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terça-feira, 14 de agosto de 2012

Novas ações do Facebook vão chegar no mercado nos próximos meses



Facebook
A baixa no valor das ações do Facebook deve piorar nos próximos dias: novos papeis da rede social vão chegar ao mercado nos próximos meses e podem diminuir ainda mais o preço delas.

O Wall Street Journal afirma que já nesta quinta-feira 271 milhões de novos papéis começarão a ser vendidos, o que vai aumentar em 64% o total de ações disponíveis do Facebook. Com mais títulos disponíveis, a tendência é que o preço das ações caia.

Até maio do ano que vem cerca de 2 bilhões de novas ações chegarão ao mercado e se juntarão às atuais 421 milhões. Essas ações pertencem a investidores e funcionários do Facebook que estavam impedidos de vender seus ativos.

Após serem lançadas no mercado por US$ 38 em maio, as ações do Facebook caíram quase pela metade - elas chegaram a ser negociadas por menos de US$ 20.

Resultados fracos derrubam ações do Groupon


Reprodução
Groupon
As ações do Groupon caíram mais de 15% nessa segunda-feira (12/08), depois que a gigante de compras coletivas divulgou resultados abaixo do esperado pelo mercado.

A companhia informou ter vendido US$ 568,3 milhões durante o segundo trimestre de 2012. É um salto de 45% em relação aos US$ 392,6 do mesmo período de 2011, mas era consenso em Wall Street que esse número ficaria em US$ 578 milhões.

Por outro lado, enquanto esperava-se lucro de US$ 0,03 por ação, o Groupon surpreendeu ao revelar US$ 0,8. Mesmo assim, como destaca o Mashable, as ações caíram 63% na comparação com o preço da IPO (oferta pública inicial, na sigla em inglês)

35 milhões de pessoas usam o Facebook para jogar


reprodução
facebook app center
Deu certo a criação de uma central de aplicativos no Facebook, que já conta com 235 milhões de usuários jogadores. O número, divulgado pela rede social e repercutido pelo TechCrunch, mostra um salto de 14.6% em relação a 2011 e de 8.4%, se comparado a janeiro de 2012.

Desde que inaugurou o App Center, em maio, o Facebook viu crescer em 2,4 vezes a quantidade de pessoas que instalam aplicativos, em comparação com a plataforma antiga. São 150 milhões de usuários mensais.

A página nova também aumentou as possibilidades de retorno: quem instala um aplicativo tem 35% de chance de voltar a usá-lo no dia seguinte - o índice fica em 17% depois de uma semana.

RIM confirma que vai licenciar BlackBerry 10


divulgação
BlackBerry Logo
A RIM confirmou que tem a intenção de licenciar o sistema móvel BlackBerry 10 para outras fabricantes produzirem aparelhos com a plataforma.

A plataforma está em fase final de testes e deve ser lançada no começo do ano que vem. Inicialmente a RIM tinha prometido disponibilizar o BlackBerry 10 em 2012, mas a empresa adiou em alguns meses.

No começo, apenas aparelhos da própria RIM vão rodar o BlackBerry 10, mas o CEO da empresa, Thorsten Heins, confirmou que no futuro outras fabricantes poderão licenciar o sistema, segundo a Bloomberg.

O BlackBerry 10 é a aposta da RIM para retomar o crescimento. A fabricante perdeu espaço para o iPhone e o Android e as vendas caíram 43% apenas no último trimestre.

7,7 milhões de brasileiros votarão por urna biométrica em 2012



Agência Brasil
Urna biométrica
Nos primeiro e segundo turnos deste ano, em 7 e 28 de outubro, cerca de 7,7 milhões de brasileiros votarão por uma urna biométrica. 299 municípios em 24 Estados contarão com o recurso que, segundo a Agência Brasil, foi usado por 1,1 milhão de eleitores em 2010.

A biometria ajudará a agilizar o processo de votação, pois a pessoa será dispensada de assinar a lista de presença. No fim de semana, técnicos do Tribunal Superior Eleitoral recomendaram testes com a urna em 117 municípios, a fim de preparar os cidadãos.

Cinco capitais terão contato com a tecnologia em 2012: Aracaju (Sergipe), Curitiba (Paraná), Gioânia (Gioás), Maceió (Alagoas) e Porto Velho (Rondônia). 100% do eleitorado de Alagoas e Sergipe votarão dessa maneira.

Curitiba é a cidade com maior número de pessoas dentro do esquema. Após o processo de cadastramento da impressão digital e atualização de dados, a capital paranaense ficou com 1,17 milhão de eleitores que testarão o recurso.

Na hora da votação, cada eleitor poderá tentar se identificar até 12 vezes, com ajuda dos mesários - são três tentativas por dedo polegar e indicador de cada mão. Se não houver sucesso, será preciso mostrar documento com foto, mas antes o presidente da seção tem de colocar a própria digital na máquina

Histórias por trás do capslock


capslock
capslock

O capslock faz parte de nossas vidas há tempos e tem sido o verdadeiro representante do grito na internet. Seja um debate no Facebook, um tweet assustado ou um email da sua avó, QUE ENXERGA BEM MELHOR COM AS LETRAS GRANDES, este recurso presente em todos os computadores do mundo tem uma longa história e já até criou vínculos com certas palavras.

O perfil no Twitter @CapsCop coletou mais de um milhão de tweets durante dois anos e descobriu quais são as palavras mais escritas em capslock e o pessoal da agência Knock Twice disponibilizou os dados em um infográfico. Entre as 20 palavras mais tuitadas em caixa alta estão "just" ("apenas", em português), com 13%, "love", com 11%, e "go" também com 11%. Um outro palavrão bem comum no idioma também aparece na lista como uma das mais usada em capslock, com 12%.

O infográfico ainda apresenta alguns fatos interessantes que aconteceram ao redor do recurso. Em 2007, por exemplo, uma funcionária foi demitida na Nova Zelândia por mandar um email com muitas frases em capslock, o que deu a entender que ela estava gritando ou nervosa. A imagem também mostra que a apresentadora norte-americana Oprah é uma das celebridades que mais abusa das palavras em caixa alta. Confira abaixo mais curiosidades sobre o capslock e veja uma linha do tempo sobre as teclas.

DIVIRTA-SE! (clique na imagem para vê-la maior)

Reprodução


App.net: Alternativa paga ao Twitter supera meta em financiamento coletivo


reprodução
appnet
Um serviço alternativo ao Twitter - que cobrará pelo acesso mas que promete não mostrar nenhum de tipo de publicidade - conseguiu ultrapassar sua meta e arrecadar mais de U$ 752 mil (no momento que escrevíamos a matéria) muito antes do prazo final da sua ação de financiamento coletivo.

Trata-se do App.net, que nem existe ainda mas que já atraiu a atenção de gente do mundo todo ao prometer "prioridade para os usuários e não para os anunciantes". O projeto conseguiu passar de longe a sua meta inicial de US$ 500 mil, mostrando como o poder que os sites de crowdfunding ganharam no atual momento da internet.

O App.net é uma criação do empresário Dalton Caldwell, nome por trás de iniciativas como Imeem, Sourceforge e picplz. De acordo com um post no blog do empreendedor, o App.net pretende se tornar "o que o Twitter poderia ter sido" antes de decidir dar prioridade à publicidade e com isso diminuir o impacto social da sua plataforma.

Recentemente, a rede de microblogging foi criticada por decidir suspender o perfil de um jornalista que direcionou críticas a um representante da NBC, marca parceira do site na cobertura da Olimpíada de Londres.

Colocando-se como um refúgio contra esse tipo de ação comercialmente motivada, o App.net já conseguiu ultrapassar 10 mil usuários pagos, os quais Caldwell espera que formem a massa crítica que alavancará a nova rede social.

E você, acha a iniciativa interessante? Se quiser doar e se tornar um dos primeiros usuários do site, acesse a página oficial do projeto.

Eleições 2012: a web pega ou não?




Redes Sociais


Existem 82,4 milhões de internautas no Brasil, segundo o levantamento mais recente do Ibope Nielsen Online. O número mostra que 43.3% da população estão na rede. São pessoas que não precisam esperar pelas notícias, elas vão atrás, e como 2012 é ano de disputa eleitoral, quem intenciona ser prefeito ou vereador no País precisa se atentar a isso.

Desde 5 de julho, os aspirantes aos cargos estão liberados para fazer campanha na internet, o que inclui uso de sites e redes sociais - o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apenas não permite ações pagas. Mas isso não significa que é só criar um perfil e sair postando qualquer coisa. "A política no Brasil engatinha, em termos de marketing eleitoral. Eles atacam o espaguete na parede pra ver o que gruda", aponta o estrategista de marketing digital e político Gabriel Rossi.

Influencia ou não?

Nos Estados Unidos - que também passarão por eleições neste ano - há um cuidado específico com a rede desde que Barack Obama mostrou quão fortes podem ser as ferramentas digitais, em 2008. Mas naquela época, o País estava em um momento de espera por mudanças, o que fez crescer a mobilização populacional e, por isso, a internet acabou sendo determinante.

O Brasil passava por isso de 2002 a 2003, ano em que Fernando Henrique Cardoso entregou a Presidência a Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, quando Dilma Rousseff venceu as eleições, ela assumiria o cargo de um companheiro de partido, era uma onda de continuidade, por isso as redes não se destacaram tanto na campanha vitoriosa. Neste ano, é preciso analisar a situação política de cada município para saber se a web pega ou não.

"Em cidade com perspectiva de mudança a internet é mais forte. As pessoas querem mudar, então elas se tornam mais engajadas", diz Rossi. De acordo com ele, três pontos são fundamentais para se entender a importância do recurso em cada localidade: penetração da banda larga, interesse da população e conjuntura política.

Professor titular da USP (Universidade de São Paulo), o consultor político e de comunicação Gaudêncio Torquato acredita que em 2012 a internet - em especial, as redes sociais - terá um papel mais importante na disputa do que em anos anteriores. O crescimento na quantidade de internautas, por si só, já é um indício, uma vez que há mais pessoas acompanhando a vida política através de uma mídia alternativa.

"A conscientização sobre política e a maior integração causada pela rede têm contribuído para um processo muito mais intenso. Do ponto de vista da troca de ideias de candidatos, isso começa a mostrar uma participação mais forte do eleitorado", esclarece.

Como exemplo, ele cita o primeiro debate ocorrido entre os que disputam prefeituras. Durante o encontro e até o dia seguinte, as pessoas usavam sites como Twitter e Facebook para discutir o desempenho de cada candidato. "Não vejo as redes sociais como fator decisivo, mas é complementar."

O que fazer?

E os políticos sabem o que fazer nesse espaço? Antecipando-se à questão, o Facebook criou uma cartilha para ajudar os concorrentes norte-americanos que cai como uma luva para os brasileiros. Aqui, critica Rossi, "tem muito candidato que usa o Facebook como 'santinho digital'". "É o típico exemplo de seguir a tecnologia e não o comportamento."

Fica também um alerta aos que têm pendências perante à sociedade: internautas podem acabar com a sua campanha. "Os eleitores não compram gato por lebre. Se um candidato corrupto quiser utilizar a rede, vai encontrar gente bastante contrária que possa refutar suas propostas", adverte Torquato. "Da mesma forma que alguém pode inventar um perfil falso desse candidato e, neste momento, os tribunais regionais eleitorais precisam intensificar a fiscalização."

Este é outro problema a ser enfrentado, a criação do que Gabriel Rossi chama de "boateiro profissional". Quem está na corrida eleitoral pode contratar gente para espalhar informações falsas pela rede, seja a seu favor, seja na intenção de derrubar os adversários. O especialista considera isso um movimento bem perigoso, porque as histórias se viralizam rapidamente. E cada vez mais os influenciadores têm conquistado espaço na rede.

E você, leitor, acha que a internet ajuda a decidir voto?

Aperto na fiscalização força um novo cenário na telefonia móvel do país



operadoras

O aperto da fiscalização da Anatel e o avanço da maturação do mercado estão forçando um novo cenário de negócios na telefonia móvel, voltado mais para a qualidade dos serviços do que à adição de novos clientes à base. Segundo a agência de notícias Reuters, isso deve ajudar a mudar a maneira como as operadoras direcionam seus esforços e investimentos em um mercado de mais de 250 milhões celulares.

"O que se viu foi que o esforço comercial foi muito além do que a engenharia estava preparada", afirmou Vinicius Vargas, sócio do escritório de advocacia Barros Pimentel, responsável pela área de telecomunicações e tecnologia. "Agora, o jogo muda e ao invés de buscar novos clientes você tem que preservar os que têm", afirmou Jacqueline Lison, analista do Banco Fator. "Com isso, fica muito mais importante fidelizar e qualificar sua base de clientes", completa a analista.

Outro ponto importante para as empresas será a recuperação ou fortalecimento da marca própria, para estabelecer um vínculo com a melhora de qualidade decorrente de novos investimentos. Nesta semana, por exemplo, em audiência pública no Senado, o diretor de assuntos regulatórios da TIM, Mario Girasole, afirmou que a operadora levará "muito tempo" para recuperar sua imagem após as recentes notícias negativas sobre a subsidiária da Telecom Italia.

Além de ter tido suas vendas suspensas pela Anatel em 19 unidades federativas, nesta semana vazou um relatório da agência de que a TIM supostamente estaria derrubando chamadas telefônicas de propósito para forçar novas chamadas. A Claro, do grupo América Móvil, e a Oi também tiveram as vendas suspensas em alguns Estados, embora em escala bastante menor, enquanto a Vivo, que não sofreu bloqueios, também foi requisitada a apresentar um plano de qualidade.

"A Anatel fiscalizava antes questões mais burocráticas, e agora aumentou fiscalização com qualidade", disse Vargas. "O mercado estava mal acostumado" acrescentou. O advogado alerta para a possível falta de recursos humanos da agência reguladora que, segundo ele, tem uma postura muito passiva na regulamentação, por se basear demais em informações repassadas pelas próprias operadoras em vez de aferições feitas em campo. "Não precisava ter deixado chegar à situação que chegou; a gente sabe que as empresas são fiscalizadas um tanto ativamente, mas são elas que provêem os dados para a Anatel, que não tem condições de fazer uma fiscalização eficiente em campo", finalizou.

Outlook.com será mais seguro que Gmail, promete Microsoft


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outlook
Com seu novo serviço e marca de e-mail online, a Microsoft posiciona-se novamente para combater a concorrência. Apesar de ser dona do Hotmail, que conta com a maior base de contas de e-mail do mundo (324 milhões), ela quer conquistar os usuários do Gmail, uma legião de 278 milhões.

Segundo o Mashable, um porta-voz da empresa afirmou que a Microsoft está estudando um método de segurança que seja mais eficiente e tenha mais engajamento que o “2-step” (dois passos) do Gmail.

O sistema "2-step" do Google exige primeiramente que o usuário cadastre o número do seu celular. Quando a pessoa loga na conta, além da senha, o sistema pede o número cadastrado para poder liberar o acesso.

O Outlook.com, por enquanto, oferece apenas o sistema "1-step" (um passo) que simplesmente exige a senha.

A Microsoft tem como objetivo "encontrar uma solução forte que todo mundo possa usar ao invés de ficar com apenas 1% dos usuários que sabem como navegar por um monte de opções de configurações adicionais", disse o porta-voz ao Mashable.

Apesar da afirmação, um outro porta-voz do Google disse ao site que o Gmail possui "milhões de pessoas que usam o 2-step, e milhares que inscrevem-se diariamente".

Confira o review feito pelo Olhar Digital sobre o Outlook.com, feito no dia seguinte ao lançamento.

YouTube escapa das novas medidas antipirataria do Google


reprodução
youtube
Especializado em mudanças técnicas dos principais buscadores, o Search Engine Land escreveu um análise detalhada do método a ser usado pelo YouTube para escapar do novo algoritmo antipirataria desenvolvido pelo próprio Google.

Baseada em um sistema de pontuação, a companhia promete esconder dos resultados de pesquisa os sites que são recorrentemente acusados de hospedar ilegalmente conteúdo protegido por direitos autorais.

Mas é claro que isso não vale para o portal de vídeos da casa, no qual usuários burlam dia sim e o outro também o copyright de milhões de músicas e filmes. Isso porque, ao contrário dos primos pobres Megaupload e Demonoid, o YouTube se cercou de todo tipo de prevenção legal para evitar ainda mais problemas com a justiça.

Além disso, o site está protegido por uma regra criada pelo próprio Google, que não aceita requisições antipirataria feitas nos seus outros produtos – YouTube ou Blogger, por exemplo – no novo sistema de pontuação.

Quem quiser reclamar de conteúdo ilegal hospedado no site de vídeos será redirecionado para um processo completamente diferente daquele usado para delatar sites infratores sob as novas regras do buscador.

Aquele que tenta enquadrar o YouTube no formulário é redirecionado para a página de copyright do próprio serviço de vídeos, que possibilita a criação de múltiplas reclamações e até permite que o detentor dos direitos autorais insira anúncios nos vídeos ilegalmente postados pelos usuários.

Mas nada disso conta para o algoritmo antipirataria do Google, que continuará dando destaque aos vídeos – legais ou não – postados no YouTube.

Justo, não?

Twitter compra startup que criou aplicativo para programadores


Reprodução
Twitter no iOS
O Twitter anunciou nesta segunda-feira (13/8) que fechou um acordo para adquirir a startup responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Clutch.io, que ajuda programadores no teste de ferramentas destinadas aos aparelhos móveis.

O equipe por trás do Clutch.io será incorporada ao Twitter, que afirma ter comprado a empresa por conta das patentes e registros de propriedade intelectual que virão no pacote.

O Clutch.io possibilita que programadores dos sistemas Android e iOS verifiquem se determinadas características do seu aplicativo, como um botão específico ou uma função gratuita, tiveram popularidade entre os usuários. O software também disponibiliza ferramentas para que seja possível fazer correções rápidas nos programas.

Por conta da negociação, a companhia encerrará os seus serviços públicos no primeiro dia de novembro, mas permitirá que seus clientes hospedem o software em seus próprios servidores.

As empresas não revelaram os números do acordo.

Google está próximo de comprar guia de turismo Frommer


Reprodução
Buscador do Google
O Google vai comprar a marca de guias de viagens Frommer, de acordo com o The Wall Street Journal, por um valor ainda desconhecido. O acordo deve ser fechado nos próximos dias.

Os guias Frommer oferecem informações detalhadas de lugares para visitar ao redor do mundo inteiro. Com a aquisição, o Google pode fortalecer as suas buscas com informações de pontos turísticos de diversas cidades.

Não se sabe se com a aquisição pelo Google o Frommer vai continuar publicando seu material próprio ou se vai se tornar um guia exclusivo do Google.

No ano passado o Google comprou a Zagat, empresa responsável por um guia mundial de restaurantes, e as avaliações feitas pelo guia passaram a fazer parte do buscador. O conteúdo do Frommer pode aparecer da mesma maneira.

Um porta-voz do Google confirmou que o acordo está próximo e que o Frommer vai funcionar em parceria com o Zagat, de acordo com o TechCrunch.

"A equipe do Frommer e a qualidade do seu conteúdo vão ser uma excelente adição à equipe do Zagat. Não vemos a hor ade começar a trabalhar com eles no nosso objetivo de analisar todos os lugares relevantes do mundo", explicou.

Wikipedia vai reformular o visual


Wikipédia - Divulgação/Wikimed
Wikipédia - Divulgação/Wikimedia
A Wikipedia perde cada vez mais editores e colaboradores. Para Brandon Harris, editor-sênior de design da Wikimedia Foundation, o fato é um sintoma do fraco design e software do site.

Nas palavras dele, as reformulações serão “um chute na cabeça” e pretendem melhorar a navegação e interação com a enciclopédia colaborativa. O objetivo final é facilitar o trabalho dos contribuintes e, consequentemente, angariar mais voluntários.

Apesar de pretender deixar o site com ferramentas semelhantes às de uma rede social, Harris ressalta: “A Wikipedia não será o Facebook”. Segundo ele, os sistemas têm a única intenção de integrar os trabalhos. Por exemplo: quando um artigo necessitar de fontes sobre o nazismo, alguém que editou um texto da Segunda Guerra Mundial receberá esse aviso.

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Para seu plano de melhoria, Harris comenta algumas das mudanças que estão sendo estudadas. Veja os principais projetos em andamento e discussão:

  • Agora: O objetivo é unificar as linguagens e sistemas de edição da Wikipedia, tentando criar um padrão.
  • Echo: Projeto para promover mais interações entre os contribuintes da enciclopédia. Pretende instalar sistema de notificações e mensagens em tempo real.
  • Flow: Tentará melhorar a comunicação entre os usuários, criando um sistema mais eficiente de respostas e conversas.
  • The Athena Skin: O possível design final da Wikipedia. O layout está sendo pensado em versões diferentes para desktops, tablets e smartphones.
  • Mobile: Mais discussões específicas sobre o design para sistemas móveis.
  • Global Profile: Um sistema de perfil individual para cada editor.

Domínios do Demonoid já estão à venda



reprodução
demonoid à venda
Não foram meses fáceis para os maiores sites que espalham conteúdo pirata pela rede: O Megaupload foi fechado e a casa de Kim Dotcom invadida em uma operação cinematográfica que envolveu helicópteros, cachorros raivosos, policiais armados e agressão; o Google anunciou que criou um algoritmo para "punir" sites que hospedam obras protegidas; e finalmente, o Demonoid – um dos primeiros e principais sites a distribuir links para torrent – teve seus servidores apreendidos pela polícia ucraniana e está fora do ar desde então.

Depois de alguns dias de dúvida sobre que organização estaria por trás dos ataques DDoS que tiraram o site do ar logo antes da interdição pelas autoridades ucranianas, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), uma das principais organizações de lobby da indústria da música, assumiu estar por trás da requisição de fechamento. A alegação é a mesma que levou o FBI a encerrar o Megaupload: pirataria em massa.

E agora, como se já não bastasse, os sites que hospedavam os domínios 'Demonoid' pelo mundo já colocaram à venda os endereços, encerrando as últimas esperanças de um retorno do site nos moldes antigos. Os três principais endereços – Demonoid.me, Demonoid.com e Demonoid.ph – estão anunciados como vagos pela empresa Sedo, que detém os registros.

Para completar, o Torrent Freak noticia que representantes do provedor Colocall teriam delatado que os donos do site comandavam as operações do México, e com essas informações a polícia local já teria realizado algumas prisões de pessoas que participavam do esquema.

E você, o que acha de tudo isso? Acredita que devemos enrijecer as leis de direitos autorais ou torná-las mais flexíveis?

Google tem 38 vagas abertas no Brasil. Tente trabalhar lá!


Reprodução
Let Me Google That for Your, Olhar Digital

Na semana passada o assistencia tecnica computador divulgou algumas dicas para quem quer trabalhar no Twitter e no Facebook, que estão com vagas abertas nos escritórios de São Paulo.

Agora é a vez de oferecermos indicações para conseguir um emprego no Google. A gigante de buscas está com 35 vagas abertas em São Paulo e mais três vagas em Belo Horizonte, um dos maiores escritórios da empresa no mundo.

As vagas para a capital paulista incluem assistente jurídico, gerente de vendas, vendedor para pequenas e médias empresas, gerente de marketing, além de vagas para programadores e até gerente de conta para o Google Wallet - serviço ainda inédito no Brasil. Já em Minas Gerais, as oportunidades são para engenheiro de software e gerente de data center.

Segundo estudo da Glassdoor, publicado pelo Search Engine Land, os funcionários do Google estão mais satisfeitos que os do Facebook. O buscador marcou 3,9 pontos contra 3,7 da rede social na pesquisa. O fator que mais influenciou na escolha dos entrevistados foi o ambiente de trabalho .

Os "Googlers", como são chamados os funcionários, parecem gostar mais do seu CEO que os "Facebookers" e, além disso, não se importam tanto em trabalhar longas horas e passar do horário do expediente sucessivas vezes. O interessante é que mesmo não tendo a preferência geral, o Facebook paga mais. O salário de um funcionário pleno chega a ser até US$ 3 mil maior do que aquele praticado pelo Google, sem falar que o processo seletivo da rede social é mais leve.

A empresa exige que o candidato passe por diversas etapas, o que pode levar cerca de seis semanas. Em uma entrevista para a revista Exame, Ana Carolina Azevedo, gerente de recrutamento do Google para a América Latina, revela que eles recebem currículos via website do Google, indicações de funcionários e universidades. Os CVs são avaliados e os que têm mais a ver com as vagas são chamados para entrevista por telefone com o recrutador e, depois, para um encontro presencial.

O que eles querem

Nesta fase são avaliadas a habilidade cognitiva, raciocínio analítico, experiência profissional, evidências de liderança e adequação à cultura da empresa. Com as avaliações das entrevistas e do currículo, o perfil completo do candidato é enviado ao comitê de seleção da região e à matriz nos Estados Unidos. Se ambas equipes gostarem dos cadidatos, estes receberão uma oferta da empresa.

Uma das caracteríticas que a companhia espera ver em um candidato é a ambição. Portanto, falar sobre seus sonhos e planos futuros, é importante. Outro ponto indispensável é aprender rápido, já que trabalhar no mundo da tecnologia exige agilidade. Estudar bastante e aplicar conhecimentos acadêmicos aos trabalhos exercidos também é esperado pelos líderes da empresa, assim como ampliar seus conhecimentos. Para trabalhar no Google é necessário saber de várias coisas e, obviamente, ter uma conta no Google Plus e demais serviços da empresa.

O Google leva as contratações muito a sério. Apesar de o processo ser um pouco lento e burocrático, a empresa se esforça para que, durante a contratação, os candidatos sejam informados de tudo o que está acontecendo. Para manter essa fórmula mágica de contratações "perfeitas", quase todos os funcionários do Google já recrutaram, entrevistaram ou contrataram, pois isso faz parte de suas responsabilidades. Além de ser parte do trabalho, tudo é medido. Os colaboradores recebem bônus cada vez que indicam um candidato que é aprovado. A maioria faz diversas entrevistas no mês e é obrigada a dar um feedback por escrito.

Todos são orientados sobre como fazer entrevistas e como opinar de maneira mais esclarecedora. Fora isso, o sistema mantém o controle das entrevistas, feedbacks e avaliações do candidato, e são analisadas pelo comitê de contratação. Isso mesmo, os feedbacks sobre candidatos geram feedbacks para os funcionários.

Existem muitas vagas abertas no Google e podem permanecer assim por um bom tempo. A empresa prefere deixar espaços vagos a contratar funcionários que não supram os requisitos determinados. Os comitês de contratação jamais poderão escolher alguém rapidamente só porque o gerente do departamento está com pressa.

Tudo no Google é diferente, inclusive a definição de metas e objetivos. Lá eles estabelecem objetivos e medem o progresso a cada trimestre, e mesmo quando não alcançam o que querem, os resultados ainda assim são impressionantes para o mercado. Para eles, atingir 60% do impossível é melhor do que 100% do normal, e é por isso que conseguir entrar nessa equipe de vencedores é difícil. No final das contas, o grande segredo do Google é o seu povo.

E aí, ficou empolgado? Então clique aqui e se candidate para uma das 38 vagas abertas no Brasil. Escolha a cidade em que você quer trabalhar e siga em frente. O processo pode ser difícil, mas também bastante gratificante.

Lenovo busca 230 funcionários no Brasil




Lenovo
Depois de anunciar investimento de US$ 30 milhões para a construção de uma fábrica e um Centro de Distribuição em Itu, no interior paulista, a Lenovo começa neste mês o processo de seleção de 230 funcionários, em uma primeira etapa, que iniciará as operações em dezembro de 2012. No total, a nova fábrica deve gerar 700 postos de trabalhos diretos.

“O Brasil é um mercado prioritário e nossos recentes investimentos no país provam isso”, afirma Dan Stone, presidente da Lenovo Brasil. “Além do desenvolvimento de tecnologias e novos produtos, as instalações da Lenovo trarão um importante incremento econômico para a região com a geração de centenas de empregos”, complementa.

As vagas estão abertas para candidatos da área operacional e técnica, com os cargos de Operador de Produção, Operador de Materiais/Almoxarifado, Líder de Produção, Analista e Líder de Reparo, Técnico de Teste, Técnico de Engenharia de Processos/Industrial, Técnico de Manutenção, Suporte de Produção, Técnico de Informática/Infraestrutura e Técnico de Qualidade.

Divididos em três turmas de contratações, entre os meses de outubro a novembro, os interessados podem se inscrever por meio deste site. Também haverá outras seletivas em Sorocaba e Campinas, cidades onde as entrevistas serão realizadas, até o final deste ano.

As vagas são direcionadas a candidatos com ensino médio ao profissionalizante. Os salários, segundo a empresa, são competitivos ao mercado. A data limite para os interessados se inscreverem é 9 de novembro, mas a seleção dos candidatos se inicia já neste mês.

No Facebook, é possível saber quem viu fotos nos grupos


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Quem viu no Facebook
Desde julho, os usuários do Facebook podem ficar sabendo quem já leu as mensagens postadas dentro dos grupos. Agora, é possível saber quem viu as fotos, também.

A partir do momento em que uma imagem é compartilhada dentro do grupo - aberto ou fechado -, sempre que um dos integrantes visualizá-la haverá uma sinalização. Ali aparecerá quantas pessoas viram, a que horas isso aconteceu e quem são essas pessoas.

O TechCrunch diz que o primeiro a notar o recurso foi o professor Ben Zhao. "Eu tenho vários amigos que visitam um grupo que criei para minha filha, e a primeira marcação de tempo apareceu na noite passada", informou, no domingo (12/08).

Sob especulações de que esse tipo de informação pudesse ser disponibilizado nos posts abertos, o Facebook se pronunciou. Disse que as fotos estavam incluídas no lançamento do "visto por", em julho (mesmo que ninguém tenha notado), e que não há planos de estender o recurso: eles ficarão apenas nos grupos e mensagens.

Megabox, o serviço musical de Kim Dotcom, será lançado até o fim do ano


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Kim Dotcom
Kim Dotcom deu mais detalhes sobre o projeto musical "revolucionário" anunciado por ele há alguns meses. Mesmo enquanto responde a um processo por infração de copyright, o criador do MegaUpload afirmou que pretende lançar o serviço Megabox ainda neste ano, segundo o TheNextWeb.

O novo serviço é algo como uma versão do iTunes bastante voltada para artistas independentes: é uma loja virtual na qual os músicos conseguem vender seu trabalho diretamente para o usuário.

Dotcom acredita que o seu modelo, que não precisa de uma gravadora como intermediária, vai atrair até artistas consagrados a deixarem a maneira tradicional de venda de músicas. Pelo Megabox, o artista fica com até 90% dos ganhos das vendas de suas músicas, muito mais do que as gravadoras oferecem.

Outro recurso atrativo aos músicos é um chamado Megakey, no qual artistas recebem por cada download feito de músicas que são disponibilizadas gratuitamente para usuários.

O Megabox foi anunciado pouco antes de Dotcom ser preso. Há quem defenda que a ameaça do Megabox à indústria fonográfica motivou a operação que derrubou o MegaUpload em janeiro deste ano.