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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Windows Server 2012 será lançado no dia 4 de setembro

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Windows Server 2012
O Windows 8 vai ser lançado no dia 26 de outubro, mas a outra versão do sistema da Microsoft chegará um pouco antes: o Windows Server 2012 sairá no dia 4 de setembro, conforme informação enviada nesta quinta-feira pela própria empresa.

Para a Microsoft, o lançamento da versão para servidores é até mais importante do que o outro Windows: em 2011, a divisão de Servidores e Ferramentas gerou mais receita à empresa do que a responsável pelo Windows.

Além disso, o Windows Server 2012, chamado de "sistema na nuvem", é o coração dos planos futuro da companhia: de acordo com Satya Nadella, presidente da divisão de Servidores e Ferramentas, o Server 2012 vai ajudar ter novos recursos para ajudar empresas a criarem nuvens privadas, o que fará com que elas consigam usar tecnologias de cloud computing nos seus data centers.

Facebook lança site para compartilhar histórias "emocionantes"

Facebook Stories - Divulgação
Facebook Stories - Divulgação
Aproximadamente 950 milhões de pessoas compartilham suas vidas e suas memórias no Facebook. Algumas dessas merecem ser contadas. Por isso a equipe da rede social criou, nesta quinta-feira (02/08), o “FacebookStories” para destacar algumas das mais interessantes.

Cada mês será temático. O primeiro será centrado em “lembranças”. A história da capa, por exemplo, fala sobre Mayank Sharm – um homem que perdeu a memória após uma meningite e recomeçou a montar o quebra-cabeça de sua vida pelo Facebook.
Qualquer usuário da rede social poderá enviar sua história para a equipe do site, que fará a curadoria das melhores.

“O projeto começou como resultado do crescimento do número de histórias chegando à companhia por diferentes canais, incluindo histórias sobre as quais nós líamos na mídia”, disse Tucker Bounds, um porta-voz do Facebook à ABC.

Além de contar histórias, o site também fará infográficos analisando dados sobre os “grandes momentos” da vida que as pessoas compartilharam com a rede social. Veja o deste mês aqui.

O Facebook não é a primeira rede social a criar um site deste tipo. O Twitter já tem o “TwitterStories”, com o mesmo objetivo, há mais de sete meses.

Claro, Oi e TIM voltam a vender planos nesta sexta

Reprodução
Telefonia Celular
A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou em uma coletiva na tarde desta quinta-feira (2/8) que as operadoras Claro, Oi e TIM poderão voltar a vender novos planos de voz e dados a partir de amanhã (3/8).

A liberação se dá depois que executivos das três empresas se reuniram com representantes da Anatel e apresentaram planos de melhoria nos seus serviços de telefonia até o ano de 2014. A agência reguladora afirmou que publicará os planos completos no seu site oficial ainda hoje.

Somadas, as três companhias farão um investimento de R$ 20 bilhões nos seus serviços até o final deste ano.

O maior investimento é da TIM, que foi barrada em dezoito estados e no Distrito Federal e que promete melhorar a qualidade dos seus serviços com um plano de R$ 8,2 bilhões. Suspensa em três estados, a Claro desembolsará R$ 6,3 bilhões, enquanto a Oi, punida em cinco, gastará R$ 5,5 bilhões.

Considerando o financiamento suficiente para os atuais problemas, a Anatel agora fiscalizará as melhorias nos estados em questão, avaliando os serviços das operadoras município a município. A primeira avaliação da atual liberação será feita em novembro, quando a Anatel decidirá se continuará permitindo a venda de chips ou se punirá as empresas novamente.

Entenda o caso

Quando anunciou que suspenderia as operadoras, o ministro das Comunicações Paulo Bernardo afirmou que esperava ver o processo resolvido em no máximo quinze dias, mas as três empresas ficaram proibidas de realizar novas vendas por apenas onze.

Isso porque elas teriam se comprometido a reduzir os índices de reclamação até o final do ano, disse na coletiva desta quinta-feira o presidente da Anatel, João Rezende. O gestor afirmou que a medida teve a intenção de sinalizar para as operadoras que os problemas recorrentes relatados pelos usuários não seriam mais aceitos.

Especula-se que a proximidade do dia dos pais – uma das três melhores datas para as vendas no ano, ao lado do dia das mães e do Natal – tenha acelerado a confecção dos planos pelas companhias e a subsequente aprovação da agência.

Apesar de não terem sido punidas, as operadoras Vivo, CTBC e Sercomtel também terão de apresentar planos para a melhoria dos seus serviços até o dia 23 deste mês, cabendo punição caso eles não sejam considerados suficientes.

Nossa página de downloads está de volta


Download
Nossa página de downloads está de volta! Nesta semana, o Olhar Digital estreou uma nova lista de softwares para serem baixados direto do nosso site.

Aqui você encontra versões gratuitas de antivírus, programas para download P2P, navegador, pacote de codec, solução para organizar vídeos e até para descompactar e compactar arquivos na internet.

Separamos dez opções de softwares, que serão atualizadas toda semana, portanto, fique de olho!

Para acessar a página, clique aqui. E aproveite para dizer abaixo quais tipos de softwares vocês gostariam de ver aqui no Olhar Digital.

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Ação do Facebook cai para menos de US$ 20 pela primeira vez

Wall Street Journal
IPO Facebook
O Facebook está passando por um momento ruim na Nasdaq. As ações da rede social caíram para menos de US$ 20 pela primeira vez, desde o seu lançamento na bolsa tecnológica. Os motivos, segundo a Reuters, foram a saída de uma série de executivos da empresa e o fim do período de proibição para funcionários da rede social venderem suas ações.

Na terça-feira (31/08), o individual fechou em US$ 21,71. No dia seguinte, as ações atingiram uma mínima de US$ 19,91 durante negociações de forte volume no início da tarde. A ação perdeu quase metade de seu valor desde que estreou a US$ 38 em maio, na maior oferta pública inicial (IPO, em inglês) de uma empresa do Vale do Silício.

A partir de 16 de agosto deve acontecer o fim do bloqueio de vendas ao papel do Facebook e cerca de 271 milhões de ações serão disponibilizadas para negociações. Já no dia 14 de novembro mais de 1,2 bilhão de papeis poderão ser negociados.

Um detalhe que pode impedir o sucesso da rede nos próximos meses é que, durante estas ofertas, analistas que participaram do IPO da rede social deverão entrar novamente em um período de silêncio de 30 dias. Sem a visão de especialistas, possíveis compradores não se sentiriam tão seguros a respeito das ações.

Você compraria ações do Facebook? Deixe sua opinião abaixo.

Google Play adota novas regras para envio de aplicativos

Reprodução
Google Play
Muito criticada por ter permitido que uma grande quantidade de softwares maliciosos chegassem aos seus usuários, a Google Play terá novas regras para a aprovação de aplicativos destinados ao sistema operacional Android.

Os programadores terão um mês para se adaptarem à nova política, e aqueles que não o fizerem serão banidos da loja.

Em uma carta destinada aos desenvolvedores de apps, o Google explicou as novas regras para que um aplicativo seja disponibilizado em sua loja, que incluem a exigência de que todos os programas usem com o serviço de pagamento da empresa para receber dinheiro dos seus usuários.

Para reduzir os casos de plágio, o Google pede que os desenvolvedores não finjam representar outra pessoa e não afirmem que seus aplicativos são autorizados ou produzidos por outra companhia se esse não for o caso.

Ícones muito parecidos com os de aplicativos já disponíveis também serão barrados. Também foram lançadas diretrizes proibitivas sobre a distribuição de vírus, malwares e envios automáticos de SMS e e-mails.

A medida do Google busca igualar sua loja à App Store, da Apple, no quesito confiança.

Apple quer punição mais rigorosa à Samsung


Apple X Samsung
Nesta quinta-feira (02/08), no mais recente capítulo do duelo entre Apple e Samsung, a empresa da maçã pediu à Justiça norte-americana para punir a companhia asiática, devido a conduta do advogado da fabricante do Galaxy S III.

A juíza distrital Lucy Koh impediu nesta terça-feira (31/07) os advogados da Samsung de apresentarem certas provas no começo da audiência. No mesmo dia, a Samsung mandou à imprensa links destas evidências e declarou que "a justiça básica exige que o júri decida o caso com base em todas as provas".

O advogado John Quinn, a serviço da Samsung, admitiu em documento judicial na quarta-feira (01/08) que tinha autorizado o envio das provas à imprensa, mas ressaltou que a intenção não era influenciar o júri.

A Apple disse que a atitude do advogado foi "chocante, pois violou a integridade da corte", de acordo com a Reuters. O porta-voz da Samsung, por sua vez, afirmou que a companhia se pronunciará posteriormente sobre o caso e informou que "a alegação da Apple não tem fundamento".

A punição pela má conduta de um advogado geralmente é multa, mas a Apple pede que a juíza determine que as patentes da companhia são válidas e que a Samsung as desrespeitou, mas cabe ao júri decidir isso.

Para saber mais sobre a briga das companhias, clique aqui.

YouTube terá canal de jornalismo investigativo

The I Files - Divulgação
The I Files - Divulgação
O Centro de Reportagem Investigativa (CIR, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira (02/08) o “I Files”, um canal exclusivo de jornalismo investigativo no YouTube.

A novidade vai ao encontro dos planos do YouTube em investir em conteúdo original para competir com as televisões abertas; e com as pressões da Kinight Foundation, que pede por jornalismo investigativo independente da mídia tradicional.

O canal contará com o apoio e trabalho de veículos de peso como o The New York Times, Al-Jazeera, BBC, ABC e INN, mas também com o jornalismo produzido por cidadãos comuns. A receita obtida com o projeto será dividida com os parceiros de conteúdo.

Futuramente, o I Files deverá firmar parcerias com escolas de jornalismo a fim de realizar concursos para os estudantes produzirem suas próprias matérias. As melhores serão selecionadas e divulgadas no canal.

“O alcance de uma história é muito mais vasto com a internet, e uma grande história tem o potencial de tornar-se viral”, escreveu Julia B. Chan, coordenadora de engajamento do CIR, no portal BayCitizen. “O I Files será a vanguarda dos novos modelos emergentes de jornalismo sendo produzidos, consumidos e compartilhadas”, conclui Chan.

Quem quiser acompanhar o projeto, pode fazê-lo pelo canal no YouTube, Facebook, Twitter, Tumblr, Google+ e Pinterest.

Jornalismo cidadão

Projeto de Excelência em Jornalismo do Pew Research Center, uma organização de mídia baseada em Washington descobriu que o YouTube não para de crescer como plataforma de jornalismo cidadão.

A pesquisa examinou o site de vídeos por 15 meses e descobriu que mais de um terço dos vídeos mais assistidos foi produzido de forma amadora, por pessoas comuns que vivenciaram notícias ou que estiveram em situações de conflito.

"Existe uma nova forma de jornalismo em vídeo nesta plataforma. É um novo relacionamento entre empresas de mídia e cidadãos, mais múltiplo e dinâmico do que já vimos em outras plataformas", opina Amy Mitchel, diretora do Pew Research Center.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

Rumor: iPhone 5 custará o dobro de seus antecessores

Reprodução
Conceito do iPhone 5
Um novo rumor sobre o iPhone 5 dominou o Twitter. Os boatos, que dizem que o novo smartphone custará US$800, levaram a hashtag #800DollarsForAniPhone ao topo dos Trending Topics mundiais.

De acordo com o serviço Topsy, até as 13h10 desta quinta-feira (02/08) o termo foi tuitado mais de 44 mil vezes nas últimas 24 horas.

Um dos primeiros sites a espalhar o boato foi o portal Game’n Guide, especializado em jogos. Eles encontraram links no portal Taobao, um dos maiores de e-commerce na China, realizando pré-vendas do smartphone a um preço equivalente a US$800.

O suposto valor causou revolta nos consumidores que pretendem comprar o novo aparelho da Apple por um preço similar ao de seus antecessores. O iPhone 4S de 32 Gigabytes foi lançado por US$400 nos EUA – metade do suposto preço de seu sucessor.

Se os rumores forem verdadeiros e a Apple manter na mesma proporção a discrepância de preços entre Brasil e EUA, o iPhone 5 de 32 Gigabytes poderia chegar ao Brasil por R$6.000, por exemplo.

Por que há tantas brigas por patentes no mundo da tecnologia?


Apple X Samsung

A disputa de patentes entre Apple e Samsung gerou questionamentos. O primeiro deles é entender por que nos Estados Unidos acontecem tantas brigas como esta, especialmente na área de tecnologia.

O motivo é simples, segundo Julio Guidi, advogado especialista em marcas e patentes. O processo de registro de patentes nos EUA é muito mais simples que na maioria dos países. O INPI norte-americano, chamado de USPTO (U.S. Patent and Trademark Office), não faz análises aprofundadas para conceder proteções pois prefere agilizar os processos e, com isso, incentivar a criação no país.

De acordo com Guidi, a política norte-americana se baseia na seguinte ideia: concedemos a patente a quase todos. Aqueles que se sentirem prejudicados, devem recorrer à Justiça. "Pelo fato de a Justiça norte-americana ser mais rápida, o USPTO acha melhor oferecer proteções à maioria e contar que somente alguns terão problemas. Quem não concordar com algo, deve tentar resolver com outras pessoas", comenta.

O grau de proteção de patentes na área de tecnologia não é maior em relação aos demais segmentos. Mas, diferente de outros mercados, como o do automobilismo, por exemplo, no mundo tecnológico são poucas as empresas que concordam com o “Código de mercado”. O advogado explica que trata-se de um código em que as empresas concordam em ter seu design copiado por suas concorrentes e, por isso, nem se preocupam tanto em registrar suas ideias.

"Na moda, é difícil pedirem proteção de algo pois o design que se cria é muito efêmero. Se a empresa desenvolve um produto que muda muito rápido, como é o caso dos carros, que a cada ano lançam novos modelos, não existe preocupação com a cópia. Todos acabam criando coisas parecidas e formam o tal ‘código de mercado’. Todos seguem a tendência de design do momento", diz.

No caso da Apple, o empenho é justamente contra esta homogeneidade. O iPhone, apesar de mudar a cada ano, mantém os principais detalhes desde seu lançamento, em 2007. Portanto, Guidi afirma que a empresa da maçã está brigando para proteger sua criação e manter seu status de original. A Apple não quer lançar tendência para o mercado copiar; ela quer ser única.

"Mesmo que a companhia não tenha patenteado seu design, se ela não quiser que se estabeleça este código de mercado, ela pode processar seus concorrentes. Na maioria das vezes elas alegam que ao existir muitos produtos iguais, perdem a capacidade de distinção. Neste caso é possível alegar que os itens concorrentes podem confundir os consumidores na hora da compra e isso pode ser considerado uma concorrência desleal", ressalta.

No caso dos softwares, a briga pelas patentes é ainda mais acirrada. O que está em jogo neste caso não é somente o visual dos produtos, mas toda tecnologia por trás dos aparelhos. Entre os 50 processos envolvendo Apple e Samsung, ambas também se atacaram no quesito tecnologia.

A Apple começou a batalha em abril de 2011 ao entrar com quatro processos de patentes contra a Samsung na área de design e mais dois por quebra de patentes de aparência. A partir daí, a sul-coreana revidou, alegando que a Apple violou cinco de suas patentes relacionadas à tecnologia.

No entanto, o Android, sistema operacional do Google que roda nos aparelhos da Samsung, também está na mira da Apple e até da Microsoft. Assim, no duelo das gigantes da mobilidade, não há trégua em nenhum aspecto, seja na aparência do hardware ou nas funcionalidades do software. (Para ver algumas das patentes quebradas pela plataforma, clique aqui)

Mais uma vez, a pergunta que fica é: quem sairá com a razão? Agora que você sabe um pouco mais sobre esta história, que tal opinar? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossa série especial sobre o julgamento decisivo envolvendo as companhias.

Para entender toda a briga entre Apple e Samsung, clique aqui. Também aproveite e saiba como se dão as disputas por patentes, lendo esta matéria exclusiva.

Novo iPad alavanca venda de tablets pelo mundo


Novo iPad
Vendas recordes no segundo trimestre do ano colocaram o iPad em posição ainda mais confortável no mercado de tablets: agora o dispositivo da Apple é o responsável por 68% das vendas no mundo inteiro, de acordo com dados da consultoria IDC.

O bom desempenho do novo iPad, lançado em março, alavancou as vendas do mercado em geral: elas cresceram 33,6% em relação ao primeiro trimestre do ano e atingiram 25 milhões de unidades. Em comparação com o ano passado, o aumento foi de 66,2%.

"A maioria dos consumidores continua preferindo o iPad em relação aos concorrentes", afirmou o diretor de pesquisa da IDC, Tom Mainelli.

Ao todo, foram vendidos 17 milhões de iPads no segundo trimestre - no mesmo período de 2011 foram 9 milhões de tablets da empresa (61,5% do mercado). A segunda fabricante com mais dispositivos vendidos foi a Samsung, com 2,3 milhões, ou 9,6% do segmento.

O dispositivo da Apple chegou a ser ameaçado no fim do ano passado com o lançamento do Kindle Fire, da Amazon, mas foi um perigo temporário: o concorrente ficou com apenas 5% do mercado neste segundo trimestre, ou 1,2 milhões de unidades vendidas. O lançamento do Kindle Fire 2, no entanto, pode ajudar a recolocar o tablet na briga.

Para o segundo semestre do ano, outros aparelhos podem ameaçar a liderança da Apple no segmento. Um deles é o Nexus 7, o tablet do Google lançado em julho por US$ 199. Outros são os aparelhos com Windows RT, que devem começar a sair no fim de outubro, junto com a plataforma da Microsoft.

Internautas gastam mais de 4 bilhões de horas no YouTube por mês


Nyan Cat
A cada mês, internautas gastam mais de 4 bilhões de horas com vídeos do YouTube. Isso equivale a 456 mil anos de conteúdo ou, exemplifica Sam Laird, do Mashable, é como assistir ao vídeo original do Nyan Cat cerca de 66 bilhões de vezes (você pode começar agora).

Os dados mostram a rapidez com que o YouTube tem crescido, pois em maio deste ano a empresa anunciou que eram consumidos mais de 3 bilhões de horas por mês. São os números presentes até agora na seção de imprensa do site, mas que foram atualizados por um porta-voz ao Mashable depois que uma discreta citação sobre o assunto apareceu no Wall Street Journal.

A mesma página diz que são jogadas 72 horas de conteúdo por minuto no YouTube, sendo que, em 2008, eram apenas 10 horas.

Telas do novo iPhone chegarão à Apple ainda em agosto, diz Sharp

Reprodução
Câmera de iPhone
O iPhone 5 está perto de ser lançado. O presidente da Sharp, Takashi Okuda, confirmou que a fabricante vai começar a enviar as telas do smartphone para a Apple neste mês de agosto, de acordo com a Reuters.

Apesar de Okuda não ter dado mais informações, a expectativa é que o iPhone 5 seja lançado entre o fim de setembro e o começo de outubro.

A Sharp não é a única fornecedora de telas para a Apple. A fabricante japonesa começou a colocar seus displays no iPhone 4S e divide espaço com a LG Display e a Japan Display. As três devem fabricar as telas do novo iPhone que, segundo especulações, terá 4 polegadas, enquanto os atuais modelos do smartphone têm 3,5 polegadas.

O anúncio da nova versão do telefone pode acontecer no dia 12 de setembro. Segundo rumores, a Apple prepara um evento para mostrar não só a nova geração de smartphones como também os novos iPods e o iPad mini.

WhatsApp: paulistas, não acrescentem o 9 ao número do celular

WhatsApp (Divulgação)
WhatsApp
Desde o último domingo (29/07), quem quer ligar para um dono de celular da área 11 precisa acrescentar o dígito 9 à frente do número. a assistencia tecnica computador já separou alguns aplicativos que ajudam na atualização da agenda de contatos, mas um outro, o WhatsApp, pediu calma aos usuários.

A MacMagazine recebeu um posicioinamento da equipe de suporte do aplicativo, que disse estar ciente da medida adotada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e que vai ajudar seus clientes.

"Estamos trabalhando para migrar sua conta original do WhatsApp para o seu novo número (com o nove extra)", explicou Ken V., representante do serviço. "Isso acontecerá dentro de algumas semanas."

Ele ainda alertou que quem atualizou o número por conta própria terá de deletar a conta e criar uma nova - ou reativar a antiga, sem o 9. Como a empresa mexerá em todos os números com DDD 11, mesmo que você acrescente o dígito por conta própria, acabará ganhando outro 9 em breve.

Reprodução

Samsung perde pontos com juíza durante julgamento


Apple X Samsung
No julgamento em que disputa com a Samsung, a Apple revelou quase 40 protótipos de iPhones e iPads idealizados e posteriormente rejeitados. A ideia, segundo o The Verge, é mostrar que há muito tempo a companhia já pensava em dar este visual aos seus aparelhos.

Em resposta à atitude da rival, na tentativa de provar que não havia copiado o design do iPhone, a Samsung adotou estratégia considerada errada pelo júri. A fabricante sul-coreana teria enviado à imprensa evidências de que trabalhava em seu smartphone meses antes do lançamento do rival. No entanto, a juíza Lucy Koh repreendeu a empresa por ter revelado os dados à mídia.

Segundo o site Cnet, a Samsung afirmou que após um juiz ter negado o pedido de apresentação das evidências de projetos da Sony - que precediam o iPhone - a fabricante decidiu divulgar dois slides que mostravam seus projetos de smartphones e um trecho de depoimento da ex-projetista da Apple. O principal motivo que levou à rejeição dos indícios foi a demora da empresa em apresentá-los para uma análise do tribunal.

“A evidência excluída teria estabelecido que a Samsung não copiou o design do iPhone”, disse a empresa em um comunicado enviado à imprensa. A juíza do caso insistiu em saber quem era o responsável pelo vazamento dos documentos à imprensa, se mostrando descontente com ambos os lados pela falta de vontade em chegar a um acordo amigável.

Para saber mais sobre o julgamento, veja uma matéria completa aqui.

Facebook estreia central de aplicativos em todo o mundo



reprodução
facebook app center
O Facebook anunciou nesta quarta-feira que lançará a sua central de indicação de aplicativos, o App Center, em todos os países do mundo.

O novo recurso, em que a rede social indica programas para iOS ou Android, já estava disponível no Brasil desde a última quarta-feira, 25 de julho.

Em contato com o Engadget, um porta-voz do Facebook disse que até o final do dia de hoje todos os usuários da rede social no mundo já terão acesso à ferramenta.

As sugestões do App Center são feitas depois que um algoritmo analise as predileções da pessoa na rede social e os aplicativos que ela e seus amigos usam dentro do Facebook.

Os aplicativos sugeridos se encaixam nas categorias de jogos, moda, exercícios, gastronomia, viagens e estilo de vida. A indicação dos apps depende das avaliações dos próprios usuários, já que os mais populares ganham preferência nas sugestões.


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Apple X Samsung: uma briga de 50 processos


Apple X Samsung
Um dos maiores processos por patentes da história dos Estados Unidos iniciou sua jornada nesta semana. Os líderes mundiais do mercado de smartphones, Apple e Samsung, duelam na corte de San Jose, na Califórnia (Estados Unidos), para saber, afinal, quem sairá com a razão.

Desde abril do ano passado, as duas maiores fabricantes de smartphones travam uma guerra judicial em dez países (Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Espanha, Holanda, Japão, Coreia do Sul e Austrália), trocando acusações de violação de patentes.

Os processos começaram quando a fabricante do iPhone moveu ação contra a rival no tribunal federal norte-americano de San Jose em abril do ano passado. A empresa de Steve Jobs pediu US$ 2,5 bilhões pela suposta cópia de seu smartphone e ainda queria que o Galaxy Nexus e vários modelos do Galaxy Tab fossem proibidos no país.

A Apple entrou com quatro processos de patentes contra a Samsung na área de design e mais dois por quebra de patentes de aparência. A sul-coreana revidou, alegando que a Apple violou cinco de suas patentes relacionadas à tecnologia. (veja aqui algumas das patentes que os dispositivos com Android infringiram). Entre idas e vindas, a disputa rendeu 50 processos.

Em julho, na Grã-Bretanha, um juiz decidiu a favor da Samsung e afirmou que os produtos da coreana não são "tão cool" como os da rival. Na Holanda, a Apple também perdeu a vez e teve de pagar uma compensação à Samsung por ter violado suas patentes de mecanismo usado para conectar o iPhone (3G, 3GS e 4) e iPad (1 e 2) à internet. Recentemente, foi a vez da asiática pagar. O Galaxy Tab 7.7 foi banido da Europa, mesmo após outras decisões favoráveis em países da região, e o Galaxy Nexus foi proibido no território norte-americano.

Já nesta terça-feira (31/07), durante o primeiro dia do julgamento decisivo, as coisas esquentaram novamente na corte de San Jose. O advogado da Apple afirmou que os documentos internos da Samsung provam que a companhia sul-coreana decidiu copiar o smartphone da empresa da maçã, porque não era capaz de competir no mercado com os aparelhos que possuía.

O defensor ainda mostrou aos jurados uma análise interna da Samsung que dizia que o hardware do iPhone era "fácil de copiar". Outro documento, escrito por um executivo da concorrente, afirmava que a empresa enfrentava uma "crise de design" por conta do iPhone.

A empresa sul-coreana se defendeu dizendo que a Apple também se inspirou em outros produtos que já estavam no mercado para criar o iPhone e, por isso, as alegações de que ela teria copiado o smartphone alheio não teriam mérito. Segundo a Samsung, assim como ela, a Apple também bebeu de outras fontes para desenvolver suas criações.

O site The Verge informa que independente do resultado, dar ou tirar razão da Apple pode promover novos acordos e processos de patentes que envolvem a companhia. Isso porque o objetivo da companhia é simples, mas bastante ousado: provar que ela teve a ideia original quando criou o iPhone e que todas as outras empresas copiaram o smartphone.

Durante quatro semanas, as provas serão apresentadas a um júri de dez integrantes, aos quais caberá chegar a uma decisão unânime quanto à vitória para um dos lados.

Outlook.com chega a 1 milhão de usuários

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Apenas algumas horas depois de ter lançado uma versão experimental do seu Outlook.com, aposta para substituir o Hotmail, a Microsoft anunciou através da sua conta oficial do Twitter que o serviço já havia atingido a marca de 1 milhão de usuários. O número considera as pessoas que acabaram de cadastrar um endereço @outlook.com e aquelas que decidiram substituir o antigo @hotmail.com.

A versão preview do serviço foi lançada na última terça-feira (31/07) e traz uma série de novidades, como a atualização para uma interface no estilo Metro e maior integração com redes sociais como Twitter, Facebook e Linkedin.

Lembrando o estilo inaugurado pelo rival Gmail, seu design é limpo e minimalista, com fundo branco, um pequeno logotipo no topo e publicidade discreta à direita.

O lançamento também inclui uma versão gratuita do Office Web Apps, que agrega Word, Excel, PowerPoint, OneNote e a ferramenta de arquivamento na nuvem SkyDrive. Futuramente, segundo a própria Microsoft, a ferramenta também contará com ampla integração com o sistema de voz por IP Skype, comprado pela Microsoft em 2011 por US$ 8,5 bilhões.

Ações da Nokia sobem após boatos sobre venda da companhia

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Nokia
A Nokia pode estar com seus dias contados, segundo alguns rumores. Nesta quarta-feira (01/08), as ações da finlandesa chegaram a disparar 11%, com forte volume de negociações, devido a novos boatos sobre uma possível venda, de acordo com a Reuters.

Segundo analistas de mercado, a chinesa Lenovo estaria interessada em adquirir a fabricante de celulares. A Nokia não comentou o assunto, mas o diretor de operações da Lenovo, Gianfranco Lanci, afirmou que "não há nada sendo tratado". O executivo ainda comentou que o rumor não passava de "uma piada".

Após esta declaração, por volta das 11h do horário de Brasília, as ações da finlandesa reduziram ganhos, mas ainda apresentavam forte valorização de 4,6%.
Recentemente, o CEO da Nokia, Stephen Elop, comentou que os rumores de que a Microsoft e a Samsung estariam interessadas em comprar a fabricante não tinham fundamento. Ele garantiu ainda que sua empresa não está à venda.

Google Fiber: primeiras impressões

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Google Fiber
O Google apresentou seu serviço de banda larga ultraveloz e de televisão na quinta-feira passada (26/07) e, até essa segunda-feira (30/07), recebeu mais de 4 mil pré-inscrições de pessoas interessadas no produto. Mas alguns estabelecimentos já contam com a conexão do Google Fiber, e o pessoal do GigaOM visitou um deles para dar as primeiras impressões.

O repórter Dave Greenbaum esteve na padaria vegana Mud Pie, em Kansas City, onde o Google instalou o Fiber no sábado (28/07). Em conversa com Michael Valverde, coproprietário do lugar, Greenbaum descobriu que a equipe do Google rondou a padaria por muitos meses antes de escolhê-la para testar a novidade. Além da rede, a companhia colocou no estabelecimento dois de seus Chromebooks.

Os testes

Para averiguar a velocidade do Fiber, foram feitos testes com conexão via cabo e Wi-Fi - cuja tecnologia não suporta o Gigabit oferecido pelo Google. A primeira coisa que Greenbaum fez foi tentar assistir à transmissão via streaming dos Jogos Olímpicos de Londres em alta definição. "O vídeo em HD foi simplesmente lindo, mas havia soluços", notou.

Então o repórter partiu para os downloads, baixando a versão 10.7.4 do sistema operacional do Mac. No cabo, o arquivo de 1,4 Gb levou cinco minutos e quatro segundos para ser baixado; já quando usou o Wi-Fi de seu próprio Macbook, ele teve de esperar 15 minutos e 21 segundos. Greenbaum testou os dois modelos de conexão pelo Speedtest.com, que no primeiro caso mostrou velocidade de 176,59 Mb por segundo para download, mas, no segundo, revelou fracos 41,73 Mb/s.

"A lenta velocidade via Wi-Fi era esperada, mas com conexão plena de cabo eu teria esperado que o arquivo fosse baixado em menos de um minuto", afirmou. Como efeito comparativo, ele usou sua internet contratada da AT&T e viu o download ser concluído em 14 minutos e 50 segundos no cabo, e em 41 minutos e 24 segundos no Wi-Fi.

Só quando partiu para os torrents - que afirma terem sido todos legais -, Greenbaum conseguiu notar a velocidade, ao baixar um arquivo de 134,4 Mb em apenas 11 segundos. "Os assinantes vão pagar por uma internet muito veloz, mas talvez não notem a diferença quando compararem com o alto nível de banda larga dos amigos."

Mais problemas

Outra limitação é o compartilhamento da caixa de rede do Google, que é usada tanto para internet, quanto para o serviço televisivo. Se o assinante quiser gravar oito programas (o máximo permitido) simultaneamente, a velocidade da navegação pode ser comprometida. Além disso, os clientes da padaria conectada reclamaram da falta de opções no line-up do Fiber, que não conta com grandes redes como ESPN, Disney, Comedy Central e nem com os canais premium da HBO.

O produto também não possui opção para inclusão de telefone fixo via IP. "Enquanto os assinantes podem usar seus telefones celulares, muitas pessoas ainda usam alarme ou sistemas de fax que precisam de uma linha fixa. Os dois poderiam ser feitos pela internet (ou por um produto terceirizado de linha por IP), mas seria um incômodo adicional mudar", relata Greenbaum.

O repórter do GigaOM percebeu que o Google vai obrigar os consumidores a usarem sua caixa de rede como roteador, enquanto as companhias de cabo geralmente permitem o uso de qualquer produto. "Se você quiser a rede do Google você terá de usar a caixa deles e viver com suas restrições", alertou.

Mas há algo que pode dar mais trabalho à gigante de buscas: a questão da privacidade. Greenbaum disse que representantes precisaram conversar com os clientes para convencê-los de que o Google não ficaria espionando enquanto eles navegassem pela rede da companhia. É um sinal que ele considera "desanimador, para dizer o mínimo".

Apesar de ter destacado os pontos negativos, Dave Greenbaum concluiu que trata-se de um ótimo produto, que de tabela ainda deve forçar a concorrência a melhorar seus serviços. E você, espera que o Google Fiber venha para o Brasil?

Design dos produtos da Apple nasce em mesa de cozinha

AllThings D
Mesa de cozinha da Apple
Chris Stringer é designer da Apple e desde 1995 está diretamente envolvido no desenvolvimento dos produtos. Segundo ele, o processo que dá vida ao design das criações nasce de um bate-papo entre 15 ou 16 pessoas, realizado numa mesa de cozinha. Literalmente.

Por mais que a história pareça esquisita para uma empresa de porte tão grande, a declaração veio à tona esta semana. Na terça-feira (31/07), Stringer testemunhou a favor da companhia no julgamento da batalha por patentes travada entre a norte-americana e a sul-coreana Samsung.

“Sentamos com nossos livros de esboço e trocamos ideias. É ali que as críticas mais brutais e honestas acontecem”, contou o funcionário em declaração repercutida pelo All ThingsD. Se o resultado do “brainstorm” for satisfatório, as ideias são transportadas para um programa de computador e concretizadas em projeto físico. “Nosso trabalho é imaginar produtos que não existem e formatá-los para a vida”, resumiu Stringer.

O desginer da Apple diz que um simples botão pode ganhar até 50 versões de design diferentes, tamanho é o nível de perfeccionismo do grupo descrito por ele como “maníaco”. Assim nasceram produtos que fizeram da empresa um símbolo no mercado.

O julgamento

No mesmo dia, antes de Stringer, a Apple fez sua defesa no tribunal alegando que a Samgung copiou o iPhone e o iPad e infringiu diversas de suas patentes. A sul-coreana, por sua vez, rebateu ao afirmar que seus produtos foram, sim, inspirados nos da Apple, mas que esta também bebeu de outras fontes para desenvolver suas criações.

Zuckerbergs no Google?

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Mark Zuckerberg
Vocês já ouviram falar de Harry Schmidt? Esse rapaz é responsável por toda estratégia de produto dentro da Wildfire, a startup de marketing social que o Google comprou por US$ 250 milhões.

Mas, além de um executivo de sucesso, Schmidt é, também, casado com Donna Zuckerberg, uma das irmãs do cofundador do Facebook.

Ou seja, desde ontem, Schmidt passou a ser rival do próprio cunhado. Isso porque, agora que o Google adquiriu a Wildfire, o empresário será funcionário da gigante de buscas e, consequentemente, concorrente do Facebook.

De acordo com o Business Insider, além do cunhado, Zuckerberg também perdeu mais três familiares para o Google, que trabalham na Wildfire: seu irmão mais novo, uma irmã do meio, e Donna, esposa de Schmidt.

Para tirar um sarro da situação, outra irmã do CEO da maior rede social do mundo, chamada Randi, comentou que agora existem mais Zuckerbergs trabalhando no Google do que no Facebook.

Será que o Mark está chateado?

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Anatel fará 'pente fino' nos planos das operadoras


operadoras
Antes de decidir se acaba, ou não, com a suspensão de vendas de Claro, Oi e TIM, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fará um "pente fino" nos planos de investimento das operadoras.

"A Anatel está exigindo medidas concretas", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, após participar de evento em São Paulo. "Com isso", completou, "achamos (que o serviço) vai ficar satisfatório. Nos próximos dias devemos ter noticias."

De acordo com a Reuters, Bernardo informou que não há problemas no fato de as operadoras estarem antecipando investimentos, ao invés de subir o valor a ser desembolsado. Até porque, explicou ele, também serão avaliados os planos de gestão e os serviços.

Ao mesmo tempo, o ministro disse que o governo analisa a questão da instalação de antenas, cuja burocratização motiva reclamações antigas do setor. "Nossa burocracia de fato é grande e tenho visto cidades que levam meses, para dizer o mínimo, para fazer tramitar um pedido para instalar antenas. Por outro lado, acho que os municípios têm razão quando cobram que precisamos compartilhar essa infraestrutura. Não precisa de quatro torres para atender quatro empresas", afirmou.

Segundo ele, a Anatel vai votar um regulamento de competição que obrigaria o compartilhamento de infraestrutura. Mas como há municípios que possuem autonomia, será necessário negociar a instalação. "Só existem 250 municípios com legislação própria. Se fizermos essa lei, vai haver 5,2 mil, 5,3 mil municípios que seguirão nossa legislação", afirmou.

Ações do Facebook caem mais de 6% nesta terça-feira

Cnet
Facebook Nasdaq
As ações do Facebook atingiram uma mínima recorde, caindo 6,22% no pregão desta terça-feira da bolsa de tecnologia Nasdaq. O papel individual fechou em US$ 21,71.

Foi a terceira queda seguinte dos papéis desde que a rede social anunciou um prejuízo nos seus resultados trimestrais, na última sexta-feira.

Na semana passada, o Facebook divulgou seu balanço trimestral, anunciando receita de US$ 1,184 bilhões, o que representa um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado.

Porém, no total o site teve prejuízo líquido de 157 milhões de dólares, ou 0,08 dólar por ação, decorrente dos custos relacionados à sua oferta pública inicial de ações (IPO).

Google compra empresa de publicidade nas mídias sociais

reprodução
wildifre
O Google afirmou nesta terça-feira que adquiriu a startup de publicidade em mídias sociais Wildfire, que desenvolve softwares para que empresas possam administrar sua presença online em redes com Facebook, Twitter, Pinterest e LinkedIn.

A empresa conta com 400 funcionários, que agora se mudarão para a sede do Google, e divulga ter mais de 16 mil usuários. Entre os principais clientes da Wildfire estão marcas como Sony e Amazon.

Estipula-se que o Google pagou cerca de US$ 250 milhões pelo negócio, mas nem a empresa e nem a Wildifre se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.

Facebook vai obrigar usuários a mudarem para Timeline


Timeline Facebook
Se você usa o Facebook e não gosta da Timeline, provavelmente vai se chatear com esta notícia: antes do fim do ano, o formato será empurrado para todos os usuários.

A Timeline (no Brasil traduzida para Linha do Tempo) estará totalmente implementada até o outono do hemisfério norte, segundo o TechCrunch - ou seja, 21 de setembro.

O formato entrou como opção em janeiro de 2012, só mudava quem queria. Para facilitar a adaptação, o Facebook dá um prazo de sete dias para que o usuário que decidiu pela troca escolha qual conteúdo quer deixar visível.

Mesmo assim, muita gente resiste à Timeline, por isso eles serão obrigados a mudar. A data limite é a mesma escolhida para a entrega total do novo formato de visualização de fotos, anunciado ontem pela companhia.

Microsoft transforma Hotmail em Outlook.com

divulgação
outlook
A Microsoft decidiu reinventar o seu serviço de e-mail, apostando na substituição da marca Hotmail por um renovado – e gratuito – Outlook.

A nova ferramenta ocupará aos poucos o espaço do Hotmail, cujos usuários poderão manter seus endereços de e-mail ou atualizá-los para o @outlook.com.

A versão preview do serviço foi lançada nesta terça-feira e traz uma série de novidades, como a atualização para uma interface no estilo Metro e uma maior integração com redes sociais como Twitter e Facebook. O design é limpo e minimalista, com fundo branco, um pequeno logotipo no topo e publicidade discreta à direita.

O lançamento também inclui uma versão gratuita do Office Web Apps, que inclui Word, Excel, PowerPoint, OneNote e a ferramenta de arquivamento na nuvem SkyDrive.

Outro recurso importante do novo Outlook será a possibilidade de fazer ligações através do Skype, cuja atualização à la Microsoft deve chegar ao serviço nos próximos meses.

Apesar de pouco comentado nos últimos tempos, o Hotmail ainda é o maior serviço de e-mail do mundo, contando com mais de 350 milhões de contas (embora muitas não devam estar ativas, vale ressaltar). Yahoo (300 milhões de usuários) e Gmail (250 milhões) estão logo atrás.

No entanto, o serviço foi pouco trabalhado nos últimos anos e ficou com cara de relíquia tecnológica, e é justamente isso que a Microsoft espera mudar com o novo Outlook. A mudança faz parte de um reposicionamento visual da marca norte-americana, que já apostou na renovação das interfaces do Windows 8, Windows Phone e até do Xbox 360, e que agora busca também repadronizar o seu serviço de e-mail.

Todos os usuários do Hotmail terão acesso ao novo layout ainda nesta semana. Se você quiser conhecer o Outlook.com, clique aqui para ir à página de acesso.

Orkut fica ainda mais integrado ao Google+

Divulgação/Google
Orkut e Google+
O Google deu mais um passo rumo à integração do Google+ com o Orkut. Depois de conectar as contas que os usuários possuem nos dois produtos, a companhia atualizou o perfil do Orkut, levando a cara do Google+ para lá.

Com a mudança, os internautas passarão a ter, no Orkut, a mesma imagem de capa que possuem no G+. E esses perfis atualizados ainda exibirão fotos públicas que forem postadas na rede social mais nova. O resultado é um álbum em mosaico, diferente do que era visto no Orkut.

Segundo Koji Pereira, designer do Google, os recursos serão implementados aos poucos, mas em breve todos poderão conectar os perfis das duas redes.

Veja como fica:

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Apple TV se integra ao Hulu Plus

Hulu Plus - Divulgação
Hulu Plus - Divulgação
A empresa de streaming de conteúdo Hulu anunciou, nesta terça-feira (31/07) que agora o serviço Hulu Plus também irá trabalhar com a Apple TV.

Atualmente a Apple TV é integrada a outros serviços de streaming e vídeos, como YouTube, Vimeo, Netflix e o próprio iTunes.

A Apple TV é vendida no Brasil por R$400, no entanto o Hulu não funciona no país e, por enquanto, não há previsões de que isso venha a acontecer.

Nos EUA, o Hulu Plus custa US$7,99 ao mês e conta com diversos seriados para assistir sob demanda, como Law & Order, Modern Family e Family Guy.

Omnia M, com Windows Phone, chega por R$ 799

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Omnia M
A Samsung lançou nesta terça-feira (31/7) um novo smartphone com Windows Phone 7.5 no Brasil, o Omnia M.

O telefone tem uma tela Super AMOLED de 4 polegadas, processador de 1GHz, câmera traseira de 5 megapixels e frontal VGA. Ele tem capacidade para gravar vídeos em HD e conta com 4GB de armazenamento interno, além de entrada para cartões microSD.

O Omnia M tem acesso à loja Windows Marketplace, de aplicativos para a plataforma da Microsoft, e integração com o Xbox, o que permite ao usuário ter o mesmo avatar 3D do console no dispositivo.

O smartphone já está disponível nas lojas. O preço sugerido pela Samsung é de R$ 799.

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Twitter cria 'cashtags' para destacar empresas na rede

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Cashtags no Twitter
Depois de se apropriar do @ e da #, o Twitter passou a dar significado ao $. Nessa segunda-feira (30/07), a rede de microblogs anunciou que o cifrão será usado para criar links que remetam a resultados sobre ações e companhias.

O arroba, desde o começo, é o que designa o apelido de cada usuário. Para enviar uma mensagem direcionada, porém aberta, basta escrever o @ seguido do apelido e a pessoa receberá o tweet.

Já a cerquilha cria as chamadas "hashtags", que separam as conversas por tópicos a partir do seguinte formato: #assunto. Com elas é possível atuar em listas de discussão, por exemplo; é só clicar em uma para conferir o que está sendo falado a respeito.

Agora, o cifrão será conhecido dentro da rede como "cashtag" e seguirá o mesmo formado das hashtags: $empresa. Ao clicar ali, o usuário será encaminhado a uma página de resultados em que serão mostradas informações financeiras relacionadas.

Facebook estreia central de aplicativos em todo o mundo

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facebook app center
O Facebook anunciou nesta quarta-feira que lançará a sua central de indicação de aplicativos, o App Center, em todos os países do mundo.

O novo recurso, em que a rede social indica programas para iOS ou Android, já estava disponível no Brasil desde a última quarta-feira, 25 de julho.

Em contato com o Engadget, um porta-voz do Facebook disse que até o final do dia de hoje todos os usuários da rede social no mundo já terão acesso à ferramenta.

As sugestões do App Center são feitas depois que um algoritmo analise as predileções da pessoa na rede social e os aplicativos que ela e seus amigos usam dentro do Facebook.

Os aplicativos sugeridos se encaixam nas categorias de jogos, moda, exercícios, gastronomia, viagens e estilo de vida. A indicação dos apps depende das avaliações dos próprios usuários, já que os mais populares ganham preferência nas sugestões.

Review: fuçamos o Outlook.com, o 'novo Hotmail'


Outlook.com


Apresentado pela Microsoft nessa terça-feira (31/07) como substituto ao Hotmail, o Outlook.com conseguiu alcançar o primeiro milhão de usuários em algumas horas. E merece o furor, pois ele veio com duas promessas importantes: acabar com a marca Hotmail, que nos últimos anos se tornou sinônimo de spam; e criar uma alternativa que realmente valha a pena em comparação com os concorrentes - principalmente o Gmail. O Olhar Digital testou a novidade e traz para você o que existe ali de interessante.

Há algo muito bom no novo serviço de e-mail da Microsoft: ele é limpo, mas não é aquele tipo de limpeza que simplesmente desaparece com tudo, a empresa organizou as coisas muito bem no Outlook.com. Ao acessá-lo, o internauta se depara com uma amigável tela branca e azul, em que pequenas interferências como o verde (que mostra status) e o preto (presente em alguns textos) soam agradáveis. E esse azul principal pode ser alterado, uma vez que há 12 opções de cores.

Seis links foram colocados no topo da página: o logo do Outlook.com (que só serve para levar à caixa de entrada); uma seta ao lado do logo que só aparece quando você passa o mouse sobre ela; um link para criar novos e-mails; um para ativação do chat; outro para configurações; e o último, para perfil (altera foto e status, por exemplo).

Essa seta invisível abre quatro opções: Email, Contatos, Calendário e SkyDrive. A área de contatos já aparece com o visual Metro que a Microsoft está adotando nos produtos novos como Windows, Office, Windows Phone e, agora, Outlook.com. O internauta pode pode unir ali gente do Twitter, Facebook, LinkedIn e Google - todos aparecem em uma lista à esquerda e, quando um deles é selecionado, a página traz inúmeras informações sobre a pessoa.

As áreas do Calendário e do SkyDrive fazem com que o internauta queira ver a Microsoft acelerar o passo rumo à atualização geral. Isso porque os dois produtos estão com o layout antigo - assim como praticamente toda a área de configurações.

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Inovações


No grosso, o Outlook.com é um serviços de e-mails padrão: à esquerda ficam as caixas de entrada e de spam, rascunhos, itens enviados e a lixeira. No centro estão os e-mails e, à direita, uma barra em que devem ser acomodados os banners publicitários, mas que por ora abriga lista de amigos disponíveis e as mensagens de bate-papo. O link do chat fica discreto no topo à direita, e por ele pode-se falar com quem está online no MSN Messenger ou no Facebook.

Na aba da esquerda fica ainda uma das boas novidades do Outlook.com, a seção de visualizações rápidas. É uma área com separações inteligentes, como as três padrões que reúnem mensagens que contenham documentos, fotos ou que tenham sido sinalizadas. Mas é possível adicionar outras, conforme suas necessidades.


Outlook.com



A caixa de entrada também tem modelos de exibição diferenciados, sendo que o cliente pode escolher visualizar apenas as mensagens não lidas, os boletins informativos (newsletters), o que foi enviado por contatos ou grupos, e-mails relacionados a redes sociais (fulano te marcou em uma foto), ou tudo isso junto. Além disso, é possível organizar as mensagens por remetente, assunto, tamanho ou conversa.

A Microsoft ainda conseguiu melhorar o envio de e-mails, outra parte que ficou simples e bonita. O Outlook.com destaca os contatos frequentes para dar menos trabalho ao internauta. E parte do esforço em acabar com o estigma de destino para mensagens indesejadas aparece no envio do primeiro e-mail, quando surge uma mensagem pedindo para que você verifique sua conta. Isso servirá, como explica a empresa, para "parar os remetentes de spam".

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A parte ruim

A reportagem não pode fazer um teste mais aprofundado quando tentou usar o Outlook.com com uma conta do Gmail, pois o serviço começou a sincronizar e não parou mais. Todas as mensagens da caixa do e-mail do Google foram parar lá - as da caixa de entrada, spams, as excluídas... todas. Em mais de quatro horas de sincronização, o Outlook.com não recebeu e-mails novos (nenhum dos vários testes foi bem sucedido), só os antigos.

Outro problema é que não há notificações de novos e-mails ou mensagens de chat. Ironicamente, o Google Chrome mostra na aba o número total do que ainda não foi lido, mas no Internet Explorer não há alterações. Isso significa que se você estiver conversando com alguém via chat, precisa ficar o tempo todo na página do Outlook.com esperando por atualizações.

Além disso, o serviço não deleta o histórico recente de conversas no bate-papo, então não existe uma forma de esconder o que escreveu ou com quem estava trocando mensagens. Por outro lado, o que parece ser um bug apaga tudo quando se alterna entre os links da aba superior (Email, Contatos, Calendário e SkyDrive).

Por ter sido lançado há tão pouco tempo, é mais do que compreensível que o Outlook.com apresente problemas tão estranhos, mas no longo prazo, conforme a Microsoft for aparando as arestas, ele tem tudo para bater de frente com os principais players do mercado. E o Google, que trouxe a simplicidade ao setor com seu Gmail, pode acabar ficando para trás.

Você já experimentou a novidade? Se sim, conte-nos o que achou!

Apple X Samsung: uma briga de 50 processos

Olhar Digital
Apple X Samsung
Um dos maiores processos por patentes da história dos Estados Unidos iniciou sua jornada nesta semana. Os líderes mundiais do mercado de smartphones, Apple e Samsung, duelam na corte de San Jose, na Califórnia (Estados Unidos), para saber, afinal, quem sairá com a razão.

Desde abril do ano passado, as duas maiores fabricantes de smartphones travam uma guerra judicial em dez países (Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Espanha, Holanda, Japão, Coreia do Sul e Austrália), trocando acusações de violação de patentes.

Os processos começaram quando a fabricante do iPhone moveu ação contra a rival no tribunal federal norte-americano de San Jose em abril do ano passado. A empresa de Steve Jobs pediu US$ 2,5 bilhões pela suposta cópia de seu smartphone e ainda queria que o Galaxy Nexus e vários modelos do Galaxy Tab fossem proibidos no país.

A Apple entrou com quatro processos de patentes contra a Samsung na área de design e mais dois por quebra de patentes de aparência. A sul-coreana revidou, alegando que a Apple violou cinco de suas patentes relacionadas à tecnologia. (veja aqui algumas das patentes que os dispositivos com Android infringiram). Entre idas e vindas, a disputa rendeu 50 processos.

Em julho, na Grã-Bretanha, um juiz decidiu a favor da Samsung e afirmou que os produtos da coreana não são "tão cool" como os da rival. Na Holanda, a Apple também perdeu a vez e teve de pagar uma compensação à Samsung por ter violado suas patentes de mecanismo usado para conectar o iPhone (3G, 3GS e 4) e iPad (1 e 2) à internet. Recentemente, foi a vez da asiática pagar. O Galaxy Tab 7.7 foi banido da Europa, mesmo após outras decisões favoráveis em países da região, e o Galaxy Nexus foi proibido no território norte-americano.

Já nesta terça-feira (31/07), durante o primeiro dia do julgamento decisivo, as coisas esquentaram novamente na corte de San Jose. O advogado da Apple afirmou que os documentos internos da Samsung provam que a companhia sul-coreana decidiu copiar o smartphone da empresa da maçã, porque não era capaz de competir no mercado com os aparelhos que possuía.

O defensor ainda mostrou aos jurados uma análise interna da Samsung que dizia que o hardware do iPhone era "fácil de copiar". Outro documento, escrito por um executivo da concorrente, afirmava que a empresa enfrentava uma "crise de design" por conta do iPhone.

A empresa sul-coreana se defendeu dizendo que a Apple também se inspirou em outros produtos que já estavam no mercado para criar o iPhone e, por isso, as alegações de que ela teria copiado o smartphone alheio não teriam mérito. Segundo a Samsung, assim como ela, a Apple também bebeu de outras fontes para desenvolver suas criações.

O site The Verge informa que independente do resultado, dar ou tirar razão da Apple pode promover novos acordos e processos de patentes que envolvem a companhia. Isso porque o objetivo da companhia é simples, mas bastante ousado: provar que ela teve a ideia original quando criou o iPhone e que todas as outras empresas copiaram o smartphone.

Durante quatro semanas, as provas serão apresentadas a um júri de dez integrantes, aos quais caberá chegar a uma decisão unânime quanto à vitória para um dos lados. Se você está curioso para saber como vai terminar esta história, fique ligado no Olhar Digital e acompanhe com a gente essa batalha de patentes. Vamos divulgar as principais notícias em relação ao julgamento.

Aproveite este espaço para deixar sua opinião: Quem levará a melhor e por quê? Também leia mais sobre esta briga em um artigo que questiona as diretrizes do sistema de patentes, e conheça mais sobre o sistema brasileiro de propriedade intelectual, clicando aqui.