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sexta-feira, 13 de julho de 2012

Novo presidente promete fazer da RIM 'uma máquina de caça'


Thorsten Heins
Thorsten Heins, o novo presidente-executivo da Research In Motion, prometeu nesta terça-feira (10/07) que reverterá a situação da companhia em crise com o lançamento da nova geração do BlackBerry no ano que vem. Ele disse ainda que fará da RIM "uma máquina de caça, enxuta e eficiente".

Heins, que estava presidindo à sua primeira assembleia geral de acionistas desde que assumiu como presidente-executivo em janeiro, enfrenta uma grande batalha para recolocar no rumo a fabricante do BlackBerry. O preço das ações da empresa despencou em cerca de 80% e sua participação de mercado evaporou com a adoção de outros aparelhos, como o iPhone e os dispositivos equipados com o sistema Android.

Na assembleia, Heins delineou a estratégia da empresa para o lançamento de sua nova geração de aparelhos BlackBerry 10, no ano que vem. Ele pareceu reconhecer a insatisfação dos acionistas com o desempenho da companhia e sua frustração diante do atraso no lançamento dos novos modelos, que só acontecerá depois da temporada de festas de final de ano.

"Não estou satisfeito com o desempenho da empresa nos últimos 12 meses", disse Heins, segundo a Reuters. "Muitos de vocês estão frustrados com a nossa demora em realizar a transição".

A RIM anunciou no mês passado seu primeiro prejuízo operacional em oito anos, e informou que realizaria 5 mil demissões, quase um terço de sua força de trabalho, enquanto batalha para retomar sua posição como inovadora no setor. Ao mesmo tempo, Heins expressou confiança em que a empresa, sob sua direção, estava no caminho certo. "Montei uma equipe de liderança para a RIM claramente capacitada para nos conduzir ao futuro", disse aos acionistas.

Heins afirmou que a revisão estratégica que a empresa está realizando tem por foco reverter a crise, com uma carteira de produtos mais enxuta e mais concentrada nos pontos fortes dos aparelhos. Ele admitiu que a RIM terá de aceitar preços de venda inferiores à sua média histórica e uma queda na receita de serviços neste ano, enquanto se esforça por continuar vendendo os modelos BlackBerry 7, que enfrentam dificuldade para concorrer com os modernos iPhones e com os celulares equipados com o Android.

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