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quinta-feira, 10 de maio de 2012

Teste: você é viciado no Facebook?

Reprodução
Facebook
Por que algumas pessoas desenvolvem uma dependência tão grande do Facebook? O Dr. Cecilie Schou Andreassen, da Universidade de Bergen, na Noruega, tem uma teoria. De acordo com o pesquisador, a dependência à rede social ocorre principalmente entre usuários mais jovens, e tende a seduzir aqueles mais ansiosos ou inseguros socialmente - provavelmente porque esse perfil de usuário tem maior facilidade em se comunicar via Facebook do que pessoalmente.

O TG Daily, responsável pela publicação da pesquisa, mostra que na outra ponta, pessoas que são organizadas e mais ambiciosas são menos dependentes do Facebook, já que usam o espaço como parte de seu trabalho e networking.

Andreassen também percebeu que mulheres têm mais chances de desenvolver essa dependência. "Como o Facebook virou algo muito presente em nosso dia a dia, é cada vez mais difícil entender esse limite. Os sintomas lembram muito aqueles da dependência química, como drogas e álcool", explica.

E você, é dependente do Facebook?

O Prof. Andreassen desenvolveu uma escala de dependência baseada em 6 critérios. Escolha uma resposta para as 6 categorias abaixo: (1) Muito raramente, (2) raramente, (3) Algumas vezes, (4) frequentemente e (5) muito frequentemente:

- você passa muito tempo pensando no Facebook ou em como utilizá-lo para alguma tarefa;
- você sente vontade de usar o Facebook sempre;
- você usa o Facebook para esquecer problemas pessoais;
- você já tentou diminuir o uso do Facebook, mas não obteve sucesso;
- você fica ansioso se não pode acessar a rede social;
- você usa tanto o Facebook que isso já te causou problemas no seu trabalho ou estudo.

Se respondeu "Frequentemente" ou "Sempre" em pelo menos 4 das 6 questões acima, é muito provável que você seja viciado no Facebook.

Qual foi sua pontuação

Facebook é líder nos finais de semana e feriados em abril

Reprodução
Facebook
O Facebook liderou o ranking de sites mais visitados no Brasil em todos os finais de semana e feriados de abril, exceto no sábado do dia 07. Entretanto, o Google Brasil permanece como site mais visitado durante os dias de semana e no período consolidado para o mês de abril. É o que revela o estudo mais recente da Experian Hitwise, ferramenta de inteligência digital que mensura o comportamento da maior amostra de internautas no Brasil e no mundo. Os dados apresentados no estudo dizem respeito apenas ao mercado brasileiro.

Data

Dia

Site Mais Visitado

01/04

Domingo

Facebook

06/04

Sexta-feira Santa (feriado)

Facebook

07/04

Sábado

Google Brasil

08/04

Domingo de Páscoa (feriado)

Facebook

14/04

Sábado

Facebook

15/04

Domingo

Facebook

21/04

Sábado Tiradentes (feriado)

Facebook

22/04

Domingo

Facebook

28/04

Sábado

Facebook

29/04

Domingo

Facebook

Demais

Dias úteis

Google Brasil

"Embora de forma geral nossas análises apontem que os brasileiros utilizam menos a internet nos finais de semana e feriados, com este levantamento verificamos que o Facebook acaba recebendo uma fatia maior do bolo durante os períodos de lazer", afirma Juliano Marcílio, presidente da Experian Marketing Services para América Latina.

Os dados revelam que o Google Brasil permanece na primeira posição em todos os dias úteis do mês, fato que permite ao buscador continuar como o mais visitado no mês de abril. Entretanto, a diferença entre o site da gigante de Mountain View e a rede social de Mark Zuckerberg é cada vez menor, conforme dados dos últimos 12 meses. Entre o mês de abril de 2011 e abril de 2012, o Facebook conquistou 7,64 pontos percentuais (p.p), ao sair de 2,12% de participação em visitas feitas pelos brasileiros para os atuais 9,76% registrados no mês passado. No mesmo período, o Google Brasil ficou praticamente estável, apresentando uma ligeira queda de 0,76 p.p., saindo de 11% de participação em visitas para 10,24%.

"Na verdade, o Brasil está seguindo, de maneira tardia, uma tendência global já verificada nas nossas análises em países como os Estados Unidos. Lá, desde março de 2010, o Facebook vem liderando os rankings mensais de sites mais visitados. Isto se deve, em grande medida, à própria natureza dos sites: enquanto um foi feito para proporcionar uma experiência quase que instantânea para os usuários, o outro pretende que eles interajam dentro dele o máximo possível", afirma Marcílio.

"É preciso lembrar também que o Orkut, até pouco tempo, reinava absoluto em nosso país no que diz respeito ao mercado de redes sociais. Este fato significou uma barreira competitiva real para que o Facebook pudesse crescer por aqui. Além disso, nos EUA, o mercado de buscadores é muito mais competitivo e ferramentas como o Bing e Yahoo! ficam com uma participação significativa. Entretanto, isso não acontece no Brasil, já que o Google detém mais de 90% das buscas feitas pelos usuários brasileiros, de acordo com dados da Experian Hitwise. Todos esses fatores, em última análise, contribuíram para que ele se tornasse um adversário difícil de ser alcançado – pelo menos até o momento”, conclui Marcílio.

A data de 1o de abril marcou a primeira vez que a rede social ultrapassou o buscador no Brasil em participação de visitas, conforme outro estudo recente da Hitwise divulgado pela empresa no dia 17/04 e disponível aqui.

Páginas Vistas Já em relação a páginas vistas, métrica que permite analisar melhor a interação dos usuários com cada site, o Facebook registrou 27,08% de participação, enquanto o Google Brasil obteve 6,87%. Estes números significam que praticamente uma em cada quatro páginas vistas pelos brasileiros durante o mês de abril pertenciam ao Facebook, fato garante a ele a primeira posição no mês também nesta métrica. O Google Brasil ficou em terceiro, atrás da sua própria rede social, o Orkut, que representou 8,22% das páginas vistas no período.

O pico de participação em páginas visitas do Facebook foi registrado no dia 29/04, domingo, quando a rede social obteve 31,31%.

Microsoft desenvolve detector de movimentos a partir do som

Reprodução
SoundWave, da Microsoft
A Microsoft já está desenvolvendo novas tecnologias similares ao Kinect, e apresentou em seu site uma delas: a captura de movimento a partir do som, chamada SoundWave.

A tecnologia funciona com speakers e o microfone. Ela emite um som que não pode ser ouvido pelo usuário, e as ondas podem ser interrompidas ao movimentar as mãos perto do computador. A mudança da frequência sonora permite que o SoundWave detecte diferentes gestos, segundo a Microsoft.

No site da Microsoft é possível ver um vídeo de demonstração da tecnologia. Nele, os pesquisadores conseguem realizar ações como mover a tela para cima ou para baixo de maneira similar a smartphones e tablets, porém, sem precisar encostar em nada - basta mexer as mãos.

Em outra demonstração, quando um usuário se aproxima do computador, a tela liga. E, ao se afastar, ela é desligada. O SoundWave detecta a presença de uma pessoa nas proximidades do computador com a mudança na frequência de som.

A grande vantagem do SoundWave para o Kinect é que a nova tecnologia não exige uma câmera para funcionar. O sistema ainda está sendo desenvolvido dentro dos laboratórios da Microsoft e ainda não pode ser testado pelo público.

CEO do Yahoo! pede desculpas por mentir sobre a sua formação




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Scott Thompson, CEO do Yahoo!
O presidente do Yahoo!, Scott Thompson, pediu desculpas ontem ao conselho de diretores do portal por ter mentido sobre a sua formação em seu currículo, segundo a Reuters.

Thompson também enviou um email a todos os funcionários da empresa com o pedido de desculpas. A ação do CEO do Yahoo! veio horas após o investidor Daniel Loeb pedir formalmente a demissão de Thompson do cargo que ocupa desde janeiro.

Loeb, que detém 5,7% das ações da companhia, apontou que o currículo de Thompson tinha um curso de Ciências da Computação criado após a data indicada pelo executivo. Thompson alega em seu CV que é formado em Ciências da Computação e Contabilidade, mas o investidor questiona a primeira formação.

"Eu quero que vocês saibam que estou profundamente arrependido de como essa questão está afetando a empresa e todos vocês", escreveu Thompson. "Todos nós estamos trabalhando duro para levar a empresa para frente e isso teve o efeito oposto. Por isso, assumo total responsabilidade, e quero me desculpar com vocês."

Os diretores do Yahoo vão fazer uma análise sobre a questão para decidir o futuro de Thompson dentro da empresa.

Rumor: HDTV da Apple virá com Siri e Facetime

Apple (Reprodução)
Apple
O site Cult of Mac divulgou nesta segunda-feira (07/05) algumas informações sobre o que pode ser a tão aguardada HDTV da Apple. Segundo o site, uma fonte que não quis se identificar esteve cara a cara com o protótipo do dispositivo e contou como será a televisão da fabricante.

De acordo com a fonte, o aparelho virá equipado com o sistema de inteligência artifical Siri, também encontrado no iPhone 4s, o que permitirá que os usuários ativem a TV apenas por comandos de voz. Além disso, o televisor terá uma câmera central, que tornará possível a realização de videoconferência no estilo Facetime (também presente no smartphone), o que garante que haverá conexão à internet via Wi-Fi.

A fonte ainda afirmou que a fabricante está preparando o dispositivo para entrar no mercado em breve, mas outros rumores recentes sugerem que a HDTV da Apple só deverá chegar às lojas em 2014. Um analista da J. P Morgan acredita que a empresa deverá, primeiro, reavivar seu set-top box, que será relançado em 2013, e, então, aguardar até o ano seguinte para apresentar a HDTV ao mercado.

Veja abaixo imagens do possível protótipo.

Reprodução

Investidor do Yahoo! quer demissão imediata do CEO da companhia


Scott Thompson
A disputa sobre a liderança do Yahoo! se intensificou neste fim de semana depois que um dos maiores investidores da empresa pediu a renúncia do líder da companhia, devido a informações falsas encontradas no seu currículo. Segundo a BBC, a investigação sobre a formação do executivo iniciou um debate público sobre a capacidade de Scott Thompson em liderar a companhia em um momento de dificuldade.

A empresa reconheceu que o currículo de Thompson continha informações erradas. O documento apontava que o executivo tinha duas graduações, uma em Ciências da Computação e outra em Contabilidade. No entanto, Dan Loeb, um investidor que detém 5,8% das ações da companhia, descobriu que o curso de Ciências da Computação havia sido criado apenas alguns anos depois da data indicada no CV do executivo.

Com isso, Loeb, o fundador da Third Point, pediu a renúncia imediata de Thompson, alegando quebra de confiança. Além disso, o investidor quer investigar irregularidades e possível má gestão de Thompson. Loeb ainda exigiu que o Yahoo! entregasse documentos e registros relativos ao recrutamento do CEO.

Aplicativo de chat do Facebook fica mais parecido com a vida real


facebook
O Facebook acredita que enviar mensagens via celular deveria ser como uma conversa cara a cara. Por isso, está atualizando seus aplicativos para iPhone e Android. A novidade é que agora, você pode ver se alguém leu a sua mensagem. Em outras palavras, será possível saber se a pessoa leu o conteúdo e não quis responder, ou se leu e demorou para escrever algo.

Para Peter Deng, diretor de produtos da rede social, "é mais fácil do que usar o aplicativo do Blackberry" e funciona para conversas em grupo. Nestes casos, o aplicativo mostra algo do tipo: "Visto por usuário 1, 2 e 3" logo abaixo da mensagem enviada.

Peter diz que o foco é criar uma nova experiência em mensagens e que este é apenas o começo das atualizações desses aplicativos que fazem as conversas móveis parecerem mais reais. "O 'read receipts' [é o nome da nova função] com certeza cumprirá essa função, já que o usuário não precisará mais enviar um 'você recebeu?' na sequência, ou ficar pensando se alguém leu sua mensagem, ou se leu mas não respondeu".

As atualizações de hoje são pensadas nos celulares em primeiro lugar. Elas aparecerão primeiro nos aplicativos de chat dos celulares para só depois aparecerem na interface de web normal do Facebook. Isso indica o objetivo do Facebook de aos poucos deixar de ser uma empresa focada na "internet de computador".

Além dos recibos de leitura, o usuário também poderá ver o local ou cidade de onde a mensagem foi mandada se os seus colegas de chat estiverem com o GPS ativado. Isso significa que se você enviar, por exemplo, uma mensagem dizendo que já está na porta da casa de alguém, a pessoa poderá saber se você está realmente ali ou se enviou o texto com alguma antecedência. Do outro lado, será possível saber se a pessoa leu o seu recado ou se será necessário fazer mais um contato para não ficar esperando muito tempo na rua.

Para Peter, um dos maiores problemas com mensagens e conversas em grupo são os mal entendidos que acontecem porque você não pode ver as reações das pessoas. "Você manda uma mensagem flertando e, depois de alguns minutos sem resposta, você começa a pensar: 'Ah, não, sou tão horrível assim? Será que leram e detestaram?', quando na verdade apenas não viram ainda".

Alguns vão pensar que ficará mais difícil ignorar as pessoas agora. Estão certos. O Facebook mantém a ideia de que você deve ser autêntico em suas próprias ações. Por isso, não tem como desligar o "read receipts", mas o Facebook permite que você esconda sua localização se é o tipo de privacidade que você deseja.

O Facebook ainda não comentou sobre colocar vídeos nos chats. Isso com certeza ajudaria a deixar as conversas ainda mais reais.

Google+ permite que você faça transmissões ao vivo para o mundo inteiro

Reprodução
Hangouts On Air
A equipe do Google+ anunciou nesta segunda-feira (07/05) que tem novidades no Hangouts, seu serviço de videoconferência dentro da rede social. Segundo o blog da companhia, a partir de hoje, usuários poderão transmitir seus vídeos ao vivo para toda a web através da ferramenta chamada de Hangouts On Air.

Antes de começar um Hangout, marque a opção "Ativar Hangouts On Air" e, depois, basta ativar a novidade clicando no botão "Iniciar transmissão". A partir daí, o vídeo será transmitido ao vivo, via perfil do Google+ ou canal no YouTube. Além disso, é possível embedar a transmissão em qualquer site ou blog.

A rede social ainda disponibiliza um recurso que permite que, durante a transmissão, você veja quantas pessoas estão te assistindo, e ainda grave ou compartilhe o vídeo com quem não pode acompanhá-lo. Ao terminar a sessão, o YouTube faz o upload automático da gravação para o seu canal no YouTube e posta o vídeo no seu perfil do Google+.

Resultado final: para júri, Google infringiu algumas patentes da Oracle

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Google versus Oracle
Um dos principais julgamentos do mundo atual da tecnologia, que vem ocorrendo desde o dia 16 de abril, teve um final na manhã de hoje (07/05). O Google, que se defendia de acusações da Oracle sobre a violação de patentes do Java em seu sistema operacional - o Android -, foi condenado. O júri, no entanto, não conseguiu decidir se o Google teria o direito de modificar alguns elementos estruturais e organizacionais do Java, e utilizá-los em seu sistema.

Apesar do Google ter sido condenado em alguns aspectos, a falta de uma decisão precisa pode abrir espaço para a gigante das buscas recorrer. Segundo a empresa, não é possível comprovar violação se o júri não consegue chegar à conclusão de que o uso da patente foi injusto.

A Oracle reclama que 37 APIs do Java foram utilizadas pelo Google de forma indevida no desenvolvimento do sistema Android.

Entenda o caso: Google vs Oracle

Estudo aponta o Facebook como o centro do universo social dos jovens

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Facebook
Um novo estudo do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, avalia os hábitos de comunicação de jovens entre 15 e 24 anos. Os resultados apontam o Facebook como o principal agente de mudanças nesse cenário nos últimos anos.

O crescimento explosivo do Facebook junto à revolução de smartphones e aplicativos permitiu a conexão a qualquer hora e lugar, possibilitando a entrada de serviços de internet em novas áreas de nossas vidas. Em 2005, 37% dos jovens de 15 a 19 anos na Suécia acessavam uma rede social semanalmente. Já em 2010, esse número cresceu para 69%. Da mesma forma, entre jovens de 20 a 24 anos, essa porcentagem passou de 33% para 74% no mesmo período.

No Brasil, em 2007, 38% dos jovens pesquisados de 15 a 24 anos usavam as redes sociais mensalmente e, em 2011, esse número já alcançava 79%. Como resultado, em números gerais, cerca de 7% dos jovens brasileiros pesquisados acessam as redes sociais mais de 10 vezes ao dia e aproximadamente 24% gastam mais de 3 horas por dia checando as mídias sociais. Além disso, 14% acessam o Facebook pelo menos uma vez por dia no país, onde a rede social é mais acessada do que o Twitter e o Skype, perdendo somente para o MSN, que é utilizado por 21,6% dos jovens e para o YouTube com 17,2% dos acessos.

Luciana Gontijo, responsável pelo ConsumerLab da Ericsson para a América Latina, avalia: "Esse cenário nos mostra claramente que, no Brasil, assim como na Suécia, o uso das redes sociais entre os jovens tem crescido rapidamente, independentemente das diferenças no estágio de penetração da banda larga. No país, estamos explorando o potencial das redes 3G, enquanto na Suécia, essa experiência já é vivida no LTE/4G. Dessa maneira, os números demonstram o grande potencial do mercado brasileiro, que com o advento da mobilidade, tem ganhado escalas cada vez maiores, penetrando todas as classes econômicas do país. Estamos apenas começando."

O estudo mostra que mesmo sendo um dos principais meios de comunicação dos jovens, admitir ser um heavy user do Facebook é algo considerado embaraçoso. A pesquisa destaca seis estereótipos, baseados nas regras de interação social da ferramenta, que os usuários entrevistados buscam evitar para um melhor status social e posicionamento na rede. São eles: perseguidor, fofoqueiro, carente, inconveniente, metralhadora de informações e observador curioso.

O perseguidor visita secretamente os perfis de certas pessoas obsessivamente durante o dia; o fofoqueiro atiça rumores e se preocupa muito com as relações dos outros; apesar do observador curioso quase nunca postar na rede, ele está constantemente observando a vida alheia de longe. O carente revela muito sobre si mesmo e com frequência aparece no histórico de notícias, por isso pode ser visto como um amigo irritante pelos demais. Já o metralhadora de informações é aquele que tem muitos interesses específicos e posta informações consideradas desinteressantes em excesso. E por último, o inconveniente é aquele que ignora qualquer regra social do Facebook, como adicionar pessoas sem conhecê-las ou escrever mensagens embaraçosas para os amigos.

HP lança impressora multifuncional portátil

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HP Officejet 150 Mobile
A HP apresentou a sua primeira impressora portátil multifuncional. A Officejet 150 Mobile All-in-One junta as funções de impressão, cópia e scanner e pesa 3 quilos para ser transportada com facilidade, segundo o SlashGear.

O aparelho tem conexão Bluetooth para imprimir arquivos enviados por dispositivos com Windows Phone e BlackBerry, além de documentos de PC ou transferidos por pen drive ou cartões de memória.

Para funcionar a qualquer momento, ela conta com uma bateria que, de acordo com a HP, funciona durante a impressão de até 500 folhas. Para ajudar no gerenciamento das impressões, a Officejet 150 tem uma tela de 2,36 polegadas sensível ao toque.

A impressora chega ao mercado norte-americano em junho e custará US$ 399. A empresa ainda não divulgou planos para lançá-la em outros mercados.

SlashGear

Comentários do Google+ ganham nova integração com o Gmail




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Google+
O Google continua integrando a rede social Plus aos seus outros serviços, e a novidade é uma mudança na forma como notificações de comentários no Google+ são feitas no Gmail.

Quando um usuário recebe um comentário em algum post feito na rede social, ele recebe um email de notificação. A partir de agora, o email enviado é totalmente integrado ao Plus, dando a possibilidade de responder e até marcar "+1" direto da caixa postal, eliminando a necessidade de entrar no Google+ para fazer isso.

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Além disso, qualquer outra resposta feita ao comentário também aparecerá instantaneamente na caixa de entrada do Gmail, de acordo com post feito no blog oficial do serviço de e-mail.

A novidade não vale apenas para a versão de desktop do Gmail. O acesso à versão móvel também foi atualizada e a integração ao Google+ melhorada.

Segundo o Google, a novidade está sendo liberada aos poucos para os usuários. Todos devem ganhar o novo recurso ao longo das próximas semana

Mais de 55 mil logins e senhas do Twitter foram postadas na internet


Twitter
Crackers postaram na terça-feira (8/5) arquivos com mais de 55 mil contas do Twitter no site Pastebin. Segundo o blog Paints the Future, grande parte dos dados parece ser de usuários brasileiros.

Os arquivos contêm login e senha de milhares de usuários do microblog, o que pode indicar que contas do serviço tenham sido comprometidas. Entre elas estão usuários que já tiveram suas informações vazadas em junho de 2011 pelo grupo Lulzsec e alguns novos, com uma grande quantidade de contas de spam.

A maior parte das senhas é uma simples combinação numérica, como 123456 ou 123456789, o que pode indicar que muitas das contas não eram usadas com frequência. Ainda assim, o mais indicado é que usuários do microblog mudem a senha, já que não se sabe como esses dados foram roubados.

Foram publicados cinco arquivos com as informações. Para saber se a sua conta foi uma das invadidas, clique nos links a seguir e procure pelo nome do seu usuário do Twitter apertando Ctrl+F no seu navegador: 1, 2, 3, 4, 5.

Atualizado (09/05, 14h)

Após a divulgação das mais de 55 mil senhas e logins de usuários do microblog, o Twitter afirmou que boa parte dos dados revelados são falsos. Segundo o Help Center da rede social, o grupo responsável pela publicação dos dados divulgou informações duplicadas ou dados de login e senha de contas que estavam suspensas. Além disso, muitos dos logins e senhas não correspondiam às contas relacionadas. O Twitter também aconselhou os usuários a mudarem suas senhas, por questões de segurança.

Facebook muda formato de apresentação de IPO para agradar investidores

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Facebook
O Facebook desagradou algumas pessoas com sua apresentação em Nova York (Estados Unidos) sobre sua oferta pública inicial de ações (IPO) e decidiu editar sua palestra. Segundo a agência de notícias Reuters, em uma nova apresentação que aconteceu nesta terça-feira (08/05), em Boston (Estados Unidos), a rede social eliminou um vídeo de 30 minutos, o que contribuiu para que um número maior de perguntas fossem feitas.

Mark Zuckerberg não compareceu ao café da manhã destinado à apresentação do IPO, onde tinham cerca de 200 pessoas, entre analistas e diretores de fundos de cobertura (hedge). Alguns se mostraram desapontados pelo fato do fundador da rede não ter comparecido. A vice-presidente operacional, Sheryl Sandberg, respondeu às questões dos investidores, que foram desde a estratégia para a China até a expectativa de receita por usuário.

A rede social propõe um IPO de US$ 28 a US$ 35 por ação, o que faz com que a companhia seja avaliada entre US$ 77 bilhões e US$ 96 bilhões. A oferta pública inicial deve levantar até US$ 10,6 bilhões de dólares, valor bem acima do que empresas de tecnologia como o Google levantaram em seus IPOs.

6 dicas para manter seu perfil saudável no Facebook

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Segurança - Facebook
O acesso à internet ampliou as possibilidades de acesso às informações e diminuiu diversos espaços físicos. Neste processo evolutivo, as redes sociais sugiram para promover o engajamento a favor de determinadas ideias, além de aglutinar pessoas em grupos de interesse em relação a alguma causa. Sob esta realidade, o Facebook despontou como a maior e principal mídia colaborativa já que, todos os dias, processa 26 bilhões de conteúdos, promove 2 trilhões de cliques e conta com mais de 400 milhões de visitas à sua rede.

Além de estimular o compartilhamento de conteúdo entre diversos públicos, a rede social atrai, cada vez mais, os olhares dos malfeitores virtuais e cibercriminosos. Por isso, a Norton separou algumas dicas para que o internauta possa se prevenir de vulnerabilidades e armadilhas na rede.


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Curtir e compartilhar

Esta é a fraude mais comum no momento e, geralmente, o usuário é estimulado a curtir e compartilhar certo conteúdo para receber algum tipo de prêmio ou acesso a algo prometido. Também existe a variação de quando a pessoa é imediatamente direcionada a responder uma pesquisa ao endossar determinada informação. Para se ter uma ideia, cada questionário respondido rende ao autor da enquete uma comissão que varia entre US$ 0,50 e US$ 20. E mais: o moderador ganha o "direito" de acessar informações sigilosas.

Na maioria das vezes, é muito difícil distinguir se o conteúdo é maléfico ou não. Por isso, a recomendação é que os usuários estejam sempre atentos ao acessarem qualquer tipo de dado, principalmente, se forem questionados por informações pessoais. Ser cético e crítico são opções sempre válidas. De qualquer forma, ao identificar uma ameaça, as pessoas podem reportar e marcar o conteúdo com Spam, informando ao Facebook.
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Curtir conteúdos invisíveis

Ao acessar alguma informação que lhe é interessante, o usuário pode estar, na verdade, curtindo um conteúdo invisível, que pode ser danoso. Por exemplo, as pessoas acreditam que clicaram para assistir um vídeo, mas, na verdade, estão dando um "Like", sem saber do que se trata. O alerta vale para os internautas terem cuidado constante no acesso aos links, assim como no teor das mensagens, principalmente, aquelas que promovem imagens e vídeos.

Aplicações maliciosas

Esta é uma das mais velhas fraudes encontradas no campo da social media. Atualmente, ocupa a terceira posição no ranking, sendo que, até o final de 2010, era elencada como a principal forma de ameaça. Geralmente, o público é atraído a instalar aplicações maliciosas, acreditando que são indicadas pelo Facebook. Porém, ao acessar um conteúdo duvidoso, o usuário permite que o fraudador acesse o seu perfil e publique informações a partir dele. Por isso, é extremamente importante que se tome cuidado ao baixar uma aplicação. Atenção redobrada para aqueles Apps que demandam muitas permissões e questionam demais. Na dúvida, não instale nada.
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Marcar imagens e fotos Uma atividade comum no Facebook é colocar uma tag (marcação, em inglês) de amigos em fotos, imagens e mensagens, promovendo uma interação ainda maior entre as pessoas. Mas é necessário ter cuidado porque, algumas vezes, o navegador social pode ter uma surpresa e ser marcado sem reconhecer do que se trata a informação. Ao ser apontado, a pessoa recebe em seu e-mail uma notificação e, por curiosidade, logo clica para saber qual é a mensagem ao qual foi atrelada. Aí que está o perigo. Existem três iniciativas a serem tomadas, quando se percebe a situação duvidosa: direcionar o perfil à lista pessoal de bloqueados, desabilitar a marcação na imagem que direciona ao seu perfil e revisar a própria configuração para a ação.


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Phishing

Ao contrário do que se imagina, o Phishing é uma armadilha que também existe para encurralar usuários do Facebook e não apenas internautas dos sites convencionais. Apresentam diversas formas e, aqui, podem aparecer em mensagens falsas que sinalizem que o perfil tem um pedido pendente de um amigo ou, então, que a página pessoal foi excluída. Ao clicar neste link, a pessoa é direcionada a uma página que imita o endereço original da rede social. Neste caso, os internautas devem ter cuidado, mais uma vez, ao clicar em endereços e ao visualizar mensagens, sempre buscando saber a procedência das informações. Além disso, acessar a rede social pela página oficial é a melhor opção.

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Enviar brincadeiras pelas redes

Correntes com informações engraçadas, piadas e brincadeiras fazem partem do ambiente da internet e não é diferente nas mídias sociais. Geralmente, quem envia estes conteúdos pede para que a sua rede também redirecione a mais pessoas, pulverizando a informação. Apesar de não conterem links maliciosos, estes dados são difundidos na web como uma praga, espalhando rumores indevidos. Então, por quê receber e repassar mensagens falsas? Além de divulgar ideias ruins, o usuário fica suscetível a outros malefícios, que podem redistribuir um conteúdo mentiroso a toda a sua lista de contatos.

Infelizmente, os criminosos virtuais estão se reinventando e criando, de forma constante, novos métodos para lesar os partidários das redes sociais. Por isso, estar ciente dos tipos de fraudes existentes é uma maneira de se precaver e manter o seu ambiente virtual seguro. Porém, se você já foi vitima de algum conteúdo malicioso nas mídias sociais a opção é limpar seu perfil completamente: remover posts ofensivos e aplicações duvidosas do seu mural e mudar a senha de acesso. Outra recomendação importante é conhecer a área de configurações do Facebook, pois nela é possível saber as melhores práticas para manter a privacidade da sua página e segurança da sua rede de uma forma geral.
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Segurança - Facebook


Se as redes sociais fazem parte da sua vida, veja também:

NOVA REDE SOCIAL PARA CRIANÇAS TRAZ RECURSOS DE SEGURANÇA PARA OS PAIS.

Restauração do Windows 7: aprenda a usar

reprodução
restauracao do sistema

Backup: você costuma fazer? Se a resposta for negativa, é bom começar a rever os seus conceitos, pois a "Lei de Murphy" sempre dá as caras nos piores momentos... Já pensou se você resolve instalar um novo software no seu computador e, por algum motivo, a máquina trava e não te dá mais acesso aos arquivos que estão armazenados ali? Para que isso não aconteça, a Microsoft criou uma ferramenta que te permite criar pontos de restauração - ou seja, você "congela" um momento da sua máquina e pode voltar a ele posteriormente, mesmo se algo de errado aconteceu no seu PC.

Para criar o tal ponto de restauração, é bem simples: clique no botão iniciar e digite "Criar Ponto de Restauração". Aperte ENTER.

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Na tela que se abriu, selecione a opção "Criar", localizada na parte de baixo da janela.

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Agora, você precisa digitar um nome que vai identificar esse backup. Pode ser a data ou o texto que você quiser.

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Pronto! Clique em "Criar" e aguarde o término do processo.

RESTAURANDO O SISTEMA

Vamos supor que, por algum motivo, o seu computador tenha parado de iniciar corretamente. Então, ligue seu PC e aperte a tecla F8 antes da tela do Windows aparecer. Selecione a opção "Inicializar no modo de segurança". É provável que o seu computador carregue o Windows em uma versão mais "grosseira", com gráficos menos detalhados.

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Agora, clique no botão "Iniciar", digite "Restauração do Sistema" e tecle ENTER.

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Clique em "Avançar" e, na tela seguinte, você verá a lista de todos os pontos de restauração criados por você.

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Selecione aquele ponto para o qual você quer retornar e clique em "Avançar" e, depois, em "Concluir".

Agora, é só esperar. Em alguns casos, o Windows 7 pode demorar um pouquinho para recuperar o sistema, mas você não se arrependerá. A ferramenta resolve o problema na maioria dos casos.

Por isso, não se esqueça: antes de instalar qualquer software ou fazer modificações em sua máquina, crie pontos de recuperação e garanta a integridade de seus dados!

Relatório aponta que a pornografia infantil continua circulando pelo Facebook


Facebook
Apesar de o Facebook usar técnicas para restringir a pornografia infantil no site, a rede social ainda tem sido palco para este tipo de imagens inapropriadas. De acordo com o jornal britânico Telegraph, um relatório realizado pelo site norte-americano WND mostra que há diversas fotografias inadequadas sendo postadas no Facebook diariamente.

Segundo o site, um perfil, chamado "Kidsex Young" posta fotos e vídeos na rede o tempo todo. Além disso, outros perfis mostram imagens ainda mais absurdas com crianças sendo abusadas por adultos e forçadas a se expor em frente às câmeras.

Procurado pelo WND, um porta-voz do Facebook afirmou que, infelizmente há este tipo de pessoas no mundo e, em raras ocasiões, eles aparecem na rede social. "Temos uma política de tolerância zero para pornografia infantil no site. Entre nossas medidas está a criação de uma equipe de investigadores profissionais, que usam o Photo DNA, uma tecnologia que analisa todas as imagens no Facebook e destaca as fotos que são inapropriadas", comentou o porta-voz.

Segundo o executivo, um conteúdo deste tipo fico no máximo três dias no Facebook. No entanto, de acordo com o jornal, este serviço deveria ser mais eficaz, pois três dias é um período longo demais para este tipo de fotografia permanecer exposta na rede. Além disso, o jornal acredita que o site não cria nenhuma medida adicional para evitar este tipo de conteúdo. O ideal seria caçar os responsáveis pelo upload e ajudar a justiça a prendê-los.

Apple lançará MacBook Air por US$ 799, afirma site


MacBook Air
De acordo com o jornal taiwanês Digitimes, a Apple pretende lançar uma versão mais barata do MacBook Air no terceiro trimestre deste ano pelo valor de US$ 799 (cerca de R$ 1,5 mil na cotação atual). O MacBook Air mais barato vendido hoje no Brasil custa R$ 2.999 (o mesmo produto no exterior sai por US$ 999 na loja da Apple). Ele vem equipado com tela de 11 polegadas e 64 GB de memória interna.

A produção de um modelo mais "popular" seria um contra-ataque à segunda geração de Ultrabooks da Intel, que deve chegar ao mercado por US$ 699 a partir do segundo semestre de 2012. Os pesados investimentos da fabricante de processadores em promoções e campanhas publicitárias, além da pressão sobre as fabricantes, podem aumentar a participação dos Ultrabooks da Intel no mercado de notebooks.

O Digitimes também cita que outros US$ 100 milhões da Intel estão reservados para o desenvolvimento de uma loja própria de aplicativos. Mesmo assim, as fontes do jornal acreditam que os Ultrabooks não vão atingir um bom desempenho em vendas até o lançamento do Windows 8, no segundo semestre.

Apple é a terceira empresa mais lucrativa do mundo em lista Fortune 500

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apple dinheiro
A Apple se tornou a terceira empresa mais lucrativa do mundo em 2011, de acordo com a lista Fortune 500, e a 17ª maior do mundo em receita.

Com US$ 108,2 bilhões em receita no ano passado, a fabricante do iPhone pulou da 35ª para a 17ª posição no ranking, superando a IBM, que é a 19ª maior em faturamento com US$ 106,9 bilhões.

Em termos de lucros, a Apple apareceu na terceira posição, sendo superada apenas pelas gigantes petrolíferas Exxon e Chevron. A fabricante do iPhone teve ganhos de US$ 25,9 bilhões em 2011, pouco abaixo da Chevron (US$ 26,9 bilhões) e ainda distante da Exxon (US$ 41 bilhões).

A Microsoft apareceu como a quarta maior em lucros, com US$ 23 bilhões. A desenvolvedora do Windows, porém, ficou bem abaixo em relação ao faturamento. Com US$ 70 bilhões em receita, a companhia apareceu na 37ª colocação.

A lista completa das 500 maiores empresas do mundo pode ser vista aqui.

Facebook lança loja própria de aplicativos

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Facebook
O Facebook vai lançar uma nova Central de Aplicativos - "um espaço para encontrar a web social, além de apps para desktop e dispositivos móveis", de acordo com o site VentureBeat.

A central entregará para os 900 milhões de usuários da rede social o melhor em apps para iOS, Android, web e até softwares para desktop. "O objetivo é entregar aplicativos com base naquilo que seus amigos curtiram ou compartilharam", afirmou um executivo do Facebook para o site.

No entanto, a página não trará apenas softwares gratuitos. A rede social quer criar uma espécie de loja online, capaz de oferecer muitas vantagens para desenvolvedores de aplicativos. Os programas ganharão notas dos usuários para que os melhores sempre sejam exibidos no topo das listas, assim como acontece na AppStore. A rede social também terá um banco de dados com informações referentes ao tempo que as pessoas passam utilizando determinado programa, e tudo isso será compilado para definir esse ranking.

Ainda de acordo com o VentureBeat, o Facebook não pretende competir diretamente com a Apple ou o Google. A Central de Aplicativos, na verdade, entregaria tráfego para as duas plataformas. Para ter mais informações sobre a Central de Aplicativos, clique aqui.

Lenovo vai investir US$ 800 milhões em fábrica de smartphone e tablets

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Lenovo
A empresa chinesa Lenovo, uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, anunciou nesta segunda-feira (09/05) que vai investir cerca de 5 bilhões de yuans (cerca de US$ 800 milhões) na criação de uma fábrica de dispositivos móveis na China.

A companhia afirmou que o centro de desenvolvimento vai se focar em smartphones e tablets, já que a empresa pensa em expandir seus negócios além do mercado de PCs. Segundo dados do IDC, a venda de tablets da empresa, que se tornaram disponíveis fora da China no ano passado, ainda é pequena, com 1,6% da fatia do mercado no último trimestre de 2011. No entanto, no país de origem, a fabricante ficou em segundo lugar no ranking de vendas de tablets.

De acordo com o The Wall Street Journal, a planta deve iniciar suas atividades em outubro de 2013 e ficará instalada em Wuhan, capital da província de Hubei. A expectativa é que a nova fábrica gere uma receita em torno de 10 bilhões de yuans (US$ 1,5 bilhão) já em 2014. Nos cinco anos seguintes, este número deve alcançar 50 bilhões de yuans (US$ 8 bilhões).

Google e Microsoft apostam em novas tecnologias de vídeo

Apple MacOtakara
iPhone 4 branco - Diferença de câmera
O Google desenvolveu uma técnica que imita o movimento de câmeras profissionais e aplica estes movimentos em vídeos gravados a partir de dispositivos móveis como smartphones, por exemplo. Segundo o site MediaPost, a tecnologia possui um algoritmo que determina, automaticamante, o melhor ângulo da câmera e reformula o vídeo como se ele tivesse sido filmado com equipamentos profissionais.

A novidade faz parte de uma série de pesquisas que a gigante de buscas tem feito para tornar os vídeos caseiros mais profissionais, algo intimamente ligado ao projeto de incentivo a videomakers do YouTube. O principal objetivo é transformar as imagens trêmulas dos vídeos caseiros em imagens suaves e gostosas de assistir.

Além desta tecnologia, os pesquisadores do Google também estão tentando resolver um problema comum em gravações feitas a partir de smartphones. Os sensores de câmeras dos celulares contêm um obturador eletrônico, que faz com que a foto não seja capturada instantaneamente, mas sim uma linha de pixel por vez, o que gera um pequeno atraso.

Consequentemente, se a câmera se move durante a captura ela causa distorções de imagem, que são bastante perceptíveis em vídeos. Portanto, a ideia é que o Google consiga atenuar esta fragilidade e faça com que as imagens sejam captadas de uma maneira melhor.

Não só o Google, mas também a Microsoft tem mostrado interesse em desenvolver patentes com foco em jogos móveis. A fabricante quer apostar em movimentos mobile, que tornariam o dispositivo em uma espécie de espada. Os jogos baseados em movimentos teriam a capacidade de calcular a distância entre um jogador e outro, além da velocidade e precisão. A tecnologia vai funcionar de forma semelhante ao Kinect, porém, baseado em um celular.

Podemos esperar muita novidade por aí!

Cloud Computing: sabe o que é isso? E o que você tem guardado na nuvem?


Cloud Computing
Uma pesquisa divulgada em 2011 pelo NPD Group mostrou que apenas 22% dos norte-americanos sabem o que significa o termo "computação na nuvem", porém, destes entrevistados, 76% já tinham usado a tecnologia. Isso porque, apesar do termo ser ligeiramente complicado, o serviço é simples de entender e já tem muita gente usando sem nem saber do que se trata.

Os serviços de webmail, por exemplo, funcionam dentro do princípio da cloud computing, pois aquelas mensagens não estão armazenadas localmente: elas estão na chamada "nuvem", ou seja, em um servidor que está localizado em algum lugar do mundo, e que pode ser acessado via web. Além dos emails, existem alguns serviços específicos de armazenamento como Dropbox, Skydrive, Google Drive (recém-lançado) e iCloud, que permitem que você faça pastas de fotos, músicas, vídeos e quaisquer outros arquivos e os deixe guardados na "nuvem", sem ocupar espaço na sua máquina.

De acordo com o Google Brasil, existem duas características básicas para definir a computação em nuvem. Primeiro: os aplicativos são acessados pelo navegador e o usuário não precisa ter o programa instalado no computador, apenas o browser. Segundo: os dados ficam hospedados em uma infraestrutura que está invisível para os usuários (servidores).

Como este conceito já está amplamente sendo usado, mesmo sem o conhecimento das pessoas, resolvemos descobrir que tipo de dados está sendo armazenado na nuvem. Em um bate-papo com alguns leitores, descobrimos que um dos campões são os trabalhos de faculdade. Este tipo de arquivo tem sido guardado na nuvem porque a maioria dos serviços de cloud oferece um link público do documento armazenado, que pode ser compartilhado com outras pessoas. Assim, estudantes como Igor Oliveira e Rafael Aguiar, podem realizar trabalhos colaborativos mesmo que virtualmente. "Eu publico um texto lá e compartilho com o meu grupo, que pode ler e editar. Assim, todos podem trabalhar em conjunto", conta Rafael.

Já o leitor Jackson Luiz de Marco conta que substituiu o pendrive por um serviço gratuito de cloud de 5GB. Ou seja, ele armazena na nuvem aqueles documentos eventuais que precisam ser acessados em determinados momentos. Além disso, ele também usa o espaço na nuvem quando formata seu computador e quer ter certeza de que não vai perder nada. O mesmo acontece com Rafael Timbó, que diz usar o Dropbox como backup de documentos importantes.

Outro uso bastante comum entre os internautas é o armazenamento de comprovantes de pagamentos e planilhas. Alguns casais, como Roberto e Juliana Alves, compartilham na nuvem os gastos da casa, carros e outros documentos como contas de água, luz, telefone e internet. "Me sinto mais seguro, armazenando tudo na nuvem e ainda podendo compartilhar com a minha mulher. Meu computador pode ser roubado, pode dar problema e eu perderia todos os meus dados", comenta. Por este mesmo motivo, João Paulo Mesquita, desenvolvedor, armazena tudo no Google Drive como vídeos pessoais, fotos e documentos. E diz que, apesar da polêmica dos paranoicos sobre privacidade, ele acredita que o Google jamais iria expor todos os seus arquivos. "Sei que todos os meus dados e lembranças estarão a salvo e ao alcance de uns poucos cliques", conclui.

Com esta onda de serviços de cloud computing, o instituto de pesquisa Gartner acredita que os dados armazenados localmente em computadores pessoais estão com os dias contados. Segundo um estudo publicado pela empresa, em 2014 estes dados serão ultrapassados pela computação em nuvem. A tecnologia, que amadureceu nos últimos anos, vai ser adotada em massa daqui para frente até substituir a experiência da computação pessoal.

Segundo o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Steve Kleynhans, esta era que muitos chamam de "pós-PC", não tem a ver com o fato de ser "depois do PC", mas sim com o fato de que nascerá um novo estilo de computação pessoal, que dá maior liberdade aos indivíduos na utilização dos dispositivos e que melhora a vida pessoal dos internautas. Apesar disso, é importante entender que há um certo risco em colocar suas informações da rede. Primeiro porque as empresas responsáveis pelo serviço têm acesso aos seus dados e, segundo, que os sites não estão livres de ataques. O ideal é evitar armazenar na nuvem senhas de bancos, cartões de crédito ou mesmo de emails.

Quer contribuir com a matéria? Conte pra gente que arquivos você tem guardado na nuvem e como tem sido sua experiência com este tipo de serviço. Caso você ainda não seja um usuário, mas gostou da forma como a cloud computing pode ser utilizada, não deixe de conferir o programa Olhar Digital no domingo (20/05), às 15h45, na Rede TV!. Preparamos um comparativo entre os principais serviços gratuitos para você descobrir qual deles atende melhor as suas necessidades. E para conhecer um pouco mais sobre o Google Drive, o mais recente serviço de cloud da internet, clique aqui.

Até que ponto o computador é o culpado pelos seus problemas de visão?

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olho digital
Recentemente, o co-fundador do Twitter, Biz Stone, enviou uma mensagem para aqueles que ficam navegando pela sua "rede social" por horas a fio: "Isto não é saudável." Stone diz que as pessoas devem visitar o seu site, que é muito popular, mas não devem dedicar suas vidas a ele.

Além das repercussões sociais negativas de estar sempre à frente da tela do computador, olhando para uma tela, a afirmação de Stone carrega mais peso: os nossos olhos podem ser prejudicados também.

Alguns especialistas concordam, mas dizem que a tela do computador pode não ser o que realmente está causando o dano. "Embora os computadores não causem efeitos nocivos conhecidos sobre a visão, os usuários de computador, muitas vezes, se queixam de cansaço dos olhos, de dores de cabeça, de fadiga ocular e de dificuldade em focalizar. Esses sintomas, no entanto, não são causados ​​pela tela em si, mas sim pelas condições que cercam a tela do computador", explica o oftalmologista Virgílio Centurion, Diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Centurion chama atenção para a iluminação inapropriada do ambiente onde o computador está localizado, para a colocação inadequada dos equipamentos de informática e até mesmo para a escolha inapropriada dos móveis que abrigam o computador, o que pode causar os sintomas acima mencionados, depois de olharmos para a tela do computador durante um longo tempo.

Cansaço muscular

"Nossos músculos oculares funcionam como qualquer outro músculo do nosso corpo. Quando eles se tornam fatigados, os olhos podem se sentir desconfortáveis, podem surgir dores, a visão pode começar a ficar borrada", explica o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Mas se a sua profissão exige que você olhe para a tela do computador durante grande parte do dia, existem medidas que podem prevenir a irritação dos olhos. "A cada 20 minutos de trabalho, você deve desviar o seu olhar da tela para um objeto a 20 metros de distância por 20 segundos", ensina Eduardo De Lucca.

O tamanho da tela do computador também é algo muito importante. Telas de LCD podem causar menos fadiga ocular do que as telas mais antigas. "E ajustar o tamanho do texto para conseguir mais conforto visual também pode ajudar", recomenda o oftalmologista.

O desafio da TI: como armazenar e processar tantas informações no cenário atual

IBM
Big data

Bombardeados diariamente com um excesso de informações como nunca registrado antes na história da humanidade, certamente o volume a ser processado por cada pessoa que habita o planeta neste exato momento é centenas de vezes maior do que o recebido por alguém em poucos anos atrás.

Olhando para o mundo corporativo, é impressionante a quantidade de informações armazenadas pelas empresas. Infelizmente, na grande maioria das vezes, não fazem bom uso delas.

Pesquisa recente realizada pela consultoria EIU (Economist Intelligence Unit) com 580 executivos de várias empresas no mundo apontou que apenas 18% dos executivos admitiram ter coletado e analisado informações de forma estruturada por algum tipo de sistema de gestão.

O Brasil não foge à regra e olhando sob a perspectiva do setor contábil e tributário, é notório que o número de obrigações acessórias eleva tanto o volume de dados como a necessidade das empresas em processar as informações com qualidade e rapidez sob o risco de pesadas multas.

Este processo só é possível graças a altos investimentos com tecnologia da informação, qualificação ou contratação de mão de obra especializada e, é claro, tempo hábil para cumprir os prazos. Isto tudo incorre muitas vezes na mudança do foco do negócio principal da empresa.

Se antes falávamos em megabytes de informação, passando por gigabytes, hoje as empresas de tecnologia apontam para quantidades inimagináveis, algo que os especialistas identificam como big data. Big data implica em duas palavras-chave: volume (bancos de dados gigantes) e velocidade (manuseio e tratamento analítico, que devem ser feitos rapidamente, em alguns casos até mesmo em tempo real).

Tanto para as companhias como para empresas desenvolvedoras de tecnologia e soluções e também os profissionais da área, surgem alguns desafios que precisam cada vez mais ser entendidos e superados. Além disso, não podemos esquecer que os próprios órgãos governamentais e reguladores recebem, centralizam e analisam informações cruzadas de milhões de empresas, ou seja, o problema aqui se potencializa ainda mais.

Primeiro, para as empresas de alta tecnologia o desafio é produzir meios de armazenamento (tanto físicos como lógicos) que possibilitem não só o armazenamento de bilhões de informações com custos aceitáveis, além de oferecer a possibilidade de acesso, recuperação e processamento destas informações em tempos cada vez menores.

Ou seja, o numero de informações aumenta exponencialmente e a velocidade de processamento deve diminuir numa razão inversamente proporcional. Isto fará com que estas empresas invistam muito dinheiro e recursos técnicos em dispositivos cada vez mais performáticos visto que o armazenamento tradicional em discos rígidos, bancos de dados limitados, aliados com sistemas legados de baixa performance levam as empresas a comprometer o desempenho de seus negócios.

Produtos como processadores cada vez mais velozes e distribuídos, armazenamento em memória, streaming computing, tecnologias orientadas a tratar grandes volumes de dados ou bancos de dados específicos usados, por exemplo, em ferramentas de mídias sociais, são derivados da tecnologia que vem se desenvolvendo exatamente para suprir a crescente demanda de armazenamento e processamento.

Por outro lado, para as empresas usuárias o grande desafio é ter a capacidade de armazenar informações com qualidade, comprar ou desenvolver produtos de software que tratem as informações inseridas em seus bancos de dados.

Ao contrário, terão de arcar com o risco de torná-lo um conjunto sem fim de dados não confiáveis que apenas colocam em risco seu negócio perante o Fisco, além de não lhes apoiar na gestão da sua empresa e ainda por cima aumentar seus custos com a tecnologia da informação.

O conceito do big data já se espalha por todos os setores da economia. Um estudo mostra que em 2010, as empresas norte-americanas de mais de 1.000 funcionários armazenavam cada uma, em média, mais que 200 terabytes de dados. E em alguns setores o volume médio chegava a um petabyte.

O uso de big data já começa a se mostrar como fator diferenciador no cenário de negócios. Casos citados no relatório da McKinsey mostram que algumas empresas conseguiram substanciais vantagens competitivas explorando de forma analítica e em tempo hábil um imenso volume de dados.

E, por último, para os profissionais de TI o desafio é se atualizar num mercado cada vez mais dinâmico e precário de mão de obra altamente especializada, no sentido de entender as demandas existentes pelas empresas e absorver a ideia de que não basta apenas construir sistemas como se fazia há cinco ou dez anos, e sim imaginar arquiteturas mais complexas, variáveis cada vez mais difíceis de controlar e principalmente projetar e entregar artefatos de software que processem informações com alta performance e grau de assertividade.

Com isso, o ideal será buscar otimizar todos os recursos existentes, sejam eles através de processamentos paralelos, máxima otimização no armazenamento, construção de algoritmos cada vez mais inteligentes e recuperação de dados sob pena de que os aplicativos passem horas ou dias processando um numero cada vez maior de informações.

Por fim, trata-se de um cenário divergente e perigoso, pois se por um lado a tecnologia nos permite cada vez mais recursos poderosos, por outro, os desafios, complexidade e investimentos sugerem exatamente um incremento destes recursos em forma de valor financeiro e conhecimento.

O tema por si só se torna apaixonante e desafiador, e estando em qualquer um dos lados, certamente ninguém passará imune a mais este cenário vivido neste veloz e não menos intenso século XXI.

Facebook se prepara para lançar recurso de compartilhamento de arquivos


Facebook
De acordo com o site Mashable, o Facebook se prepara para liberar uma ferramenta de compartilhamento de arquivos para todos os usuários.

O recurso já existe em grupos educacionais criados na rede social por instituições de ensino. No entanto, ele deve começar a ser estendido a partir desta quinta-feira (10/05) para outros grupos, e para todos os cadastrados no site nas próximas semanas. Essa era uma das ferramentas mais requisitadas pelas 380 milhões de pessoas que participam desses grupos.

O plano de Mark Zuckerberg consiste no seguinte: cada participante poderá transferir arquivos para o site até o limite de 25 MB, e eses dados ficarão disponíveis para outros membros do grupo baixarem. Contudo, vale lembrar que a novidade não vai valer para músicas e nem para arquivos de programas - porque, talvez, o Facebook tenha avaliado que esses tipos de arquivo são os que estão mais sujeitos à pirataria.

Falando em pirataria, a rede social também terá um link para quem quiser denunciar o compartilhamento de conteúdo pirata. A precaução faz sentido, já que grandes sites dessa natureza, como o Megaupload, por exemplo, foram fechados sob acusação de facilitar a pirataria.

As informações ainda não são claras, mas já levanta a hipótese de que o Facebook evolua e passe a competir com serviços como Dropbox e o Google Drive, lançado há poucos dias. Mas não é o que vai acontecer num primeiro momento, já que o foco desses outros serviços está no armazenamento de arquivos pessoais, e essa não é a proposta do novo recurso da rede social.

Apple lançará mini iPad por R$ 390 e novo iPhone em outubro, afirma site


Mini iPad
Segundo o site iMore, uma fonte declarou que a Apple fará o lançamento de uma versão menor do iPad em outubro. De acordo com a publicação, a Apple vai aproveitar o gancho e também anunciar sua nova geração de smartphones, o iPhone 5.

O mini iPad teria 7,8 polegadas, e chegaria ao mercado com um preço inicial entre US$ 200 e US$ 250 (cerca de R$ 390 e R$ 487, respectivamente) para concorrer com os tablets mais populares e menores - assim como ocorreu em 2004, quando a companhia ampliou a linha do iPod ao lançar uma versão mais compacta.

A publicação ainda afirma que o mini iPad teria apenas 8GB de espaço para armazenamento, mas manteria a compatibilidade com os aplicativos disponíveis hoje na App Store. A tela seria idêntica à do novo iPad, só que em um tamanho menor, o que deixaria o aparelho como um meio termo entre a densidade do atual iPad e a do iPhone 4S. Além disso, o produto não chegaria para substituir o iPod Touch, que continuará a ser vendido pela empresa da maçã.

Vale lembrar que Steve Jobs sempre se mostrou contra a criação de um tablet menor do que o comercializado atualmente. A questão é que o lançamento de um mini iPad não está descartado, já que Jobs morreu em outubro de 2011 e que o novo CEO, Tim Cook, pode ter uma visão mais corporativa do tal dispositivo.

O fato é que um iPad menor e mais barato poderia elevar ainda mais a dominação da Apple no mercado de tablets, pois, além de atingir outro público, poderia popularizar ainda mais o objeto

Pesquisadores criam software que identifica sarcasmo em textos na internet


Dr. House
Para quem estava cansado de piadinhas na internet, uma equipe de pesquisadores da Universidade Hebraica, em Israel, criou uma solução prática e muito útil: um programa de computador capaz de reconhecer o sarcasmo em frases escritas na web.

Segundo o arquivo em PDF divulgado pela equipe de cientistas, o algoritmo recebeu o nome de SASI (sigla para "algoritmo semi-supervisionado para identificação do sarcasmo", em inglês). Ele já foi testado no Twitter e também com 66 mil resenhas de produtos da loja virtual da Amazon, onde conseguiu identificar com precisão 77% de resenhas sarcásticas de usuários sobre alguns itens.

Ainda de acordo com o documento, o SASI não serve apenas para apontar frases engraçadinhas. Ele pode ser bem eficiente em gerar conteúdo personalizado em redes sociais e lojas virtuais. Caso algum internauta opine negativamente sobre determinado item em algum serviço online, por exemplo, ao invés de exibir o comentário completo, o site pode fazer uma filtragem para localizar o sarcasmo e substituí-lo por um simples símbolo de "não aprovado".

Outra vantagem desse tipo de software é a capacidade de buscar ferramentas na web para medir - através de tweets, mensagens no Facebook e outras páginas de constante interação - a opinião das pessoas em relação a certo produto, ideia ou a algum acontecimento importante. Além disso, o programa pode ajudar os usuários a criar melhores conteúdos personalizados, como também recomendações e propagandas específicas de acordo com o gosto de cada indivíduo.