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domingo, 3 de junho de 2012

Dicas para editar um bom vídeo no Windows Movie Maker

Reprodução
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Você não precisa ser um expert para criar ótimos vídeos e postá-los no YouTube. O Windows 7 tem um software chamado Windows Movie Maker, que é automaticamente instalado e atualizado assim que você adquire uma cópia do sistema operacional (ou baixe aqui). Ele permite você animar fotos ou criar filmes com base em conteúdos captados por sua câmera digital caseira, sem dificuldade alguma.

Entendendo o menu superior

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O menu "Início" é onde você trabalhará a maior parte do tempo. Antes de qualquer coisa, é preciso que você importe o seu vídeo para o Movie Maker. Faça o download normal das fotos ou vídeos de sua câmera digital para seu PC. Então, clique em "Adicionar Vídeos e Fotos" e escolha o conteúdo que quiser. Você também pode gravar imagens da sua webcam ou adicionar uma música.

Logo ao lado dessas opções, você pode inserir o título do vídeo (que aparecerá no início da produção); legendas (que aparecerão nos momentos selecionados por você); e os créditos (que aparecerão no final).

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Você vê esses quatro quadradinhos? Ao selecionar algum deles, é possível adicionar efeitos aos seus vídeos. Clique em cada um deles e experimente! Note que existe uma setinha para baixo; ao clicar nela, você tem ainda mais opções.

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Os botões "Girar para a direita ou esquerda" permitem que você mude a direção das suas fotos ou vídeos – por exemplo, se você gravou imagens na posição vertical, pode colocá-las na posição horizontal e editá-las sem comprometer o resultado final.

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Movendo um pouco mais para a direita nesse menu, você encontrará botões do SkyDrive, Facebook, YouTube, Windows Live Grupos e Flickr. Basta clicar aqui para enviar, diretamente e com apenas um clique, o seu trabalho para cada um desses ambientes. Fácil assim!

Caso prefira gravar o vídeo final no seu próprio computador, é só clicar no último botão, "Salvar Filme".

Mas não acabou...

O menu "Iniciar" traz o básico para que você consiga editar um vídeo, mas existem outras possibilidades que deixam o resultado final ainda mais legal. Um pouco acima desse menu que explicamos, existe uma outra linha de possibilidades. Ao lado do "Iniciar", clique em "Animações".

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Aqui, você consegue definir de que forma quer promover as transições entre uma imagem e outra. No botão "Duração", você escolhe quanto tempo cada uma dessas transições deve ter e no botão "Aplicar a todos", você faz com que o mesmo efeito seja utilizado em todas as transições do vídeo.

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Em "Efeitos visuais", você tem à disposição vários padrões para que a sua foto ou vídeo fiquem ainda mais bonitos. Também é possível alterar o brilho, caso a imagem esteja muito escura ou muito clara.

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Na aba "Projeto", é possível definir a proporção do vídeo, ou seja, 4:3 (formato das antigas TVs de tubo) ou 16:9 (formato das atuais TVs HD). Também é possível mixar o áudio e ajustar a música para que nenhuma delas se sobressaia, ou para que você não tome sustos ao mudar de volume repentinamente.

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Finalmente, temos a aba "Editar", onde você pode definir o que é chamado de "Fade In" ou "Fade Out", ou seja, o acabamento do vídeo em sua inicialização ou término. Assim, você pode fazer com que as imagens surjam de forma suave, e também saiam do ar da mesma maneira. No item “Velocidade”, você consegue alterar essa característica (tanto deixando o vídeo mais rápido quanto em câmera lenta). Brinque à vontade!

Mas, para que o seu vídeo fique interessante, é bom se ligar em alguns detalhes: pense na história que vai criar, não faça filmes muito longos ou arrastados e mostre apenas o que é relevante! 5 minutos já é DEMAIS para qualquer produção caseira.

Agora, que você já sabe editar bons vídeos no Windows Movie Maker, que tal colocar sua criatividade à prova? Faça um vídeo e poste para nós nos comentários. Queremos ver a sua produção!

Clientes da Nasdaq ainda aguardam um retorno sobre o IPO do Facebook

Wall Street Journal
IPO Facebook
Desde que aconteceram os problemas durante o IPO do Facebook, a Nasdaq tem feito muito pouco para conciliar seus clientes, segundo a Reuters.

Os problemas tecnológicos e de comunicação ocorridos durante a oferta pública inicial da rede social fizeram com que alguns clientes perdessem dezenas de milhões de dólares.

Até o momento, a única resposta da Nasdaq quanto ao ocorrido foi aos membros da bolsa. A organização fez uma breve menção ao Facebook e comunicou que separaria US$ 13,7 milhões para compensar as perdas.

Uma fonte próxima da bolsa disse que a Nasdaq está se esforçando para conversar com os clientes afetados, mas alguns ainda estão insatisfeitos.

"A comunicação vem sendo tão boa quanto no dia da oferta de ações, ou seja, mínima", disse mark Turner, diretor de operações da Instinet de Nova York.

Os clientes insatisfeitos não recebram ainda um pedido claro de desculpas e a bolsa não apresentou nenhuma alternativa para reverter a situação a não ser continuar fazendo as operações.

Turner não quis revelar o prejuízo de sua empresa, mas afirma que o valor foi baixo em comparação com as perdas de concorrentes de maior porte como o UBS, Citigroup, Knight Capital e Citadel Securities, que perderam de 20 milhões aos 35 milhões de dólares.

De acordo com a agência de notícias, no domingo posterior à oferta pública inicial do Facebook, Robert Greifeld, presidente-executivo da bolsa, disse que sua organização estava "humildemente embaraçada" pelos problemas de comunicação, mas não chegou a pedir desculpas publicamente.

Google pede registro de domínios .google, .youtube e .lol

Google (Reprodução)
Google
A ICANN fechou ontem os pedidos de domínios personalizados - que podem levar o nome .marca no lugar do .com - e o Google revelou em seu blog oficial quais são os endereços que pretende começar a usar no futuro.

Além do óbvio .google, a empresa também pediu nomes relacionados a alguns de seus produtos, como .docs e .youtube, que, de acordo com o Google, ajudaria usuários a entrarem com mais facilidades nos serviços.

Porém, esses não foram os únicos pedidos do Google. A empresa pediu mais de 50 nomes, com preço de US$ 185 mil para cada, ou seja, o Google gastou US$ 9,25 milhões com pedidos de domínios.

A própria empresa justificou o alto número de pedidos afirmando que alguns domínios têm grande potencial criativo. Entre eles está o ".lol", em referência às risadas na internet (Laughing Out Loud, em inglês, que significa "rindo muito alto").

O prazo para fazer os pedidos de domínios se encerrou ontem, e a ICANN deve dar uma resposta sobre quais foram aprovados e quais não foram no dia 13 de junho.

Google acusa Nokia e Microsoft de utilizarem patentes para prejudicar rivais

Google (Reprodução)
Google
O Google acusou a Microsoft e a Nokia de conspirar para usar patentes contra rivais da indústria de smartphones. Em declarações ao portal The Register, um porta-voz da Google revelou que a empresa já apresentou a queixa em Bruxelas (Bélgica), mas ressalta que os documentos não irão se tornar públicos. Na denúncia, o Google acusou as fabricantes de transferir 1200 patentes para um grupo chamado Mosaid, chamado pela gigante de buscas de "caçador de patentes".

"A Nokia e a Microsoft estão em conluio para aumentar os custos de dispositivos móveis para os consumidores, criando caçadores de patentes que desviaram promessas feitas por ambas empresas", disse o líder de buscas na internet em um comunicado. "Eles deveriam ser responsabilizados e esperamos que a nossa queixa estimule outros a olhar para essas práticas", concluiu.

Ao que tudo indica, as queixas do Google estão relacionadas com a parceria estabelecida entre a Nokia e Microsoft no desenvolvimento de smartphones com o sistema operacional Windows Phone. Segundo o site, a gigante de buscas acredita que as duas empresas investiram mais na criação de patentes para que estas possam, eventualmente, serem utilizadas em processos judiciais contra o Android.

A fabricante finlandesa já reagiu às acusações com uma declaração do porta-voz da companhia enviada à agência de notícias Reuters. "Apesar de ainda não termos visto a queixa, a suposição feita pela Google de que a Nokia e a Microsoft estão conspirando sobre direitos de propriedade intelectual é errada", comentou.

Google começa a cobrar para mostrar produtos no Google Shopping

Reprodução
Google Shopping
Vendedores que quiserem destaque no Google Shopping, serviço de busca de produtos do Google, agora terão que pagar uma taxa para a empresa.

Atualmente, para mostrar um produto no serviço, os vendedores precisam apenas fornecer alguns dados sobre eles. O Google, então, classifica os itens de acordo com popularidade e preço.

Mas, segundo o The Wall Street Journal, a partir de agora a empresa vai cobrar uma pequena taxa para quem quiser usar o Google Shopping como vitrine.

A mudança é uma tentativa do Google aumentar o tráfego no sistema de busca de produtos e de se tornar um nome mais forte no comércio virtual. O Shopping tem cerca de 80 milhões de buscas por mês, enquanto o eBay tem cerca de 900 milhões e a Amazon cerca de 335 milhões.

Com o novo recurso, o Google espera que lojistas vejam o seu serviço como uma boa forma de promover os produtos, já que ao pagar pela taxa o item aparecerá com destaque nas buscas feitas na ferramenta.

O Google Shopping gera cerca de US$ 800 milhões por ano para o Google com os anúncios que aparecem próximos aos produtos. Com a cobrança da taxa, o Google pode aumentar a receita do serviço em até US$ 1 bilhão.

Condições de trabalho na Foxconn continuam ruins

Foxconn (Reprodução)
Foxconn
Meses após uma investigação na Foxconn verificar violações trabalhistas na planta chinesa, um grupo de ativistas informou nesta quinta-feira (31/05) que a fábrica melhorou muito pouco desde as constatações, segundo informações da Reuters.

A Foxconn é a principal fabricante terceirizada da Apple e emprega 1,2 milhões de pessoas na China. Nos últimos anos, a empresa tem sido criticada pelas condições precárias de trabalho. Um relatório divulgado em março deste ano, baseado em entrevistas com 35 mil trabalhadores, revelou violações trabalhistas como longas jornadas de trabalho e horas extras não remuneradas.

Na época, a Apple e a Foxconn prometeram mudanças, mas, um novo relatório divulgado pela organização Student & Scholars Against Corporate Misbehaviour (Sacom), que fiscalizou as fábricas da Foxconn e entrevistou 170 operários, constatou que as violações de direitos continuam.

"Alguns funcionários continuam com metas elevadas de produção e fazendo horas extras sem remunerações", dizia o relatório. "Os trabalhadores não estão cientes das recomendações da FLA [Fair Labor Association] e não podem monitorar a implementação das medidas corretivas", completava o documento.

Em resposta ao relatório da Sacom, a Foxconn disse à Reuters que o bem-estar de seus funcionários é, sem dúvida, uma prioridade e eles estão trabalhando duro para oferecer aos trabalhadores um ambiente seguro e positivo dentro das fábricas.

Facebook abre votação para mudanças em sua política de privacidade

Facebook
A partir desta sexta-feira (01/06), os usuários do Facebook poderão decidir se a rede social deve manter as políticas de privacidade e direitos dos usuários atuais ou adotar uma nova versão dos documentos.

Entre as mudanças previstas está a adição de explicações de como o Facebook utiliza as informações dos seus usuários e mais detalhes sobre a desativação e eliminação de uma conta. Além disso, a rede social também incluiu informações sobre a forma como as pessoas podem encontrar um perfil e também incluiu a possibilidade do internauta escolher que tipos de dados outras pessoas verão ao buscar por seu contato.

O Facebook vai manter a votação até dia 8 de junho e o resultado será anunciado no dia seguinte. Caso haja votação de mais de 30% dos usuários ativos da rede, as mudanças serão obrigatórias. Mas, se a parcela de eleitores for menor que 30%, a decisão caberá à própria rede social.

Esta é a segunda vez que o site vai permitir que as pessoas votem e participem das mudanças em suas políticas. A primeira colaboração aconteceu em 2009, quando o total de usuários não passava de 200 milhões. Agora, este número está acima dos 900 milhões.

Quer votar? Clique aqui.

Google prepara lançamento 'revolucionário' para Google Maps


Evento Google Maps
O site The Next Web publicou hoje um convite para um evento promovido pelo Google, na próxima quarta-feira (06/06). O objetivo será apresentar uma revolução no serviço de mapas da empresa, o Google Maps.

O convite veio com a frase "a próxima dimensão do Google Maps", e algumas informações sobre o que vai rolar durante a apresentação.

"Neste encontro para a imprensa, Brian McClengdon, vice-presidente do Google Maps e do Google Earth, vai falar a você sobre os bastidores do serviço e compartilhar nossa visão. Nós também faremos uma demonstração das novas tecnologias e fornecer uma prévia dos recursos que irão ajudar as pessoas a irem para onde elas quiserem - tanto fisicamente como virtualmente", diz a mensagem.

Isso significa que as grandes expectativas estão em mapas com modelagem 3D, o que pode aumentar ainda mais a experiência do usuário ao transitar, externa e internamente, por ruas, museus, lojas e outras localidades através do Street View e outras plataformas do gênero. Tudo sem sair de casa, claro.

Vale lembrar que a Apple fará sua conferência para desenvolvedores, a WWDC 2012, na semana seguinte ao evento do Google, no dia 11. Uma das novidades que pode aparecer na conferência da Apple é um serviço próprio de geolocalização e mapas para iOS. Talvez seja esse o motivo que tenha feito o Google preparar o lançamento de uma alternativa ainda melhor nesse segmento.

Microsoft lança programa de atualização para o Windows 8 por R$ 29

Windows 8 (Divulgação)
Windows 8
Quem comprar a partir de amanhã (2/6) um computador com Windows 7 terá a opção de atualizar o sistema operacional para o Windows 8 por apenas R$ 29,00 quando a plataforma foi lançada, divulgou nesta sexta-feira (1/6) a Microsoft.

O Windows Upgrade Offer garantirá que os novos usuários do Windows 7 atualizem a máquina com um upgrade via download do novo sistema, previsto para ser lançado no segundo semestre de 2012.

A promoção é válida para computadores comprados entre 2 de junho e 31 de janeiro de 2013. O usuário deverá se cadastrar no site do Windows Upgrade Offer com o Certificado de Autenticação OEM válido e, assim que o Windows 8 estiver disponível, poderá fazer o download da plataforma até o fim de fevereiro de 2013.