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quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Google é acusado de captar informações de estudantes sem consentimento

A Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos está acusando o Google de rastrear e captar sem autorização informações pessoais de estudantes do país. De acordo com a Electronic Frontier Foundation, a companhia teria “coletado, mantido, utilizado e compartilhado” dados de estudantes que usam Chromebooks nas escolas usando o recurso ‘sync’.
A ferramenta, ativada por padrão nos dispositivos vendidos às escolas, permite que o Google saiba cada item pesquisado, compartilhado ou assistido no YouTube.
"Apesar de prometer publicamente que não faria isso, o Google está utilizando para fins próprios as informações de navegação e outros dados dos estudantes. Violar tais primessas é violar as regras contra as práticas desleais e enganosas estabelecidas no país”, afirmou um funcionário da fundação. "Os menores não devem ser rastreados ou usados ​​como cobaias, nem seus dados tratados como fonte de lucro. Se o Google quer usar os dados dos alunos para melhorar seus produtos, então ele precisa obter o consentimento expresso dos pais".
Questionado pelo Business Insider, o Google declarou que não viola nenhuma regra. "Nossos serviços capacitam os alunos em todos os lugares para aprender e manter sua informação privada e segura. Estamos confiantes de que essas ferramentas estão em conformidade com a lei e com as nossas promessas”.

Homem processa Apple por apagar sem permissão fotos de lua de mel

O aposentado londrino Deric White, de 68 anos, processou a Apple por ter apagado as imagens de sua lua de mel sem permissão. De acordo com White, depois de levar seu iPhone a uma loja da companhia para consertar um problema, o dispositivo voltou sem nenhum de seus arquivos e os funcionaram apagaram todas as informações sem perguntar se ele havia feito backup.
O homem perdeu todos os seus dados e contatos, incluindo as fotos de sua viagem de lua de mel, realizada em 2014. Em um processo que durou quase 1 ano, a Apple foi considerada culpada e teve que pagar cerca de US$ 3 mil.
Backup
Apesar de os funcionários da Apple terem sido negligentes, é indicado que o consumidor realize sempre um backup de seus arquivos antes de levar o smartphone a uma assistência técnica.

Como o casal Zuckerberg vai doar 99% de suas ações para a caridade?

O presidente e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, comemorou nesta terça-feira, 1, ao lado da esposa Priscilla Chan, o nascimento da filha Maxima. Aproveitando a ocasião, o bilionário anunciou que vai doar 99% de suas ações na rede social para a caridade. Mas de que modo essa doação será feita?
Antes de qualquer coisa, é preciso prestar atenção aos detalhes. Na carta publicada por Zuckerberg à filha Max, o CEO diz que a doação será feita "ao longo da vida". Ou seja, os US$ 45 bilhões prometidos, que equivalem a mais de R$ 173 bilhões na cotação atual do dólar, não serão entregues da noite para o dia.
Outro ponto a se destacar é que o projeto filantrópico será administrado pela Iniciativa Chan Zuckerberg, uma instituição de projetos sociais semelhante à Fundação Bill & Melinda Gates, do fundador da Microsoft, Bill Gates. Contudo, a iniciativa do presidente do Facebook não é necessariamente uma ONG ou instituição de caridade.
À versão americana do site BuzzFeed, uma porta-voz do Facebook informou que a Iniciativa Chan Zuckerberg é uma LLC (limited liability company), equivalente a uma "sociedade limitada" no Brasil. Isso significa que, ao contrário de uma instituição de caridade - que, de acordo com a lei norte-americana, deve destinar todo o seu dinheiro para ações sociais - a iniciativa é uma empresa que pode gastar seu dinheiro como quiser.
A assessoria de imprensa do Facebook confirmou também ao BuzFeed que os investimentos não serão destinados apenas à caridade, mas igualmente para empresas e iniciativas privadas, desde que estejam de acordo com sua visão de "avançar o potencial humano e promover a igualdade". Todo o lucro adquirido com esses investimentos, porém, será revertido em outros projetos sociais - um compromisso registrado judicialmente.
A Iniciativa Chan Zuckerberg sequer é um projeto novo. Desde 2009 o casal distribui doações para hospitais, escolas, ONGs e outros projetos, somando mais de US$ 100 milhões em investimentos. Por outro lado, Zuckerberg já reiterou que a doação de 99% de suas ações não significa que ele vai abrir mão da presidência ou do controle majoritário da mesa de acionistas do Facebook.
Zuckerberg pretende presentear algumas dessas ações para projetos de caridade e vender outras, destinando o dinheiro das vendas também para a Iniciativa Chan Zuckerberg. Pelo menos durante os próximos três anos, o fundador do Facebook não deverá investir mais do que US$ 1 bilhão a cada 12 meses em seu projeto de filantropia.

Conteúdo do Snapchat vai poder ser compartilhado no Facebook e Twitter

Conteúdo do Snapchat vai poder ser compartilhado no Facebook e Twitter

Por Redação Olhar Digital - em 02/12/2015 às 11h44
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O Snapchat vai começar a permitir que editores vinculem o conteúdo da seção Discover diretamente nas redes do Facebook e Twitter. A primeira exibição da ferramenta foi feita hoje pela Vox, o recurso permite que o usuário navegue pelo conteúdo através de um QR code. O novo recurso vem depois de o Snapchat oferecer uma plataforma especial para anunciantes, que permite que eles direcionem seus conteúdos para as pessoas desejadas. A rede social sofreu alguns problemas por cobrar um alto valor das marcas, mas não oferecer um feedback de resultados, como permite o Facebook e o Twitter. Com a nova função, essa questão é amenizada.

Reprodução

5 dicas para limpar seu nome no Google

O conteúdo postado nas redes sociais pode acabar prejudicando a sua vida real, especialmente quando replicado nos buscadores. Para evitar que o robô do Google espalhe registros a seu respeito, confira as dicas da diretora de Negócios da Status Labs, Julia Souza.
1) Certifique-se de que você não está "logado" em nenhum navegador
Ter certeza de não estar logado a nenhum navegador e de que o histórico de pesquisa está limpo é o primeiro passo. Apenas assim você conseguirá ver o que as outras pessoas do mundo veem quando digitam o seu nome. De outra forma, eles mostrarão resultados personalizados para você.
2) Identifique resultados problemáticos e remova o que puder
Veja com atenção todas as primeiras páginas de resultados e veja se encontra comentários, fotos ou qualquer outro tipo de coisa que seja negativo ou que você não gostaria que fosse público.
As informações que estão em seus próprios perfis das redes sociais podem ser removidos imediatamente por você mesmo, ou você pode optar por alterar as configurações de privacidade. As coisas que estiverem em sites ou na imprensa dificilmente serão removidas, mas há como impedir que elas apareçam nos primeiros resultados de busca, que é o tema da próxima dica.
3) Desenvolva um novo conteúdo
Ao criar um novo conteúdo, você desenvolve um algoritmo na internet que recebe uma classificação alta do Google como relevante. Pode ser um site pessoal, um blog com o seu currículo. O mais indicado é que o domínio tenha o seu próprio nome, o que faz com que ele chame ainda mais atenção por esses sites de busca.
Contas nas redes sociais que existem, como Facebook, Instagram e Twitter, também são bem classificadas, especialmente se atualizadas com frequência. Só não se esqueça de personalizar as configurações de privacidade para evitar que conteúdo indesejado apareça publicamente.
4) Verifique os sites corretores de dados
Alguns sites, como o PeopleSmart, o Intelius, o Pipl Spokeo, o ZoomInfo e o Whitepages, conseguem obter informações pessoais por mídias sociais e cadastros em sites e as tornam públicas. Por essa razão é interessante verificá-los com frequência para se assegurar de que o conteúdo que você removeu, não foi publicado novamente por eles.
5) Seja proativo
Em casos em que você não consegue controlar a divulgação de fotos ou informações, não hesite em entrar em contato com os administradores do site em questão e pedir para que removam o conteúdo. Se essa abordagem não funcionar, procure um advogado que possa ajudá-lo na elaboração de um aviso de remoção.

Campus Party 2016 volta ao Anhembi e acontece entre 26 e 31 de janeiro

Após um ano no São Paulo Expo, a Campus Party volta a ser realizada no Centro de Exposições Anhembi em sua edição de 2016. O encontro de tecnologia e cultura nerd está marcado para acontecer na Zona Norte de São Paulo entre os dias 26 e 31 de janeiro do ano que vem, e o primeiro lote de ingressos já está à venda por a partir de R$ 220 clique aqui
Segundo Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil, a volta do evento ao Anhembi "tem como principal objetivo a melhoria e a ampliação da área de acomodação dos milhares de campuseiros que passarão praticamente uma semana acampados".
A temática da Campus Party 2016 é "Feel the future" (sinta o futuro, em tradução), "desenvolvida com a missão de inspirar e preparar o público participante para os grandes desafios e mudanças que a humanidade viverá nos próximos anos".
Essa é a 9ª edição da Campus Party no Brasil. E assim como nos outros anos, o encontro terá espaços para discussões, trocas de conhecimento, empreendedorismo, pesquisas, entre tantas outras atrações.

Wikipédia passa a usar inteligência artificial para combater editores trolls

A Wikipédia agora conta com uma ajudinha robótica para combater os trolls chamada Objective Revision Evaluation Service (ORES). Trata-se de um software de inteligência artificial que ajudará os editores a manter a enciclopédia virtual livre de informações maldosas.
A novidade foi anunciada nesta semana pela Wikimedia, fundação que mantém a Wikipédia. Conforme explica o Engadget, seu trabalho será fazer varreduras em novas edições dos artigos para entender se elas foram feitas com intuito informativo ou danoso.
A Wikipédia já conta com ferramentas de inteligência artificial, mas é a primeira vez que o site usará a tecnologia para confrontar pessoas mal-intencionadas.
O ORES “funcionará como um par de óculos de raio-x”, segundo a Wikimedia, ressaltando pontos nas edições que soem problemáticos. Então, após passar por uma análise humana, a edição pode ser retirada e a pessoa que modificou o artigo receberá uma explicação a respeito.

Yahoo pode se colocar à venda

Nesta quarta-feira, 2, o corpo de diretores do Yahoo dará início a uma série de reuniões em que será avaliada a possibilidade de vender seus negócios relacionados a internet, segundo reporta o Wall Street Journal.
Fontes afirmaram ao jornal que os encontros começam hoje e vão até sexta-feira. Além de considerar a venda da parte mais importante do Yahoo, os diretores também discutirão formas de separar seus investimentos na gigante do e-commerce chinês Alibaba - que valem mais de US$ 30 bilhões.
Pode ser que a solução seja encontrar um comprador para cada um dos negócios ou um que queira tudo de uma vez, de acordo com as fontes.
O jornal cita que recentemente um executivo do Yahoo cancelou sua participação na conferência da Credit Suisse, que ocorreria na quinta-feira, “num sinal de que mudanças podem estar em movimento na companhia”.
Recentemente circularam rumores de que os investidores estavam pressionando a CEO Marissa Mayer e seus principais executivos devido ao baixo desempenho do Yahoo nos últimos anos. Então começaram a surgir sugestões sobre o que fazer, e uma das possibilidades é essa trazida agora pelo WSJ.
A maior parte do valor de mercado do Yahoo (US$ 31 bilhões) está atrelada a dois investimentos asiáticos. Os 15% que a companhia detém sobre o Alibaba valem algo em torno de US$ 32 bilhões, mas o Yahoo também possui 35% do Yahoo Japão, o que vale US$ 8,5 bilhões.

Funcionários de Microsoft e Apple se abraçam em nome do espírito natalino


A Microsoft resolveu deixar suas diferenças com a Apple de lado em nome do espírito natalino.
A companhia divulgou um vídeo em que os funcionários aparecem caminhando da sua nova loja na 5ª Avenida, em Nova York, até uma vizinha mais tradicional da região: a Apple.
Chegando lá, os funcionários dão início a um coro natalino com a ajuda de crianças da cidade, até que os funcionários da Apple se rendem à ação e saem para abraçar os adversários - ou "velhos amigos", como descreve a Microsoft.

Google cumpre promessa e acaba com a central de notificações do Chrome

Conforme prometido em outubro, o Google matou a central de notificações do Chrome, um recurso que muita gente nem conhecia. A intenção virou realidade nessa terça-feira, 1, com o lançamento da versão 47 do navegador, que além de acabar com a central também trouxe a correção de 41 brechas de segurança.
O recurso estava quase escondido no browser desde 2013, quando o Google passou a oferecer suporte para notificações em push para aplicativos na web. Desse modo, o usuário pode receber um alerta toda vez que o app quiser chamar sua atenção, assim como no celular.
Bastava, então, acessar a central de notificações para ver todos os alertas de aplicativos pendentes. Com o tempo, porém, desenvolvedores passaram a adotar o sistema de notificações de desktop. Ou seja: em vez de chamar a atenção através do ícone de um sino na barra de endereços, o app aparece para o usuário diretamente na tela, independentemente de qual aba ou janela esteja aberta.
A versão está disponível para Windows, Mac e Linux.