twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como limpar uma impressora[VIDEO]



As impressoras, assim como tudo o que está relacionado a computadores, têm evoluído e muitas delas não precisam de manutenção pesada constantemente, deixando ao usuário a possibilidade de realizar a limpeza básica do aparelho. Manter uma impressora limpa é relativamente simples e o Tecmundo dá algumas dicas de como fazer isso sem muito trabalho.

Vale lembrar que as dicas aqui são básicas e informações mais aprofundadas sobre como limpar sua impressora devem ser verificadas no manual de instruções, no disco de instalação do equipamento ou ainda no site oficial da fabricante. O modelo usado neste tutorial é o HP Deskjet D1460.

Impressora limpa em ambiente limpo

O primeiro de todos os passos é manter sua impressora em um ambiente limpo. Quanto menos poeira estiver em torno dela, menos poeira estará dentro dela. É claro que sujeira é inevitável, mas manter o local limpo, assim como a parte externa do equipamento, passando um pano umedecido, não fará mal algum.

Além disso, uma opção a ser considerada é a utilização de uma capa para cobrir a impressora enquanto ela não está em uso. Você pode adquirir uma cobertura específica para seu modelo de impressora em lojas especializadas ou então improvisar com um pedaço de pano que tenha em casa.

Limpando a parte interna

Independente do modelo de impressora que você tem em casa, é possível manter limpa também a sua parte interna. Faça assim:

• Abra a tampa da impressora e examine os locais que apresentam sujeira;

• Remova os resíduos de papel e outros materiais com um pano ou usando um aspirador de pó apropriado para tal função;

• Se necessário, faça uso de hastes de algodão para limpar locais que o pano não alcança; e

• Lembre-se de não limpar a haste onde corre o carro de impressão, pois ela contém uma graxa que ajuda no deslize do dispositivo que imprime no papel.

Limpando o cartucho de tinta

Limpando os conectores

Ao abrir a tampa da sua impressora com ela ligada, o carro de impressão se moverá para o centro da máquina e você pode remover os cartuchos. Com eles em mãos, siga os passos abaixo:

• Importante: durante o processo, tome cuidado para não tocar os conectores do cartucho com os dedos. Se isso ocorrer, passe uma borracha branca sobre ele de maneira suave. Também não esfregue os conectores durante a limpeza;

• Com uma haste de algodão ou pano que não solte fiapos, limpe os contatos dos circuitos de cobre localizados na parte de trás do cartucho. A haste ou a flanela deve estar umedecida, pois se estiver seca, pode danificar os contatos; e

Limpeza do bico do cartucho

Depois dos conectores, agora é a vez do bico do cartucho. Para executar essa limpeza, é importante usar água destilada, filtrada ou mineral, pois a água da torneira pode conter impurezas. Coloque os cartuchos sobre uma folha de papel ou papel-toalha e faça o seguinte:

• Passe a haste de algodão umedecida em torno da placa presente no cartucho, nunca limpando a placa diretamente; e

• Ao final, mire o cartucho contra a luz para verificar se não ficou nenhum fiapo ou resíduo. Caso tenha sobrado algo, repita a operação até que o cartucho esteja realmente limpo.

• Por fim, limpe os contatos presentes no carro do cartucho, onde são encaixados os contatos do próprio cartucho. Faça isso também usando uma haste de algodão ou um pano.

. . . . .

Lembre-se de que casos mais graves de sujeira devem ser resolvidos por pessoas especializadas. Qualquer dúvida quanto a algum procedimento, entre em contato com a fabricante para saber como proceder.


Placa captura vídeo

Placa captura

A Placa captura ou placa de vídeo é um componente de um computador muito conhecida, porém que gera muitas dúvidas mesmo nas pessoas mais especializadas e existem diversos modelos de acordo com a capacidade de cada computador, ela é quem envia sinais para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes. Nos computadores de baixo custo, as placas captura estão incorporadas na placa-mãe, não possuem memória dedicada, e por isso utilizam a memória RAM do sistema, normalmente denomina-se memória (com) partilhada. Como a memória RAM de sistema é geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas captura, e ainda dividem o barramento com o processador e outros periféricos para acedê-la, este método tornam o sistema mais lento. Também existem duas tecnologias de placa captura voltadas aos jogadores são elas SLI e CrossFire.
Essa tecnologia permite juntar 2 placas captura para trabalharem em paralelo, duplicando o poder de processamento gráfico e melhorando seu desempenho. A placa captura SLI é o nome adotado pela nVidia, enquanto a placa captura CrossFire é utilizado pela ATI. Apesar da melhoria em desempenho, ainda é uma tecnologia cara, que exige além das duas placas captura uma placa-mãe que aceite esse tipo de arranjo. E a energia consumida pelo computador se torna mais alta, muitas vezes exigindo uma fonte de alimentação melhor.
Acesse o site clubedohardware.com.br/duvidas e obtenha maiores informações sobre placas de vídeos e muitas outras novidades sobre hardwares além de se informar mais você também poderá se manter atualizado sobre programas, softwares e muitas outras ferramentas para seu computador. Acesse também hardware.com.br ou playvideo.xpg.com.br para esclarecer outras dúvidas comuns sobre o mundo da informática e da internet, se você deseja comprar uma placa se informe e esclareça todas as dúvidas para estar ciente e fazer um bom negócio, além de garantir a segurança e o bom processamento de suas imagens e vídeos em seu PC.

A definição da Lógica Clássica

A definição da Lógica Clássica

Antes de iniciarmos este estudo mais a fundo sobre a lógica clássica, é preciso que saibamos o que significa ao certo a palavra lógica, isto é, você sabe o que quer dizer lógica? Argumento, ideia, relato, pensamento, princípio ou razão lógica. A lógica clássica é uma ciência voltada para a matemática e também tendo grandes laços com a filosofia (estudo crítico e racional dos princípios fundamentais do mundo e do homem). Então, já que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento procura a verdade, é necessário fixar determinadas regras para que este objetivo possa ser atingido. Desta forma, a lógica é uma área da filosofia que trata das regras do bem pensar, ou do pensar correto, isto é, de um instrumento de pensar. O aprendizado da lógica não conta com um fim em si, ou melhor, ela apenas possui sentido quando encontra uma maneira de garantir que o nosso pensamento haja de forma correta a fim de encontrar conhecimentos verdadeiros. Pode-se dizer então, que a lógica cuida de argumentos, ou melhor, de conclusões a que chegamos a partir da apresentação de provas que a sustentam.

O principal organizador da lógica clássica foi Aristóteles (filósofo grego) através de sua obra, denominada de “Organon”, pois é a partir desta obra que a lógica foi dividida em forma e material. Um sistema lógico é um grupo de princípios evidentes por si mesmo, ou melhor, de axiomas e de regras de inferência que tinha como finalidade representar de maneira formal o raciocínio válido. Ao longo do tempo diferentes sistemas de lógica foram desenvolvidos no âmbito escrito da Lógica Teórica, em Inteligência artificial e na computação. De forma tradicional, a lógica é também considerada a designação para o estudo de sistemas prescritivos para o raciocínio, isto é, sistema que definem como “deveria” ser pensado para evitar erros, utilizando uma razão, indutivamente e dedutivamente. A maneira de como as pessoas raciocina é estudado em outras áreas, como por exemplo, a psicologia cognitiva.

Analisada como ciência, a lógica tem a capacidade de definir a estrutura de declaração e argumento para a criação de fórmulas, sendo que é através destas que podem ser codificados. O estudo da lógica conta com a compreensão implícita fazendo com que se crie um bom argumento e de quais argumentos enganosos. A lógica filosófica trabalha com descrições formais da linguagem natural, sendo que a grande maioria dos filósofos admite que a maior parte do raciocínio considerado “normal” pode ser capturada através da lógica, desde que seja possível localizar uma maneira correta de traduzir a linguagem corrente para esta lógica.

Saiba mais sobre o Wine

Saiba mais sobre o Wine

O Wine é um interessante projeto que visa o sistema operacional Linux, isto é, permite a execução neste ambiente softwares desenvolvidos especialmente para o sistema operacional Microsoft Windows. O Wine atua como um emulador, no que expõe uma API compatível com o Microsoft Windows, pois ao serem executadas as distintas funcionalidades, o Wine tem a capacidade de traduzir as rotinas em UNIX, assim o resultado sempre será igual. Desde a sua versão 0.9.27, em que as aplicações instaladas com o Wine aparecem no Menu das aplicações da pasta, como se fosse o Menu do Windows, devida a facilidade ao acesso das aplicações instaladas.

A sua última versão é a 0.9.50, sendo que para instalá-lo corretamente é preciso ter o pacote wine. No entanto, o Wine não executa programas instalados em vossa participação do Microsoft Windows, desta forma, se faz necessária a instalação do sistema operacional Linux através do Wine, como por exemplo, winepasta/do/programa/setup.exe. Lembrando que o “Disco C:” utilizado pelo Wine para a instalação de programas é a pasta “.wine/drive_c/”, assim se o programa for instalado pelo Wine se encontrará na pasta “wine/drive_c/program files/programaX” e não na pasta “C:\Programa Files\Programax”. Além disso, caso o programa instalado disponha de atalhos no Menu, os mesmo irão aparecer no menu das aplicações na seção Wine.

A atualização do Wine é automática, sendo que conta com a adição dos repositórios do projeto, sendo que quando estiver disponível uma nova versão, o mesmo irá lhe informar e exibir a nova atualização que poderá fazer. O Wine é recomendado para quem sempre está em busca de aplicativos que tem o mesmo “valor” dos aplicativos desenvolvidos para o Microsoft Windows, sendo que existem alguns que foram criados especialmente para o Linux que oferecem as mesmas funcionalidades das que você já possui o costume em outras plataformas. Veja alguns destes aplicativos:

-Acrobat Reader: Envice;
-Microsoft Word: Writer, KWord, e AbiWord;
-Microsoft Excel: GnuMeric, Cal e KCalc;
-Microsoft PowerPoint: KPresenter e Impress;
-Microsoft Windows Explorer: Nautilus, Thunar, Konqueror e Rox-Filer;
-Microsoft Windows Live Messenger: aMSN, Emesene, Piddgin, Kopete e Mercury;
-Microsoft Windows Internet Explorer: Konqueror, Swiftfox, Firefox, Chromium Web Browser e Opera;
-Microsoft Media Player: Rhythmbox, Listen, AmaroK, Banshee e Exaile;
-E muitos outros (incluindo programas científicos, desenvolvimento de software, jogos, Plugins, gráfico e imagem);

Assim, existe a vantagem dos programas desenvolvidos para o sistema operacional Linux, pois estes rodam dentro do próprio Linux de forma mais eficiente e estável quando comparados com o uso de subterfúgios, como o Wine. O Wine é um software que se encontra disponível nos repositórios do Ubuntu, sendo que pode ser instalado por meio de dos processos, sendo o primeiro via gerenciador de pacotes Synaptic interface gráfica para o ApGet) pela busca do nome “wine” ou via terminal.

É comum que você se depare com um software que tenha a mesma interface e funções pelas quais já estava acostumado, sendo que geralmente, com apenas uma sequência de instruções (comandos) poderá ter o mesmo resultado. Assim é indicado que você, sempre que possível se adapte para utilizar os softwares equivalentes, assim você poderá desfrutar de todas as funções existentes, e ainda desfrutar das documentações mantidas pela comunidade, podendo até modificá-las. Toda vez que você for mudar de software para outro equivalente dê um tempo para aprender e adaptar com a interface, sobre a diferença entre custo/benefício entres os softwares, eficiência e compatibilidade com o sistema, a adequação ao seu propósito e mais. Caso você precise usar algum software em relação a compatibilidade com a equipe de seu trabalho, por exemplo, é indicado que você utilize o VMware ao invés do Wine, pois emula de forma mais fiel, além de ser mais estável. No entanto, a grande desvantagem do VMware quando comparado com o Wine é que, o VMware necessita de toda a instalação do Windows, iniciar a máquina virtual e então abrir o software dentro do outro ambiente. Como Wine não se faz necessária a instalação do Windows, sem contar que a janela do software fica como a outra janela do seu ambiente Linux, além disso não consome tanta memória e processamento como o VWware.

O que é programa Wine

O que é programa Wine

O Wine é uma camada de tradução, considerado como um lançador de programas que tem a capacidade de executar aplicativos Windows em Linux, e também e outros sistemas operacionais compatíveis com o POSIX. Os programas que serão executados através do Wine atuam como se fossem nativos, ou melhor, executam-se sem as penalidades de desempenho ou utilização da memória do emulador, tendo assim um visual semelhante as outras aplicações do computador.

O projeto do programa Wine começou em 1993 com uma forma de suportar a execução de programas Windows 3.1 em Linux, sendo que Bob Amstadt (coordenador original) cedeu o seu lugar a Alexandre Juliard que coordena o projeto desde então. Com o passar dos anos foi inserida a portabilidade para outros sistema operacionais, juntamente com o suporte de aplicações Win32 á medida que as mesmas se tornavam populares. O Wine continua em desenvolvimento, sendo que ainda não é indicado para o uso genérico, mas muitas pessoas acham-no inútil quando para executar um número crescente de aplicações do Windows.

É possível encontrar em diferentes fóruns na internet muitas pessoas relatando sua opinião sobre o Wine, sendo que muitos dizem que o “o Wine é a última coisa que o Linux precisa” ou até mesmo “ não importante”, assim para derrubar estas informações seus desenvolvedores liberaram algumas complementações que podem derrubar estas e outras falas de usuários, como os benefícios do Wine e a diversificação da oferta. De acordo desenvolvedores do Wine, dentre seus benefícios destacam-se:

-A capacidade de tornar possível o aproveito de todos os pontos fortes e positivos do Unix, como estabilidade, administração remota, flexibilidade, enfim, enquanto ainda estiver utilizando os aplicativos Windows.
-O Unix sempre fez o possível para escrever scripts de forma poderosa, sendo que o Wine torna possível a execução de aplicativos Windows através de scripts que podem também aproveitar do ambiente Unix ao longo de sua extensão.
-O Wine permite que o usuário acesse de forma remota os aplicativos Windows, mesmo que sejam em determinados quilômetros de distância.
-O Winde faz com que a utilização de “thin clientes” se torne rentável, pois basta instalá-lo em um servidor Linux para que você consiga acessar as aplicações Windows através de um terminal X.
-O Wine pode ser utilizado para a realização de aplicações existentes do Windows disponível na Web, utilizando VNC (Virtual Network Computing, é um protocolo desenhado para possibilitar interfaces gráficas remotas) e o seu cliente Java.
-O Wine é um software Open Source, no qual você poderá estendê-lo as duas necessidades.

Todos sabem que a cada nova versão de um programa, o mesmo conta com diferentes modificações e melhorias, além de a adição de novas ferramentas e aplicativos, assim não é diferente para o Wine, sendo que você poderá verificar logo abaixo as novidades para suas principais versões:

-Versão Wine1.1.21: Nesta versão, o Winde dispôs da implementação de primórdios do Shader Model 4; suporte para copiar e colar imagens através de aplicativos X11; apoio para construir no Mac Os X Snow Leopard; diversas correções no ListView; diferentes melhorias no GDIPluz; suporte 64bit no produtir; e correção de bugs;

-Versão Wine 1.1.30: Esta versão do programa conta com apoio ao OpenAL; mais Direct3D para 10 trabalhos; correção de bugs; melhoras no HTML e JavaScript; suporte a MAPI.

-Versão Wine 1.1.40: A mais nova e atual versão do programa já está disponível, tendo de novo suporte para o redirecionamento do registro WOW64; diversas correções de bugs; suporte aprimorado para typelibs; melhorias no WordPad; aumento da cobertura das ações MSI Padrão; diversas correções de Shell para melhor apoiar o IE; melhora na detecção de cartão GFL.

O Wine é o resultado de muitas horas de trabalho com centenas de pessoas que se dedicaram totalmente para o desenvolvimento do mesmo durante quinze anos, no qual dezenas de pessoas saíram e muitas pessoas entraram para o projeto. No entanto, são algumas pessoas que deixaram sua grande marca no Wine ao longo dos anos, sendo que o sucesso do programa é devido a estes desenvolvedores: Bob Amstadt, Alexandre Julliard, Alex Pasadyn, Andreas Mohr, Andrew Riedi, André Hentschel, Aric Stewart, Bem Hodgetts, Brian Vincent, James Hawkins, Michael Stefaniuc e outros.

De acordo com usuários do “emulador” Wine, o programa tem grande capacidade para executar os programas Windows em uma máquina Linux, no qual pode ser denominada de 80 ou 8, sendo que qual não configurada de forma correta não executa praticamente nada. No entanto, quando configurada corretamente pode rodar tudo o que desejar, por isso, caso você esteja interessado em utilizar o Wine, saiba que é preciso antes instalá-lo e configurá-lo da forma devida, como? Primeiramente, ou melhor, o pré-requisito para a instalação do programa é que o pacote de instalação deve ser em RPM ou em tar.gz, que podem ser obtidos através do site oficial do programa, o Winehq (www.winehq.com).

Os programas úteis para a realização desta tarefa são apenas dois, sendo o WineCheck que nada mais é do que um script desenvolvido para checar os erros nas configurações do Wine, e o WineTools, sendo este um pequeno programa que auxilia na criação da configuração do programa e também em sua instalação. Caso você opte pela instalação através do pacote RPM, veja os seguintes passos que você deverá seguir:

1°- Baixar o arquivo RPM contendo o Wine.
2°- Utilizar o comando “rpm –ivh wine-x.x-x.rpm” para instalá-lo.

Mas caso você prefira realizar a instalação do Winde em sua máquina, visualize os passos que você deverá seguir:

1°- Realize o download do arquivo contendo o código fonte do Wine.
2°- Utilize o comando “tar xzvf wine-x.x-x.tar.gz” para descompactá-lo.
3°- Acesso o diretório do recém-criado, sendo algo semelhante a “wine-x.x-x” e digite:
./configure
make depends
make
make install
Ou entre na pasta tools e utilize os comandos abaixo:
./wineinstall
./winesetup

História da Lógica Clássica

História da Lógica Clássica

As primeiras referências em relação a matemática avançadas e preparadas desde o terceiro milênio a.C, no Egito e na Babilônia, assim esta matemática estava completamente dominada pela aritmética. De acordo com os livros egípcios escritos no ano 1800 a.C, o sistema de numeração decimal contava com diferentes símbolos para suas sucessivas potências 10 (1, 1, 100, 1000 …), tendo grande semelhança com o sistema usado pelos romanos. Na geometria, foram conseguidas as formas corretas para realizar o cálculo da área de triângulos, trapézios, retângulos e do volume de figuras ortoedros, pirâmides e cilindros.
Os gregos utilizavam alguns elementos matemáticos dos babilônios e dos egípcios, sendo que a inovação essencial foi à matemática abstrata que teve como base a estrutura lógica de definições, demonstrações e axiomas. Iniciou-se assim um grande avanço no VI a.C através de Tales de Mileto e Pitágoras, no qual alguns de seus discípulos realizaram importantes descobertas em relação à teoria numérica e a geometria, que foram concedidos a Pitágoras.
No fim do século IV a.C, foi escrito por Euclides “Elemento”, obra em que continha a grande parte do conhecimento matemático da época, sendo que o século posterior a Euclides foi o quando ocorreu o grande marco do desenvolvimento da matemática, isto é, o tratado em oito volumes relacionados às cônicas e obtiveram o nome de parábola, elipse e hipérbole por Arquimedes e Apolônio.

Os matemáticos árabes estão em um grande avanço juntamente com as traduções dos gregos clássicos que foram os responsáveis pelo crescimento da matemática ao longo da Idade Média. Dentre os avanços, os matemáticos árabes estenderam as frações decimais através do sistema indiano que continha as posições decimais na aritmética de números inteiros; o desenvolvimento da álgebra dos polinômios por Al-Khwarizmi. Foi publicada em 1545 pelo italiano Gerolamo Cardano a obra “Ars magna”, no qual era uma fórmula algébrica para a resolução das equações de terceiro e quarto graus, sendo que fez com que os matemáticos se interessassem pelos números complexos e incentivou a procura por soluções com semelhança a “Ars magna” em relação as equações de quinto ou mais graus. Foi também no século XVI que se iniciou a utilização dos modernos símbolos algébricos e matemáticos.

Já no século XVII se iniciou a descoberta dos algoritmos por John Napier, matemática mais conhecida como o descodificador do logaritmo natural. Na geometria pura, foi publicado por Descartes através de seu discurso do método em 1637 o seu ponto de vista em relação a geometria analítica, que visava a utilização da álgebra para a investigação da geometria das curvas. Outro avanço que teve grande importância na matemática no mesmo século foi o surgimento da teoria da probabilidade.
Mas, o acontecimento considerado como mais importante na matemática foi o estudo dos cálculos diferencial e integral por Newton, durante 1664 e 1666, sendo que alguns anos posteriores, o alemão Leibniz descobriu também o cálculo, no qual foi o primeiro a divulgá-lo. A forma de notação de Leibniz é utilizada até hoje no cálculo com a ajuda do grande matemático do século XVIII, o suíço Euler acrescentou ramos da matemática e suas aplicações, e ainda com ideais fundamentais.

No ano de 1821, o matemático Frances Cauchy teve a capacidade de dar enfoque lógico e adequado ao cálculo, tendo como base somente quantidades finitas e conceitos de limite. Além de dar maior força aos fundamentos da análise, foi o nome dado a partir de então às técnicas do cálculo que fez com que os matemáticos do século XIX realizassem essenciais avanços em relação a esta parte. No início do século, Gaus realizou uma explicação correta sobre o conceito de número complexo colocando em questão o antigo.

Outra descoberta que foi considerada no século XIX inútil, foi a geometria não-euclidiana, pois os fundamentos da matemáticas foram completamente modificados, sobretudo, pelo inglês Goerge Boole através de seu livro “Investigações das leis do pensamento”, no qual há como base as teorias matemáticas da lógica e das probabilidades de 1854 e pela teoria dos conjuntos.
Com o aparecimento do computador, a matemática se revolucionou e fez com que o PC se tornasse um elemento primordial, sendo que este avanço resultou como um grande impulso em determinados ramos da disciplina, como por exemplo, a análise numérica e a matemática infinita. Além disso, o computador criou novas áreas de investigação, como o estudo de algoritmos e ainda se tornou uma poderosa ferramenta em diversos campos.

Lógica Clássica ou Lógica Aristotélica

Lógica Clássica ou Lógica Aristotélica

Enquanto diversas culturas tenham utilizado complexos sistemas de raciocínio, apenas a China, Índia e Grécia que os métodos de raciocínio obtiveram um desenvolvimento sustentável, mesmo que as datas sejam incertas, principalmente em relação à Índia, há grandes possibilidades de que a lógica surgiu nos três países por volta do século IV a.C. A lógica moderna oriunda da tradição grega, no entanto, também existem estímulos de filósofos islâmicos e de lógicos europeus da era medieval que possuíram contato com a lógica aristotélica.

A Lógica Aristotélica foi iniciada por Aristóteles, ainda que o mesmo possa ter aprendido de alguém anteriormente, o primeiro estudo de raciocínio foi lhe concedido. Aristóteles e seus discípulos concluíram que dois dos mais importantes princípios de lógica são a lei do terceiro excluído (é um princípio cujo enunciado consiste no seguinte: “ou A é x ou é y e não há terceira possibilidade) e a lei da não-contradição (diz que uma proposição verdadeira não pode ser falsa e uma proposição falsa não pode ser verdadeira, desta forma, nenhuma proposição pode ser os dois ao mesmo tempo). Este grande filósofo ainda revelou que também a lógica é um instrumento de que as ciências necessitam e utilizam-na com o propósito de apresentarem raciocínios corretos. Outra personalidade que contribuiu posteriormente para a lógica foi Estoicismo, destacando-se como o filósofo Crisipo, no qual viveu entre 281 a 208 a.C. Mas é apenas na Idade Média que esta disciplina ganha importância e conta com investigações em relação ao seu conteúdo.


Lógica Moderna ou Simbólica

Lógica Moderna ou Simbólica

Segundo a história, o filósofo René Descartes (1596-1650) foi o primeiro a usar as técnicas algébricas como forma de exploração científica, sendo que com ele o interesse pela lógica diminuiu e a Lógica Clássica começou a apresentou sua fragilidade por ter como base a linguagem corrente e natural. Desta forma, buscou uma linguagem formal. O princípio de um “cálculo do raciocínio” foi desenvolvido por Fottfried Wilhelm Leibniz, no qual fez com que a Lógica Moderna ou Simbólica aparecesse.
Somente no século XIX foi que a nova lógica se estabeleceu, mas para que isso acontecesse Gottlob Frege (1848-1925) contribuiu com a criação do sistema de representação simbólica para a representação formal da estrutura de enunciados lógicos e suas relações e a criação do cálculo dos predicados. Ao contrário de Aristóteles, e mesmo de George Boole (1815-1864) que buscavam fazer a identificação das formas válidas de argumento, da preocupação básica de Frege era a sistematização do raciocínio matemático, isto é, buscando encontrar uma caracterização precisa do que é uma “demonstração matemática”. Gottlob percebeu que os matemáticos da época frequentemente cometiam erros em suas demonstrações, assim supôs que determinados teoremas estavam demonstrados, quando na realidade não estavam. Para a correção deste problema, Frege buscou encerrar as regras de demonstração, começando assim as regras elementares, que são verdadeiramente mais simples, sobre cuja aplicação não existissem dúvidas. O resultado foi algo que revolucionou a lógica, pois foi à criação do cálculo de predicados, mais conhecida como a Lógica de predicados.

Guisseppe Peano publicou em 1889 seus nove axiomas (evidente por si mesmo), que posteriormente cinco do mesmo se ganharam grande repercussão se tornando os axiomas de Peano, e destes cinco, um foi essencial para a formalização do princípio da indução matemática. Pode-se concluir que a Lógica Moderna e a Lógica Contemporânea utilizam os mesmos métodos que são utilizados em matemática, sendo que analisando outro lado, a própria matemática faz a utilização constante da Lógica em seus fundamentos e suas demonstrações.

Como resumo, concluímos que a Lógica Simbólica não surgiu com a finalidade de substituir a Lógica Aristotélica, isto é, surgiu apenas com a finalidade de aperfeiçoá-la, servindo de complemento, pois a mesma tem como base a utilização do simbolismo que permite à ultrapassagem das ambigüidades da linguagem corrente, e que no cálculo lógico, se torna mais exata a determinação da validade de raciocínios.

Como recuperar dados de um CD riscado

Como recuperar dados de um CD riscado

Todos sabem que um CD não possui uma vida útil muito longa, mesmo que se tenha muito cuidado para mantê-lo conservado inevitavelmente sempre aparece alguns riscos, além do desgaste natural da mídia. No entanto, quando o desgaste e os riscos são significativos, geralmente a mídia deixa de funcionar, mas e agora? O que fazer? Será que você perdeu todos os dados que estavam gravados no CD? Caso a sua mídia esteja cheia de dados importantes e que você necessita recuperá-los, saiba que ainda existe uma chance, por isso, não acabe com suas esperanças de ter seus dados novamente.

Para tentar recuperar seus dados no CD é indicado que você utilize o programa CD Recovery Toolbox Free, sendo um software gratuito disponível no site oficial (www.oemailrecovery.com/cd_recovery.html) ou em sites como, o Baixaki (www.baixaki.com.br). Este programa é uma solução eficaz, simples e prática para solucionar este seu problema com o CD, assim tendo o baixado o programa, instale-o corretamente em sua máquina e executa-o.

O próximo passo é rodar a mídia danificada em seu leitor de disco, no entanto, antes de inseri-la é indicado que você limpe o CD com um pedaço de algodão umedecido com um pouco de álcool. No programa CD Recovery Toolbox Free selecione o diretório em que serão salvos os dados recuperados e selecione a opção “Next”. Após ter realizado isto, perceba que o programa irá analisar a mídia e em seguida o programa irá lhe exibir uma lista dos dados que poderão ser recuperados, isto é, o software irá lhe exibir os possíveis arquivos recuperáveis. Assim, para finalizar, guarde os dados recuperados no local desejado em seu computador.

Os melhores recados para você usar na sua secretária eletrônica

Os melhores recados para você usar na sua secretária eletrônica

Você comprou um novo aparelho telefônico residencial e não sabe qual a mensagem colocar em sua secretária eletrônica? Mas você tem a certeza de que deseja modificá-la, já que a mensagem ‘original’ é um pé no saco? Então, saiba que você está no lugar certo, pois neste artigo você encontrará as melhores mensagens para sua secretária eletrônica, sendo que algumas são cômicas e fogem realmente do comum, podendo até tirar alguns risos de quem te liga. Quer ver? Dê uma olhadinha logo abaixo:

-Pode ser que eu esteja em casa, sendo que estou apenas tentando evitar alguém que não gosto. Por isso, deixe a sua mensagem, e caso eu não ligue para você, não é nada comigo e sim com você.
-Alô! Oi, estou em casa agora, mas não consigo achar o telefone. Deixe a sua mensagem que eu telefono para você depois que encontrá-lo.
-Alô, aqui é o forno microondas do fulano. A secretária eletrônica dele fugiu com o controle remoto da TV ou do rádio. Mas enfim, sou eu que estou pegando as mensagens e se você quiser cozinhar algo enquanto deixa uma mensagem, basta colocar na frente do seu telefone.
-Voz grossa: Alô, não posso te atender agora porque estou cagando, por isso, deixe a sua mensagem que depois de largar o barro eu te ligo.
-Olá, você está na secretária eletrônica do ciclano. Infelizmente ele não está em casa agora, mas o que você quer que eu fale com ele, pode me contar tudinho, pois somos muitos íntimos e repartirmos todas as nossas experiências.
-Olá, você ligou para o número certo, mas na hora errada. Então, deixe o seu recado após o bip e dê uma olhadinha no relógio da próxima vez que for ligar aqui pra casa, ok?
-Alô? Pera aí. Mãe, pode deixar que eu atendi aqui. Mãe, desliga a extensão porque eu já atendi aqui. Ah, lembrei que minha mãe não está em casa, aliás eu também não estou. Porém, se você quer mesmo falar comigo, deixe seu recado após o bip.
-Só um minutinho, (após quinze segundos), agora você pode deixar o seu recado, aquela hora tinha ido ao banheiro, pois vida de secretária não é fácil.
-Olá, eu sou a secretaria eletrônica do fulano. Quem é você?
-Olá, você tem cinco segundos para dizer o que desejar após o bip.
-A mais curta: Depois do bip. Obrigado!
-Você ligou para o número que acabou de discar.
-Alô, ahhh! Você sabe o resto.
-Alô! Alô? Alôô!? (a cada alô dê uma pausa). Ei, tem alguém aí? Aqui não, então, deixe seu recado após o bip.
-Obrigado por ter doado 500 reais para o LAB, o valor doado virá descontado em sua próxima conta telefônica. Deu lhe pague!

Como recuperar fotos deletadas da sua câmera digital

Como recuperar fotos deletadas da sua câmera digital

Você já deve ter visto alguém próximo apagar todas as fotografias de uma festa que ainda estavam na câmera, ou melhor, que não haviam sido salvas no computador, não? Isso pode ter acontecido até mesmo com você, sendo que comigo já, ou melhor, com uma prima minha que apagou todas as fotos da festa de aniversário de outra prima, pois de embananou com os botões da câmera e “puff”, apagou todas. Infelizmente eu ainda não tinha conhecimento sobre este método que mostrarei para você agora, pois existe um programa que possibilita a recuperação das fotos, vídeos e arquivos de áudio de sua câmera fotográfica. Interessante não?

No entanto, quando isso acontecer com você é preciso que não utilize mais a câmera até que seja realizado o processo logo abaixo, pois quando apagamos as fotos, vídeos, enfim, os dados da máquina fotográfica, de um Pen Drive, MP3 Player, por exemplo, na verdade não apagamos, apenas ocultamos. Desta forma, só serão apagados quando novos dados forem salvos na memória, então, capturando novas fotografias você definitivamente perderá as fotos já perdidas. Entendeu? Então, ao perceber que você perdeu todas as fotos, não utilize sua câmera.

O programa que estamos falando, ou melhor, que possibilita a você ter todas as fotos de volta é o PC Inspector Smart Recovery, que está disponível para download em seu site oficial (http://www.pcinspector.de/Sites/smart_recovery/info.htm?language=1). Desta forma, após tê-lo baixado e instalado em seu computador, execute o programa nos três passos seguintes para recuperar as suas fotos perdidas:

1° Passo: Selecione o drive que é criado pela sua câmera, aquele que voc~e sempre utiliza para transferir as fotografias de sua câmera para o computador.
2º Passo: Em seguida, selecione o formato dos arquivos que serão recuperados, sendo que se você sabe ou esqueceu o formato das fotografias, então, abra uma pasta de fotos tiradas por está câmera digital e verifique o formato. Caso não tenha ou por algum outro motivo não tenha conseguido, selecione o formato .JPG, que é o formato mais utilizado e comum para imagens.
3º Passo: Selecione uma nova pasta para salvar ar fotos em seu computador.

Perceba que você já realizou os três passos necessários, agora basta clicar na opção “Start” para que o programa PC Inspector comece a procurar os arquivos deletados/perdidos. Simples e fácil não?

CD DVD Generator

CD DVD Generator

Antes de saber mais um pouco sobre o CD/DVD Genarator, você o que significa? Traduzindo para o português, Generator quer dizer gerador, sendo que na atualidade contamos com diferentes geradores, pois existem geradores de programas que tem como finalidade gerar ao usuário códigos fontes ou um executável código sem a necessidade de um programa específico para esta finalidade. Além deste, encontram-se facilmente também os geradores randômicos que proporcionam uma sequência pseudo-randômica; geradores de vírus voltados para a criação de vírus; geradores de games; geradores de caracteres e muitos outros.

Você se interessou pela coisa? Quer começar a criar algo que tem em mente? Então, saiba que para desfrutar de um Generator é preciso que você faça o download e instalação correta do mesmo, mas antes você precisa saber qual Generator você necessita. Onde realizar o download? Existem centenas de sites que oferecem este tipo de serviço a você, no entanto, é preciso que você acesse sempre sites seguros e que contam com a autorização para a disponibilização do Generator, assim é indicado, por exemplo, o Baixaki (www.baixaki.com.br).

É importante ressaltar que você deve pesquisar e certificar-se de que o Generator procurado foi encontrado, isto é, geralmente CD/DVD Generator é um software utilizado para a criação de mídias com arquivos de extensão .IML, no qual tem como principal intuito fazer com que o aplicativo ou jogo se torne compatível com o formato com console Playstation 2. No entanto, para que o usuário desfrute de uma boa utilização, se faz necessário conhecer no mínimo as ferramentas da aplicação. É isso que você quer? Então, pesquise com cautela e atenção para não fazer downloads em vão.

Windows update o que é

Para quem não sabe, o Windows Update é um serviço de atualização dos sistemas operacionais da grande empresa Microsoft, sendo que este serviço é disponibilizado apenas para os SOs a partir do Windows 98. Todo mês é criado e disponibilizado um novo pacote de atualizações para cada sistema operacional que geralmente são constituídos por correção de erros, falhas de segurança e demais melhorias para garantir a satisfação do usuário e também o ótimo funcionamento do sistema operacional. Todavia, caso haja algum tipo de falha de segurança bastante crítica, a correção é enviada o mais rápido possível. Além disso, este serviço da Microsoft faz a verificação dos produtos da empresa e caso encontre uma versão mais antiga que a atual, é liberada no site a atualização. Desta forma, o usuário tem a possibilidade de realizar a atualização apenas das ferramentas ou produtos que precisa, sendo que através do Windows Update é possível realizar a transferência de produtos ainda em fase de testes (Beta), mas para isso, basta que o usuário selecione a opção.

Para que você tenha acesso ao Windows Update é preciso possuir o sistema operacional Windows 98 ou outro mais atual, e também o navegador de internet Explorer acima da versão 6. É com esta limitação que foi disponibilizado pelo WindizUpdate uma maneira para quem utiliza outros navegadores de internet, como por exemplo, o Mozilla Firefox e o Opera. Você está à procura do Windows Update de seu sistema operacional? Então, acesso o site oficial da Microsoft (windowsupdate.microsoft.com), mas caso você prefira um site em português, acesse o Baixaki (www.baixaki.com.br), sendo que o site de downloads mais utilizado na rede conta com a disponibilização semelhante da Microsoft e sem complicações e até mesmo burocracia.

Lembrando que a versão mais recente é a sexta versão, a qual foi lançada em 2005 que inicia a prática de seus programa de anti-pirataria, o denominado Windows Genuine Advantage, mais conhecido como (WVA), sendo que este tem a capacidade de verificar se o seu sistema operacional Windows é pirata ou legítimo.E além do Windows Update, existe ainda o Microsoft Update, que tem a finalidade de atualizar o sistema operacional Windows e seus programas e aplicativos instalados no PC.

Windows Installer

Para quem não sabe, o Windows Installer é um software de computador utilizado pela Microsoft para seus sistemas operacionais Windows 2000, Windows ME e Windows XP com a finalidade de instalar aplicações no computador, sendo que não pode utilizar o modo de segurança. O principal intuito deste programa, como já dito, é instalar aplicações em sua máquina, sendo que estas ajudam no gerenciamento de instalações e remoções de aplicações; oferecem suporte a arquivos .MSI e demais; definem o conjunto de regras para a instalação das aplicações; definem a instalação e configurações para as aplicações instaladas; e modificam, removem e reparam as aplicações já instaladas no computador.

Desta forma, o programa Windows Installer é ferramenta solução para o usuário que esteja com problemas quanto à remoção de programas através do “Adicionar ou remover programas” do sistema operacional Windows, sendo que este também ajuda na remoção de informações de configurações de determinados programas que tenha instalação com base no Windows Installer. Assim, este software é um ótimo utilitário para quem esteja enfrentando problemas quanto na instalação ao tentar adicionar ou remover um programa que não seja instalado pela primeira vez.

Como você poderá obter controle sobre os componentes e pacotes adicionais? A única forma é utilizando o Windows Installer que se encontra disponível no site oficial da Microsoft (www.microsoft.com/downloads/) e também através do portal de downloads da Uol, o Zigg (www.ziggi.uol.com.br/downloads/windows-installer/), tendo um tamanho de 24.63Mb e compatibilidade com os sistemas operacionais Windows 2000, 20003 e XP. Então, coloque um ponto final neste seu sofrimento quanto aos programas e componentes com o Windows Installer de forma gratuita e simples.

linguagem de programação PHP

Para quem não sabe, PHP vem de Hypertext Preprocessor, sendo uma linguagem de programação de computadores, de fácil interpretação, livre e também muito utilizada atualmente para a geração de conteúdo dinâmico na internet, isto é, na Web (World Wide Web). Esta linguagem de programação surgiu por volta de 1994 como um pacote de programas CGI (“Common Gateway Interface”, em português “Imagem em computação gráfica”) desenvolvido por Rasmus Lerdorf, tendo como intuito a substituição de um grupo de scripts Perl que era utilizado para a criação de sua página pessoal. Desta forma, no ano de 1997 este novo pacote de linguagem denominado de PHP/FI, contava com a ferramenta Forms Interpreter, isto é, de um interpretador de comandos SQL.

Logo mais tarde, foi desenvolvido por Zeev Suraski o analisador PHP 3 que continha o primeiro sistema de orientação de objetos, o qual permitia o alcance de alguns pacotes, dispunha de herança e proporcionava aos criadores apenas a capacidade de adicionar novos métodos e propriedades. Assim pouco depois Zeev juntamente com Andi Gutmans desenvolveram o PHP 4, deixando totalmente de lado o PHP 3, no qual resultou em maior poder ao computador da linguagem e maior quantidade de recursos de objetos e de orientação. Mas o PHP4 apresentou um problema sério, que foi a capacidade de criação de cópias de objetos, sendo que isso ocorria pela ausência de handlers e apontadores. Este problema foi resolvido apenas na versão atual do PHP, sendo esta a 5° versão da linguagem, a qual dispõe de handlers, onde caso seja copiado algum objeto, na realidade será copiado o apontador, assim se houver alguma modificação na versão original do mesmo, todas as demais também serão alteradas.

O PHP trata-se de uma linguagem de programação totalmente modularizada, fazendo com que a mesma se torne ideal para a instalação e utilização em servidores de internet, sendo que diversos módulos da linguagem são criados em repositórios de extensão PECL e alguns destes são inseridos como padrão para novas versões de linguagens. Tem grande semelhança em relação aos tipos de dados, funções e sintaxe com as linguagens de programação C e C++, no qual dependendo de sua configuração no servidor, tem a capacidade de ser enrodilhar no código HTML. Assim, existem diferentes versões da linguagem PHP para diversos sistemas operacionais, como Solaris, IRIX, AIX, RISC OS, Novell Netware, AS/400, OS/2, Maco OS, FreeBSD e Windows.

A construção de páginas de internet baseadas neste tipo de linguagem é simples, sendo que necessita de um suporte para um grande número de bases de dados, como Firebird, MSSQL, SQLite, MySQL, InterBase, PostgreSQL, Sybase, Oracle e muitos outros, os quais podem permitir a abstração do banco juntamente com a biblioteca ADOdb e outras. Além disso, a linguagem de programação PHO conta com suporte a diferentes protocolos, como SOAP, XML-RPC, LDAP, HTTP, POP3, NNTP, SNMP e IMAP, sendo possível abrir sockets e realizar interação com demais protocolos. Este tipo de linguagem de programação possui domínio específico, isto é, o seu corpo tem grande campo de atuação pelo desenvolvimento web, tendo como principal finalidade a criação e implementação de soluções mais rápidas, eficientes e simples na web.

Dentre suas características principais, incluem-se: sintaxe semelhante a PERL, o C e C++, tipagem fraca no estilo dinamica, portabilidade que depende da plataforma, robustez e velocidade, orientação a objeto e estruturado. De acordo com desenvolvedores atuais de páginas de internet, esta é uma das melhores linguagens para se trabalhar.

Phpmyadmin o que é

Para quem não sabe, o PhpMyAdmin é um software de computador criado com base na linguagem de programação PHP para a administração MySQL através da internet, sendo que é a partir deste mecanismo que existe a possibilidade de desenvolver e eliminar bases de dados, além de remover, criar e modificar tabelas; remover, inserir e editar campos; reproduzir códigos SQL e controlar campos chaves. Este é um programa muito utilizado por programadores de internet, que geralmente precisam controlar bases de dados. Há disponível outras ferramentas semelhantes ao PhpMyAdmin como PhpPgAdmin, o qual disponibiliza funções semelhantes para o PostgreSQL, que antigamente era derivado do PhpMyAdmin, mas hoje em dia o seu código fonte está totalmente reformulado e distinto.

Existe também uma ferramenta capaz de atuar com o Microsoft SQL Server, sendo o PhpMSAdmin que possui as mesmas finalidades princípios que o PhpMyAdmin, no entanto, foi desenvolvido a partir de raiz e não possui código fonte semelhante ou igual do PhpMyAdmin. Já uma ferramenta para atuar com bases de dados MySQL é o PhpMinAdmim, que possui as mesmas características que o PhpMyAdmin, mas em apenas num único ficheiro PHP. Dentre as tarefas que o PhpMyAdmin pode realizar encontram-se:

-Criação e modificação de bancos de dados;
-Suporte a extensão MySQL otimizada, a mysqli;
-Capacidade de comunicação em 50 línguas diferentes;
-Execução de quaisquer tipos de declaração SQL, incluindo em lote;
-Gerenciamento de chaves nos campos;
-Capacidade de criar, arrastar, copiar, modificar nome e modificar tabelas;
-Realização de manutenção nas tabelas;
-Eliminação, edição e inserção de campos;
-Capacidade de exportar dados para outros formatos, como: XML, CSV e Latex;
-Administração de vários servidores;
-Gerenciamento de usuários MySQL e seus aplicativos;
-Utilização de Query-by-Example (QBE), criação de queries complexas que realização conexão automática com as tabelas requeridas;
-Criação de gráficos PDF no layout do banco de dados;
-Busca globalmente em um banco de dados ou em uma sub-parte dele;
-Transformação de dados armazenados para qualquer outro formato utilizando funcionalidade pré-definidas, como exibição de dados BLOB como link de download, imagem, etc;
-Suporte para tabelas InnoDB e teclas estrangeiras;
-Carregamento de arquivos de texto nas tabelas;
-Criação e capacidade de ler dumps nas tabelas;

Você se interessou pelo software de programação? Então, acesso o site oficial (www.phpmyadmin.net/) e obtenha mais informações e até mesmo faça o download do programa, no entanto, o site é totalmente em inglês, assim se preferir, acesse o Baixaki (www.baixaki.com.br/download/phpmyadmin.htm) e realize o download gratuito e autorizado pelo desenvolvedor e produto.

Como deixar o PC mais rápido

Quanto mais você utiliza o seu computador, mais lerdo ele fica? Saiba que isso é muito comum entre os frequentes usuários de computador, mas se você deseja mandar este problema de lentidão pra bem longe, saiba que existem algumas dicas que podem lhe ajudar sem complicação e dificuldade, evitando assim uma possível formatação. Então, veja as dicas logo abaixo:

-Velocidade e memória RAM: Este é um dos equipamentos mais importantes quando se fala em velocidade e lentidão, sendo que quanto mais RAM o seu computador tiver, mais rápido o mesmo será. A grande maioria das dicas para deixar o comutador mais rápido gira em torno da memória RAM, por isso, caso o seu computador esteja em déficit em relação a RAM, procure aumentá-la.
-Evite deixar aberto aplicativos que você não usa: Isso é válido tanto para aplicativos que você não usa indiretamente quanto os quais você utiliza diretamente. Para ativar aqueles aplicativos ‘ocultos’ vá em ‘Iniciar’ e digite no campo de pesquisa ‘executar’. Ao abrir o ‘executar, digite ‘msconfig’ e clique em ‘Ok’ para continuar. Ao abrir a janela do executar, selecione a aba dos elementos de inicialização e desmarque os itens que você não utiliza, e clique em ‘Ok’ e reinicie o computador. No entanto, caso você não saiba o que esteja fazendo é melhor que você deixa da forma que está. Quanto aos programa visíveis, isto é, evite executar muitos programas ao mesmo tempo, principalmente aqueles você não usa para não ocupar muito espaço na memória RAM.
-Desative as opções de visualização: No ‘Painel de Controle’ selecione a opção ‘Sistema’ e clique na aba ‘Avançado’, em seguida em ‘Desempenho’ e em ‘Configurações’. Já na aba ‘Efeitos visuais’ clique na opção ‘Ajustar para obter melhor desmepenho’.
-Limpeza de disco: Ao menos uma vê por mês procure realizar a limpeza de disco em seu computador, e para realizá-la, basta clicar em ‘Meu Computador’ na área de trabalho ou no menu ‘Iniciar’, e clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de seu HD e selecione a opção ‘Propriedades’. Perceba que ao lado do gráfico de capacidade de seu HD existe a opção ‘Limpeza de disco’, clique na mesma e aguarde o processo.
-Evite criar partições em seu HD: O sistema operacional Microsoft Windows funciona devagar quando o HD conta com partições, assim os dados estão desprotegidos, já que as partições diferentes não os protegem mais, e para reinstalar um S.O. não é preciso realizar a formatação.

Como limpar a impressora

De acordo com os técnicos de informática, aproximadamente dos problemas apresentados pelas impressoras são resultantes do acúmulo de sujeira, principalmente o problema relacionado com falhas na impressões, ou seja, ora o papel engasga, outra a trinta falha, enfim, estes são as principais características que demonstram que a sua impressora não está funcionando nada bem. Desta forma, antes de recorrer a um técnico, para que você economize dinheiro e não o gaste a toa é indicado que você analise de forma geral o seu equipamento e certificar de que o problema não está relacionado à sujeira acumulada. Caso você não saiba, no interior na impressora existe o chamado carro de impressão, o qual armazena os cartuchos e geralmente o problemas relacionados a impressão tem como principal causa sujeira nos trilhos ou falta de lubrificação, e caso isso esteja ocorrendo, também pode haver problemas semelhantes com outros componentes e peças internas, assim isso explica o grande barulho que ela faz quando está em funcionamento.

As pessoas que utilizam a impressora do tipo jato de tinta deve fazer a limpeza da mesma pelo menos uma vez por ano, sendo que o recomendado é a cada seis meses e caso você a utilize com grande frequência e regularidade é indicado que a cada mês a limpeza adequada seja feita. Já quem tem em seu escritório ou residência uma impressora a laser o tempo de limpeza desta é estendido, ou seja, é recomendado que haja a troca de tonner e também seja feita a manutenção, sendo que se a impressora não é frequentemente utilizada, procure limpá-la a cada dois anos. A limpeza interna das impressoras não é uma tarefa tão complicada quanto parece, no entanto, é importante deixar claro que a pessoa deve ter paciência delicadeza, já que se trata de componentes delicados e pequenos, sendo que há lugares em que até mesmo os dedos não podem alcançar.

As impressoras contam com inúmeras peças de difícil encaixe e que possuem um alto preço, assim quando danificadas, o custo do reparo da impressora poderá sair mais caro do que solicitar o serviço de limpeza a um técnico, por isso, muito cuidado. Para realizar a limpeza do excesso de tinta é indicado que você utilize um cotonete umedecido em álcool isopropílico, remova todo o excesso nas laterais, e se achar mais prático, faça o uso também de uma esponja absorvente. E por falar em esponja, não se esqueça de limpa a esponja que se encontra logo abaixo dos cartuchos de tinta, as quais encontram-se com grande acúmulo de tinta. Para fazer a limpeza de sua impressora não é preciso dispor de diferentes equipamentos e utensílios, basta cotonete, algodão, esponja e ou/ pano umedecido em álcool isopropílico.