twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Windows 10 está instalado em mais de 200 milhões de dispositivos

A Microsoft começou 2016 divulgando ter conseguido ultrapassar a marca de 200 milhões de dispositivos rodando Windows 10. De acordo com a companhia, cerca de 40% das ativações vieram após a Black Friday.
O Windows 10 é a versão que cresce mais rapidamente na história do sistema operacional - lembrando que desta vez a empresa adotou um esquema de atualização gratuita, o que certamente contribuiu para o quadro. O Win10 passou o 7 em quase 140% e o 8 em 400%.
Mais de 76% dos clientes corporativos da Microsoft atualmente usam Windows 10, que está instalado em mais de 22 milhões de dispositivos dentro dos mercados corporativo e educativo.

Hackers fazem um Nintendo 3DS rodar Windows 95

Depois que hackers instalaram Linux em um PlayStation 4 desbloqueado, mais um videogame entrou na onda de rodar sistemas operacionais para os quais não foram fabricados. O usuário Shutterbug2000, do fórum GBATemp, divulgou um vídeo em que o portátil Nintendo 3DS XL aparece executando o Windows 95, da Microsoft.
Para realizar a façanha, o usuário utilizou o emulador DOSbox, que permite a uma máquina não-compatível rodar sistemas baseados em MS-DOS. No entanto, as limitações do console da Nintendo impedem que qualquer outro software seja executado sobre essa emulação, de modo que tudo o que o usuário pode fazer é olhar para a tela com o clássico logo do Windows - ou seja, nada de jogar Campo Minado no portátil.
Como o Nintendo 3DS possui duas telas e comandos touchscreen, a navegação é também um pouco desorganizada, explicou o autor do feito. A tela superior exibe a área de trabalho do sistema, enquanto a tela inferior mostra o status da simulação do DOSbox. Ainda é cedo, portanto, para sonhar com jogos clássicos de Windows resgatados no Nintendo 3DS, mas é o mais próximo que pudemos chegar de um console portátil com um sistema da Microsoft.

Hackers desbloqueiam PS4 e instalam Linux no console; veja

O grupo de hackers chamado fail0verflow revelou recentemente que não apenas conseguiu desbloquear o Playstation 4 como também conseguiu fazer o console da Sony rodar uma versão customizada do Linux.

O hack do grupo foi mostrado durante o 32o Chaos Communication Congress, uma conferência anual sobre segurança digital e assuntos políticos envolvendo tecnologia
Além de fazer o PS4 rodar o Linux, os hackers também acrescentaram um "toque especial": instalaram um emulador e, durante a demonstração, fizeram o PS4 rodar uma versão emulada de Pokemon. A façanha exigiu mais de 7 mil modificações ao kernel do Linux, segundo os hackers.

Implicações

O fail0verflow comentou que a adaptação do Linux que eles fizeram ainda necessita de algumas modificações para funcionar melhor. Eles também disponibilizaram o código criado por eles no GitHub, para que outros usuários possam usar e modificar. Os hackers não mostram, contudo, como desbloquear o PS$: segundo eles, "a segurança do PS4 é tão tosca que você não precisa de nós para isso".

Instalar o Linux em um PS4 tem uma série de vantagens surpreendentes. O sistema operacional é um dos mais simples de se programar, graças à sua natureza de código aberto, o que permitiria que usuários criassem seus próprios programas para rodar no PS4.

Além disso, uma série de programas úteis possuem versão para Linux. Um desses programas é o Steam: se usuários conseguissem instalar o Steam em um PS4 rodando Linux, seria possível importar todos os seus jogos da loja da Valve para jogar no PS4

Nova linha de SSDs portáteis da Samsung terá até 2TB de capacidade

A Samsung anunciou na semana passada a sua nova linha de SSDs portáteis, chamada T3. Os dispositivos sucedem a linha T1 da Samsung, e o maior aparelho da linha tem capacidade para até 2TB de armazenamento.

Os novos SSDs da empresa sul-coreana têm cerca de 8 centímetros de comprimento e pesam cerca de 50g, além de serem, segundo a empresas, resistentes a quedas e até quatro vezes mais rápidos que HDs externos. Eles são feitos para funcionar com todos os tipos de aparelhos, desde desktops até smartphones.

Os SSDs T3 terão suporte a conexões USB 3.1 e USB-C, além da mais comum conexão USB 2.0. Eles também possuem opção de encriptação 256-bits e estarão disponíveis nas capacidades de 250GB, 500GB, 1TB ou 2TB. Em situações ideias, a empresa promete que ele consegue taxas de tranferência de dados de até 450 MB/s - o suficiente para transferir filmes Full HD em cerca de 4 segundos.

O preço dos dispositivos ainda não foi anunciado. Eles devem ser lançados em janeiro nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul e alguns mercados europeus. 

Novo Wi-Fi conecta dispositivos inteligentes e consome menos bateria

A Wi-Fi Alliance, o grupo por trás do Wi-Fi, anunciou nesta segunda-feira, 4, um novo tipo de conexão sem fio, destinado a dispositivos inteligentes da casa. A novidade é uma resposta ao Bluetooth e tenta solucionar uma das principais reclamações de fabricantes de aparelhos conectados, que se dizem relutantes em usar o Wi-Fi por conta de seu alto consumo de energia.

De acordo com a organização, o "Wi-Fi HaLow" deve funcionar sem problemas em dispositivos de baixa potência, como vestíveis, eletrodomésticos, carros e casas inteligentes. A tecnologia deve ter um alcance maior e conseguirá até atravessar paredes.

Por que o novo Wi-Fi consome menos energia?
A razão para a redução do consumo é o fato de a nova tecnologia operar em uma fatia melhor do espectro, o que garante alcance e penetração melhores. A desvantagem é que o Wi-Fi HaLow não é tão rápido na transferência de dados ou navegação na web.

Dispositivos compatíveis com a tecnologia devem começar a ser certificados em 2018, de acordo com a Wi-Fi Alliance.