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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Facebook inicia processo de IPO


Reprodução
Facebook
Depois de dias de especulação e ansiedade nos mercados e no mundo de tecnologia, o Facebook finalmente anunciou seu IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial de Ações). A operação vai criar ações da rede social a serem negociadas em bolsa de valores. O Facebook ainda não decidiu se as ações serão negociadas na Nasdaq ou na NYSE - a bolsa de valores de Nova Iorque. Mas, já anunciou que pretende captar US$ 5 bilhões na operação. O valor responde a pelo menos uma das questões que rondaram o mercado nos últimos dias. Especulava-se qual seria o valor pretendido pelo Facebook, com apostas começando nos 5 bilhões anunciados e chegando até a casa de 10 bilhões.
A operação de oferta das ações vai ser conduzida pelo banco Morgan Stanley, com participação do JP Morgan Chase e do Goldman Sachs. Ao se tornar uma empresa pública, o Facebook deve assumir o posto de uma das companhias mais valorizadas dos Estados Unidos, à frente de grandes empresas da economia tradicional, como a Kraft Foods, os Laboratórios Abbot e a montadora Ford, por exemplo.
O mercado estima que o valor de mercado do Facebook alcance a marca de 100 bilhões de dólares. Se esse número se confirmar, Mark Zuckerberg, do alto de seus 27 anos, será guindado à nona posição no ranking dos mais ricos do mundo, com um patrimônio estimado em 28 bilhões de dólares.

TIM reduz em média R$ 21 do preço do iPad 2


iPad 2
A TIM vai reduzir o preço doiPad em suas lojas, de acordo com comunicado enviado à imprensa. O modelo com Wi-Fi e 3G de 16 GB estará disponível por R$ 199 por mês, valor que contempla o preço da franquia do plano Liberty Web Tablet e a parcela referente ao tablet. Já a versão de 32 GB poderá ser adquirida por R$ 219 e a de 64 GB por R$ 249 nos mesmos moldes do plano.

A TIM mantém sua estratégia de vender aparelhos somente desbloqueados e sem contrato de fidelização. Os consumidores podem parcelar a compra doiPad 2 em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito ao contratar o plano Liberty Web Tablet. O pacote oferece navegação ilimitada nesses dispositivos por R$ 49,90 mensais.

Com os novos valores, o consumidor economiza R$ 22 na compra do modelo de 16 GB, R$ 23 na versão de 32 GB e R$ 18 na aquisição do modelo de 64 GB

Memoria DDR3 A-Data de 8Gb a 1600 Mhz

ADATA Technology, líder mundial en memoria DRAM y productos de memoria flash, presenta los nuevos módulos de memoria de alta densidad DDR3-1600 de 8GB en un único módulo. Conocidos por su estricto control de los más altos estándares de calidad y su ingeniería de dispositivo, los nuevos módulos satisfarán y sobrepasarán las expectaciones de los usuarios que buscan alto rendimiento y calidad de los productos DRAM.

A Data DDR3 1600 Mhz

Lanzando este producto, la compañía ADATA sigue su tradición de ser líderes en productos DRAM. Los módulos de memoria Premier Series DDR3-1600 de 8GB en un único módulo permite que los usuarios aumentar el rendimiento de sus sistemas a pesar de las limitaciones en disponibilidad de slots de memoria.

Los módulos Premier Series DDR3 de 1600 MHz y 240 pines (DIMM sin búfer) operan a un voltaje de 1,5 voltios y tienen un ancho de banda de hasta 12,8 Gb/s (PC3 12800). Fabricados con los mejores chips de memoria DRAM de 4GB de alta densidad gracias a los cuales pueden trabajar más rápido, consumir menos energía y por tanto funcionar a temperaturas más bajas. Todos los módulos de memoria cumplen los requisitos de JEDEC y los estándares de diseño y producción de RoHS garantizando simultáneamente la compatibilidad con todo tipo de sistemas informáticos, y son productos respetuosos con el medio ambiente. Los módulos de memoria de ADATA están cubiertos por un garantía y un servicio de por vida (1) para proporcionar a los usuarios la mejor protección.

Vazam conversas dos planos de Mark Zuckeberg aos 19 anos para o Facebook


Divulgação
Mark Zuckerberg
Um dos assuntos mais comentados nas últimas duas semanas, sem dúvida, é o pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Facebook, que pode passar a valer entre US$ 75 e US$ 100 milhões. Isso tudo sem contar os mais de 850 milhões de usuários cadastrados na rede, onde pelo menos metade desse número acessa o site com frequência.

Mark Zuckerberg, o fundador da rede social, ainda estudava na Universidade Harvard (Estados Unidos) quando resolveu, junto com Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin, fundar um site de relacionamento para os estudantes do campus. Na teoria, isso foi retratado no premiado filme "A Rede Social", em 2011, que contou um pouco da história da criação do Facebook.

Mas, durante as primeiras anotações no papel, reuniões e outros encontros de Zuckerberg e seus colegas, quais eram os planos? O fato é que a invenção da rede social não foi uma decisão preciptada. O site Business Insider teve acesso a uma das conversas entre Zuckerberg e seu até então melhor amigo, Adam D'Angelo, durante o ano de 2003, quando os planos para fundar oFacebook ainda estavam apenas na mente e nos sonhos do jovem prodígio.

Devido a uma ação judicial entre os dois, essas mensagens instantâneas foram mantidas em sigilo. Em uma delas, Mark Zuckerberg, que na época tinha 19 anos, comenta com D'Angelo, que mais tarde se tornaria o diretor técnico do Facebook e, posteriormente, o cofundador do Quora (uma página de perguntas e respostas), sobre uma ideia para revolucionar o conceito de "sites de namoro" e como eles seriam a partir do projeto de Zuckerberg. Ao que parece, o fundador da maior rede social do mundo estava preocupado. Acompanhe.

Zuckerberg: Então você sabe como eu estou fazendo esse site de namoro.
Zuckerberg: Me pergunto o quanto essa ideia é parecida com o Facebook.
Zuckerberg: Porque ambos serão lançados ao mesmo tempo, provavelmente.
Zuckerberg: A menos que eu ferre mais o pessoal do site de namoro e saia do grupo antes de dizer o que fiz.
D'Angelo: haha
Zuckerberg: Eu não acho que as pessoas se inscreveriam para o Facebook se fosse para procurarem um namoro
Zuckerberg: e acho que as pessoas não são muito receptivas quanto a juntar o lance dos namoros também.
Zuckerberg: Gostaria de saber qual é a solução ideal.
Zuckerberg: Eu acho que o Facebook, por si só, atrairia muitas pessoas, a menos que fosse lançado ao mesmo tempo que o site de relacionamentos.
Zuckerberg: No caso, as duas coisas se anulariam mutuamente e nada ganharíamos. Alguma ideia? Como uma boa maneira de consolidar os dois.
D'Angelo: Poderíamos fazê-lo em uma rede, como um Friendster. haha. [A Universidade] Stanford tem algo assim, internamente.
Zuckerberg: Bem, eu estava pensando em fazer isso com o Facebook. A única coisa diferente da deles é que você pode solicitar relacionamentos com pessoas ou conexões com o Facebook sem a necessidade de ser via um sistema.
D'Angelo: Sim.
Zuckerberg: Eu também não gosto do fato de que estou fazendo isso com a ajuda de outras pessoas haha. Como eu odeio trabalhar dependendo de outras pessoas. Sinto que a coisa certa a fazer é terminar o Facebook e esperar até o último dia, antes de ter todas as suas coisas prontas. Em seguida, ser como "olha, o seu não é tão bom como este, então se você quer se juntar a minha rede você pode ... de outra forma eu posso te ajudar com o seu site mais tarde." Ou você acha que é muito pesado?
D'Angelo: Acho que você deve apenas ignorá-los.
Zuckerberg: O fato é que eles têm um programador que poderia terminar o projeto e eles têm dinheiro para derramar em publicidade e outras coisas. Mas espera, eu tenho muito dinheiro. Meu amigo [Eduardo Saverin] quer patrocinar essa ideia, e vai ser a cabeça da sociedade de investimento. Aparentemente, esconder a negociação de valores não é ilegal no Brasil, e por isso ele é rico. LOL
D'Angelo: LOL

O Business Insider aponta duas vertentes para esta conversa. A primeira diz respeito ao que parece ser o momento em que Zuckerberg decide não trabalhar para terceiros, e levantar fundos, por sua conta e risco, para construir o que se tornaria o Facebook. Já a segunda é D'Angelo, que sugere fazer uma rede semelhante ao Friendster.

Meses depois após essas mensagens, Mark Zuckerberg, com a ajuda de Dustin Moskovitz e Eduardo Saverin, seus amigos em Harvard, construíram oFacebook - que na época era chamado "The Facebook" -, e viram o protótipo de rede social crescer rapidamente.

Alguns meses depois, Zuckerberg e seus amigos se mudaram para a Califórnia e começaram a trabalhar em tempo integral no Facebook. Ao final de julho, o site alcançou a marca de 1 milhão de usuários, com apenas sete meses após o lançamento.

Contudo, apesar do sucesso inicial, uma conversa online entre Mark e uma pessoa não identificada, em 26 de julho de 2004, colocou em debate quem pagaria as contas legais caso o Facebook viesse a ser processado. Além disso, o site não era a principal prioridade de Zuckerberg no momento.

Confidente: Bem, você deve reaver as ações.
Zuckerberg: Eu não vou pagar os honorários de advogados.
Zuckerberg: A empresa é quem paga haha
Confidente: Legal. Espero que isso aconteça em breve, assim você pode seguir em frente e trabalhar apenas com o que você quiser
Zuckerberg: Bem, só é preciso impulsionar o Wirehog
Confidente: Então você tem obtido respostas sobre ele?
Zuckerberg: Respostas de quem?
Zuckerberg: Outros sistemas de controle de versão [VCs, na sigla em inglês]. Ainda falando com Google e Friendster.

Quanto a essa conversa, o Business Insider afirma que Zuckerberg não tinha certeza se iria continuar com o Facebook, levando em consideração que o jovem queria "impulsionar o Wirehog", que desde então é descrito como um serviço de compartilhamento de arquivos. O Google é citado porque, na época, rumores davam conta de que a empresa compraria o Facebook, provavelmente por um preço de, aproximadamente, US$ 100 milhões de dólares.

O futuro dos vídeos está em canais para nichos específicos, acredita YouTube


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YouTube
A maneira como as pessoas acessam e consomem mídia está mudando, e o YouTube está evoluindo para se adaptar. Pelo menos é o que acredita Salar Kamangar, CEO do serviço de vídeos.

De acordo com o Mashable, o YouTube acredita que o futuro do conteúdo está em canais para nichos específicos. "Estamos entrando na terceira fase da mídia", explicou Kamangar. "Primeiro foram as emissoras abertas, seguidas pela TV a cabo. Agora temos que dar ao público exatamente o que eles querem assistir", disse.

Kamangar acredita que pessoas com interesses bastante específicos - como, por exemplo, yoga - não encontram com facilidade vídeos sobre isso. O YouTube está se mexendo para aumentar a oferta de conteúdo, e investiu US$ 100 milhões no desenvolvimento de canais de conteúdo exclusivo das mais diversas categorias, como negócios, culinária, educação, animais de estimação, entre outros.

Um desafio para o serviço de vídeos é criar canais com vídeos passando em sequência. Kamangar explica que as pessoas assistem a vídeos de três minutos, e depois passam outros três escolhendo o que vão assistir em seguida.

"A ideia é que você assine um canal e fique assistindo", conta. Assim, além de fornecer um conteúdo diversificado em relação à TV tradicional, o YouTube também tem que aliar algumas características das emissoras de TV, principalmente o conteúdo passando ininterruptamente.

P&G descobre as vantagens da publicidade on-line


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Internet
A Procter & Gamble, fabricante de produtos como Gillette e Oral B, planeja fazer um corte nos US$10 bilhões (cerca de R$17 bi) anuais que a empresa usa para publicidade. E, ao que parece, a culpa é da nova visão da empresa, que percebeu o lado prático e lucrativo da publicidade virtual.

Robert McDonald, CEO da P&G, se deu conta de que colocar suas propagandas em veículos on-line é "muito mais eficiente", além da web ser um veículo muito mais barato do que as mídias tradicionais. Para diminuir os gastos com propagandas, a empresa demitiu 1.600 funcionários ligados à área de marketing. A verba resultante da redução dos custos, que pode chegar a cerca de US$240 milhões (cerca de R$408 mi), será usada em mídias digitais, onde há mais opções e meios de distribuição, segundo Jon Moeller, diretor de finanças da empresa.

Agora, ele diz, é hora de "moderar" os gastos com publicidade. Em uma estimativa a longo prazo, a empresa quer gastar entre 9% a 11% do total de vendas em anúncios.

"Existem muitas mídias diferentes disponíveis nos dias de hoje e estamos nos aproximando mais e mais dos negócios digitais", diz, em entrevista para o Ad Age. Ele também diz que, no espaço digital, com o Facebook, Google e outros, a empresa achou "o retorno para esses investimentos de publicidade".

Tumblr abrirá primeiro escritório fora dos EUA. E será no Brasil!


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Tumblr
Mark Coatney, diretor de Tumblr, está visitando o nosso país. Ele está recrutando um profissional que chefiará o primeiro escritório da empresa a ser aberto fora dos Estados Unidos. E, para a nossa sorte, ele será aqui no Brasil!

Mark diz que, sendo superado apenas pelos EUA, o Brasil é o segundo maior mercado para o blog. Aqui, o crescimento do Tumblr foi de 208% em 2011, superando o crescimento mundial, que foi de 167%.

Além da contratação do profissional, Mark também tenta convencer a imprensa, mais pessoas e até empresas a criarem perfis na página. Ementrevista à revista Veja, Mark disse que já acompanha diversos usuários do Brasil, mas não entende o que falam, já que não sabe português. Ele explica que, provavelmente, São Paulo será a cidade escolhida para o escritório. Isso só mudará se o candidato escolhido morar em outra cidade.

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(Mark Coatney, diretor do Tumblr)

Mark diz que o Brasil é importante para a empresa e que, no momento, só contratará uma pessoa para iniciar as atividades: "No futuro, contrataremos mais gente. Buscamos alguém que possa desempenhar vários papéis, desde manter contato com empresas e convencê-las a usar o Tumblr, até ajudar usuários", explica, completando que não há formação específica para a vaga.

Ele também acredita que o Tumblr pode ser muito bom para empresas que escolherem apenas um indivíduo como porta-voz: "o efeito é positivo", diz. O diretor também diz que a página pode ser muito eficiente para aumentar o número de acessos aos sites principais das empresas. Ele cita como exemplo o caso do perfil no site da revista Life, que é a segunda maior fonte de acessos para o veículo, perdendo apenas para os buscadores.

Mark também cita o fato de o Tumblr ter sido usado para ações de bullying. Ele explica que essas atitudes diminuíram ou pararam por causa do aumento do pessoal que atende diretamente os usuários: "Assim, passamos a agir rapidamente quando algum usuário diz que está sendo perseguido ou incomodado", diz.

Congresso dos EUA pede explicações ao Google sobre suas mudanças na política de uso



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O Congresso dos Estados Unidos pediu para o Google explicar sua nova política de uso, e a empresa decidiu que vai conversar com os congressistas. Porém, não enviará o CEO Larry Page, e sim dois outros executivos: o conselheiro geral Mike Yand e o diretor de políticas Pablo Chavez, de acordo com oUSA Today.

Eles vão, amanhã (02/02), explicar para deputados dos Estados Unidos as mudanças que unificam a política de uso dos serviços do Google. A partir de 1º de março, o Google poderá observar o que um usuário faz em todos os seus produtos.

"Essas mudanças não devem causar problemas exceto por uma alteração significativa no termo de serviço: o Google não permitirá que usuários escolham por não autorizar a coleta de informações e compartilhamento em diversas plataformas e dispositivos (o opt-out)", afirma a deputada republicana Mary Bono Mack, responsável pelo pedido de explicações para o Google.

As críticas se concentram na medida tudo-ou-nada do Google: ou o usuário aceita as novas políticas ou deixa de usar os serviços. Qualquer usuário de buscas do Google que também tenha, por exemplo, uma conta no YouTube ou no Gmail, terá informações de um dos produtos usadas em outro, sem a opção de desligar esse compartilhamento.

Em sua defesa, o Google afirma que a nova política vai personalizar ainda mais os serviços para os usuários, e que as informações coletadas não vão ser usadas para nada além de melhorar a experiência do usuário.

Post no Facebook ganha mais de 1 milhão de comentários entra para o Guinness World Records


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Um novo recorde foi registrado no Facebook, nesta segunda-feira (30/01). Cathy Matthews e mais 106 usuários, fãs do game "Frontierville", entraram para o Guinness World Records por conseguirem chegar a mais de 1 milhão de comentários em um único post.

A postagem foi feita no grupo nomeado "Ffgpioneers/gwr/attempt" por Tracey Hodgson, segundo o Huffington Post. O grupo possui pouco mais de 100 pessoas. Isso significa que cada um tinha que postar algum comentário cerca de 9.300 vezes, totalizando 1,001,291 comentários.

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De acordo com o próprio Guinness, o antigo recorde estabelecido de maior número de comentários em um único post era de 529.335 comentários, feito em junho de 2011. Mesmo a Zynga, produtora do game "Frontierville", tem seus próprios recordes, como o de "desenvolvedora de games mais popular do Facebook".

Os jovens enviaram o recorde ao Guinness e esperam a organização decidir se a marca é válida ou não.

Lucro da Amazon cai, apesar do aumento de receitas


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Amazon
O lucro líquido da Amazon durante o quarto trimestre de 2011 caiu, apesar do aumento da receita, decepcionando tanto executivos quanto acionistas da empresa, de acordo com o Wall Street Journal.

Em relação a 2010, o lucro líquido da Amazon no período teve uma queda de 57%, passando de US$ 416 milhões para apenas US$ 177 milhões (cerca de US$ 0,38 por ação).

No mesmo período, porém, a receita da empresa cresceu 35% e atingiu US$ 17,4 bilhões. O problema é que os gastos operacionais da Amazon subiram 38% no período e ficaram em US$ 17,2 bilhões, o que resultou em um lucro líquido menor do que o esperado.

Para o primeiro trimestre de 2012, a Amazon prevê receitas entre US$ 12 bilhões e US$ 13,4 bilhões. Também é esperado um prejuízo operacional de até US$ 200 milhões.

Os números divulgados pela Amazon não agradaram os acionistas. Poucas horas após o anúncio dos resultados, as ações da empresa caíram 8,6% e atingiram US$ 177.73.

Facebook deve entrar com pedido de oferta de ações hoje (01/02)


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Facebook
O Facebook deve registrar hoje (01/02) seu pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). De acordo com a Reuters, a empresa deve entrar com os documentos necessários para a oferta dos papeis em Wall Street, que deve começar apenas em maio.

Com o IPO, o Facebook espera levantar US$ 5 bilhões. O valor, porém, depende da venda das ações e pode ser tanto superior quanto inferior. Ele representa apenas uma meta da rede social e, dependendo da demanda de investidores, pode ser ainda maior.

Caso atinja seu objetivo, o IPO do Facebook será o maior de uma empresa de internet. Quando o Google fez sua estreia na bolsa de valores, a oferta de ações chegou a US$ 2 bilhões.

A oferta será gerenciada pelo banco de investimentos Morgan Stanley, que, recentemente, esteve envolvido na abertura de capital de outras empresas de internet: o Groupon e a Zynga.

O Facebook não comenta o caso e deve continuar sem comentar nos próximos meses, o que deve gerar diversos debates a respeito dos rumos da rede social após a abertura de capital. Se o Facebook atingir suas expectativas com o IPO, poderá ser avaliado em até US$ 100 bilhões, o que fará da rede social a empresa mais valiosa a abrir capital nos últimos anos.

Sony anuncia novo presidente-executivo para suceder Howard Stringer


Stringer e Hirai / Divulgação
Kaz and Stringer
Em 2011, a Sony já havia dado indícios de que Kazuo Hirai, então presidente daSony Computer Entertainment Worldwide (popularmente conhecida como "Divisão PlayStation"), seria o sucessor de Howard Stringer, presidente executivo (CEO) de toda a corporação japonesa. Poucos meses depois, Hirai assumiu a presidência de toda a divisão de produtos, capitaneando as áreas de video games, televisores e produtos audiovisuais.

Hoje, mais cedo, a Sony anunciou a sucessão de Howard Stringer na presidência executiva: confirmando o que disse em 2011, a empresa apontou Kazuo Hirai para suceder Stringer no cargo. A transição é prevista para ser feita em 1º de abril. Stringer, apesar de deixar o cargo de CEO, continuará atuante na Sony como presidente do conselho de investidores.

Em comunicado divulgado à imprensa, Stringer disse que Kazuo Hirai "se destacou ao longo dos anos em sua atuação com a marca PlayStation e os nossos serviços de rede". Howard Stringer foi nomeado CEO da Sony em 2005, sendo um dos únicos presidentes ocidentais de uma empresa japonesa (ele nasceu no País de Gales). Antes, ele trabalhava como jornalista e foi presidente da rede televisiva CBS.

Empreendedorismo: conheça concursos que dão prêmios e ajudam sua startup a decolar


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Startup


Recentemente o Olhar Digital mostrou para você como funciona o mundo das startups. Com a ajuda de anjos, incubadoras, aceleradoras e "capital semente", você pode colocar sua ideia em prática e fazer sua startup decolar. Agora, a gente ensina como encontrar esses investidores por meio de concursos e premiações.

Como comentou a gerente de relacionamento com startups da Microsoft, Silvia Valadares, uma das maneiras mais fáceis de encontrar investidores a fim de bancar uma boa ideia é se inscrever em projetos, que além de ajudar com capital também oferecem oportunidades únicas como, por exemplo, aprender a administrar uma pequena empresa no Vale do Silício.

A própria Microsoft tem dois projetos de empreendedorismo: o "ImagineCup" e o "BizSpark". Na ImagineCup 2012, os participantes podem escolher entre três categorias por equipe: Software Design, Game Design: Xbox/Windows, e Game Design: Phone ou optar pelo IT Challenge. Há ainda a possibilidade de aumentar suas chances competindo também nos desafios Kinect Fun Labs, Windows Metro Style App, Windows Azure ou Windows Phone Challenges.

A semifinal nacional acontecerá em maio, em Brasília, onde a empresa definirá a equipe que representará o Brasil na final mundial em Sydney (Austrália). No ano passado, o Brasil foi o 2º país com o maior número de inscritos: 42 mil jovens. Fora isso, pela terceira vez, os estudantes brasileiros comemoraram a 1ª colocação, além de terem sido reconhecidos em diversas categorias com os melhores projetos do mundo.

Já o "BizSpark", programa mundial da Microsoft para apoiar startups que utilizam tecnologia da empresa, é indicado para quem já tem um negócio com menos de três anos de vida, faturamento inferior a US$ 1 milhão e que desenvolva produtos ou serviços baseados em software. Nele, a Microsoft oferece Visual Studio, ferramentas de desenvolvimento, Windows Server, SQL Server e SharePoint e outros praticamente de graça. O trabalho da Sílvia é divulgar a ideia para incubadoras, blogueiros e projetos que possam ajudar as startups a terem um contato facilitado com a Microsoft.

Na mesma linha, o "IBM Smartcamp" é o Programa Global deEmpreendedorismo da IBM, uma iniciativa que oferece às startups (com no máximo 5 anos de existência) acesso às tecnologias específicas da sua indústria-alvo em um ambiente de cloud computing. Com o programa, as empresas participantes terão acesso às linhas de pesquisa da IBM, além de poderem conhecer técnicas de vendas e marketing. A empresa passa por diversas cidades para escolher seu finalista da etapa brasileira.

Os cinco finalistas desenvolvem soluções de tecnologia e competem com vencedores de outros países. A partir daí, a empresa reúne empresários, investidores, representantes de universidades e executivos da IBM, que discutirão oportunidades de negócios para empresas que desenvolverem as soluções que contribuam para a vida das cidades e o crescimento do país. "Estamos em busca de empresários com ambição global para conectá-los a mentores, ao capital e aos mercados em uma base internacional", ressalta o gerente do Centro de Inovação da IBM Brasil, Ricardo Mansano.

Já a Telefônica tem uma iniciativa chamada "Wayra Brasil", que identifica e retém talentos no país, nas áreas de inovação e tecnologia. A empresaseleciona dez projetos e as equipes participam de um processo de "mentoring", que ensina os participantes a transformar as ideias em produtos e serviços. Além disso, os vencedores recebem de US$ 30 mil a US$ 70 mil, espaço físico, infraestrutura, apoio à gestão e as ferramentas necessárias para impulsionar o desenvolvimento da ideia.

Os primeiros 10 membros selecionados, em novembro do ano passado, iniciam suas atividades em fevereiro. Os empreendedores selecionados em novembro terão seis meses para acelerar sua ideia, prazo que poderá ser estendido por outros seis. Como contrapartida, a Telefônica será sócia minoritária, com participação em torno de 10% do negócio resultante de cada um deles.

Este ano, durante a Campus Party Brasil 2012, a Telefônica vai levar o "Wayra" para o Parque do Anhembi. Os participantes do evento puderam se inscrever no concurso para garantir uma vaga entre os 30 candidatos que disputarão dez vagas na final.

A Intel também possui um programa anual que ajuda empreendedores da América Latina, o "Desafio Intel". A Etapa da América Latina classifica seis equipes que concorrem com startups do mundo todo. O interessante é que os projetos finalistas apresentam para uma banca mista de jurados a sua ideia via videoconferência. A equipe que conquista o primeiro lugar na etapa latino-americana recebe US$ 15 mil, o segundo colocado, US$ 7 mil, e o terceiro, US$ 3 mil. As três primeiras classificadas têm todas as despesas pagas para dois representantes de cada equipe competir no Desafio Intel internacional, que normalmente ocorre no Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos).

Os projetos nacionais presentes são finalistas de outro desafio, o "Desafio Brasil", competição brasileira entre empresas e empreendedores da área de tecnologia, que ocorre em todo o país. "Os participantes do Desafio Brasil se beneficiam com a experiência de apresentarem projetos para investidores, dos treinamentos oferecidos durante a competição e também do contato direto com fundos de venture capital. Acreditamos que este tipo de iniciativa é vital para formar os empreendedores do futuro", ressalta Nuno Simões, diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina da Intel.

Há ainda um projeto do Buscapé, que premia o vencedor com R$ 1 milhão. O desafio busca empreendedores que queiram desenvolver sua ideia comercialmente, montando uma empresa e tendo o Grupo Buscapé como sócio. O vencedor do "Sua ideia vale um milhão" é aquele que apresentar o melhor conjunto de time, plano, protótipo/produto/ideia e oportunidade de negócio. Após uma rigorosa seleção, nove grupos finalistas apresentam suas ideias para um júri composto pelos sócios da empresa e outros executivos da companhia. Diferentemente do que sugere o nome, o vencedor do desafio ganhará um aporte de R$ 300 mil reais, correspondente a 30% de participação na empresa que terá como sócio o próprio Buscapé.

O IG também oferece um prêmio para startups inovadoras, em parceria com o Blog Startupi. O IG Startups tem abrangência nacional e busca por empresas iniciantes de produtos, aplicativos, plugins e outros serviços digitais para as plataformas web, smartphones, tablets e TV conectadas. Os vencedores ganham um pacote de incentivos de R$ 60 mil, além de consultoria tecnológica e de negócios e a divulgação da ideia no portal iG.

Se você tem uma ideia genial ou já criou sua startups, vale a pena se inscrever em uma dessas premiações (links abaixo). Entre nos sites, leia os regulamentos com atenção e escolha qual deles é o melhor para você. A maioria dos concursos começa no fim do ano, por isso, dá tempo de sobra para se inscrever e aprimorar o seu projeto. Boa sorte!

ImagineCup

BizSpark

IBM Smartcamp

Wayra Brasil

Desafio Intel

Sua ideia vale um milhão

IG Startups

Evento em São Paulo trará grandes nomes da área de TI para conversa com CEOs e CIOs brasileiros



carreira
A FIAP, faculdade especializada em tecnologia, em parceria com a norte-americana Singularity University (mais conhecida como a Universidade do Futuro da NASA), está com inscrições abertas para o Executive Program FIAP-Singularity University 2012. O programa, que será ministrado em 16 e 17 de março de 2012, em São Paulo, tem como objetivo ajudar os participantes a compreender os desafios e oportunidades das grandes inovações tecnológicas. A regeneração de órgãos por meio de impressoras 3D e o impacto do progresso científico sobre o crime são alguns dos temas a serem abordados.

Os participantes assistirão a aulas magnas seguidas de espaço para discussão do tema, além de atividades em grupo. Tudo com o objetivo de torná-los capazes de reconhecer, compreender e monitorar as principais tendências e tecnologias que merecem ser acompanhadas nos próximos anos.

O programa é direcionado a executivos, CEOs, CIOs, diretores, gerentes, empreendedores, líderes governamentais e todos os demais profissionais envolvidos diretamente na tomada de decisão em suas áreas.

As aulas serão ministradas presencialmente por professores da Singularity University que também são profissionais de destaque em suas respectivas áreas. Entre os selecionados estão Marc Goodman, consultor de segurança da ONU e Interpol; Dan Barry, ex-astronauta da NASA e responsável pela área de Inteligência Artificial e Robótica na Singularity University; e Salim Ismail, estrategista e empreendedor do Vale do Silício que pesquisa tecnologias inovadoras e seu impacto sobre uma variedade de indústrias.

O Executive Program é resultado de uma parceria exclusiva no Brasil entre a FIAP e a Singularity University (www.singularityu.org), uma inovadora instituição de ensino de tecnologia, alocada no campus da NASA Ames, na Califórnia, conhecida como Universidade do Futuro, por ter sido criada pelos futuristas Ray Kurzweil e Peter Diamandis.

Serviço

Executive Program 2012

Data: 16 e 17 de Março de 2012

Horário: 9h às 18h30

Local: Auditório Microsoft (Av. das Nações Unidas, 12.901 – Torre Norte - 31º andar

São Paulo)

Inscrições: http://www.fiap.com.br/executiveprogram/index.html

Informações: (11) 3385-8000

Foxconn terá mais cinco fábricas no Brasil, segundo secretário Julio Semeghini



Foxconn (Reprodução)
Foxconn
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Julio Semeghini, afirmou nesta terça-feira (31/01), após a coletiva de imprensa daCampus Party 2012, que a Foxconn deverá montar mais cinco plantas no Brasil.

De acordo com o secretário, as plantas deverão produzir baterias, gabinetes para notebooks e PCs, além de componentes eletrônicos.

Semeghini também informou que ainda não houve negociações sobre a localização dessas fábricas. Porém, ele ressaltou que as plantas deverão ter cerca de mil funcionários e também ajudarão na montagem de produtos da Apple.

A fabricante de iPads e iPhones da Apple não confirmou a informação, mas, nesta segunda-feira, o jornal local Bom Dia informou que a Foxconn iniciou um processo seletivo para ampliar seu quadro de funcionários e já está contratando 400 novos empregados para reforçarem a linha de produção dos aparelhos.

A seleção dos candidatos ocorre por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que não confirma oficialmente o nome da empresa taiwanesa. De qualquer forma, a informação de que as vagas são "para trabalhar na 'fábrica de iPads'" circula entre os habitantes da cidade. Para a montagem dos produtos da Apple, a companhia procura pessoas de 18 a 50 anos, com ensino médio completo.

O processo seletivo acontecerá nesta sexta-feira (03/02), a partir das 8h, no Completo Argos, em Jundiaí/SP. Só participa quem retirou uma senha ao longo da semana no PAT, sediado no Centro das Artes (rua Barão de Jundiaí, 1.093, Centro). É necessário levar os documentos solicitados, e quem chegar atrasado não será atendido. Acredita-se que o salário gire em torno dos R$ 1 mil, mas o valor ainda não foi confirmado oficialmente.

Nos próximos meses terá início a segunda fase de contratações, quando outras vagas devem ser abertas pela empresa para chegar ao número de dois mil postos de trabalho, inicialmente previstos para as linhas na cidade paulista.

Vale lembrar que, no ano passado, quando se iniciou a produção de iPhones, a Foxconn já havia contratado cerca de mil pessoas para trabalhar na linha de montagem.

Aprovação do governo

Na quarta-feira da semana passada (25/01), os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Fazenda aprovaram a Portaria Interministerial nº34, que permite à Foxconn produzir tablets no Brasil. A Foxconn já havia decidido produzir o iPad no Brasil, e apenas esperava que a liberação dos incentivos fiscais para a produção e venda dos dispositivos acontecesse.

A Portaria já havia sido aprovada pelo ministro Aloízio Mercadante no dia 23 de janeiro, mas só foi publicada nesta quarta-feira (25/01). Segundo a Portaria, a Foxconn produzirá "microcomputadores portáteis, sem teclado, com tela sensível ao toque (touch screen), de peso inferior a 750g (Tablet PC).