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quinta-feira, 15 de março de 2012

Computação em nuvem vai superar dados locais em 2014, diz estudo


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Cloud Computing
Os dados armazenados localmente em computadores pessoais estão com os dias contados. Em 2014, eles serão ultrapassados pela computação em nuvem, segundo o Gartner. A tecnologia, que amadureceu nos últimos anos, vai ser adotada em massa nos próximos anos até substituir a experiência da computação pessoal.
"Várias tendências afastaram o mercado do foco dos computadores pessoais para dispositivos como smartphones e tablets", disse o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Steve Kleynhans.
"Muitos chamam de era pós-PC, mas não tem diretamente a ver com o fato de ser 'depois do PC', remetendo a um novo estilo de computação pessoal que dá maior liberdade aos indivíduos na utilização dos dispositivos e que melhora a vida pessoal e pessoal", disse a consultoria.
O novo cenário previsto pelo Gartner inclui a combinação entre tendências de customização para consumidores, virtualização, aplicativos multiplataforma, serviços na nuvem e adoção maior de dispositivos móveis.

Vietnamita faz o "unboxing" do novo iPad. Veja o produto!


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iPad

O lançamento oficial do novo iPad, anunciado pela Appleem um evento recente, está marcado para o dia 16 de março. Porém, um vídeo que circula pela internet mostra vietnamitas desempacotando e explorando as funções do tablet, 3 dias antes da data divulgada.

O vídeo mostra a caixa e outros detalhes interessantes, como o tão questionado 1GB de memória RAM e a velocidade do novo processador A5X, de 1GHz. Na caixa, por exemplo, há adesivos do iCloud e do 4G. Também dá para notar as câmeras frontal e traseira do dispositivo.

Os usuários fazem, ainda, pequenos comparativos entre o tamanho das câmeras traseiras do iPad 2 e do novo iPad, e também do tamanho de seus cases. Eles acessam o menu, mas mais detalhes não são exibidos.

Tudo bem, o idioma não colabora na compreensão, mas as imagens são suficientes para matarmos a curiosidade de como é o novo aparelho. Confira o vídeo abaixo:


Uso de dispositivos móveis por funcionários causa preocupação no setor de TI


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Uso de smartphones
As políticas de segurança das empresas estão sendo prejudicadas pelos dispositivos móveis, segundo estudo do Instituto Ponemon, devido à perda de dados causada pela falta de controle do uso dos aparelhos.
O estudo ouviu mais de 4 mil pessoas em 12 países, e 77% consideram importante o uso de dispositivos móveis no trabalho para atingir objetivos corporativos, mas 76% também acham que eles colocam as empresas em risco. Apenas 39% das empresas afirmam ter o controle necessário para evitar a perda de dados pelo uso de smartphones.
Os entrevistados afirmaram que 63% dos problemas de perda de dados ocorrem em dispositivos móveis, e apenas 28% em desktops.
O grande problema é que muitos funcionários desligam recursos de segurança em seus dispositivos corporativos. Isso fez com que 51% das empresas alegassem ter perdido dados por causa dos aparelhos dos funcionários.
As principais preocupações dos setores de TI com o uso de dispositivos pelos funcionários incluem fotos ou vídeos tirados no local de trabalho (65%), download de aplicativos (44%), uso de contas pessoais (43%) e transferência de dados para dispositivos USB (42%).

E-commerce brasileiro faturou R$ 18,7 bilhões em 2011



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E-commerce
Nesta terça-feira (13/03) a 25ª edição do Webshoppers - relatório semestral gratuitoelaborado pela e-bit que analisa a evolução do comércio eletrônico - revelou novos números sobre o e-commerce brasileiro. De acordo com a empresa, em 2011, o comércio eletrônico no país faturou R$ 18,7 bilhões, um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Ainda em 2011, cerca de 9 milhões de pessoas passaram a fazer compras virtualmente, sendo que, deste total, 61% pertenciam à classe C. Com este aumento, o Brasil possui agora cerca de 32 milhões de consumidores que compraram, pelo menos uma vez na vida, pela internet.

O estudo também revelou que o valor médio de cada compra foi de R$ 350 e que houve uma ascensão nas vendas de roupas e acessórios de moda. Segundo o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, esta categoria era pouco procurada pelos internautas pela necessidade de experimentar as peças antes da compra. No entanto, os varejistas começaram a trabalhar esta questão, desevolvendo métodos alternativos para que os consumidores confirmassem o tamanho da peça, e os resultados começaram a aparecer. As Lojas Marisa são um exemplo disso. No ano passado, a varejista apresentou aos internautas um sistema que indica o tamanho adequado de cada peça, conforme as medidas do corpo do cliente. Junto do segmento de moda no ranking das cinco categorias mais vendidas também estão os eletrodomésticos, informática, eletrônicos, cosméticos e perfumaria.

O relatório ainda trouxe informações sobre o mercado de compras coletivas, que, apesar de novo, já começa a se estruturar e amadurecer. Em 2011, o número de pessoas que aderiram a essa modalidade chegou a 9,98 milhões. Foram realizados 20,49 milhões de pedidos e o faturamento ficou em R$ 1,6 bilhão. O perfil dos consumidores desse segmento também está contemplado no estudo e aponta que o público de compras coletivas é majoritariamente feminino. "A explicação está no fato de que muitos dos produtos e serviços oferecidos são atrativos ao universo feminino. Além disso, a forte presença delas em redes sociais contribui para esse avanço", afirma a diretora de negócios da e-bit, Cris Rother.

Futuro do e-commerce

De acordo com a e-bit, em 2012, o comércio eletrônico deve continuar crescendo no mesmo ritmo de 2011. A previsão é que até o fim do ano o segmento atinja um faturamento de R$ 23,4 bilhões, o que representaria um aumento de 25% em relação a 2011. Só no primeiro semestre, período em que historicamente acontecem 45% das vendas do ano, são esperados R$ 10,4 bilhões. No entanto, embora o mercado interno esteja aquecido, a crise na Europa e a redução no ritmo de crescimento da China podem gerar algum reflexo negativo no varejo.

Brasil: virtualização cresce 80% em três anos


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Virtualização
Uma pesquisa com 500 executivos de TI, feita pelaAssociação Brasileira de e-business, apontou que serviços de virtualização cresceram 80% no Brasil em apenas 3 anos, além de ser usado por 59% dos entrevistados, em suas diversas modalidades.

A pesquisa também descobriu que 44% das empresas buscam a virtualização quando há necessidade de redução de custos com energia elétrica, espaço para armazenamento e compra de equipamentos. Porém, como em outros serviços e até em produtos, os custos da virtualização no Brasil ainda são altos demais - um dos principais motivos que levam 67% dos executivos entrevistados a pensar duas vezes antes de adotar o serviço.

O armazenamento é a vertente mais utilizada pelas empresas (65%), seguido de aplicações (6%), desktops (3%) e servidores (2%). Na outra ponta, 22%acham desnecessária a implantação da virtualização e outros 9% dizem não ter a intenção de adotar o serviço.

Tim Cook vende 2% de suas ações da Apple e embolsa US$ 11,1 milhões


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Tim Cook
Tim Cook vendeu parte das suas ações da Apple e arrecadou com isso US$ 11,1 milhões, de acordo com o siteIphoneInCanada. O CEO da empresa, que ganhou 1 milhão de ações quando assumiu o posto deixado por Steve Jobs em agosto de 2011, vendeu 20.178 títulos que estavam em sua posse em transações que variaram de US$ 547 a US$ 551 por ação.
As ações da Apple estão bastante valorizadas no mercado atualmente, e a empresa é avaliada em mais de US$ 500 bilhões.
Durante o ano, a tendência é que a empresa siga se valorizando. Em uma conferência com acionistas, em fevereiro, ele disse que a Apple lançará produtos revolucionários ao longo de 2012. O primeiro deles, o novo iPad com conexão 4G e tela Retina Display, foi anunciado na semana passada.
Rumores apontam que, ainda em 2012, a Apple deve colocar no mercado o iPhone 5 e ainda deve mostrar um aparelho de TV idealizado por Steve Jobs.

Inovação é a pauta principal na abertura do SAP Fórum


sap
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Começou nesta terça-feira (13/03) a 16ª edição do SAPFórum, um dos maiores encontros de negócios e tecnologia da informação da América Latina. Entre os dias 13 e 15 de março, os 45 parceiros da companhia de aplicações de software empresarial estarão reunidos no WTC Hotel, em São Paulo, para debates sobre tendências e inovações relacionadas à gestão corporativa.

Durante a palestra de abertura do fórum, Luís César Vérdi, presidente da SAPBrasil, realizou um painel de discussão com clientes da companhia. No palco principal do evento, os executivos discutiram questões sobre inovação e o futuro das empresas brasileiras, além de contarem com insights do professor titular da Insper e colunista do Valor Econômico, Dr. Naércio Menezes Filho.

Segundo o presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, o Brasil está prosperando, porém, o país ainda precisa desenvolver muita infraestrutura. Para ele, a inovação das companhias é a chave do sucesso, mas as empresas precisam parar de achar que um desempenho bom é o suficiente, pois a falta de inovação é uma fonte de ineficiência. "A inércia e a incapacidade de caminhar com as próprias pernas talvez seja um dos grandes entraves locais", comenta.

Saindo da zona de conforto

O executivo lembrou que a origem da palavra desenvolvimento, em quase qualquer idioma, significa sair do envolvimento, ou seja, des-envolver. Portanto, o grande desafio das companhias é olhar de fora, observando o que se passa lá dentro quando você não está envolvido. Dessa forma, é possível criar condições para que a empresa progrida e evolua acima da média do mercado. "Se o mercado crescer, nosso desafio é crescer mais que o mercado. Quem está na média pode não estar em um bom lugar, pois pode ter muita gente acima de você", ressalta Utsch.

Para ele, a inquietação é que faz com que a cabeça funcione. A mente aberta, segundo o executivo, traz não só as inovações, mas um filtro para aquilo que é indesejado. "Às vezes as inovações podem ser ruins e às vezes boas, cabe a todos saber identificar quais criações vão ser positivas e valer a pena. Muitas vezes acabamos perdendo o filtro e colocando tudo o que é novo pra dentro, mas não necessariamente tudo o que é novo é bom. Então, este filtro tem que estar ligado para que a gente tenha atenção a esses movimentos de mercado e não torne a empresa um empecilho a ela mesma", afirma.

Além disso, Utsch diz que é preciso uma equipe brilhante para que a companhia consiga fazer seu próprio futuro. De acordo com o executivo, se a companhia tem pessoas que pensam de maniera mediocre, existem muitas chances da companhia ser medíocre. "Na nossa empresa temos essa cultura de que ninguém pode ser mais ou menos. Todos têm que pensar no que pode acontecer", diz.

As dificuldades no Brasil

Complemetando a discussão, o professor Naércio Menezes Filho exibiu alguns números que ressaltam a importância da inovação no país. De acordo com ele, existem diversos empecilhos como a educação, burocracia e os problemas com as leis de incentivo à inovação. Os dados mostram que os profissionais brasileiros não são tão produtivos quanto os executivos de outros países e a consequência disso é a falta de inovação. O número de patentes e pesquisas no Brasil também é inferior aos de outros países, o que demonstra claramente a pouca inovação dentro das companhias brasileiras.

"As firmas brasileras estão muito atrás das coreanas e norte-americanas. E como é possível ver, a inovação é fundamental para que a produtividade cresça no país. Só ao inovar o produto ou serviço é que temos crescimento na produtividade e, consequentemente, na economia. Com isso, gera-se um crescimento econômico sustentável que independe das políticas cambiais, taxas de juros. Nós só vamos conseguir ganhar mercados em relação à China, Coreia e outros países se tivermos crescimento sustentável", comenta.

O professor lembra que a qualidade da educação é precária e isto está muito relacionado à inovação. Uma pesquisa mostrou que o desempenho de alunos de 15 anos em provas de matemática está intimamente ligada à inovação. Enquanto países como Canadá tiveram boas notas e estão no topo do ranking dos locais mais inovadores, o Brasil apareceu em um dos últimos lugares da lista tanto no quesito nota, quanto na inovação. Outro estudo mostrou, por meio de um gráfico, que as companhias brasileiras se mantêm enraizadas em políticas de gerenciamento ultrapassadas e, portanto, têm dificuldades de assumir uma postura mais inovadora.

O presidente da Alpargatas ressalta, no entanto, que o Brasil é um país muito novo em relação aos citados e o nível de corrupção também colabora para a falta de inovação, já que é um entrave no desenvolvimento, seja no âmbito cultural ou econômico. Porém, ele concorda que a educação pode ser o caminho para práticas mais inovadoras. O executivo contou que a Alpargatas já tentou diversas vezes se aproximar de universidades e faculdades para promover trabalhos conjuntos, mas teve dificuldades. "É péssimo saber que lá se concentra uma fonte enorme de conhecimento, mas não temos acesso. Acho que os dois [universidades e empresas] se necessitam, mas o Brasil ainda não tem essa cultura e apresenta dificuldades" conclui.

Por fim, Luís César Verdi falou sobre os centros de inovações da SAP, espalhados pelo mundo todo, e lembrou que o centro brasileiro está localizado dentro de uma universidade, onde os estudantes têm a possibilidade de sair da vida acadêmica direto para a empresarial.

Para colaborar, que tal deixar nos comentários abaixo quais as práticas de inovação de sua companhia e as maiores dificuldades enfrentadas no Brasil? Opine!

Infraestrutura de TI para grandes eventos esportivos. Estamos preparados?



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Estádio do Corinthians 2014


Nos próximos cinco anos, o Brasil será palco de inúmeros eventos esportivos, assim como crescerá em eventos religiosos e musicais. Esta expectativa tem trazido aspectos positivos ao Brasil, no campo do mercado de trabalho e comercial como um todo. Além disso, veremos uma mudança cultural a ser implantada no país.

Dentro dos aspectos positivos que este cenário aponta, percebemos um movimento forte em relação à profissionalização de pessoas ligadas ao mercado de tecnologia, no sentido de buscar informações no mercado exterior, buscar treinamentos dentro de suas empresas ou com parceiros, ou mesmo participar de workshops e fóruns para aprimorar conhecimento.

Com relação à mudança cultural, o Brasil passará por grandes transformações, pois os antigos estádios serão convertidos em arenas. Atualmente, o espectador brasileiro tem o hábito de chegar ao estádio de futebol meia hora antes do jogo, apenas para assistir às partidas. Com a experiência internacional e com o benchmarking que está havendo – no qual os interessados têm vivenciado a experiência de arenas nos EUA e Europa –, acredita-se que esta nova filosofia de ‘entretenimento’ será implantada aos poucos nas arenas brasileiras.

O fator econômico também pesará bastante, pois a viabilidade do projeto está diretamente relacionada com o número de pessoas que usufruirão dos espaços. E para atrair estas pessoas, será necessário oferecer entretenimento interessante para mantê-las mais tempo no estádio, como shows pré-jogos, músicas interativas nos intervalos dos jogos e placares eletrônicos que ‘falam’ com o público. Ou seja, artifícios para animar e entreter as torcidas enquanto o evento acontece.

Nesta parte da mudança cultural, percebe-se a importância da tecnologia moderna e sua influência na viabilidade de um projeto de tamanha abrangência. Com a atual exposição do Brasil em nível mundial, somada à crise internacional, o Brasil virou pista de pouso das maiores empresas globais, que buscam oportunidade de negócios em nosso território. Esta troca de experiências é muito produtiva.

Como exemplo de tecnologia, podemos mencionar as soluções de sonorização para estes ambientes. Até pouco tempo, esta tecnologia estava relegada ao segundo plano, mas com as trocas de experiências das arenas internacionais e com a vinda ao país de experientes empresas internacionais, a sonorização virou uma necessidade, tanto para entretenimento como para segurança.

Com a integração dos equipamentos de sonorização, e seguindo as normas internacionais, o sistema de evacuação está totalmente integrado com os dispositivos de detecção de incêndio, com os alarmes e, principalmente, com as caixas acústicas espalhadas por toda a arena, para distribuírem corretamente e equitativamente uma mensagem em um momento de emergência. As normas internacionais ditam que é necessário um aviso por voz – e não mais apenas sonoro como antigamente –, que auxilie a evacuação que deve ser feita em menos de oito minutos.

Ainda sobre sonorização, os sistemas exigidos pela FIFA melhorarão muito as performances dos próximos shows, já que representarão um reforço importante nas áreas das arquibancadas. Estes equipamentos, que serão um legado para as arenas, poderão inclusive ser usados como fonte de receita extra no caso de pequenos shows, pois resultará em diminuição da lista de equipamentos exigidos para um show pequeno, utilizando-se dos próprios equipamentos já instalados.

Nas instalações de vídeo, também percebemos grandes mudanças. Hoje, o Digital Signage, um termo bonito para um significado simples, Sinalização Digital, está caindo no conhecimento popular. Este termo refere-se a uma distribuição de conteúdo de propaganda, de endomarketing, de anúncios, diretamente em diversos monitores estrategicamente alocados nas dependências de uma arena, shopping, prédio comercial, ou muitos outros ambientes.

Mais uma vez, com as trocas de informações permitidas com as viagens internacionais, os decisores começaram a entender a importância de terem uma ferramenta como o Digital Signage como fonte de renda, pois poderão usufruir muito mais do espaço, da força de mídia dos clubes e arenas, vendendo os espaços durante os eventos. Imagine, por exemplo, no intervalo de um jogo, 100 monitores avisando que quem comprar um refrigerante e uma pipoca levará de brinde um boneco de seu ídolo? Isto aumentaria instantaneamente a compra por impulso, aumentando a renda da arena. Além disso, imaginem o lançamento de um carro sendo divulgado na arena em final de campeonato?

Ainda falando da parte de vídeo, em aliança com a parte de segurança, as novas tecnologias de captação de imagens com lentes megapixel e reconhecimento facial, que podem localizar uma pessoa no meio de uma multidão, fazem com que o ambiente se torne mais seguro e confiável, trazendo mais pessoas e mais investidores a estes locais.

Uma mudança que com certeza já está sendo sentida é em relação à qualidade dos projetos, pois finalmente, com um órgão regulador como a FIFA, os projetos de estádios tiveram que se adaptar à nova realidade e tiveram que melhorar em relação aos padrões exigidos. Antigamente, qualquer empresa poderia participar de uma concorrência nestas áreas. Mas hoje, as concorrências estão restritas às empresas que sabem o que fazem, que investem em treinamento, em pessoal, em tecnologia, empresas que poderão tomar frente de um projeto como estes e que com certeza demonstram que o Brasil se encontra preparado e de braços abertos para receber estes eventos.

Dell compra SonicWall, desenvolvedora de soluções de segurança


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Dell
A Dell está perto de adquirir a empresa de desenvolvimento de soluções de proteção de dados SonicWall para ampliar seu portfólio de tecnologia corporativa.
O valor da manobra não foi divulgado. A SonicWall, com sede na California, é vista como uma empresa importante nos mercados de proteção de dados e de segurança avançada de redes. A empresa compete com gigantes como a Cisco, Juniper e Fortinet.
Com a compra da SonicWall, a Dell vai aumentar a disponibilidade de pacotes de produtos de segurança e deve crescer no mercado de pequenas e médias empresas. A finalização do negócio deve acontecer até o segundo semestre deste ano.
Essa é a terceira empresa de segurança comprada pela Dell nos últimos anos. Em 2010, a KACE, provedora de aplicativos de gerenciamento de sistemas, foi adquirida pela fabricante de PCs e, em 2011 foi a vez da SecureWorks, que atua no mercado de serviços de segurança de informação.

Com as três aquisições, a Dell visa expandir sua oferta de serviços de segurança permitindo que consumidores acessem com facilidade soluções para combater grandes ciberataques.

Matt Medeiros, presidente da SonicWall, afirmou para o site CRN que a aquisição pela Dell vai ajudar a acelerar o crescimento de uma forma que a empresa não conseguia por conta própria. "Também vai aumentar nossa participação no mercado com nossos produtos de segurança. Acreditamos que dar um passo desses é uma progressão natural", afirmou.

Novo iPad: alta definição, 4G e processador quad-core



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Novo iPad
O novo iPad foi oficialmente anunciado nesta quarta-feira (7/3), e entre seus principais novos recursos estão acesso a redes 4G LTE, tela Retina Display de resolução 2048x1536 pixels, processador A5X quad-core e uma câmera de 5 megapixels parecida com a do iPhone 4S.
O dispositivo foi apresentado por Tim Cook, e será chamado apenas de "novo iPad". Ele não é o iPad 3 nem o iPad HD, como foi especulado recentemente. O aparelho conta com a tela Retina Display, mesma tecnologia usada no iPhone desde o lançamento do iPhone 4. A tela exibe imagens em alta resolução com grande nível de detalhamento e 3,1 milhões de pixels. Durante a conferência, representantes da Apple ressaltaram que a resolução de 2048x1536 é superior à de TVs FullHD, que chegam a 1920x1080.
A conexão com redes 4G, também muito especulada nos últimos meses, foi confirmada. O novo iPad também se conecta a redes HSPA+ de 21Mbps e redes 4G LTE de 72Mbps.
O tablet também terá um processador quad-core A5X. Segundo a Apple, o chip é até 4 vezes superior ao Tegra 3, da NVidia, e 2 vezes superior ao processador usado no iPad 2. A bateria terá a mesma durabilidade do iPad 2: 10 horas, ou 9 horas em redes 4G.
Outro recurso atualizado no dispositivo foi a câmera, que agora tira fotos de até 5 megapixels e grava vídeos em Full HD. A Apple também adicionou um microfone ao tablet. Com ele, é possível falar algo para o iPad e ele reconhecerá e escreverá. O ícone do microfone é o mesmo do Siri, do iPhone 4S, mas a funcionalidade é outra - ele não funciona como um assistente pessoal. O reconhecimento de voz estará disponível em inglês, francês, alemão e japonês, inicialmente.

Ele será mais grosso e mais pesado do que o modelo anterior: terá 9,4 milimetros de espessura e pesará cerca de 630 gramas.
O preço do novo iPad é o mesmo do iPad 2. O modelo mais barato, de 16GB, custará US$ 499, enquanto os de 32GB e 64GB sairão por US$ 599 e US$ 699, respectivamente. O novo iPad compatível com 4G é um pouco mais caro: US$ 629 por 16GB, US$ 729 por 32GB e US$ 829 por 64GB.

Engadget
O aparelho estará disponível a partir do dia 16 de março nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Suíça, Japão, Hong Kong, Cingapura e Australia. Alguns outros países europeus, asiáticos e da América Central receberão o tablet no dia 23 de março, mas a Apple ainda não tem data para o lançamento no Brasil.

Além do novo iPad, a Apple também anunciou que continuará comercializando oiPad 2. O tablet, porém, virá apenas no modelo de 16GB e terá um corte de US$ 100 em seu preço, passando a custar US$ 399.
Você pode conferir tudo o que foi falado durante a conferência da Apple nominuto-a-minuto feito pelo Olhar Digital. Ao fim do evento, Tim Cook afirmou que há muito o que acontecer dentro da Apple em 2012. "Estamos apenas começando". O que será que vem pela frente? Apple iTV? iPhone 5? Deixe seu palpite nos comentários!

Saiba o que os americanos estão achando do Novo iPad


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Novo iPad
O Novo iPad chega às lojas só nesta sexta-feira (16/03), mas alguns veículos já tiveram a oportunidade de testar o tablet. Veja abaixo as opiniões dos especialistas.

Display

A tela de retina, que exibe imagens em alta resolução, é realmente melhor. A opinião parece unânime entre os especialistas. O site The Verge chamou o display de "ultrajante", o All Things Digital disse que é como mudar o grau dos óculos e o TechCrunch fez uma comparação com os outros modelos do tablet: "é como se os antigos iPads tivessam a tela embaçada. Realmente houve uma mudança radical no display. Segundo a Apple, o nível de detalhamento chega a 3,1 milhões de pixels. Além disso, a resolução de 2048x1536 é superior à de TVs FullHD, que chegam a 1920x1080 pixels.

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Câmera

O segundo ponto diz respeito a câmera e, mais uma vez, os reviews foram positivos. A equipe do Cnet diz que as fotos saem melhores, mas os especialistas do Slashgear disseram que a câmera não é tão poderosa quanto a do iPhone 4S. O jornalista do The Verge foi além. Para ele, apesar do recurso ser bom, quase ninguém utiliza a ferramenta no tablet. "Não importa quem você seja, é impossível não parecer um nerd ao tirar fotos em público com o iPad", brincou. Para quem não sabe, a câmera do dispositivo agora tira fotos de até 5 megapixels e grava vídeos em Full HD.

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Processador

O terceiro item abordado é o novo processador quad-core A5X. De acordo com a Apple, o chip é até 4 vezes superior ao Tegra 3, da NVidia, e 2 vezes superior ao processador usado no iPad 2. No entanto, alguns especialistas não acharam o dispositivo tão veloz quanto foi dito pela companhia. A equipe do MacWorldafirmou que a velocidade é a mesma do iPad 2, a única diferença é que os aplicativos nativos rodam de forma mais suave, enquanto os de terceiros continuam com falhas, o que não necessariamente tem ligação com o processador. Já o site Slashgear diz ter notado melhorias na velocidade do tablet, principalmente ao realizar tarefas. A equipe fez uma comparação de exportação de vídeos entre o novo iPad e o iPad 2, e disseram ter percebido uma grande diferença.

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Armazenamento

O Cnet diz ter chegado a uma conclusão: o modelo de 16 GB deveria ser abolido e os especialistas de outros sites como o TechCrunch concordam. De acordo com o jornalista, ele possui três páginas de aplicativos, algumas centenas de fotos, um filme em HD e um álbum de música que consomem cerca de 20 GB. Os aplicativos sozinhos já consomem cerca de 10 GB do aparelho. Por conta disso, ele acha desnecessário a venda de um modelo de 16 GB, já que a maioria das pessoas teriam muito mais dados no aparelho, além de dezenas de apps. O Pocket Lint, que também compartilha da opinião, ainda lembrou que os aplicativos em alta resolução no Novo iPad também vão ocupar muito mais espaço, o que torna inviável a compra de um modelo de 16 GB. "A Apple não cogitou ir além na capacidade de armazenamento, mas acho que como novo tablet eles poderiam aumentar o espaço, especialmente com os vídeos chegando a 1080 p", comentou.

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Upgrade


Por fim, os especialistas concluíram: os usuários do iPad 2 não precisam, necessariamente, fazer o upgrade para o Novo iPad. O jornalista do New York Times, por exemplo, acredita que o novo modelo não deu um grande salto em relação ao antigo. "Veja pelo lado positivo: pelo mesmo preço de antes você, que não tem ainda um iPad, pode comprar um novo mais rápido e com um design bacana. Mas, se você já tem um iPad 2, pelos menos desta vez, você não vai se sentir tão obsoleto em relação à versão anterior do dispositivo", disse. No entanto, o MacWorld discorda um pouco. Segundo a equipe, os usuários do antigo tablet não precisam invejar tanto os novos recursos oferecidos como câmera e processador, mas, eles aconselham os consumidores a não olhar muito para a tela de retina, pois esta sim é uma novidade que fará qualquer um querer trocar de iPad.


Anonymous lança sistema operacional próprio?


Internet
Anonymous
Um grupo que afirma ser relacionado ao Anonymouslançou uma versão própria doLinux que teria ferramentas para testar a segurança de sites.
Baseado no Ubuntu, o sistema acompanha ferramentas de hackeamento que descobrem senhas, procuram vulnerabilidades em sites e simulam ataques de negação de serviço.
No Tumblr, os criadores do sistema afirmam que ele é para "fins educacionais" e não deve ser usado com más intenções, o que poderia levar o usuário para a prisão.
No Twitter, porém, o grupo responsável pela conta AnonOps negou a autoria do sistema. Além disso, afirmou que ele contém diversos trojans e não aconselham o download do OS.
Em resposta, os desenvolvedores do sistema lembraram que "no mundo do Linuxnão existe vírus". Eles defenderam que, se alguém acredita que a plataforma é falsa e só prejudica o usuário, que simplesmente não faça o download.
Se você acha que vale a pena arriscar, é possível baixar o sistema pelo Tumblrdos desenvolvedores. Eles afirmam que tiveram mais de 4,6 mil downloads em um dia

Mozilla lança concurso global de vídeos com prêmios de até US$ 5 mil


firefox flix
firefox flix
Atenção criativos, amantes da sétima arte e das novas tecnologias: a Mozilla acaba de lançar o Firefox Flicks, o concurso global de vídeos que vai transformar o internauta em diretor de cinema. Para participar do concurso não é preciso ser um expert, basta ter uma boa ideia associada à missão da organização, que é "manter o poder da Internet nas mãos das pessoas". Os participantes devem criar um anúncio ou uma história, em vídeo, de no máximo 30 segundos, que traz esse conceito.

A premiação do concurso Firefox Flicks é dividida em 4 categorias: Melhor Filmagem em 30 Segundos; Melhor Animação; Melhor utilização de novas tecnologias livres e Melhor Anúncio de Serviço Público. A competição é global e serão escolhidos os vencedores, por cada categoria, em quatro regiões: América Latina; América do Norte; Ásia, Austrália e Nova Zelândia; Europa e África.

Os vídeos serão vistos por internautas em todo o mundo, alavancando o participante a uma audiência global, além de um júri formado por personalidades do show bizz e do cinema. Os ganhadores ainda vão poder encontrar alguns jurados em um dos quatro eventos internacionais de premiação e os vídeos mais votados poderão ser apresentados em campanhas mundiais de marketing e em anúncios de serviços públicos.

Os Prêmios

O ganhador do grande prêmio em cada região receberá, à sua escolha, US$ 5 mil em equipamentos de vídeo ou uma bolsa de estudos em uma escola de cinema. Os dois principais vencedores em cada categoria ganharão US$ 1 mil em equipamentos de vídeo.

Os principais ganhadores por categoria de cada região e o vencedor do grande prêmio também ganharão uma viagem para o grande evento do Firefox Flicks em 2012. Além disso, todos os participantes receberão, por vídeo inscrito, um brinde da Mozilla.

As inscrições

As inscrições para o Firefox Flicks seguem até a meia-noite do dia primeiro de maio. A divulgação do prêmio será ainda no mês de maio. Para se inscrever e saber mais detalhes sobre o Firefox Flicks acesse o site do concurso. Lá, você também encontra alguns vídeos que podem te servir de inspiração. Boa sorte!

Banda larga popular já chegou a mais de 1 milhão de lares, diz ministro


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Banda Larga
A banda larga popular já chegou a mais de 1,2 milhão de lares, afirmou o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, durante audiência pública no Senado na quarta-feira (14/3). Parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), a internet popular começou a ser ofertada em outubro de 2011.
Pelo PNBL, operadoras oferecem conexões banda larga de 1 Mbps por até R$ 35 para atingir cerca de 40 milhões de domicílios até 2014.
Segundo o ministro, a banda larga fixa cresceu 19% em 2011, mas os dados mais impressionantes são da banda larga móvel, que teve aumento de 103%. De acordo com Bernardo, isso mostra como os brasileiros querem portabilidade e facilidade para acessar redes sociais.
A internet móvel é alvo de debate entre ministério e operadoras. O governo deve fazer em junho o leilão das faixas 2,5 GHz e 3,5GHz, junto com a faixa 450MHz e 470MHz, para a criação de redes 4G e também para banda larga em áreas rurais. A expectativa do Minicom é que as primeiras redes comerciais de internet móvel de quarta geração comecem a operar antes da Copa das Confederações, em 2013, nas cidades-sede do evento.

Buscador do Google passará pela maior reformulação da história, diz jornal


Google (Reprodução)
Google
O Google vai fazer a maior renovação do seu mecanismo de busca da história para continuar competitivo e para adicionar novas tecnologias, segundo o The Wall Street Journal.

Amit Singhal, executivo da empresa, afirmou que o buscador do Google funcionará "da mesma forma que os humanos entendem o mundo". As mudanças começarão a aparecer nos próximos meses, e uma reformulação completa para a "próxima geração de busca" vai levar anos para ser concluída.
As alterações não devem eliminar a forma atual de busca a partir de palavras-chave. O Google trabalha, na verdade, em uma forma de desenvolver um sistema que encontra resultados mais relevantes.
Um mecanismo chamado "busca semântica" deve ser incorporado ao buscador. Com ele, as pesquisas serão mais relacionadas a pessoas e lugares. Com isso, quando o usuário fizer uma busca, por exemplo, sobre "quais são as dez maiores cidades brasileiras", em vez de receber links para sites que possam ter a resposta, ele receberá uma lista com as cidades.
Essa alteração deve modificar a forma como o mecanismo de busca funciona, impactando em algo entre 10% e 20% das pesquisas feitas no Google.
As novas mudanças vão se aliar a outras iniciativas do Google de tornar os resultados das pesquisas mais "pessoais". Recentemente o buscador foi integrado ao Google+, mostrando resultados relacionados também aos amigos e contatos da rede social.

Mozilla traça planos para o Firefox em 2012


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Firefox Anual Report
A Mozilla divulgou o planejamento para melhorar seu navegador Firefox durante o ano de 2012. Após um 2011 bastante agitado, quando o browser entrou em uma agenda de atualizações rápidas e passou a ganhar novas versões finais a cada seis semanas, a fundação responsável pelo desenvolvimento do softwarelistou algumas das suas metas para este ano.
As atualizações do navegador a partir de agora serão "silenciosas" - ou seja, elas acontecerão em segundo plano para evitar o que a Mozilla chamou de "fadiga de atualização", quando os usuários se cansam de tantas mensagens recebidas para fazer o update do browser.
Além disso, a compatibilidade de extensões também foi modificada. Agora, todos as extensões feitas para o Firefox 4 ou superior também funcionarão com novas versões. Isso evita que os usuários tenham que esperar pelo desenvolvimento de novas versões dos add-ons, podendo usar o navegador sem nenhum problema de compatibilidade.
Também no campo das extensões está a sincronização delas - os add-ons que você tem em casa, por exemplo, também estarão disponíveis no trabalho, da mesma forma como já é possível sincronizar histórico e favoritos em mais de um computador.
A versão mais recente do Firefox é o 11 e foi lançada na terça-feira (13/3). As novidades dessa edição incluem a possibilidade de importar favoritos e histórico do Chrome e a já citada sincronização de extensões em diferentes computadores. A Mozilla também afirma que o novo navegador é mais rápido do que a versão anterior e ganhou mudanças para a exibição de HTML5.

Justiça suspende decisão do Procon de interromper vendas da B2W


Reprodução
Procon pode probir vendas B2W
A Justiça suspendeu a decisão do Procon que interrompia as vendas da Americanas.com, Submarino e Shoptime por 72 horas no estado de São Paulo. O órgão havia determinadoontem (14/3) que as lojas, pertencentes à B2W, não poderiam comercializar produtos a partir de hoje (15/3) devido ao excesso de reclamações por parte de consumidores.
O juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, determinou que "a suspensão traria danos de difícil reparação". Além de não poder vender nada pelos sites por três dias, a B2W também teria que pagar uma multa de R$ 1,7 milhão.
O Procon registrou 2.224 atendimentos sobre problemas de consumidores nos sites da B2W em 2010, e mais 6.233 relatos em 2011. Entre as reclamações dos consumidores estão falta de entrega do produto e defeito no item. O órgão informou que vai recorrer à decisão da justiça.
A B2W afirma que trabalhou para resolver os problemas desde o final de 2010, e, no segundo semestre de 2011, observou uma redução de 27,9% nas queixas dos clientes.

A internet nos deixa mais burros ou mais inteligentes?


Internet
Hiperconectividade tem o seu lado bom e ruim, afirmam especialistas (Foto: Reprodução)
Não há como escaparmos da tecnologia. Físicos e cientistas do mundo todo apontam que o uso dessas ferramentas será cada vez mais intenso nos próximos anos, e que muitas coisas que conhecemos podem deixar de existir, entre elas jornais impressos, bibliotecas e livros. Com isso, será que o acesso constante a esses recursos visionários - em especial à internet - vai tornar os jovens desta geração mais burros ou mais inteligentes?
De acordo com uma nova pesquisa, a resposta é: as duas coisas. Segundo oLiveScience, o estudo, que incluiu 1.021 especialistas e críticos de tecnologia, constatou que a hiperconectividade é uma boa mistura, e 50% dos entrevistados concordaram que a internet é um local que estimula vários talentos. No entanto, 42% acreditam que tamanha quantidade de dados pode deixar o cérebro dependente da web e dos serviços para dispositivos móveis.
Péssimas previsões
Segundo a Universidade Elon e o Pew Internet Project, que conduziram o relatório, a divisão entre os especialistas tecnológicos que concordam e discordam do avanço tecnológico é perto de 50/50%. Muitos dos que responderam que a "geração Y da internet" tem vantagem mental hesitaram em responder sobre o lado negro desse excesso de conectividade.
"Enquanto eles disseram que o acesso às pessoas e à informação aumentou com a era da internet móvel, também afirmaram que já percebem deficiências nos jovens em habilitades como foco de atenção, paciência e análises mais profundas. Alguns expressaram preocupações de que as 'modinhas' estão levando a um futuro onde as pessoas serão consumidoras rasas de informação. Muitos até mencionaram o livro '1984', de George Orwell", declarou Janna Anderson, da Elon.
Já Paul Gardner-Stephen, da Universidade de Flinders, acredita que os "poderes centralizados capazes de controlar o acesso à internet conseguirão induzir as gerações futuras. Será muito parecido com o '1984', onde o controle foi atingido usando a linguagem para limitar e delimitar o pensamento, o que leva a concluir que os regimes poderão usar o acesso à web para controlar o pensamento".
"1984" descreve uma sociedade onde a informação é completamente controlada, capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. A história narrada é a de Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura para que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema.
Otimismo online
Muitos especialistas comentaram no estudo os talentos necessários para se navegar na internet, e sugeriram que as pessoas que estão crescendo conectadas são aquelas que mais vão se destacar.
"Não há dúvida de que o cérebro está sendo religado em alguns pontos. As novas técnicas e mecanismos serão muito úteis para as pessoas criativas", destacou Danah Boyd, pesquisadora da Microsoft.
Por outro lado, especialistas afirmam que o uso da web é como um "cérebro externo" onde os fatos são armazenados, liberando espaço mental que vai além da memorização. Para Paul Jones, um especialista em novas mídias da Universidade da Carolina do Norte, a partir do momento que as pessoas usarem o "lugar" da memorização no cérebro para fazer análises, acontecerá o grande boom da sociedade.
Mesmo que existam algumas diferenças de opinião entre os benefícios e os danos causados pela internet, os pesquisadores concordam que certas habilidades e talentos serão importantes para as gerações futuras. Entre elas estão as capacidades de cooperação para resolver problemas, para pesquisas efetivas por informação, para sintetizar informações de várias fontes, para se concentrar, e para filtrar os dados que são úteis daqueles que são descartáveis na web.
"Existe uma preocupação entre esses especialistas de que as novas divisões sociais e econômicas vão emergir entre aqueles que entendem as novas mídias. Eles acreditam que a educação pública precisa se reinventar e ensinar essas habilidades", finalizou o co-autor do estudo, Lee Rainie, diretor do Pew InternetProject.

Designer da Apple explica o que torna seus produtos os melhores do mercado


Jonathan Ive
Jonathan Ive (Foto: Divulgação)
Criar um produto revolucionário e que permaneça no mercado é, hoje, o desafio de muitos inventores. Não basta ter técnica, mas também criatividade.
Uma das pessoas que conseguem aliar ambas as coisas é Jonathan Ive, indiscutivelmente um dos londrinos mais influentes do mundo. Com 45 anos, Ive nasceu em Chingford (uma pequena cidade localizada ao norte de Londres) e frequentou a mesma escola que o jogador de futebol David Beckham. Foi também no colégio que conheceu sua esposa, Heather Pegg, com quem se casou em 1987, teve filhos gêmeos e agora vive em São Francisco, EUA.
Vice-presidente de design industrial da Apple, Ive é um dos grandes cérebros por trás dos produtos da empresa, que vão desde o computador Mac ao iPod, iPhone e, mais recentemente, o iPad. O britânico até recebeu o título de "Sir" por serviços prestados ao design, sendo chamado agora de Sir Jonathan Ive.
De fato, não há como negar que a Apple é dominante em seu mercado, e a preferida dos consumidores que gostam e conhecem empresas de tecnologia. Mas o que torna o design da gigante da maçã tão diferente e conquistador em relação a outras companhias? Foi o que Ive explicou em uma entrevista para o London Evening Standard.
Ao falar sobre o processo de criação de algum ítem, Ive respondeu que "é difícil descrever o processo de design na Apple, mas ele é muito voltado à concepção e criação de protótipos".
O designer acredita que, quando esses dois processos (concepção e criação) são separados, o resultado final sofre. Resolver e enfrentar esses problemas requer um foco impressionante, segundo Ive. "Se o produto vai ser melhor, precisa ser novo, e se é novo, você está enfrentando problemas e desafios para os quais não tem referências. É preciso ser curioso e otimista, e as pessoas não fazem essa combinação com muita frequência".
Ive ainda disse o que é preciso para ser um grande designer. Para ele, é importante ser ágil, curioso e disposto a errar, além de ter um fascínio pela pergunta "e se?". Mas também afirmou que é necessário ter foco absoluto e uma aguçada percepção de contexto. Segundo ele, isso vai refletir diretamente no resultado final de algum produto, pois toda a concepção estará sujeita à opinião dos compradores.
"Uma das coisas que a Apple aprendeu ao longo dos últimos 20 anos é que as pessoas, mesmo tendo dificuldade em expressar por que gostam de algo, são incrivelmente exigentes como consumidoras. As pessoas sentem quais produtos tiveram um grande cuidado no design. Acho que elas sabem que a Apple tem um cuidado tremendo com seus produtos finais", concluiu.