 e PN2
Eu recomendo ver o manual, pois existem diferenças entre uma placa e outra e esse assunto não será abordado profundamente:


Colocaremos os 5 cabos que servem para ligar a luz do HD, resetar o micro etc.


Esses cabos vem geralmente junto com o gabinete e você deve ler no manual da sua placa-mãe aonde você deve encaixá-los.


Depois de encaixados


7. Colocação dos Drives Ópticos (CD-ROM/RW/DVD-ROM)
Remova a tampa externa do seu gabinete para que possamos instalar ali o CD-ROM. Verifique as posições dos jumpers na sua unidade (master, slave ou cable select). Veja abaixo os jumpers, conector IDE e conector de força de um gravador de CD:




Jumper
Conetor IDE
Conetor de força

Para definir se o seu drive vai ser Master ou Slave, seguem as imagens com as posições:


Slave


Master

Agora é necessário conectar o Cabo Flat na placa-mãe e no drive:


Conector no Cabo Flat


Conector IDE na Placa-mãe

Em seguida, conecte o cabo no drive:






E por fim, conecte o cabo de energia que sai da fonte:






Depois de montado

8. Instalação do HD e do Floppy Drive
Isso é tão fácil quanto a instalação dos drives ópticos - apenas tenha mais cuidado para não bater o HD com muita força para não danificá-lo. Coloque o HD na baia e parafuse-o:


Como explicado anteriormente com o CD, faça o mesmo - mas deixe o principal HD (caso haja mais de um) como MASTER. No caso do floppy drive basta ligar o cabo de energia branco e pequeno e o conector correspondente:


9. Colocação da Pasta Térmica
Eu recomendo colocar a pasta térmica no centro do die processador com uma quantidade suficiente para cobri-lo:



Você pode aplicar a pasta usando um plástico duro, palito de sorvete, plástico para embalagem ... mas não esqueça: só utilize objetos não-metálicos. Passe uma fina camada de pasta no die do processador.

Recomendações:

- Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware


Ferramentas usadas:
Para se limpar a pasta térmica você pode usar: cotonete, pano seco ou plástico para embalagem
Para mudar o jumper de lugar, ou seja, para tirar ele de seu encaixe, utilize uma pinça
Para puxar o cabo da fonte ligado no drive (caso esteja duro), use um alicate segurando no conector da fonte

EcoPC: o computador feito de garrafa PET


César Schaeffer
EcoPC


Foi durante uma enchente que o mineiro Adriano Reis Carvalho teve uma ideia que mudaria sua vida. Ele percebeu que, na sua cidade, muitas garrafas PET eram jogadas na rua e, por consequência, entupiam os bueiros. Como cada garrafa demora cerca de 400 anos para se decompor, ele pensou: e se usássemos este material para criar um computador?

O jovem inventor de São Lourenço fez uma parceria com catadores de lixo da cidade, que vendiam as garrafas já prensadas, e começou a desenvolver o projeto do EcoPC, que tinha como principal objetivo ser um gabinete e computador sustentável. "Demorei um ano para conseguir alcançar o resultado final. Com 20 garrafas, criei o primeiro EcoPC", conta.

Adriano e seus dois sócios na empresa Aja Tecnologia, conseguiram manipular o Pet de uma forma que as garrafas poderiam ser modeladas de qualquer maneira. No entanto, para seguir o conceito de PC sustentável, eles optaram por criar um gabinete pequeno de 5 por 18 centímetros. "O EcoPC é mais leve e 8 vezes menor que um computador padrão, o que ajuda a diminuir os gases do efeito estufa, pois no mesmo veículo que seria transportado X computadores, nós poderíamos transportar muito mais unidades", comenta.

Além de a carcaça ser totalmente ecológica, a parte interna também ganhou uma atenção especial neste sentido. Adriano usou uma placa mãe de baixo consumo energético, que foi comprovada por um laudo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a única instituição credenciada pelo Inmentro. "Enquanto um computador tradicional gasta 60 W de energia, o EcoPC gasta 20,7 W, é um terço a menos", conta. "O que o computador gera de economia de energia, daria para se pagar", completa.

Sobre o desempenho, Adriano garante que a máquina é ótima e pode ser configurada de diversas maneiras. O protótipo apresentado para o Olhar Digital tinha HD de 500 GB, memória de 4 GB e processador dual core. No entanto, nossa equipe não testou o equipamento. Ao ser questionado sobre a fragilidade do produto, o inventor diz que a máquina não tem problemas de aquecimento, mesmo sendo produzido com um material mais delicado.

Computador retornável

Como parte do projeto, Adriano também criou um programa de reciclagem do produto. A ideia é que a empresa compre os EcoPCs obsoletos, com cerca de 2 ou 3 anos de uso, e recicle o equipamento, utilizando a carcaça dos antigos para a produção de novas máquinas. "O lixo eletrônico é um problema sério. A gente só vai vender nosso projeto se a empresa interessada fizer a reciclagem do produto", afirma.

Os empresários estão em busca de um investimento por parte do governo ou empresas privadas e já até pensam em levar a ideia para outros equipamentos. "Assim que o EcoPC deslanchar, queremos criar uma carcaça sustentável para tablets", conclui.

Confira as fotos do PC abaixo.

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Gostou da ideia? Acha que daria certo ter um PC de garrafa PET na sua casa? Deixe sua opinião nos comentários!