twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cabeamento de rede

Cabos montados e topologia escolhida, está na hora de iniciar a montagem da parte física da rede, mais conhecida como cabeamento.

Isto será simples se você possuir apenas duas ou três máquinas para serem interligadas em uma mesma sala, mas pode tornar-se um pouco mais trabalhoso se você possuir várias máquinas em diferentes salas.

Planejar antes
Principalmente no segundo caso, é conveniente traçar um plano para a rede antes de começar a executar a montagem. Aliás, o ideal era ter realizado esse plano antes mesmo de montar os cabos, já que, assim, você saberia quantos cabos seriam necessários para montar a rede, quais medidas e em quais lugares você teria de abrir buracos, utilizar canaletas e instalar pontos de rede. Esse traçado inicial do projeto definirá, aliás, as partes da rede nas quais poderemos adicionar máquinas, qual a quantidade, e se teremos de utilizar hubs, switches ou um roteador.

Se você tem pouco espaço e poucas máquinas, pode traçar seus planos de rede simplesmente com uma fita métrica e um giz: basta medir as distâncias com a fita métrica e assinalar os locais onde deseja inserir pontos de rede ou passagem de canaletas.

Se você possui uma área maior para situar seu planejamento, ou várias estações de trabalho, precisará de dois elementos essenciais: visão para saber o que fazer com o espaço físico e qual a melhor maneira de alocar seus recursos; e documentação para registrar o que foi feito.

Neste caso, além de fita métrica e giz, você precisará de um computador e de softwares que o auxiliem na montagem da rede, como, por exemplo, o Microsoft Visio, que possui diversos objetos para a montagem de rede e até alguns modelos (templates) de traçado de rede prontos.

Tela do Microsoft Visio

Após traçar seu plano, é a vez de esticar os cabos nas posições em que eles ficarão na rede. Para apenas dois ou três micros em rede, você pode esticar cabos já crimpados (desde que tenha realizado a medição antes e visto que eles são suficientes para interligar as máquinas). O ideal, na verdade, é que você monte cabos um pouco maiores do que o necessário - caso haja movimentação das máquinas ou necessidade de mudar a rede de lugar, os cabos não serão perdidos, nem será necessário arrebentar canaletas e refazer a rede.

Falamos em cabos maiores, mas tome cuidado para que eles não fiquem embolados, pois, apesar de uma simples torção não ser suficiente para comprometer a utilização de um cabo de rede, dobras ou torções contínuas são capazes de estragar até os cabos blindados de boa qualidade. Em cabos coaxiais, a torção pode ser fatal para todo o segmento de rede.

O ideal, quando estamos montando um cabo que não passará por uma canaleta, é comprar algumas braçadeiras, que podem ser encontradas em qualquer loja de materiais de construção. Depois, basta fixá-Ias, respeitando uma distância de 10 cm entre uma e outra - ou o suficiente para que não haja torção nesse trecho dos cabos -, além de que devem também ser colocadas na mesma altura.

Ao traçar o local de colocação das canaletas ou antes de fixar os cabos com braçadeiras, observe se eles não ficarão próximos à fiação elétrica, cabos de força ou tomadas desprotegidas. A energia elétrica influencia no desempenho da transmissão de dados, principalmente em cabos muito extensos.

Canaletas
Após esticar os cabos, está na hora de ajustar as canaletas, que podem ser encontradas em qualquer loja de material para construção e compradas por metro. Você pode serrá-Ias com um serrote afiado, mas uma faca ou lâmina quente facilita muito a operação.

corte de uma canaleta de rede

Após fazer o corte, fixe a parte de baixo da canaleta no chão (possivelmente, você vai precisar de uma furadeira). Quanto à parte superior, vai depender muito da canaleta que você comprou: modelos mais sofisticados podem ser fechados por meio de atarraxes; canaletas baratas devem ser coladas com cola quente - o que equivale a dizer que elas serão arrebentadas (e, portanto, perdidas) se a rede tiver de ser movida.

Antes de fechar as canaletas, no entanto, lembre-se de onde ficarão os pontos de rede. Com um canivete ou faca quente, faça um recorte na lateral da canaleta, grande o suficiente para a passagem do cabo a ser conectado à placa de rede da máquina. Depois de os cabos terem sido passados e crimpados, você já terá um ponto de rede.

Abrindo buracos na parede
Se for necessário passar cabos de rede de um cômodo a outro, você precisará abrir buracos nas paredes. Em casa, isso não deve trazer muitos problemas: basta fazer um buraco na parede com a furadeira e comprar um cano de PVC, de diâmetro um pouco maior que o do cabo, para servir de condutor (nunca deixe o cabo solto em um buraco na parede para evitar desgaste da superfície). Escolha o rés do chão para fazer o buraco.

Encaixe o cano de PVC na abertura da parede e observe se ela fica justa e se pode ser vista até o outro lado. Não deixe o PVC folgado na abertura - além da sujeira, você causará movimentação dos cabos.

Já em redes um pouco maiores, o ideal é mandar fazer canaletas ou canaletes por baixo do chão. Quebrar paredes em larga escala é muito caro, já que, além do material, há o custo com mão-de-obra para quebrar e igualar as paredes, além de pintura e outros serviços de manutenção.

Montando uma Rede Simples

Montando uma Rede Simples

Uma rede de computadores permite o compartilhamento de arquivos, equipamentos (impressora, digitalizador – ou escâner), internet e vários outros recursos. Agora vou mostrar como de forma simples de montar e configurar uma pequena rede em computadores com Windows, estou fazendo com o XP Professional mas acredito que deva funcionar com o 2000 e o Vista também de forma semelhante e outras versões com certas adaptações.

Cabeamento

Basicamente você pode montar os cabos quase como quiser, mas existem padrões que ajudam principalmente se você não for o único que irá dar manutenção nessa rede, pois a padronização organiza melhor tudo.

Para montagem dos cabos você vai precisar:

  • de cabos, o mais comum é o cabo par trançado;
  • conectores, a maioria das placas de rede utiliza os conectores RJ-45;
  • placas de rede, uma para cada computador e compatíveis com os conectores;
  • um hub (switch burro) ou switch, no caso de redes com mais de 2 computadores;
  • um alicate crimpador, ou alicate de crimpagem.

Veja a estrutura de um conector:
Conector RJ-45

Pronto, agora que já está com todo o equipamento podemos iniciar a montagem da nossa rede. Os padrões de mostagem para os cabos determinam a ordem das cores para o posicionamento dos cabos, essa ordem depende também do tipo de rede. Para uma rede direta entre dois computadores usa-se a mesma configuração nas duas pontas do cabo, em uma rede maior utiliza-se a configuração chada crossover que altera a ordem dos cabos em uma das pontas, sendo os padrões chamados de T568A e T568B, e no caso da utilização de ambos (para uma rede maior, com switch) a mesma ponta deve estar conectada ao switch (sempre a T568A ou sempre a T568B), se for uma ligação direta não faz diferença quan pdrão seguir:

Cabeamento

Para montar os cabos, retire a capinha azul do cabo alguns centímetros, organize os fios de acordo como esqueme que melhor de aplica ao tipo de rede que pretende montar, após organizados os fios, corte-os aproximadamente do mesmo tamanho que o conector – um pouco menor -, e conecte – observe as figurar em caso de dúvidas -, depois de conectados use o alicate crimpador para apertar os fios no conector.

Alicate Crimpador

A figura acima mostra a parte utilizável de um alicate crimpador (clique para apliar), observe os números em vermelho: 1 é a lâmina a ser usada para cortar o cabo azul, observe que ela não fecha totalmente para não cortar os cabos internos; 2 é a parte usada para apertar os fios no conector, encaixa-se firmemente a ponta do conector já com os fios no alicate e aperte-se então; 3 é apenas uma lâmina de corte simples, você pode usá-la para cortas as sobras de fio.

Configuração

Agora que os computadores estão todos conectados entra si através do cabeamento, podemos configurar os computadores para usar esta estrutura (na verdade isso poderia ter sido feito antes da montagem dos cabos).

Vamos começar facilitando a vida do usuário: imagina se você tem uma rede com 60 computadores e quer buscar um arquivo em um deles, como acha que seria se tivesse que lembrar qual é a máquina com o ip 192.168.10.14, seria algo bem chato. Então o que temos que fazer é dar um nome aos computadores membros da nossa rede, para isso clique com o botão direito do mouse em “Meu computador” e vá em “Propriedades”, então vá na aba “Nome do computador” e lá procure o botão “Alterar” e clique nele, na janela que aparecer coloque em “Nome do computador” um nome para identificar o computador na rede, em “Grupo de trabalho” coloque o nome da sua rede. Pronto a vida do seu usuário já foi facilitada. Veja um exemplo na figura abaixo (clique para ver no tamanho real):

Nome do Computador

Agora precisamos fazer com que o computador possa ser localizado em rede, para isso ele deve ter um ip, o mais comum em redes de pequeno porte é usar ips do tipo 192.168.x.x, pra quem não sabe o ip é composto de quatro bytes, separados por vírgula, um byte pode ter valores numéricos entre 0 e 255, então os “x” nesse ip de exemplo pode ser qualquer número entre 0 e 255, vou colocar por exemplo 192.168.1.1 para um computador e 192.168.1.2 para o outro computador. Para configuar o ip vá ao Painel de controle e procure por “Conexões de rede e de Internet” e em seguida “Conexões de rede” (isso no modo de exibição por categoria) ou simplesmente “Conexões de rede” (no modo de exibição clássico), localize o ícone “Conexão local” e clique com o botão direito e clique em “Propriedades”.

Propriedades da Conexão Local

Se quiser compartilhar arquivos e impressoras bata marcar o item “Compartilhamento de arquivos e impressoras…” e se perguntar alguma coisa confirme.

Veja como fica o ip para o primeiro computador (clique pra ver no tamanho original):

TPC/IP

Se você for acessar a internet através de um único computador ponha em “Gateway padrão” o ip dele, e nele tembém coloque o próprio ip, se não for compartilhar internet (cada um se conectar por conta própria ou não haverá conexão) deixe esse campo em branco. Veja como ficaria um segundo computador que usa a mesma conexão que o primeiro (clique para ver em tamanho real):

TCP/IP

Depois disso tudo, ufa! Tá pronto! Se for preciso reinicie os compuadores. Se quiser fazer um teste na rede vá no menu “Iniciar” e clique em “Executar”, digite “cmd” (sem aspas) e na janela que aparecer digite “ipconfig” para ver o ip do computador, ou “ping x.x.x.x” onde x.x.x.x é o ip do computador que quer testar a conexão.

Aprenda a montar uma rede sem fio em sua casa

Aprenda a montar uma rede sem fio em sua casa

Montar uma rede sem fio (wireless) em casa para conectar computadores, notebooks e periféricos — como a impressora— é uma boa saída para quem está cansado de cabos espalhados pelo chão e precisa de conectividade em qualquer canto da residência.

A Mouser vai te ajudar a montar a sua própria rede wireless com esse tutorial tirado do UOL Tecnologia ,com todos os passos, que inclui desde a instalação do roteador e placas de conexão até a configuração da rede. Confira a seguir:

Equipamentos necessários:

Se o seu equipamento ainda não possui placa de conexão Wi-Fi, você precisará de:

Um roteador – que servirá como ponto central de comunicação entre os computadores e periféricos e será responsável por enviar o sinal da Internet para cada um deles.

Placa PCI Wireless – que será instalada em um (ou nos dois) dos computadores que receberá o sinal Wi-Fi.

Um adaptador wireless USB – que será instalado no outro computador que fará parte da rede.

Se o seu notebook já vier equipado com uma placa sem fio, também é possível acrescentá-lo na rede, apenas fazendo as configurações necessárias (que você verá adiante).

Vale lembrar que, para facilitar a instalação, é recomendado que todos os equipamentos sejam de um mesmo fabricante.

Instalando o roteador

Comece instalando o roteador, responsável por transmitir o sinal Wi-Fi para todos os computadores da rede sem fio e também distribuir a conexão à Internet entre eles.

Preste atenção no lugar onde você irá deixar o equipamento. A dica é que ele fique em uma região central entre os computadores. Assim, quanto mais próximos, melhor o sinal.

Um outro ponto importante a ser observado na hora da compra do roteador é saber em que padrão e freqüência ele opera. Em redes wireless existem quatro padrões que são bem conhecidos: o IEEE 802.11a, o IEEE 802.11b, IEEE 802.11g e o IEEE 802.11n. A diferença entre eles está na velocidade de conexão, alcance e na freqüência usada para a transmissão de dados.

Instalando o roteador

No roteador, você verá uma porta para Internet, quatro portas Lan e uma fonte de força, que será ligada na tomada.

As portas Lan servirão para os computadores não ligados pela rede wireless.

Em vez de comprar três adaptadores USB, por exemplo, você pode comprar apenas dois e ligar a terceira máquina em rede por cabo mesmo, se ela estiver perto do roteador.

Instalando o roteador

Coloque o cabo de força na primeira entrada…

Instalando o roteador

… tire o cabo do modem e plugue-o em uma das portas LAN do roteador

Instalando o roteador
A outra ponta do cabo de rede deve continuar no computador neste primeiro momento.


Hora de configurar o roteador. Esse procedimento é feito diretamente no browser de seu micro ou acompanhando os passos sinalizados em um CD de instalação que acompanha o produto.

Para facilitar o processo, acompanhe um passo a passo completo para configurar a rede, segurança e Internet

Instalando o roteador

Depois de fazer a configuração do roteador, é hora de mudar os cabos —únicos em toda a rede—de lugar. No roteador, passe o cabo da porta LAN para a porta de Internet

Instalando o roteador

Depois, plugue a outra parte do cabo que estava inserida no computador direto no modem de Internet que você tem em casa.

Instalando o adaptador USB

Se o seu computador não tiver uma placa de conexão wireless será preciso ”adptar” um equipamento para captar o sinal sem fio. Em uma das máquinas, vamos instalar um adaptador USB Wireless, que será responsável em passar o sinal wireless do roteador para a máquina.

Vale lembrar que, se você preferir, pode substituir o adaptador por uma outra placa PCI Wireless.

Existem diversas discussões sobre as vantagens e desvantagens de se optar por esse tipo de hardware na hora de montar uma rede wireless. Um dos pontos positivos é que o sinal é bem mais intenso em placas PCI do que em adaptadores wireless USB

Nos testes do UOL Tecnologia optamos por mostrar as duas maneiras de trazer o sinal Wi-Fi para o seu computador.

Instalando o adaptador USB
Para instalar o adaptador USB wireless em seu computador, é preciso observar as recomendações do fabricante do hardware.


Alguns, por exemplo, sinalizam que primeiro é preciso instalar o driver (software) para depois abrir o computador e plugar a placa. Em outros casos, o processo é inverso.

No modelo usado pelo UOL Tecnologia, da D-Link, a instalação do software vem antes. Assim que você inserir o CD no leitor, o programa de instalação abrirá automaticamente. Basta seguir os passos pedidos pelo software e reiniciar a máquina.

Depois, é só plugar o equipamento na entrada USB do computador…

Instalando o adaptador USB

…e plugar o adaptador na base. Lembre-se de deixá-lo em local alto e amplo para que ele possa captar melhor o sinal sem fio

Instalando a placa PCI wireless
No outro computador, vamos instalar a placa PCI wireless, que também será responsável em passar o sinal wireless do roteador para a máquina.


Vale lembrar que, se você preferir, pode substituir a placa por um adaptador USB sem fio.

Instalando a placa PCI wireless
A seqüência para instalar a placa PCI é a mesma executada na instalação do adaptador. Siga os passos do fabricante que, nesse caso, solicita a instalação do driver antes de plugar o hardware.

Instalando a placa PCI wireless
Depois, plugue os três conectores para antena externa na parte traseira do computador. Neste momento, todos os computadores ligados em rede já deverão ter detectado o sinal wireless automaticamente.

Se isso não acontecer, vá em Iniciar > Meu Computador > Painel de Controle > Configurações de Rede

Depois de instalar o software, hora de acrescentar a placa PCI Wireless no computador. Desligue-o da tomada, tire todos os cabos e abra-o, cuidadosamente. Encaixe a placa em um dos slots PCI do computador.

Agora que você já aprendeu tudo como montar uma rede sem fio em sua casa,adquira todos os equipamentos necessários roteadores, placas pci wireless, adaptadores wireless, no site www.mouser.com.br