twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

terça-feira, 1 de maio de 2012

Facebook adiciona opção de doação de órgãos na timeline

Reprodução
Facebook
Na manhã de hoje, durante uma entrevista para o programa "Good Morning America", da rede norte-americana de TV ABC, Mark Zuckerberg anunciou um novo recurso do Facebook: conectar pacientes a doadores de órgãos. Uma nova opção foi adicionada à timeline de americanos e britânicos e, agora, usuários desses países podem atestar, em suas próprias páginas, que são doadores. Além disso, as pessoas terão acesso a links que facilitam o contato com quem esteja precisando de um transplante.

"Com a adição do campo ´doador de órgãos´ na seção de Eventos da timeline, você pode mostrar ao mundo sua intenção de ser um doador, além de contar aos seus amigos quando, como e por que decidiu por tal atitude".

A rede social afirmou que a novidade está disponível "apenas em alguns países". Estados Unidos e Reino Unido foram os escolhidos para o lançamento do recurso, mas é possível que outras localidades sejam incluídas à lista nas próximas semanas ou meses.

"A missão do Facebook é simples: ajudar a fazer um mundo mais aberto e conectado. Mas a nossa comunidade tem mostrado que, ao conectar e dividir, o mundo fica menor e melhor. Um único indivíduo pode mudar a vida de outro e, no Facebook, chamamos isso de poder dos amigos", afirma a empresa em release.

E você, é doador de órgãos?

Google lança jogo interativo baseado no Google Maps

Google Play Your World
Google Play Your World
Demorou, mas chegou: anunciado em janeiro deste ano, o Google lançou na última semana o Play Maps Cube, um jogo interativo baseado no serviço de mapas da empresa que utiliza os modelos 3D disponíveis no programa.

Sem muito segredo, o usuário precisa passar por uma série de labirintos para então cumprir as missões e concluir os objetivos através de uma bolinha que determina para onde o jogador deve seguir. O game é dividido em oito fases criadas a partir de cidades como Nova York, Paris, Londres, Tóquio, Las Vegas e São Francisco.

O jogo é feito para browsers e utiliza recursos em HTML5, ou seja, alguns navegadores mais antigos podem não aceitá-lo. A brincadeira faz parte do "Chrome Experience", uma série de aplicativos criados para potencializar as ferramentas do Google Chrome.

Para acessar o Play Maps Cube, clique aqui.

iPad multitarefa: brasileiro cria recurso de janelas para tablet da Apple

Reprodução
Janelas no iPad
A Apple afirma que o iOS é multitarefa, e de certa forma ele é mesmo. É possível abrir diversos aplicativos ao mesmo tempo no iPad e no iPhone, porém, não dá para mexer em dois simultaneamente, por exemplo.

O brasileiro Pedro Franceschi, responsável por uma adaptação do Siri para o português do Brasil, acabou com essa limitação. Ele desenvolveu o Quasar, que permite que os apps do iPad sejam vistos como nas diversas janelas do Windows ou do Mac OS X.

Reprodução

Franceschi trabalhou no Quasar nos últimos dois meses, e o resultado é impressionante. Ele disponibilizou um vídeo mostrando como o recurso funciona, e é possível aumentar ou diminuir a janela com facilidade apenas tocando em um dos cantos dela, e dá para trocar de uma para outra com rapidez, além de maximizar ou minimizar.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para quem tem um iPad com jailbreak. O Quasar pode ser adquirido pela loja Cydia Store - a AppStore alternativa, com aplicativos que não entraram na loja oficial da Apple - e custa US$ 9,99.

Garoto de 6 anos pode ser o mais jovem expert em computadores do mundo


Wasik Farhan-Roopkotha
As crianças estão cada vez mais integradas a gadgets, eletrônicos e produtos que auxiliam em seu desenvolvimento e educação. Uma delas é Wasik Farhan-Roopkotha. O garoto, que mora em Bangladesh (Índia) tem apenas 6 anos de idade, mas não se engane: ele é praticamente um "mago" dos PCs. Isso porque o menino pode ser reconhecido pelo Guinness World Records como o especialista de computador mais jovem do planeta.

"Eu sabia que ele era muito diferente desde o nascimento. Não podia acreditar no que meus olhos estavam vendo quando ele começou a usar um computador, com apenas sete meses de vida", afirmou a mãe de Wasnik, Cynthia Farhan-Risha, à BBC.

E o potencial de Wasnik vai longe. Quando tinha três anos, aprendeu a usar o editor de textos Microsoft Word e, um ano depois, se interessou por programas de download de emuladores. Hoje, ele já compete em grandes partidas de jogos como Call of Duty e Metal Gear Solid. O garoto ainda afirma que seu sonho é trabalhar para uma empresa de tecnologia no futuro e que está cursando inglês para se tornar "mais profissional".

Com chegada do 4G, preços do 3G devem cair, segundo ministro Paulo Bernardo


4G
Com a chegada da quarta geração de telefonia móvel ao Brasil, os preços de serviços 3G devem cair, segundo avaliação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Para ele, com a entrada da nova tecnologia no país, parte dos consumidores deve sair do 3G em busca de velocidades mais altas de conexão. "O preço do 4G não poderá ser muito diferente do que é hoje o 3G. O 4G vai ser mais caro, mas o preço do 3G vai diminuir porque sua demanda cairá", disse o ministro.

A previsão da Anatel é de que todos os municípios com mais de 100 mil habitantes tenham cobertura 4G até o fim de 2016. Já as cidades-sede da Copa das Confederações, que ocorre no próximo ano, estarão cobertas pelo 4G até 30 de abril de 2013. Sedes e subsedes da Copa do Mundo contarão com o serviço até o fim de 2014.

Licitação

A Anatel receberá em 5 de junho os documentos de identificação e de regularidade fiscal, as propostas de preço e a documentação de habilitação dos interessados em participar da licitação. A abertura dos envelopes está prevista para ocorrer no dia 12 de junho.

'Windows 8 é a mistura de uma torradeira com refrigerador', afirma Tim Cook


Tim Cook


Durante a declaração dos resultados financeiros do último trimestre fiscal da Apple, o atual CEO da empresa, Tim Cook, descartou a ideia de criar uma plataforma híbrida entre o MacBook e o iPad. Na ocasião, Cook anunciou que a Apple vendeu 35,1 milhões de iPhones e 11,8 milhões de iPads entre janeiro e março deste ano.

No entanto, o anúncio foi marcado pela comparação que Tim Cook fez sobre o Windows 8. Segundo o site Digital Trends, ao ser questionado sobre o impacto do novo sistema operacional da Microsot no mercado - projetado com uma interface para unir computadores e tablets -, Cook declarou que a ideia de combinar um iPad com um MacBook Air colocaria em risco as funcionalidades de cada produto e comprometeria resultados satisfatórios.

"Você pode juntar uma torradeira e um refrigerador, mas, provavelmente, isso não será agradável para o usuário. Nossa visão tem como base de que o investimento nos tablets é enorme, assim como é nos computadores. Algumas pessoas podem preferir a união dos dois dispositivos, e isso é ótimo por lá [na Microsoft]. Mas acredito que, se fizéssemos igual, os produtos entrariam em conflito", afirmou.

Isso reforça ainda mais as ideias propostas pelo ex-CEO da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro do ano passado. Jobs já havia declarado que a Apple nunca iria construir um netbook ou tablet integrado a outros periféricos - não antes de extrair o máximo do MacBook Air e do iPad. Além disso, Cook ressaltou que o Mac e o iPad nunca irão se fundir, mas que todas as atualizações para o OS X (a versão do sistema operacional para PCs da Apple) tendem a agir mais em conjunto com o iOS, voltado para iPads e iPhones.

Campus Party Recife deve acontecer entre 26 e 30 de julho

Reprodução
Campus Party
O espanhol Paco Ragageles, cofundador da Campus Party, anunciou em sua conta no Twitter (aqui e aqui) que a primeira edição do evento de tecnologia no Recife deve acontecer entre os próximos dias 26 e 30 de julho, no Centro de Convenções da Cidade.

"Galera, a #cprecife1 já está quase pronta ;) se tudo der certo, dia 7 ou 8 estaremos no ar!", afirmou Ragageles se referindo ao site do evento.

Essa será a primeira vez que a Campus Party será realizada no Nordeste do país. Anualmente, pessoas de todas as regiões, os chamados "campuseiros", se reúnem na cidade de São Paulo para a Campus Party Brasil.

Entre as personalidades internacionais que podem participar do evento em Recife está o gerente de sistemas da NASA, Michael Comberiate. Patrocinadores da edição paulista, como Telefônica (Vivo), Sebrae, Serpro e Fishy, também devem apoiar a versão recifense.

Facebook anunciará ferramenta com "poder de salvar vidas"

Reprodução
Facebook
Mark Zuckeberg, criador do Facebook, vai anunciar na terça-feira (1/5) uma nova ferramenta para a rede social que vai poder "salvar vidas", segundo um comunicado postado no site da emissora de TV norte-americana ABC.

Em uma entrevista, ele vai explicar o funcionamento da ferramenta. Depois de Zuckerberg, a diretora Sheryl Sandberg, do Facebook, vai contar quais foram as histórias que motivaram a criação do novo recurso.

Apesar de não divulgar que tipo de ferramenta é essa, o Facebook já lançou recursos recentemente que podem, de certa forma, ser encaixados na categoria "salva-vidas".

Um deles é o programa Lifeline, que permite a amigos alertarem a rede social quando alguém manda muitos pensamentos suicidas em sequência. O Facebook, então, envia um email para o autor dos comentários com um link para um chat confidencial e, assim, tentar ajudá-lo. E em março, a rede social lançou ferramentas de combate ao bullying.

Ataques maliciosos cresceram 81% no ano passado, segundo Symantec

Reprodução
Symantec
A empresa de antivírus Symantec divulgou seu relatório referente ao ano de 2011 e concluiu que houve um aumento de 81% nos ataques maliciosos no ano passado. No entanto, apesar deste crescimento, houve uma diminuição de 20% no número de vulnerabilidades.

A companhia ainda notou que os ataques cibernéticos voltados principalmente a grandes organizações diminuíram de intensidade, e os principais alvos, agora, são empresas de médio e pequeno porte. De acordo com o relatório, mais da metade dos ataques foram direcionados a empresas com menos de 2.500 funcionários.

Além disso, o estudo também descobriu que as vulnerabilidades no segmento de mobilidade cresceram muito com a ascensão do Android. Os malwares para dispositivos móveis aumentaram 93% graças ao sistema aberto do Google. A Symantec reportou cerca de 9 mil tipos de vírus para a plataforma.

Também houve um aumento nas violações de dados com cerca de 1,1 milhão de identidades roubadas a cada ataque, o que resultou em 187 milhões de documentos expostos. Outra causa bastante comum, responsável pelo aumento de violação de dados, foram as perdas de celulares, tablets, smartphones, USB e outros dispositivos de backup. No total, os equipamentos perdidos expuseram cerca de 18,5 milhões de identidades no ano passado.

Apesar dos resultados desanimadores, a companhia percebeu uma evolução na redução de spams. O volume deste tipo de email passou de 88% em 2010 para 75% em 2011. Esta diminuição pode ser atribuída a algumas autoridades, que conseguiram desligar um dos maiores botnets do mundo. Os emails de phishing e outras fraudes, no entanto, continuam aos montes.

Apple e Google podem ser incluídas no índice Dow Jones, diz jornal



Reprodução
Ações
O índice Dow Jones pode ser reformulado para incluir Apple e Google. O anúncio foi feito pelo jornal Barrons, do grupo Dow Jones & Company, responsável por publicar o índice.

Dow Jones é um dos principais indicadores do mercado financeiro dos Estados Unidos. O índice foi criado no século XIX por Charles Dow e, desde então, os dados referentes a ele são calculados por editores do The Wall Street Journal, que pertence ao mesmo grupo do Barrons.

"Os responsáveis pelo Dow Jones precisam garantir que seu banco de dados, criado no século XIX, continue relevante em um mercado no século XXI", afirma o jornal.

Atualmente, Dow Jones conta com dados de 30 empresas consolidadas no mercado de ações norte-americano, e tem nomes do mundo da tecnologia como HP, Intel, IBM e Microsoft. Google e Apple estariam na iminência de ganhar espaço no índice, que estaria prestes a passar por uma reformulação.




Comentários


Notícias Relacionadas

30/04/12: Empresários do Brasil estão entre os mais otimistas do mundo, aponta estudo
26/04/12: Qual o real motivo do Facebook adiar seu IPO?
26/04/12: Lenovo lidera crescimento no mercado de PCs
26/04/12: Pesquisa: mídia online é a mais utilizada para a busca de notícias sobre tecnologia
24/04/12: Apple bate recorde de faturamento e anuncia aumento de 94% nos lucros nos últimos 12 meses
24/04/12: Google começa a testar selo 'Loja de Confiança' nos Links Patrocinados
24/04/12: "Hollywood está condenada por causa da internet", diz fundador da Wikipedia
23/04/12: Receita publicitária da internet nos EUA bate recorde com R$56 bilhões
18/04/12: Segundo operadoras, Lumia não é páreo para iPhone e Android
13/04/12: SAP quer roubar liderança da Oracle em soluções para bancos de dados

Vídeos Relacionados

Ultrabooks, tecnologia embarcada e chips de 22 nm chegarão fortes em 2012
Ultrabooks, tecnologia embarcada e chips de 22 nm chegarão fortes em 2012
No Intel Editor's Day, que aconteceu na Bahia, empresa mostrou os pontos em que deve se focar no ano que está por vir

Usuário descobre brecha que permite visualização de IPs de usuários no Skype

Reprodução
Skype com brecha de segurança
Com processo simples, há possibilidade de ver IPs remotos e locais de usuários do serviço Skype
Um usuário desconhecido descobriu uma brecha no software de conversas por vídeo e voz Skype, que permite que qualquer um consiga ver o endereço IP de qualquer outro usuário do serviço.

Segundo o site Skype Open Source, o processo é muito simples, fácil de se fazer e, ao que parece, funciona, permitindo que você veja tanto o IP remoto quanto o local. Esse endereço pode ser usado para rastrear alguém e, no processo, o único pré-requisito é a necessidade do usuário também estar online no momento. Isso abre portas para o rastreamento de pessoas - ferramenta que pode ser usada de forma errada por gente mal intencionada.

A única maneira de se proteger, no momento, é sempre fazer o logoff de sua conta quando não estiver utilizando o serviço, ou mascarar o seu IP (atividade que só os mais experientes conseguem fazer).

A empresa ainda não se pronunciou a respeito da falha.

Estratégia da Apple evita pagamento de bilhões em impostos, diz jornal

Reprodução
Apple
A Apple se aproveita de uma estratégia polêmica para deixar de pagar bilhões de dólares em impostos ao redor do mundo e aumentar os seus lucros, de acordo com uma reportagem do The New York Times.

A empresa instala escritórios em cidades e países com pouca cobrança tributária e, assim, consegue aumentar os ganhos. A reportagem citou sedes da empresa na cidade de Reno (Nevada, EUA), onde o imposto para corporações é zero, enquanto no Vale do Silício o tributo é de 8,84%.

Além disso, países como Irlanda e País de Gales, entre outros, contam com subsidiárias da empresa em lugares que seguem a mesma política para empresas.

Em 2011, a Apple pagou US$ 3,3 bilhões em impostos, o que representou menos de 10% dos US$ 34,2 bilhões que a empresa lucrou.

A estratégia de instalar escritórios em locais que cobram poucos impostos é usada por empresas em geral, mas, de acordo com a reportagem, é uma prática mais fácil para empresas de tecnologia. Apple, Google e Amazon lucram principalmente com patentes e softwares, e não com bem físicos, por isso, conseguem mudar um escritório de lugar no mundo com mais facilidade.

Em resposta ao jornal, a Apple afirmou que, em contrapartida aos baixos tributos que paga, ela cria cerca de 500 mil empregos apenas nos Estados Unidos, entre "pessoas que criam os componentes dos nossos produtos até aqueles que os entregam aos consumidores".

Apple considerou lançar o primeiro iPhone com teclado físico

reprodução
iphone 4s
Parece que a Apple também já pensou em incluir um teclado físico, semelhante ao do BlackBerry, em seu smartphone. A ideia surgiu há tempos, quando a RIM ainda era a primeira opção no mundo corporativo, de acordo com Tony Fadell, ex-engenheiro da Apple.

Em entrevista para o site The Verge, o antigo funcionário - que saiu da empresa para montar sua própria companhia - afirmou que, antes do lançamento do primeiro iPhone, três designs para o aparelho estavam sendo cogitados, entre eles um modelo com teclado físico.

Já imaginou se a Apple optasse por lançar seu iPhone com teclado QWERTY? Será que a companhia teria o mesmo sucesso? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. E aproveite para comentar sobre o último boato do mundo da mobilidade: você acha que o Google deveria lançar o Nexus com teclado físico?

'Windows Phone é a reencarnação de Steve Jobs', afirma Steve Wozniak


Steve Wozniak
Nem iOS, nem Android. Para Steve Wozniak, co-fundador da Apple, o sistema operacional que tem aplicativos mais bonitos e intuitivos é o Windows Phone, da Microsoft. A declaração foi feita durante um bate-papo com a jornalista Gina Smith para o site a New Domain.

De acordo com a publicação, o empresário comparou o Windows Phone com seus principais rivais: o iOS, da Apple, e o Android, do Google. Ao se referir ao sistema da Microsoft, Wozniak não hesitou em dizer que a plataforma é mais como "uma amiga do usuário" do que uma ferramenta.

"Estou meio chocado. As telas dos apps no sistema operacional da Microsoft são muito mais bonitas do que no Android", afirmou. Além disso, o executivo disse que o visual do iOS e Android é mais "estranho e feio" em comparação com o Nokia Lumia 900, aparelho que ele utiliza.

Apesar dos elogios, Wozniak criticou o sistema de reconhecimento de voz do Windows Phone e disse que o iPhone ainda é seu dispositivo preferido. Mas, finalizou a entrevista dizendo que Steve Jobs "reencarnou" na Microsoft.

"Acho que Steve Jobs pode ter reencarnado na Microsoft, porque muito do que vejo e sinto ao usar esse celular [com Windows Phone] me faz lembrar algumas grandes criações da Apple".

Apple estaria negociando com indústria cinematográfica para viabilizar conteúdo para sua futura televisão


Apple TV
De acordo com a Reuters, a Apple estaria negociando com a EPIX - empresa criada pela MGM, Paramount e Lions Gate Entertainment - para oferecer streaming de seu acervo de filmes no set-top box da Apple TV, e também para futuros televisores que a empresa possa vir a lançar.

Este assunto já vem sendo comentado há algum tempo, mas nenhuma das partes confirma oficialmente. A história teve início com uma revelação feita na biografia de Steve Jobs, onde o co-fundador da Apple afirmava pensar em desenvolver um aparelho de TV de fácil manuseio e que fosse integrado com o iPhone e o iPad. Muitos esperam o lançamento de uma "TV da maçã" para o início de 2013.

Criada há três anos, a EPIX tem atualmente um contrato de exclusividade com a Netflix no valor de US$ 200 milhões anuais, porém, ele expira em setembro. No entanto, a Reuters complementa que as negociações com a Apple são "preliminares" e atualmente estão pausadas.

Concorra a 5 licenças do antivírus pago Kaspersky ONE Universal Security 2012


Kaspersky ONE
Todo mundo erra ao digitar o endereço de um site. Troca-se uma letra aqui, outra lá, e assim o internauta que esperava chegar a um site, acaba caindo em outro. Esse tipo de erro é bastante comum e os cibercriminosos costumam explorar o deslize na digitação para direcionar os usuários incautos para sites maliciosos, cujo nome é bastante parecido com o original.

Esse tipo de ataque é chamado de typosquatting, onde o criminoso compra e registra um domínio de internet usando um nome parecido com o legítimo, mas com uma diferença de uma letra a mais ou a menos no nome. Assim o usuário despercebido na digitação será direcionado ao site falso, sem às vezes perceber.

Recentemente, um cibercriminoso brasileiro registrou em poucos dias 80 domínios maliciosos, usando o nome de 6 grandes bancos brasileiros, esperando que a vítima acredite estar na página legítima, quando na verdade está numa página falsa preparada especialmente para roubar suas credenciais de acesso.

E como manter a segurança do seu computador e afastar suas informações pessoais do alvo desses criminosos virtuais? O Olhar Digital, em parceria com a Kaspersky, vai te dar uma mãozinha. Vamos sortear 5 licenças da versão paga do antivírus Kaspersky ONE Universal Security, que podem ser instaladas em até três locais, ao mesmo tempo - seu PC, um laptop e um smartphone, por exemplo.

Para participar, é só seguir o nosso perfil no Twitter (@olhardigital), o da Kaspersky Brasil (@kasperskybrasil) e retwittar a frase: "Quer ganhar três licenças do ONE Universal Security 2012? Dê RT, siga @olhardigital e @kasperskybrasil para concorrer http://kingo.to/14Gf". O link do kingo.to precisa, obrigatoriamente, estar presente no seu Tweet, já que ele é a sua "senha" para participar.

A escolha será feita pelo site sorteie.me, que gera resultados aleatórios por meio do random.org. Você tem até as 16h de quarta-feira, 02/05, para participar. O resultado será divulgado aqui no olhardigital.com.br às 19h do mesmo dia.

Detalhes do Kaspersky ONE Universal Security 2012 É cada vez mais comum ter vários dispositivos digitais, e todos eles precisam de proteção contra o crime virtual. Agora, o Kaspersky ONE torna a segurança de vários dispositivos mais fácil que nunca. Com apenas uma licença, você pode proteger facilmente qualquer computador (PC e laptop), Macs, tablets Android e smartphones.

Com uma licença do Kaspersky ONE para 3 dispositivos, é possível proteger, por exemplo, o seu desktop doméstico, um laptop e um smartphone.

Acesso a computadores mais que triplica em dez anos no Brasil

Reprodução
Computadores
A presença de computadores nas residências brasileiras mais do que triplicou nos últimos dez anos. Ainda assim, menos da metade da população tem um PC em casa. Os dados são do Censo 2010 e foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (27/4).

Em 2000, 10,6% dos domicílios tinham um computador próprio. Em 2010, o número chegou a 38,3%. Pela primeira vez, o estudo fez um levantamento do acesso à internet, e mostrou que 30,7% dos lares brasileiros já têm alguma forma de contato com a rede.

Em relação a outros bens duráveis abordados no Censo, TV e geladeira são os que estão mais presentes nas casas brasileiras. A TV aparece em 95,1% dos lares, enquanto a geladeira está em 93,7%.

Por região

O Censo também apontou diferenças por regiões no acesso a computadores. No Sudeste, 48% das casas já têm PCs. Na região Nordeste, os computadores estão em apenas 21,2% das casas. Considerando outras áreas do país, os computadores estão em 46,1% dos lares na região Sul, 22,7% no Norte e 39,2% no Centro-Oeste.

A internet também é mais presente no Sudeste, onde aparece em 39,6% dos lares. A população da região Norte é a que tem mais dificuldade de acessar a rede - apenas 15,4% das casas têm internet. Nas outras regiões, o acesso à internet está em 35,5% das casas no Sul, 16,8% no Nordeste e 31,4% no Centro-Oeste.

Telefonia

A área de telefonia também foi objeto de estudo do IBGE no Censo 2010. Ao todo, 87,9% dos lares brasileiros possuem linha telefônica, seja fixa ou móvel. Destas, 40,8% possuem uma linha fixa, e 47,1% têm apenas telefone celular.

Ator que vai interpretar Steve Wozniak em filme sobre Jobs já foi escolhido

Reprodução
Josh Gad e Steve Wozniak
O ator que interpretará Steve Wozniak no filme independente Jobs, que contará a história do fundador da Apple, Steve Jobs, já foi escolhido, de acordo com o 9to5Mac.

Wozniak, que fundou a empresa junto com Jobs, será interpretado pelo comediante Josh Gad. Ele estará ao lado de Ashton Kutcher, que fará Jobs, no longa que deve sair no fim do ano.

Este filme independente contará a história de como Steve Jobs criou a Apple e se tornou um dos mais importantes e reverenciados empreendedores dos tempos modernos.

O roteiro não será baseado na biografia de Steve Jobs escrita por Walter Isaacson. O livro também receberá uma adaptação para o cinema que está sendo produzida pela Sony Pictures.

Google contra Oracle: antigo presidente da Sun defende direito de uso do Java no Android

Reprodução
Google versus Oracle
O antigo CEO da Sun Microsystems, Jonathan Schwartz, defendeu o direito do Google de usar a plataforma Java da maneira como quiser no Android. De acordo com a Wired, ele depôs no julgamento de violação de patente por parte do Google, que incluiu a linguagem no desenvolvimento do sistema móvel.

O Java foi desenvolvido pela Sun, que foi comprada pela Oracle em 2010. Pouco depois de adquirir a empresa, a Oracle processou o Google pelo uso do Java em seu sistema, afirmando que ele violava a propriedade intelectual da empresa.

Schwartz, porém, defendeu o uso do Java no Android. Apesar de afirmar não concordar com a forma como ele é usado pelo Google, o executivo disse que nunca teve a intenção de barrar o desenvolvimento em Java no Android.

O julgamento da Oracle e Google a respeito do suposto uso de patentes da Oracle no Android começou na semana passada, quando os CEOs das duas empresas falaram sobre a questão. Na semana que vem, que deve ser a última do julgamento, a discussão será sobre quais foram as patentes que o Google teria violado no desenvolvimento do seu sistema móvel.

Steve Jobs queria se vestir de Willy Wonka e fazer um tour pela sede da Apple


Steve Jobs (Willy Wonka)
Além da famosa biografia de Walter Isaacson sobre Steve Jobs, a obra Insanely Simple: The Obsession That Drives Apple’s Success, do escritor Ken Segall, também conta algumas situações da vida do co-fundador da Apple.

O título ainda não foi lançado no Brasil, mas já chama a atenção no cenário internacional. Isso porque, de acordo com o MacRumors, o livro, escrito pelo publicitário que fez algumas das campanhas e comerciais mais premiados da empresa da maçã, diz que Jobs planejava fazer uma grande festa baseada no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate".

O evento seria realizado para comemorar a venda do iMac de número 1 milhão, e seria dividido em duas partes: na primeira, Jobs cumprimentaria o ganhador usando uma fantasia completa de Willy Wonka - com direito a um certificado em forma de bilhete dourado na caixa do aparelho premiado. Já na segunda, o sortudo vencedor ganharia um tour pela sede da Apple, em Cupertino, guiado pelo empresário em sua fantasia.

Apesar do projeto ser criativo, a campanha não saiu do papel, pois as leis estaduais da Califórnia não permitiam coisas do tipo. Na época, era proibido promover sorteios atrelados a compras de produtos.

Testes de servidor do Diablo III atingem 300 mil usuários

Reprodução
Diablo III
Nos testes de servidores feitos durante os dias 20 à 23 de abril, 300 mil jogadores se logaram para jogar Diablo III
Entre os dias 20 e 23 de abril, a Blizzard abriu o Beta do game Diablo III para o público em geral. O objetivo era testar a capacidade de seus servidores e ver o limite de usuários conectados simultaneamenteNos momentos de pico, 300 mil gamers estiveram jogando ao mesmo tempo. Os resultados mostram que os servidores da empresa conseguem aguentar um grande número de jogadores, segundo o site Geek.

Um funcionário da empresa tuitou: "Eu acho que chegamos a algo próximo de 300 mil jogadores simultâneos. A quantidade total [do período]? Não sei... muitos".

Os testes serviram para que a Blizzard pudesse coletar alguns dados importantes antes do lançamento oficial, que ocorrerá no dia 15 de maio. Para ser um dos primeiros a se aventurar pelos novos mundos de Diablo III, clique aqui e garanta seu lugar!

'Se não mudar de líder, Apple perderá seu carisma', afirma CEO da Forrester


Tim Cook
Segundo George Colony, CEO de um dos principais institutos de pesquisa de mercado e marketing do mundo, o Forrester, a Apple deve perder nos próximos anos sua característica mais inovadora: o carisma.

A declaração foi feita no blog oficial da organização. Colony afirma que, no aspecto de liderança de companhias, existem três categorias de empresas: as burocráticas, as tradicionais e as carismáticas (como a Apple, quando era liderada por Steve Jobs). O CEO da Forrester ressalta que líderes carismáticos só podem ser substituídos por outros líderes carismáticos.

No caso da empresa da maçã, a escolha do ex-chefe de operações, Tim Cook, para substituir Jobs pode tornar a companhia mais burocrática, menos inovadora e, a longo prazo, menos competitiva no mercado.

Colony cita um exemplo de que a Apple poderia iniciar um processo de declínio e se transformar em uma nova Sony: a empresa japonesa foi sinônimo de inovação e referência nos anos 1980 ao lançar produtos marcantes, como o Walkman. No entanto, a marca hoje é baseada em poucos produtos renomados, como o PlayStation 3, por exemplo.

Apesar de Cook ser "um executivo competente", Colony acredita que executivos da Apple da área de design, como Jon Ive ou Scott Forstall, possuem um perfil mais parecido com o de Jobs, e seriam melhores escolhas para chefiar a Apple.

Além disso, George Colony declarou que, quando Steve Jobs morreu, levou consigo três coisas essenciais para evitar a desaceleração da Apple: uma liderança singular e carismática da empresa, que está ligada diretamente ao desempenho dos funcionários; 2) a capacidade de assumir grandes riscos; e uma habilidade incomparável para imaginar e projetar produtos.

Valve levará Steam para o Ubuntu

Reprodução
Steam no Ubuntu
Uma ótima notícia para os usuários do Ubuntu: o site Phoronix apurou que a Valve quer levar a Steam para o sistema operacional.

O projeto não havia saído até agora por falta de real direcionamento e foco. Mas, isso mudou, segundo o site. O objetivo é levar tanto a plataforma de games Steam quanto a engine para o outro sistema.

A previsão é de que a migração seja para o Ubuntu, um dos sistemas baseados no Linux, sem que haja a necessidade de uso do Wine, software usado para rodar aplicações Windows no Linux. Ao que parece, o game Left 4 Dead foi o escolhido para fazer parte dos testes de desenvolvimento. Half-life e Portal também serão lançados para o SO.

Reprodução

(Foto do escritório da Valve. Processo de portabilidade de sistemas operacionais já está em operação)

Tudo indica que o lançamento da plataforma no Ubuntu ocorra ainda este ano. Claro, ele será um software beta e, por enquanto, só terá o Left 4 Dead para se jogar.

Dicas de segurança para donos de pequenas empresas

Reprodução
Segurança virtual
Conheça como agem, que ferramentas usam e como se proteger das pessoas que querem roubar você pela internet!
Páginas de pequenas empresas são, cada vez mais, alvo de crimes virtuais. Uma pesquisa recente da Kaspersky afirma que 98% dos sites corporativos sofreram algum tipo de ataque no último ano - sejam eles bem ou mal sucedidos.

O site Mashable elaborou algumas dicas para os donos de pequenos negócios aprenderem um pouco mais sobre como os ataques são feitos e arquitetados, e como os empreendedores podem se armar para lutar contra os criminosos cibernéticos.

Primeiro, temos que conhecer as características dos principais ataques virtuais. Os criminosos normalmente agem em conjunto para que o investimento seja o menor e os lucros, os maiores. Isso acontece com a ajuda dos chamados bots, que são computadores controlados pelos próprios hackers para realizar invasões em diversos sites ao mesmo tempo. Para pegar dados valiosos, os criminosos utilizam spams, ataques a senhas, malwares e até comprando anúncios do Google e se passando por páginas oficiais das empresas, por exemplo.

Um dos tipos mais comuns de ataque se chama "SQL Injection". Esse tipo de ataque se aproveita de falhas de segurança de sistemas que interagem com bases de dados via SQL, ou seja, grande padrão de linguagem de banco de dados.

A injeção de SQL se baseia na inserção de um código malicioso em meio aos caracteres que são enviados ao sistema. Quando esse código é executado, o criminoso consegue acesso ao sistema da vítima, e aí é possível acessar informações, como dados de cartões de crédito e dados administrativos de empresas.

Outro tipo comum de ataque é o que explora vulnerabilidades nas próprias páginas, ao invés de atacarem os códigos. Um grande exemplo são os comentários de spam. Inseridos em sites e fóruns, eles levam os usuários a páginas falsas que vendem produtos falsos e que, na verdade, só servem para distribuir malwares. Esse tipo de ataque pode fazer com que o site da empresa seja prejudicado nos resultados de pesquisa de buscadores.

Os "ataques por negação de serviço" também são comumente utilizados por crackers e criminosos cibernéticos. Esse tipo de ataque faz com que o site tenha seu tráfego sobrecarregado, o que resulta na queda da página. Os criminosos utilizam esse tipo de intervenção para chantagear os donos, fazendo com que eles paguem por excedente de tráfego. Mas, como se proteger de tudo isso?

A primeira dica é não economizar no serviço de Firewall da sua empresa. Há diferentes tipos de firewalls: um deles é o baseado em software, por exemplo, o que vem junto com o Windows. Esse programa criará uma lista de permissões de conexão entre seu computador e a internet. Porém, se você baixar um arquivo malicioso, ele poderá alterar essas configurações, permitindo que você se conecte a sites maliciosos.

Porém, já existe o chamado Serviço de Firewall em Nuvem. Ele possui gestão de aplicações, serviços de detecção e prevenção de intrusos e até filtros de URLs. A nuvem entra para bloquear ataques e para compartilhar essa informação com você.

Outra dica importante é sempre monitorar sua página. Se há vulnerabilidades, elas devem ser consertadas antes que se tornem uma dor de cabeça. Também vale a pena pensar em ferramentas que previnam comentários de spam em seu site. Elas dispensam o uso de um moderador de carne e osso e impedem a postagem de bots em sua página.

Corra e se proteja, porque as ameaças estão à solta!

Infográfico: o declínio do Yahoo!




47
Share
Imprimir



Yahoo!
O Yahoo! vive um momento bastante delicado. Um dos maiores nomes da internet na virada do milênio, o portal agora sofre com cortes de empregos, brigas internas entre acionistas e diretores e chegou a considerar a venda ou fusão com outra companhia no ano passado.

Os principais serviços oferecidos pelo Yahoo! foram superados nos últimos anos - principalmente por ferramentas do Google, como o mecanismo de busca e o email gratuito.

A primeira consequência da forte concorrência e da dificuldade do Yahoo! se adaptar aos novos tempos foi relacionada ao valor de mercado da empresa. Em 2006, o Yahoo! valia US$ 55,6 bilhões. Hoje, vale cerca de US$ 19 bilhões. A receita segue em queda enquanto os gastos crescem.

Em 2008 começaram os grandes cortes na equipe. O antigo CEO, Jerry Yang, mandou 10% dos funcionários embora. O atual, Scott Thompson, também anunciou recentemente um corte de 14% da força de trabalho do portal.

Desde que assumiu o comando da empresa, em janeiro, Scott Thompson não conseguiu atingir a sua primeira meta, que era fazer as ações voltarem a subir. Pelo contrário - nos primeiros meses deste ano, elas caíram 6%. Atualmente, uma ação do Yahoo! vale cerca de US$ 20, e faz três anos que não supera essa marca.

O infográfico abaixo, desenvolvido pela Hightable, mostra um pouco da queda do Yahoo! nos últimos anos:

Reprodução

Qual o real motivo do Facebook adiar seu IPO?

Reprodução
Facebook
O IPO (oferta pública inicial) do Facebook estava agendado para maio de 2012 e até alguns analistas de mercado chegaram a afirmar que a rede social teria sua estreia no mercado de ações antes mesmo disso. No entanto, isso não deve acontecer.

De acordo com o site Venture Beat, o atraso no IPO do Facebook não tem relação com Mark Zuckerberg e as recentes aquisições feitas pela rede social (como dito anteriormente), mas sim com o momento do mercado. Segundo a publicação, este é um período terrível para qualquer empresa iniciar as vendas de suas ações.

No gráfico abaixo é possível ver o desempenho de seis empresas de tecnologia no mercado de ações no último mês. O LinkedIn é a única companhia que não está perdendo valor, porém, também não apresenta crescimento expressivo. Já as outras empresas perderam de 15% a 30% do seu valor.

Reprodução

Para quem acha que esta tendência está acontecendo apenas no setor de tecnologia, se enganou. No gráfico abaixo, que mostra o desempenho das bolsas no último mês, também é possível ver que as coisas não andam bem para o setor. O indicador mais estável ganhou menos de 1% e todos os outros indicadores econômicos caíram nos últimos 30 dias.

Reprodução

No entanto, ao dar uma olhada nas estatísticas do ano passado ou dos últimos seis meses, é possível ver um cenário bastante diferente. No geral, a economia global estava crescendo fortemente entre janeiro e fevereiro, mas os indicadores econômicos desaceleraram entre fevereiro e março e atingiram seu ápice de diminuição de velocidade no fim de março e início de abril.

Reprodução

Portanto, é óbvio que o Facebook está tomando suas decisões com base nestas estatísticas. Em fevereiro, um momento robusto da economia global, a rede social preencheu um formulário para registrar seus títulos junto à SEC, Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos. Mas, agora que houve uma desaceleração e até um declínio, parece que Mark Zuckerberg vai adiar esta entrada no mercado de ações. E isto faz total sentido.

A menos que o mercado global e as recentes ofertas públicas iniciais no setor de tecnologia mudem drasticamente em breve, não há a menor chance de vermos um IPO do Facebook em maio.

O analista Lee Simmons, da Dun & Bradstreet, especialista em IPO de tecnologia, disse ao Venture Beat que, para conseguir saber quando o Facebook vai se lançar no mercado de ações, é preciso acompanhar os índices. Caso o mercado esteja agitado, é bastante provável que haja um atraso.

"Em maio do ano passado, quando o LinkedIn lançou seu IPO, parecia que o mercado de ações iria muito bem até o fim do ano. Então, tudo despencou", lembrou Simmons. "Como resultado do mini colapso do mercado em agosto, as ações do LinkedIn experienciaram severas turbulências e ainda não conseguiram se recuperar por completo", concluiu.

Reprodução

Logo, se você está ansioso para comprar ações do Facebook e está sempre procurando por sinais do momento em que a rede social vai lançar seu IPO, o VentureBeat afirma que é melhor ficar de olho no índice S&P 500 ao invés de só dar ouvido a boatos. A previsão financeira é a melhor maneira de acompanhar o dinheiro.