twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

terça-feira, 17 de julho de 2012

Facebook em queda


Facebook
O Facebook parece estar vivendo um tipo de maldição pós-IPO. Primeiro foi a queda vertiginosa do valor dos papéis. Agora, a safra de más notícias ganha reforço, com a queda de 1.1% no número de visitantes únicos da rede social - isso no público dos Estados Unidos. Mas, a diminuição está sendo registrada também em outros 14 mercados (dos 23 em que o Facebook está presente). Naqueles nos quais não há retração, o crescimento está bem lento. Os números ruins jogaram as ações do Facebook para baixo durante esta terça-feira (17/07/2012). Na semana, o Facebook já acumula perdas de quase 8% porcento no valor de seus papéis.
E o vendaval parece que ainda não passa tão já. A outra má notícia veio de um relatório da agência ForeSee, que mostra que o índice de satisfação dos usuários do Facebook vem caindo há meses. A luz amarela se acendeu mais intensamente em Menlo Park, Califórnia, sede da empresa, mas ainda não houve posicionamento oficial a respeito dos números e das pesquisas.

Pesquisa estima que próximo iPhone será o mais vendido


iPhone 5 Liquidmetal
Em uma pesquisa feita com 400 pessoas, o analista Gene Munster, do banco de investimentos Piper Jaffray, concluiu que a próxima versão do iPhone será a mais vendida de todas.

Questionados sobre qual seria o próximo celular que cada um pretenderia comprar, 65% dos entrevistados afirmaram que seria um da Apple; 16% disseram que seria um com Google Android; e 2,5% preferiram um Blackberry da RIM.

Entre os entrevistados, 51% disseram que pretendem comprar a próxima versão do iPhone. Além disso, 94,2% das pessoas que já possuem um smartphone da Apple manifestaram interesse em adquirir o próximo celular da empresa.

A maioria das pessoas que possui um smartphone com Google Android também pretende continuar com o sistema operacional: 60% compraria um novo celular com Android.

Com base nas respostas dos entrevistados, Munster estima que serão vendidas 80 milhões de cópias do próximo iPhone. O analista ainda prevê que a Apple fechará 2012 vendendo mais de 120 milhões de smartphones.

Impasse entre governo e Foxconn ameaça fábrica brasileira de telas LCD


iPad Foxconn
O governo brasileiro e a Foxconn estão em um impasse sobre a tecnologia a ser usada na fábrica de telas LCD que o conglomerado taiwanês espera instalar no Brasil. O poder executivo exige que a fábrica utilize a mais moderna técnica para a produção das telas de cristal líquido, enquanto a Foxconn insiste em utilizar uma tecnologia mais antiga. A informação é da Folha de S. Paulo.

Considerado estratégico para criação de uma cultura de tecnologia no país, o projeto pode nem sair do papel se o impasse não for resolvido, já que o BNDES pode se negar a liberar o financiamento prometido como incentivo. O investimento de US$ 12 bilhões da taiwanesa foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff em abril do ano passado, na China.

O acordo com a Foxconn estabelece critérios para a transferência de tecnologia para o Brasil, o que o governo não acredita que aconteceria no caso da importação de técnicas de produção ultrapassadas. Não é muito claro qual a técnica de última geração que o governo quer ver implantada na iniciativa brasileira - estipula-se que tenha a ver com a criação de telas LCD sem retroiluminação LED, enquanto as telas brasileiras viriam com iluminação fluorescente.

A Foxconn instalou uma linha de montagem no Brasil em 2011 com o objetivo de produzir iPhones e iPads, com alguns modelos do telefone e do tablet já sendo feitos por aqui. Estipulou-se que a nova fábrica fosse destinada à produção de equipamentos mais baratos da Apple, como um possível iPad Mini, o que também não teria agradado o poder executivo.

A Foxconn não se declarou sobre o impasse com o governo brasileiro.

Windows Phone 8 terá função de tirar screenshot

Reprodução
Windows Phone
iOS e Android têm a função de tirar um screenshot, recurso que sempre esteve ausente no Windows Phone - ao menos oficialmente. Mas isso vai mudar: o Windows Phone 8 permitirá que o usuário tire uma foto da tela do smartphone, segundo o The Verge.

Ao apertar o botão da câmera e o botão Windows simultaneamente no telefone, uma imagem da tela será salva no Photo Hub do Windows Phone.

Já é possível fazer isso em versões modificadas da plataforma móvel da Microsoft, mas a nova versão do Windows Phone terá o screenshot como recurso nativo, sem precisar alterar nada na configuração do telefone.

Por mais que não seja nada fundamental em um telefone, a possibilidade de tirar uma screenshot para mostrar algo para amigos é sempre legal. O recurso deve chegar junto com os primeiros smartphones com WP8, que serão lançados até o fim do ano.

Justiça decide que Motorola Xoom não infringe patentes do iPad

reprodução
motorolaplle
Uma corte alemã decidiu que o Xoom, um tablet produzido pela Motorola, não infringe patentes do iPad, da Apple, que havia processado a rival pelo susposto desrespeito a três registros de design e pedido que o produto fosse proibido na Europa.

A Motorola, por sua vez, alegou que a patente do iPad deveria ser considerada inválida - o que foi negado pela corte.

O tribunais europeus estão se acostumando a servir de cenário para a guerra entre fabricantes de tecnologia, em que a Apple é também personagem comum. A marca norte-americana já conduziu ações semelhantes em diferentes países para pedir a proibição de dois tablets produzidos pela marca sul-coreana Samsung.

Como a justiça não concordou com a tese de nenhuma das partes, a Apple terá que pagar dois terços dos custos judiciais e a Motorola apenas um.

Marissa Mayer vai conseguir reavivar o Yahoo!?


Reprodução
Yahoo
Após 13 anos de Google, Marissa Mayer foi escolhida para ser a nova CEO do Yahoo!. Com isso, ela assumiu a difícil tarefa de reconduzir o portal para o crescimento.

Mayer chegou ao Google em 1999 e foi a 20ª funcionária empregada por Sergey Brin e Larry Page. Ela entrou na empresa logo após se formar na Universidade de Stanford, e foi por anos a principal porta-voz do Google.

Agora, ela deixa a empresa para encarar um grande desafio na carreira: comandar o Yahoo!, que sofre há anos com uma crise interna. Será que ela está preparada para essa tarefa?

Mayer vai ter que continuar a tomar algumas das decisões dos tempos de Scott Thompson, que saiu da empresa em abril. Uma delas é definir quais produtos continuarão, quais serão desativados, quais serão prioritários e quais ficarão em segundo plano.

O Yahoo! também está bastante atrasado em sua versão mobile. A empresa já foi forte em dispositivos móveis, mas isso ficou para trás. Hoje, a Apple, Google e até a Microsoft estão à frente. O Yahoo! precisa se adaptar aos novos tempos para que qualquer pessoa consiga acessar a internet de qualquer lugar a partir de um smartphone ou de um tablet.

Em relação às mídias sociais, o Yahoo! é praticamente inexistente, e uma decisão nesse segmento deve ser tomada: qual vai ser o papel do Yahoo! nas redes sociais? Mayer pode ter aprendido muito com a experiência do Google+, mas como transferir esse conhecimento para o seu novo emprego?

O Yahoo! foi, no passado, uma das principais empresas de internet, mas perdeu relevância. Com a contratação de um nome experiente de uma grande companhia da web, a expectativa é que o portal consiga retomar sua importância. Porém, os desafios que Mayer vai encarar são muitos.

Quer contribuir com a discussão? Escreva nos comentários abaixo qual sua opinião sobre esta contratação. A ex-musa do Google vai dar conta do recado?




Comentários


Notícias Relacionadas

16/07/12: Marissa Mayer do Google é a nova CEO do Yahoo!
12/07/12: Mais de 450 mil contas do Yahoo! vazam na web
09/07/12: Yahoo! e Facebook anunciam aliança
06/07/12: Yahoo! e Facebook próximos de acordo em caso de violação de patentes
24/05/12: Conheça o Axis, o navegador do Yahoo!
14/05/12: Presidente do Yahoo! deixa a empresa após acusação de mentir em currículo
11/05/12: Presidente do Yahoo! diz que nunca apresentou currículo incorreto
08/05/12: CEO do Yahoo! pede desculpas por mentir sobre a sua formação
07/05/12: Investidor do Yahoo! quer demissão imediata do CEO da companhia
04/05/12: Confusão: CEO do Yahoo! não tem diploma que afirmava possuir

Vídeos Relacionados

Olhar Digital Business Journal
Olhar Digital Business Journal
Olhar Digital Business Journal - programa 002 - 13/07/2012

Skype libera correção de falhas

Reprodução
Skype GroupMe
A equipe do Skype anunciou, nesta terça-feira (17/07), que já está corrigindo as recentes falhas em seu software e que versões atualizadas já estão disponíveis aos usuários. Em um post em seu blog oficial, o Skype disponibilizou as novas versões para download.

Desde a última semana, alguns internautas reclamaram que o serviço estava enviando trechos de uma conversa entre duas pessoas a um terceiro contato aleatório. As reclamações começaram a surgir na última terça-feira (10/07) e seguiram até esta segunda-feira (16/07).

A empresa afirmou que o erro aconteceu apenas em circunstâncias muito específicas e, por isso, acredita que poucas pessoas foram afetadas. No entanto, a companhia reconhece que ainda existem outros pequenos defeitos no programa.

A equipe também afirma que algumas versões do software não tiveram nenhum defeito. Entre elas, estão o Skype 5.9 para Windows, Skype 2.8 para Android e Skype 4.0 para iOS.

Para fazer a atualização do Skype, clique aqui.

Adolescentes espancam idoso e postam vídeo no Facebook

Reprodução
Facebook
Três adolescentes de Chicago (Estados Unidos) postaram um vídeo no qual eles espancam um deficiente e estão sendo acusados de homicídio, segundo a CBS.

Os três rapazes, que tem entre 16 e 18 anos, atacaram Delfino Mora, de 62 anos, na semana passada. O idoso foi encontrado horas depois e enviado para um hospital em condição crítica, e morreu na tarde do dia seguinte.

Eles encontraram Mora em um beco e pediram para o idoso entregar tudo o que tinha nos bolsos. Depois, um deles acertou um soco em Mora, que caiu e bateu com a cabeça no chão. Um deles filmou a cena enquanto os outros dois continuavam atacando o idoso.

O mais novo dos garotos, Malik Jones, de 16 anos, foi preso pouco depois de postar o vídeo na sua própria conta no Facebook. Os outros dois foram chamados para depor nesta segunda-feira (16/07).

Samsung compra nova tecnologia de conectividade e localização para celulares

GSM Helpdesk
Imagens do Samsung Galaxy S3
A Samsung comprou uma tecnologia de conectividade e localização para telefone celular da fabricante britânica de chips CSR. Segundo informações da Reuters, a aquisição custou US$ 310 milhões à companhia e irá fortalecer o portfólio de patentes da empresa sul-coreana.

A responsável pelo Galaxy S III vai investir ainda US$ 34,4 milhões na compra da participação de 4,9% da CSR. De acordo com a companhia de chips, a parceria vai permitir que a CSR se foque no desenvolvimento e venda de chips para voz, música, automóveis, localização em ambiente fechado, imagem e bluetooth.

Usuários do Google+ estão mais satisfeitos do que os do Facebook


Google+
Se o Google+ não parece incomodar o sucesso do Facebook, pelo menos em um ponto ele se mostra superior ao concorrente: satisfação dos usuários, de acordo com a CNET.

Uma pesquisa feita pela American Customer Satisfaction Index mostrou que os usuários do Facebook não estão muito contentes com a rede social - o site mais popular da web agrada 61% dos membros atualmente, menos do que os 66% que se mostravam contentes com o serviço do ano passado.

Enquanto isso, o Google+, considerado um serviço fantasma, agrada bastante os seus usuários - 78% deles se consideram satisfeitos com a plataforma oferecida pelo Google.

O Plus não só está à frente do Facebook como é o principal serviço de mídia social em satisfação do usuário, enquanto o Facebook é o que menos agrada os usuários.

Veja a tabela abaixo. A coluna em vermelho mostra a porcentagem de usuários satisfeitos neste ano.

Reprodução

De acordo com o estudo, a ausência de propaganda, o foco maior em privacidade e a experiência móvel fazem do Plus uma rede mais agradável, enquanto o Facebook é alvo de críticas pelas suas constantes mudanças de interface. Alguns usuários ainda não aceitaram muito bem a Timeline introduzida no fim de 2011 e não gostaram nem um pouco da troca de email repentina.

Instagram completa dois anos. Veja a primeira foto enviada pelo app!

Reprodução
Instagram 2.0
O Instagram completou dois anos de existência na segunda-feira (16/07) e, para comemorar o segundo aniversário, um dos seus criadores, Kevin Systrom, colocou no blog oficial da rede a primeira foto enviada para o serviço.

A foto de um cachorro e um pedaço de um pé foi enviada no dia 16 de julho de 2010 para um aplicativo que até o momento era chamado Codename. Três meses depois ele chegou à AppStore com o nome que o tornou famoso no mundo inteiro - Instagram - e recebeu muitas outras fotos de cães, gatos, comida e prédios com diferentes filtros.

Reprodução

Um ano e nove meses depois do lançamento comercial, o Instagram conta com mais de 50 milhões de membros e mais de 1 bilhão de fotos enviadas.

Além disso, o serviço foi comprado pelo Facebook por US$ 1 bilhão e também está disponível para usuários do Android, depois de um bom tempo sendo exclusivo do iPhone.

União Europeia abre investigação após Microsoft violar acordo de navegadores


Microsoft
A União Europeia abriu uma nova investigação contra a Microsoft, afirmando que a empresa não oferece opções para usuários instalarem navegadores em seus computadores, violando acordo feito em 2009, de acordo com a Reuters.

Segundo o órgão antitruste europeu, usuários reclamam da janela que a Microsoft mostra para a escolha do navegador que vai ser instalado no computador. O acordo definiu que ela devia aparecer para todos os europeus que instalassem o Windows, mas nem todos recebem o aviso.

Em 2009, foi definido que a Microsoft colocaria uma janela que permitiria que usuários escolhessem qual navegador instalariam na máquina - eles poderiam optar pelo Internet Explorer ou por concorrentes como Chrome ou Firefox.

Reprodução

O acordo foi feito após acusações de que a Microsoft dificultava a concorrência para outros browsers ao instalar automaticamente o IE em todos os computadores com Windows.

A janela começou a aparecer em novas instalações do Windows em fevereiro de 2010, mas, com o lançamento do Service Pack 1 do Windows 7, em fevereiro de 2011, ela sumiu. Mais de 28 milhões de usuários europeus compraram o sistema operacional com a atualização pré-instalada e, desde então, não tiveram a opção de escolher o navegador.

Em resposta às acusações, a Microsoft afirmou que um erro técnico impediu a janela de aparecer no SP1 do Windows 7, e que o erro está sendo corrigido, segundo o SlashGear.

Office ganha adaptação para tablets

reprodução
ballmer
A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (16/07) o mais novo pacote Office, que chega a sua versão de número 15. Em um evento em São Francisco (Estados Unidos), Steve Ballmer, CEO da empresa, mostrou algumas das novas características do produto, cuja versão para testes já pode ser baixada gratuitamente no site da companhia. Criado em 1989 e padrão desde então, a suíte ganha uma necessária atualização para o século 21. As principais novidades são a adaptação dos softwares ao toque dos dedos e a ênfase no arquivamento na nuvem, o que facilitará o acesso a documentos em múltiplas plataformas. O novo pacote Office pega emprestado algumas das características do Windows 8, como a interface Metro, tornando o produto mais limpo e intuitivo. Os programas - Word, PowerPoint, Excel, OneNote, InfoPath Designer, InfoPath Filler, Publisher, Lync, Access e Outlook - poderão ser controlados não apenas pelos tradicionais mouse e teclado, mas foram adaptados para funcionar também em superfícies touchscreen e com o auxílio de uma caneta stylus.

É possível, por exemplo, escrever um e-mail com sua stylus – como a que a Microsoft lançará com o tablet Surface –, converter automaticamente a escrita em texto digitado e enviá-la como e-mail, em alguns poucos toques. A stylus também poderá ser usada como uma caneta laser em apresentações no Power Point, com extras como o que permitirá dar zoom em áreas específicas dos slides.

O Office 15 está todo apoiado no arquivamento em nuvem e no sistema SkyDrive. "Estamos em uma transição de negócio, fazendo do Office um serviço da nuvem", disse Kirk Koenigsbauer, vice-presidente corporativo da divisão Office da Microsoft. A partir de agora, o sistema de cloud computing arquivará automaticamente todos os documentos produzidos no Office, o que facilitará a sincronização de trabalhos entre máquinas distintas, como PCs e tablets.

A intenção da Microsoft é tornar o Office um produto multiplaforma e multiuso, apagando a imagem exclusivamente executiva que o produto adquiriu nos últimos anos.

O Word também ganha uma série de reparos, como o que possibilitará, finalmente, a abertura e a edição rápida de arquivos em PDF. Elementos multimídia como vídeos do YouTube também ganham destaque no programa de escrita, que escurecerá toda a tela ao mostrar um preview, bastando um clique fora do campo de exibição para confirmar a inserção do vídeo e para continuar a edição.

Outras novidades são o PeopleCard - um sistema que permitirá que a pessoa veja, de dentro do Office, atualizações de status do Facebook, do LinkedIn e informações de contato dos seus contatos – e a integração da suíte com o Skype, cujos contatos poderão ser adicionados ao Lync. Além disso, quem comprar o novo pacote Office ganha uma hora por mês de conversas no programa de voz sobre IP.

A Microsoft ainda não divulgou informações como preço ou data de lançamento oficial do novo produto. A suíte será dividida nas categorias caseira, escolar e executiva, mas pela primeira vez a Microsoft ampliará o espectro do programa Office 365 – que, por uma taxa fixa mensal ou anual, permite o download das versões mais recentes do Office em qualquer dispositivo, assim como a atualização gratuita de qualquer máquina que já conte com versões passadas dos softwares.

Para fazer o teste no Office 365, clique aqui.

Dispositivos móveis são o grande desafio do Facebook, afirma Zuckeberg

Mashable
Facebook App
O principal desafio do Facebook é descobrir qual é a melhor maneira de adaptar a rede social para dispositivos móveis. Quem afirmou isso foi o criador do serviço, Mark Zuckerberg, segundo a Bloomberg.

Zuckerberg acredita que a experiência do usuário é muito diferente em PCs e smartphones ou tablets e, por isso, é complicado adaptar os recursos do Facebook para os dispositivos móveis.

Desde que o Facebook tornou-se uma empresa pública em maio, a pressão para a rede social conseguir mais receita com publicidade cresceu. Como mais de 500 milhões de pessoas acessando o serviço de smartphones ou tablets, a publicidade móvel é vista como fundamental para aumentar os ganhos.

Para incentivar anunciantes a comprarem espaço em sua versão móvel, o Facebook desenvolveu recursos baseados na localização do usuário que permite mostrar anúncios mais relevantes de acordo com o lugar que a pessoa esteja.

Falha no Skype envia mensagens dos usuários para contatos aleatórios

Reprodução
Skype com brecha de segurança
Alguns usuários do Skype reportaram uma falha no serviço de videoconferência e chat por texto. O bug fazia com que pequenos trechos de uma conversa entre duas pessoas fossem enviados aleatoriamente a um terceiro contato.

As reclamações começaram a surgir na última terça-feira (10/07) no fórum oficial do Skype. No início desta segunda-feira (16/07), a equipe de suporte emitiu uma nota oficial:

“Nós estamos cientes que, em circunstâncias raras, o IM [serviço de mensagens instantâneas] entre dois contatos pode ter sido enviado sem intenção a um terceiro contato. Nós estamos trabalhando para consertar o problema e, nos próximos dias, iremos notificar os usuários para baixarem uma versão atualizada do Skype.”

Recentemente, o Skype foi comprado pela Microsoft pelo valor de US$ 8,5 bilhões. A empresa pretende integrar o serviço aos seus próximos lançamentos, como o Windows 8.

Vazam novas imagens do suposto iPhone 5


Apple
Novas imagens da suposta próxima versão do iPhone vazam na internet. O blog taiwanês Apple.Pro publicou nesta segunda-feira (16/07) fotos de peças do novo smartphone da Apple, com lançamento esperado para outubro de 2012.

De acordo com o blog e com as imagens capturadas, uma das revelações é o tamanho da tela, de 4 polegadas, que será mais comprida e terá a mesma largura que o iPhone 4S. Outra possível novidade indicada é a posição da câmera frontal, agora centralizada na parte superior do aparelho, acima do alto-falante.

O blog Apple.Pro afirma que encontrou as imagens no site Photobucket e que os arquivos estavam nomeados como “newiphone.jpg”. As fotos revelam dois modelos diferentes: um preto e outro branco.

Fotos Anteriores

Em maio, outras supostas imagens do próximo iPhone já haviam sido divulgadas e também mostravam um aparelho com tela maior.

Veja a nova imagem abaixo.

Reprodução

YouTube cresce como plataforma de jornalismo cidadão

Reprodução
YouTube Analytics
Um estudo conduzido pelo Projeto de Excelência em Jornalismo do Pew Research Center, uma organização de mídia baseada em Washington, descobriu que o YouTube não para de crescer como plataforma de jornalismo cidadão.

A pesquisa examinou o site de vídeos por 15 meses e descobriu que mais de um terço dos vídeos mais assistidos foram produzidos de forma amadora, por pessoas comuns que vivenciaram notícias ou que estiveram em situações de conflito.

Os eventos catastróficos no Japão – terremoto e tsunami – foram os que produziram os vídeos mais assistidos durante a extensão da pesquisa, que foi de janeiro de 2011 até março de 2012. As fontes foram variadas – câmeras de monitoramento, um canal de notícias e um vídeo produzido por um guarda foram os mais vistos.

Outros assuntos que captaram o interesse da audiência do YouTube foram as eleições russas, os levantes no Oriente Médio e o desastre com o navio italiano Costa Concordia.

"Existe uma nova forma de jornalismo em vídeo nesta plataforma. É um novo relacionamento entre empresas de mídia e cidadãos, mais múltiplo e dinâmico do que já vimos em outras plataformas", opina Amy Mitchel, diretora do Pew Research Center.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

Lenovo deve se tornar a principal fabricante de PCs até o fim do ano

Reprodução
Lenovo
O mercado global de PCs pode ter um novo líder até o fim do ano. Analistas acreditam que a chinesa Lenovo vai ultrapassar a HP em vendas ainda em 2012, segundo a Reuters.

A Lenovo se tornou a segunda maior vendedora de computadores no terceiro trimestre do ano passado, quando superou a Dell em participação no mercado.

"É apenas questão de tempo antes da Lenovo se tornar a número 1 e não será surpreendente se isso acontecer ainda neste ano", afirmou o analista Frederick Wong, da Avant Capital Management.

Atualmente, a empresa tem 14,9% do mercado - a HP tem 15,5%. Nos próximos meses, com o ritmo atual de crescimento da Lenovo, ela deve se tornar a principal fabricante do mercado.

Acompanhe a conferência da Microsoft aqui no Olhar Digital


Microsoft
O presidente da Microsoft Steve Ballmer fará uma apresentação exclusiva para imprensa nesta segunda-feira (16/07), em São Francisco (Estados Unidos).

A conferência, que vai começar 16h (horário de Brasília) e está prevista para acabar às 16h45, deverá apresentar algumas novidades da Microsoft. A companhia não detalhou o que será abordado, mas rumores indicam que Ballmer irá mostrar o Office 15.

Se você ficou curioso, não deixe de acompanhar o evento aqui no Olhar Digital. Faremos a cobertura minuto a minuto a partir das 16h. Acesse e confira!

Samsung deve ser a líder do segmento de smartphones no segundo trimestre

Reprodução
Choi Gee Sung, CEO da Samsung
A Samsung aumentou no segundo trimestre a liderança sobre Apple e Nokia no mercado global de celulares, segundo a Reuters. O motivo foi a grande demanda e campanhas de marketing sobre o modelo mais recente da empresa sul-coreana, o Galaxy S III.

Samsung e Apple têm disputado há vários trimestres a posição de liderança no mercado de smartphones, mas o lançamento em maio do novo modelo da fabricante asiática criou uma distância clara entre as duas empresas, segundo pesquisa com 41 analistas.

De acordo com eles, a Samsung deve ter registrado vendas de 50 milhões de celulares inteligentes no trimestre passado ante previsão para Apple de vendas de 30,5 milhões de iPhones.

"A Samsung deve ser a líder do segmento de smartphones no segundo trimestre", disse Francisco Jeronimo, analista da empresa de pesquisa de mercado IDC. "Também estamos esperando ver os maiores volumes de vendas de smartphones de um único fabricante em um trimestre, puxadas pela forte demanda pelo portfólio Galaxy, particularmente pelos Galaxy S II e S III", acrescentou.

No mercado geral de celulares, que também inclui os modelos mais básicos, a Samsung encerrou no primeiro trimestre o reinado de 14 anos da Nokia como líder mundial e deve ampliar a vantagem no trimestre seguinte.

Segundo a pesquisa, a Samsung deve ter registrado vendas de 15,7 milhões aparelhos a mais que a Nokia no segundo trimestre. Nos três primeiros meses do ano, a vantagem foi de 3,4 milhões de unidades, segundo a empresa de pesquisa de mercado Gartner.