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quinta-feira, 15 de março de 2012
Computação em nuvem vai superar dados locais em 2014, diz estudo
Vietnamita faz o "unboxing" do novo iPad. Veja o produto!
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O lançamento oficial do novo iPad, anunciado pela Appleem um evento recente, está marcado para o dia 16 de março. Porém, um vídeo que circula pela internet mostra vietnamitas desempacotando e explorando as funções do tablet, 3 dias antes da data divulgada.
O vídeo mostra a caixa e outros detalhes interessantes, como o tão questionado 1GB de memória RAM e a velocidade do novo processador A5X, de 1GHz. Na caixa, por exemplo, há adesivos do iCloud e do 4G. Também dá para notar as câmeras frontal e traseira do dispositivo.
Os usuários fazem, ainda, pequenos comparativos entre o tamanho das câmeras traseiras do iPad 2 e do novo iPad, e também do tamanho de seus cases. Eles acessam o menu, mas mais detalhes não são exibidos.
Tudo bem, o idioma não colabora na compreensão, mas as imagens são suficientes para matarmos a curiosidade de como é o novo aparelho. Confira o vídeo abaixo:
Uso de dispositivos móveis por funcionários causa preocupação no setor de TI
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E-commerce brasileiro faturou R$ 18,7 bilhões em 2011
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O estudo também revelou que o valor médio de cada compra foi de R$ 350 e que houve uma ascensão nas vendas de roupas e acessórios de moda. Segundo o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, esta categoria era pouco procurada pelos internautas pela necessidade de experimentar as peças antes da compra. No entanto, os varejistas começaram a trabalhar esta questão, desevolvendo métodos alternativos para que os consumidores confirmassem o tamanho da peça, e os resultados começaram a aparecer. As Lojas Marisa são um exemplo disso. No ano passado, a varejista apresentou aos internautas um sistema que indica o tamanho adequado de cada peça, conforme as medidas do corpo do cliente. Junto do segmento de moda no ranking das cinco categorias mais vendidas também estão os eletrodomésticos, informática, eletrônicos, cosméticos e perfumaria.
O relatório ainda trouxe informações sobre o mercado de compras coletivas, que, apesar de novo, já começa a se estruturar e amadurecer. Em 2011, o número de pessoas que aderiram a essa modalidade chegou a 9,98 milhões. Foram realizados 20,49 milhões de pedidos e o faturamento ficou em R$ 1,6 bilhão. O perfil dos consumidores desse segmento também está contemplado no estudo e aponta que o público de compras coletivas é majoritariamente feminino. "A explicação está no fato de que muitos dos produtos e serviços oferecidos são atrativos ao universo feminino. Além disso, a forte presença delas em redes sociais contribui para esse avanço", afirma a diretora de negócios da e-bit, Cris Rother.
Futuro do e-commerce
De acordo com a e-bit, em 2012, o comércio eletrônico deve continuar crescendo no mesmo ritmo de 2011. A previsão é que até o fim do ano o segmento atinja um faturamento de R$ 23,4 bilhões, o que representaria um aumento de 25% em relação a 2011. Só no primeiro semestre, período em que historicamente acontecem 45% das vendas do ano, são esperados R$ 10,4 bilhões. No entanto, embora o mercado interno esteja aquecido, a crise na Europa e a redução no ritmo de crescimento da China podem gerar algum reflexo negativo no varejo.
Brasil: virtualização cresce 80% em três anos
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A pesquisa também descobriu que 44% das empresas buscam a virtualização quando há necessidade de redução de custos com energia elétrica, espaço para armazenamento e compra de equipamentos. Porém, como em outros serviços e até em produtos, os custos da virtualização no Brasil ainda são altos demais - um dos principais motivos que levam 67% dos executivos entrevistados a pensar duas vezes antes de adotar o serviço.
O armazenamento é a vertente mais utilizada pelas empresas (65%), seguido de aplicações (6%), desktops (3%) e servidores (2%). Na outra ponta, 22%acham desnecessária a implantação da virtualização e outros 9% dizem não ter a intenção de adotar o serviço.
Tim Cook vende 2% de suas ações da Apple e embolsa US$ 11,1 milhões
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Inovação é a pauta principal na abertura do SAP Fórum
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Durante a palestra de abertura do fórum, Luís César Vérdi, presidente da SAPBrasil, realizou um painel de discussão com clientes da companhia. No palco principal do evento, os executivos discutiram questões sobre inovação e o futuro das empresas brasileiras, além de contarem com insights do professor titular da Insper e colunista do Valor Econômico, Dr. Naércio Menezes Filho.
Segundo o presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, o Brasil está prosperando, porém, o país ainda precisa desenvolver muita infraestrutura. Para ele, a inovação das companhias é a chave do sucesso, mas as empresas precisam parar de achar que um desempenho bom é o suficiente, pois a falta de inovação é uma fonte de ineficiência. "A inércia e a incapacidade de caminhar com as próprias pernas talvez seja um dos grandes entraves locais", comenta.
Saindo da zona de conforto
O executivo lembrou que a origem da palavra desenvolvimento, em quase qualquer idioma, significa sair do envolvimento, ou seja, des-envolver. Portanto, o grande desafio das companhias é olhar de fora, observando o que se passa lá dentro quando você não está envolvido. Dessa forma, é possível criar condições para que a empresa progrida e evolua acima da média do mercado. "Se o mercado crescer, nosso desafio é crescer mais que o mercado. Quem está na média pode não estar em um bom lugar, pois pode ter muita gente acima de você", ressalta Utsch.
Para ele, a inquietação é que faz com que a cabeça funcione. A mente aberta, segundo o executivo, traz não só as inovações, mas um filtro para aquilo que é indesejado. "Às vezes as inovações podem ser ruins e às vezes boas, cabe a todos saber identificar quais criações vão ser positivas e valer a pena. Muitas vezes acabamos perdendo o filtro e colocando tudo o que é novo pra dentro, mas não necessariamente tudo o que é novo é bom. Então, este filtro tem que estar ligado para que a gente tenha atenção a esses movimentos de mercado e não torne a empresa um empecilho a ela mesma", afirma.
Além disso, Utsch diz que é preciso uma equipe brilhante para que a companhia consiga fazer seu próprio futuro. De acordo com o executivo, se a companhia tem pessoas que pensam de maniera mediocre, existem muitas chances da companhia ser medíocre. "Na nossa empresa temos essa cultura de que ninguém pode ser mais ou menos. Todos têm que pensar no que pode acontecer", diz.
As dificuldades no Brasil
Complemetando a discussão, o professor Naércio Menezes Filho exibiu alguns números que ressaltam a importância da inovação no país. De acordo com ele, existem diversos empecilhos como a educação, burocracia e os problemas com as leis de incentivo à inovação. Os dados mostram que os profissionais brasileiros não são tão produtivos quanto os executivos de outros países e a consequência disso é a falta de inovação. O número de patentes e pesquisas no Brasil também é inferior aos de outros países, o que demonstra claramente a pouca inovação dentro das companhias brasileiras.
"As firmas brasileras estão muito atrás das coreanas e norte-americanas. E como é possível ver, a inovação é fundamental para que a produtividade cresça no país. Só ao inovar o produto ou serviço é que temos crescimento na produtividade e, consequentemente, na economia. Com isso, gera-se um crescimento econômico sustentável que independe das políticas cambiais, taxas de juros. Nós só vamos conseguir ganhar mercados em relação à China, Coreia e outros países se tivermos crescimento sustentável", comenta.
O professor lembra que a qualidade da educação é precária e isto está muito relacionado à inovação. Uma pesquisa mostrou que o desempenho de alunos de 15 anos em provas de matemática está intimamente ligada à inovação. Enquanto países como Canadá tiveram boas notas e estão no topo do ranking dos locais mais inovadores, o Brasil apareceu em um dos últimos lugares da lista tanto no quesito nota, quanto na inovação. Outro estudo mostrou, por meio de um gráfico, que as companhias brasileiras se mantêm enraizadas em políticas de gerenciamento ultrapassadas e, portanto, têm dificuldades de assumir uma postura mais inovadora.
O presidente da Alpargatas ressalta, no entanto, que o Brasil é um país muito novo em relação aos citados e o nível de corrupção também colabora para a falta de inovação, já que é um entrave no desenvolvimento, seja no âmbito cultural ou econômico. Porém, ele concorda que a educação pode ser o caminho para práticas mais inovadoras. O executivo contou que a Alpargatas já tentou diversas vezes se aproximar de universidades e faculdades para promover trabalhos conjuntos, mas teve dificuldades. "É péssimo saber que lá se concentra uma fonte enorme de conhecimento, mas não temos acesso. Acho que os dois [universidades e empresas] se necessitam, mas o Brasil ainda não tem essa cultura e apresenta dificuldades" conclui.
Por fim, Luís César Verdi falou sobre os centros de inovações da SAP, espalhados pelo mundo todo, e lembrou que o centro brasileiro está localizado dentro de uma universidade, onde os estudantes têm a possibilidade de sair da vida acadêmica direto para a empresarial.
Para colaborar, que tal deixar nos comentários abaixo quais as práticas de inovação de sua companhia e as maiores dificuldades enfrentadas no Brasil? Opine!
Infraestrutura de TI para grandes eventos esportivos. Estamos preparados?
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Nos próximos cinco anos, o Brasil será palco de inúmeros eventos esportivos, assim como crescerá em eventos religiosos e musicais. Esta expectativa tem trazido aspectos positivos ao Brasil, no campo do mercado de trabalho e comercial como um todo. Além disso, veremos uma mudança cultural a ser implantada no país.
Dentro dos aspectos positivos que este cenário aponta, percebemos um movimento forte em relação à profissionalização de pessoas ligadas ao mercado de tecnologia, no sentido de buscar informações no mercado exterior, buscar treinamentos dentro de suas empresas ou com parceiros, ou mesmo participar de workshops e fóruns para aprimorar conhecimento.
Com relação à mudança cultural, o Brasil passará por grandes transformações, pois os antigos estádios serão convertidos em arenas. Atualmente, o espectador brasileiro tem o hábito de chegar ao estádio de futebol meia hora antes do jogo, apenas para assistir às partidas. Com a experiência internacional e com o benchmarking que está havendo – no qual os interessados têm vivenciado a experiência de arenas nos EUA e Europa –, acredita-se que esta nova filosofia de ‘entretenimento’ será implantada aos poucos nas arenas brasileiras.
O fator econômico também pesará bastante, pois a viabilidade do projeto está diretamente relacionada com o número de pessoas que usufruirão dos espaços. E para atrair estas pessoas, será necessário oferecer entretenimento interessante para mantê-las mais tempo no estádio, como shows pré-jogos, músicas interativas nos intervalos dos jogos e placares eletrônicos que ‘falam’ com o público. Ou seja, artifícios para animar e entreter as torcidas enquanto o evento acontece.
Nesta parte da mudança cultural, percebe-se a importância da tecnologia moderna e sua influência na viabilidade de um projeto de tamanha abrangência. Com a atual exposição do Brasil em nível mundial, somada à crise internacional, o Brasil virou pista de pouso das maiores empresas globais, que buscam oportunidade de negócios em nosso território. Esta troca de experiências é muito produtiva.
Como exemplo de tecnologia, podemos mencionar as soluções de sonorização para estes ambientes. Até pouco tempo, esta tecnologia estava relegada ao segundo plano, mas com as trocas de experiências das arenas internacionais e com a vinda ao país de experientes empresas internacionais, a sonorização virou uma necessidade, tanto para entretenimento como para segurança.
Com a integração dos equipamentos de sonorização, e seguindo as normas internacionais, o sistema de evacuação está totalmente integrado com os dispositivos de detecção de incêndio, com os alarmes e, principalmente, com as caixas acústicas espalhadas por toda a arena, para distribuírem corretamente e equitativamente uma mensagem em um momento de emergência. As normas internacionais ditam que é necessário um aviso por voz – e não mais apenas sonoro como antigamente –, que auxilie a evacuação que deve ser feita em menos de oito minutos.
Ainda sobre sonorização, os sistemas exigidos pela FIFA melhorarão muito as performances dos próximos shows, já que representarão um reforço importante nas áreas das arquibancadas. Estes equipamentos, que serão um legado para as arenas, poderão inclusive ser usados como fonte de receita extra no caso de pequenos shows, pois resultará em diminuição da lista de equipamentos exigidos para um show pequeno, utilizando-se dos próprios equipamentos já instalados.
Nas instalações de vídeo, também percebemos grandes mudanças. Hoje, o Digital Signage, um termo bonito para um significado simples, Sinalização Digital, está caindo no conhecimento popular. Este termo refere-se a uma distribuição de conteúdo de propaganda, de endomarketing, de anúncios, diretamente em diversos monitores estrategicamente alocados nas dependências de uma arena, shopping, prédio comercial, ou muitos outros ambientes.
Mais uma vez, com as trocas de informações permitidas com as viagens internacionais, os decisores começaram a entender a importância de terem uma ferramenta como o Digital Signage como fonte de renda, pois poderão usufruir muito mais do espaço, da força de mídia dos clubes e arenas, vendendo os espaços durante os eventos. Imagine, por exemplo, no intervalo de um jogo, 100 monitores avisando que quem comprar um refrigerante e uma pipoca levará de brinde um boneco de seu ídolo? Isto aumentaria instantaneamente a compra por impulso, aumentando a renda da arena. Além disso, imaginem o lançamento de um carro sendo divulgado na arena em final de campeonato?
Ainda falando da parte de vídeo, em aliança com a parte de segurança, as novas tecnologias de captação de imagens com lentes megapixel e reconhecimento facial, que podem localizar uma pessoa no meio de uma multidão, fazem com que o ambiente se torne mais seguro e confiável, trazendo mais pessoas e mais investidores a estes locais.
Uma mudança que com certeza já está sendo sentida é em relação à qualidade dos projetos, pois finalmente, com um órgão regulador como a FIFA, os projetos de estádios tiveram que se adaptar à nova realidade e tiveram que melhorar em relação aos padrões exigidos. Antigamente, qualquer empresa poderia participar de uma concorrência nestas áreas. Mas hoje, as concorrências estão restritas às empresas que sabem o que fazem, que investem em treinamento, em pessoal, em tecnologia, empresas que poderão tomar frente de um projeto como estes e que com certeza demonstram que o Brasil se encontra preparado e de braços abertos para receber estes eventos.
Dell compra SonicWall, desenvolvedora de soluções de segurança
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Com as três aquisições, a Dell visa expandir sua oferta de serviços de segurança permitindo que consumidores acessem com facilidade soluções para combater grandes ciberataques.
Matt Medeiros, presidente da SonicWall, afirmou para o site CRN que a aquisição pela Dell vai ajudar a acelerar o crescimento de uma forma que a empresa não conseguia por conta própria. "Também vai aumentar nossa participação no mercado com nossos produtos de segurança. Acreditamos que dar um passo desses é uma progressão natural", afirmou.
Novo iPad: alta definição, 4G e processador quad-core
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Ele será mais grosso e mais pesado do que o modelo anterior: terá 9,4 milimetros de espessura e pesará cerca de 630 gramas.
Além do novo iPad, a Apple também anunciou que continuará comercializando oiPad 2. O tablet, porém, virá apenas no modelo de 16GB e terá um corte de US$ 100 em seu preço, passando a custar US$ 399.
Saiba o que os americanos estão achando do Novo iPad
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Display
A tela de retina, que exibe imagens em alta resolução, é realmente melhor. A opinião parece unânime entre os especialistas. O site The Verge chamou o display de "ultrajante", o All Things Digital disse que é como mudar o grau dos óculos e o TechCrunch fez uma comparação com os outros modelos do tablet: "é como se os antigos iPads tivessam a tela embaçada. Realmente houve uma mudança radical no display. Segundo a Apple, o nível de detalhamento chega a 3,1 milhões de pixels. Além disso, a resolução de 2048x1536 é superior à de TVs FullHD, que chegam a 1920x1080 pixels.
Câmera
O segundo ponto diz respeito a câmera e, mais uma vez, os reviews foram positivos. A equipe do Cnet diz que as fotos saem melhores, mas os especialistas do Slashgear disseram que a câmera não é tão poderosa quanto a do iPhone 4S. O jornalista do The Verge foi além. Para ele, apesar do recurso ser bom, quase ninguém utiliza a ferramenta no tablet. "Não importa quem você seja, é impossível não parecer um nerd ao tirar fotos em público com o iPad", brincou. Para quem não sabe, a câmera do dispositivo agora tira fotos de até 5 megapixels e grava vídeos em Full HD.
Processador
O terceiro item abordado é o novo processador quad-core A5X. De acordo com a Apple, o chip é até 4 vezes superior ao Tegra 3, da NVidia, e 2 vezes superior ao processador usado no iPad 2. No entanto, alguns especialistas não acharam o dispositivo tão veloz quanto foi dito pela companhia. A equipe do MacWorldafirmou que a velocidade é a mesma do iPad 2, a única diferença é que os aplicativos nativos rodam de forma mais suave, enquanto os de terceiros continuam com falhas, o que não necessariamente tem ligação com o processador. Já o site Slashgear diz ter notado melhorias na velocidade do tablet, principalmente ao realizar tarefas. A equipe fez uma comparação de exportação de vídeos entre o novo iPad e o iPad 2, e disseram ter percebido uma grande diferença.
O Cnet diz ter chegado a uma conclusão: o modelo de 16 GB deveria ser abolido e os especialistas de outros sites como o TechCrunch concordam. De acordo com o jornalista, ele possui três páginas de aplicativos, algumas centenas de fotos, um filme em HD e um álbum de música que consomem cerca de 20 GB. Os aplicativos sozinhos já consomem cerca de 10 GB do aparelho. Por conta disso, ele acha desnecessário a venda de um modelo de 16 GB, já que a maioria das pessoas teriam muito mais dados no aparelho, além de dezenas de apps. O Pocket Lint, que também compartilha da opinião, ainda lembrou que os aplicativos em alta resolução no Novo iPad também vão ocupar muito mais espaço, o que torna inviável a compra de um modelo de 16 GB. "A Apple não cogitou ir além na capacidade de armazenamento, mas acho que como novo tablet eles poderiam aumentar o espaço, especialmente com os vídeos chegando a 1080 p", comentou.
Upgrade
Por fim, os especialistas concluíram: os usuários do iPad 2 não precisam, necessariamente, fazer o upgrade para o Novo iPad. O jornalista do New York Times, por exemplo, acredita que o novo modelo não deu um grande salto em relação ao antigo. "Veja pelo lado positivo: pelo mesmo preço de antes você, que não tem ainda um iPad, pode comprar um novo mais rápido e com um design bacana. Mas, se você já tem um iPad 2, pelos menos desta vez, você não vai se sentir tão obsoleto em relação à versão anterior do dispositivo", disse. No entanto, o MacWorld discorda um pouco. Segundo a equipe, os usuários do antigo tablet não precisam invejar tanto os novos recursos oferecidos como câmera e processador, mas, eles aconselham os consumidores a não olhar muito para a tela de retina, pois esta sim é uma novidade que fará qualquer um querer trocar de iPad.
Anonymous lança sistema operacional próprio?
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Mozilla lança concurso global de vídeos com prêmios de até US$ 5 mil
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A premiação do concurso Firefox Flicks é dividida em 4 categorias: Melhor Filmagem em 30 Segundos; Melhor Animação; Melhor utilização de novas tecnologias livres e Melhor Anúncio de Serviço Público. A competição é global e serão escolhidos os vencedores, por cada categoria, em quatro regiões: América Latina; América do Norte; Ásia, Austrália e Nova Zelândia; Europa e África.
Os vídeos serão vistos por internautas em todo o mundo, alavancando o participante a uma audiência global, além de um júri formado por personalidades do show bizz e do cinema. Os ganhadores ainda vão poder encontrar alguns jurados em um dos quatro eventos internacionais de premiação e os vídeos mais votados poderão ser apresentados em campanhas mundiais de marketing e em anúncios de serviços públicos.
Os Prêmios
O ganhador do grande prêmio em cada região receberá, à sua escolha, US$ 5 mil em equipamentos de vídeo ou uma bolsa de estudos em uma escola de cinema. Os dois principais vencedores em cada categoria ganharão US$ 1 mil em equipamentos de vídeo.
Os principais ganhadores por categoria de cada região e o vencedor do grande prêmio também ganharão uma viagem para o grande evento do Firefox Flicks em 2012. Além disso, todos os participantes receberão, por vídeo inscrito, um brinde da Mozilla.
As inscrições
As inscrições para o Firefox Flicks seguem até a meia-noite do dia primeiro de maio. A divulgação do prêmio será ainda no mês de maio. Para se inscrever e saber mais detalhes sobre o Firefox Flicks acesse o site do concurso. Lá, você também encontra alguns vídeos que podem te servir de inspiração. Boa sorte!
Banda larga popular já chegou a mais de 1 milhão de lares, diz ministro
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Buscador do Google passará pela maior reformulação da história, diz jornal
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Mozilla traça planos para o Firefox em 2012
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Justiça suspende decisão do Procon de interromper vendas da B2W
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A internet nos deixa mais burros ou mais inteligentes?
Hiperconectividade tem o seu lado bom e ruim, afirmam especialistas (Foto: Reprodução) |
Designer da Apple explica o que torna seus produtos os melhores do mercado
Jonathan Ive (Foto: Divulgação) |