twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Wireless

Wireless é uma tecnologia que faz com que um aparelho se conecte a outro sem o fio, ou seja, sua conexão alcança qualquer aparelho sem que haja necessidade de cabo, através de equipamentos que possuam radiofreqüência ou infravermelho sendo que, os dispositivos devem ser compatíveis, essa tecnologia vai de transceptores de rádio (walkie-talkie) até satélites no espaço pode ter também a internet sem fio ou Wlan, sendo mais usada somente em escritórios, parques. As redes usadas à distância são:

1. WPAN (curta distância).

2. WLAN (redes locais).

3. WMAN (redes metropolitanas).

4. WWAN (redes de longa distância).




Existe uma conexão que é chamada de “Wi-Fi ou Wlan” que é usada para que haja um acesso à internet, num local onde tenha um aparelho que não seja conectado a nenhum fio e ser um dispositivo móvel (computador portátil, celular e etc.). O ponto alcance para a transferência de sinal é de cerca de 100 metros

Windows - Funções Básicas do Windows

As funções básicas do Windows são: O botão iniciar, a barra de ferramentas, os botões maximinizar e minimizar, a barra de tarefas, fechar aplicações e lixeira. Os botões que ajudam no controle das janelas são: Um traço, um quadrado e uma letra X.





• O botão MINIMIZAR, serve para que a tela que no momento não for utilizado seja enviado para a parte inferior da tela em forma de um botão.

• O botão MAXIMIZAR, tem a função de fazer com que a tela utilizada fique em um formato maior possível, fazendo com que o ícone do botão se transforme em dois outros quadrados pequenos para que haja a função minimizar.

• O botão com a letra X, que é mais conhecido como fechar, tem a função de encerrar um arquivo ou uma pasta assim que ela for terminada e finalmente: Sair.

Lixeira:

Serve tanto para eliminar arquivos que não serão mais usados quanto para recuperá-los. Para que se consiga recuperar os arquivos enviados para a lixeira, é somente selecionar o botão (lixeira) e procurar o arquivo encaminhá-lo à pasta desejada.

Arquivos e pastas:
Para que os arquivos sejam regulados, é necessário selecionar i ícone, meu computador, localizar e o botão Iniciar. Para mover as pastas se faz necessário “arrastar” o arquivo desejado para dentro da pasta.

Atalho:

É um ícone que aparece na tela quando um arquivo que de trabalho foi salvo, possa aparecer quando clicar nele, sem que haja necessidade de procurar o arquivo, o ícone do atalho se caracteriza por uma “flecha”, localizada em um quadrado branco, localizado do lado esquerdo na parte superior da tela. A função do atalho, também é a de guardar os arquivos originais, e ter acesso imediato a eles.

A opção Localizar:
É acessado através de o botão localizar, como o próprio nome já o diz, serve para localizar as funções do Windows, para que esta função seja realizada, se faz necessário também ter o nome do programa e/ou do arquivo a ser localizado

Web 2.0

Web 2.0 é a abreviação, ou usado para descrever a segunda geração da internet que é a da Word Wide Web, a intenção da Web 2.0 é de um acesso mais dinâmico e rápido e que haja colaboração das pessoas que estão on-line para a melhoria dos conteúdos. Muitas vezes a Web 2.0 é confundida com a Internet 2 ( rede de maior agilidade ligada com instituições).

Existe também a Web 2.0 em português, para quem não soubesse falar inglês.



A Web 2.0 possui um Glossário cujos nomes são:

Ájax: cria novos aplicativos que se usa na Web.

Blogs: (site de relacionamento), é uma das ferramentas mais disponíveis para muitas pessoas, é uma das primeiras ferramentas de Web 2.0..

Mash-ups: são diferentes entre si, mas são misturados para um serviço comum, ou seja, para um anúncio de imóveis se faz necessário site de mapas e anúncios on-line.

Wikis: são todas as páginas em que as pessoas têm acesso par poder alterar qualquer conteúdo, ou seja, as pessoas podem acessar sites de conteúdos na internet e também alterá-los.

AdSense: Esse sistema ajuda criadores de sites a fazerem publicidade de seus “produtos”, ou seja, acabou se tornando uma “receita” para esses empresários.

RSS: (Really Simple Syndication): distribui informações simples através da internet, ou seja, é uma combinação de “pull” (solicita as informações), com a “push” (informações enviadas automaticamente ao usuário).

Segurança em Redes de Computadores

Para que haja uma segurança exata na rede de computadores, é necessário que haja uma divisão por níveis e a criação de uma DMZ (Zona Desmilitarizada), que faz a separação de um servidor chamado de web, sendo ele o predileto para ataques externos (vírus), que uma vez que for invadido não fará com que haja maiores prejuízos, fazendo com que o vírus não se espalhe.



Existe também o firewall que é uma passagem que faz o controlamento de passagem de redes e de dados, e proporcionam passagem segura entre as redes de internet, segurança das máquinas, sendo assim, é bastante seguro.
Quando se faz necessário que algumas máquinas recebam acessos externos, se faz necessário o uso de um servidor chamado de STPM e servidores de Web. Esses tipos de segurança fazem com que a conectividade seja protegida para o centro Rede de Perímetro (é o ponto em que uma rede alcança a internet) e as redes também.

Redes sem Escala

Redes (pontos interligados) sem escala, têm a função de transmitir dados sem a conecção com fios ou sem fios que funcionam como um sensores que são transferidos via cabo ou somente são coletados, foi descoberta por Albert-László Barabási que analisava que muitos sites se conectavam a outros poucos enquanto outro site tem um número pequeno de “links”, dominado assim as redes sem escala.



Existem vários padrões que surgiram para dar maior acessibilidade aos sistemas cabeados que são: o Bluetooth, ZigBee, Wi-fi, Including, Wireless( melhora o alcance de redes sem fio).


Existem vários tipos de redes:
1. Word Wide Web (WWW): são documentos são como linhas e páginas diferentes.

2. Redes sociais: as linhas são interações individuais (os pontos são como indivíduos).

3. Redes genéticas: as linhas são reações químicas.

4. Redes alimentares: ecossistemas.

Pen Drive

Pen Drive, ou como também é chamado: Memória USB Flash Drive, é uma máquina que armazena músicas e que tem uma memória flash, em que os arquivos que são passados para este dispositivo, são somente passado via USB tipo A, ou seja, via cabo de dados e através de um computador.




Atualmente não existe uma capacidade exata de armazenamento de informações para este aparelho, mas as que existem são: 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512MB, 1GB a 8GB, a velocidade máxima é de aproximadamente 100 Mbits/s, o tempo de armazenamento das informações neste aparelho é de 10 anos.

Existem Pen Drive’s com um funcionamento diferente:


• Sensíveis ao toque

• Aromatizados

• Com formato de jóias

• Reproduzem músicas em mp3 e sintonizam rádio FM.

Para que os arquivos sejam instalados no aparelho, aparecerá um disco removível quando o cabo USB, já estiver conectado, e será necessário que seja instalado no aparelho um software.

Orkut

O orkut, foi criado no dia 24 de janeiro de 2004. O nome Orkut, originou de um homem cujo nome é Orkut Büyükkokten ( projetista chefe), que foi criado com o intúito de fazer com que seus membros criassem novas amizades e relacionamentos. A Maior parte das pessoas que acessam esse conteúdo são os brasileiros, ultrapassando 23 milhões de usuários.



A página do Orkut é dividido em:

• Perfil:

1. social: Parte em que a pessoa, descreve coisas que gosta de fazer, livros, comida e etc.

2. profissional: Sobre a vida profissional da pessoa.

3. pessoal: Informções físicas ou pessoais sobre a pessoa, para que suas chances, se quisesse, namorar ou paquerar alguém fossem maiores.

Para as pessoas que visitam o perfil de outra pessoa, o sistema faz com que seu nome ou o nome que havia colocado em seu perfil apareça, e a pessoa que foi “visitada” por aquele possa ver quem leu sua página de recados.

O número máximo de amigos, que uma pessoa pode ter em sua página do orkut, é de 1000, podendo assim ser dividido em: amigo, bom amigo, melhor amigo, desconhecido, conhecido e bom amigo.

As comunidades, são criadas para que os amigos possam discutir sobre o tema e poderem criar outros.
Assim como o orkut e muitas outras páginas de relacionamento possuem seu lado bom, também têm seu lado ruim.

Exemplo:

• Polêmicas em comunidades;
• Torcidas organizadas;
• Crimes em outros países;
• Apologia ao terrorismo;
• Comunidades ofensivas;
• Perfis falsos;
• Propaganda;
• Números errados ( número de amigos, comunidades e etc, estejam errados).
Como todas as redes derelacionamento, o orkut também possui seu lado “bom”.

Exemplo:

• Compartilhamento de experiências.
• Discussões com empresários de várias áreas, para o aprefeiçoamento de seu trabalho.
• Compartilhamento sobre saúde e alguns problemas cotidianos.

Sendo assim, o orkut deve ser manuseado de várias formas, tanto para induzir pessoas a fazerem “coisas” boas, quanto coisas “ruins”. E se houver algo de criminoso que se tem no orkut, deve ser denunciado para que as práticas ilegais não sejam alimentadas.

Navegador ou Browser - Navegador de Internet

Navegador de Internet também é chamado de Navegador ou Browser/ web broweres, que traduzindo quer dizer, olhar páginas de um registro, livro ou revista, que permitem ao usuário que vejam os arquivos e documentos no formato de HTML (SERVIDOR WEB DE ACESSO Á INTERNET), mais conecida como World Wide Web (WWW). É usado um protocolo HTTP que passa as informações para os “ficheiros” que são identificados como URL. Existem também os navegadores que são mais comuns como: HTML, XML, JPEG, GIF, PNG, etc. e os mais atuais são: FTP, HTTPS.



Sua principal funçaõ é “procurar” um conteúdo na internet e fazer com que este conteúdo seja mostrado, mas muitas vezes não suportava tais arquivos e por isso foram criados outro navegadores mais modernos como o Mozilla Firefox, Opera, Safari e o Internet Explorer, que além de suportarem a versão HTML também suportam a XHTML.

Introdução de Microcomputadores

Os computadores existem desde muito tempo, ou seja, antes do computador que conhecemos hoje, no início do século 20, tinham-se aqueles computadores elétricos que eram capazes de calcular, existiam as calculadoras elétricas (um minúsculo dispositivo chamado de “relé”) e a calculadora mecânica (eram muito grandes e para tanto se fazia necessário que fossem usados muitos relés para construí-las).



Mais a frente, começou a existir a válvulas eletrônicas, utilizada em rádios, e também possuem relés que duravam pouco tempo, assim eles queimavam (como lâmpadas), e se fazia necessário que sempre houvesse a troca dessa válvula. Ainda com as válvulas, foram criados (período de experiência), esses computadores criados eram enormes pelo fato de haverem um numero muito grande de válvulas.


Um dos peimeiros computadores
Então no final da década de 50, os computadores começaram a receber transistores (dispositivo semicondutor que funciona como ampliador da corrente elétrica), já que ofereciam muito mais vantagens do que as válvulas. A partir daí os computadores começaram a ser comercializados entre empresas e indústrias. Depois disto aparecem outros aparelhos elétricos sem a utilização de válvulas.

Surgiram os microcomputadores (são computadores pequenos e que ocupam menos espaço) e os microprocessadores (pode-se dizer que ele é o que comanda o computador, ou seja, é um chip que funciona como cérebro do computador). Depois, os computadores passaram a ser chamados de computador, micro e PC.

Os computadores possuem uma peça fundamental que é a CPU (Unidade Central de Processamento), é formada por duas ou mais placas que possuem chip, o papel da CPU é fazer com que os arquivos que estejam na memória sejam executados e também faz o comando de todos os outros chips do computador. Os que já vem inserido na CPU são: Modem, Placa de som, Alto falantes, Modem, Mouse, Teclado, Disco rígido, Drive de disquetes.

Os computadores são divididos em muitas funcionalidades:

• Sistema Operacional: faz um gerenciamento nos programas para que eles não entrem em conflito.

• Arquivo: são dados que são gravados na memória do computador, ou seja, é uma forma de organização que pode ser divididas em duas partes.

• Programas: Os programas são instruções e dados.


Uma CPU desmontada.

nternet no Brasil e sua Administração

A primeira vez que a internet foi acessada no Brasil foi no ano de 1988, no chamado Laboratório Nacional de Computação Científica, essa primeira conexão foi de 9 600 bits por segundo. Várias entidades de ensino se unificaram para tornar esse acesso possível, essa “união” ocorreu até o ano de 1989.



A internet então ultrapassou as barreiras de somente estarem ligados com Universidades, e começou a ser divulgada entre os brasileiros.

Então no dia 17 de julho de 1994 começou a ser divulgada a internet, e então somente no final do ano de 1994, o Governo brasileiro iria começar a investir nesse avanço tecnológico, foram feitos vários testes para ver se havia aprovação no uso dessa tecnologia, somente no ano de 1995, foi feito o acesso definitivo à internet pela Embratel que possuía o uso exclusivo e isso foi temido pela iniciativa privada que poderia deixar dominar o mercado e que vendessem essa “mercadoria” por um preço maior do que o normal.

No dia 4 de setembro, de acordo com a lei (decreto) n° 4.829 de 3 de setembro de 2003, foram estabelecidas as regras para o funcionamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil. A Internet cresce cada vez mais atualmente entre os brasileiros sendo o País que mais acessa.

Internet

Como surgiu a internet?

A internet surgiu durante a guerra fria, nos anos de 1960 e 1970, em que os Estados Unidos e a ex - União Soviética, para que houvesse uma melhor e mais rápida comunicação entre eles o governo lançou um sistema que passava as informações de um modo mais rápido, a partir daí surgiu a ARPANET, que foi o antecessor da internet. E em 1991, (Guerra do Golfo), certificou-se que esse sistema realmente funcionava.

Depois de aperfeiçoamentos a internet finalmente surgiu, sendo assim classificada de: conglomerado de redes, ou seja, muitos computadores estão ligados para “pegar” todas as informações e todos os tipos de transferência de dados. Atualmente a internet é acessada por 16,9% da população.
Com os avanços da internet, ela acabou gerando muitas outras utilidades com o passar de sua existência.



Exemplo:

1. Educação;

2. Lazer;

3. Compartilhamento de arquivos;

4. Transmissão de media.

Todas as páginas da internet possui um sistema, que é através de “endereços eletrônicos”, é possível localizar a página desejada.

Por exemplo:

Para o endereço: http:// www. google.com.br, podemos definir a utilidade de cada letra e cada símbolo e pontuação usados nesse endereço, vejamos:

http:// transmissão entre o www.

www: quer dizer que a pessoa está conectando.

google: é o endereco da página a ser localizada.

com: diz se o site é comercial, gov- governamental, es- de outro país(espanha) e etc.

br: indica de qual localidade é o site.

A internet possui uma variedade de serviços como: conversas online com outra pessoa ao mesmo tempo, acessar a internet palo celular (wap), ecrever para pessoas correspondências online ( e-mail), transferências de arquivos de um computador para o outro ( FTP), e a WEB, que é estar conectado procurando variados assuntos na internet.

Sendo assim, a internet é uma grande tecnologia que desde a sua criação, jamais deixou de ser modificada com novidades, assim como ela possui ferramentas para o desenvolvimento, também possui ferramentas para o acesso a pornografias, sites racistas/ preconceituosos, nazistas e até pedófilos. Por isso, deve ser usada com cautela para o bem- comum.

História do Linux

Linux é o nome que se dá a um sistema operacional chamado Multics que foi criado em 1960, o nome desse sistema se dá pelo fato de seu criador se chamar Linus Torvalds.

Antes de existir o Línux primeiramente, existia o chamado Multics que era um sistema que foi criado com o intuito de fazer com que muitas pessoas tivessem a mesma comunicação em tempo real e também usando o mesmo computador para cumprir variadas tarefas e em 1969 foi criada uma outra versão do Multics, um computador GE645.



Com o crescimento do Línux, o seu chamado código fonte atualmente é disponível e está liberado para que qualquer pessoa tenha o acesso para fazer alguma modificação, estudar e até mesmo modificar livremente. As principais características do sistema primeiramente denominado Unix são:

1. Sistema multitarefa e multiusuário

2. Disponível para diversas plataformas.

3. Sistema robusto e confiável.

4. Sistema maduro.

Mais pra frente, atualmente o sistema de união entre o Unix e o Linux se deu a partir de experimentos para que segundo o criador (Linux Torvalds) “daria certo”. O logotipo que acompanhado atualmente do Línux (um pingüim), foi escolhido por seu criador, pois o mesmo gostava muito dos pingüins e dizia que eles ficassem “cheios”, pois haviam comido bastante peixes.

Evolução dos Computadores

A conclusão do primeiro computador foi no dia 14 de fevereiro de 1946 e registrado um ano depois. O nome que deram a este primeiro computador foi de ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer). O ENIAC era uma máquina de calcular, que foi criada com o intuito de auxiliar nos cálculos para a balística, sendo que seria usado pelo exército norte-americano durante a II Guerra Mundial.

Já em 1951 a 1959, os computadores (primeira geração) começaram a “dar” problemas, ou seja, a máquina aquecia muito, precisava que fosse reprogramado depois de cada tarefa realizada nele, consumia muita energia. Os computadores já não eram mais de muita utilidade como antes, ou seja, de 1959 a 1965, (segunda geração) sua capacidade de processamento era muito pequena, o tamanho não era agradável por ser muito grande e sempre tinham que providenciar a troca das válvulas.



Agora, com os computadores da terceira geração (1965 a 1975), eles começaram a serem melhorados, começou a surgir maior capacidade de processamento, diminuição do tamanho, e as pessoas podiam começar a adquirir computadores de uso próprio (pessoal). Na quarta geração, começou o aparecimento de novos aplicativos tais como: Gráficos, Gerenciadores de comunicação, planilhas eletrônicas, modificador de dados como textos e os softwares integrados.

Com a quinta geração (que não se tem registro da data correta), foi a época em que o primeiro “maior” e melhor computador foi montado, em que seus elementos são: robótica, imagem virtual, multimídia e a comunicação através da internet.

Criptografia

Criptografia significa ocultar e escrever, é um conjunto de palavras, símbolos e códigos que somente quem envia e quem recebe a mensagem sabe o que está escrito é feito através de uma fórmula matemática.



Esse processo é através de algoritmos que fazem o em baralhamento dos sites, de uma e ou mais chaves. Pode ser usada também a Criptografia para:

• Autenticar a identidade de usuários;

• Autenticar e proteger o sigilo de comunicações pessoais e de transações comerciais e bancárias;

• Proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos.

Crackers e Hackers

Cracker, hacker ou “pixadores virtuais” é uma pessoa que usa de seus conhecimentos na área de informática para burlarem leis ou somente para bom uso e poderem ter acesso a conteúdos sigilosos e até mesmo conseguem entrar em contas para poderem desviar milhões para suas próprias contas.


Símbolo que identifica um hacker.

Existem vários tipos de hackers que atuam para variadas funções:

• De Sistemas: auterão conteúdos para fazer funciona de forma correta.

• Os Phreakers: os que são especialistas na área de telefones tanto o móvel como o fixo.

• Os que desenvolvem os vírus, e que criam softwares que podem fazer com que o usuário tenha variadas perdas no sistema.

• Os que disponibilizam softwares sem os direitos autorais.

O termo hacker nasceu na década de 50, com um grupo (clube) que se chamava PST, esse grupo fazia modificações inteligentes nos relês eletrônicos. A partir daí, a palavra “hacker” começou a ser usada para pessoas que conseguiam mudar alguma situação nas máquinas e saberem controlá-las.

Existe uma diferença bastante interessante entre os Crackers e os Hackers:

1. Hackers: São pessoas que conhecem muito da área de informática e usam esse conhecimento para bem comum.

2. Crackers: são pessoas que também têm ótimos conhecimentos em informatica, mas fazem uso desses conhecimentos para ir contra a lei, ou seja, entram em sistemas para cometerem crimes.

Código aberto

Código-aberto, pode ser visível pelo publico em geral, ou seja , é um tipo de software que respeita as quatro liberdades definidas.



Código-aberto, pode ser visível pelo publico em geral, ou seja , é um tipo de software que respeita as quatro liberdades definidas.

Open Source Definition (Fontes abertas para definição).

Este tipo de definição, que é dividida em 10 (dez), determina o que um programa sobre código aberto deve conter:

• A distribuição deve ser livre, ou seja, o programa deve ser distribuido gratuitamente para os outros programas.

• O programa deve incluir os programas de forma unida, única.

• Os trabalhos do programa, devem ser variados e que derivam de algum outro.

• Os arquivos podem ser distribuidos se somente houver licença para isso.

• Deve-se haver igualdade entre as pessoas, ou seja, a licença não pode permitir nenhum tipo de preconceito.

• O uso do programa não pode e não deve ser restrito a ninguém

• O programa deve ser redestribuido a todos, sem que a licença impeça.

• Os associados não devem depender do programa, a ditribuição deve ser para todos.

• A tecnologia não pode ser individual.

AUTOCAD

Criado pela Autodesk, o Auto CAD, é bastante utilizado para a elaboração técnica de desenhos no formato 2 D e também desenhos com 3D, com visualizações dos desenhos em vários formatos, divisões, e visualizações. Bastante útil em desenhos de arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica e indústrias em geral o Auto CAD somente é disponível para a versão do sistema do Microsoft windows e algumas versões em UNIX. Foi criado também o Auto CAD 2008 que faz com que haja mais velocidade em construção dos desenhos.




O Auto CAD, possui varias versões que vai de 1.0 que começou no mês de abril de 1982, até a versão de 2008 que é de 17.1, lançada em março de 2007. No ano de 2002, a Autodesk, comprou o Revit, um software que serve para auxiliar na infra-estrutura e construções.