twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Saiba como desmontar seu computador

Para você que possui algum conhecimento em informática e pretende se aprofundar no assunto ou para quem é curioso procura novidades, essa matéria irá ensinar como desmontar o gabinete de um computador e os cuidados a serem tomados. Confira!

Cuidado!
Antes de iniciar qualquer manutenção ou verificação em seu gabinete, descarregue a energia eletroestática que contém em seu corpo. Ela pode queimar os componentes de seu computador (hardwares, como memória RAM, placa de vídeo, entre outros) apenas com o toque de sua mão, pois irá descarregar toda a energia eletroestática de seu corpo no periférico. Para eliminar esse risco, basta segurar em um metal que não esteja pintado por alguns segundos, ou colocar suas mãos no chão. Esse metal precisa possuir aterramento.

Evite também usar blusas de lã em lugares que possua carpete ou em contato com mesas de plástico. Isso pode gerar energia eletrostática.



PCI e AGP: Como retirar
Dando início à desmontagem do micro com ele desligado, obviamente, desligue também na parte de atrás da máquina a chave da fonte. Abra o gabinete e retire as placas de vídeo e de modem. Utilizando uma chave Philips, pelo lado de fora da CPU (atrás), desparafuse a proteção das placas PCI, AGP ou PCI-Express.

Agora, para tirar a placa do computador, desparafuse a parte metálica do gabinete e com bastante cuidado segure essa parte da placa e retire ela de dentro do computador. Repita esse procedimento para outras placas do mesmo tipo, se você tiver. As placas do tipo AGP e PCI-Express possuem uma trava para desativar antes de retirar a placa do slot. Destrave mecanismo antes de tentar tirar a placa.

Retirando a fonte
Para tirar a fonte do gabinete, primeiramente é preciso desconectar seus cabos que estão alimentando a placa mãe. O conector desses cabos possui uma trava de segurança, sendo necessário pressioná-la e depois puxar o conector.
Agora, você deve desconectar os outros cabos da fonte que estão alimentando outros hardwares da placa. O mesmo procedimento para a placa-mãe deve ser realizado para os demais.
Para remover por completo a fonte, basta você retirar os parafusos que a prende no gabinete.

Cabos IDE: Desconectando
Os cabos IDE tornam possível o reconhecimento dos hardwares pelo sistema operacional. Você precisará retirá-los tanto da placa-mão quanto dos hardwares, mas é bastante simples. Puxe sempre pelo conector e tudo ocorrerá bem.
Para retirar o HD e os drivers de CD/DVD e disquete, basta tirar os parafusos que estão ao lado dos dispositivos.

Memórias
O processo para retirar as memórias é bastante simples. Procure por duas travas que estão na parte lateral dos slots da memória. Assim que encontrá-las, pressione ao mesmo tempo as duas travas no sentido vertical para baixo, até a memória desencaixar. Agora, com muito cuidado, pegue o pente de memória pelas bordas sem tocar nos contatos metálicos, pois isso pode gerar problemas.

Cooler e processador
Na hora de retirar o cooler, geralmente o dissipador vem junto. Basta destravar o cooler e retirá-lo, bem simples. Não se esqueça de desconectar o cabo de energia ligado na placa-mãe.
O processador é mais simples ainda: mude a posição da trava e levante-a para cima. Retire o processador com muito cuidado e pegando ele pelas bordas, sempre.

Placa-mãe
Para retirar a placa-mãe, será necessário utilizar uma chave Philips e tirar cerca de 6 parafusos. Ao levantar a placa, terá alguns cabos conectados a ela. Marque a posição deles e retire-os com cuidado. Esses cabos são responsável pelos botões POWER, RESET e alto-falante. Agora pegue a placa pelas bordas e retire ela do gabinete.

Para auxiliar nos detalhes desse procedimento, no corpo da matéria há um vídeo feito pela equipe do site Baixaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário