twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Apple terá que compensar Samsung, decide tribunal holandês


Apple vs Samsung
A Apple deverá pagar uma compensação à Samsung por ter violado suas patentes na Holanda, decidiu um tribunal nesta quarta-feira (20). A decisão judicial é mais um capítulo da briga que se arrasta desde que foi a marca sul-coreana lançou o primeiro Galaxy S e foi acusada de ter copiado o iPhone. As duas companhias vêm movendo ações uma contra a outra em diversas partes do mundo desde então.

A Apple acusa a Samsung de usar o seu smartphone e também o iPad para criar produtos semelhantes, carregando o sistema operacional Android. A marca sul-coreana responde com ações que afirmam que a empresa norte-americana copiou suas patentes.

O tribunal holandês descartou três acusações de violação de patentes registradas pela Samsung e aceitou uma, sobre o mecanismo que a Apple usa para conectar o iPhone (3G, 3GS e 4) e iPad (1 e 2) à internet. A compensação financeira dada à Samsung deverá ser baseada nos números de vendas dos aparelhos, disse a corte.

Consumidores esperam respostas mais rápidas nas redes sociais, afirma pesquisa

Reprodução
Redes sociais
A Oracle anunciou os resultados de seu relatório Consumer Views of Live Help Online 2012. Durante a pesquisa, a companhia entrevistou mais de três mil consumidores do mundo todo a respeito de seus hábitos de uso dos canais de atendimento como call centers, chat ao vivo, clique para chamar e email.

Em comparação com pesquisa semelhante realizada em 2009, os consumidores estão online com maior frequência e mais propensos a usar a ajuda em tempo real. Com isso, eles aumentaram as expectativas em relação ao atendimento ao cliente por intermédio das mídias sociais e dos sites das empresas.

Segundo o documento, em 2012 os usuários de mídias sociais esperam respostas rápidas. Mais da metade dos usuários do Twitter espera uma resposta pessoal, no prazo de até duas horas, após tuitar uma pergunta ou reclamação. Já 51% dos inscritos no Facebook esperam respostas no mesmo dia para dúvidas ou queixas postadas nessa rede social.

Além disso, como os consumidores passam mais tempo online, confiam mais na ajuda em tempo real. De acordo com o relatório, metade dos consumidores em todo o mundo navega na internet e pesquisa produtos online diariamente, um número duas vezes maior se comparado com a pesquisa feita em 2009. O uso do atendimento online também está em alta: 50% dos consumidores usam a ajuda em tempo real em comparação aos 37% que recorriam a esse recurso há três anos.

Os consumidores da América Latina são mais propensos a contar com a presença das empresas nas mídias sociais: 84% dos consumidores entrevistados no México e Brasil usam o Facebook, sendo que 63% deles afirmam que esperam contar ainda mais com a presença das empresas nessa rede social.

Seguindo a tendência de 2009, a ajuda em tempo real permanece entre os três recursos mais importantes para os consumidores. Eles esperam encontrar ajuda no site de uma empresa, ao lado de informações detalhadas sobre os produtos e serviços, bem como o acesso às contas pessoais.

"Por acessar os sites on-line com muito mais frequência, os consumidores esperam interagir com os representantes do atendimento ao cliente das empresas enquanto navegam”, disse Mike Webster, vice-presidente sênior e diretor geral da Oracle Retail. “Quando o cliente visita o site da empresa ou sua página em uma mídia social, deve haver um link claro para uma pessoa do atendimento ao cliente esteja apta a atender o consumidor”, finalizou Webster.

Você costuma buscar ajuda online? e o que espera de uma empresa quando entra em contato com ela por meio das redes sociais.

Facebook permitirá que aplicativos vendam assinatura mensal


Facebook
O Facebook anunciou no seu blog de desenvolvedores que permitirá, a partir de julho, que empresas vendam assinaturas mensais para seus aplicativos, adaptando um modelo que já está em voga em sistemas operacionais móveis como iOS e Android. O recurso é mais uma tentativa da companhia de criar novos meios de capitalização, uma necessidade depois que foram lançadas suas ações na bolsa de tecnologia Nasdaq.

Os desenvolvedores ficariam com 70% e a rede social com 30% dos lucros gerados com a nova ferramenta, que estará disponível nas versões web e móvel do site. Os usuários poderão pagar pelos aplicativos com suas moedas locais. Por enquanto, apenas algumas empresas de games sociais - como Kixeye e Zynga - puderam experimentar o novo modelo de financiamento.

Com o lançamento da economia de aplicativos, que veio junto com o iPhone, os usuários se acostumar a pagar pequenas quantias por jogos e programas simples que seriam instalados nos seus smartphones, e hoje esse mercado vale bilhões.

Mas será que os usuários da rede social, acostumados com informação abundante e uma infinidade jogos gratuitos, também se adaptarão ao novo modelo? E você, pagaria por um aplicativo no Facebook?

Windows Phone 8 terá tela inicial personalizada, suporte a NFC e microSD

Reprodução
Windows Phone 8
A Microsoft apresentou a próxima versão do seu sistema móvel - o Windows Phone 8 - nesta quarta-feira (20/6). A empresa realizou um evento voltado para desenvolvedores e mostrou algumas das novidades da plataforma. O anúncio fechou uma semana agitada para a Microsoft, que lançou na segunda o tablet Surface.

O WP8 será lançado até o fim do ano e terá maior integração com o Windows 8, que também chega nas lojas ainda em 2012. Uma das principais novidades é o que a Microsoft chamou de "núcleo compartilhado". Isso signifca que tanto o Phone 8 quanto o Windows 8 terão o suporte aos mesmos tipos de drivers, por exemplo.

Com o "núcleo compartilhado", os mesmos software disponíveis para Windows poderão ser facilmente adaptados para o WP8, o que vai ajudar bastante os desenvolvedores de apps.

A nova plataforma também terá suporte a processadores multi-core (a partir de dual-core) e telas de maior resolução - até 720p. Os apps do atual WP7.5 continuarão rodando no WP8 em todas as resoluções e os desenvolvedores poderão adaptar os softwares para as novas, caso achem necessário.

Outra novidade é o suporte a cartões microSD, que permitirá aumentar a capacidade de armazenamento, assim como rodar músicas, fotos, vídeos e até instalar aplicativos a partir dos chips de memória.

Para os fãs de jogos, o WP8 terá suporte ao DirectX e aos mesmos drivers gráficos do Windows 8, o que facilitará tanto a adaptação de jogos de PC para a plataforma como de outros apps de iOS e Android.

O WP8 terá também suporte à tecnologia NFC e acompanhará um aplicativo que é uma carteira virtual. Os usuários poderão fazer pagamentos usando apenas o celular, mais ou menos da forma como acontece com o Google Wallet. Para isso, basta ter um chip e um smartphone compatível com a tecnologia. Basta aproximar o smartphone de uma máquina de reconhecimento e pronto, a conta estará paga.

Todos os dispositivos com o sistema terão o serviço de mapas desenvolvido pela Nokia - atualmente, apenas os produzidos pela fabricante finlandesa usam o serviço da empresa. E todos também já terão o Internet Explorer 10 pré-instalado, que será mais parecido com a versão de desktop.

Em relação à interface, o WP8 não será muito diferente do WP7.5. A grande diferença é que a tela inicial poderá ser personalizada. Três tamanhos estarão disponíveis:retangular, quadrado grande e pequeno.

Os futuros aparelhos com Windows Phone 8 serão fabricados pela Nokia, Huawei, Samsung e HTC, todos usando hardware da Qualcomm. A empresa também garante que trará updates para todos os aparelhos por, pelo menos, 18 meses. Os softwares será atualizado via "over the air", sem conexões com PCs.

Como está o mercado global de apps para Android e iOS

Reprodução
Android vs iPhone
Existem mais dispositivos com Android no mundo, mas o iOS é muito mais atrativo para desenvolvedores. Isso porque, segundo dados da consultoria App Annie, a receita com download de aplicativos no iPhone é bem maior do que no Android.

Atualmente, 71% da receita global de download de Apps é do iOS, e 29% do Android. Mas isso não significa que as coisas estejam ruins para o lado do sistema do Google - o crescimento do faturamento das duas empresas cresceu 14% em um ano.

"Desenvolvedores do iOS estão fazendo mais dinheiro do que os do Android, mas o sistema do Google mostrou um crescimento surpreendente no mercado global", afirmou um representante da consultoria ao Mashable.

O infográfico desenvolvido pela App Annie - chamado "Game of Phones" - mostra o desenvolvimento dos sistemas pelo mundo.

É importante notar que o Brasil é o mercado no qual o Android mais cresce - a receita com venda de apps por aqui cresceu 88% nos últimos 12 meses. O Google já percebeu isso e estuda formas de incentivar ainda mais o consumo de aplicativos no país.

O país que mais baixa apps de ambas as plataformas é os Estados Unidos - representa 28% dos downloads do iOS e 35% do Android. Os EUA também é responsável pela maior parte do faturamento das plataformas - 42% do iOS e 45% do Android.

Se o Android cresce bastante no Brasil, o Japão aparece como principal mercado emergente para o iOS (22% de crescimento) e segundo principal para o Android (23%).

Confira o infográfico abaixo:

Reprodução

Amazon planeja expansão internacional da sua App Store

Kindle Fire (Reprodução)
Amazon Kindle Fire
A megastore Amazon anunciou nesta quarta-feira que está fazendo os últimos ajustes para o lançamento da sua App Store, criada no começo de 2011, em toda a Europa. A loja de aplicativos para o Kindle Fire também deve estrear em outras localidades – como América do Sul ou Ásia – até o final de 2012.

Por enquanto, apenas os usuários do Kindle Fire da Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha ganharão acesso aos aplicativos. A loja da Amazon roda em um sistema Android, que equipa o seu tablet, mas não é ligada à loja de apps Google Play.

O Kindle Fire por enquanto é vendido apenas nos Estados Unidos. A expansão da app store certamente indica que ele também fará carreira internacional, provavelmente ainda neste ano

Microsoft não pretende ficar muito tempo no mercado de tablets, afirma Acer

Reprodução
Microsoft Surface
O objetivo da Microsoft com o Surface é apenas incentivar fabricantes a produzirem tablets com o Windows RT e o Windows 8. Assim que conseguir isso, a empresa vai sair do mercado de tablets. Quem afirma isso é o fundador da Acer, Stan Shih, segundo o jornal Digitimes.

"A Microsoft não tem intenção de vender seus próprios tablets", afirmou. "Assim que atingir seu objetivo, a empresa não vai oferecer novos modelos", comentou.

Shih acredita que a Microsoft não tem motivos para se focar no desenvolvimento de tablets, já que os aparelhos são muito menos lucrativos do que o licenciamento do Windows - que é a principal fonte de lucro da empresa.

A empresa também deve encontrar dificuldade para produzir, distribuir e manter a assistência técnica do Surface. Por isso, assim que a fabricante atingir seu objetivo, deverá retirar o tablet do mercado.

A estratégia é parecida com a feita pelo Google para promover o Android. A empresa se uniu a fabricantes para desenvolver smartphones da linha Nexus e conseguiu alavancar o sistema operacional. O próximo passo é o anúncio de um tablet, que deve ser feito em parceria com a Asus.

A diferença do caso do Google, no entanto, é que a gigante de buscas continua desenvolvendo novos dispositivos, enquanto a Microsoft pode não ter planos de lançar novas versões do Surface.

'Feycebuk': veja como os brasileiros buscam o Facebook no Google


Feicebuk?
Mark Zuckerberg e sua equipe devem ter motivos de sobra para se divertir. Não bastasse o IPO que deixou diversos funcionários da empresa milionários, a rede social tem a chance de saber como os usuários chegaram até o Facebook. No caso dos brasileiros, a busca feita no Google mostra resultados um tanto curiosos, para não dizer engraçados.

A Web Córtex, uma empresa de marketing digital, publicou um infográfico para mostrar como a população pesquisa pelo Facebook no gigante de buscas. De acordo com a companhia, os dados foram obtidos através da ferramenta de palavra-chave do Google, ou seja, ao digitar a palavra no espaço em branco, o site oferece algumas sugestões que podem ajudá-lo a encontrar o que estiver procurando.

O termo mais buscado é o "Faceboock", com 550 mil pesquisas. Em seguida vem o "Feicebook", com 135 mil e, em terceiro lugar, o "Face boock", com 33 mil. No infográfico abaixo, você confere outros termos usados pelos internautas na busca pelo famoso Facebook.

Gmail ganha opção de personalizar plano de fundo

Reprodução
Foto personalizada no Gmail
Os temas do Gmail poderão ser personalizados a partir dos próximos dias, o que vai dar a opção do usuário escolher qual foto vai ser usada no fundo do serviço.

O Google vai permitir que você escolha uma foto do seu álbum do Google+ para usar como fundo do Gmail, ampliando as opções de temas para além das oferecidas pelo serviço. Também é possível enviar uma nova imagem que não faça parte da rede social.

Essa opção de enviar a própria foto existia no passado, mas foi tirada na recente mudança de design do Gmail. Agora, o Google volta a permitir a personalização do tema.

Twitter desenvolve perfil simplificado para celebridades

Reprodução
Twitter
Entrar no perfil de celebridades no Twitter nem sempre é uma experiência muito boa. As mensagens estão perdidas no meio de respostas e conversas com outras pessoas e fica difícil entender o que está acontecendo.

Para acabar com isso, o Twitter anunciou que vai criar um perfil simplificado para algumas contas. Essa nova função vai esconder as respostas destes usuários, deixando visível apenas as atualizações gerais.

Isso signfica que aquele mar de '@s' vai poder ser desativado, facilitando a visualização das mensagens enviadas pelas personalidades ou empresas. O recurso vai ser incorporado às contas verificadas nas próximas semanas.

A novidade é voltada especialmente para os usuários casuais do Twitter - aqueles que possuem conta, mas não enviam mensagens. Essas pessoas gostam de acompanhar o que está acontecendo no microblog, mas preferem não fazer parte das discussões. Assim, escondendo as respostas, eles podem ler apenas as atualizações voltadas para o público geral.

Reprodução

Grupo envia carta pedindo que Facebook não mostre anúncios para menores de 13

Reprodução
Facebook
Enquanto o Facebook estuda se abrirá mesmo a rede social para menores de 13 anos, um grupo de entidades que lutam pelos direitos infantis enviou uma carta para a empresa pedindo que o modelo de publicidade típico do site – anúncios personalizados com base no perfil de cada um – não seja reproduzido na versão para crianças.

Doze grupos ligados aos direitos infantis assinaram a petição direcionada ao CEO Mark Zuckerberg, que já declarou a favor da liberação da rede para os menores. A ideia é que o Facebook crie uma versão controlada do website para as crianças, com censura a alguns tipos de conteúdo e filtros que poderiam ser administrados pelos pais.

O texto argumenta que "crianças menores de 13 anos têm dificuldade em diferenciar entre anúncios e outros conteúdos de mídia, especialmente no contexto digital". As organizações ainda argumentam que as opções 'curtir' das crianças "não devem ser usadas para direcionar anúncios, nem usadas como estatísticas pelas empresas de marketing em mídias sociais para convencer as crianças a interagir com produtos ou companhias".

O Facebook também respondeu com uma carta: "Criar restrições de idade na internet é algo complicado, especialmente quando tantas pesquisas mostram que pais querem que seus filhos se familiarizem com conteúdo e serviços online. Recebemos bem as recomendações de consumidores enquanto continuamos a discutir com acionistas, reguladores e legisladores qual a melhor maneira de ajudar os pais na segurança de suas crianças no ambiente digital".

Apesar das restrições colocadas em prática pelo Facebook, a pesquisa Consumer Reports de 2011 descobriu que 7,5 milhões de menores de 13 anos têm perfis na rede social.

Conheça o Gooseberry Board, um computador de R$ 127 que roda Android


Gooseberry Board
Há algumas semanas, os usuários conheceram um novo conceito de computador portátil que promete entra na disputa com o Raspberry Pi, até então o PC mais barato do mundo: é o Gooseberry Board, uma máquina com placa Android e processador ARM Cortex-A10 Allwinner A8 (1,5 GHz) que custa US$ 63 (cerca de R$ 127).

Mesmo que sua configuração já tenha pré-instalado a versão 2.3 do Android, o dispositivo é capaz de executar outros sistemas operacionais, incluindo Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), Ubuntu e Puppy Linux. Suas configurações também são atrativas para um computador de mão: gráficos Mali 400, 512 MB de memória RAM, 4 GB de armazenamento, conectividade Wi-Fi e entradas para microSD, mini HDMI, USB e fones de ouvido

Brasil terá escritório do Twitter até o fim de 2012, diz jornal

Reprodução
Twitter
A América Latina parece ter chamado a atenção do Twitter. Isso porque o microblog tem planos de abrir escritórios em vários países do continente, inclusive no Brasil, de acordo com o jornal Financial Times. O primeiro espaço destinado para profissionais da rede social no país deve entrar em operações até o final de 2012, antes da realização da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016.

Para o Twitter, é necessário ter uma aproximação maior com agências de publicidades e grandes anunciantes, especialmente na América Latina, já que o site tem tido ótimos índices de crescimento entre os usuários da região. Além do Brasil, a empresa vai expandir seus negócios também nos mercados da Itália, Espanha, França, Alemanha e Países Baixos.

Segundo a Internet Media Sevices (IMS), antes do Brasil, o Twitter deverá iniciar suas operações nos países de língua espanhola. A previsão é que em setembro o microblog abra seu primeiro escritório na América Latina. "O Twitter é uma das plataformas mais conhecidas", afirmou Gastón Taratuta, CEO da IMS, que acredita no potencial de tais parcerias para alavancar a audência do serviço nos países latino-americanos.

Como é a Retina Display do novo MacBook Pro?


MacBook Pro
Com o lançamento de produtos que prometem ser um sucesso no mercado, alguns sites têm o costume de saber como é o interior desses aparelhos - literalmente - e descobrir um pouco mais sobre sua fabricação. A bola da vez é o novo MacBook Pro, o notebook top de linha da Apple apresentado no dia 11 de junho, desmontado pelo site iFixit.

Assim como em todos os produtos da Apple, a equipe do portal teve dificuldades para analisar o dispositivo por dentro, já que a companhia desenvolve protótipos complicados de se abrir. Mas, não demorou muito até que o grupo de hackers conseguisse ver o aparato que compõe a Retina Display: um painel de LCD com 1,5 mm de expessura que, em vez de estar posicionado entre uma parte traseira e um vidro na parte dianteira, foi colocado na própria tampa de alumínio do notebook. Assim, o próprio display funciona como um vidro frontal e emoldura o LCD.

A solução adotada pela empresa de Cupertino parece ter economizado bastante espaço, tornando o MacBook Pro muito mais leve e fino que os modelos anteriores. A questão é que, segundo a equipe do iFixit, caso o produto venha a ter algum problema, especialmente se estiver relacionado à tela, o usuário teria muito trabalho para consertar ou realizar certos reparos.

Reprodução

O novo MacBook Pro – que no Brasil sai por, pelo menos, R$ 9,999 e chega até R$ 16 mil na opção personalizada – é equipado com processador Intel i7 Ivy Bridge de até 2,7 GHz, tem 16 GB de memória RAM, 768 GB de armazenamento e chips gráficos da arquitetura Kepler, da NVDIA. A bateria, segundo a Apple, pode durar até 7 horas contínuas de uso. Além disso, tem entrada HDMI, cartão SD, duas entradas USB 3.0 e duas Thunderbolt. O modelo possui 15,4 polegadas e tela Retina de alta resolução (2880 x 1800).

Google encontra cerca de 9,5 mil sites infectados por dia na web

Reprodução
Google Chrome

O Google postou em seu blog nesta terça-feira (19/06) alguns números por trás da sua iniciativa anti-malwares. De acordo com a empresa, a gigante de buscas encontra cerca de 9,5 mil sites infectados por dia, criados para distribuir malware ou phishing, ou, páginas que foram invadidas por hackers.

Além disso, a companhia afirmou que cerca de 600 milhões de usuários de navegadores do Chrome, Firefox ou Safari veem alertas diários sobre sites infectados que estão prestes a acessar.

Já nas buscas, em média, 14 milhões de internautas se deparam com avisos diários de que algum site listado está comprometido.

Nos downloads os números também são altos. O Google Chrome envia cerca de 300 mil alertas por dia para informar os usuários de que os programas que eles estão prestes a baixar não são confiáveis.

Para ver alguns gráficos disponibilizados pela empresa, que mostram a evolução dos sites maliciosos nos últimos anos, clique aqui.

Tablet da Microsoft não ameaça iPad e outros dispositivos, dizem analistas


Microsoft Surface
Os novos tablets da Microsoft não representam uma ameaça para o iPad da Apple, visto o pouco entusiasmo entre programadores para criar aplicativos para o novo sistema operacional Windows, disseram analistas.

A Microsoft apresentou sua linha de tablets Surface nesta segunda-feira (18/06), criando concorrência não apenas para a Apple, mas também para seus parceiros fabricantes de hardware, como Samsung Electronics e Hewlett-Packard.

"Ainda que os detalhes de preço não estejam claros, a Microsoft terá de vender por preço muito inferior ao do iPad se deseja ser competitiva", disse Peter Misek, analista da Jefferies à agência de notícias Reuters. O tablet Surface terá duas versões, uma acionada pelo Windows RT e baseada na arquitetura de chips usada na maioria dos demais tablets, e a outra, de melhor desempenho, usando o Windows Pro 8.

"O fator mais importante para o sucesso de um tablet é o ecossistema. Com base em nossas discussões com programadores, consideramos que a falta de entusiasmo da parte deles é preocupante", disse Misek. Ele estima problemas para os tablets Windows 8 na concorrência com o iPad, que oferece mais de 225 mil aplicativos, e, em menor dimensão, também diante dos tablets acionados pelo Google Android, como o Galaxy Tab, da Samsung.

A versão menor e mais leve do Microsoft Surface pretende concorrer diretamente com o iPad, e a segunda, mais pesada, tem como alvo a nova geração de notebooks de baixo peso, o que colocaria a empresa em concorrência com grandes fabricantes de computadores pessoais. Mas, vender duas versões do tablet nos mesmos canais de varejo confundirá os consumidores, segundo analistas da Jefferies, Forrester Research e ThinkEquity.

"Escolha é um princípio chave do Windows, mas escolha demais incomoda os consumidores", afirmou a Forrester Research. "A Apple compreende o fato e limita as opções do iPad quanto a conectividade, memória e cor".

Alguns analistas, por outro lado, acreditam que o uso de um teclado embutido na cobertura do aparelho, e uma política agressiva de preço, podem ajudar a Microsoft a ganhar mercado. "O teclado, um acessório simples, é o que torna o aparelho mais atraente, porque preserva uma interface tradicional que, em nossa opinião, muitos usuários apreciam. Além disso a capa protetora é algo que a maior parte dos usuários vai desejar", disse Walter Pritchard, analista do Citi.

Microsoft Surface

Depois de muito mistério, a Microsoft revelou na noite desta segunda-feira (18/06) Surface, um tablet que roda o novo sistema operacional Windows 8 e chega ao mercado de para tentar combater o líder iPad, da Apple. A grande novidade é que, ao contrário dos seus rivais, o dispositivo já virá com capa e teclado embutidos. Saiba tudo sobre o novo tablet clicando aqui.

Kodak afirma que Apple quer prejudicar venda de patentes

Divulgação
Kodak
A Kodak entrou com um processo contra a Apple para tentar garantir os direitos de vender suas patentes, ação que faz parte do processo de reestruturação da fabricante de câmeras fotográficas após declarar falência.

Apple e Kodak trabalharam juntas na década de 1990 e, segundo a Kodak, a Apple alega equivocadamente a posse de algumas patentes das tecnologias desenvolvidas no período. A informação é da Reuters.

Por isso, a fabricante do iPhone quer impedir que a Kodak venda essas patentes, que incluem tecnologias de visualização de imagens em telas LCD de câmeras fotográficas.

A Kodak alega que a Apple infringiu grande parte dessas propriedades intelectuais. "A estratégia da Apple é usar essa posição para atrasar o pagamento de royalties à Kodak", alega a fabricante de câmeras digitais.

Uma das pioneiras nas fotografias, a Kodak entrou com pedido de falência em janeiro. No processo de reestruturação, a empresa pretende vender parte do seu portfólio de patentes.

Rússia quer criar seu próprio Facebook para aumentar controle na web

Reprodução
Censura na web

Enquanto a China está censurando as redes sociais, a Rússia está usando uma tática diferente para selecionar o que os cidadãos podem ter acesso. De acordo com o The Guardian, o país está criando sua própria rede social para garantir mais controle da web.

O site deverá seguir o mesmo estilo do Facebook e trata-se de uma resposta ao aumento do uso das redes sociais por protestantes anti-governamentais. Alguns protestos têm sido organizados por meio das redes, desde que Vladimir Putin ganhou pela terceira vez as eleições presidenciais.

Os internautas russos têm uma experiência muita mais livre do que os chineses. Mas, o governo quer tentar atrair os usuários da web para uma plataforma mais controlada que oriente a conversa digital e censure conteúdos que eles considerem politicamente sensíveis.

No entanto, a nova rede social terá de enfrentar uma forte concorrência entre os sites já populares, uma vez que elas reúnem uma quantidade grande de usuários e não possuem nenhuma restrição. A rede russa VK tem cerca de 118 milhões de usuários, Twitter tem 5 milhões e o Facebook tem crescido 375% por ano no país.

Você se cadastraria em uma rede social criada pelo governo brasileiro? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. E para saber mais sobre as restrições da internet na China, clique aqui.

Ex-funcionário da AT&T admite ter vazado informações sigilosas da Apple

Reprodução
AT&T
Um antigo funcionário da AT&T admitiu revelar segredos da Apple e da RIM para investidores que compraram ações da empresa ilegamente com as informações sigilosas.

Alnoor Ebrahim revelou dados sobre as vendas do iPhone, entre outras informações internas da Apple, para o antigo diretor do Goldman Sachs, Rajat Gupta, segundo o Huffington Post.

O executivo era um dos membros de uma rede de funcionários de diversas empresas que forneciam informações sigilosas para ajudar investidores a escolherem onde colocar o dinheiro.

"Eu dei informações sobre as vendas do iPhone e dos BlackBerry, assim como outros produtos vendidos pelos canais de distribuição da AT&T", afirmou Ebrahim durante um julgamento nos Estados Unidos.

Por ter admitido a culpa, Ebrahim deve pegar até dois anos de prisão pela divulgação ilegal das informações.

Google processa site que converte vídeos do YouTube em arquivos de mp3

Reprodução / YouTube
YouTube

O Google está processando uma site que se popularizou por converter o áudio de vídeos do YouTube em arquivos de mp3. De acordo com a empresa norte-americana, o site YouTube-mp3 estaria violando um dos termos de uso do portal de vídeos – "separar ou modificar os componentes de áudio e vídeo" – e deve parar imediatamente, antes que medidas legais mais fortes sejam tomadas. Por enquanto, o Google começará bloqueando o acesso da ferramenta aos servidores do YouTube.

A notícia é do site Torrent Freak, especializado na cobertura de assuntos relacionados à pirataria e ao compartilhamento de arquivos na rede. O dono do site, Philip (não revelou o sobrenome), deu uma entrevista ao site em que explica que tentou argumentar com a gigante da tecnologia mas que não convenceu os advogados ligados ao caso.

"Nós estimamos que existam cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo que fazem uso de serviços como o nosso e a Google não está simplesmente ignorando todas essas pessoas, mas eles estão prestes a acusar todas elas de um crime", disse Philip.

O YouTube-mp3 teria cerca de 1,3 milhões de visitantes diários, segundo estimativa do Google. O site funcionava de maneira simples – bastava inserir uma URL do YouTube para receber o link para o download do arquivo em mp3. Por causa do bloqueio, o processo agora termina em erro. Vale lembrar: O site processado é só um dos inúmeros que prestam o mesmo serviço.

O Google não se pronunciou sobre o caso.

Os advogados da Google disseram que o site deve parar e deram ao site sete dias para isso acontecer

Receita da Oracle supera estimativas

Reprodução
Oracle_Destak
A Oracle registrou receita de US$ 11 bilhões no quarto trimestre fiscal, superando as expectativas do mercado e impulsionada por vendas recordes de novas licenças de softwares.

O mercado previa que a empresa, que compete com a SAP e a Salesforce.com no segmento de softwares corporativos, tivesse receita de US$ 10,89 bilhões, de acordo com dados da Reuters.

A empresa informou ter registrado lucro líquido de US$ 0,69 por ação no período.

Tablet do Google pode fechar o 'mês dos tablets'


Tablet do Google
Ontem foi a Microsoft que anunciou o seu tablet Surface e na semana que vem deve ser a vez do Google mostrar seu dispositivo para competir com o iPad.

Os rumores do tablet da linha Nexus não são recentes, mas ganharam força. Segundo o Digitimes, a empresa vai anunciar em parceria com a Asus o dispositivo no dia 27 de junho, na abertura da Google I/O.

O tablet Nexus, que terá 7 polegadas e conexão Wi-Fi apenas, chegará ao mercado por US$ 199, já em julho, e virá com o Google Chrome pré-instalado, além de rodar a versão 4.1 do Android.

Caso o rumor se confirme, o mês de junho de 2012 será marcado como o mês dos tablets. No começo do mês, durante a Computex, diversos dispositivos foram mostrados. Ontem, foi a vez da Microsoft apresentar o seu modelo.

Google+ poderá ser lido do aplicativo Flipboard


Flipboard iPad
O Google anunciou uma parceria com o Flipboard para permitir o acesso ao stream do Google+ direto do aplicativo de leitura de notícias, segundo o BusinessInsider. O app é sucesso nos dispositivos iOS por transformar notícias e publicações em redes sociais em páginas de uma revista.

Os usuários do Flipboard agora poderão acessar fotos, vídeos e atualizações do Google+ direto do aplicativo, e ainda terão a opção de comentar as postagens sem precisar visitar o site. Assim, o Plus se junta a Twitter, Tumblr e Facebook, que também já podem ser lidos direto do Flipboard.

O Google não divulgou quando exatamente o novo recurso estará disponível.

Primeiras impressões do Surface, o novo tablet da Microsoft


Microsoft Surface
Pouco depois de anunciar o Surface, a Microsoft permitiu que alguns veículos observassem de perto o dispositivo, mas o teste foi bastante restrito, ninguém conseguiu usar efetivamente o tablet, apenas olhar alguns dos seus recursos.

A versão RT é bastante leve - 676 gramas - mas é um pouco mais pesada do que o novo iPad (que pesa 650 gramas). Já a versão Pro é consideravelmente mais pesada - 903 gramas.

O Kickstand, o apoio para manter o tablet de pé que vem junto com o aparelho, dividiu opiniões. Para a CNET, ele é bem integrado ao dispositivo e bastante útil. Já o Mashable não gostou muito e considerou pouco intuitivo, já que abertura não é muito fácil de se encontrar. O site relata que os jornalistas que puderam testar o dispositivo não conseguiram encontrar a abertura nem na primeira nem na segunda tentativa e os funcionários da Microsoft tiveram que ajudá-los a descobrir como funcionava.

A Touch Cover - a capa protetora que também funciona como um teclado físico - se mostrou bastante competente. O Mashable destacou que foi uma "ideia fabulosa", já que é preciso fazer pressão nas teclas para o teclado detectar o que está sendo digitado, o que ajuda a evitar palavras sendo escritas acidentalmente ao encostar no acessório.

A CNET também elogiou o teclado. O site lembrou que ninguém gosta de digitar por muito tempo na tela de um tablet. Já o TechCrunch destacou que a capa não se dobra com facilidade, o que facilita a digitação.

O Type Pad não foi disponibilizado para testes e a visualização do tablet ligado foi bastante restrita. Na última parte da apresentação para os jornalistas, o Engadget afirmou que a tela (10,6 polegadas widescreen 16:9) é bastante visível de diversos ângulos, o que ajuda na hora de assistir um filme com o Kickstand aberto.

Apesar de disponibilizar os aparelhos, a Microsoft ainda deixou muitos mistérios a respeito dos seus tablets. Ela não mostrou, por exemplo, a integração com o Xbox através do SmartGlass, nem a duração da bateria dos dispositivos.

O Surface será lançado ainda este ano ano. O RT sai junto com o Windows 8, enquanto o Pro sairá cerca de três meses depois. O tablet terá um preço "compatível com o mercado", segundo a Microsoft.

LG deixará mercado de tablets para se focar em smartphones

Reprodução
LG logo
Enquanto a Microsoft anuncia a entrada no mundo dos tablets, a LG indica que vai deixar o mercado. Um representante da empresa disse que a empresa não vai mais se esforçar muito no desenvolvimento de novos aparelhos e vai focar em smartphones, segundo o The Verge.

A LG conta com a linha Optimus Pad de tablets com Android, que não conseguiu grande destaque no mercado. Já seus smartphones com o sistema do Google tiveram boa recepção e, por isso, a empresa vai continuar investindo neles.

A decisão da LG mostra a dificuldade das fabricantes de competir com a Apple no mercado de tablets. O iPad é o líder disparado do segmento com 65% de participação. A segunda colocada, a Samsung, tem apenas 6% das vendas dos dispositivos.

Microsoft lança Surface, o tablet com Windows 8 que vai concorrer com o iPad


Microsoft Surface
Depois de muito mistério, a Microsoft revelou na noite desta segunda-feira (18/06) o que todos esperavam, confirmando os rumores dos últimos dias. A empresa revelou em Los Angeles (EUA) o Microsoft Surface, um tablet que roda o novo sistema operacional Windows 8 e chega ao mercado de para tentar combater líder iPad, da Apple. A grande novidade é que, ao contrário dos seus rivais, o dispositivo já virá com capa e teclado embutidos.

A breve conferência começou com a entrada do presidente-executivo da companhia ao palco, Steve Ballmer. O CEO contou um pouco da história da empresa e de como foram grandes os investimentos em vários produtos ao longo dos anos, passando pelo lançamento do mouse, teclado e câmeras filmadoras até chegar aos mais recentes, como o Kinect e o Xbox 360.

Em seguida, foi a hora de anunciar o Surface. "Assim como o Windows 1 precisava de um mouse, nós queríamos que o Windows 8 tivesse seu próprio aparelho, e tivemos nossa visão sobre o que poderia ser um tablet", explicou Ballmer.
Reprodução
O dispositivo vem equipado aplicativos do pacote Office e terá dois modelos: o Microsoft Surface, com Windows RT (versão para tablets), tela de 10,6 polegadas ClearType HD, memória de 32 GB e 64 GB, entradas microSD e USB 2.0, processador ARM, pesando apenas 676 gramas e com 9,3 milímetros de espessura. O segundo modelo - chamado Microsoft Surface Pro - virá com uma tela de 10,6 polegadas ClearType Full HD, entradas microSDXC e USB 3.0, capacidade de armazenamento de 64 GB e 120 GB, processador com a terceira geração de chips Core da Intel, roda plataforma Windows Pro 8, possui 13,3 mm de espessura e pesa 903 g. Esse modelo não vem com os programas Office.
Reprodução
Depois de Ballmer, foi a vez do executivo Steven Sinofsky contar mais novidades sobre o produto. "O Surface é um tablet que trabalha e joga do jeito que você quiser", disse Sinofsky. Foi ele quem apresentou a Touch Cover, a capa do tablet que, além de já vir acoplada ao aparelho, tem um teclado multitoque integrado. Ela tem apenas 3 mm e usa uma tecnologia sensível à pressão que capta os gestos de digitação, e estará disponível em várias cores. Outro adendo é o Kickstand, um suporte próprio que deixa o tablet em pé sem esforço.

Além disso, a Microsoft confirmou que o Surface terá uma série de acessórios. Entre eles uma caneta stylus - com dois sensores, um para o toque e outro para a tinta digital - que vê a proximidade do objeto na tela e deixa de receber os comandos dos dedos do usuário. Haverá também suporte à loja de aplicativos da empresa, para comprar música, filmes e mais - até houve uma demosntração de uma versão do Netflix feita exclusivamente para o Surface. Nas palavras de Sinofsky, "é o melhor Wi-Fi do mercado".
Reprodução
A versão mais simples do Microsoft Surface será lançada junto com o Windows 8, o que deve acontecer entre setembro e outubro deste ano. Já o modelo mais completo, o Pro, chega três meses depois

Tablet da Microsoft: a companhia estaria fazendo a coisa certa?


Tablet Xbox
Faltando poucas horas para a Microsoft anunciar algumas novidades, os rumores sobre o que será divulgado começam a aumentar. Há quem diga que a empresa lançará um tablet próprio, supostamente batizado de Xbox Surface. Além das funções tradicionais, o aparelho teria um foco maior no mundo de jogos eletrônicos e viria com uma série de opções interativas.

A questão é: até que ponto lançar um tablet próprio pode ser benéfico ou prejudicial à companhia? O analista David McQueen afirmou em entrevista para o Mashable que a Microsoft segue o mesmo caminho da Apple e Google no que diz respeito a vender os próprios produtos (software, hardware e aplicativos), mas ressalta que a empresa precisa ter algumas precauções para evitar quedas futuras, como se certificar de não perder o ritmo de comercialização do dispositivo.

Já o preço também será um fator decisivo para o sucesso do aparelho e pode determinar se a entrada da Microsoft no mercado de tablets será duradoura ou apenas passageira. Segundo o analista Salman Chaudhry, a companhia precisa ultrapassar a barreira da exclusividade, ou seja, permitir que o produto seja livre e ofereça recursos e valores acessíveis para todos. "Qualquer tablet com ferramentas do pacote Office, funcionalidades do Xbox e uma linha de qualidade de apps deve ser vendido por menos de US$ 500 (cerca de R$ 1.029)", declarou.

Além disso, outro fator fundamental para Chaundhry é que a Microsoft continue sua parceria com grandes investidores e, assim, conquiste uma fatia maior do mercado, ao invés de criar o próprio sistema físico do produto. "Ela [a Microsoft] precisa maximizar e cultivar uma boa estratégia com fabricantes de equipamentos e superar o desafio de desenvolver um hardware próprio".

Apesar das expectativas apontarem para um tablet, há quem diga que a conferência deverá anunciar novas ferramentas para o Xbox. "Acredito que o evento está ligado ao lançamento de algum tipo de conteúdo para o Xbox ou até mesmo para os tablets, e não para um dispositivo próprio da Microsoft", afirmou Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisa de tecnologias do Gartner.

E você? O que acha que a Microsoft irá anunciar logo mais? Vamos descobrir tudo às 19h30 (horário de Brasília) aqui no Olhar Digital. Fique de olho e acompanhe aqui a nossa cobertura completa do anúncio.

Acompanhe ao vivo o evento da Microsoft

divulgação
surface5
A Microsoft realizará um evento nesta segunda-feira, 18/06, em Hollywood, e prometeu aos convidados da imprensa que fará um "grande anúncio". Ainda não se sabe exatamente qual a novidade, mas documentos vazados nesta segunda-feira indicam que pode se tratar do primeiro tablet lançado pela marca e equipado com o sistema operacional Windows 8 - e algumas fontes afirmam que ele teria sido desenvolvido especificamente para rodar games. Outro rumor fala da existência de um suposto Xbox 720 e de um Kinect 2, que ganharia um óculos de realidade aumentada.

Ficou curioso para saber? Basta acompanhar a cobertura minuto-a-minuto do Olhar Digital, a partir das 19h30.

É isso, pessoal. Acompanhem o Olhar Digital para notícias mais detalhadas sobre o novo tablet da Microsoft, o Surface. 21h06
A Microsoft ainda não divulgou o preço dos aparelhos, limitando-se a dizer que eles serão compatíveis com tablets e ultrabooks semelhantes. 21h06
O tablet possui 9,3 mm de espessura, com portas USB 2.0. As bordas são abauladas em 22 graus. E pesa apenas 576 gramas. 21h05
Vamos recapitular o que foi lançado hoje: a Microsoft anunciou dois novos tablets. A versão RT será lançada junto com o Windows 8. Já a Pro, que vem equipada com o chip Intel, chega somente três meses depois. Ambas contam com capa inteligente e teclado embutidos 21h03
E é o fim do evento. Fique ligado no Olhar Digital para mais informações. 21h01

21h00

20h59
Ballmer agradece a todos os jornalistas presentes. Um vídeo de divulgação do tablet começa a passar no telão principal 20h59
Me perguntaram por que a Microsoft está lançando o tablet agora. Nós usamos esse tempo para adaptar o Surface e o Windows 8, e queríamos mostrar algo muito especial. Por causa do Windows 8, o Surface é um tablet e um PC. É algo novo" 20h58
Ballmer volta ao palco e agradece os executivos da Microsoft 20h57
Novos modelos, de 64 GB e 128 GB, serão lançados nos próximos meses. 20h56
O Surface para Windows RT virá em versões de 32 GB e 64 GB. 20h56
Steven volta ao palco 20h56
"O Surface para Windows RT será lançado junto com o Windows 8 e o modelo com Windows 8 Pro estará disponível 90 dias depois", diz o release oficial 20h55

20h54
O pessoal parece que gostou o dispositivo. Só as cores que são um tanto... gritantes. Uma nova imagem explica como foi construído o Touch Cover. 20h54
O release do produto afirma que "o preço sugerido do aparelho será divulgado em uma data mais próxima do lançamento e deve ser competitivo com um tablet ARM comparável ou um Ultrabook Intel". 20h53
As capas virão em diferentes cores

20h52

20h51
"Vou conectar o meu tablet na minha Touch Cover. Vejam: é a integração perfeita entre software e hardware" 20h51
Uma das primeiras fotos de divulgação do Surface:

20h50
Uma imagem detalhada exibe os componentes do hardware. São várias camadas 20h48

20h48
Segundo o designer, "foram meses de muito trabalho". A simplicidade e leveza permancem, mas a experiência é a de se usar um computador de mesa.

20h47
"Ainda bem que temos um ótimo hardware para que o software apareça na superfície"

20h46

20h46
Um destaque: como o tablet é equipado com o Windows 8, o Flash também funcionará 20h44
A Microsoft já divulgou as especificações técnicas dos tablets: http://www.microsoft.com/en-us/news/press/2012/jun12/06-18announce.aspx 20h44
O vídeo é no estilo da Apple, mostrando a concepção do aparelho, o início da sua fabricação, a equipe que o desenvolveu... 20h43
Agora os executivos explicam a Type Cover. O produto virá em várias cores. Panos Panay, designer dos produtos, sobe ao palco. A tela começa a rodar outro vídeo explicativo 20h42

20h40
O tablet praticamente vira um PC de mão. Será possível usar desde programas simples, como o Word, até arquivos mais complexos, como o Photoshop. 20h39

20h38
O Surface tem até um sistema de ventilação muito mais econômico e eficiente que os tablets atuais do mercado. 20h37
O tablet também funciona com uma caneta stylus, que possibilita que o usuário escreva e sublinhe partes de texto diretamente na tela multitouch. 20h36
O outro modelo usa um Nvidia Tegra 3. 20h36
Anguilo faz a demonstração de um tablet com Ivy Bridge Core i5. 20h35

20h34
A página do Surface já está no ar, para quem quiser mais detalhes http://www.microsoft.com/surface/en/us/default.aspx 20h34
O tablet também conta com uma entrada HDMI 20h34
O Surface estará disponível em dois chips. Um deles é o da Intel. E o outro é uma versão com Windows RT. Quem escolhe é o usuário. 20h33
O executivo Michael Anguilo sobe ao palco 20h33
"Você pode usá-lo como um PC, com o Photoshop e todos os aplicativos que você já conhece" 20h32
"Demos uma olhada rápida no Surface, mas temos muito mais para mostrar para vocês" 20h31

20h31

20h31
Basta virar a capa para a frente do aparelho que ele se transforma em um min-PC instantaneamente. 20h30
Afinal, o desenho do início do evento não mostrava um tablet de duas telas, mas um tablet com teclado físico! 20h30
Wow! O Kickstand é, na verdade, um teclado integrado. 20h30

20h29
E uma boa novidade: o Surface vem equipado com Gorilla Glass 20h29
A isso, a Microsoft deu o nome de Kickstand. 20h29
A smart case do Surface já é integrada ao próprio aparelho, mostra o engenheiro 20h28

20h28
Xii, o tablet travou! Com um novo em mãos, Sinofsky agora faz uma demonstração dos apps, como o Netflix. 20h27
O tablet possui 9,3 mm de spessura, com portas USB 2.0. As bordas são abauladas em 22 graus. E pesa apenas 576 gramas. 20h27

20h26

20h26
Steven Sinofsky: "Esse é um tablet desenhado da mesma maneira que o Windows. Um tablet que funciona para o trabalho e para a diversão. Um tablet que é um grande PC. Um novo tipo de computação: Surface USB 2.0, fino, natural às mãos" 20h26
O engenheiro Steven Sinofsky sobe ao palco 20h24
"As pessoas querem um dispositivo para jogar e trabalhar, para ser usado na mesa de trabalho e na rua. O Surface tem tudo isso, por isso quero que vocês tomem algum tempo para conhecê-lo", diz Ballmer, que se retira 20h24
"Esse é o novo Microsoft Surface", diz Ballmer, segurando o novo tablet 20h23

20h22
"Assim como o primeiro Windows precisou do mouse, queremos dar ao Windows 8 o seu próprio hardware. O que é? Algo completamente novo" 20h22

20h21
"Agradecemos muito aos nossos parceiros. Trabalhamos com todo mundo: companhias de chip, produtores de componentes, fabricantes de PCs..." 20h21
"Acreditamos que qualquer junção entre homem e máquina pode ser feita quando o hardware e o software trabalham juntos" 20h19
O vídeo mostra a história do mouse, dos teclados, do desenvolvimento do Xbox, etc. 20h18
O telão começa a passar um vídeo que conta a história dos hardwares da Microsoft 20h17
Ballmer comenta um pouco sobre os apps que estarão no novo sistema operacional, como Metro e RT. 20h16
"O Windows 8 é uma reimaginação do nosso produto", diz Ballmer. "Hoje, vamos adicionar um novo pedaço à nossa história". 20h16
Ao todo, são mais de 1 bilhão de Windows rodando no mundo, em casas, escolas, escritórios... 20h14
Steve Ballmer conta um pouco sobre as mudanças que a Microsoft causou ao longo dos anos: computação na nuvem, entretenimento, popularização do computador, entre outras coisas. 20h14
Ballmer: "Somos otimistas ao limite, mas o Windows sempre superou nossas expectativas. Ele está em bilhões de PCs" 20h14
Ballmer agradece a presença de todos e começa a falar sobre o Windows: "É o coração e a alma da Microsoft" 20h13
Steve Ballmer, o CEO da Microsoft, finalmente sobe ao palco. 20h12
Leia os documentos vazados sobre o evento na tarde de hoje: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/games/noticias/proximo-xbox-pode-ter-nova-versao-do-kinect-e-oculos-de-realidade-aumentada 20h11
Uma voz comentou o que será permitido ou não fazer durante a conferência. O cartão que todos receberam indicam quando os jornalista poderão "obtê-lo". Mas o que? 20h09
E começa o evento! 20h08
Todos os jornalistas já estão prontos. Mas... cadê a Microsoft? 20h08
Tablet da Microsoft: a companhia está fazendo a coisa certa? olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/tablet-da-microsoft-deve-custar-menos-de-r-1-mil,-afirmam-analistas 20h07

20h06
Algumas imagens exibidas no telão dão a impressão de um tablet com duas telas. Será? 20h04
Últimos ajustes no palco:

20h02
Quem será que vai sentar nessa cadeira? Steve Ballmer?

20h02
Os cartões que foram entregues aos jornalistas possuem horários diferentes. Alguns marcam "5:20", outros "5:30", e outros "5:40" 19h59
Pessoal, estamos acompanhando a narração ao vivo dos sites Mashable, The Verge, Time e Engadget. 19h58
O palco ainda está vazio, mas imagem deixa poucas dúvidas sobre o que será anunciado:

19h57

19h56
Jornalistas presentes no evento ganharam um cartão com o horário '5:20 PM ' escrito. Assessores disseram que eles logo entenderiam o motivo. 19h56
Por todo o salão, alguns telões exibem traços que lembram o formato de um tablet. 19h53
É... pelo jeito, o evento vai atrasar mais 15 minutos 19h47
Adivinha só quem está na fila de espera para entrar na conferência: Geoff Keighley, especialista em games. Será que o anúncio vai ser mesmo sobre o Xbox? Vamos acompanhar! 19h40
Portas abertas para o anúncio misterioso da Microsoft - mas, ao que parece, a apresentação vai atrasar um pouco. 19h38
A Microsoft estará fazendo a coisa certa ao lançar um tablet próprio? Veja a opinião de um analista: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/tablet-da-microsoft-deve-custar-menos-de-r-1-mil,-afirmam-analistas 19h22
O que sera que a Microsoft vai anunciou no evento de hoje? Veja alguns rumores: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/microsoft-pode-anunciar-xbox-surface,-um-tablet-voltado-para-games