twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como melhorar a TI da sua empresa

Reprodução
Cloud Computing


Ao questionar um CIO sobre seu maior desafio em administrar o TI da empresa em que atua, é possível você ter como resposta os problemas de infraestrutura. E isso engloba performance, backup e disponibilidade.

Um exemplo bem típico do quanto esse cenário de conflitos entre hardware e software é algo herdado dos nossos antepassados, é o sistema Windows. Quanto mais softwares era criados, os hardwares tinham que correr para serem compatíveis, o que acarretava um computador pesado com tantas atualizações.

Outro ponto que os gerentes de TI também indicam como negativo são os múltiplos fornecedores para compor o ambiente, além da manutenção complexa com altos custos. De acordo com pesquisas feitas pelo Gartner, 80% dos custos da área de TI são para manter todos os sistemas em perfeito funcionamento.

Mas como simplificar a área de TI?

Algumas empresas como a Oracle, por exemplo, sacaram essa simplificação no intuito de tirar a complexidade da TI. Devido a aquisição da Sun Microsystems, em 2010, foi possível a integração entre hardware e software em todos os seus serviços já oferecidos ao mercado.

"Essa conectividade é a chave do futuro e otimiza o hardware", afirma o vice-presidente de vendas de sistemas da Oracle DO Brasil, Edilson Fuzetti.

O executivo cita o exemplo dos smartphones que conseguiram combinar hardware, software e conectividade na mesma plataforma em que obtêm serviços por meio de aplicativos. Além disso, a cada nova necessidade, a nuvem muda todo o processo. "É preciso adquirir soluções de hardware e somente escolher o pacote de software".

Luiz Carlos Favareto Jr., gerente de TI do Grupo Shark – rede de empresas atuantes no setor agrícola e construção civil -, aderiu à interação oferecida pela Oracle e, em pouco tempo, já vivenciou os resultados positivos. "A migração foi realizada em sete dias, feito que costuma demorar meses", ressalta o executivo.

Aumento no número de ganhos, redução de tempo nas atualizações, processamentos mais rápidos, bem como pesquisas e relatórios do arquivo morto são algumas melhorias que ficaram evidentes com a adoção desta solução.

Outros pontos positivos para o Grupo Shark foram os backups realizados a cada hora através da rede da própria plataforma e também o ponto único de contato para qualquer problema ou mudança. "O melhor de tudo é que não preciso mais direcionar meu time de TI para resolver problemas de infraestrutura. Agora, o foco está totalmente voltado para os negócios", conclui.

Facebook permitirá download de antivírus dentro da rede social

Reprodução
Antivirus Marktplace Facebook
O Facebook assinou contratos com diversos fornecedores de segurança e, lançou nesta quarta-feira (25/04), uma loja de antivírus na rede social. No chamado Antivirus MarketPlace, usuários podem fazer downloads de softwares de segurança da McAfee, Norton, Sophos, Trend Micro e Microsoft de graça. Segundo o site Cnet, os pacotes podem ser utilizados de seis meses a um ano, dependendo do software.

Além da loja de antivírus, o Facebook também informou que as cinco companhias concordaram em entregar suas listas negras de sites infectados à rede social. O próprio Facebook já possui um ranking com os links maliciosos, mas, agora, com a ajuda de empresas especializadas, poderá ser mais eficaz no bloqueio de URLs mal intencionadas.

Os softwares disponibilizados na loja já podem ser baixados por usuários de Windows ou Mac. Para fazer o download é preciso estar logado na sua conta da rede social. Clique aqui para conhecer o Antivirus MarketPlace.

Lenovo lidera crescimento no mercado de PCs

Reprodução
Lenovo
A Lenovo, a segunda maior fabricante de computadores do mundo, foi a empresa que mais cresceu no mercado de PCs nos últimos 12 meses. Segundo a IDC, a empresa registrou um aumento de 43,7% no primeiro trimestre do ano em relação a 2011.

Com 11,7 milhões de computadores vendidos e 13,4% de participação, a Lenovo chega mais perto da HP - a atual líder de mercado -, que apresentou um crescimento de apenas 3,2%. A Dell, terceira colocada do ranking, sofreu uma queda de 2,1%.

Ainda de acordo com o estudo, o crescimento acima de 40% da empresa chinesa foi muito acima da média do mercado e dos concorrentes. Para a IDC, o sucesso da Lenovo deve-se ao aumento de sua presença em todas as regiões – vale ressaltar sua expansão nas Américas e na Europa, sem perder espaço na Ásia.

O período superou as expectativas da consultoria com um aumento de 2,3%, enquanto as projeções apontavam 0,9% devido às condições instáveis da economia, competição entre os computadores pessoais e outros dispositivos, além das incertezas pelo Windows 8.

Pesquisa: mídia online é a mais utilizada para a busca de notícias sobre tecnologia


Ipad Jornal
A internet continua sendo o meio mais popular entre os executivos seniores na hora de procurar notícias sobre a indústria de tecnologia. É o que mostra a pesquisa anual de 2012 realizada pela Eurocom Worldwide, rede global de relações públicas, em conjunto com o GrupoCASA, sediado em São Paulo. 78% dos entrevistados dizem procurar notícias sobre tecnologia a partir de mídias online, sensivelmente à frente dos 42% que procuram notícias em mídias sociais.

Os jornais impressos ocupam a terceira posição dentre as mídias mais populares para a pesquisa de notícias sobre tecnologia, sendo consultados por 40% dos entrevistados. 37% acessam notícias sobre tecnologia em jornais de alcance nacional. Um terço acessa as notícias através de pesquisas.

"Apesar de a mídia online ser o principal canal de notícias tecnológicas, a mída impressa tem se mantido notavelmente forte", comenta Sandra Sinicco, do GrupoCASA. A pesquisa da Eurocom Worldwide revela que quase 70% dos entrevistados leem algum jornal impresso sobre a indústria de tecnologia ao menos uma vez ao mês, enquanto que 40% o fazem ao menos uma vez por semana.

"O desafio da mídia online, seja sobre tecnologia ou notícias em geral, continua sendo transformar número de acessos em dinheiro", comenta Mads Christensen, diretor-geral da Eurocom Worldwide. "Evidências das nossas agências-membro pelo mundo sugerem que tanto os jornalistas de internet quanto os de mídia impressa estão tendo que trabalhar e produzir mais com menos recursos".

Segundo a pesquisa, 83% dos entrevistados acessam notícias digitais através de notebooks, em contraste aos 27% que usam desktops. 61% acessam as notícias pelo celular e, em relação à pesquisa do ano passado, o número de pessoas que utiliza tablets para ler notícias quase dobrou (de 16% para 30%). É a primeira vez em que os tablets ultrapassam os desktops na pesquisa.

"A melhoria na leitura dos tablets unida ao seu rápido crescimento pode encorajar a assinatura de conteúdos por novos usuários. Porém ainda não é certo que as publicações específicas para os tablets serão mais populares que as da mídia impressa", acrescenta Sandra Sinicco, do GrupoCASA.

A pesquisa sobre a confiança em tecnologias, realizada pela Eurocom Worldwide, foi feita pela internet por agências-membro da Eurocom Worldwide entre janeiro e fevereiro de 2012. No total, houve 318 respostas, sendo que cerca de 80% delas vieram da Europa e 11% do continente americano.

Funcionários da Foxconn de Jundiaí (SP) podem entrar em greve na semana que vem

Reprodução
Foxconn no Brasil
Cerca de 2,5 mil trabalhadores da Foxconn de Jundiaí (São Paulo) podem entrar em greve a partir da semana que vem (03/05), caso a empresa não solucione problemas apontados pelos funcionários, de acordo com informações do Jornal de Jundiaí.

As denúncias foram feitas na noite da última segunda-feira (23/04), durante uma assembleia promovida entre os trabalhadores, que contou com a presença de um dos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e região, Evandro Santos.

Em comunicado, o Sindicato disse que os funcionários decidiram dar prazo de dez dias (a contar da segunda-feira) para que a empresa resolva todos os problemas levantados durante a assembleia. Entre as questões mais graves estão a falta de água, alimentação e transporte.

De acordo com o diretor, a unidade localizada na rodovia Anhanguera ficou sem água por dias e, com isso, os empregados não puderam nem cozinhar. A alimentação, por sinal, é um dos principais problemas verificados na empresa. "A refeição é muito ruim e o tempo de espera nas filas de alimentação é enorme", detalhou Santos.

Outra questão levantada pelos trabalhadores é a superlotação dos ônibus. Segundo o sindicato, o número de empregados cresceu, mas a quantidade de ônibus se mantém. Com isso, muitos colaboradores são obrigados a viajar em pé.

Na assembleia, os trabalhadores resolveram dar um prazo de 10 dias para que a empresa solucione o problema da alimentação e assegure que não haverá mais falta de água na unidade. "Os trabalhadores resolveram se unir ao sindicato e dar um basta nessa situação. No dia 3 realizaremos uma nova assembleia para avaliar a situação e decidir que rumo seguir", arrematou Evandro.

Intel inicia processo de contestação de multa antitruste aplicada pela União Europeia

Reprodução
Intel
A Intel vai pedir ao segundo mais alto tribunal europeu que cancele uma multa de 1,06 bilhão de euros (1,4 bilhão de dólares) imposta pela União Europeia por violações antitruste, argumentando que as autoridades regulatórias não conseguiram provar que a companhia havia bloqueado as ações da rival AMD, em 2009.

A Comissão Europeia, que regulamenta a competição na União Europeia, penalizou a Intel com a maior multa já imposta a uma companhia, devido ao uso de táticas de concorrência desleal contra a empresa rival. Essa decisão surgiu ao final de uma investigação de oito anos.

Duas pessoas relacionadas ao caso afirmam que a Intel defenderá sua posição em uma audiência de quatro dias no Tribunal Geral, em Luxemburgo, entre 3 e 6 de julho. Além disso, a Intel afirma que a multa, equivalente a 4,15% de seu faturamento em 2008, é "claramente desproporcional" (as autoridades regulatórias da União Europeia têm poder para multar empresas em até 10% de seu faturamento mundial).

Segundo a agência de notícias Reuters, a companhia já conquistou o apoio do ombusman Europeu, que censurou a Comissão por erros administrativos em sua investigação.

Facebook pode lançar smartphone próprio após anunciar IPO


Celular do Facebook
De acordo com o site Digitimes, o Facebook se prepara para fazer o lançamento de um celular próprio, com início das vendas após o anúncio de seu IPO, que acontece em junho.

A rede social está trabalhando em conjunto com a HTC no desenvolvimento do produto, já apelidado de "Facebook Phone". A ideia é que o aparelho tenha uma plataforma exclusiva para o Facebook e que permita que o usuário tenha acesso total às funcionalidades disponíveis na página do site de relacionamentos.

No entanto, esta não seria a primeira vez que a HTC lança um produto com características e funcionalidades específicas do Facebook. No ano passado, a empresa apresentou os smartphones "Salsa" e "Chacha", cujas funções eram integradas diretamente à rede social. A diferença é que, agora, Mark Zuckerberg está envolvido no processo de criação e produção do dispositivo, o que pode diferenciar o celular no mercado de telefonia móvel.

IPO bilionário

Prevista inicialmente para o meio de maio, a primeira oferta pública de ações da rede social pode acontecer apenas em junho. Os executivos da rede social estariam, no momento, mais interessados em outros investimentos, como a aquisição de companhias e de patentes, e acabaram se distraindo com a rotina de negócios. Por isso, não teriam se preocupado tanto com a entrada na bolsa.

Além disso, as recentes aquisições do Instagram e de patentes da Microsoft fazem com que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos precise de mais tempo para avaliar a situação dos negócios do Facebook, o que também contribui para o atraso da venda de papéis da empresa. Agora, o Facebook estaria trabalhando com algumas alternativas para a abertura de capital, que poderia acontecer entre o fim de maio e o meio de junho. Com a entrada na bolsa, o Facebook espera ser avaliado em até US$ 100 bilhões e pretende levantar US$ 10 bilhões para investimentos.

Para empresas: Facebook fará novas mudanças nas 'fan pages'

Reprodução
Facebook
O Facebook anunciou uma nova mudança nas "fan pages" da rede social: vai alterar a posição da foto do perfil das marcas que usam a rede para se comunicar com consumidores. As novidades começam a valer a partir de amanhã (26/04).

A mudança será bem pequena: em vez da imagem de perfil ser de 180x180 pixels, ela deverá ser de 160x160. Para a maioria das marcas, isso não representa muita coisa, já que o Facebook redimensiona automaticamente todas as fotos.

A posição da imagem também foi especificada: ela ficará 23 pixels distante do canto esquerdo e 210 pixels abaixo do topo da página.

Essa alteração pode prejudicar algumas "fan pages" mais bem elaboradas, como a da montadora Ford, por exemplo. No fundo da foto de perfil, os criadores da página colocaram a continuação da foto de capa. Ela pode precisar de um pequeno ajuste para continuar tendo o mesmo efeito do que antes.

Reprodução

Google anuncia o cancelamento de mais serviços

Reprodução
Google
Depois de descontinuar serviços como Google Bookmarks Lists, Google Wave e Google Knol, a gigante das buscas anunciou a "limpeza" de mais produtos que não alcançaram um bom retorno dos usuários.

Entre os itens estão o Google Flu Vaccine Finder, que será substituído pelo Health Map Flu Vaccine Finder, e o Google Sync for Blackberry - a companhia recomenda o uso do BlackBerry Internet Service (BIS) ou do Google Apps Connector for BlackBerry Enterprise.

Já o Google Related, o One Pass, o Picasa para Linux, o Google Patent Search e o Web app para Google Talk não estarão mais disponíveis.


Anteriormente, a empresa já havia descontinuado produtos e iniciativas como Google Friend Connect, Google Gears, Google Search Timeline, Renewable Energy Cheaper than Coal, e os já citados Google Bookmarks Lists, Google Wave e Google Knol.

WWDC, da Apple, será realizado entre os dias 11 e 15 de junho

Reprodução
WWDC 2012
A Apple já divulgou, em seu site oficial, as datas em que será realizada a conferência anual Worldwide Developers Conference: entre os dias 11 e 15 de junho em São Francisco, na Califórnia.

A edição 2012 da conferência vai focar nas novidades dos sistemas operacionais da empresa - o iOS e o OS X Mountain Lion. Mais de 100 palestras serão realizadas, mostrando aspectos técnicos das plataformas.

O evento deve juntar desenvolvedores interessados em criar para as plataformas da empresa. Os convites para participar da WWDC foram colocados à venda no site da Apple. Eles custavam US$ 1599 e eram limitados para cinco pessoas por organização, mas já estão esgotados.

A Apple deve usar a edição de 2012 da WWDC para mostrar o iOS 6, nova versão do sistema usado no iPad e no iPhone. Além disso, a empresa deve apresentar mais funcionalidades do Mac OS X Mountain Lion, que deve ter integração maior com os dispositivos móveis com iOS.

IPO do Facebook pode ser adiado para junho, diz site

A abertura de capital do Facebook pode ser adiada. Prevista inicialmente para o meio de maio, a primeira oferta pública de ações da rede social pode acontecer apenas em junho, de acordo com o Electronista.

Os executivos da rede social estariam, no momento, mais interessados em outros investimentos, como a aquisição de companhias e de patentes, e acabaram se distraindo com a rotina de negócios e não se preocuparam tanto com a entrada na bolsa.

Além disso, as recentes aquisições do Instagram e de patentes da Microsoft fazem com que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos precise de mais tempo para avaliar a situação dos negócios do Facebook, o que também contribui para o atraso da venda de papeis da empresa.

Agora, o Facebook estaria trabalhando com algumas alternativas para a abertura de capital, que poderia acontecer entre o fim de maio e o meio de junho. Com a entrada na bolsa, o Facebook espera ser avaliado em até US$ 100 bilhões e pretende levantar US$ 10 bilhões para investimentos.