twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bill Gates considera o Surface algo maior que um tablet

Reprodução
Bill Gates
Bill Gates está bastante confiante em relação ao sucesso do Surface. O fundador da Microsoft já deixou a empresa, mas, em entrevista ao canal de TV PBS nos Estados Unidos, ele demonstrou todo o seu entusiasmo com o tablet.
"Você pode ter tudo o que gosta em um tablet e tudo o que gosta em um PC em apenas um dispositivo", disse Gates, que considera o Surface algo além de um tablet, segundo a CNET. "Ele pode mudar a forma como as pessoas olham para as coisas", completou.
Gates lembrou que a ideia de tablet foi apresentada pela Microsoft anos antes do iPad, da Apple, mas a empresa não conseguiu finalizar o projeto. "Algumas coisas podiam ter sido feitas de maneira diferente para levá-lo às massas", afirmou.
Sobre o iPad, o fundador da Microsoft acredita que a Apple pode muito bem incorporar algumas características do Surface no tablet. Gates disse que o mercado ainda não decidiu se a fusão de tablet com PC é o ideal, mas ele acha que a ideia da Apple de criar um dispositivo como o Surface é "uma forte possibilidade".

Diferença entre a venda de PCs e Macs é a menor em 15 anos

reprodução
macpc
As vendas de PCs e Macs não estão tão próximas desde o meio dos anos 1990. Isso é o que afirma o analista Horace Dediu, da Asymco, que comparou os números das duas plataformas ao longo dos últimos 20 anos para concluir que os Macs estão crescendo no gosto do público.

O ponto mais alto do domínio da Microsoft em relação à Apple foi em 2004, como mostra a tabela abaixo. Já 2011 resultou na menor diferença desde 1996, com números bem próximos aos de 1985.

Horace Dediu

A tabela mostra a diferença entre as vendas de PCs e Macs. Em 1985, por exemplo, assim como em 2011, para cada Mac vendido cerca de 20 PCs com Windows foram comercializados. Em 2004, cerca de 50 PCs saiam das lojas para cada Mac comprado por alguém.

Os números contam apenas a venda de computadores com Windows e com Mac OS - não incluem, portanto, iPads nem iPhones. Mas é bom notar que enquanto os PCs perderam um pouco de espaço nos últimos anos, os Macs caíram no gosto do público - apesar de ainda estarem bem longe de se tornarem os líderes do mercado.

Google lançará atualização de software para voltar a vender Galaxy Nexus

Galaxy Nexus (Reprodução)
Samsung Galaxy Nexus
O Galaxy Nexus ganhará um pacote de atualização de software nos próximos dias. Google e Samsung estão trabalhando em um patch para o smartphone.
A ideia das empresas é que, com a alteração nos softwares, as acusações de violação de patente feitas pela Apple não sejam mais válidas e, assim, o Galaxy Nexus poderá ser vendido nos Estados Unidos, de acordo com o AllThingsD.
Mesmo com as mudanças, Google e Samsung continuarão brigando para o dispositivo ser vendido da maneira como foi desenvolvido.
Na sexta-feira (29/06), uma corte dos Estados Unidos decidiu que o Galaxy Nexus não poderia mais ser vendido no país por violar patentes pertencentes à Apple. A Samsung tentou entrar com apelação para voltar a colocar o dispositivo nas lojas, mas ela foi negada.
Ao todo, os dispositivos com Android violaram pelo menos 11 patentes tanto da Apple como da Microsoft. A briga nos tribunais resultou no impedimento das vendas do smartphone Galaxy Nexus e do Galaxy Tab 10.1, e já ameaça prejudicar o lançamento do Nexus 7, o tablet do Google.

Apple pensando em construir seu próprio óculos 'inteligente' ?


Apple
Parece que a Apple já tinha previsto que o Google Glasses surgiria no mercado e se adiantou. De acordo com o The Next Web, a Apple depositou um pedido de patente, em 2006, de um dispositivo que permite que uma imagem seja projetada nos olhos dos usuários.

A novidade, no entanto, é que a patente acaba de ser concedida à Apple e não poderia ter sido em um momento melhor. Segundo a descrição do site, o produto é menos parecido com os óculos do Google, porém, similar a um display de computador personalizado, que será posicionado diante dos olhos dos usuários.

Com o Google Glasses previsto para chegar em 2014 e, agora, com a confirmação de que a Apple também se interessa por um produto semelhante, pode ser que outras empresas também comecem a pensar no assunto e torne o produto uma realidade bastante comum nos próximos anos.

Você se arrisca a dizer como será os óculos da Apple? Se quiser saber mais sobre o pedido de patente, veja algumas imagens abaixo e leia aqui o documento completo.

Reprodução

Reprodução

Apple disponibiliza entrevista inédita de Steve Jobs

Divulgação
Jobs
A Apple está disponibilizando através do iTunes uma entrevista inédita de 1h15 em que Steve Jobs explica como fundou a gigante da tecnologia, comenta a diferença da sua empresa para as rivais e mostra sua faceta mais humana.

O mini-documentário 'Steve Jobs: The Lost Interview' foi filmado em 1995 e mostra a volta do empresário à Apple depois de um tempo se aventurando em outros negócios. A entrevista foi conduzida pelo jornalista e ex-empregado da Apple Robert X. Cringely, que é quem explica a história da 'entrevista perdida':

"Entrevistei Jobs para o meu programa de TV 'Triumph of the Nerds'. O programa mostrou um Steve Jobs carismático, espirituoso, sincero, visionário, brilhante. Um empreendedor único que dominou seu jogo, visto como nunca antes. Mas na TV usamos apenas uma pequena parte daquela entrevista e temíamos que o resto estaria perdido. Até que,há alguns dias atrás, achamos a gravação original na garagem do diretor".

iFixit mostra o Nexus 7 por dentro

Reprodução
Nexus 7
Acostumados a desmontar aparelhos e avaliar suas peças nos mínimos detalhes, os engenheiros do iFixit conseguiram um modelo do recém-lançado Nexus 7, o tablet de US$ 199 do Google, e postaram nesta terça-feira uma avaliação completa da estrutura interna do equipamento.

Eles descobriram que o Google foi bastante cuidadoso ao desenhar as partes internas do aparelho, incluindo algumas soluções bastante inteligentes. Por exemplo: a marca usou clips para deixar alguns dos componentes bem juntinhos, economizando 1 milímetro na espessura do aparelho.

Além disso, outra boa surpresa: a bateria do aparelho pode ser facilmente retirada e substituída por outra, não necessitando nem de uma chave de fenda para ajudar no trabalho. Ao contrário dos iPads e da maioria dos outros tablets Android, o Nexus 7 terá mais chance de ser reparado no caso de algum defeito que surja com algum tempo de uso. O único defeito notório encontrado pelo iFixit está na tela de LCD do Nexus 7, que é grudada na parte de frente do display. Se algo der errado ali, todo o conjunto terá que ser substituído.

Clique aqui para ler a resenha completa do iFixit (em inglês).

Facebook vai corrigir erro que causou perda de contatos


Facebook
O Facebook prometeu corrigir o bug que apagou o email de contatos de usuários de smartphones que sincronizam os dados dos amigos com a agenda do telefone, segundo o Telegraph.

A falha aconteceu quando a rede social mudou, sem avisar os usuários, todos os emails de contato para o @facebook.com. Assim, usuários do Android e do BlackBerry que tinham ativada a função de sincronização das informações perderam os dados dos amigos.

A rede social não disse quando a falha será corrigida, apenas avisou que será "em breve". O Facebook também não especificou quantos usuários foram prejudicados pelo bug.

A mudança para o email do Facebook causou revolta por parte dos usuários da rede social, que não foram avisados da novidade - a rede social alterou os contatos silenciosamente.

Alguns dias depois de mudar, o Facebook admitiu que devia ter avisado os usuários, mas já era tarde demais para aqueles que sincronizavam os dados com smartphones e tinham perdido os contatos.

Tablets vão superar notebooks nos próximos quatro anos

Reprodução
Tablets
Os tablets vão continuar crescendo até que, em 2016, superarão as vendas de notebooks ao redor do mundo.

A projeção da NPD DisplaySearch aponta que, no ritmo atual do crescimento da demanda por tablets, em apenas quatro anos eles vão superar os notebooks.

Em algum momento de 2016, os tablets serão mais procurados que os notebooks. Já em 2012, 121 milhões de tablets devem ser vendidos, ante 208 milhões de notebooks. Em 2017, serão 416 milhões de tablets e 393 milhões de notebooks - ou seja, os tablets não vão substituir os notebooks, mas terão mais importância no mercado do que os computadores portáteis.

No período, o mercado de PCs móveis (que inclui tablets e notebooks, entre outros dispositivos) vai crescer de 347 milhões (projeção para 2012) para 809 milhões em 2017.


NPD DisplaySearch

Twitter divulga seu relatório de transparência

Reprodução
Twitter
O Twitter divulgou nesta segunda-feira (02/07) seu primeiro "relatório de transparência", que revela números sobre a solicitação de dados de usuários do microblog e remoção de conteúdo.

As informação são referentes aos seis primeiros meses de 2012, mas, a partir de agora, a empresa deverá lançar um novo documento duas vezes por ano. A iniciativa é inspirada na prática do Google, que há anos apresenta seu relatório de transparência.

Assim como no documento divulgado pela gigante de buscas, no Twitter os Estados Unidos também lideram o ranking de países que mais solicitam informações de usuários. Só nos primeiros meses do ano, o país teve 679 solicitações, o que representa 75% do total de pedidos. Em segundo lugar está o Japão com 98 pedidos e, em seguida, Canadá e Reino Unido com 11 solicitações cada. O Brasil aparece em último lugar da lista com menos de 10 pedidos.
Já em relação às solicitações de remoção de conteúdo protegido como filmes e músicas, por exemplo, o Twitter dividiu os números por meses. Os meses mais movimentados foram maio e abril com 970 e 700 pedidos, respectivamente. No total, 3.378 pedidos foram recebidos, gerando a remoção de 5.275 mensagens, replicadas por 5.874 contas diferentes. Março foi o mês mais tranquilo.

O documento ainda revelou números de solicitações para remoção de conteúdo ofensivo. No total tiveram apenas seis pedidos provenientes da Grécia, com duas solicitações, Turquia, Reino Unido, Franças e Paquistão.

De acordo com o gerente de políticas legais do microblog, Jeremy Kessel, “essas políticas ajudam a informar as pessoas, a sensibilizar e a manter toda a comunidade envolvida mais consciente de nossas ações”.

Para ver o relatório completo, clique aqui.

Presidente da RIM diz que não há nada errado com a empresa

Divulgação
RIM
O presidente-executivo da RIM, Thorsten Heins, disse nesta terça-feira (03/07) que não há nada de errado com a empresa atualmente, negando que a fabricante dos smartphones BlackBerry esteja em uma crise.

Em uma entrevista à rádio Canadian Broadcasting, divulgada pela Reuters, o executivo disse que a companhia canadense está enfrentando grandes desafios, mas irá emergir com o sucesso da transição pela qual está passando.

Heins negou que o futuro da RIM esteja em dúvida devido ao adiamento do lançamento da nova geração de BlackBerry 10 para o próximo ano. "Essa empresa não está ignorando o mundo, nem está em uma espiral da morte", comentou.

A fabricante anunciou perdas operacionais maiores que o esperado no trimestre e forte corte de empregos na semana passada, afirmando ainda que o novo BlackBerry deverá ser lançado em 2013 e não no fim deste ano.

Electronic Arts pode vender todos os jogos pela internet

Reprodução
Electronic Arts
Uma das principais desenvolvedoras de jogos do mundo acredita que o futuro está na distribuição digital e que os jogos em disco estão com os dias contados.

O diretor da divisão EA Labels, Frank Gibeay, em entrevista ao site GamesIndustry, afirmou que, nos próximos anos, a empresa deixará de vender jogos em lojas.

"Será no futuro próximo. Temos uma visão clara disso e estamos ansiosos. Varejo é um grande canal para nós. Temos ótima relação com nossos parceiros", afirmou. "Ao mesmo tempo, a principal relação que temos é com os gamers. E se eles querem os jogos via download e esse é o melhor jeito para eles, então é o que faremos", continuou.

Canais de distribuição de jogos via download ganharam espaço nos últimos anos, principalmente após o surgimento do Steam, da Valve, que conta atualmente com mais de 1,5 mil jogos e 40 milhões de usuários.

No ano passado, a Electronic Arts decidiu entrar no mercado com sua plataforma própria e lançou o "Origin", que em menos de um ano conquistou cerca de 10 milhões de usuários.

No entanto, enquanto o "Origin" não chega a todos os gamers do mundo, a EA pretende continuar vendendo jogos em lojas. "Para nós, o segmento de maior crescimento é o de serviços digitais e, em algum ponto no futuro, vamos ser uma empresa 100% digital. Isso vai acontecer um dia. É inevitável", concluiu.

Saiba quais são as onze patentes que os dispositivos com Android infringiram


Apple vs Samsung
A Samsung não pode comercializar parte da linha de dispositivos Galaxy nos Estados Unidos. A decisão de um tribunal da Califórnia impede a venda dos aparelhos em todo o país devido a um processo da Apple, que alega a violação de suas patentes pela fabricante coreana.

A batalha entre Samsung e Apple é antiga e se espalhou pelo mundo inteiro. As acusações de violação de patentes não são apenas da Apple, a Microsoft também alega que sua propriedade foi violada pela coreana.

E não apenas a Samsung enfrenta dificuldades: o desenvolvimento do Android pelo Google também é alvo de processos, já que muitas empresas alegam que a gigante de buscas usou sua propriedade na plataforma.

De acordo com o Business Insider, pelo menos onze patentes das duas empresas foram violadas pelo Android. Confira abaixo a lista delas:

Patente EP2059868 "Gerenciamento de fotos em um dispositivo portátil eletrônico"

A patente fala especificamente sobre usar os dedos para trocar de foto em uma galeria como acontece no iPhone desde que a Apple colocou o smartphone nas lojas.

Patente 7.469.381 "scroll, tradução de documentos, escalamento e rotação em uma tela touch screen".

Esse registro feito pela Apple é relacionado a ação de mover a página até o fim (ou começo) para atualizar o conteúdo. Alguns dispositivos da Samsung também contam com o recurso e a Apple entrou com uma ação contra a coreana no fim de 2011 relacionada a isso.

Patente D618.677 sobre "dispositivo eletrônico"

A patente é relacionada ao design do iPhone. A Apple alega que alguns smartphones da Samsung são parecidos demais com o seu telefone e até a caixa deles parece ser feita com o objetivo de lembrar o iPhone - e isso pode enganar os consumidores.

Reprodução

Patente 5.946.647 "sistema e método de executar uma ação em uma estrutura com dados gerados por computadores"

Apesar do nome complicado, a patente é relacionada a um recurso simples de smartphones: quando você toca em um número de telefone em um aplicativo qualquer e é direcionado para fazer uma ligação.

A Apple possui essa patente e ela é uma das responsáveis pelo bloqueio das vendas do Galaxy Nexus nos Estados Unidos. A HTC e a Motorola também usam o recurso em alguns de seus smartphones e sofrem processos similares da Apple.

Patente EP1964022 "desbloquear um dispositivo ao realizar um gesto ou uma imagem de desbloqueio"

O tradicional "slide to unlock" do iPhone. A ação de deslizar o dedo em uma parte especifica da tela para desbloquear as suas funções é patenteada pela Apple - e foi copiada no Android - apesar de nem todos os dispositivos continuarem usando essa forma de desbloqueio do aparelho.

Reprodução

Patente 6.370.566 "gerador de pedidos de reunião e agendamento de grupos de um dispositivo móvel"

Enviar um convite pela agenda do smartphone é uma patente que pertence à Microsoft. A Motorola infrigiu esse registro em seus smartphones com Android.

Patente EP1304891 "comunicação de múltiplas mensagens entre dispositivos móveis usando uma interface padronizada"

Um SMS tem limite de 160 caracteres e, quando a mensagem supera isso, pode chegar quebrada em diversas partes ao destinatário. Uma patente da Microsoft, porém, junta essas mensagens em apenas uma. O iPhone conta com o recurso, mas a Apple paga uma taxa à Microsoft para usá-la. O Android, por outro lado, não pagou nada e, por isso, a Microsoft entrou com processo contra o Google e a Motorola.

Patente D504.889 de "dispositivo eletrônico"

Novamente um registro relacionado a design do aparelho. No caso, é o iPad que, de acordo com a Apple, foi copiado pela Samsung no desenvolvimento do Galaxy Tab 10.1.

Esse é o principal motivo para o bloqueio das vendas do tablet da Samsung nos Estados Unidos e já rendeu casos inusitados como uma advogada da Samsung que não conseguiu diferenciar o iPad do Tab 10.1 durante uma audiência no ano passado.

Reprodução

Patente 8.086.604 sobre "interface universal para receber informações de um sistema de computadores"

A Apple possui o registro do mecanismo unificado de busca do Siri e afirma que a Samsung e o Google infringiram a patente no desenvolvimento do Galaxy Nexus, o que causou o bloqueio das vendas do smartphone nos Estados Unidos.

Patente 8.046.721 para "desbloquear um dispositivo ao realizar gestos em uma imagem de desbloqueio"

Outra patente relacionada à tela de desbloqueio do iPhone. Nesse caso, a Apple atualizou o registro incluindo o ícone de atalho para a câmera fotográfica - e, segundo a empresa, a Samsung copiou o recurso novamente.

Patente 8.704.172 de "método, sistema e interface gráfica de usuário para recomendação de palavras"

O sistema de autocorreção do iPhone também é patenteado pela Apple. O recurso de sugestão de palavras enquanto o usuário digita o texto é registrado e, de acordo com a empresa, é mais uma das funções do iPhone que a Samsung copiou em seu Galaxy Nexus.

Windows RT vai enfrentar grandes problemas no lançamento

Reprodução
Tablet com Windows
Ainda falta um tempo até o lançamento oficial de todas as versões do Windows 8 e uma delas já enfrenta grandes problemas: o Windows RT.

A versão desenvolvida para chips ARM sofreu uma grande derrota na semana passada quando a HP anunciou que não produziria tablets com a plataforma, mas essa não foi a primeira dificuldade encontrada.

Segundo a CNET, a Qualcomm e a Texas Instruments, fabricantes de processadores ARM, já estavam com dificuldades em desenvolver para o Windows RT.

A Microsoft, que sabe bem dos problemas que o RT vai enfrentar no mercado, anunciou seu tablet próprio com chip ARM, o Surface. Ele rodará com um chip da NVidia, que parece ser a única desenvolvedora que está conseguindo entender bem a plataforma.

Por isso, é bem provável que, nos primeiros meses no mercado, apenas tablets com chips da Nvidia rodem o Windows RT, incluindo o próprio Surface, da Microsoft.

Amazon compra startup de mapas UpNext


Amazon
Ao que parece, é uma tendência: todos querem se livrar da dominação do Google Maps. Há algumas semanas foi a vez da Apple substituir o aplicativo da empresa rival pelo seu próprio produto, que agora será o padrão no iPhone e no iPad. Agora quem investe no setor de mapas, possivelmente com algo semelhante em mente, é a megastore Amazon. De acordo com o GigaOm, a Amazon comprou nesta segunda-feira a startup UpNext, que desenvolve mapas em três dimensões. Provavelmente, a tecnologia da empresa já estará nos próximos modelos do tablet Kindle Fire. Segundo rumores, dois modelos do tablet, de tamanhos e especificações diferentes, devem ser lançados nos próximos meses.

O site de tecnologia destaca que o "Kindle Fire não conta atualmente com um GPS", mas que a aquisição da UpNext aponta para a criação de um tablet mais robusto no futuro e possivelmente até para o lançamento de um smartphone com a marca Amazon.

Os valores do acordo não foram divulgados.

Apple recebe multa e pode ter atividades suspensas na Itália


Apple
A Apple pode ter suas atividades suspensas temporariamente na Itália depois que um tribunal decidiu que a empresa não estava cumprindo a o código de proteção dos consumidores do país. A empresa norte-americana recebeu multa de 300 mil euros e será obrigada a oferecer garantia de dois anos para os seus produtos, como manda a legislação italiana. Se a companhia não cumprir as recomendações, os produtos da Apple serão banidos das lojas italianas.

O órgão regulador antitruste italiano (AGCM) já havia multado a Apple em 900 mil euros pelo oferecimento de suporte técnico pago e por não informar os consumidores italianos sobre os direitos de assistência gratuita.

De acordo com o entidade, a Apple continua desrespeitando as leis. A companhia oferece garantia de um ano para os seus produtos, dando a opção de ampliação por mais um ano se o cliente aceitar pagar uma taxa.

A Apple terá um mês para responder às queixas.

Samsung: produtos continuam proibidos nos EUA

Reprodução
Samsung x Apple
Apple e Samsung: a luta nos tribunais continua
O Galaxy Tab 10.1 e o Galaxy Nexus permanecem proibidos nos EUA. A Samsung havia apelado da decisão tomada pela justiça na última sexta-feira, mas o tribunal californiano negou o pedido no final de tarde da segunda-feira (02/07), quando já era noite aqui no Brasil. Com isso, os dois modelos continuam com sua comercialização vetada em solo norte-americano, até que haja um novo julgamento do caso.
A proibição da venda decorre de uma ação movida pela Apple, que alega que Samsung copiou vários recursos que estão protegidos por patentes nos Estados Unidos.

Google na berlinda

Olhar Digital
Hangouts Google+
Mecanismo de compartilhamento de vídeos presente no Hangouts é alvo ação judicial
Uma das funções de compartilhamento de vídeos usada no YouTube e no Google+ teria sido "roubada" pelo Google, de acordo com um processo movido pela CampUp - uma startup de Nova York. De acordo com a CampUp, executivos do Google, entre eles a vice-presidente Marissa Meyer, aproximaram-se da empresa e 2011 e tiveram acesso a informações sobre uma ferramenta de compartilhamento de vídeos que estaria sendo desenvolvida pela companhia. Ainda segundo a CampUp, pouco depois desse encontro, houve um grande acesso a suas páginas, oriundo da sede do Google, em Moutain View. E, um mês depois, o Google lançou o botão "Assistir com seus amigos", que seria idêntico ao mecanismo criado pela CampUp, e é atualmente um dos mais populares entre os usuários do Google+. A CampUp entrou com uma ação na justiça dos Estados Unidos, solicitando reparações por perdas e danos, bem como a retirada dos referidos botões do ar.
O Google não se pronunciou a respeito das alegações, e se limitou a dizer que precisa examinar o processo antes de qualquer declaração. As informações são do GigaOm.