twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A história da Microsoft

A Microsoft é uma empresa especializada em informática e conhecida mundialmente por revolucionar a era da informatização. É uma multinacional americana fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen com o objetivo de comercializar softwares, desenvolvendo e fabricando licenças de uma variedade de dispositivos para computadores. É mais utilizada nos computadores pessoais. Seu nome vem das palavras micro de microcomputador e soft de software.

Após uma série de pesquisas e criações, em 1982, a Microsoft lança o Microsoft Word, editor de textos e o Microsoft Windows, famoso programa de janelas, evoluindo, em 1985, para o Microsoft Windowns 1.0. A empresa compra ainda o programa de apresentações de slides Power Point e lança a planilha de cálculos Excel. Em 1988, passa para o Microsoft Windows 2.1 e, em 1990, para o Microsoft Windows 3.0 e o Microsoft Access, um sistema de gerenciamento de banco de dados. Em 1995, a multinacional lança o Microsoft Windows 95, com sistema operacional completo, sem mais a necessidade de utilização do MS-DOS. Neste mesmo ano lança o Internet Explorer e, no ano seguinte, o Microsoft Windows 4.0. Em 1998, a Microsoft cria o Windows 98, incorporado ao Internet Explorer. Em 2001, lança o Windows XP, evoluindo para o Windows Vista em 2007. E finalmente em 2009, divulga o Windows 7, mais leve que o anterior e com novas funções.



Os produtos desta empresa são muito numerosos tanto para programas pessoais quanto empresariais. A Microsoft comercializa o sistema operacional Windows, os programas para escritório, o conhecido pacote Office, que inclui uma série de aplicativos, ambientes de desenvolvimento de programas, o navegador Internet Explorer, servidores, vários programas on-line, como Messenger e Windows Live, além de fabricar muitos equipamentos periféricos e jogos de computador.

O Windows surgiu quase igual ao sistema gráfico da Macintosh, decretando, com isso, a maior concorrência mundial na área da informática: a empresa Apple contra a Microsoft, as duas maiores empresas de desenvolvimento de tecnologia e informática do mundo. Apesar da concorrência, as duas complementam-se e, ao longo de suas evoluções, já se ajudaram tanto no desenvolvimento de novas tecnologias quanto financeiramente.

A Microsoft já passou, ao longo de sua história, por inúmeros processos referentes a sua má conduta em relação a criação de um monopólio na área da, utilizando-se de práticas não competitivas. Foi condenada em muitos desses processos, pagando altas indenizações.

A empresa tentou comprar a Yahoo!, que rejeitou a proposta da multinacional. Salvo as especulações, a realidade é que a Microsoft é um sucesso empresarial mundial e tem seu sistema operacional Windows sendo usado em noventa por cento dos microcomputadores em todo mundo.

Há um filme muito interessante feito para o canal a cabo TNT, mas que circula nas locadores, intitulado Pirates of Silicon Valley que conta a história da informática e de dois dos sujeitos que fizeram história nesse cenário: Bill Gates, fundador da Microsoft e Steve Jobs, responsável pela Apple.

A criação do computador, a informática e a revolução dos nossos sites

Com o crescimento da população, e o desenvolvimento do capitalismo surgiram novas necessidades para o ser humano. Armazenar e transferir grandes quantidades de dados e informações tornaram-se um problema e barreira a transpor. O homem criou assim o que conhecemos presentemente como, computador. Esta invenção veio a possiblitar a resolução de um problema e nos nossos dias, o computador pessoal (PC) atinge a todas as classes, tornando-se numa das invenções mais revolucionárias da humanidade, talvez apenas comparada à invenção da roda e da morfina. A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.

Nele nós encontramos tudo que precisamos a distância, dando-nos a ilusão que hoje parecem não existirem barreiras entre a informação existente, a informática tem como o maior objetivo informar pessoas e transmitir conhecimento, com solidez e conhecimento profissional, dando às pessoas a capacidade de analisar, propor soluções, que por sua vez, dá asas à criação de sistemas
informatizados personalizados, a ambientes de trabalho diferentes, de ensino e aprendizagem;
Com a informática realizamos trabalhos de pesquisa interdisciplinar, visando conhecimento e técnica.

Na informática empresarial, são introduzidas novas técnicas, identificam-se novos modelos, resolvem-se emergências com conteúdo e organização produtiva, trabalho e trabalho a distância, isto tudo, mais flexibilidade.

A informática, que surgiu para vir dar uma solução a um problema relativo à transferência de informação, acabou por vir a transformar a sociedade, tal como a conhecíamos a alguns anos atrás. Para além de ajudar a preparar as pessoas para o mundo do mercado de trabalho, veio a trazer também, avanços na educação, cultura, artes, mudando a perceção de coisas que já eram para nós conhecidas.
Com o computador encontramos pessoas, fazemos amigos, criamos laços de amizade, fazemos compras, tiramos nossas dúvidas, e criamos até uma nova linguagem, fazemos e desfazemos, falamos com pessoas a distância e até mesmo podemos realizar chamadas telefónicas.

Hoje nos não precisamos sair de casa para comprar, pois temos o que comprar e onde comprar, encontramos lojas, novidades, ótimos preços, tudo mudou, muito foi facilitado, fazendo com que, por vezes, o tempo e a distancia, pareçam não ter importância ou até mesmo que existam.

O mundo moderno não vive sem informática, e seus avanços que são tão rápidos que torna-se difícil ficar-se atualizado, sem por vezes, meter-mos “o pé na poça”.

A criação dos sites é uma revolução, neste podemos encontrar a informação que procuramos e produtos que precisamos de comprar, existem sites para todos os gostos, no nosso site você
encontra as mais variadas opções, e para cada gosto um pouco, venha visitar-nos, e teremos todo o gosto de o ajudar a encontrar o que precisa.

Aqui temos a segurança que você precisa e a responsabilidade, você compra anuncia, vende sem burocracia e rapidez, venha fazer parte de nosso site e seja mais um a sair beneficiado.

Aqui é você que pode fazer e desfazer, a Rua Direita é um local de comércio dentro de sua casa, no seu conforto, 24h por dia, 7 dias na semana, fique atento às nossas novidades e boas compras e negócios.

Como ligar dois PC´S em rede

Se você dispõe de dois computadores, pode compartilhar arquivos, dispositivos e conexões de Internet. Para isto, basta colocá-los em rede. Esta configuração é denominada de rede doméstica, ponto-a-ponto ou mini-rede. Tendo conhecimentos básicos de informática, você pode estruturá-la, seguindo procedimentos simples.

Os materiais necessários são placa de rede nos dois PC´s, de 10Mbps a 100Mbps e cabo crossover (invertido/azul). Se os PC´s não tiverem placa de rede on-board, aloque-a no slot vago e conecte o cabo entre os computadores. Configure o sistema:

Em Painel de controle acesse Redes, selecione adicionar. Na caixa de diálogo escolhe adaptador e novamente Adicionar. Na próxima janela selecione o modelo da placa na lista e OK.

Se tiver CD de instalação, peça instalar com disco, insira o CD e pressione Ok. Siga as instruções na tela.

Para adicionar o TCP/IP, abra Painel de Controle, selecione Rede e Adicionar.

Em fabricante escolha Microsoft. Na lista de protocolos escolha TCP/IP e OK. Caso o NetBEUI esteja instalado, remova-o. O NetBEUI é instalado automaticamente com a placa, mas o TCP/IP é hoje o padrão para acesso à Internet, e facilita o processo de partilha.

Com a rede física instalada, atribua endereço às máquinas:

Em Painel de Controle > Protocolo TCP/IP, escolha Propriedades e Especificar endereço IP. Na máquina “Servidor”, a que está conectada diretamente à internet, atribua o número 192.168.200.1 e na máquina “Cliente”, que acessa a internet pelo outro computador, informe 192.168.200.2. Em máscara de sub-rede, escreva 255.255.255.0, nos dois micros. Reinicie o PC, para que as alterações tenham efeito.

No Windows Explorer, escolha o diretório, a pasta ou o arquivo que deseja compartilhar, e pressione o botão direito do mouse optando "Compartilhamento". Leia cuidadosamente as telas que se seguem e, de acordo com sua necessidade, atribua senha e o tipo de acesso aos dados, que o outro micro terá: se apenas “leitura” ou total, podendo manipular e alterar arquivos.

O “Assistente de Redes” (varia de nome, dependendo do Windows), do Painel de Controle, guia o processo de compartilhar a Internet. Em “Selecione método de conexão”, observe se está configurando Servidor ou Cliente. Leia atentamente as instruções, dê a descrição desejada, nomeie a rede com “Grupo de trabalho” e ative os compartilhamentos. Reiniciando o micro, você já está compartilhando a Internet. Mas lembre-se que o micro cliente só acessará a Internet com o servidor ativo.

Impressoras a Laser

A equipe do Olhar Digital testou três impressoras lasers coloridas para utilização de usuários comuns, com o intuito de saber qual delas tem o melhor desempenho. Algumas vantagens das “lasers”, são a rápida impressão e a economia dos cartuchos, pois a média de vezes que é necessário troca-los é muito menor que as “jato de tinta”. Confira a matéria abaixo e conheça mais sobre as impressoras a laser.

Características físicas
Nos testes realizados, foram utilizadas três impressoras, as mais novas existentes no mercado. São elas: LaserjetPro Color CP1525nw da HP, Phaser 6140 da Xerox e a CLP-325W dxa Samsung. Um detalhe importante verificado foi o peso dos aparelhos. A Samsung foi à impressora mais leve, com 11 Kg. As outras duas da HP e da Xerox pesam cerca de 18 Kg.
Além disso, esses três modelos são maiores que as tradicionais impressoras jato de tinta, sendo a da Xerox quase o dobro do tamanho das outras duas.

Instalação
A instalação é bastante simples, bastando seguir o assistente do CD, inclusive a conexão em rede. Uma dica importante: se você possui mais de um computador, instale os drivers em todos os PCs. As impressoras HP e Samsung ganharam nesse quesito, pois já vieram prontas para usar com redes sem fio.

Já a da Xerox, necessita de um componente que deve ser comprado à parte. Além disso, seu CD de instalação não possui o drivers para o Windows 7, sendo necessário fazer o download da versão mais recente.

Velocidade e Qualidade
A impressora da Xerox é bastante grande, porém possui a maior velocidade de impressão, sendo 18 páginas por minuto (ppm) em colorido e 20 ppm preto e branco. O modelo da HP imprime 8 ppm colorido e 12 ppm preto e branco. A Samsung teve o menor resultado em impressão colorida, imprimindo 4 ppm. Mas, no modo preto e branco ficou em segundo lugar, com 16 ppm.
Na questão da qualidade das imagens e documentos impressos, a de maior qualidade foi o aparelho da HP, seguido pela Xerox e por último a da Samsung.

Custo por página
Esse tópico é muito importante, pois a casos em que um cartucho de tinta pode custar o valor da impressora ou ate mais caro. Segundo os testes, a HP teve o melhor custo benefício: R$ 0,33 por página colorida impressa. A Xerox ficou em segundo lugar, R$ 0,49, e a Samsung foi a mais cara, R$ 0,54.

Preço
Algumas impressoras a laser baratas podem sair mais caras se analisadas cautelosamente. É o caso da Samsung e da Xerox, pois os cartuchos que acompanham os aparelhos possuem capacidade reduzida, diferente dos originais.

A impressora da Samsung custa R$ 650, sendo R$ 200 mais barata que a HP. Porém, o modelo da HP tem praticamente o dobro de capacidade de impressão que o da Samsung. Para ficar igual, seria necessário comprar um conjunto a mais de cartuchos para a impressora da Samsung, somando ao seu valor mais R$ 672.

No final das contas, a economia que era de R$ 200 tornou-se um gasto aproximado de R$ 470, se invés de comprar a HP, optar pela Samsung.

A impressora da Xerox tem uma situação semelhante, apesar de ter maior capacidade de impressão que a Samsung. Mas, comparado ao modelo da HP ela fica para trás.

Conclusão
Sendo assim, depois de todas essas análises, a equipe do Olhar Digital declarou vencedor o modelo LaserjetPro Color CP1525nw da HP. Ele apresentou o melhor preço, custo por página e qualidade nas impressões. Além disso, esse modelo acompanha um cabo USB, algo muito importante que nem todas apresentam, sendo necessário adquirir a parte.

O modelo da Xerox é mais voltado para o consumidor que não se preocupa com o preço, mas necessita de velocidade na hora das impressões, pois é mais robusta. Já a Samsung é praticamente o contrário: é menor, imprime mais devagar e é mais compacta.


Programas essenciais para o computador

O computador é ferramenta essencial nos dias de hoje. Não só para entretenimento, como para o trabalho. Mas existem fatores essenciais para desfrutar de todo que o computador oferece. Fatores que podem melhorar a sua performance e torna-lo mais rápido e eficiente. E outros ainda se tornam obrigatório para obter um bom resultado, evitando assim o comprometimento do seu Pc. Existem alguns programas que realmente são essenciais para o seu bom desempenho. A maioria deles pode ser baixado diretamente da internet. Alguns deles são freeware (gratuitos), outros são shareware (com licença temporária de uso). Segue abaixo uma lista desses programas que se fazem necessários para o bom funcionamento do seu computador, junto com a explicação acerca da sua função. É aconselhavel também que se baixe os programas em seu idioma, para que possam ser aproveitados o máximo de seus recursos.

Antivírus: Servem para assegurar uma navegação segura na internet. Hoje em dia é obrigatório que se tenha um antivírus instalado no computador. Existem milhares de vírus espalhados pela rede que podem causar severos danos ao seu computador. Desde os chamados spy que são verdadeiros espiões que espionam o seu Pc, até aqueles que podem destruir literalmente o seu computador. Alguns fazem com que sejam perdidos dados importantes que na maioria das vezes são irrecuperáveis e outros podem comprometer o desempenho, tornando-o lento demais.

Limpador. Limpa literalmente arquivos mortos ou danificados que estão comprometendo o desempenho e a velocidade do seu Pc.

Descompactador. Alguns arquivos disponíveis na internet se encontram em formato compactado, ou seja, uma forma de armazenamento de arquivos onde se diminui o tamanho do mesmo. Quando baixado um arquino desse tipo é necessário descompactar-lo para que este seja aberto.

Player de áudio: Normalmente já vem instalado no computador. Serve para ouvir músicas.

Player de vídeo: Serve para assistir filmes e qualquer tipo de mídia de vídeo. Pesquise na internet aquele que suporta a maiorvariedade de formatos de vídeo, pois são vários os formatos encontrados pela internet. A maioria destes players também executam músicas.

Leitor de PDF: Muitos arquivo de texto da internet estão no formato PDF que é um formato muito usado em e-books (livros virtuais) e documentos importantes. É necessário um leitor de PDF para que seja executados arquivos desse tipo.

Gerenciador de downloads: Serve para otimizar os downloads. Pode pausar e reiniciar downloads de arquivos grandes, agendar downloads e procurar arquivos em deferentes sites e até dividir em partes baixando-as simultaneamente.

Navegador: Também conhecido como browser, sua função é exibir o conteúdo da internet. Existem muitos navegadores, mas procure um atualizado e que não seja muito pesado para não desacelerar a sua internet e evitar que alguns sites não consigam abrir.

Gravador de cds: A maioria dos Pcs já vem com este programa, mas se desejar baixar algum fica à seu critério.

Pacote Office: É um conjunto de programas com editores de textos, planilhas, programas para fazer apresentação em slides e banco de dados locais. Normalmente já vem com o computador.

Pronto. Com estes programas será possível desfrutar de todos os recursos que o seu computador oferece, seja para divertimento o trabalho.

Conheça 5 antivírus gratuitos e saiba qual é o melhor

Há muitos antivírus no mercado, tanto os pagos quanto os gratuitos e na hora de escolher qual usar a dúvida é grande. Por esse motivo, um expert do site Olhar Digital testou 5 diferentes antivírus gratuitos, buscando suas qualidades e pontos fracos. Fique por dentro dos detalhes sobre essa análise e veja qual pode ser o seu software de segurança.

Antivírus Testados:
- Comodo Antivírus 5;
- Microsoft Security Essentials 4;
- Avira Antivir Personal 12.0;
- Avast Free Antivirus 7.0;
- AVG Antivírus 2012.

Vale ressaltar que a cada atualização dos softwares, suas funções e desempenhos podem ser alterados, além das configurações feitas pelos usuários nos antivírus também influenciarem no resultado final.

Eficácia

Além da eficiência em detectar vírus, foi analisado se os softwares eram capazes de detectar sites maliciosos na web. Nessa verificação, todos os antivírus tiveram resultados satisfatórios. Colocando em ordem de melhor remoção de vírus, varredura do computador e proteção em tempo real, o primeiro foi o AVG, seguido do Antivir e do Comodo como segundo e terceiro. Em penúltimo e ultimo lugar ficou o Avast e o Microsoft Security Essentials, respectivamente.

Desempenho

O quesito desempenho ficou novamente com o AVG, não interferindo na utilização do micro durante sua varredura e terminando a análise do computador mais rapidamente. Em segundo e terceiro lugar vieram o Avira e o Avast, respectivamente. Os piores desempenhos ficaram para o Comodo, que trouxe muito impacto para a máquina analisada e o antivírus da empresa de Bill Gates, que gastou muito tempo para escanear a maquina.

Consumo de recursos

Esse item avaliou qual antivírus consumia mais processamento do computador para executar suas tarefas. Houve uma virada nos resultados, tendo em primeiro lugar o software da Microsoft e o Comodo. Em terceiro lugar ficou o Avast, em quarto o Avira e dessa vez o AVG foi o antivírus que obteve o pior resultado, ficando com a última colocação.

Interface

Ao analisar a interface dos softwares, foi levando em conta a facilidade de dispor seus recursos para o usuários e a quantidade de ferramentas disponíveis em cada antivírus. Com a primeira colocação ficou o Avast. Em segundo e terceiro lugar ficaram o Comodo e o AVG. Com um empate técnico, o Microsoft Security Essentials e o Avira ficaram com a última colocação.

Instalação

Esse quesito avaliou a facilidade para instalar os softwares nos computadores. Quem ficou com a primeira colocação dessa vez foi o Microsoft Security Essentials, pois o Windows guia e administra toda a instalação. Trazendo um processo simples e prático de instalação, vieram o Avira e o Avast. Dividindo as duas últimas colocações ficou o Comodo, que após ser instalado necessita de uma atualização muito demorada e o AVG, que traz uma configuração padrão pouco atenciosa com os tipos de arquivos escaneados, tendo que ser configurado e melhorado pelo usuário.

Conclusão

O primeiro lugar ficou com o AVG, que apesar de consumir mais processamento dos computadores, utiliza bem esse consumo verificando em tempo real as ameaças e escaneando rapidamente os micros. Em segundo lugar ficou o Avast, com um desempenho eficaz, interface simples e pouco consumo de processamento da máquina. Na terceira colocação houve um empate entre o Avira e o Comodo. O Avira é mais eficaz contra os vírus, mas o Comodo tem menor consumo de recursos do computador. Em último lugar, que não apresentou eficácia, teve baixo desempenho e muito consumo dos recursos do micro, ficou o Microsoft Security Essentials.

Saiba como desmontar seu computador

Para você que possui algum conhecimento em informática e pretende se aprofundar no assunto ou para quem é curioso procura novidades, essa matéria irá ensinar como desmontar o gabinete de um computador e os cuidados a serem tomados. Confira!

Cuidado!
Antes de iniciar qualquer manutenção ou verificação em seu gabinete, descarregue a energia eletroestática que contém em seu corpo. Ela pode queimar os componentes de seu computador (hardwares, como memória RAM, placa de vídeo, entre outros) apenas com o toque de sua mão, pois irá descarregar toda a energia eletroestática de seu corpo no periférico. Para eliminar esse risco, basta segurar em um metal que não esteja pintado por alguns segundos, ou colocar suas mãos no chão. Esse metal precisa possuir aterramento.

Evite também usar blusas de lã em lugares que possua carpete ou em contato com mesas de plástico. Isso pode gerar energia eletrostática.



PCI e AGP: Como retirar
Dando início à desmontagem do micro com ele desligado, obviamente, desligue também na parte de atrás da máquina a chave da fonte. Abra o gabinete e retire as placas de vídeo e de modem. Utilizando uma chave Philips, pelo lado de fora da CPU (atrás), desparafuse a proteção das placas PCI, AGP ou PCI-Express.

Agora, para tirar a placa do computador, desparafuse a parte metálica do gabinete e com bastante cuidado segure essa parte da placa e retire ela de dentro do computador. Repita esse procedimento para outras placas do mesmo tipo, se você tiver. As placas do tipo AGP e PCI-Express possuem uma trava para desativar antes de retirar a placa do slot. Destrave mecanismo antes de tentar tirar a placa.

Retirando a fonte
Para tirar a fonte do gabinete, primeiramente é preciso desconectar seus cabos que estão alimentando a placa mãe. O conector desses cabos possui uma trava de segurança, sendo necessário pressioná-la e depois puxar o conector.
Agora, você deve desconectar os outros cabos da fonte que estão alimentando outros hardwares da placa. O mesmo procedimento para a placa-mãe deve ser realizado para os demais.
Para remover por completo a fonte, basta você retirar os parafusos que a prende no gabinete.

Cabos IDE: Desconectando
Os cabos IDE tornam possível o reconhecimento dos hardwares pelo sistema operacional. Você precisará retirá-los tanto da placa-mão quanto dos hardwares, mas é bastante simples. Puxe sempre pelo conector e tudo ocorrerá bem.
Para retirar o HD e os drivers de CD/DVD e disquete, basta tirar os parafusos que estão ao lado dos dispositivos.

Memórias
O processo para retirar as memórias é bastante simples. Procure por duas travas que estão na parte lateral dos slots da memória. Assim que encontrá-las, pressione ao mesmo tempo as duas travas no sentido vertical para baixo, até a memória desencaixar. Agora, com muito cuidado, pegue o pente de memória pelas bordas sem tocar nos contatos metálicos, pois isso pode gerar problemas.

Cooler e processador
Na hora de retirar o cooler, geralmente o dissipador vem junto. Basta destravar o cooler e retirá-lo, bem simples. Não se esqueça de desconectar o cabo de energia ligado na placa-mãe.
O processador é mais simples ainda: mude a posição da trava e levante-a para cima. Retire o processador com muito cuidado e pegando ele pelas bordas, sempre.

Placa-mãe
Para retirar a placa-mãe, será necessário utilizar uma chave Philips e tirar cerca de 6 parafusos. Ao levantar a placa, terá alguns cabos conectados a ela. Marque a posição deles e retire-os com cuidado. Esses cabos são responsável pelos botões POWER, RESET e alto-falante. Agora pegue a placa pelas bordas e retire ela do gabinete.

Para auxiliar nos detalhes desse procedimento, no corpo da matéria há um vídeo feito pela equipe do site Baixaki.

Realidade Virtual

Realidade Virtual\"Rua
Realidade virtual ou ciberespaço é um meio tridimensional gerado pelo computador que permite que o usuário veja, interaja e se manifeste em outros ambientes, utilizando experimentação sensorial e entenda dados bastante complexos. Essa interação se dá mais comumente através de usos de dispositivos como luvas, trajes específicos e capacetes que permitem ao usuário experimentar a sensação de realizar ações reais em outra realidade ficcional, em tempo real.

Na realidade virtual há uma imersão em um outro ambiente tridimensional, uma interação entre essa realidade e o usuário e um envolvimento nessa relação entre homem e máquina. Essa ideia de se estar em outra realidade, em outro ambiente, pode ser dada com dispositivos específicos ou, como em muitos parques ou museus, com a projeção de uma realidade em paredes, telas, piso ou teto. Nesse último caso não há a sensação de uma imersão nessa realidade. O sentido de imersão se dá devido aos sentidos diversos serem estimulados para isso. Não só a visualização, mas o som e a possibilidade do movimento. O uso dos capacetes que garantem a sensação da imersão é mais significativo, porém o uso de monitores e salas de projeção tem ocupado cada vez mais espaço dentro dessa outra possibilidade, a realidade virtual.

A realidade virtual é uma simulação da realidade, tendo as tecnologias como intermediário. Dentro dessa realidade permitida pela interface entre homem e computador, há duas divisões. Existe a tele-presença, em que sujeito pode interagir com os ambientes tridimensionais criados com outros usuários, podendo estes estarem em locais diferentes, se encontrando nesse mesmo ambiente virtual. Também tem a tele-operação, muito utilizada na educação à distância. Essa realidade virtual cria a possibilidade de interação entre vários usuários por meio de tele-conferências, por exemplo, ou por meio de robôs virtuais.

Essa realidade virtual pode ser dividida, para sua maior compreensão, em cinco tipos. A realidade virtual aumentada que se utiliza do capacete para criar a imersão do usuário no mundo virtual, usando elementos do mundo real. A realidade virtual de mesa, que se utiliza de monitores, óculos e projetores para garantir que essa realidade seja percebida e experimentada. A realidade virtual de simulação, que usa dispositivos para dar a ideia de que o utilizador está num ambiente virtual. E a realidade virtual de projeção, em que homem pode comunicar-se com personagens virtuais, mesmo estando fora desse ambiente.

Além do entretenimento, a realidade virtual está ocupando espaço em várias áreas. Ela está sendo usada em terapias, em que se podem criar ambientes que permitam ao paciente deparar-se com seus medos ou fobias e tentar enfrentá-las e superá-las. Também pode ser utilizada como recurso importante na educação permitindo que o educando experimente, manipule e aprenda através de inúmeras simulações da realidade.

A realidade virtual também auxilia na formação de médicos, paramédicos e salva-vidas, possibilitando, através de corpos e recursos virtuais, a aprendizagem e os procedimentos necessários para o atendimento em diversas situações, sendo elas de risco ou não. Além de estar presente em treinamentos militares. Ainda podem ser destacados também os famosos simuladores de voos, entre outras simulações, que permitem uma vivência que talvez, na realidade, a pessoa nunca venha a passar. Ou então a prévia experiência em um mundo virtual antes da prática na realidade em si.
O ciberespaço é um mundo virtual em expansão e à disposição do homem a fim de que vivencie experiências nunca antes imaginadas.

Aposte na tecnologia

Aposte na tecnologia\"Rua
A impressora para a resma: «É impressão minha ou o papel é teu?»

O que ninguém contesta é o importante papel da informática nos dias que correm. Embora ainda haja quem se dirija a uma retrosaria para comprar cortinas para o computador, alegando que tem o sistema Windows, a alfabetização informática constitui uma preocupação de diversas entidades, por várias razões.

Apesar de bastante disseminada e tendencialmente mais barata, a informática ainda não está ao alcance de todos. Há quem avance razões de ordem sócio-económica, de localização geográfica e ainda de natureza cultural e subjectiva (o facto de o sexo feminino parecer menos predisposto para as novas tecnologias, a atracção ou repulsa pelas máquinas, …).

Numa perspectiva de colmatar lacunas que podem apresentar-se como limitativas e até discriminatórias, há organismos empenhados em investir na formação de jovens em risco como agentes de transformação social. Isto pode ser, efectivamente, o ponto de partida para a melhoria da qualidade de vida de populações de baixos rendimentos económicos e parcos níveis culturais. Trata-se de desenvolver competências, pondo a inclusão digital ao serviço da inclusão social. Normalmente, estes jovens são artesãos e vão aprender a fazer cartazes e folders para a divulgação das suas produções artísticas. O objectivo primordial é transmitir conhecimento na área da informática, introduzindo os alunos no mundo das ferramentas digitais e proporcionando condições para que eles possam seleccionar as informações que lhes interessam no vasto universo de dados com que se deparam na Internet. Após o curso básico, existem opções com vista à profissionalização, como o curso de webdesign e montagem e administração de rede. Uma vez que estes cursos garantem qualificação, criam oportunidades no mercado de trabalho.

A forma prática como se abordam estas questões relega para segundo plano a teoria do enquadramento sociológico da Revolução Informática, deixando cair pessimismos humanistas e optimismos tecnocráticos. A avaliação do fenómeno informático faz-se, sob este prisma, recorrendo às evidências do que ele contribui para o futuro destes indivíduos e da comunidade que integram. Distinta da Revolução Industrial, a das informações transmite-se pelas mãos das pessoas. A inteligência artificial concede ao computador rudimentar poderes de visão, audição e senso comum.

Do ponto de vista sociológico, a análise da Revolução Informática leva a uma crítica severa dos determinismos alicerçados em preconceitos de superioridade tecnológica, assim como da ideia de que a revolução se processa de igual modo em todo o lado, independentemente das técnicas e da sociedade estabelecida, omitindo características, História e personalidade. Bom senso é o que não reina por tais mentes…

Conheça o Microsoft Fix It

Há momentos em que o Windows tem uma pequena queda de desempenho, geralmente um tempo após sua última formatação. Problemas do tipo: Media Player trava quando vai reproduzir alguma música ou vídeo; Atualizações automáticas não são instaladas; Efeitos de transparência não funcionam corretamente no Windows 7; entre outros.

Muitas dessas e outras pequenas dificuldades podem ser corrigidas com o auxílio do Centro de Suporte Microsoft Fix It. Esse site lhe da várias opções para que você escolha o que está causando problemas, por exemplo: Windows, Internet Explorer, Office, etc. Você opta por uma opção e solicita para que o sistema faça um diagnostico.

Porém, podem ocorrer situações em que você não esteja na internet, sendo assim não poderá utilizar os recursos do centro de Suporte Online, certo? Errado, pois nessas ocasiões, terá o aplicativo que pode ser utilizado offline, o Microsoft Fix It Portable. O software pode ser baixado em qualquer computador e executado na máquina com problema sem precisar instalar, ou pode também ser utilizado diretamente do pen drive.

Microsoft Fix It Portable

Para utilizar o software, basta você fazer o download dele no link abaixo, executá-lo e aguardar enquanto é baixado o pacote de arquivos, que é portátil e está em português brasileiro. Depois, escolha um diretório no sistema para ele ser salvo. Após todos esses processos, você precisa somente copiar essa pasta toda para o computador com problema e executar o arquivo “Launch Fix it.exe”. Uma tela será aberta e você deverá escolher, na lista de problemas, o que se adéqua ao seu caso e clicar em “Executar Agora”.

Link para download: http://go.microsoft.com/?linkid=9775982

Fix It Online

Caso o problema que você precisar reparar necessite estar conectado na internet, de preferência para a utilização do Centro de Suporte Online, pois ele disponibiliza mais soluções que a ferramenta offline. Em uma análise, se o Fix It encontrar um arquivo corrompido ou não encontrar algum que necessite, ele providenciará o arquivo automaticamente. Quando é necessário algum auxílio do usuário, por exemplo, para colocar o DVD do sistema operacional no drive, o software irá avisar com uma mensagem na tela. O programa ajuda bastante em ocasiões problemáticas, mas quando não há nenhuma dificuldade com a máquina, ele apenas analisa e informa que está tudo Ok.

Como arrefecer um portátil

O computador portátil deve ser limpo cuidadosamente a fim de arrefecer melhor. Este é o primeiro passo a efectuar para o manter novo e sem problemas.

Os portáteis são mais difíceis de arrefecer do que ao computadores fixos devido ao seu espaço ser mais reduzido. Assim o fluxo de ar é menor e com o pó pode aquecer mais especialmente se já for de há muito tempo. Eles têm as peças fixas e há vários modos ou técnicas de os arrefecer. Há quem use o aspirador, colocando o cano numa das saídas de ar quente, ou abra o computador e aspire a ventoinha. No entanto isto é arriscado para quem não percebe muito destas máquinas.

O melhor é fazer Undervolting que se torna mais económico, poupa bateria e reduz a voltagem dos componentes como o processador, placa gráfica, velocidade do disco rígido, etc. Tudo isto contribui para que o computador arrefeça e reduza o desempenho.

No entanto há portáteis que já trazem um botão dedicado para isso e que tem quatro modos de poupança, sendo a máxima para uso escritório, navegar na internet, multimédia (ver vídeos, jogos e outros), desempenho máximo.

Mas se o computado estiver em ide (sem fazer nada), estar no modo desempenho é o mesmo que estar no modo poupança bateria. Quando se faz um download ou se deixa simplesmente ligado deve colocar-se em poupança máxima, para não aquecer e gastar electricidade.

Apesar destes truques há ainda a possibilidade de comprar uma base portátil para arrefecimento. Podem ser em plástico, alumínio, com ventoinhas e com luzes. O alumínio é o mais indicado porque é um bom condutor de calor permitindo assim que o computador arrefeça por baixo.

Outra maneira é fazer aumentar a base por baixo do PC colocando aumentos em especial onde estão as borrachas. Deste modo arrefece a base e entra ar fresco. È por baixo que o ar é extraído por isso pode também deixar-se um espaço livre em volta do portátil, desligar os programas que não são necessários, aumentar a velocidade da ventoinha e arejar sempre a casa. Isto é também muito importante tal como fazer a manutenção do computador.

Quando se está a utilizar deve sempre desactivar-se os programas, fechar janelas o que permite mais espaço, mais fluxo de ar, gasta menos e poupa mais energia.

No verão torna-se necessário mais cuidados devido ao excesso de calor que faz dificultar o seu arrefecimento, especialmente se estiver muito tempo ligado. Assim o arejamento do computador e da casa é essencial.

Informática para a terceira idade

Com a evolução tecnológica que temos vindo a presenciar nestas duas ultimas décadas, podemos afirmar que a tecnologia veio para ficar e que independentemente das idades, esta encontra-se presente em todos os locais da nossa sociedade e marca presença em todos os lares e como tal não são os mais novos que se veem com confrontados com uma nova realidade mas sim os que vieram antes de nós e que nasceram num mundo em que o computador e outros gadgets vieram apenas mais tarde.

Uma coisa é certa, não há idade para se aprender! A tecnologia está aí a serviço de todos. As possibilidades da informática são imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à idade, classe social ou género. Diante deste facto, cada vez mais se vê pessoas com mais idade procurar instruir-se e aprender a lidar com as oportunidades e facilidades que os computadores podem propiciar, num mundo em que a informática ocupa um lugar estridente na nossa forma de funcionar em comunidade nesta aldeia global informatizada.

Existem inúmeras opções de cursos, prazos, tempos e modalidades. Há cursos específicos para pessoas com idade avançada, no qual o tempo de cada uma é respeitado, porém muitas pessoas com mais idade preferem buscar conhecimentos em cursos normais, sem delimitação de idade. A escolha fica por conta de cada um, porém é importante não parar no tempo e buscar outras formas de distração, trabalho e interação com o mundo.



A informática é a melhor opção atual para isso. Nela se pode comprar, conhecer novas pessoas, reencontrar antigos amigos, estudar, formar-se à distância eficar a conhecer locais e culturas distantes, entre inúmeras outras possibilidades. Quem não está a par dessa tecnologia, fica distante de um mundo de oportunidades e interação não apenas tecnológica mas também com todo um outro mundo.

Uma vez chegando à terceira idade, muitas pessoas pensam ainda que não são capazes de utilizarem o recurso da informática e ficam abismadas como seus netos têm tanta facilidade de manusear tais instrumentos. Quando tentam utilizar um computador, se deparam com uma dificuldade de lidar com esta nova tecnologia, o que por vezes, pode ser igualmente desmotivador é o facto que, muitos adultos, filhos e netos não terem paciência, por já dominarem a máquina, de passar informações e ensinar os mais velhos a trabalharem no computador.

A dica é procurar cursos ou aulas particulares com profissionais qualificados para ensinar e dar dicas do manuseio dos computadores. Para usar a informática não há limite de idade, as opções estão abertas para todos, independente da idade que tenham. As capacidades quanto à aprendizagem também são as mesmas. Uma pessoa de mais idade talvez exija um tempo maior para lidar com a máquina que uma criança que desde cedo já tem contato com a informática, mas de igual forma, se dedicar-se conseguirá usufruir das possibilidades que os computadores, programas e internet podem dar.

A grande diferença que distingue a aprendizagem da informática na terceira idade é romper barreiras e pré-conceitos impostos pelos mais velhos de que informática é para os jovens, acabar com o receio do manuseio da máquina e mostrar a amplitude do mundo virtual, já que os mais velhos viviam com a dimensão da realidade próxima, do palpável e do que poderia ser visto. A informática vai muito além disso, amplia mundos e conceções. O objetivo da informática na terceira idade é facilitar a vida da pessoa nas suas atividades diárias. Daí a importância de conhecer as possibilidades da informática e focar a aprendizagem naquilo que de fato vai ser necessário e importante.

Há pessoas idosas que usam a informática apenas para escrever cartas, outras só querem lidar com a internet, outras querem fazer transações bancárias para não precisarem mover-se aos bancos. Para cada pessoa uma necessidade e uma oportunidade que o computador oferece. A sensibilidade de quem ensina informática na terceira idade é mostrar ao idoso as ofertas e ensinar com calma e paciência o que ele realmente busca nessa tecnologia, aumentando sua autoestima e mostrando que todos são capazes quando se preparam e buscam conhecimentos que os qualificam para o que querem fazer.

A informática na terceira idade só vem a trazer benefícios, além de ser uma excelente atividade mental, pois auxilia na manutenção da memória, proporciona também a apreensão de algo novo e valoriza a vida e a experiência das pessoas,, enquanto seres humanos, vivendo neste planeta e que têm agora de fazer parte um planeta interligado, não só fisicamente mas também digitalmente.

A dependência da informática

Estamos, indubitavelmente, na era da informática. Os programas de software são cada vez mais exigentes, o que obriga a um aperfeiçoamento constante do hardware. O software exige que a máquina (hardware) detenha predicados que permitam trabalhar com maior rapidez e eficácia superior. Sendo assim, as evoluções de software e hardware andam a par e esta concomitância leva a que, tanto particulares como empresas, se vejam na iminência de proceder a investimentos sucessivos de renovação dos equipamentos, nomeadamente no que respeita aos computadores portáteis.

É clara a relação de proximidade entre a informática e a gestão, sua “freguesa” de eleição. A própria construção de sistemas de informação no interior de uma estrutura organizacional é percepcionada como um acto de gestão. A natureza técnica fica subjugada aos objectivos a atingir e a dimensão da intervenção informática constitui apenas um pormenor.

Não obstante a curta “vida” dos aparelhos, a decisão de aquisição ou substituição destes obedece a determinadas ponderações, sobretudo em tempos de crise. Há empresas que optam pela via do crédito bancário, outras que negoceiam prazos de pagamento mais alargados, e ainda outras que preferem aguardar alguma retoma económica para então investir. Muitas apostam na vertente informática para reduzir ao mínimo os custos com a mão-de-obra, e a actualização contribui grandemente para a rentabilização dos negócios. Não será fácil nem muito expectável encontrar, nos dias que correm, uma empresa que subsista sem estar dotada de rede informática. A dependência da tecnologia pode estar relacionada com tarefas internas, tais como a facturação e a gestão de stocks, com a premente necessidade de comunicação (com fornecedores, sócios, clientes, ou mesmo colegas de função), com certos cálculos e projecções, com estatísticas e simulações, enfim, a actividade económica encontra-se alicerçada, quase na totalidade, nos instrumentos informáticos.

A “vassalagem” prestada aos computadores deve, porém, revestir-se de uma boa dose de bom senso, a fim de se evitar cair em excessos e mergulhar naquilo que alguns apelidam de “stress digital”. Este estado de “nervoso miudinho” advém da exigência de adaptação do utilizador ao manuseamento dos engenhos e às novas possibilidades de relacionamento com o mundo. O mau uso tecnológico sacrifica relações afectivas, o são convívio com outras pessoas, e conduz a repertórios de vida depauperados e diminuídos em diversos aspectos, podendo ainda ser o móbil da baixa de rendimento na escola ou no emprego.

Afigura-se, portanto, vital a concepção de ideias para atenuar o isolamento e de estratégias que precavenham a demasia de tarefas a realizar. Deste modo, além de se defender contra o “stress digital”, esquiva-se ao título de “maluquinho (a) dos computadores”…

Dicas para seu notebook durar mais

Ter um notebook hoje em dia é sinônimo de grande versatilidade, pois devido ao seu tamanho e peso reduzidos podemos facilmente transportá-lo conosco para vários lugares.

O que me agrada em um notebook também é a eliminação de fios , pois os notebooks tem a possibilidade de se configurar sinal wi-fi, bastando para isso ter um roteador , eu mesmo uso meu notebook apenas com o cabo de energia conectado, eliminando assim a confusão de fios.

Porém os notebooks requerem cuidados especiais para aumentar sua vida útil, pois são mais frágeis que os computadores de mesa e como transportamos ele para vários lugares, o risco de quedas e batidas é bem maior.

Mas com alguns cuidados podemos assegurar que nosso notebook tenha uma longa vida útil.

Os notebooks por serem compactos tem mais dificuldade de dissipar o calor, por isso é muito importante nunca deixar ele com as aberturas de ventilação bloqueadas,procure nunca usar o notebook em cima da cama,ou em alguma superfície que impeça a ventilaçao, pois isso pode causar aquecimento acima do normal e danificar componentes.

Utilize um suporte com cooler externo, isso ajuda a manter seu notebook em uma temperatura ideal, existem vários modelos no mercado de cooler externo com preços bastante razoáveis.

Nunca deixe seu notebook exposto em locais muito úmidos ou sob a luz do sol, isso pode levar a danificação dos componentes internos.

Não faça refeições ou lanches junto ao seu notebook,além de sujar o notebook, pode se derramar líquido nele . Quando for fazer limpeza no notebook, use uma flanela e nunca use qualquer líquido como álcool, procure líquidos apropriados para limpeza de notebooks em lojas especializadas do ramo.

Procure sempre realizar ciclos de carga e descarga na bateria, quando a bateria estiver descarregada, carregue ela completamente e se desejar retire a bateria do notebook quando estiver conectado a energia elétrica.

E muito cuidado na hora de transportar, procure nunca derrubar seu notebook e evite movimentos bruscos o ideal é adquirir uma capa ou algo similar para guardar seu notebook quando ele não estiver em uso.

Use antivírus de qualidade para garantir que seu notebook não seja atingido por vírus ou outros tipos de pragas virtuais, lembre-se um notebook é como um carro, se você investir nele, ele funcionará sem problemas por muito tempo.

Ter um notebook é bastante prático e tomando os devidos cuidados você estará assegurando vida longa a seu equipamento.

Os benefícios do Computador

Os benefícios do Computador\"Rua
O recurso ás modernas tecnologias está cada dia mais difundido por quase todo o mundo. Pessoa de todas as idades fazem uso do computador para aprender, difundirem os seus conhecimentos, comunicar, encontrar novas amizades e por puro lazer. Hoje em dia quase todos os empregos estão informatizados e torna-se quase impossível as pessoas viverem sem o computador, quer seja em casa ou no trabalho.

Este meio torna-se muito útil nas escolas e até os mais novos aprendem com ele. Significa que todas as faixas etárias sabem trabalhar e usar os seus recursos quer seja a nível didático ou não.

No entanto, ainda há muita gente que confunde a Web com a Internet. Deste modo há quem use os dois termos para se referirem ao mesmo conceito,mas na realidade são coisas distintas.

Refere-se que a Internet é uma rede global de computadores que estão interligados e comunicam entre si por meio de redes de telecomunicações. Por outro lado a Web utiliza a Internet para aceder e ligar web sites. É ela que fornece a sua infraestrutura que possibilita o funcionamento da Web. Esta usa uma grande variedade de recursos tais como: o correio eletrónico, os fóruns de discussão e os newsgroups.

Deste modo a internet faz a ligação dos mais diversos locais entre si. Como podemos constatar, a imensidade de páginas Web satura o tráfego.

Para aceder à Web, torna-se necessário um computador ligado ao modem, sendo este que converte os sinais do computador em sinais que são transmitidos através de linhas telefónicas ou outras.

Na Web podemos ver todo o tipo de informação, assuntos dos mais variados interesses. É como que um armazém de informação para todo o mundo.

A criação do computador, a informática e a revolução dos nossos sites

Com o crescimento da população, e o desenvolvimento do capitalismo surgiram novas necessidades para o ser humano. Armazenar e transferir grandes quantidades de dados e informações tornaram-se um problema e barreira a transpor. O homem criou assim o que conhecemos presentemente como, computador. Esta invenção veio a possiblitar a resolução de um problema e nos nossos dias, o computador pessoal (PC) atinge a todas as classes, tornando-se numa das invenções mais revolucionárias da humanidade, talvez apenas comparada à invenção da roda e da morfina. A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.

Nele nós encontramos tudo que precisamos a distância, dando-nos a ilusão que hoje parecem não existirem barreiras entre a informação existente, a informática tem como o maior objetivo informar pessoas e transmitir conhecimento, com solidez e conhecimento profissional, dando às pessoas a capacidade de analisar, propor soluções, que por sua vez, dá asas à criação de sistemas
informatizados personalizados, a ambientes de trabalho diferentes, de ensino e aprendizagem;
Com a informática realizamos trabalhos de pesquisa interdisciplinar, visando conhecimento e técnica.

Na informática empresarial, são introduzidas novas técnicas, identificam-se novos modelos, resolvem-se emergências com conteúdo e organização produtiva, trabalho e trabalho a distância, isto tudo, mais flexibilidade.

A informática, que surgiu para vir dar uma solução a um problema relativo à transferência de informação, acabou por vir a transformar a sociedade, tal como a conhecíamos a alguns anos atrás. Para além de ajudar a preparar as pessoas para o mundo do mercado de trabalho, veio a trazer também, avanços na educação, cultura, artes, mudando a perceção de coisas que já eram para nós conhecidas.
Com o computador encontramos pessoas, fazemos amigos, criamos laços de amizade, fazemos compras, tiramos nossas dúvidas, e criamos até uma nova linguagem, fazemos e desfazemos, falamos com pessoas a distância e até mesmo podemos realizar chamadas telefónicas.

Hoje nos não precisamos sair de casa para comprar, pois temos o que comprar e onde comprar, encontramos lojas, novidades, ótimos preços, tudo mudou, muito foi facilitado, fazendo com que, por vezes, o tempo e a distancia, pareçam não ter importância ou até mesmo que existam.

O mundo moderno não vive sem informática, e seus avanços que são tão rápidos que torna-se difícil ficar-se atualizado, sem por vezes, meter-mos “o pé na poça”.

A criação dos sites é uma revolução, neste podemos encontrar a informação que procuramos e produtos que precisamos de comprar, existem sites para todos os gostos, no nosso site você
encontra as mais variadas opções, e para cada gosto um pouco, venha visitar-nos, e teremos todo o gosto de o ajudar a encontrar o que precisa.

a historia da informatica

Visto que a informática é uma das áreas que mais importância ganhou na sociedade moderna, no nosso dia a dia, é relevante ser traçado o seu percurso histórico, visto que é relevante muitas vezes até mesmo para trabalhos realizados por estudantes, ao longo do seu percurso académico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são a base de qualquer empresa/negócio ou até mesmo do saber base social de cada um de nós, enquanto membros ativos da sociedade.

O primeiro computador, o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator) anunciado a 1946, era uma máquina gigantesca que ocupava um espaço tremendo de 62 metros quadrados, pesando cerca de 27 toneladas, constituído por motores e válvulas, sendo utilizado para realizar os cálculos matemáticos a serem utilizados no funcionamento da bomba de hidrogénio.
Dez anos depois surge no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o primeiro computador que utilizava agora, transístores como ferramenta na manipulação da informação computada.

Cronologia da Informática



Em 1963 é patenteado o rato e no ano seguinte, um pesquisador norte-americano projetou e criou a primeira rede de computadores interligada por fios.

Cinco anos depois a IBM desenvolveu o Ramac 305, utilizando discos de memória de 5 megabits.

Em 1975 foi desenvolvida a linguagem Basic, a primeira linguagem para microcomputadores. Ainda no mesmo ano, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft. No ano seguinte, Steve Wozniak e Steve Jobs criam a Apple Computer Company.




Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. A partir dai estava lançada a “guerra” entre as empresas e foi sempre uma disputa a ver quem fazia melhores descobertas a nível de informática.

Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0.

Em 1989 Tim Berners-Lee criou a World Wide Web que originou a Internet. Em 1991 é lançado o sistema operacional Linux.
Foi a redução de tamanho e o aumento na velocidade e capacidade de processamento, a maior prova da evolução extremamente rápida das capacidades tecnológicas e científicas da Humanidade, uma vez que este “salto“, desde o ENIAC ao primeiro PC, deu-se apenas, em 30 anos.

O Windows 95, foi visto quase como que o primeiro sistema operativo que era intuitivo e de fácil utilização, pelo grande público. Até então, o computador não era algo que fosse propriamente para o orçamento e/ou entendimento das massas. Este tipo de sistema operativo veio a preencher a lacuna entre o consumidor em geral e o mundo das novas tecnologias, contribuindo para que o PC (Personal Computer) se tornasse apenas mais um eletrodoméstico, cada vez mais pequeno e avançado.

Atualmente, o PC é como que um ser de rápida evolução, isto é visível na sua portabilidade/ tamanho e na complexidade de operações que consegue executar, tanto a nível de arquitetura de hardware (parte física do computador), como processadores mais velozes, maior capacidade de RAM, a arquitetura do Serial BUS e métodos de arrefecimento mais eficientes e avançados, como a Hidro-refrigeração, que consiste na utilização de água como método de arrefecimento.

Em termos de software, é de notar e referenciar uma também rápida evolução,no que diz respeito às operações que hoje nos é possível realizar no PC de nossa casa, desde estudos astronómicos, a criação de elementos gráficos e composição de vídeo e até mesmo, o desfrutar de experiências lúdicas, nomeadamente, jogos de computador, que conseguem criar realidades alternativas de alto detalhe, sendo algo que já todos tomámos quase como um bem essencial ou apenas mais um acessório em nossas casas ou escritórios.
Com esta evolução, surgiu também toda uma nova forma de linguagem cibernauta que tem transparecido para o nosso quotidiano. Uma linguagem composta por abreviaturas, terminologias e estrangeirismos, na sua maioria ‘emprestados’ da Língua Inglesa. Isto deveu-se, principalmente, à abertura das vias de comunicação internacionais, que só foram possíveis, com o uso da Internet como um meio de uso comunicacional diário.



Enquanto utilizador de um computador pessoal e da Internet, já me vi sujeito a muitos prós e contras da Web, como a via de comunicação que é. Esta, foi criada inicialmente como um projeto governamental nos Estados Unidos da América, para servir propósitos militares, tornou-se rapidamente um fenómeno mundial, que inicialmente servia para tornar possível a transferência de dados entre países e continentes de forma rápida e sem custos. No entanto, agora tornou-se também uma nova forma de realizar a divulgação e marketing de novos produtos, bem como a venda dos mesmos, o que deu origem ao e-commerce, o que efetivamente, torna o nosso quotidiano muito mais facilitado, possibilitando a compra de bilhetes para eventos socioculturais por via eletrónica, entre outros.
Estas novas possibilidades, que surgiram com a Internet, trouxeram, consequentemente, perigos para as crianças e adolescentes a nível mundial, nomeadamente, os perigos associados às redes sociais e chats, como regularmente são mostrados pela comunicação social, relativamente a raptos e casos de pedofilia, facilitados pelo acesso à Internet, dessas mesmas crianças e adolescentes.

De referir, por fim, os perigos que surgiram com o aparecimento do movimento Hacker no final dos anos 80 e teve o seu pico nos anos 90, vindo a colocar em jogo, questões como a liberdade e privacidade, do cada vez mais crescente número de internautas, devido à aparente facilidade com que se podia aceder, de forma ilegal, a informação restrita e confidencial dos mesmos, muitas vezes recorrendo à publicidade enganosa, como forma de lançar os seus spam’s, bots e trojans (vírus informáticos), para recolher informações relativas aos utilizadores infetados.

A Internet veio mandar abaixo as fronteiras físicas entre os diversos países, Línguas, culturas e comunidades. Considero que esta, tal como muitas outras evoluções que se deram na História Humana, traz consigo as vantagens acima referidas, mas também desvantagens, na medida em que a referida nova linguagem cibernauta, facilmente entra em choque com a linguagem e formas de comunicação a utilizar no nosso dia a dia, criando por vezes, barreiras na forma de expressão escrita e oral de algumas pessoas. Ao ouvirmos expressões como, Blog, Chat, MSN, Facebook e E-mail, apercebemo-nos automaticamente que há que alterar todo um método de pensamento pois existe um outro mundo (mundo digital) a fundir-se, constantemente com o nosso, e que a realidade que se vivia há uns anos atrás ficou para trás.

Dicas de windows xp

Acelerando o menu iniciar do windows
Iniciar / executar /regedit / HKEY_CURRENT_USER /Control panel /Desktop /Menushowdelay
altere o valor atual para 0 e feche o regedit

Atalhos do windows xp
Windows: Mostra o Menu Iniciar
Windows + D: Minimiza ou restaura todas as janelas
Windows + E: Abre o Windows Explorer
Windows + F: Abre o Pesquisar para arquivos
Windows + R: Mostra a janela Executar
Windows + L: Tranca a tela
Windows + U: Abre o Gerenciador de Utilitários
Windows + CTRL + F: Mostra o Pesquisar para computador (em rede)
Windows + Shift + M: Desfaz minimizar (para todas as janelas)
Windows + F1: Para Ajuda e Suporte
Windows + BREAK: Mostra as Propriedades de Sistema

Cancelando a inicialização de programas com o windows
Iniciar / executar / msconfig
Na guia inicializar desabilite os programas que deseja que nao iniciem com o windows

Elimine os balões do windows

Se o Windows XP está pondo à prova sua paciência, com seus balões insistentes de recados, você pode simplesmente desativá-los. Execute o registro, procure a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\Current
Version\Explorer\Advanced. Clique no menu Editar> Novo > Valor e escolha a opção DWORD. Entre com o texto EnableBalloTips" e dê enter. Escolha para essa variável o valor 0 (zero).

Ativação do Windows

Em caso de dúvida sobre se seu Windows está mesmo ativado, digite o comando abaixo no prompt de comando ou em Inicicar/Executar:
oobe/msoobe /a

Faça o Internet Explorer abrir mais rápido

Um bug original do Windows 2000 acabou permanecendo no Windows XP, levando o Internet Explorer a pesquisar por tarefas agendadas sempre que é aberto.
Você pode eliminar esse problema encontrando o seguinte item do registro:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Explorer\RemoteComputer\NameSpace
Encontre então na coluna da direita a chave ClassId key {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF} e a delete simplesmente. Saia então do registro e abra o Internet Explorer. Observe a diferença!

Iniciar programas rapidamente

Ao lado do menu Iniciar existe a barra de Inicialização rápida, onde se pode criar atalhos para seus programas favoritos serem iniciados de forma rápida e fácil. Basta "pegar" um ícone de programa ou qualquer arquivo com o mouse e arrastar para a barra. Note que não é o programa, mas sim um atalho dele, que ficará na barra. Para excluir, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher Excluir. Para que a barra funcione, é preciso que esteja habilitada no menu Propriedades/Barra de Ferramentas/Inicialização rápida. Para habilitá-la clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha Propriedades.

Desligando o Windows em hora programada

No prompt de comando digite shutdown -t xx (onde xx é o tempo em segundos). Para anular o desligamento digite: shutdown -a. Para reiniciar o computador digite shutdown -r. Caso você queira programá-lo para desligar automaticamente após um tempo maior de uso, use programa próprio para isso em nossa área de downloads.

Foxit PDF Suite (Reader, Editor, Creator, Page Organizer)

Foxit PDF Reader PRO é um magnífico leitor de arquivos portáteis — conhecidos como documentos PDF — gratuito que permite visualização, conversão e impressão com uma facilidade imensa. Ele não contém telas de carregamento, nem telas de "Bem-vindo", que acabam atrapalhando ao invés de ajudar. Ele realmente é ágil, pois basta dar um clique duplo no programa e abrir seu documento PDF - sem complicações.

Foxit PDF Editortorna possível alterar o conteúdo de um documento PDF, como se fosse outros tipos de documentos editáveis (DOC, TXT e etc.) O fato é que realmente são raras as ferramentas de edição de arquivos PDF que realmente funcionem como um editor normal. No entanto, com esta ferramenta, você poderá editar seus documentos PDF da maneira que quiser.

Foxit PDF Creator é um Criador de PDF que funciona como uma impressora virtual permitindo que qualquer aplicação com capacidade de impressão gere documentos de PDF de alto-qualidade convenientemente e eficientemente. Como o Leitor popular de Foxit, Criador de PDF de Foxit é projetado especialmente e é baseado nas mesmas tecnologias de PDF de âmago de Foxit. Com capacidade poderosa de procura e alto-desempenho PDF exibir e processamento, é pequeno, rápido e exato para converter qualquer formatos populares de arquivo a arquivos profissionais de PDF de qualidade. Uma vez instalado como um motorista de impressão, capacita criar arquivos de confiança de PDF numa velocidade incrivelmente rápida enquanto reter o olhar e sente-se dos documentos originais.

Foxit Page Organizer é um aplicativo que permite dividir e juntar arquivos PDF, reorganizar páginas, organizar as marcações, adicionar anotações e criar links.

Download : http://anonym.to/?http://rapidshare.com/files/94146757/FoxitPDFSuite.rar

Virtualização (Virtual Machine – VM) com VirtualBox

O que é Virtualização?

Virtualização pode ser entendida como o processo de executar vários sistemas operacionais em um único equipamento. Uma máquina virtual (VM ou Virtual Machine) é um ambiente operacional completo que se comporta como se fosse um computador independente. Com a virtualização, um servidor ou desktop pode manter vários sistemas operacionais em uso simultaneamente.
Já imaginou dentro do seu Windows, rodar o Ubuntu simultaneamente? Com a virtualização você pode.

Vantagens da Virtualização

  • Segurança: as VM’s (Virtual Machines) são isoladas e independentes umas das outras
  • Redução de custos: necessita-se de menos hardware (menos dispositivos físicos, como computadores, switches etc.) para gerenciar uma rede
  • Redução do consumo de energia: devido a redução na quantidade de dispositivos
  • Melhor aproveitamento do espaço físico: com menos máquinas a necessidade de espaço diminui
  • Melhor aproveitamento do hardware: com o compartilhamento de hardware entre as VM’s numa mesma máquina, reduz-se a ociosidade do mesmo.
  • Possibilidade de simular redes de computadores com menor demanda de hardware: É possível montar uma rede toda dentro de um ambiente virtual.
  • Facilidade ao migrar ambientes: evita reinstalação e reconfiguração dos sistemas a serem migrados.
  • Utilização de uma VM como ambiente de desenvolvimento: possibilita testes em SO’s distintos e, por prover um ambiente isolado, evita que falhas na configuração e/ou execução, ou até mesmo vírus, danifiquem o hardware da máquina.
  • Autonomia de aplicativos: Quando cada aplicativo está inserido em seu próprio servidor virtual é possível evitar que upgrades e mudanças gerem impacto em toda rede e venham a comprometer a rotina de trabalho.
  • Conformidade ideal: Várias tecnologias de sistemas operacionais podem coexistir em uma única plataforma. Ou seja, é possível haver sistemas Windows e Linux coabitando o mesmo espaço, o que é uma grande vantagem para as empresas que vêm renovando sua infraestrutura de TI ao longo dos anos.

Tutorial de instalação e configuração de uma Máquina Virtual (VM) utilizando o Virtual Box

1 - Instale o programa VirtualBox e depois abra-o.
2 – Para iniciar a criação de uma nova Máquina Virtual, clique no botão Novo e depois em Próximo.
3 – Na próxima janela, coloque primeiro o nome que deseja dar a VM (Máquina Virtual). Abaixo, selecione o S.O. e a versão que será instalada.
4 - Memória RAM – Selecione a quantidade de memória RAM que será utilizada pela sua VM. É recomendado colocar de 1/3 a 1/4 da memória do computador hospedeiro, mas devemos levar em consideração também qual sistema será instalado virtualmente. Na figura abaixo, colocamos 1024 MB (1GB) da Memória RAM para a Máquina Virtual (Ubuntu) de um total de 4046 MB (4GB) de memória disponível no computador hospedeiro (físico).

5 – HD – Na próxima etapa, devemos definir as configurações do HD Virtual. Se for a primeira instalação, devemos selecionar a opção para Criar novo disco rígido. Caso já tenha criado um disco virtual anteriormente, você pode utilizá-lo selecionando a opção Utilizar disco rígido existente. Clique em Próximo para prosseguir e em Próximo novamente para selecionar o Tipo de Armazenamento do Disco Rígido.

6 – Agora, devemos selecionar o tipo de armazenamento do nosso HD Virtual. A descrição da diferença das opções é bem clara. Selecione aquela que lhe convir e clique em Próximo.
7 – Agora, você deve indicar onde o seu HD Virtual será criado e seu S.O. será instalado (no exemplo, ele foi criado em : “D:\Maquinas Virtuais\Windows XP + Ubuntu\”, Ubuntu.vdi é o nome da imagem, seguido pela sua extensão).
Na parte de baixo, devemos indicar o Tamanho do nosso HD Virtual. Clique em Próximo após definir estas configurações e em Finalizar para concluir esta primeira parte.
8 – Devemos agora fazer algumas configurações para customizarmos e otimizarmos nossa VM.
Selecione a VM e clique em Configurações.
Na opção Sistema, configure a Ordem de Boot (assim como fazemos no SETUP da placa mãe).
Em Recursos Estendidos, devemos marcar a opção Habilitar dispositivo de apontamento absoluto se estivermos utilizando teclado e mouse USB, para melhor funcionamento dos mesmos.
9 - Na opção Tela, em Memória de Vídeo, aumente a quantidade de memória destinada ao vídeo para obter uma melhor resolução. Se desejar, pode habilitar as opções de Recursos Estendidos para otimizar o desempenho em relação às placas gráficas.
10 - A opção Armazenamento nos mostra informações sobre o nosso HD Virtual e sobre o nosso Drive de CD físico, que é compartilhado para a Máquina Virtual. Devemos indicar como o nosso sistema será instalado, ou seja, se utilizaremos um CD-ROM ou uma ISO de um S.O. Se formos utilizar um CD para instalação, basta selecionarmos o nosso Drive de CD. Mas se formos instalar através de uma ISO, devemos indicar onde esta imagem está localizada. Para isso, clique sobre o ícone do CD, e na parte direita clique sobre a pasta de procura. Será aberta uma janela (como a do exemplo abaixo) do Gerenciador de Mídias Virtuais.
Clique na guia Imagens de CD/DVD, depois no botão Acrescentar. Indique então onde sua ISO está localizada e clique em Selecionar.
11 – Na opção Rede, devemos indicar na opção Conectado a: Placa em modo Bridge. Isso fará com que a placa de rede virtual, receba um endereço IP independente, mas de acordo com a faixa de IP configurada na nossa placa de rede física.
Pronto! Agora basta clicar em Iniciar para ligar a sua Virtual Machine.
Observações: O Virtual Box oferece uma série de configurações personalizadas para você customizar a VM à sua maneira, tais como: simular mais núcleos para o seu CPU, criar pastas compartilhadas entre a VM e o PC Hospedeiro, criar diversas placas de rede Virtuais, dentre outras. Explore estas opções mais afundo e tire suas próprias conclusões.
Alguns comandos básicos do Virtual Box:
  • CTRL Direita – Ao utilizar esta tecla dentro da janela da Máquina Virtual, isso fará com que ela capture os ponteiros do mouse e teclado para a VM, ou libere (caso estejam capturados) para o PC Hospedeiro.
  • CTRL Direita + F – Ativa o modo FullScreen ou retorna ao modo janela (caso FullScreen esteja ativado).
  • CTRL Direita + Del – Insere CTRL+ALT+DEL
  • CTRL Direita + P – Pausa o Sistema
  • CTRL Direita + R – Reinicializa o Sistema
  • CTRL Direita + H – Desliga o Sistema

Virtualização para pequenas empresas

Já havia falado no passado, mas sempre vale a pena repetir até ficar institucionalizado: “Quem não utiliza a virtualização em seu negócio está perdendo dinheiro”. Infelizmente o mercado de virtualização para pequenas empresas ainda não saiu do colo da mamãe e ainda vai demorar a aprender andar. As empresas continuam investindo pesado em modernas estruturas de hardware e fazem uma máquina que poderia trabalhar por 10 ser utilizada para tarefas que eram realizadas há cinco ou dez anos.
Para aqueles que ainda não entendem como poderiam utilizar a virtualização em sua empresa ou até gostariam, mas não sabem por onde começar, eu listei abaixo algumas dicas que podem ajudar nesta decisão.
VIRTUALIZAÇÃO É UM TERMO GENÉRICO COM MUITOS SIGNIFICADOS
A virtualização pode servir para uma série de propósitos como centralizar diversos servidores virtuais em apenas uma máquina física. Atualmente é a maneira mais simples e barata para centralizar o gerenciamento, facilitar o backup e a recuperação de desastres. Mas ela ainda pode oferecer:
  • Virtualização de Desktops – Você pode utilizar outros sistemas operacionais dentro de sua máquina, testar aplicativos, manter sistemas antigos e hardwares que não funcionam nos sistemas atuais.
  • Ambientes de testes – Implantar atualizações e aplicativos que você não sabe qual comportamento pode causar em seu computador mesmo depois de desinstalados.
  • Virtualizar apresentações – Você pode reunir pessoas de diversos locais para rodar uma apresentação em um lugar remoto mesmo estando distante do computador que tem a apresentação.
  • Virtualização de aplicativos – Não é de hoje que é possível rodar aplicativos nas máquinas dos clientes sem ter que instalar ou configurar estes no hardware local. Simplesmente é possível instalar o aplicativo no servidor de virtualização e disponibilizá-los para seus usuários.
VIRTUALIZAÇÃO VAI ALÉM DO WINDOWS
Existem muitas tecnologias de virtualização. Algumas delas podem ser utilizadas em computadores sem Windows. Você também pode utilizar sistemas não Windows em máquinas com Windows ou até mesmo utilizar Linux e Windows em sistemas Mac OS X. Outras soluções de virtualização são:
  • Xen (agora pertencente a Citrix), uma das mais populares soluções de virtualização feita em Linux;
  • Q, uma solução open source baseada no QEMU para rodar em Windows ou Linux em um Mac; e
  • Open VZ, para criação de servidores virtuais em um ambiente Linux.
VIRTUALIZAÇÃO PODE MELHORAR A SEGURANÇA
Separando as funções de um servidor em diferentes máquinas virtuais ao invés de ter diversos aplicativos concorrendo em um mesmo espaço de memória pode aumentar a segurança e performance. Você também pode criar um ambiente isolado, conhecido como “sandbox”, no qual é possível isolar aplicações que podem ter um risco de segurança mais elevado.
VIRTUALIZAÇÃO PODE AUMENTAR A DISPONIBILIDADE E AJUDAR EM RECUPERAÇÃO DE DESASTRES
Fazer backup de máquinas virtuais e recuperá-las é bem mais rápido e fácil que os métodos tradicionais de formatar, reinstalar o sistema operacional, aplicar atualizações e os aplicativos e ainda fazer o restore dos dados. Você pode ainda retornar a máquina virtual em outro hardware, em caso de problemas com o hardware atual, sem ter que aplicar novos drivers e configurações. Isto significa em produtividade, já que você não terá um colaborador parado esperando o computador retornar ao estado original.
NÃO SUBSTIME O VALOR DAS FERRAMENTAS GRATUITAS
A maioria dos aplicativos de virtualização possuem uma versão gratuita, como VMware Server, Citrix XenServer Express e Microsoft Hyper-V. Elas oferecem uma grande experiência para criar ambientes de testes e avaliação de compatibilidade e performance. Algumas vezes ter um servidor com uma solução de virtualização gratuita rodando um pequeno número de máquinas virtuais é mais recomendado que adquirir pesadas soluções que seriam impraticáveis para algumas empresas.
VIRTUAL APPLIANCES SÃO INCRÍVEIS!
Virtual Appliances estão abrindo espaço no mercado cada vez mais com o crescimento e popularização da virtualização. O modelo de VA é simplesmente uma proposta de máquinas virtuais pré-fabricadas que oferecem uma série de funcionalidades enlatadas. AA VAs estão disponíveis e preparadas para funcionar como servidores de DHCP ou ambientes de desenvolvimento e basta você entrar em um “Supermercado de VAs” para escolher a melhor que sirva ao seu propósito e o melhor de tudo que muitas ainda são gratuitas e sem a necessidade de aquisição de licenças adicionais.
Estas são apenas algumas dicas das inúmeras possibilidades que a virtualização já oferece, portanto, espero que fique convencido de utilizar a virtualização de alguma forma da próxima vez que tiver que formatar alguma máquina ou for adquirir um novo servidor. Recomendo a leitura do artigo “20 things you should know about virtualization”, de Debra Littlejohn, de onde estas dicas foram tiradas.

Distinções de Computação em Nuvem (Cloud Computing) e Computação em Grade (Grid Computing)

Introdução
O processo de evolução dos meios de comunicação e de diversas tecnologias reflete nitidamente na vida das pessoas e das empresas em geral. Com a evolução da internet as empresas estão utilizando de diversas possibilidades para deixar cada vez mais seus produtos ou serviços competitivos no mercado. Dentre as diversas e conhecidas vantagens que as empresas podem utilizar na internet, estão o conceito de computação em nuvem e computação em grade. A seguir é abordado o conceito de computação em grade e computação em nuvem, bem como suas diferenças.
O que é computação em grade?
Nos dias de hoje a capacidade de processamento é limitada, tanto em nossos computadores pessoais ou mesmo em servidores de diversas empresas. Agora imaginemos ter a disposição mais taxa de processamento assim que a demanda de processamento do servidor estiver no pico, isto sem a necessidade de conhecer todo o aparato computacional que existe através deste processamento. Este conceito de processamento é chamado de Computação em grade (Grid Computing).
Computação em grade tem o objetivo de combinar poder de processamento de milhares ou até milhões de pequenos computadores ligados em redes locais ou redes de longa distancia para que seja possível processar grandes tarefas em um determinado servidor. As aplicações de computação em grade são executadas em um servidor virtual, no qual tem integração com outros recursos capazes de compartilhar recursos de forma rápida e de fácil gerenciamento.
O que é computação em nuvem?
Computação em nuvem (Cloud Computing) tem o objetivo de fornecer todos os recursos computacionais como um serviço através da internet. Um exemplo é que no inicio do século XIX, durante a revolução industrial, as indústrias tinham que produzir sua própria energia elétrica ou mecânica. Hoje em dia as indústrias consomem energia como um serviço, pagando somente o que se utilizar [1]. A computação em nuvem tem uma proposta similar, onde os recursos computacionais passarão a ser responsabilidade de empresas especializadas, onde irão gerenciar os recursos e comercializá-los como serviço através da internet.
Computação em nuvem pode ser descrito como um imenso ambiente de servidores virtuais ou físicos, chegando a um conceito de recursos computacionais que contemplam capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados na internet [2].
Diferenças de conceito entre Computação em Grade e Computação em Nuvem
Existe sempre uma confusão entre o conceito de computação em nuvem e computação em grade, pois ambos compartilham os mesmos objetivos de redução de custos, aumento de flexibilidade e acessibilidade de recursos [3].
O conceito de computação em grade é basicamente oferecer poder de processamento através de algum mecanismo, já de computação em nuvem é fornecer toda pilha de recursos computacionais sob demanda, através da internet e consumindo como um serviço. Apesar das similaridades, os paradigmas trabalham com conceitos diferentes que podem trabalhar em conjunto ou podem trabalhar de forma isolada.
Podemos tomar como exemplo duas situações:
Situação A
Uma empresa de engenharia necessita de um servidor com alta performance para realizar cálculos para uma determinada solução. Esta empresa não dispõe de capital para realizar a compra de um servidor que atenda a sua necessidade neste momento.
Neste caso esta empresa de engenharia pode contratar um fornecedor especializado de Grid Computing, onde o fornecedor vai fornecer um ambiente de processamento que atenderá a necessidade da empresa de engenharia. Através deste ambiente de processamento existem diversas máquinas com os processadores ociosos, partindo disso existe um servidor central que irá gerenciar o processamento de todos os cálculos, onde receberá através da internet de cada maquina com o processador ocioso um fragmento da informação processada. Logo temos um servidor com alto poder de processamento.
Situação B
Uma pequena empresa de manufatura necessita de aplicativos de escritório como, por exemplo, o pacote da Microsoft, o Microsoft Office, que tem integrado em sua solução diversas ferramentas como editor de textos, planilha para realização de cálculos, editor para apresentação de slides entre outros aplicativos.
Esta pequena empresa não dispõe de capital para comprar toda uma solução de aplicativos de escritório. Com isso ela tem a oportunidade de utilizar-se do conceito de computação em nuvem.
Um modelo de computação em nuvem é o SaaS (Software as a Service) ou software como serviço. Neste modelo são oferecidas soluções de softwares através da internet, ou seja, a empresa não necessita de compras de licenças para ter uma solução, mas apenas necessita contratar um serviço de um provedor que oferece aplicativos para escritório. Podemos citar como exemplo uma solução de aplicativos de escritório que é gratuita, o Google Docs.
Nas situações A e B vimos similaridades de necessidades. As duas empresas não tinham capital para aquisição da solução, e como uma forma de solucionar o problema, foi proposta a utilização do conceito de computação em grade e computação em nuvem. Como se podem observar ambos os conceitos compartilham os mesmos objetivos de redução de custos, aumento de flexibilidade e acessibilidade de recursos.
Portanto os dois conceitos abordados neste artigo têm objetivos semelhantes, porém trabalham de formas diferentes e para fins diferentes.