twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Facebook redesenha páginas profissionais em sua versão móvel

Reprodução
Like
O Facebook começou a liberar no seu aplicativo móvel o novo design da sua Timeline para as páginas de marcas e pessoas públicas. O redesenho das páginas profissionais chega aos aparelhos móveis mais de quatro meses depois de ser liberada na versão regular da rede social. A versão móvel da Timeline para os perfis pessoais estreou na mesma ocasião.

As novas páginas incluem foto de capa, informações sobre a marca ou pessoa e novos ícones para visualizar fotos e detalhes de quem já curtiu.

No aplicativo do iPhone, as páginas também ganharam um botão ‘curtir’ maior, para chamar mais a atenção dos usuários.

Apple volta atrás e diz que abandonar selo verde foi um erro

reprodução
green apple
Poucas semanas depois de anunciar que abandonaria as exigências do selo verde da EPEAT (ferramenta de avaliação ecológica de produtos eletrônicos, na sigla em inglês), a Apple voltou atrás.

"Ouvimos muitos consumidores leais da Apple afirmarem que estavam decepcionados com a retirada do selo ambiental dos nossos produtos. Eu reconheço que isso foi um erro", afirmou o vice-presidente de engenharia de produtos Bob Mansfield, em um comunicado divulgado à imprensa.

A Apple solicitou remoção de seus produtos da lista dos certificados pela EPEAT afirmando que o padrão não cobriria todas as questões ambientais consideradas relevantes pela empresa, e que por isso ela passaria a obedecer apenas as exigências do governo norte-americano.

No entanto, a opinião negativa da imprensa e dos consumidores fez com que a empresa mudasse de ideia. Outra reação que deve ter sido decisiva para a revisão do plano foi o plano da cidade californiana de São Francisco, berço da Apple, de deixar de comprar e banir Macs de todos os órgãos oficiais da cidade por causa da rejeição do selo verde.

Pressionado, Mansfield garante: "A partir de hoje, todos os produtos da Apple voltarão a usar os padrões da EPEAT".

Carros que dirigem sozinhos serão predominantes no futuro, diz Eric Schmidt

Reprodução
Carro que dirige sozinho do Google
A forma de transporte mais usada no futuro será o carro que dirige sozinho. Quem disse isso foi o presidente executivo do Google, Eric Schmidt, que acredita no sucesso da tecnologia que a sua empresa está desenvolvendo.

De acordo com o TechCrunch, Schmidt disse que o Google já falou com "todas" as montadoras do mundo sobre os carros que não precisam de motorista, mas que eles ainda enfrentarão alguns obstáculos antes de entrar em produção.

"O maior problema atualmente é que ele anda no limite de velocidade e ninguém anda no limite de velocidade", afirmou Schmidt. Por conta disso, o Google está fazendo testes com os carros em lugares distantes em que ele divide ruas com motoristas reais e não apenas pequenas viagens feitas por avenidas vazias.

Outra dificuldade encontrada pelo Google é a aprovação de legislação que permita o trânsito de carros sem motorista - até agora, apenas um estado dos Estados Unidos aprovou os veículos que dirigem sozinhos.

Quando estiverem prontos para rodar nas ruas, Schmidt acredita que aos poucos esses carros vão substituir os tradicionais e outros meios de transporte. "Eles serão o modo predominante de transporte das nossas vidas", concluiu.

Quer trabalhar com mídias sociais? Veja algumas dicas

Reprodução
Empregos
Em um universo que já foi dominado por áreas como medicina, engenharia, direito e outras profissões, os trabalhos envolvendo a internet têm crescido de maneira constante - especialmente no que diz respeito às mídias sociais. Só nos Estados Unidos, cerca de 30 mil vagas estão abertas para quem gosta e tem interesse em ingressar nesse mercado.

Mas, o que fazer para, digamos, se adequar a esse tipo de oportunidade? Antes de tudo, vale lembrar que não basta ter uma conta no Twitter ou Facebook. Pensando nisso, o site Mashable listou quatro dicas que com certeza vão te ajudar quando o assunto são redes sociais, principalmente na hora de preencher uma vaga.

1. Quantifique suas experiências nas redes sociais das empresas

Você já sabe que, antes de comparecer a uma entrevista de emprego, aconselha-se buscar conhecer a companhia e estudá-la, para se diferenciar dos demais candidatos. E nas empresas de mídias sociais não é diferente. Contudo, é necessário se mostrar ativo e interessado nas ferramentas sociais da companhia - tudo, claro, de maneira discreta e informal, pois lembre-se: você está falando com alguém de maneira profissional, e não com um amigo, por exemplo.

Muitos entrevistadores questionam qual foi a importância das redes sociaisem experiênciais de trabalho anteriores. Logicamente, quanto mais experiências, melhores chances do empregador perceber que você tem potencial para administrar funções da área.

Feito isso, como dar o seu melhor e conseguir um emprego? Primeiro, certifique-se de quantificar o impacto das redes sociais durante sua última experiência profissional. Seu currículo ou carta de apresentação, por exemplo, podem fornecer alguns dados específicos sobre sua participação nesses sites. Algo como "ajudei a estabelecer um aumento de duas vezes o tráfego de usuários no Twitter para nossa página de produtos, o que resultou em um crescimento de 50% na receita trimestral", ou até "auxiliei no aumento de participação dos internautas no Facebook: de uma média de 24 comentários por semana, saltou para 75, em um período de três meses".

2. Prepare o caminho para ser bem visto na web

De acordo com Amy Porterfield, uma consultora de mídias sociais americana, "quando existe a oportunidade de contratação para cargos em mídias sociais, as empresas vão buscar informações sobre você, antes de qualquer outro lugar, na internet". E é verdade. Para se ter uma ideia, 69% das empresas já rejeitaram candidados por causa de sites de relacionamento, e 47% dos recrutadores realizam pesquisas sobre o entrevistado nas redes em que estão cadastrados.

Nesse caso, é recomendado que você otimize seu Facebook, LinkedIn, Twitter ou qualquer conta em outros sites, e que você acrescente todos eles em seu currículo. A participação também é fundamental, como ter um blog e atualizá-lo com frequência ou fazer um canal de vídeos no YouTube. Estes são apenas alguns exemplos de como mostrar que você já domina habilidades nas mídias sociais.

Office 15 deve ser apresentado na segunda-feira (16/07)

Reprodução
Microsoft Office
A Microsoft pode apresentar oficialmente a próxima versão do Office na segunda-feira (16/07). O Office 15 - como deve se chamar a nova versão do pacote de produtividade - vai ganhar novos recursos para dispositivos com touchscreen.

De acordo com o USA Today, o Office 15 será lançado nos primeiros meses de 2013, pouco depois do Windows 8.

Até o momento, a Microsoft falou muito pouco sobre o novo Office. Uma tela divulgada durante a Tech-Ed, no mês passado, mostrou um visual mais limpo do que o Office 2010, e mais parecido com a identidade visual do Windows 8.

Reprodução

Facebook pode criar ferramenta de busca de emprego para competir com LinkedIn

Reprodução
Empregos
O Facebook vem tentando se igualar ao LinkedIn com o lançamento de aplicativos voltados para a busca de vagas, como o BranchOut. Mas, agora, parece que a empresa de Mark Zuckerberg vai entrar de vez no mercado dos negócios e lançar uma ferramenta de pesquisas profissionais nos próximos meses. De acordo com o Mashable, uma fonte ligada à rede social afirmou que a ideia é criar uma espécie de "mural de empregos" no Facebook para divulgar vagas de trabalhos em uma página única e dedicada.

Três companhias já manifestaram interesse na proposta: Work4 Lab, Jobvite e o próprio BranchOut.

Mesmo com essa possibilidade, o objetivo principal do Facebook não é se transformar em um site voltado apenas para a área dos negócios, mas sim permitir ao usuário utilizar novas opções de busca por vagas e tornar a experiência mais completa. A questão é que o Facebook é o serviço mais usado entre muitos internautas, e é aí que o LinkedIn deverá ficar atento caso queira se manter no topo das redes sociais profissionais.

Ainda não está claro se as ofertas de emprego serão exibidas no feed de notícias do Facebook ou em uma aba própria, nem se todos os países terão suporte ao projeto. Mas, a expectativa é que o serviço comece a funcionar oficialmente até o fim de 2012.

Os boatos sobre um recurso de vagas na rede social de Zuckerberg surgem após o site fechar uma parceria com o Ministério do Trabalho dos EUA para a criação de um portal destinado a esse tipo de mercado, com acesso a conteúdos educacionais e ferramentas de várias outras instituições que também participam da ideia.

E aí, o que você achou da ideia? Você gostaria de ter acesso a um mural de empregos no Facebook? Acha que a novidade daria mais oportunidade às pessoas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook cria calendário para visualização de eventos

divulgação
Face
O Facebook anunciou nesta quinta-feira que será possível visualizar todos os eventos para os quais você foi convidado em um só calendário interativo, que substitui o tradicional formato em lista.

Também será possível visualizar fotos de quem faz aniversário durante o mês. A rede social afirma que a intenção da nova ferramenta é permitir que os usuários programem antecipadamente suas atividades, e que não sejam avisados de determinado evento ou acontecimento no próprio dia.

Algumas outras melhorias foram adicionadas ao calendário. Será possível felicitar alguém pelo seu aniversário ou confirmar presença em uma festa sem nem mesmo deixar a página de eventos.

A ideia foi desenvolvida em um hackathon interno da companhia e começará a ser liberada para todos os usuários da rede social ainda nesta semana.

Facebook agora avisa quem em um grupo leu a sua mensagem

Divulgação
facebook
A partir desta quinta-feira, o Facebook começará a enviar alertas que indicarão quem, dentro de um grupo, leu ou não um conteúdo postado por você. A ferramenta é semelhante àquela lançada pela rede social em maio e que relata quando um usuário do chat teve acesso ao seu texto. "Quando você visitar um grupo, será possível saber quem viu cada post. Com isso, você poderá acompanhar melhor as atividades do grupo. Por exemplo, em um grupo de futebol você poderá postar um novo horário para os treinos e terá acesso a quem recebeu ou não a atualização", explicou a empresa no seu blog oficial.

O Facebook disparará um alerta "Seen By" (visualizado por), seguido do número de pessoas que leram determinado post. Ao passar o mouse por cima do aviso, é possível acessar mais dados – o nome das pessoas e o horário em que cada uma leu seu post. A nova ferramenta será disponibilizada aos poucos para todos os usuários da rede social.

Tablet robusto da Panasonic chega ao Brasil em outubro

Divulgação
Toughpad A1
A Panasonic vai lançar no Brasil o Toughpad A1, um tablet robusto voltado para companhias com trabalho de campo hostil.

Um pouco mais grosso que os tablets convencionais, com 1,8 cm de espessura, o aparelho roda Android 4.0, tem tela de 10.1 polegadas, resolução de 1024 X 768, 16 GB de memória interna e processador de 1,2 GHz com núcleo duplo. A tela sensível ao toque conta com uma caneta, que promete ajudar os trabalhadores a operar o dispositivo mesmo com luvas.

O tablet é resistente a quedas de até 1,2 m, chuva e temperaturas extremas. Isso porque o dispositivo possui um processo de fabricação meticuloso, além de uma carcaça produzida com liga de magnésio. O peso é relativamente elevado em relação aos demais tablets, 960 gramas.

Segundo João Alberto Rodrigues Simões, gerente de operações de computadores e tablets da Panasonic Brasil, mesmo tendo como público-alvo o mercado corporativo, ele acredita que o tablet pode atrair o consumidor final também.

O executivo ainda comenta que os computadores Toughbooks da fabricante têm 72% de participação de mercado no nicho de máquinas resistentes dos Estados Unidos. Já no Brasil, a polícia militar rodoviária do Paraná passou a usar computadores da marca em dezembro de 2011.

"Setores automobilístico, de segurança pública, petróleo, mineração, petroquímico e as Forças Armadas são exemplos de interessados no Toughpad", diz. "Fui contratado para expandir o sucesso da linha robusta nos EUA para a América Latina, inclusive o Brasil", finaliza.

O Toughpad A1 chega em outubro e custará entre R$ 3 mil e R$ 3,5 mil. Segundo a empresa, entre abril e maio do ano que vem, uma versão de 7 polegadas, chamada Toughpad B1, também será lançada no país.

Reprodução

Tecnologia do Facebook ajuda policiais a encontrar suspeitos na internet

Reprodução
Facebook
No dia 9 de março, um software do Facebook registrou algo de suspeito. Um homem com pouco mais de 30 anos estava conversando com uma menina de 13 anos do sul da Flórida (Estados Unidos) e planejava um encontro com ela na saída do colégio, no dia seguinte.

A extensa, mas pouco conhecida tecnologia do Facebook para filtrar conversas e mensagens em busca automática de atividade criminosa, encaminhou um alerta sobre o diálogo a funcionários da companhia, que rapidamente chamaram a polícia.

Policiais assumiram o controle do computador da adolescente e detiveram o homem no dia seguinte, diz Jeffrey Duncan, agente do departamento de polícia da Flórida. O rapaz se declarou inocente de múltiplas acusações de solicitar favores sexuais a uma menor de idade.

"A maneira e a terminologia do contato deles conosco nos propiciou a capacidade de reagir o mais rápido possível", disse um dos diversos policiais entrevistados pela Reuters que elogiaram o Facebook por dar origem a esse tipo de investigação.

O Facebook está entre as diversas empresas que empregam uma combinação de novas tecnologias e vigilância humana para conter a ação de criminosos sexuais. Esses esforços normalmente começam por meio de recursos de filtragem automatizada de linguagem e trocas de informações inapropriadas, e se estendem ao uso de fichas de pedófilos condenados e registros sobre suas conversas no site para ensinar ao software o que procurar.

Mas mesmo que agora existam técnicas defensivas, e que elas sejam eficientes, seu uso pode ser caro. Elas também podem alienar partes da audiência de um site - especialmente os adolescentes, que desejam maior liberdade de expressão. Embora muitos dos principais sites que atendem a crianças sejam bastante vigilantes, o mesmo não pode ser dito sobre a ampla gama de opções online para os jovens dos 13 aos 18 anos.

"Existem companhias que estão fazendo um ótimo trabalho, trabalhando no limite de suas disponibilidades", diz Brooke Donahue, agente especial encarregada de uma equipe da polícia federal dos EUA (FBI) que combate crimes da internet e pornografia infantil. "Já outras empresas se preocupam mais com o lucro."

Os arquivos do Facebook também usam análise de relacionamento e arquivos de chats reais que precederam agressões sexuais, disse o vice-presidente de segurança da empresa, Joe Sullivan, à Reuters.

Como a maioria de seus rivais, o Facebook em geral evita discutir suas práticas de segurança para não causar susto, porque o sistema não apanha muitos dos criminosos, a fim de evitar questionamentos quanto à privacidade dos usuários. Os internautas poderiam se incomodar com a filtragem intensiva que suas conversações recebem, pelo menos por parte de softwares.

Outro pilar na estratégia do Facebook é limitar a interação dos menores de 18 anos com o site e tornar difícil para adultos encontrá-los. Menores não aparecem em buscas públicas, somente amigos de amigos podem mandar mensagem a eles e somente amigos podem iniciar uma conversa com eles na rede social.

Apple explica retirada de selo verde de produtos

reprodução
spaceapple
A Apple retirou o selo verde da EPEAT de seus produtos e, para evitar acusações de que não se preocupa com o meio ambiente, a empresa decidiu explicar o que motivou a ação, segundo o SlashGear.

A empresa alega que o padrão da EPEAT não cobre todas as questões ambientais consideradas relevantes pela Apple, e, por isso, decidiu retirar o certificado de seus produtos. Mas, apesar disso, os padrões definidos pelo Governo dos Estados Unidos continua sendo seguido.

Segundo a Apple, as exigências da EPEAT são ultrapassadas em alguns pontos. "Nós lideramos a indústria ao colocar a emissão de gases dos nossos produtos no nosso site e os produtos da Apple são superiores em outras áreas ambientais importantes que não são medidas pela EPEAT, como a remoção de materiais tóxicos."

A EPEAT também não emite certificado para produtos como smartphones e tablets, que, atualmente, são os principais dispositivos oferecidos pela Apple.

Em seu site oficial, a Apple coloca um relatório que mostra o impacto ambiental de seus produtos.

Reprodução

Vendedores chineses oferecem iPhone 5 antes da própria Apple


iPhone 5 Liquidmetal
A Apple ainda não lançou a nova versão do iPhone, mas vendedores da Taobao, a maior plataforma de comércio eletrônico da China, já estão aceitando pré-venda, com direito a fotos e supostas especificações técnicas.

O tão aguardado iPhone 5 deve ser lançado em outubro deste ano. Embora a Apple venha mantendo sigilo sobre o aparelho, fontes afirmaram à Reuters que o smartphone terá tela maior que os modelos anteriores, e a imprensa taiuanesa noticiou que o software de reconhecimento de voz Siri teria funções mais poderosas.

Vendedores que operam no Taobao, subsidiária do Alibaba Group, estão aceitando encomendas do novo smartphone, em alguns casos exigindo depósitos de mil iuans (US$ 160) para o novo celular. Um deles está pedindo todo o pagamento adiantado, em um total de 6.999 iuans (US$ 1,1 mil).

Vendedores do Taobao que a Reuters contatou afirmaram que planejam comprar o iPhone 5 em Hong Kong ou nos Estados Unidos e vendê-lo em seguida na China continental. Os produtos da Apple muitas vezes estão disponíveis em Hong Kong antes do que na China continental. Os vendedores não deram uma data específica de entrega.

A atividade de pré-encomenda tem forte adesão apesar do mistério quanto ao iPhone 5 e destaca a forte demanda por produtos novos da Apple na China.

Mais de 450 mil contas do Yahoo! vazam na web

Reprodução
Yahoo
Uma falha de segurança no Yahoo! causou o vazamento de mais de 453 mil dados de usuários de diversos serviços oferecidos pelo portal, segundo o Ars Technica.

Os detalhes de nomes de usuário e senha foram divulgados por um grupo de hackers chamado D33Ds Company, que afirmam ter feito um ataque de injeção de código de SQL.

Eles invadiram um subdomínio não identificado e conseguiram roubar dados como nomes de usuários e senhas de contas não criptografadas.

O site do grupo de hackers no qual os dados tinham sido postados foi tirado do ar. Eles afirmam que a invasão foi mais um "alerta, e não uma ameaça", e que o Yahoo! precisa reforçar a sua segurança.

'Estamos na era PC+', afirma Microsoft


Kevin Turner
Na época de lançamento do iPad, em 2010, Steve Jobs afirmou que, com o lançamento do novo aparelho, o mundo entraria em uma era "pós-PC". Mas, para o chefe de operações da Microsoft, Kevin Turner, não é bem isso o que aconteceu. O executivo acredita que, na verdade, estamos na era "PC+".

A declaração foi feita durante a Worldwide Partners Conference, nos Estados Unidos. Segundo o site The Verge, Turner admitiu que a Apple produziu grandes produtos, mas que a empresa não seguiu o mesmo caminho se tratando dos sistemas operacionais ao citar o Mac OS X Mountain Lion. "Tablets e PCs são coisas diferentes, e a visão de que são objetos iguais é completamente errada", disse.

A era "PC+" foi descrita por Bill Gates em 1999 e Turner fez questão de ressaltar esse período durante sua apresentação na WPC. "Acreditamos que o Windows 8 é a nova era para o PC+. Acreditamos que com um simples apertar de botão você pode se mover livremente entre dois mundos", afirmou.

Independente dos termos utilizados, tanto a Apple quanto a Microsoft pensam de forma semelhante. O Windows 8 está cada vez mais integrado a todos os serviços da companhia e isso se intensificou com a chegada do Surface e do Windows Phone 8. Ao mesmo tempo, a fabricante do iPhone tem unido o Mountain Lion e o iOS aos poucos, implantando quase as mesmas características.

Com isso, resta saber qual será o futuro dos dois sistemas operacionais nas mãos das duas organizações.

Google Plus chega ao iPad

Divulgação
Google Plus
O Google disponibilizou na última terça-feira um aplicativo da rede social Google Plus desenvolvido exclusivamente para o iPad. O programa já está disponível para download gratuito na App Store, a loja de aplicativos dos aparelhos da Apple. "O app do Google Plus foi desenhado com o equipamento da Apple em mente", explicou o vice-presidente de produtos da empresa, Bradley Horowitz. O executivo afirmou ainda que a nova versão do programa trará "maneiras únicas de interação".

De acordo com o Google, o Plus para iPad traz inovações como a possibilidade de arrastar postagens de outros usuários com os dedos e postá-las em sua linha do tempo. Mas a ferramenta mais interessante será o serviço de conversas por vídeo Hangout, que ganhará novo interesse com o seu uso sendo atrelado ao cômodo iPad.

Kim Dotcom está disposto a limpar seu nome nos Estados Unidos

Reprodução
Kim Dotcom
Kim Dotcom, fundador do Megaupload que ocupa posição central em uma investigação norte-americana sobre fraude e pirataria online, anunciou nesta quarta-feira (11/07) que estava disposto a ir aos Estados Unidos para limpar seu nome, o que evitaria a necessidade de uma audiência de extradição na Nova Zelândia.

De acordo com a Reuters, Dotcom desafiou o FBI a realizar um julgamento justo e se disse disposto a enfrentar a agência em um tribunal dos Estados Unidos, desde que certas condições sejam aceitas.

"Ei, Departamento da Justiça, estamos dispostos a ir aos EUA. Não é preciso extradição", escreveu Dotcom no Twitter. "Queremos o direito a pagar fiança e responder o processo em liberdade, e o descongelamento de dinheiro para pagar advogados e cobrir nossas despesas", afirmou o empresário, antes conhecido como Kim Schmitz, se referindo ao seu caso e ao de três outros acusados pelas autoridades norte-americanas.

Rumor: Apple prepara MacBook Pro com tela Retina de 13 polegadas

Reprodução
Novo MacBook Pro
Depois do lançamento do MacBook Pro com tela Retina de 15 polegadas, a Apple agora prepara uma versão menor do notebook e pode lançar até o fim do ano um de 13 polegadas, segundo o Mashable.

A fabricante já estaria conversando com parceiros na Ásia sobre a produção de telas Retina de 13 polegadas para o lançamento do novo MacBook Pro em outubro.

A imagem pode ser ainda mais nítida, apesar do notebook menor - as telas que a Apple está encomendando mostram 227 pixels por polegada, enquanto a do MacBook Pro de 15 polegadas mostram 220 pixels por polegada.

Também é esperado um preço menor para o notebook. O MacBook Pro com tela Retina custa a partir de US$ 2.199 (no Brasil, a partir de R$ 9.999).

Windows To Go coloca Windows 8 dentro de um pen drive

Reprodução
Windows 8
A Microsoft anunciou uma versão portátil do Windows 8, que pode ser colocada em um pen drive e acessada em qualquer computador, mesmo que um Windows antigo esteja instalado, segundo o BGR.

Chamado Windows To Go, o sistema portátil fica dentro de um pen drive de 32GB e armazena informações importantes do usuário, como dados pessoais, configurações e aplicativos, permitindo acessar o Windows 8 em qualquer máquina.

Ele é voltado principalmente para quem usa mais de um computador, como um em casa e um no trabalho. O usuário consegue acessar o mesmo Windows 8 com os mesmos dados em qualquer lugar para continuar realizando uma tarefa, por exemplo, mesmo que um dos computadores ainda tenha o Windows 7 instalado.

A empresa não deu muitos detalhes como, por exemplo, se o desempenho do Windows 8 será inferior quando acessado pelo pen drive do que com a plataforma instalada. Ele deve acompanhar o lançamento da versão final do Win8, previsto para o outubro.

Twitter atualiza aplicativo para iOS e Android

Reprodução
Twitter
O aplicativo do Twitter para Android e iOS recebeu uma atualização que introduziu alguns novos recursos ao app, como a possibilidade de expandir tuítes no telefone e notificações push, segundo anúncio feito no blog do serviço.

Uma das grandes novidades é a possibilidade de receber notificações push quando uma das contas preferidas do usuário enviar alguma mensagem ao Twitter. Antes era possível configurar para receber SMS com essas atualizações, mas agora dá para receber uma notificação na página inicial do smartphone.

Reprodução

Um recurso bastante antigo do site do Twitter também foi incorporado ao app: agora dá para expandir a mensagem ver uma foto ou um vídeo de um tuíte direto no aplicativo, sem precisar abrir o navegador para ver o conteúdo.

O novo app do Twitter está disponível na AppStore e na Google Play.

RapidShare lança serviço na nuvem para competir com Google Drive e DropBox


RapidDrive
A cloud computing acaba de ganhar mais uma afiliada: o RapidShare, que anunciou nesta semana o lançamento de um serviço próprio de armazenamento na nuvem, o RapidDrive.

A equipe de desenvolvedimento afirma que o serviço, que promete concorrer com DropBox, Google Drive, iCloud e outros exemplos, tem como grande diferencial a praticidade, pois permite compartilhar dados de forma muito mais fácil.

Segundo o site BGR, o RapidDrive tem um sistema de pastas semelhante ao do Windows, já que a conta do usuário aparece como se fizesse parte do próprio computador (como é o caso do DropBox, que pode ser utilizando tanto no navegador quanto no PC).

O serviço oferece versões gratuitas e pagas e, por enquanto, está em fase beta e disponível para Windows XP, Vista e 7, mas deve ser expandido para outras plataformas até setembro, quando será lançado oficialmente.

"Com o RapidDrive, estamos criando uma ferramenta que deixa a conexão entre a nuvem e o PC ainda melhor, o que torna mais fácil administrar arquivos. O RapidDrive simplifica o processo de trabalho, especialmente para os usuários que utilizam o RapidShare", disse Alexandra Zwingli, CEO da empresa.

Novo presidente promete fazer da RIM 'uma máquina de caça'


Thorsten Heins
Thorsten Heins, o novo presidente-executivo da Research In Motion, prometeu nesta terça-feira (10/07) que reverterá a situação da companhia em crise com o lançamento da nova geração do BlackBerry no ano que vem. Ele disse ainda que fará da RIM "uma máquina de caça, enxuta e eficiente".

Heins, que estava presidindo à sua primeira assembleia geral de acionistas desde que assumiu como presidente-executivo em janeiro, enfrenta uma grande batalha para recolocar no rumo a fabricante do BlackBerry. O preço das ações da empresa despencou em cerca de 80% e sua participação de mercado evaporou com a adoção de outros aparelhos, como o iPhone e os dispositivos equipados com o sistema Android.

Na assembleia, Heins delineou a estratégia da empresa para o lançamento de sua nova geração de aparelhos BlackBerry 10, no ano que vem. Ele pareceu reconhecer a insatisfação dos acionistas com o desempenho da companhia e sua frustração diante do atraso no lançamento dos novos modelos, que só acontecerá depois da temporada de festas de final de ano.

"Não estou satisfeito com o desempenho da empresa nos últimos 12 meses", disse Heins, segundo a Reuters. "Muitos de vocês estão frustrados com a nossa demora em realizar a transição".

A RIM anunciou no mês passado seu primeiro prejuízo operacional em oito anos, e informou que realizaria 5 mil demissões, quase um terço de sua força de trabalho, enquanto batalha para retomar sua posição como inovadora no setor. Ao mesmo tempo, Heins expressou confiança em que a empresa, sob sua direção, estava no caminho certo. "Montei uma equipe de liderança para a RIM claramente capacitada para nos conduzir ao futuro", disse aos acionistas.

Heins afirmou que a revisão estratégica que a empresa está realizando tem por foco reverter a crise, com uma carteira de produtos mais enxuta e mais concentrada nos pontos fortes dos aparelhos. Ele admitiu que a RIM terá de aceitar preços de venda inferiores à sua média histórica e uma queda na receita de serviços neste ano, enquanto se esforça por continuar vendendo os modelos BlackBerry 7, que enfrentam dificuldade para concorrer com os modernos iPhones e com os celulares equipados com o Android.

Google vai abandonar suporte do Chrome ao Mac OS 10.5

Reprodução
Google Chrome
Com a proximidade do lançamento do Mac OS X 10.8, o Mountain Lion, o Google anunciou que as próximas versões do Chrome não rodarão mais no OS X 10.5, o Leopard.

O sistema lançado pela Apple em 2007 não terá mais uma versão do Chrome compatível dentro de três meses, segundo um post feito no blog de desenvolvimento do navegador do Google.

"No Mac nós vamos exigir 10.6 ou superior e esse próximo lançamento não estará disponível no 10.5 ou inferior", afirmou Jason Kersey em um post no qual apresentou a versão 22 do Chrome.

A atualização foi lançada em versão de testes na segunda-feira (09/07) e ganhará uma versão estável dentro de três meses.

Depois de resolver disputa judicial, Apple venderá iPad na China

reprodução
spaceapple
A Apple afirmou que começará a vender na China a versão mais recente do iPad. O anúncio chega poucos dias depois de a marca ter resolvido uma pendenga judicial que ameaçava o uso do nome do tablet no país.

No dia 2 de julho, a Apple pagou a uma empresa chinesa o total de US$ 60 milhões para obter os direitos sobre o nome iPad, seguindo decisão de um tribunal chinês.

De acordo com a empresa, a última versão chegará por US$ 499 e as mais antigas a partir de US$ 399. Os consumidores poderão adquirir o produto nas lojas online e física da Apple a partir do próximo dia 20 de julho.

Atrás dos Estados Unidos, a China é o país de maior mercado para os produtos da companhia.

Extradição de Kim Dotcom só será julgada em março de 2013

Reprodução
Kim Dotcom
O julgamento sobre a extradição de Kim Dotcom, fundador do MegaUpload, foi adiado e não acontecerá antes de março de 2013.

A audição estava prevista para agosto deste ano, mas, de acordo com a Reuters, foi remarcada para 2013. O motivo é que, no fim de junho, a justiça da Nova Zelândia declarou que a ação feita para juntar as evidências contra DotCom foi inválida.

Kim Dotcom foi preso em janeiro em uma ação feita por autoridades dos Estados Unidos que resultaram no fechamento do MegaUpload. Desde então ele está em prisão domiciliar Nova Zelândia - país em que mora, apesar de ser alemão - esperando a decisão sobre sua extradição para os Estados Unidos.

O FBI procura Dotcom e acusa o fundador do MegaUpload de lucrar US$ 175 milhões com violação de direitos autorais, entre outros crimes.

No fim de junho, Dotcom anunciou um novo serviço de compartilhamento de músicas. Na semana passada, ele afirmou que o MegaUpload vai voltar "maior, melhor, mais rápido e de graça".

Google pode pagar US$ 22,5 milhões para encerrar ação que envolve a Apple

Reprodução
Google Chrome
O Google deverá pagar US$ 22,5 milhões em um acordo para encerrar uma ação na qual é acusado de espionar ilegalmente milhões de usuários do Safari, navegador da Apple. Segundo o jornal Wall Street Journal, apesar do valor ser bem alto, a companhia arrecada uma quantia similar a cada cinco horas.

O acordo entre o Google e a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos ainda depende da aprovação final e pode ser alterado antes da divulgação oficial.

Sobre o caso

Em fevereiro deste ano, o Google foi acusado de usar cookies - códigos de programação especiais - escondidos no Safari para registrar hábitos dos usuários e, assim, exibir publicidade personalizada para cada tipo de internauta.

O problema é que, de acordo com o Wall Street Journal, o Google estava rastreando o comportamento dos usuários mesmo quando eles bloqueavam os cookies em suas máquinas. Após a gigante de buscas tomar conhecimento do caso, a companhia desativou a função e alegou que se tratava de um erro.

Na época, o Google recebeu um processo por um dos usuários do Safari sob a acusação de violação de privacidade. O assunto chegou às entidades de defesa do consumidor dos Estados Unidos, como a conhecida Consumer Watchdog, que enviou uma carta à Comissão Federal de Comércio (FTC) do país contra a companhia.

Microsoft se prepara para batalha de hardware contra Apple

Divulgação
Steve Ballmer
O Surface é só o começo: a Microsoft vai investir mais no desenvolvimento de hardwares para intensificar a disputa com a Apple, de acordo com o CEO da empresa, Steve Ballmer.

Em entrevista à Computer Reseller News, Ballmer afirmou que a Microsoft não vai deixar nenhum espaço para a Apple no mercado. "Nem a nuvem, nem inovação de hardware e software. Não vamos deixar nada para a Apple. Não vai acontecer."

A declaração de Ballmer indica que a empresa pode ter outros planos além do Surface, o primeiro computador próprio que a Microsoft lançará em sua história.

Uma das possibilidades é, no futuro, a Microsoft lançar seu próprio smartphone. Apesar da empresa já ter negado rumores, Ballmer não descartou completamente a possibilidade.

"Agora estamos trabalhando duro no Surface. Esse é o nosso foco. Depois vamos ver o que acontece. Temos boas parcerias com a Nokia e HTC nos telefones", afirmou. "Vamos focar no Surface e nos outros parceiros de tablets com Windows 8 e veremos se podemos fazer algo acontecer", concluiu.

Apple libera versão de testes do 'Mountain Lion'

Reprodução
Mac OS X Mountain Lion
O MAC OS X Mountain Lion atingiu o status Golden Master, o que significa que está na sua última versão de testes e o lançamento para o consumidor final está bem próximo, de acordo com o MacRumors.

A versão de testes pode ser baixada por desenvolvedores no site da Apple.

Durante a worldwide Developers Conference, em junho, a Apple afirmou que o OS X Mountain Lion seria lançado em julho.

O lançamento da versão Golden Master costuma acontecer dias antes da empresa liberar a versão final, o que significa que o lançamento do novo sistema está próximo.

O OS X Mountain Lion levará aos Macs muitos dos recursos já existentes no iOS, como a integração com Twitter, o iMessage e o Game Center.

Apple remove selo verde de seus produtos

Apple (Reprodução)
Apple
A Apple vai remover o selo de certificação verde de seus produtos, segundo o blog CIO Journal, do Wall Street Journal.

O Electronic Product Environmental Assessment Tool (EPEAT), grupo que determina padrões ambientais para produtos eletrônicos, vai remover os aparelhos da Apple de sua lista de produtos verdes.

O motivo da remoção do certificado é que o direcionamento dos designs da Apple não podem mais atender às exigências da EPEAT e, por isso, a empresa não quer mais que seus produtos sejam medidos por esses padrões.

A EPEAT teve suas exigências definidas por fabricantes, grupos de advogados e agências governamentais, e afirma que os produtos devem ser facilmente desmontáveis para reciclagem.

Alguns dispositivos como o MacBook Pro com Retina Display, por exemplo, que já não tem o certificado da EPEAT, não são tão fáceis de se desmontar - e, por isso, a direção de design atual da Apple não está de acordo com as exigências do órgão.

Intel compra fatia da ASML

Reprodução
Intel Cloud computing
A Intel desembolsará mais de US4 4 bilhões para adquirir uma fatia de até 15% da ASML, de acordo com a Reuters. A ideia é financiar a pesquisa da empresa holandesa rumo à tecnologia para produção dos custosos chips da próxima geração.

O relevante voto de confiança na companhia europeia fez as ações da Intel dispararem 6% nesta segunda-feira (09/07), quando foi anunciada a operação.

A empresa norte-americana espera acelerar a adoção dos processos de fabricação de chips de próxima geração da ASML em até dois anos, o que exigirá forte investimento de capital, mas resultará em bilhões de dólares em economias futuras em função de cortes de custo de produção, segundo analistas.

A Intel vai adquirir, inicialmente, uma fatia de 10% na fornecedora europeia de equipamentos para fabricantes de chips, assumindo outros 5% após aprovação dos acionistas, pelo valor total de US$ 3,1 bilhões.

Além das economias provenientes do negócio, a Intel também pode estar se movimentando para proteger sua atual liderança tecnológica. O acordo não prevê direitos de exclusividade à Intel sobre futuros produtos da ASML.

A empresa holandesa tem como concorrentes os grupos japoneses Canon e Nikon. Os clientes da companhia incluem, além da Intel, a Samsung Electronics.

Vendas da Acer crescem 24,5% em junho

Logo
Acer
As vendas não consolidadas da fabricante taiuanesa Acer cresceram bastante em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Reuters.

A companhia teve alta de 24,5% em junho e somaram 38,75 bilhões de dólares tauianeses (US$ 1,33 bilhão).

O resultado também teve elevação ante o mês imediatamente anterior, quando as vendas tinham somado 32,11 bilhões de dólares taiuaneses.

As informações foram reveladas nesta terça-feira (10/07) pela própria companhia, que é a quarta maior vendedora de computadores pessoais do mundo em embarques.

A companhia não deu mais detalhes.

Para programador, atualizações rápidas estão matando o Firefox

Reprodução
Firefox Anual Report
Há cerca de um ano a Mozilla lançou o Firefox 4 e, desde então, mais nove versões finais do navegador foram lançadas. Para Jono DiCarlo, desenvolvedor do browser, essas frequentes atualizações estão matando o Firefox.

Em um post em seu blog, DiCarlo criticou a política da Mozilla de lançar novas versões do Firefox em curtos espaços de tempo - cerca de 45 dias entre uma e outra. Ele afirma que os usuários odeiam as atualizações e que isso está afastando muitos deles do navegador.

O programador destacou três pontos que fazem as atualizações serem odiadas. Em primeiro lugar, o Firefox precisa ser reiniciado quando baixa uma versão nova e isso consome tempo. Segundo, as novas versões podem vir sem recursos que o usuário gostavam, mas que foram retirados pela Mozilla por serem usados por poucas pessoas. E, por isso, uma nova interface diminui a produtividade, já que é preciso um tempo para entender como tudo funciona.

Mas DiCarlo não acha que a Mozilla deve parar de atualizar o navegador. Ele afirma que correções de erros e falhas de segurança são sempre bem recebidas, mas o Firefox vai muito além disso, e algumas atualizações fazem apenas pequenas modificações na interface do navegador sem adicionar muita coisa.

A política de atualização rápida do Firefox, que começou ano passado, é parecida com a que o Google faz com o Chrome desde que lançou o seu navegador. A diferença é que as atualizações do browser do Google - que está na versão 20 - são silenciosas e poucas vezes os usuários percebem que elas foram feitas, enquanto o Firefox exibe janelas para avisar que um update está disponível.

Microsoft espera vendar "alguns milhões" de Surface em um ano


Microsoft Surface
A Microsoft espera um começo lento para o Surface, com "algumas milhões" de unidades vendidas no primeiro ano dos tablets no mercado.

Quem disse isso foi o presidente da empresa, Steve Ballmer, durante a Worldwide Partner Conference, realizada nesta segunda-feira (09/07). O executivo afirmou que a expectativa é baixa principalmente se comparada às vendas de PCs, já que a Microsoft espera 375 milhões de computadores com Windows vendidos no mesmo período.

"Algumas milhões" de unidades do Surface vendidas também parece pouco se comparado ao iPad. Segundo o The Next Web, o tablet da Apple foi comprado por 11,8 milhões de consumidores apenas no último trimestre - ou seja, a expectativa de venda anual da Microsoft está próxima das vendas trimestrais da Apple.

O Surface ainda não tem data oficial de lançamento, mas deve chegar até o fim do ano. O Windows 8 sairá no fim de outubro e o tablet deve sair mais ou menos na mesma época.

Adiamento do BlackBerry 10 faz acionistas questionarem RIM


Research in Motion
O atraso no lançamento do BlackBerry 10 pode render uma série de processos contra a Research in Motion (RIM) por quebra de promessas, segundo o New York Times.

Acionistas insatisfeitos com o adiamento da plataforma alegam que os diretores da fabricante canadense já sabiam do adiamento para 2013, apesar de continuarem afirmando que o BlackBerry 10 seria lançado até o fim de 2012.

As frequentes declarações de que o BlackBerry 10 seria lançado em breve fizeram a expectativa em cima da plataforma aumentar e, por isso, o atraso não foi bem recebido por acionistas da RIM, que se sentiram prejudicados pela empresa.

A revolta de acionistas é apenas mais um dos diversos problemas que a RIM enfrenta. Após o BlackBerry perder espaço para Android e iPhone, as vendas da empresa despencaram. Recentemente, 5 mil funcionários foram demitidos.

Mozilla vai abandonar Thunderbird

Reprodução
Mozilla Marketplace
Enquanto a Mozilla continua investindo no Firefox e suas vertentes, outros grandes projetos da fundação podem desaparecer como é o caso do Thunderbird. De acordo com o site TechCrunch, o cliente de email da Mozilla será abandonado pela empresa e ficará nas mãos da comunidade.

Aparentemente a Mozilla só está investindo no Firefox e no sistema operacional Firefox OS, que foi anunciado recentemente, e, por isso, ficou sem dinheiro para dar um gás no Thunderbird. Segundo a companhia, a ideia é encontrar indivíduos e organizações interessadas em se responsabilizar pela manutenção e desenvolvimento do serviço.

"Estamos à procura de opiniões, comentários e sugestões para aperfeiçoar o plano, durante todo o verão, para que possamos compartilhar um plano final de ação no início de setembro de 2012", comentou a companhia.

Windows 8 chega até o fim de outubro


Windows 8 Consumer Preview
A Microsoft vai liberar a versão final do Windows 8 para fabricantes na primeira semana de agosto e prepara o lançamento para o público geral no fim de outubro.

A informação foi dada por Tami Reller, executiva da empresa, segundo o The Verge. Ela diz que a Microsoft está finalizando o novo sistema operacional para entregar para parceiros no mês que vem, e que espera colocar a plataforma nas lojas a partir de outubro.

No fim de maio, quando a última versão de testes do Windows 8 foi liberada, a Microsoft afirmou que em dois meses lançaria o sistema final para desenvolvedores e parece que vai conseguir cumprir a promessa.

Rumor: Samsung pode lançar tablet com Windows RT

Reprodução
Samsung
A Samsung deverá lançar um tablet com Windows RT logo que o sistema operacional chegar ao mercado, em outubro, de acordo com a Bloomberg.

Fontes ligadas à empresa, que não quiserem se identificar, afirmaram que o aparelho virá equipado com um chip Snapdragon da Qualcomm. Esta parceria entre as empresas já tinha sido desvendada em rumores divulgados em dezembro do ano passado.

A versão do sistema operacional da Microsoft, desenvolvida para chips ARM, sofreu uma grande derrota na semana passada quando a HP anunciou que não produziria tablets com a plataforma, mas essa não foi a primeira dificuldade encontrada. Segundo a CNET, a Qualcomm e a Texas Instruments, fabricantes de processadores ARM, já estavam com dificuldades em desenvolver para o Windows RT.

A Microsoft, que sabe bem dos problemas que o RT vai enfrentar no mercado, anunciou seu tablet próprio com chip ARM, o Surface. Ele rodará com um chip da NVidia, que parece ser a única desenvolvedora que está conseguindo entender bem a plataforma. Por isso, os rumores de que a Samsung estaria pensando em desevolver um tablet com a plataforma, em parceria com a Qualcomm, parece surpreendente.

As fontes anônimas da Bloomberg não revelaram mais detalhes sobre o possível lançamento.

Yahoo! e Facebook anunciam aliança

Yahoo! Facebook
Yahoo! Facebook
O Facebook e o Yahoo! concordaram em criar uma ampla parceria de patentes e de anúncios na internet, pondo fim às disputas legais envolvendo patentes, segundo informações da Reuters.

O acordo resolve acusações de violação de patentes de tecnologia que tiveram início sob o comando do ex-presidente-executivo do Yahoo!, Scott Thompson, que deixou o cargo após um escândalo sobre imprecisões em seu currículo acadêmico. Fontes disseram à Reuters que o atual presidente-executivo interino do Yahoo, Ross Levinsohn, é agora o principal candidato à posição.

A aliança estratégica entre o Facebook e o Yahoo! - que expande um acordo de colaboração de vários anos já existente, cuja principal atribuição é permitir que usuários do Facebook compartilhem conteúdo do Yahoo! -, abrange concessões mútuas de patentes e colaboração em ofertas de anúncios durante importantes eventos da mídia como as Olimpíadas ou o evento esportivo anual Super Bowl.

"Estou satisfeita por termos sido capazes de resolver isso de uma maneira positiva, e estou ansiosa para trabalhar com Ross e a liderança do Yahoo", disse a vice-presidente de operações e mais nova integrante do Conselho Administrativo do Facebook, Sheryl Sandberg.

O Yahoo!, que já foi uma icônica empresa da internet, está enfrentando dificuldades no mundo digital, dominado por companhias como Apple, Google, Facebook e Twitter. A liderança da empresa esteve num estado de desordem desde que o Yahoo! recusou uma oferta de aquisição da Microsoft de US$ 44 bilhões em 2008, contratando quatro presidentes-executivos desde então. A companhia não disse quando tomará uma decisão final sobre o cargo.