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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SOPA / PIPA: Os protestos funcionaram?


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Protestos SOPA
Ontem, 18 de janeiro, diversos sites paralisaram suas operações como uma forma de protesto aos projetos de Lei dos Estados Unidos - SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act). Mais além, grandes sites que não fecharam seus acessos divulgaram mensagens e petições contrárias às leis.

Hoje, 19 de janeiro, os sites em questão já normalizaram suas atividades, e divulgaram os números resultantes de seus protestos: de acordo com a Wikipedia, mais de 162 milhões de pessoas viram a mensagem publicada em sua página oficial, enquanto 4,5 milhões de pessoas assinaram diversas petições online contra os atos legislativos. Mais além, 18 senadores retiraram o apoio previamente conferido ao PIPA e ao SOPA.

Enquanto a associação comercial dos estúdios de cinema - MPAA - disse que os protestos estariam transformando internautas em "peões corporativos", o jornal New York Times chamou a onda de protestos de "revolução política da indústria digital".

As empresas dependentes do tráfego de informações da internet para sobreviver, como Google, Facebook e Wikipedia, argumentam que os projetos aumentam o poder de censura do governo, além de estendê-lo às empresas privadas, o que, segundo eles, minaria a liberdade de expressão e o conceito de neutralidade da rede.

Veja mais sobre o SOPA aqui.

Funcionários do Megaupload são acusados de pirataria e site sai do ar


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Megaupload fora do ar
Em meio a tanta discussão sobre o SOPA, a liberdade de expressão e a pirataria na web, um dos maiores sites de compartilhamento e download de arquivos do mundo, o Megaupload, foi tirado do ar por promotores americanos nesta quinta-feira (19/01). E mais: o dono e todos os funcionários estão sendo acusados de pirataria.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, a acusação alega que a empresa deve mais de US$500 milhões (cerca de R$880 milhões) em vendas perdidas para os detentores de direitos autorais de filmes e outros tipos de conteúdo.

O Megaupload disse que está pronto para responder às acusações de pirataria de conteúdo. Segundo a própria acusação, o site é o 13º mais popular da internet.

O site tem como CEO o produtor de hip hop Swizz Beats, que tem no currículo trabalhos para Beyoncé e Alicia Keys. Ele se defendeu das acusações dizendo que sempre acata pedidos de remoção de material ilegal.

Apple anuncia iBooks 2 e iBooks Author, um aplicativo para criar livros no iPad



iBooks (Reprodução)
iBooks 2


Em um evento educacional realizado no Museu Guggenheim em Nova York (Estados Unidos) nesta quinta-feira (19/01), a Apple anunciou a nova versão do aplicativo iBooks 2 para iPad, além de um programa que permite a criação de livros didáticos.

Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing global da Apple, foi quem falou das novidades. Ele afirmou que a marca acredita no potencial desse tipo de conteúdo, mas entende que o iPad pode fazê-los ainda melhores, à medida que permite ao usuário fazer buscas e disponibilizar mídias mais ricas. Além disso, garante que as publicações estejam sempre atualizadas e não pesem tanto nas mochilas dos estudantes.

Schiller iniciou a conferência dizendo que, hoje, existem mais de 1,5 milhão de instituições de ensino no mundo que usam iPads. Por isso, a ideia da Apple é transformar esses dispositivos em algo mais útil. Nesse caso, a empresa disponibiliza na iTunes Store mais de 20 mil apps educacionais e de aprendizagem.

iBooks 2

A nova versão do iBooks 2 pretende levar interatividade aos livros didáticos para tornar a metodologia de aprendizado mais interessante. Dessa forma, será possível ver vídeos sobre um tema de história ou dar zoom em estruturas biológicas como o DNA, por exemplo. Aliás, o funcionamento será mais simples, e basta clicar sobre qualquer palavra para ver sua definição - como já acontece no e-reader do Amazon Kindle.

De acordo com os sites Engadget e TechCrunch, o iBooks 2 é mais interativo que a primeira versão e já está disponível gratuitamente na App Store para iPad, iPhone e iPod Touch. Ele permite, entre outras características, o download de livros digitais voltados para a educação, conteúdos em 3D, acesso a glossários, grifar partes do texto e escrever notas na página, checar o significado de uma palavra ao tocá-la na tela, resumo de capítulos e questionários divertidos sobre o título, em que o aluno deve tocar uma parte do mapa para iniciar uma resposta a uma pergunta de geografia, por exemplo.

Também será possível navegar apenas entre os conteúdos de fotos ou vídeos, se o estudante desejar. E com um simples toque na tela do iPad, as páginas do livro serão marcadas, formando sozinhas uma espécie de "resumo" para revisão posterior, além de destacar itens e tomar notas.

Junto ao serviço, foram disponibilizados oito amostras de livros didáticos para os usuários baixarem e, assim, conhecerem melhor os novos recursos. Já é possível comprar títulos disponíveis na iBookstore - a livraria virtual da Apple -, com editoras como Pearson, McGraw Hill e Houghton Mifflin Harcourt entre as opções, que juntas dominam 90% do mercado de publicações para alunos nos Estados Unidos. Cada livro extra terá um custo de US$ 14,99 (cerca de R$ 28 reais) e será atualizado periodicamente.



iBooks Author

Além de mostrar as possibilidades interativas da nova versão do iBooks 2 para iPad, a Apple apresentou o iBooks Author, um novo sotfware que permite a qualquer usuário criar livros didáticos interativos e digitais. O serviço, que é gratuito na App Store, roda em Macs e tem uma interface semelhante à do Keynote (apresentações em slides).

Entre as funções mais chamativas, os estudantes poderão adicionar o próprio texto e imagens apenas com o "arrastar e soltar" de conteúdos para o programa, e utilizar widgets multitouch para acrescentar galerias de fotos interativas, filmes, apresentações e objetos 3D. Uma vez criados, os livros podem ser enviados à iBookstore ou acompanhar em tempo real como eles estão ficando.

Outro diferencial é a capacidade de captar códigos HTML e JavaScript, o que possibilita a conexão com bases de dados externas. O app também aceita a importação de conteúdos criados em outros softwares, templates pré-definidos e ferramentas que funcionam de forma automática, sem exigir do usuário um conhecimento mais específico em programação.

iTunes U app

Para finalizar o evento, Eddy Cue, vice-presidente sênior de softwares e serviços de internet, subiu ao palco da conferência em Nova York para falar do lançamento da iTunes U, uma espécie de "universidade virtual" onde é possível acessar conteúdos didáticos sobre vários assuntos.

Com o aplicativo, os professores ganham ferramentas para criar e editar os materiais disponibilizados aos alunos globais e montar disciplinas inteiras para a plataforma, como questionários, listas de leituras e exercícios para casa, como também oferecer aulas isoladas. Além disso, poderão disponibilizar documentos de Keynotes, Pages e Numbers, e até livros digitais criados com o iBooks Author.

"Nunca antes os educadores tiveram a possibilidade de oferecer seus cursos completos de uma forma tão inovadora, permitindo que qualquer um com interesse especial em um assunto em particular possa aprendê-lo de qualquer lugar no mundo, e não apenas dentro da sala de aula", declarou Cue.

Uma novidade importante: o iTunes U agora deixa de ser exclusividade dos estudantes de ensino superior e passa a contar também com aulas, seminários e outros temas voltados a jovens alunos de ensinos fundamental (de 0 a 12 anos). Até o momento, mais de 700 milhões de arquivos teriam sido baixados pela biblioteca daiTunes U.

Overclock garantido ou o processador de volta: Intel lança programa para trocar chips


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Overclock
Overclock: essa é uma técnica muito comum para aqueles que querem aumentar a potência de algum hardware acima daquela que foi determinada pelo fabricante.

A Intel sempre se posicionou contra a prática do overclock mas, de uns tempos para cá, vem olhando para esse público com outros olhos. Afinal, quem encara uma modificação dessas no processador é um "heavy user", muitas vezes formador de opinião, e está imerso no mundo da tecnologia. Além disso, a tecnologia "turbo boost", presente nos processadores atuais, pode ser considerada uma espécie de overclock, feito de forma nativa pela empresa. A diferença é que, no caso do "turbo boost", tudo é feito de forma controlada, sem riscos para a máquina ou para o usuário.

Por isso, a fabricante de processadores acaba de lançar um programa, chamado "Performance Tuning Protection Plan". Ele é, basicamente, "uma chance para você experimentar as características do overclocking de seu processador, sem as preocupações sobre o que poderia acontecer se você o levasse longe demais", segundo o próprio site da empresa.

Para participar do Plano, o usuário deve pagar uma taxa de adesão, que varia conforme o modelo do chip. A Intel cobre todos seus processadores destravados – com sufixo X ou K – e qualquer um da 2ª geração da família Core. Caso algo dê errado durante o processo de overclocking, o cliente tem direito a um segundo processador, novinho.

Confira os preços abaixo ou clique aqui para mais informações:

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O CEO da sua empresa usa mídias sociais?



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Redes sociais
É cada vez mais comum a presença de executivos e marcas nas redes sociais - o que, antes, era terra de "pessoas desocupadas" está, cada vez mais, se tornando um ambiente propício também para o desenvolvimento de negócios e marcas.

Da lista dos 500 CEOs da Fortune, apenas 5% estão no Twitter. Aqui no Brasil, Eike Batista e Abílio Diniz são 2 exemplos de empresários que já descobriram as vantagens do microblog. Eles já disseram, por várias vezes, que esta é uma ótima forma de ter um retorno da maneira mais crua possível, sem filtros, sobre seus trabalhos, além de conseguirem entender a realidade de toda a operação das suas empresas, desde o topo até o funcionário mais "pé de fábrica". Tem mais: as redes sociais são ótimas fontes de ideias, como o desenvolvimento de novos produtos e até a correção de falhas em algum processo.

E aí, o CEO da sua empresa tem Twitter? Veja, abaixo, a lista com os microblogs dos top executivos da Fortune que já aderiram a essa onda, além de alguns brasileiros. Siga-os e fique por dentro do mundo dos negócios, com pílulas diárias de quem sabe o que fala.

Top 500 CEOs - Fortune

Berkshire Hathaway: Warren Buffet
Costco Wholesale: James Sinegal
Dell Inc.: Michael Dell
Best Buy: Brian Dunn
Supervalu: Craig Herkert
Aetna: Mark Bertolini
Google: Eric Schmidt
Motorola: Gregory Brown
Manpower: Jeffrey Joerres
eBay: John Donahoe
Campbell Soup | Douglas Conant
Fiserv: Jeffery Yabuki
American Family Insurance Group: Jack Salzwedel
Medtronic: Omar Ishrak
Microsoft: Bill Gates

Alguns empresários brasileiros

Grupo EBX: Eike Batista
Grupo Pão de Açúcar: Abílio Diniz
Grupo Newcomm / Young and Rubicam: Roberto Justus
Buscapé: Romero Rodrigues
Magazine Luiza: Luiza Trajano
Grupo Doria: João Doria Jr.

"Tudo na Apple é um segredo"



Campus da Apple
apple campus
A narração do ambiente começa falando de peões de obra medindo, posicionando e instalando novas paredes, em uma área que, antes, era descoberta e o acesso era livre para qualquer funcionário. De repente, os tapumes dão lugar a vidros foscos e técnicos instalam um sistema de segurança na única entrada da nova saleta - um sistema isolado do restante do edifício. Claramente, aquele é um lugar destinado a criações secretas, e se você não foi previamente avisado dessa mudança, então definitivamente não querem você ali.

Neste tom obscuro, parece até que estamos falando de uma masmorra medieval. Mas, por incrível que pareça, estamos falando da empresa que, hoje,vende mais computadores pessoais no mundo: a Apple.

As informações acima vêm do livro de Adam Lashinsky, jornalista e editor-executivo da revista Fortune, que se infiltrou na empresa como empregado e relatou em sua obra como funciona a política da empresa de manter o máximo de segredo sobre seus produtos e invenções - não somente para os competidores fora de suas paredes, mas também pelo lado de dentro, mantendo funcionários fora das conversas. De acordo com o livro, a própria loja da Apple dentro do campus da empresa, em Cupertino, tem à venda uma camisa com os dizeres "EU VISITEI O CAMPUS DA APPLE, MAS ISSO É TUDO QUE POSSO DIZER".

Segundo Lashinsky, a sede da Apple é uma antítese de si mesma: os locais mais públicos da empresa - quadras de vôlei, áreas verdes para passeio e mesas exteriores para almoços mais comunais - escondem o núcleo de uma máquina cheia de segredos: até mesmo antes de um novo funcionário saber o que vai fazer, ele ocupa a posição conhecida como dummy job ("Serviço idiota" ou "simulado", em tradução livre). Em outras palavras, você é designado para um setor, como desenvolvimento do iPhone, mas não sabe exatamente o que vai fazer, até que lhe digam - o que leva um tempo considerável. O mesmo vale para seus colegas de trabalho: você é apresentado a eles, mas ninguém pode contar exatamente o que faz, tendo em vista que eles foram contratados na mesma condição que você e, a respeito da exatidão de suas tarefas, existem segredos.

Esse apreço pelo segredo e pelo subterfúgio, disseram funcionários a Lashinsky, jamais poderia ser violado. A pena para isso é uma, única e até óbvia: terminação contratual completa, pouco amistosa. Em outras palavras, o livro compara a Apple à Fantástica Fábrica de Chocolates, do filme homônimo, onde ninguém jamais havia pisado dentro da empresa e levado seus segredos para fora.

O livro, chamado "Inside Apple - How America's Most Admired - And Most Secretive - Company Really Works", ainda não tem tradução no Brasil. Ele conta com 240 páginas que narram o relato de Adam Lashinsky, enquanto "empregado" da Apple.

Quer testar games para Mac e ainda ganhá-los como "salário"?


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Gamer
Se você é daqueles viciados em games e que fica horas grudado na tela do computador, uma ótima notícia. Já imaginou testar diversos games e, de quebra, ganhá-los de presente? A Virtual Programming, produtora de games como "Europa Universalis", "Defense Grid" e "Supreme Commander", está recrutando Beta Testers para Mac.

Em anúncio no próprio blog, a empresa diz que os interessados devem gostar de games do tipo RPG, estratégia, ação e outros, e serem "gamers ávidos". Além disso, há a necessidade de possuírem o Mac OS X 10.6.8 ou superior.

Para se candidatar, os gamers devem enviar um e-mail para a empresa contendo o modelo, processador, RAM, placa de vídeo e versão do OS X de seus computadores. Também é requisitado que o candidato tenha conhecimento em sistemas baseados na web para que possam reportar possíveis bugs no jogo. Os usuários que têm alguma experiência com sistemas de report de bugs ganha "pontos extras" na seleção do escolhido.

Outro requerimento também é pedido, mas este não será problema para os gamers. Os candidatos devem ter pelo menos 5 horas semanais para jogar e reportar bugs. Quanto mais tempo você jogar, mais prêmios vai ganhar. Fácil, não é mesmo?

Como "salário", além dos games que ele irá ganhar, a pessoa também recebe créditos para o site Deliver2Mac, que vende jogos para a plataforma. Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço betatest@vpltd.com. Boa sorte, gamers!

Facebook ganha 60 novos aplicativos integrados à linha do tempo


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Facebook Timeline
O Facebook anunciou a integração de 60 novos apps para a linha do tempo dos usuários da rede social, permitindo compartilhar novas ações com os amigos.

Com isso, o seu feed de notícias será inundado agora por dicas de compras, moda e comida dos seus amigos, além de alguns aplicativos que já existiam, como leitores de notícias e tocadores de música.

Os apps são vinculados a serviços de fora do Facebook. Ao comprar um ingresso para um show, por exemplo, será possível compartilhar com seus amigos qual apresentação você vai, para saber quem mais estará presente. E, no compartilhamento, é possível ter o link "Comprar".

Ao começar a usar um dos aplicativos, o usuário ganha a opção de publicar ou não o que usar dentro dele na linha do tempo. Isso impede que alguma informação indesejada seja publicada para outros usuários - ninguém precisa saber todos os filmes que você assistir no Netflix, por exemplo.

A lista completa de aplicativos pode ser vista aqui.

Mozilla anuncia que Firefox terá uma versão exclusiva para empresas


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Firefox Anual Report
A Mozilla anunciou que o próximo lançamento do Firefox, navegador oficial da empresa, também terá uma versão com suporte estendido dedicado às empresas.

De acordo com um post feito no blog da Mozilla, o modelo atual de atualizações do Firefox tem recebido críticas de administradores de sistemas de empresas pois cada update traz dados novos, o que acaba limitando a utilização de páginas ou extensões que foram criadas para determinada versão do browser.

O lançamento do Firefox 10 deve ocorrer agora no final de janeiro, quando trará um modelo com suporte estendido (ESR - Extended Support Release, na sigla em inglês). Poderão optar por essa versão as empresas, instituições públicas, escolas e organizações que utilizam o navegador de forma centralizada. Seu ciclo de atualizações será distinto, garantindo o suporte de segurança e melhorias por um período de 12 meses. No fim desse período, um novo modelo será disponibilizado.

Ao ser substituída pela nova versão estendida, a Mozilla afirma que vai manter o upgrade do Firefox anterior por 12 semanas. Assim, os administradores terão tempo para realizar as alterações necessárias e não perderem seus dados. Outra informação é de que a ESR terá um número limitado de melhorias e com apenas atualizações de segurança.

Os modelos normais do Firefox possuem um tempo médio de seis semanas para se atualizarem, trazendo algumas novidades com melhorias dentro desse período. Contudo, vale lembrar que, ao ser lançada uma nova versão, a anterior perde seu suporte e desenvolvimento. Dessa forma, uma simples alteração de código podera deixar de funcionar ferramentas que antes foram criadas especificamente para uma empresa, levando em consideração que o upgrade do navegador ocorre de maneira manual.

iPhone 4S faz participação do iOS se aproximar de Android


Apple VS. Android
O Android continua sendo o sistema móvel mais usado no mundo, mas o lançamento do iPhone 4S fez com que a Apple se aproximasse do rival do Google, de acordo com dados do grupo Nielsen divulgados pelo Mashable.

Desde outubro, mês de lançamento do iPhone 4S, o interesse dos consumidores no smartphone da Apple cresceu. Em dezembro, 44,5% dos entrevistados pela Nielsen afirmaram ter comprado um iPhone. Em outubro, 25,1% dos consumidores tinham adquirido um dispositivo da Apple. Além disso, 57% dos iPhones vendidos em dezembro foram o modelo 4S.

O estudo consultou cerca de 75 mil consumidores. Dos entrevistados, 46,9% tinham acabado de comprar aparelhos com Android. Em outubro, 61,6% eram usuários da plataforma do Google.

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As vantagens dos produtos de segurança para o mercado corporativo


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Segurança na web
Por Antonio Mocelim Jr.*

A questão da segurança para o mercado corporativo é um assunto muito discutido. Temos visto novas informações a cada minuto, todos os dias. Mesmo assim, algumas companhias insistem em não se preocupar, outras não têm idéia dos produtos disponíveis e dos benefícios que eles podem trazer.

Mas afinal, quais são os principais produtos e seus benefícios? Eles garantem 100% de segurança para o ambiente corporativo? Acredito que nenhuma solução de segurança pode ser considerada totalmente segura. Mas, ao agregar certas ferramentas é possível garantir segurança de dados e informações com mais tranqüilidade.

O mercado disponibiliza quatro principais produtos de segurança endpoint, o Symantec, McAfee, Trend Micro e Sophos. Eles garantem a segurança dos servidores contra vírus e spywares, mas também agregam vantagens como:

- Controle de Dispositivos: Onde podemos dar como exemplo o Pendrive, item cada vez mais comum dentro das empresas e fonte de entrada de ameaças, principalmente de vazamento de informações confidenciais;

- Controle de aplicativos: Que, além de evitar que aplicativos sejam executados e instalados nas máquinas, gera muitos benefícios indiretos, como aumento de produtividade, diminuição de risco de pirataria, vazamento de dados confidenciais, uso de recurso operacional, entrada de novas ameaças entre outro;

- Controle contra vazamento de dados (DLP): Este recurso se destaca pela capacidade de avaliar o tipo e o conteúdo dos arquivos movimentados dentro das máquinas e com isso, evita que os mesmos sejam vazados da companhia, podendo gerar graves resultados para a marca e para os seus clientes;

- Criptografia: Amplamente utilizado nos EUA, no Brasil ainda está em evolução, mas que com soluções de Endpoint, ficam ao alcance de empresas de todos os portes, deixando assim de ser uma exclusividade de grandes empresas e bancos;

- Controle de acesso a rede (NAC): Este recurso tem como objetivo controlar as máquinas que ingressam na rede e fazer com que as máquinas que já estão no ambiente da empresa sigam as configurações que a TI determina, tendo como resultado mais proteção e menor custo de manutenção, além de atender a regulamentações de compliance.

Com tantas vantagens, grande parte das empresas se preocupa apenas com o antivírus e o firewall, o que considero um pensamento antigo. O principal ponto é avaliar a solução pensando além. Atualmente as ameaças estão muito mais complexas e só o antivírus não é suficiente para garantir a proteção da empresa contra as modernas ameaças.

Tendo em vista que o principal problema apresentado pelo mercado corporativo é o vazamento de informações confidenciais e que em muitos casos ele é silencioso e este problema pode gerar efeitos catastróficos para a empresa, é importante que os gestores estejam de olho nos serviços de segurança que possuem.

O que deve ser levado em conta na hora de escolher um produto para este fim é em primeiro lugar o nível de serviços opcionais, afinal estamos falando de segurança e o barato certamente sairá mais caro. Em segundo, o atendimento, que depois da solução é o principal ponto. E por último, o custo; as soluções de endpoint normalmente têm um custo maior do que somente antivírus, mas agregam muitos outros benefícios, o que faz com que seja considerada a melhor opção para as empresas.

Temos que buscar nos aproximar ao máximo dos 100%, pois pensar que já estamos nele é um pensamento muito perigoso. É importante que as empresas se preocupem com a segurança e não esqueçam que quanto mais ferramentas, maior a proteção. Dessa maneira a reputação da marca não corre o risco de ser colocada à prova.

Não basta achar que o antivírus é suficiente, se a sua empresa quer garantir a segurança, tem que investir em mais ferramentas, presentes em soluções Endpoint.

Redes sociais: qual delas tem o terreno mais fértil para a sua marca aparecer?



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Marketing
Já se perguntou que efeito uma rede social pode ter em sua marca? Usar um site de relacionamentos de forma corporativa já deixou de ser novidade bem antes do Facebook se tornar "O" Facebook. As páginas oficiais são só uma versão atualizada dos "perfis reconhecidos" no Twitter ou das comunidades do Orkut. Uma coisa que não muda: se sua empresa quer ter a imagem de bom relacionamento com o público, uma página dedicada ou um Twitter oficial são ótimos lugares para começar.

O problema é que são tantas opções de redes sociais que os mais incautos podem ficar meio perdidos. Pensando nisso, o site Social Bakers elaborou uma pesquisa - registrada nos infográficos abaixo - relacionando o potencial de marca e mídia dentro de três redes sociais: Google+, Facebook e Twitter. Quem se dá melhor? E como foi o crescimento delas nos últimos meses?

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A ideia do Social Bakers foi analisar por dois escopos diferentes: o primeiro leva em conta marcas comerciais, como Coca-Cola, Amazon e afins (colunas à esquerda), enquanto veículos opinativos e imprensa em geral, como Mashable, New York Times e outros ficam na coluna à direita. A análise levou em consideração a quantidade atual de fãs e o crescimento em um período de 30 dias. E, pelo jeito, o Google+ vem despontando como a rede em que as marcas apresentam o maior índice de crescimento. De qualquer forma, ainda é impossível abandonar Facebook e Twitter, por causa do grande número de pessoas presentes nesses ambientes.

Pelas conclusões do site, o Facebook ainda é líder nesse quesito, mas a taxa de crescimento é bem maior no Google Plus. Isso se dá pelo fato da estrutura do Google ser mais direcionada à publicação de fotos e mensagens. Entretanto, o Twitter ainda supera seus rivais quando o assunto é comunicação rápida, o que justifica um aumento mais expressivo de fãs. O Facebook parece contar a seu favor o fato de estar com uma base de usuários crescente (próximo de 1 bilhão).

Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui (inglês).

Dez táticas essenciais para aumentar a audiência do seu blog


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Pro Blogger


Muitos sonham em viver do próprio esforço, serem seus próprios chefes e, quem sabe, conseguir até certa fama com isso. A profissão de "blogueiro" parece ser um atalho para esses três objetivos. "Parece", já que, para se tornar um blogueiro de sucesso - o chamado pro blogger -, você também terá que se esforçar muito - e se estressar mais ainda.

Pensando nisso, o Olhar Digital mostra dez táticas que, embora não sejam atalhos, podem lhe ajudar a evitar os erros mais comuns e, quem sabe assim, você consiga se destacar da ampla concorrência com certa antecipação:

1) "Blogar" não é fazer mágica

O primeiro pensamento de qualquer pessoa que quer começar um blog é como transformá-lo em uma fonte de renda suficientemente satisfatória para sustento próprio. Embora não seja errado sonhar, esse pensamento é um erro comum. Por que? Porque internet não é mágica. Embora a capacidade de transmissão de informação seja incrivelmente veloz, você vai levar muito tempo até que seu blog obtenha certa popularidade.

Será necessário que você troque links e crie uma rede de relacionamento enetworking sólida, para que as pessoas entendam seu conteúdo como algo válido e que forme opiniões. Em outras palavras, você vai suar a camisa sem retorno por muito tempo. O segredo é ter paciência.

2) Faça os outros trabalharem com você

Já ouviu o ditado contemporâneo que diz que "as redes sociais são o novo boca-a-boca"? Pois é. Assim que você publicar o seu post, viralize-o. Não falamos no sentido de encher a paciência dos seus amigos do MSN para divulgarem seus links (embora isso ajude também), mas de mostrar no Twitter, Facebook e afins como aquilo que você publicou é relevante e agrega conhecimento a quem você conhece. As redes sociais estão aí para isso: updates periódicos no Twitter e Facebook são essenciais nos dias de hoje. Em outras palavras, não peça ajuda aos seus amigos: faça com que eles queiramdivulgar seu material.

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3) Não há o que monetizar aqui! Circulando...

Você montou seu blog, escolheu o layout e já configurou as páginas que você queria. E agora, o que você vai fazer? Abrir o menu do Google AdSense e inserir o código para a exibição de anúncios direcionados, não é? Bom, você não poderia estar mais errado.

A verdade é que o AdSense, que promete lhe pagar com um cheque do Google sempre que seus fundos atinjam a marca de US$ 100, não é uma boa ferramenta de monetização. Nem qualquer outra desse nicho. Os acessos ao seu blog, de início, serão tão triviais que, se você chegar à casa das centenas ao final do primeiro mês, você é um dos que tem sorte - e mesmo assim seu cheque vai demorar a chegar.

Aqui, mais uma vez, vale a paciência. Continue postando e divulgando seu conteúdo de forma autônoma. Conforme sua rede de contatos e leitores vai crescendo, eventualmente você poderá abordar alguém para um post patrocinado e arrancar seus primeiros trocados com seu blog. É, essa sensação se chama orgulho. Sabemos como é.

4) Defina um nicho e fique nele

Video games, música, tecnologia, fofocas, esportes ... Os assuntos que você gosta são tantos que a quantidade de pessoas que você pode atingir parece ser gigantesca. Nisso reside o problema: quem quer falar sobre tudo acaba não falando nada. Defina um tópico de abordagem - um que você tenha pleno conhecimento e estude sempre - e avance seu conteúdo na direção de um grupo que se interesse por esse assunto.

Mais além: relacione-se com o seu público. Você tem um blog sobre basquete? Por que não procurar os fóruns mais populares do assunto e discutir os temas que você aborda? Ou acessar fan pages do Facebook para mostrar seu serviço, dispondo-se a conversar com os outros membros e pedir sugestões a eles? É uma forma bastante eficaz de se construir uma rede forte de leitores e amigos.

5) Aprenda tudo o que puder sobre SEO

A parte técnica de se ter um blog é incrivelmente chata. Convenhamos: quem quer ganhar a vida escrevendo por conta própria não é lá muito disposto a ficar horas mexendo em tags e códigos de Search Engine Optimization (SEO). Mas assim como o dinheiro que você está tentando ganhar, esse é um mal necessário.

Sabia que o Google possui aproximadamente 3 bilhões de buscas feitas diariamente? Construir o SEO pode te colocar nessas buscas, o que, obviamente, é um enorme fator de direcionamento de audiência a seu favor. Atualmente, as ferramentas mais populares de blogs possuem guias para iniciantes, que explicam tudo de forma simplificada (listamos as quatro mais interessantes abaixo, todas em inglês):

Uma boa estrutura de SEO possui diversos benefícios: separa você dosspammers, pode colocá-lo em pontos altos de buscadores e garantir que sua audiência seja do tipo "vai-e-volta" - aquela que todos nós desejamos.

6) Invista na sua imagem

Por mais amigáveis que sejam, as plataformas "Wordpress" e "Blogspot' falham em um aspecto: qualquer endereço "seublog.wordpress.com" possui uma capacidade de repelir audiência. Isso se dá pelo fato da ideia - por muitas vezes errada - de que a ausência de um domínio próprio implica em amadorismo do autor. Para piorar, os layouts padronizados de ambas as plataformas, por mais belos que sejam, são usados por muitos blogueiros, evitando que você se destaque visualmente.

Se você tem o conhecimento técnico para isso, poderá por conta própria investir na compra de um domínio e uma hospedagem (com menos de R$ 100,00 mensais você consegue fazer isso), para que vocÇe dê mais propriedade ao seu blog. Já no tocante ao design, você pode desenvolver um por conta própria ou, caso seja leigo no assunto, comprar um: empresas comoThemeForest e PremiumThemes.com oferecem layouts completos a partir de US$ 30,00. Em último caso, se estiver a fim de investir um pouco mais, contrate um webdesigner e tenha o seu próprio, exclusivo visual.

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7) Opine, mas dê o crédito

Um bom escritor sempre mostra suas fontes. Isso dá crédito à imagem do autor como alguém confiável. É mais interessante ainda se, ao invés de você copiar uma notícia, você apenas introduzí-la num texto próprio, mostrando os seus pensamentos sobre aquilo - claro, com argumentação lógica, o que dá a oportunidade dos leitores discutirem e concordarem ou discordarem de você.

8) O Google está aqui para ajudar!

O maior titã dos buscadores online possui uma série de recursos que podem auxiliar você muito mais do que a busca orgânica de resultados. Um deles, por exemplo, é o AdWords Keyword Tool. Trata-se de uma ferramenta que lhe permite pesquisar quais palavras-chave, e os sinônimos delas, possuem mais efeito para determinado assunto. Ele funciona de forma similar à busca, com opções para buscar o termo exato ou, melhor para você, a procura simples, com termos abrangentes. Usar este recurso para determinar quais palavras-chave usar no seu texto pode ser a diferença na hora que seu blog precisar saltar nos resultados de busca.

9) Está se relacionando com os outros? Então relacione-se mais!

Participação em sites de perguntas e respostas (como o Yahoo! Answers), permitir assinaturas via feed e newsletter, abrir espaço para comentários, responder os comentários - tudo isso contribui muito para que sua audiência não só cresça em números, mas também em fidelidade. Quando você permite que o leitor interaja, ele automaticamente cria uma relação de confiança com o seu blog, voltando a ele sempre que quiser buscar alguma novidade sobre determinado tema.

Sites como o Yahoo! Answers são especialmente interessantes nessas horas, uma vez que não só eles se provam uma ótima chance para você tirar dúvidas e linkar seu blog no processo, mas também servem de fonte para assuntos que você ainda não tratou.

10) Escreva para os outros e os outros escreverão para você

Conhece o termo guest blogging? Trata-se do nome dado à ocasião em que seu blog abriga o texto de outra pessoa, ou quando você escreve para outros. É uma das melhores formas de atacar audiências que, mesmo com as nove dica acima, você ainda não conseguiu conquistar. Inicialmente, é complicado convencer alguém de que você tem relevância o suficiente para escrever no blog/site dele; ou então convencer uma pessoa de que seu blog tem a audiência sedutora o suficiente para que ele queira contribuir para você. Nessas horas, amigos e contatos profissionais são de excelente ajuda. Aí vão algumas dicas para se dar bem em guest blogging:

  • Pesquise os posts do blog onde você quer escrever: é muito ruim perder tempo escrevendo um texto mais extenso apenas para vê-lo afundar por falta de interesse. Tenha uma noção da abordagem que o "blog-alvo" faz e qual o público que o frequenta.
  • O ideal é que seu texto tenha uma abordagem única, inédita para aquele veículo que você quer. Isso ajuda muito na hora de "vender seu peixe" e facilita a vida do dono do blog.
  • Da mesma forma, quando pedir a alguém que escreva para o seu blog, tente tornar o processo muito mais simples: ofereça um tema específico, além de informações sobre as visitas do seu site. Obviamente, quanto mais leitores você tem, mais sedutora será a sua oferta.
Vale lembrar: esses são apenas dez processos de uma atividade muito maior. Se você conhece alguma dica que deixamos de abordar aqui, sinta-se à vontade para compartilhar seus conhecimentos conosco nos comentários abaixo!

Expectativa: até 2014, roteadores com velocidade de 1 Gbps serão maioria no mercado



wifi
Com a evolução da internet e o aumento da velocidade no tráfego de dados, é necessário que os equipamentos também acompanhem esse processo. E os roteadores, que, até então, atingem velocidades máximas de 450 Mbps, precisarão ficar ainda mais rápidos. Por isso, dois novos protocolos Wi-Fi, que vão permitir transferências de dados sem fio com mais velocidade, devem começar a surgir no mercado em 2012.

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) está trabalhando na versão 802.11ac, de 1 Gigabit por segundo, e na 802.11ad, de 7 Gigabits por segundo. De acordo com o Instituto, a versão de 1 Gigabit também está sendo desenvolvida paralelamente, porque o padrão 802.11ad , de 7 Gigabits, "ilumina" uma área muito menor com o sinal. Portanto, os 2 modelos, mesmo com velocidades bastante diferentes, podem se tornar complementares no futuro.

Roteadores com o padrão 802.11ac já devem estar disponíveis no mercado ainda este ano, e a expectativa é que até 2014, eles já sejam a maioria entre os aparelhos.