twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Google Docs ganha mais 450 fontes e 60 templates

Reprodução
Google Docs
O Google Docs ganhou uma nova atualização que incluiu cerca de 450 novas fontes ao pacote de produtividade online, além de 60 novos templates. O anúncio foi feito no blog oficial do serviço.

Os novos templates ajudam a criar panfletos, convites e apresentações para trabalhos escolares, por exemplo, e podem ser usados com as novas fontes disponibilizadas no aplicativo.

Para usar as novas fontes, ao entrar em um documento, você deve ir no campo de mudança de fonte e escolher a opção "Add Fonts". Uma caixa abrirá com novas opções para adicionar à lista padrão do Docs.

Reprodução

Os aplicativos do Docs, que permitem edição de textos, apresentações e planilhas online, ganharam recentemente integração com o serviço de armazenamento na nuvem Drive, do Google. Agora os usuários podem acessar com facilidade os documentos disponíveis na internet em qualquer dispositivo, além de enviar novos arquivos para o Docs.

Facebook adiciona novo botão de ação para aplicativos

Reprodução
Facebook
O Facebook adicionou mais interação dos usuários com os aplicativos disponíveis na rede social. Agora os desenvolvedores podem criar novos botões de ação, além dos tradicionais curtir e comentar, para os apps que aparecem na linha do tempo.

As novas ações são customizáveis e dependem do funcionamento de cada aplicativo. Um exemplo dado pelo Facebook de como a novidade funciona foi no Foursquare, que agora tem a ação "Salvar este local". Assim, quando um amigo der check-in em algum lugar, você poderá marcar o estabelecimento para visitar no futuro, por exemplo.

Reprodução

"Os desenvolvedores podem designar um link de ação para qualquer coisa que definirem, que então aparecerá no Facebook", escreveu Alex Wyler, desenvolvedor da rede social, em um post no blog oficial da empresa.

Outro exemplo de como a novidade funciona é no site Fab.com, que agora ganhou um botão "Favorite o produto", que adiciona o item à lista de favoritos do usuário.

Reprodução

Microsoft anuncia fim da marca Windows Live


Windows 8 Consumer Preview
Depois de muita especulação, a Microsoft confirmou nesta quarta-feira (02/05) que vai descontinuar a marca Windows Live. O anúncio foi feito no blog Building Windows 8.

No entanto, os mais de 500 milhões de usuários que utilizam os serviços da marca não precisam se desesperar: os programas, que desde 2005 operam sob esse selo, continuarão ativos, com a diferença de que estarão mais integrados aos dois principais sistemas operacionais da empresa, o Windows e o Windows Phone. Além disso, amigos no Twitter, Facebook, LinkedIn e outras redes sociais estarão todos reunidos em uma só agenda, facilitando o contato com qualquer pessoa.


A mudança se dá por dois motivos: o primeiro é porque uma série de falhas foram apontadas por aqueles que usam o Live com frequência. Segundo o post no blog, embora alguns sejam líderes em mercados específicos, os serviços da marca sempre foram menos atrativos que os da concorrência quando o assunto é qualidade; isso tudo sem contar a variação de nomes que o Windows Live teve ao longo dos últimos sete anos, o que não ajudou muito a Microsoft a alavancar suas campanhas de marketing.

O segundo motivo é porque a Microsoft pretende interligar o Windows 8 e o Windows Phone a todos os outros serviços da empresa através da cloud computing, concretizando a ideia que antes foi pensada para o Windows Live: integrar e conectar os produtos em um único lugar.

Para solucionar esses problemas, a companhia declarou que, a partir de agora, os serviços-chave serão independentes, mas ao mesmo tempo conectados aos sistemas operacionais para desktops e smartphones (Windows 8 e Windows Phone, respectivamente) através do serviço em nuvem SkyDrive. Uma vez logado no Windows 8, haverá a possibilidade de sincronizar configurações de perfil, como idioma e esquema de cores, por exemplo.

Outra alteração importante é a nomenclatura da conta dos usuários: antes, era Windows Live ID, mas agora é apenas Conta Microsoft. Ela servirá não só para os serviços de e-mail e chat, mas também para o Zune e o Xbox LIVE Arcade.

Aproveitando bom momento, executivo da Apple vende 95% de suas ações da empresa

Reprodução
Apple
Aproveitando o bom momento pelo qual a Apple vem passando, Scott Forstall, vice-presidente sênior de softwares para o iOS, vendeu, na última semana, 64.151 ações da Apple a preços que variaram de US$ 601 a US$ 605. Estima-se queo executivo tenha embolsado US$38,7 milhões (cerca de R$69,6 milhões) com a negociação.

Segundo o Fortune, as ações vendidas fazem parte das 120 mil ações que Philip ganhou como bônus em 2008. Ele já havia se desfeito de boa parte delas em março para pagamento de impostos. Agora, o VP detém cerca de 3 mil ações, que hoje valem US$1,8 milhão (cerca de R$3,2 milhões).

Reprodução

(Scott Forstall, vice-presidente de softwares do iOS, vendeu 95% das ações que detinha da Apple)

Apesar de haver muita especulação sobre sua saída da empresa, já que ele se desfez de 95% das ações que detinha nos últimos anos, Philip deverá continuar por lá. Ele ainda ganhará outros bônus em ações nos próximos anos, que podem chegar a 250 mil papéis.

O executivo vem desenvolvendo um bom trabalho na Apple. Suas atividades geraram lucros exorbitantes para a empresa recentemente: dos US$ 39 bilhões (cerca de R$ 70 bilhões) faturados pela maçã no último trimestre, 29 bilhões (cerca de R$ 52 bilhões) vieram de sua divisão.

Forbes divulga lista das empresas de tecnologia mais poderosas do mercado

Reprodução
LinkedIn
A revista Forbes divulgou sua lista anual com as 25 maiores empresas de tecnologia do mundo. Na lista, estão diversas companhias desenvolvedoras de softwares corporativos, empresas focadas na indústria da saúde e até sites inusitados como o Ancestry.com, que permite que as pessoas chequem sua árvore genealógica, e o Shutterfly, que oferece serviços de fotos online.

A Apple está em segundo lugar no ranking, o que foi uma surpresa para a publicação, já que o crescimento da fabricante tem alcançado a média surpreendente de 43% ao ano. Mas, de acordo com a revista, existem muitas empresas fascinantes no circuito e, portanto, mesmo a companhia mais quente do momento não conseguiu faturar o primeiro lugar.

Quem está no topo da lista é o LinkedIn, que apresentou um excelente crescimento médio nos últimos três anos. Segundo a Forbes, a rede corporativa cresceu 115% nos últimos 12 meses e suas ações aumentaram 144% desde o seu IPO, que ocorreu no ano passado. Por conta disso, ela é a atual campeã.

Veja o ranking completo abaixo.

Reprodução
Reprodução
Reprodução

Novo iPad chega no Brasil em 11 de maio


Novo iPad
A TIM acaba de confirmar que será a primeira operadora a lançar o novo iPad no Brasil. A terceira geração do tablet da Apple chega às lojas brasileiras a partir da próxima sexta-feira, dia 11 de maio. Ainda não foram divulgados os preços do dispositivo.

O novo iPad foi homologado pela Anatel no último dia 13 de abril, quando a agência autorizou a venda do produto em solo nacional. A homologação também detalhou a compatibilidade de dois modelos: o A1416, com Wi-Fi, e o A1430, com as redes 3G e 4G, mas ainda não se sabe se a opção de quarta geração funcionará por aqui devido à incompatibilidade da rede 4G brasileira (2,5 GHz) com o atual modelo do aparelho. Contudo, todas as variantes do aparelho - 16 GB, 32 GB e 64 GB - foram certificadas.

Anunciado no início de março por Tim Cook, o novo iPad traz como principal novidade a tela retina com resolução de 2048x1536, além de conexão 4G (LTE), processador gráfico quad-core, gravação de vídeos em 1080p e o sistema operacional iOS 5. Até agora, já foram vendidos mais de 3 milhões de aparelhos em todo o mundo.

Bing, da Microsoft, terá novo visual


Bing
O Bing, serviço de buscas da Microsoft, sofrerá uma mudança em seu visual. E, de acordo com imagens do site TechCrunch, o buscador parece ter adotado um design bastante semelhante ao de seu principal rival, o Google.

Mas um detalhe é apontado como o segredo de toda essa mudança. Apesar de parecer muito com o concorrente, a Microsoft optou por deixar a página mais limpa, com menos informações amontoadas. Há mais espaço em branco entre os resultados e também na coluna da esquerda. A ideia da gigante de Redmond é aproveitar o descontentamento dos usuários que reclamam da poluição visual do Google com anúncios e outros detalhes.

Segundo a análise do portal Business Insider, a mudança, por um lado, é encarada como um mau sinal, já que mostra que a Microsoft ainda não encontrou a fórmula ideal para seu negócio ao copiar a concorrência. Por outro, as atualizações da criadora do Windows podem significar que a empresa tentará reagir no universo das pesquisas na internet.

Vale lembrar que a semelhança entre Bing e Google está nas páginas internas. As iniciais continuam distintas.

Concorra a 5 licenças do antivírus pago Kaspersky ONE Universal Security 2012 - Atualizado


Kaspersky ONE
Todo mundo erra ao digitar o endereço de um site. Troca-se uma letra aqui, outra lá, e assim o internauta que esperava chegar a um site, acaba caindo em outro. Esse tipo de erro é bastante comum e os cibercriminosos costumam explorar o deslize na digitação para direcionar os usuários incautos para sites maliciosos, cujo nome é bastante parecido com o original.

Esse tipo de ataque é chamado de typosquatting, onde o criminoso compra e registra um domínio de internet usando um nome parecido com o legítimo, mas com uma diferença de uma letra a mais ou a menos no nome. Assim o usuário despercebido na digitação será direcionado ao site falso, sem às vezes perceber.

Recentemente, um cibercriminoso brasileiro registrou em poucos dias 80 domínios maliciosos, usando o nome de 6 grandes bancos brasileiros, esperando que a vítima acredite estar na página legítima, quando na verdade está numa página falsa preparada especialmente para roubar suas credenciais de acesso.

E como manter a segurança do seu computador e afastar suas informações pessoais do alvo desses criminosos virtuais? O Olhar Digital, em parceria com a Kaspersky, vai te dar uma mãozinha. Vamos sortear 5 licenças da versão paga do antivírus Kaspersky ONE Universal Security, que podem ser instaladas em até três locais, ao mesmo tempo - seu PC, um laptop e um smartphone, por exemplo.

Para participar, é só seguir o nosso perfil no Twitter (@olhardigital), o da Kaspersky Brasil (@kasperskybrasil) e retwittar a frase: "Quer ganhar três licenças do ONE Universal Security 2012? Dê RT, siga @olhardigital e @kasperskybrasil para concorrer http://kingo.to/14Gf". O link do kingo.to precisa, obrigatoriamente, estar presente no seu Tweet, já que ele é a sua "senha" para participar.

A escolha será feita pelo site sorteie.me, que gera resultados aleatórios por meio do random.org. Você tem até as 16h de quarta-feira, 02/05, para participar. O resultado será divulgado aqui no olhardigital.com.br às 19h do mesmo dia.

Detalhes do Kaspersky ONE Universal Security 2012 É cada vez mais comum ter vários dispositivos digitais, e todos eles precisam de proteção contra o crime virtual. Agora, o Kaspersky ONE torna a segurança de vários dispositivos mais fácil que nunca. Com apenas uma licença, você pode proteger facilmente qualquer computador (PC e laptop), Macs, tablets Android e smartphones.

Com uma licença do Kaspersky ONE para 3 dispositivos, é possível proteger, por exemplo, o seu desktop doméstico, um laptop e um smartphone.

ATUALIZADO: veja quem foram os ganhadores:

- Leonardo Clemente (@LeoTonelada)
- Guilherme F. Conci (@guilherme_conci)
- Leandro de Andrade (@le_deandrade)
- Oziel Pereira Neves (@oziel_ro)
- Petrius Lima (@petriuslima)

Reprodução

E-mail marketing: os desafios da entregabilidade

Reprodução
E-mail


Fator crucial em qualquer campanha de e-mail marketing, a entregabilidade pode determinar o sucesso ou o declínio de qualquer ação. Segundo dados da Return Path, a média global de ingresso na caixa de entrada é de 81%, sendo de 86% nos Estados Unidos. Já no Brasil, essa taxa é de 64%, o que aponta que estamos a 17 pontos percentuais da média global e a 22 da média dos Estados Unidos, uma espantosa distância para o potencial que nosso e-commerce e nosso marketing digital representam.

A entregabilidade é um grande desafio para as ações de e-mail marketing no mercado brasileiro. Dessa forma, existem fatores que podem levar a sua taxa de entregabilidade à ruína, consolidando um baixo retorno sobre sua campanha, além de comprometer a reputação da marca. Quanto mais se faz spam e não se aplicam as boas práticas, mais o fator entregabilidade fica reduzido e aumentam as chances de que o destinatário não reconheça o remetente que gostaria de se comunicar com ele com relevância.

Dentro desses pontos é preciso levar em conta, primeiramente, o desenvolvimento do template. Normalmente, as empresas querem colocar todas as ofertas e a mensagem fica longa. É importante que, durante o planejamento de design, a quantidade de texto já seja limitada e que a imagem para o HTML seja leve. Costumamos trabalhar com o tamanho de 30 KB como aceitável; com mais que isso, pode haver problemas na entregabilidade.

Uma vez desenvolvido o template, é preciso levar em conta o servidor de e-mail utilizado pelo usuário. Alguns servidores apresentam maior restrição em relação a tamanho do e-mail, conteúdo e reputação do remetente, dificultando a entrega da mensagem.

Assim que o template e os servidores são entendidos, é hora da formulação do título do e-mail marketing. Algumas palavras e frases são praticamente proibidas para compor o assunto da mensagem, como: "promoção", "teste agora" e "últimas oportunidades", entre outras. Além disso, devem ser tomadas determinadas ações para otimizar o título, a abertura e a entregabilidade das campanhas.

Todos esses pontos devem seguir as boas práticas, levando-se em conta que o e-mail marketing não deve ser usado para prospecção, mas sim como uma ferramenta de comunicação com o usuário, que deve ser tratado com relevância, segmentação e informações assertivas. A boa campanha de e-mail marketing cria relacionamentos, é conveniente, prestativa, informativa, importante e desejada pelo destinatário.

Todos esses elementos, se bem trabalhados, contribuem para a geração da reputação do remetente. Quando bem construída, a reputação garante às mensagens um caminho livre de barreiras para alcançar o destino final, a caixa de entrada do usuário.

E esse caminho ainda pode contar com outros facilitadores, como a certificação Return Path, que identifica que o envio do e-mail marketing é feito por um remetente com boa reputação, aumentando a taxa de entregabilidade da mensagem eletrônica direto na caixa de entrada do destinatário.

Em suma, diversos são os fatores que podem alavancar ou restringir a entregabilidade de uma campanha de e-mail marketing. Determinar o sucesso dessa taxa de entrega só depende de como suas ações são desenvolvidas. As ferramentas foram expostas, basta saber como utilizá-las. Desafio aceito?

CISPA: Mozilla se posiciona contra o projeto

Reprodução
CISPA
Uma grande empresa de tecnologia se posicionou oficialmente contra o projeto CISPA, que está sendo votado nos Estados Unidos. A Mozilla, fundação responsável pelo navegador Firefox, declarou à Forbes que é contra a lei de vigilância da web proposta por congressistas norte-americanos.

"Nós apoiamos uma internet mais segura, mas o CISPA vai muito além disso", disse um representante da fundação à Forbes. "A lei fere a nossa privacidade e garante imunidade a empresas e ao governo que são muito amplas sobre o uso indevido de informações."

O projeto do CISPA dá poder a agências de segurança e empresas dos Estados Unidos para trocarem informações sobre pessoas consideradas suspeitas de cometer crimes pela web. Os críticos afirmam que os conceitos que definem uma pessoa como suspeita são muito vagos, e que isso fere a privacidade dos usuários.

Diferente do SOPA e do PIPA, que causaram forte mobilização tanto de empresas como de usuários que eram contra o projeto, o CISPA é visto com bons olhos por alguns grandes nomes da tecnologia, como Facebook, Microsoft e Oracle, que já declararam apoio ao projeto. A Mozilla é a primeira grande representante da indústria a se declarar contra a lei.

O projeto do CISPA está sendo votado no congresso norte-americano. Na semana passada, o projeto foi aprovado pelos deputados, e agora depende da votação do Senado. O texto foi aprovado no congresso mesmo após a Casa Branca se posicionar contra a lei.

Twitter tentou comprar Camera+, um concorrente do Instagram

Reprodução
Twitter
Depois da negociação frustrada com o Instagram, o Twitter tentou também adquirir outro aplicativo de fotos, o Camera+, de acordo com a CNET.

O Camera+, da produtora Tap Tap Tap, tem recursos parecidos com o Instagram, como a possibilidade de ver fotos de amigos, imagens populares e enviar as próprias fotos.

As negociações com o Twitter fracassaram pois a produtora não queria mudar todos os funcionários para San Francisco. A Tap Tap Tap tem um escritório na cidade com alguns trabalhadores, mas também conta com outros 20 espalhados pelo mundo.

O CEO do Twitter, Dick Costolo, disse a jornalistas japoneses que a empresa não tem planos de comprar um competidor do Instagram para dar uma resposta ao Facebook. Apesar disso, a empresa foi atrás do Camera+, mas a negociação não foi bem sucedida.

Doadores de órgãos se multiplicam nos EUA após novidade do Facebook

Reprodução
Facebook
O primeiro dia após o lançamento do novo recurso do Facebook, que permite adicionar a opção de ser um doador de órgãos à Linha do Tempo, foi bastante positivo para instituições que procuram doadores. O Donate Life California, por exemplo, teve um aumento de 800% nos cadastros após a liberação da novidade, de acordo com a CNET.

O recurso, anunciado ontem por Mark Zuckerberg, permite que os usuários da rede social informem na timeline que são doadores de órgãos. A rede social, então, facilita a conexão dessas pessoas a quem esteja precisando de transplante.

Para quem não é registrado em nenhum centro de doação de órgãos, a opção também oferece links para organizações na cidade do usuário que façam cadastro de interessados em doar seus órgãos para ajudar pessoas que precisam.

Por enquanto, o recurso é restrito a usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido, mas pode ser ampliado para outras localidades no futuro. De acordo com a rede social, apenas no país norte-americano, 114 mil pessoas estão na fila à espera de um coração, rim ou fígado. "Muitos desses - uma média de 18 por dia - morrem esperando", afirmou a rede social em um release.

"A missão do Facebook é simples: ajudar a fazer um mundo mais aberto e conectado. Mas a nossa comunidade tem mostrado que, ao conectar e dividir, o mundo fica menor e melhor. Um único indivíduo pode mudar a vida de outro e, no Facebook, chamamos isso de poder dos amigos", afirmou a empresa.

Rumor: primeiro Windows Phone 8 da Samsung usará hardware do Galaxy S III

Reprodução
Windows Phone
O Windows Phone 8 deve chegar até o fim do ano e a Microsoft pretende conseguir mais apoio de fabricantes para aumentar a participação do sistema operacional móvel no mercado. De acordo com o Windows Phone Life, a empresa se aproxima da Samsung para ter um dispositivo a altura dos smartphones com Android da empresa.

O primeiro Windows Phone 8 da Samsung deve receber o nome de Focus II, sendo, de certa forma, uma atualização do Focus, lançado em 2010. O smartphone também vai usar o mesmo hardware e a base do design do Galaxy S III, o potente smartphone com Android da sul-coreana.

Isso significa que o Focus II deve sair com um processador quad-core, chamado Exynos, anunciado na semana passada e que vai equipar o Galaxy S III. Com isso, a Microsoft garantiria um dispositivo potente com o Windows Phone 8, capaz de competir com os principais aparelhos com Android do mercado.

Por enquanto, parte das especificações técnicas e o design do Galaxy S III permanecem um mistério. A Samsung vai anunciar o dispositivo oficialmente nesta quinta-feira (3/5) em um evento em Londres.

Cuidado, Raspberry Pi! Intel revela um novo computador ultra-compacto

Extreme Tech
Intel NUC
Detalhes de um novo computador ultra-compacto da Intel estão começando a surgir, segundo o site Extreme Tech. A companhia demonstrou um protótipo pela primeira vez em uma convenção em Boston (Estados Unidos) que aconteceu no início de abril e, alguns dias depois, apresentou novamente no Intel Platinum Summit em Londres (Inglaterra).

Chamado de NUC (Next Unit of Computing), o pequeno computador possui 10 x 10 centímetros, tem um processador Sandy Bridge Core i3/i5 e vem com entradas Thunderbolt, HDMI e USB 3.0. Em um lado da placa-mãe há dois slots de memória SO-DIMM e dois mini PCIe. Já no outro lado há um soquete de CPU com processadores Core i3 e i5 e um dissipador de calor junto de um ventilador.

De acordo com Fred Birang, engenheiro sênior de marketing de produto da Intel, o NUC será destinado a painéis eletrônicos e totens. Mas, segundo o site, também poderia ser usado como set-top box ou um sistema introdutório para crianças. Com este tamanho, o NUC é um dos menores computadores do mercado, perdendo apenas para o famoso Raspberry Pi, que possui 8,5 x 5,5 centímetros.

Sobre o preço do computador, é quase certo que o NUC não será tão barato quanto o Raspberry Pi, que custa em torno de US$ 25. Mas, deverá ser vendido por cerca de US$ 100, de acordo com o site.

Sobre o Raspberry Pi

Desenvolvido pela Fundação Raspberry Pi, o computador possui duas versões: a mais simples, modelo A, custa US$ 25 (cerca de R$ 45), tem 128 MB de memória e conexão com a internet através de um adaptador USB. Já a versão mais cara do produto, modelo B, é vendida a US$ 35 (R$ 60), mas tem o dobro de memória (256 MB) e conectividade à web por meio de uma rede cabeada.

Ambos os modelos possuem um processador modesto - ARM de 700 Mhz -, entradas USB e HDMI para conectar o Raspberry Pi em um televisor, mouse ou até teclado, e a possibilidade de utilizar um cartão SD de memória para o armazenamento de dados. Outra característica é que, dependendo do gosto de cada usuário, o Pi pode rodar algumas distribuições do Linux e softwares leves.