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sábado, 26 de maio de 2012

É oficial: Facebook teve o pior desempenho em IPO da década

Wall Street Journal
IPO Facebook
Agora é oficial, o Facebook teve o pior desempenho em IPO da década, segundo a Bloomberg. Nesta sexta-feira (25/05), a rede social completou uma semana na Nasdaq e teve uma atuação pior do que a MS Global, uma companhia que está em processo de falência.

As ações do Facebook têm dado muita dor de cabeça à companhia, já que desde a oferta pública inicial, as ações caíram consideravelmente. Hoje os papéis fecharam em US$ 31,91, o que representa uma queda de 3,39% em relação ao preço de lançamento de US$ 38.

Nesta segunda-feira (21/05), primeiro dia após o IPO da empresa, os papéis da rede social tiveram queda de 11,3% em relação ao valor negociado no começo do dia. Às 13h40, os papéis do Facebook estavam valendo US$ 33,91 e, a partir daí, as ações da companhia não ultrapassaram a faixa dos US$ 34 em nenhum momento.

Rumor: Facebook pode comprar a Opera Software e criar seu próprio browser


Facebook
O próximo grande nome a entrar no mercado de browsers pode ser o Facebook. De acordo com o Pocket-Lint, a rede social está negociando a compra da Opera Software, empresa que desenvolve o navegador Opera.

Caso a negociação realmente aconteça, o Facebook poderia ampliar a sua atuação principalmente no mercado móvel. A versão do Opera para smartphones teve grande crescimento desde que foi lançada, há dois anos.

Além disso, a criação do browser seria mais um elemento na briga entre a rede social e o Google, desenvolvedor do Chrome, atual líder do mercado.

O universo dos navegadores tem entre os principais nomes a Microsoft (Internet Explorer), a Mozilla (Firefox) e a Apple (Safari), além da Opera e do Google. Outra empresa que aposta nos browsers para crescer é o Yahoo!, que lançou nesta semana o Axis, um navegador com versão para desktops e dispositivos móveis.

O Olhar Digital entrou em contato com representantes da Opera, mas eles não confirmam a suposta negociação com o Facebook.

Investidores perderam até US$ 100 milhões com IPO do Facebook





Facebook
Os problemas que atrasaram a abertura de capital do Facebook na semana passada podem ter causado até US$ 100 milhões em prejuízos para os quatro principais grupos investidores da rede social, segundo a Reuters.

Um problema técnico atrasou o início da venda das ações do Facebook em 30 minutos, e muitos pedidos foram adiados, causando perdas para vários investidores. A Nasdaq está encarando problemas na justiça com grupos de investidores que se sentiram prejudicados com o IPO da rede social.

Quatro dos principais investidores do Facebook alegam que, juntos, perderam mais de US$ 100 milhões devido aos problemas da sexta-feira passada. O Knight Capital e o Citadel Securities afirmam que os prejuízos foram de mais de US$ 30 milhões para cada. Os outros grupos são o USB AG e o Citi Automated Trading Desk.

A abertura de capital do Facebook frustrou o mercado, e não apenas por causa do erro técnico que atrasou o início da venda das ações. Os papéis da rede social estão se desvalorizando desde a semana passada. Na quinta-feira (24/5), eles fecharam em US$ 33,03, queda de quase US$ 5 em relação ao preço inicial.

Na manhã desta sexta-feira, uma queda de 3,7% fez os papéis serem comercializados a US$ 31,80 por volta do meio-dia.

Google tirou mais de 1,2 milhão de sites das buscas para combater a pirataria

Reprodução
Buscador do Google
O Google garante que está fazendo a sua parte para ajudar no combate à pirataria, diferentemente do que muita gente pensa por aí. A empresa soltou um relatório de transparência que mostra quantos endereços foram removidos do mecanismo de busca, quem mais pede por remoção de resultados e por qual motivo.

O relatório de transparência do Google já tem dois anos, mas, até então, falava apenas de remoção de conteúdo por pedidos governamentais - agora a empresa incluiu uma parte detalhando os esforços no combate à pirataria.

Ao todo, foram feitos 1.246.713 pedidos de remoção apenas no último mês. A Microsoft é a principal empresa a fazer os pedidos, com 536.716 endereços bloqueados. Os principais alvos são os sites de compartilhamento de arquivos, como FilesTube, 4Shared e sites de torrent. O Google garante que 97% do conteúdo pedido para ser removido foi tirado do mecanismo de busca desde dezembro de 2011.

"Como o relatório indica, o número de pedidos está crescendo rapidamente", afirmou um representante do Google. "Atualmente não é incomum recebermos 250 mil pedidos por semana, que é mais do que detentores de direitos autorais pediam em 2009. Apenas no mês passado foram cerca de 1,2 milhão de pedidos por mais de 1 mil detentores de direitos."

Os números são referentes apenas ao mecanismo de busca do Google, sem incluir os pedidos no Blogger e no YouTube, que também têm páginas e vídeos tirados do ar por violar direitos autorais de terceiros.

Mas o Bing...

Por mais que a Microsoft se mostre preocupada e peça para o Google remover links de arquivos protegidos por direitos autorais do seu mecanismo da busca, a empresa não parece ter a mesma preocupação com o Bing.

O Techdirt fez um teste ao procurar por arquivos de torrent do jogo Dirt 2, do Xbox 360. No Google, ao fazer a busca, o usuário encontra uma mensagem afirmando que, seguindo pedido dos detentores dos direitos autorais, o link foi retirado do ar.

Reprodução

Já no Bing isso não acontece, e quem fizer a busca pelo torrent conseguirá fazer o download do arquivo e, consequentemente, do jogo.

Reprodução

O que a Apple e o Google não contam sobre a segurança móvel

Reprodução
Segurança virtual
Será mesmo que iOS e Android conseguiram limitar suas falhas e criar um ambiente seguro a ponto de serem usados dentro das redes de grandes corporações? Segundo uma pesquisa da Unisys Security Index, não. De acordo com o estudo, empresas estão confiando seus dados sensíveis a ambientes ainda desprotegidos.

Além disso, a pesquisa de segurança descobriu que, cada vez mais, empregados usam seus dispositivos pessoais para acessar sistemas seguros de suas empresas (número que aumentou 33% de 2010 para 2011), o que é considerado uma brecha pela companhia de segurança. Outro dado interessante é o de que 51% das empresas pesquisadas perderam dados importantes no último ano.

A Unisys dá algumas dicas simples que podem ajudar a evitar problemas, como sempre usar uma senha para o desbloqueio de smartphones, criar um backup online e variar nos caracteres usados nas senhas.

Os principais dados colhidos foram resumidos em um infográfico que mostra as principais falhas das empresas quando o quesito é segurança em aparelhos móveis (veja abaixo).

Reprodução

Facebook: marcas poderão saber porcentagem de fãs que viram determinado conteúdo


Facebook Curtir
O Facebook lançou nesta quarta-feira uma nova aplicação para páginas usadas pelas marcas, as brand pages. Agora será possível visualizar a porcentagem de fãs que aprovaram determinado conteúdo, uma função que a empresa diz que já estava presente na versão mais antiga das páginas de publicidade e que agora começa a voltar com nova cara.

O aplicativo deve facilitar o monitoramento do quão bem sucedidas são as campanhas divulgadas pela rede social. De acordo com a companhia, um post feito em uma brand page é visto por cerca de 16% dos fãs, número que tanto o Facebook quanto as marcas estão trabalhando para aumentar.

A nova função permitirá também o acompanhamento em tempo real de tendências virais, fazendo parte de uma estratégia do Facebook de tentar prover mais ferramentas de análises para as marcas e consequentemente ampliar a presença delas nas timelines de seus usuários. O plano é o principal na estratégia de monetização do Facebook, visto com ainda mais atenção pelos acionistas depois da oferta pública de ações (IPO) e da presença da rede social na bolsa de tecnologia Nasdaq.

Google pode lançar tablet próprio em julho com preços entre R$ 400 e R$ 500




Tablet do Google
Segundo a afirmação de fontes anônimas para o site taiwanês Digitimes, o Google fará o lançamento de um tablet próprio em julho. De acordo com a publicação, o aparelho chegará ao mercado com preços na faixa dos US$ 199 (R$ 406) a US$ 249 (R$ 508), competindo, assim, com dispositivos como o Kindle Fire, da Amazon, e o iPad, da Apple.

O tablet seria fruto de uma parceria com a Asus, a fabricante do produto. O gadget possui uma tela de 7 polegadas, processador NVIDIA Tegra 3 quad-core, Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e, inicialmente, terá apenas conexão Wi-Fi.

Além disso, as fontes ainda dizem que o Google teria encomendado cerca de 600 mil unidades para o lançamento em julho, e que outras 2 milhões seriam produzidas ao longo de 2012. Caso as informações sejam verdadeiras, a expectativa é que a empresa anuncie seu tablet na Google I/O, uma conferência para desenvolvedores que acontecerá em San Francisco, entre os dias 27 e 29 de junho.

Tanto a Asus quanto o Google não comentaram sobre os rumores.

Apple: uma nova empresa nas mãos de Tim Cook


Tim Cook
Tim Cook substituiu Steve Jobs no comando da Apple em agosto do ano passado, dois meses antes da morte de Jobs. E nesses primeiros dez meses como principal executivo de uma das maiores empresas do mundo, Cook não foi apenas um sucessor de Jobs: de acordo com algumas análises, ele está mudando a "cara" da companhia.

Uma matéria da revista Fortune, dos Estados Unidos, mostrou como Cook está transformando a Apple. O novo CEO mudou a cultura dentro da companhia, fazendo dela uma empresa mais tradicional.

Cook está colocando novos executivos dentro de divisões que antes eram formadas por apenas uma pessoa. Um exemplo é a divisão de fusões e aquisições, que tinha apenas Adrian Perica, que trabalhava diretamente com Jobs para fechar negócios. Agora, Perica conta com a ajuda de três outros profissionais, além de um staff de suporte.

A formação dos funcionários também está sendo mais rígida. Ao todo, a Apple tem 2,1 mil executivos com MBA, sendo que mais da metade deles foi contratada nos últimos dois anos.

Tim Cook também parece estar mais próximo dos funcionários da empresa do que Jobs era. Segundo relatos, ele se senta em mesas junto a empregados aleatórios durante as refeições, enquanto Jobs costumava comer apenas com o chefe de design Jonathan Ive.

As mudanças na cultura não significam que Cook não quer mais que a Apple seja um parque de criatividade, como foi na era Jobs, e sim que ele prefere uma corporação mais tradicional, com estruturas mais definidas do que eram com o antigo CEO.

Os investidores parecem preferir o estilo de Cook ao de Jobs. Desde que o comando da empresa foi alterado, as ações da Apple subiram 52%, contrariando temores iniciais de que Cook não conseguiria manter a empresa no mesmo patamar que Jobs conseguiu por tantos anos.

O que seu navegador diz sobre você

Reprodução
browsers explorer chrome firefox
A incubadora de startups Strangeloops Networks colheu alguns dados bem interessantes sobre a relação entre navegadores e tendências de compras dos seus usuários. Em um texto para o VentureBeat, o executivo da empresa Joshua Bixby divulgou uma lista de quatro diferenças importantes entre os usuários de Chrome, Firefox e Internet Explorer na hora de gastar dinheiro na internet.

Uma das descobertas mais relevantes não depende do browser: segundo a pesquisa, pessoas que usam versões mais novas de navegadores gastam consideravelmente mais do que aqueles usuários que demoram para atualizar o software. "Em um dos sites analisados, descobri que o valor dos pedidos era 29% mais alto para usuários do Internet Explorer 8 em comparação com os que ainda estão no IE7", afirma Bixby.

Outro ponto destacado pelo analista é de que os usuários do navegador da Microsoft supostamente visitariam mais sites (20% a mais que Chrome e Firefox) e gastariam mais tempo em cada um deles (entre 30 e 45 segundos a mais, em média).

Por último, a pesquisa também analisou os usuários do iPhone e levantou que eles visitariam menos sites e passariam menos tempo neles. O autor teoriza que isso se daria porque o iPhone seria um gadget melhor que seus concorrentes, levando seus adeptos a concluirem seus afazerem mais rapidamente.

Em comparação com os usuários do Android, as pessoas que usam o Safari visitam um número 31% menor de websites e passam 28% menos tempo conectados neles.

HP anuncia resultados do último trimestre fiscal com números nada animadores

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HP
A HP anunciou, no fim da tarde de hoje (23/05) seu balanço para o segundo trimestre fiscal de 2012: US$ 1,6 bilhão de lucro, e um faturamento de US$ 30,7 bilhões. Isso representa um declínio no faturamento na ordem de 3%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, e uma queda de 31% nos lucros. Certamente, não são números animadores, mas não são piores do que os 38% de queda enfrentados pela empresa no primeiro trimestre.

Historicamente, a divisão de impressoras da HP sempre foi uma mina de dinheiro, mas alguns problemas vêm se tornando evidentes nos últimos meses. Essa parte da empresa teve uma queda de 10% se comparado ao segundo trimestre de 2011.

Uma das áreas menos afetadas foi a de produtos voltados para o mercado corporativo: apenas 4% de queda em vendas, mas com um aumento de 3% no lucro. A divisão de PCs também manteve seu ritmo, com retração de apenas 1% nos últimos 12 meses. O curioso, aqui, é que foi exatamente a divisão de PCs que a empresa quis fechar em meados de 2011.

Reestruturação

A empresa anunciou mudanças para que os próximos resultados financeiros sejam mais animadores. Cerca de 27 mil empregados - ou quase 8% de sua força de trabalho - devem deixar a companhia até o fim do ano fiscal de 2014. Um programa de aposentadoria precoce será oferecido para facilitar os cortes. A empresa ainda não informou que países serão afetados.

Google lança sistema de segurança que alerta usuários com máquinas infectadas

Reprodução
Google
O Google anunciou nesta terça-feira (22/05) que irá alertar usuários em todo o mundo caso suas máquinas estejam infectadas com o código malicioso DNSChanger.

De acordo com o blog Google Online Security, mais de 500 mil computadores estão infectados com o malware em todo o planeta. Para entender melhor, o Domain Name System (DNS) é quem traduz os endereços da web para um código numérico que leva os browsers para o local desejado pelo usuário. O que o DNSChanger faz é modificar as configurações de DNS para alterar o endereço, levando para sites falsos hospedados em servidores maliciosos, podendo infectar máquinas e até roubar dados pessoais. Além disso, o software malicioso pode modificar as configurações de redes domésticas, causando problemas em PCs, tablets e smartphones.

O sistema de segurança proposto pelo Google vai funcionar da seguinte maneira: ao realizar uma pesquisa no site de buscas da empresa, o usuário que estiver com o trojan na máquina ou na rede doméstica receberá um aviso no topo da página do navegador (como na imagem abaixo), podendo ser encaminhado para um site que o ajudará a solucionar o problema.



Caso as máquinas não sejam "vacinadas" até o dia 9 de julho, data que os servidores DNS serão desligados, é possível que o usuário não consiga mais acessar a internet.

Um detalhe importante é que o FBI e a polícia da Estônia prenderam um grupo de pessoas envolvidas na disseminação do DNSChanger, em novembro de 2011. Segundo o próprio FBI, o malware atinge computadores em mais de 100 países, incluindo meio milhão de PCs só nos Estados Unidos.

Guru do design diz que próximo produto da Apple será o melhor e mais importante da empresa


Jonathan Ive
Recém-nomeado Sir da realeza britânica por "serviços prestados ao design e indústria", o designer Jonathan Ive, responsável por trabalhar ao lado de Steve Jobs em produtos como o iPhone, iPod e iPad, afirmou que o próximo lançamento da Apple será seu melhor trabalho e o mais importante de todos os tempos na história da companhia.

A declaração foi feita ao jornal The Telegraph em resposta à pergunta "por qual trabalho você gostaria de ser lembrado?". O guru do design, hoje com 45 anos e pai de dois filhos, não hesitou em afirmar ser o gadget que estão desenvolvendo atualmente, mas não revelou qualquer detalhe sobre o futuro dispositivo.

Ive chegou à empresa de Cupertino em 1992. Desde então, o britânico, filho de um artesão, vive na Califórnia, e ajudou na criação de objetos icônicos entre os amantes da tecnologia, desde o iPod no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, até os dias atuais, com o novo iPad. Mas, apesar de tanta criatividade, o Sir revela: "O interesse das pessoas está no produto, não em sua autoria".

O cuidado de Ive com a aparência de cada eletrônico sempre foi de grande valor para Jobs. Desde que assumiu a direção de design da empresa, Ive acumulou diversos títulos e uma fortuna estimada em 80 milhões de libras (aproximadamente US$ 125 milhões).

Sobre o produto que pode revolucionar ainda mais o conceito da Apple, as grandes expectativas estão em uma TV da empresa (apelidada de iTV) e no iPhone 5, ou "novo iPhone", caso siga a linguagem do último tablet vendido pela companhia.

No televisor, a maçã poderia se diferenciar dos modelos OLED e 3D disponíveis hoje no mercado com recursos como a Siri, ou ainda a integração com as lojas iTunes e App Store. Já para o smartphone, os rumores são vários; os mais atrativos dizem respeito a uma tela de 3,9 polegadas com resolução de 1.136 x 640 pixels, além da tecnologia Liquidmetal, o que tornaria o aparelho mais resistente e com um melhor desempenho.

Estratégia de mercado: a volta da Gradiente

Reprodução
Gradiente


A Gradiente, empresa que marcou época nos anos oitenta, decidiu retornar ao mercado em decorrência de pesquisa realizada. Os resultados demonstraram a admiração e lembrança dos consumidores com a marca, uma vez que muitos não sabiam de sua saída das prateleiras, ocorrida há seis anos. Os produtos de áudio e vídeo, três-em-um e televisores de tubo, eram considerados inovadores e de qualidade. Ainda me lembro do “Meu Primeiro Gradiente”, toca-fitas colorido, sucesso entre crianças que se divertiam entoando canções do Trem da Alegria.

O relançamento se dará primeiramente através das vendas via e-commerce, sendo o varejo o próximo passo. O público infantil será um dos focos da empresa, tentando resgatar o apelo emocional dos antigos usuários da marca, hoje responsáveis pais de família. Caso semelhante ocorreu com a fabricante de brinquedos Estrela, cujos produtos marcaram gerações. A empresa de Guarulhos foi duramente afetada com a entrada dos chineses e marcas globais, reduzindo em quase dez vezes o número de funcionários.

Para voltar a crescer também aposta na emoção, relançando verdadeiros desejos de consumo do passado como Autorama e Ferrorama. Apesar do saudosismo, resta saber se às crianças hiperativas de hoje, acostumadas a realidades virtuais em 3D e contatos online em redes sociais, se renderão aos momentos lúdicos promovidos pelos brinquedos de antigamente. Apesar das oportunidades existentes pela lembrança das marcas, o mundo é bastante diferente do encontrado há algumas décadas, exigindo maior musculatura, recursos e competências. Vejamos.

Concorrência: empresas em sua maioria nacionais e familiares dominavam a cena. Caloi, Monark, Trol do ex-ministro Dilson Funaro, Xalingo e Bandeirante, com seus jipes vermelhos e triciclos de ferro foram substituídas por concorrentes globais como Sony, Microsoft e Nintendo, as quais investem bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de seus novos consoles e jogos. Saudades do Atari, e dos inocentes Pac Man e Donkey Kong.

Inovação: a curva de ciclo de vida; introdução, crescimento, maturidade e declínio; está cada vez mais rápida, com novidades lançadas a todo o momento. Para não perder mercado, empresas canibalizam os próprios produtos, disparando novidades antes da concorrência. A Apple é um exemplo desta nova tendência. Seus lançamentos mundiais literalmente sacodem o mercado, deixando críticos e consumidores ansiosos pelas novidades.

Opções: em épocas de reserva de mercado e restrições a importações, a variedade era relativamente restrita, o que fazia com que os consumidores tivessem que se contentar com produtos muitas vezes obsoletos e com baixa tecnologia embarcada. A internet, a globalização e as viagens internacionais cada vez mais acessíveis têm trazido opções praticamente infinitas a clientes cada vez menos fiéis, com raras exceções.

Produção: considerados os grandes ativos das empresas no passado, os parques fabris são hoje terceirizados em sua grande maioria, cuja localização pouco importa aos usuários finais. Para ter escala e preços competitivos as corporações buscam mão-de-obra em qualquer ponto, esteja ele no país ou no sudeste asiático. Em contrapartida, investimentos em tecnologia, inovação e construção de marca.

Enfim, o ambiente de negócios será bastante diferente do encontrado há algumas décadas, quando estas empresas dominavam grandes fatias de seus mercados com produtos e marcas que conquistaram gerações. Dar a volta por cima será uma tarefa hercúlea, mesmo com a admiração de seus antigos consumidores. Grandes volumes de recursos serão necessários para reerguê-las, num cenário em que a concorrência se mostra cada vez mais feroz. O mercado já está grande demais para estas marcas as quais acredito, não passarão de gostosas memórias acessadas via YouTube quando a saudade bater.

Fim da novela: Google vence Oracle em processo contra quebra de patentes

Reprodução
Google versus Oracle
Chegou ao fim a briga Google x Oracle, pelo menos nos tribunais. Isso porque um júri da Califórnia declarou a inocência da empresa de buscas nesta quarta-feira (23/05), diante das acusações de infrigir as patentes de linguagem Java ao desenvolver o sistema operacional Android.

De acordo com o site The Verge, os dez membros do júri concordaram em unanimidade que a Oracle não provou nenhuma de suas acusações de que o Google teria infringido as patentes do Java ao desenvolver o Android para tablets e smartphones.

O Google emitiu um comunicado sobre a decisão: "A sentença de que o Android não infringe patentes da Oracle é uma vitória não somente para o Google, mas para todo o ecossistema do Android".

O processo estava indefinido desde 2010, quando a Oracle alegou que o sistema Android viola sete patentes relacionadas ao Java, que a empresa adquiriu quando comprou a Sun Microsystems. Inicialmente, a Oracle pedia US$ 1 bilhão em indenizações, mas após o julgamento anterior, os analistas afirmaram que era improvável a companhia conseguir mais do que US$ 100 milhões.

O acordo final ficou em apenas US$ 150 mil por cada infração, mas a empresa decidiu ir até o fim - o que a deixou sem um centavo sequer após o julgamento.

Facebook é processado por omitir previsões de crescimento de IPO

Wall Street Journal
IPO Facebook
O Facebook e diversos bancos, incluindo o Morgan Stanley, foram processados por acionistas que alegam que a rede social escondeu suas previsões de crescimento antes da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), na última sexta-feira (18/05).

De acordo com a Reuters, os réus, inclusive o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, foram acusados de ocultar de investidores, durante o processo de IPO, "uma severa redução nas previsões de crescimento da receita do Facebook", como resultado do aumento de acessos à rede social por meio de dispositivos móveis.

O processo foi aberto em uma corte distrital de Manhattan, nesta quarta-feira (23/05), de acordo com um escritório de advocacia. Um dia antes, um processo similar de outro investidor foi apresentado em um tribunal do estado da Califórnia.

No caso de Nova York, os acionistas disseram que analistas de vários bancos haviam baixado suas previsões para o Facebook durante o processo de IPO, mas que essas mudanças foram "seletivamente divulgadas pelos réus para certos investidores preferenciais", em vez de para o público em geral.

"O valor de ações ordinárias do Facebook tem diminuído significativamente e os autores da ação estão sofrendo danos com o resultado", disse a queixa. Representantes do Facebook e do Morgan Stanley não responderam aos pedidos de entrevista.

Ações do Facebook caem novamente no terceiro dia de negociações

Cnet
Facebook Nasdaq

As ações do Facebook continuaram em queda neste terceiro dias de negociações na bolsa de tecnologia Nasdaq. Na semana passada a empresa realizou com sucesso a sua oferta inicial de ações (IPO), mas na sequência enfrentou desvalorizações no mercado. Na segunda-feira os papéis fecharam em US$ 34 dólares (cerca de R$ 70) e hoje ficaram em US$ 31 (R$64).

Na mínima do dia, as ações caíram 8,96%, para 30,98 dólares, queda expressiva se levarmos em conta que o preço inicial de cada uma delas foi de US$ 38. Após o terceiro pregão, o valor da companhia passou de cerca de US$ 104 bilhões para menos de US$ 85 milhões. Com o desempenho fraco nos últimos dois dias, a companhia perdeu até 19% do seu valor de mercado.

Nos Estados Unidos, analistas e até bancos estão tentando entender por que o IPO da maior rede social do mundo foi, ao menos por enquanto, tão decepcionante. Um grupo de investidores norte-americanos inclusive abriu um processo judicial que acusa o Facebook de esconder prospectos negativos sobre a abertura de capital, enquanto agências reguladoras planejam rever suas previsões. O processo foi feito junto ao tribunal de Manhattan, em Nova York, nesta quarta-feira (23/05). Na última segunda-feira (21/05), outro investidor entrou com uma ação semelhante na Califórnia.

Com isso, a rede social foi ultrapassada em valor por empresas como McDonalds e Bank of America. Se o Facebook fosse incluído no ranking da Fortune, passaria da posição de número 25 do primeiro dia na bolsa para o número 32 hoje, logo atrás da loja virtual Amazon.

Microsoft comemora 30 anos da entrada no mercado de hardwares

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Microsoft
A Microsoft está comemorando os seus 30 anos no mercado de hardwares e criou um site especial mostrando a evolução dos seus produtos ao longo dessas três décadas.

A equipe de hardware da Microsoft foi formada em 1982 com o objetivo de criar um mouse compatível com o Microsoft Word. O acessório chegou ao mercado em 1983, junto com a primeira versão do editor de textos da empresa.

Ao longo dos 30 anos muita coisa mudou no mundo dos mouses da Microsoft: antes eles tinham apenas dois botões, fio e uma bola para movimentar o ponteiro. Agora são wireless, ópticos e têm um botão de scroll (a "rodinha") para movimentar a tela.

Como parte das comemorações da terceira década da divisão de hardware, a Microsoft lançou uma edição limitada do mouse Arc Touch. O dispositivo é flexível e pode ser desligado ao ser dobrado pelo usuário. Ele conta com a frase "30 anos de hardware" gravada.

Oracle compra empresa de marketing social Vitrue

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Oracle_Destak
A Oracle fechou a aquisição da empresa de marketing em mídias sociais Vitrue por US$ 300 milhões, segundo o TechCrunch.

A Vitrue oferece ajuda para anunciantes que querem divulgar a marca dentro do Facebook e de outras mídias sociais. Com a aquisição da empresa, a Oracle ganha uma ferramenta na nuvem para ajudar clientes corporativos a desenvolverem marketing em mídias sociais.

Em um post em seu blog, a Oracle explicou a aquisição da empresa. "A proliferação de mídias sociais mudou a forma como organizações e consumidores interagem. A plataforma da Vitrue ajuda empresas a melhorar os esforços em marketing social dando a habilidade de divulgar a marca em múltiplas redes".

Pela segunda vez, Apple é eleita a marca mais valiosa do mundo

Reprodução
Apple
Segundo o ranking anual do BrandZ - estudo sobre as marcas mais conhecidas realizado pela companhia de pesquisas de mercado Millward Brown -, a Apple foi novamente considerada a marca mais valiosa do mundo. Esta é a segunda vez que a empresa de cupertino fica no topo da lista; a primeira vez foi no ano passado, depois de subir para 6º lugar em 2009 e 3º em 2010.

De acordo com o site The Next Web, o valor da marca Apple subiu 19% em 2011, até chegar aos atuais US$ 183 bilhões, ou 37% de seu valor de mercado. Os resultados financeiros também são animadores: só em dezembro, a empresa de Cupertino obteve uma receita recorde de US$ 46 bilhões, graças às vendas de iPhones, iPads e iPods no feriado de Natal.

Já o Facebook teve a mais alta ascensão entre os 100 primeiros colocados, com salto de 74% no valor da marca - agora ela vale US$ 33,2 bilhões, o que deixou a rede social em 19º lugar.

Outras grandes empresas de tecnologia ocupam posições de destaque na lista, como IBM (2º), Google (3º), Microsoft (5º) e Amazon.com (18º). HP e BlackBerry foram as marcas que mais perderam valor em 2011, com 35% e 75% de desvalorização, respectivamente.

O diretor-executivo da consultoria responsável pela pesquisa, Nick Cooper, disse que a força das marcas é um indicador do papel central e transformador que a tecnologia desempenha na vida contemporânea. "[A tecnologia] é onipresente, e há muito entusiasmo e novidades. É esse o ramo em que tudo acontece, o que tende não só a aumentar a demanda e melhorar o desempenho financeiro como a ampliar o papel da marca", afirmou Cooper.

Reprodução Windows 8 Steve Ballmer está bastante confiante no sucesso do Windows 8. Em um discurso feito recentemente, o CEO da Microsoft disse que e

Reprodução
Windows 8
Steve Ballmer está bastante confiante no sucesso do Windows 8. Em um discurso feito recentemente, o CEO da Microsoft disse que espera que até 500 milhões de dispositivos usem o novo sistema da Microsoft até o fim de 2013, segundo o SlashGear.

O número parece bastante improvável, principalmente comparando com outras versões do Windows. O 7, por exemplo, lançado em 2009, deve vender 350 milhões de cópias neste ano, segundo palavras do próprio Ballmer.

A previsão do comandante da Microsoft é que em cerca de um ano no mercado o novo sistema chegue a meio bilhão de usuários, marca que o Windows 7 atingiu no fim de 2011. O Windows 8 deve ser lançado em outubro deste ano.

Ballmer aposta na alta adesão de usuários de tablets ao novo sistema. O Windows 8 virá com uma interface específica para os dispositivos móveis e pretende rivalizar com o iPad, da Apple, além de manter o domínio da Microsoft no mercado de computadores pessoais.

Timeline do Facebook pode receber novas alterações em breve


Facebook
Uma má notícia para quem ainda não se acostumou com a Timeline do Facebook. De acordo com o site TPM, a rede social prepara ainda mais mudanças para a Linha do Tempo, e algumas delas já estão passando por uma série de testes.

O novo visual possui alterações sutis, deixando a novidade mais limpa e visualmente melhor organizada. As informações gerais do perfil (nome de usuário, local de residência, ocupação e educação), por exemplo, foram movidas para sobrepor a foto de capa da Timeline, e o texto agora está na cor branca. Já as abas de opções, como "Amigos", "Fotos" e "Mapas" se localizam abaixo da imagem de capa.

A versão também adiciona uma nova aba no perfil do usuário chamada "Resumo". Ao clicar, a página mostra uma lista com os melhores momentos da vida do internauta. Outra mudança foi no botão "Opções Curtir", que será alterado para "Favoritos".

Veja um exemplo de como pode ficar a Timeline:

Reprodução

O Facebook ainda não especificou o número de pessoas que irão testar a nova Linha do Tempo, como também não se sabe se as alterações serão oficiais ou se não passam de um estudo de adaptação a novas ferramentas.

Google finaliza compra da Motorola Mobility e troca CEO da empresa

Cnet
Google e Motorola
O Google finalizou a aquisição da Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões e anunciou que a empresa terá um novo comandante: Dennis Woodside ocupará o cargo de Sanjay Jha na empresa. O anúncio foi feito pelo CEO do Google, Larry Page, no blog da companhia.

Woodside está no Google desde 2003, quando entrou na empresa como Diretor de Operações de Negócios. Ele também tinha a função de gerente de mercados emergentes. Rumores já indicavam que o plano da direção do Google era de substituir Jha por Woodside.

Jha deixa o cargo apesar de, segundo Page, "ter ajudado a construir uma grande companhia e por apostar alto no Android".

A aquisição da Motorola Mobility pelo Google foi anunciada em agosto de 2011, mas só pôde ser concluída agora. As empresas esperavam aprovação de órgãos reguladores para concretizar o negócio. Após a autorização da China, concedida na semana passada, o acordo foi finalizado.

Facebook pode permitir menores 13 anos na rede social


Facebook
O responsável pela política de uso do Facebook no Reino Unido, Simon Milner, deixou escapar para o jornal Sunday Times que a rede social estava pensando em permitir menores de 13 anos no site.

Segundo o executivo, muitos pais permitem que seus filhos criem contas no Facebook e, por isso, a empresa estaria considerando diminuir a idade mínima permitida. A ideia é que a rede social peça a ajuda dos próprios usuários neste quesito.

Apesar da declaração do funcionário, o Facebook negou que estaria planejando mudar sua política. O porta-voz da companhia afirmou ao Telegraph que não há nada para ser dito sobre o assunto que já não tenha sido divulgado. “A política de uso de menores no Facebook é uma questão importante para gente e queremos trabalhar com todos para encontrar maneiras de manter as crianças seguras”, comentou o porta-voz.

Para alguns, a diminuição na idade mínima permitida na rede social poderia tornar o Facebook mais seguro, uma vez que as crianças não precisariam mentir em seus cadastros e a empresa saberia ao certo quantos menores estão na rede.

A declaração de Milner, apesar de não ter sido comprovada pelo Facebook, atenta os internautas a uma verdade absoluta: muitos pais tem permitido e encorajado seus filhos, menores de 13 anos, a entrarem no site, principalmente no Reino Unido e Austrália.

E você, o que acha desta discussão? Acredita que seja melhor liberar o acesso dos mais novos ou a rede social deve manter sua política de uso atual? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Nasdaq culpa software pelo atraso no IPO do Facebook

Wall Street Journal
IPO Facebook
O sistema da Nasdaq sofreu problemas durante o maior IPO da história, na última sexta-feira (18/05). Segundo a Bloomberg, o diretor executivo da bolsa de valores, Robert Greifeld, afirmou neste domingo (20/05), que o software foi o culpado pelo atraso na oferta pública inicial do Facebook.

Devido a falha, alguns investidores que utilizam a plataforma não souberam se as ordens de venda e compra das ações da rede social estavam sendo executadas. Quando a negociação começou, às 11h30 de Nova York, o sistema ficou incapaz de mandar mensagens aos compradores até 13h50. Alguns negociadores não tiveram notícias sobre suas ordens até 14h30.

Por conta disso, agora, investidores estão questionando se o problema contribuiu para o desempenho fraco das ações, que chegaram a US$ 42,05, mas fecharam pouco acima do preço inicial de US$ 38. Greifeld garantiu que não.

A Autoridade de regulação Financeira e industrial (Finra, na sigla em inglês) irá analisar os pedidos de investidores cujas ordens não foram executadas no preço de abertura de US$ 42 ou foram executados por um preço inferior, disse a Nasdaq em um comunicado. A Firna apresentará para a Nasdaq um relatório sobre o valor total dos créditos dos investidores.

De acordo com o executivo, da companhia foram feitos vários testes no sistema antes do IPO da rede social. No entanto, eles ainda não sabem exatamente o que aconteceu com o software. Para evitar novos problemas, a Nasdaq deverá remodelar o seu sistema.

Chrome ultrapassa IE e conquista liderança no mercado de navegadores

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Google Chrome
O Chrome já vinha ameaçando a liderança do Internet Explorer há algum tempo. Mas agora, pela primeira vez na história, o navegador do Google manteve-se no topo do mercado de browsers durante 7 dias seguidos. A informação é da StatCounter, empresa de pesquisas da web.

Essa mudança de postos pode ser considerada bastante importante, uma vez que o Chrome tem muito menos tempo de mercado que o IE. O Google conseguiu quebrar uma barreira dura, já que o mundo dos browsers costuma ser bem conservador. Afinal, há quantos anos a Microsoft reina absoluta com o seu navegador?

Há cerca de 3 anos, o Chrome representava apenas 3,1% do mercado. Já na semana de 14 a 20 de maio, a participação do navegador do Google chegou a incríveis 32,76%, contra 31,94% do IE. O Firefox segue firme na terceira posição, com 25,47%.

O gráfico abaixo mostra a evolução desse mercado nos últimos 12 meses. É nítida a queda do IE, e também o crescimento do Chrome.

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YouTube recebe 72 horas de novos vídeos a cada minuto

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Youtube
Com sete anos de existência, o YouTube não para de crescer. Os desenvolvedores do serviço de vídeos do Google anunciaram em um post no blog oficial da plataforma que a cada minuto são enviadas 72 horas de vídeos por usuários.

São 24 horas a mais do que no aniversário de seis anos do YouTube, quando o serviço recebia 48 horas de novos vídeos a cada minuto. De acordo com o próprio YouTube, a cada minuto surgem 1.194 novos Nyan Cats na plataforma.

O YouTube tem cerca de 800 milhões de usuários acessando o serviço ao redor do mundo. E esses visitantes assistem, em média, 3 bilhões de horas de vídeos por mês.

Ações do Facebook começam semana em queda


Facebook
As ações do Facebook estão em queda. No primeiro dia após o IPO da empresa, realizado na sexta-feira, os papéis da rede social tiveram queda de 11,3% em relação ao valor negociado no começo do dia.

Às 13h40, as ações do Facebook estavam valendo US$ 33,91. Na abertura do mercado, elas eram vendidas por US$ 36,66. Os valores foram obtidos via site da Nasdaq, que oferece consulta em tempo real da cotação das ações.

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O Facebook iniciou a venda de ações na sexta-feira (18/5), mas os resultados no primeiro dia decepcionaram o mercado. Os papéis começaram sendo comercializados por US$ 43 e fecharam o primeiro dia sendo vendidos por US$ 38,23.

Forbes nomeia Steve Ballmer como pior CEO da atualidade

Microsoft
Microsoft logo
A revista norte-americana Forbes acaba de "premiar" Steve Ballmer, da Microsoft, como o pior CEO da atualidade. As críticas relacionadas à sua forma de administrar não são de hoje. Péssimas decisões e o fato de não ter inserido a Microsoft no mercado de tablets e dispositivos portáteis pesaram bastante nessa decisão. Além disso, o valor das ações da Microsoft caiu após sua nomeação para o cargo de CEO da empresa.

Em 2011, David Einhorn, um influente investidor da Microsoft, disse à Reuters que Steve estava preso ao passado e "permitiu que competidores superassem a Microsoft em enormes áreas, incluindo pesquisa, softwares para comunicação móvel, tablets e redes sociais".

Adam Hartung, responsável pela lista da Forbes, parece concordar com o investidor e explica que o que faz de Ballmer o pior CEO dos Estados Unidos é sua falta de visão para o mundo da tecnologia. Segundo ele, o diretor-executivo vê sua companhia apenas como "uma fabricante de softwares para computador, sem se importar com as tendências de mercado que surgiram na última década".

Completam o top 5 da lista John Chambers, da Cisco (5º lugar); Jeffrey Immelt, da GE (4º lugar); Mike Duke, do WalMart (3º lugar) e Edward Lampert, da Sears (2º lugar).

Você tem depressão? A forma como você usa a internet pode te responder isso

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Internet
Um estudo realizado pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri (Estados Unidos), descobriu que estudantes com sinais de depressão tendem a usar a internet de forma diferente das pessoas que não apresentam sintomas da doença, segundo informações do site Science Daily.

Por meio dos de dados de internet de 216 estudantes, coletados na própria universidade, os pesquisadores identificaram nove padrões de uso da internet que podem indicar depressão nos usuários.

Segundo os responsáveis pelo estudo, os internautas depressivos costumam aproveitar mais os serviços de compartilhamento, além de usar a web de forma randômica, trocando frequentemente entre sites e aplicativos. Este tipo de uso mostra falta de concentração, uma característica frequentemente associada à depressão. Além disso, as pessoas com depressão costumam ser mais adeptas a jogos e vídeo na internet, passando muitas horas alternando entre diversos games e filmes.

O co-autor da pesquisa, Dr. Sriram Chellappan, acredita que este método de associar o uso da internet a quadros de depressão pode ajudar no diagnóstico de outras doenças como anorexia, bulimia, esquizofrenia e déficit de atenção.

"Poderíamos também associar à depressão outros tipos de uso da internet como muitas visitas às redes sociais e uso da web tarde da noite”, finalizou