twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Apple anuncia iBooks 2 e iBooks Author, um aplicativo para criar livros no iPad



iBooks (Reprodução)
iBooks 2


Em um evento educacional realizado no Museu Guggenheim em Nova York (Estados Unidos) nesta quinta-feira (19/01), a Apple anunciou a nova versão do aplicativo iBooks 2 para iPad, além de um programa que permite a criação de livros didáticos.

Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing global da Apple, foi quem falou das novidades. Ele afirmou que a marca acredita no potencial desse tipo de conteúdo, mas entende que o iPad pode fazê-los ainda melhores, à medida que permite ao usuário fazer buscas e disponibilizar mídias mais ricas. Além disso, garante que as publicações estejam sempre atualizadas e não pesem tanto nas mochilas dos estudantes.

Schiller iniciou a conferência dizendo que, hoje, existem mais de 1,5 milhão de instituições de ensino no mundo que usam iPads. Por isso, a ideia da Apple é transformar esses dispositivos em algo mais útil. Nesse caso, a empresa disponibiliza na iTunes Store mais de 20 mil apps educacionais e de aprendizagem.

iBooks 2

A nova versão do iBooks 2 pretende levar interatividade aos livros didáticos para tornar a metodologia de aprendizado mais interessante. Dessa forma, será possível ver vídeos sobre um tema de história ou dar zoom em estruturas biológicas como o DNA, por exemplo. Aliás, o funcionamento será mais simples, e basta clicar sobre qualquer palavra para ver sua definição - como já acontece no e-reader do Amazon Kindle.

De acordo com os sites Engadget e TechCrunch, o iBooks 2 é mais interativo que a primeira versão e já está disponível gratuitamente na App Store para iPad, iPhone e iPod Touch. Ele permite, entre outras características, o download de livros digitais voltados para a educação, conteúdos em 3D, acesso a glossários, grifar partes do texto e escrever notas na página, checar o significado de uma palavra ao tocá-la na tela, resumo de capítulos e questionários divertidos sobre o título, em que o aluno deve tocar uma parte do mapa para iniciar uma resposta a uma pergunta de geografia, por exemplo.

Também será possível navegar apenas entre os conteúdos de fotos ou vídeos, se o estudante desejar. E com um simples toque na tela do iPad, as páginas do livro serão marcadas, formando sozinhas uma espécie de "resumo" para revisão posterior, além de destacar itens e tomar notas.

Junto ao serviço, foram disponibilizados oito amostras de livros didáticos para os usuários baixarem e, assim, conhecerem melhor os novos recursos. Já é possível comprar títulos disponíveis na iBookstore - a livraria virtual da Apple -, com editoras como Pearson, McGraw Hill e Houghton Mifflin Harcourt entre as opções, que juntas dominam 90% do mercado de publicações para alunos nos Estados Unidos. Cada livro extra terá um custo de US$ 14,99 (cerca de R$ 28 reais) e será atualizado periodicamente.



iBooks Author

Além de mostrar as possibilidades interativas da nova versão do iBooks 2 para iPad, a Apple apresentou o iBooks Author, um novo sotfware que permite a qualquer usuário criar livros didáticos interativos e digitais. O serviço, que é gratuito na App Store, roda em Macs e tem uma interface semelhante à do Keynote (apresentações em slides).

Entre as funções mais chamativas, os estudantes poderão adicionar o próprio texto e imagens apenas com o "arrastar e soltar" de conteúdos para o programa, e utilizar widgets multitouch para acrescentar galerias de fotos interativas, filmes, apresentações e objetos 3D. Uma vez criados, os livros podem ser enviados à iBookstore ou acompanhar em tempo real como eles estão ficando.

Outro diferencial é a capacidade de captar códigos HTML e JavaScript, o que possibilita a conexão com bases de dados externas. O app também aceita a importação de conteúdos criados em outros softwares, templates pré-definidos e ferramentas que funcionam de forma automática, sem exigir do usuário um conhecimento mais específico em programação.

iTunes U app

Para finalizar o evento, Eddy Cue, vice-presidente sênior de softwares e serviços de internet, subiu ao palco da conferência em Nova York para falar do lançamento da iTunes U, uma espécie de "universidade virtual" onde é possível acessar conteúdos didáticos sobre vários assuntos.

Com o aplicativo, os professores ganham ferramentas para criar e editar os materiais disponibilizados aos alunos globais e montar disciplinas inteiras para a plataforma, como questionários, listas de leituras e exercícios para casa, como também oferecer aulas isoladas. Além disso, poderão disponibilizar documentos de Keynotes, Pages e Numbers, e até livros digitais criados com o iBooks Author.

"Nunca antes os educadores tiveram a possibilidade de oferecer seus cursos completos de uma forma tão inovadora, permitindo que qualquer um com interesse especial em um assunto em particular possa aprendê-lo de qualquer lugar no mundo, e não apenas dentro da sala de aula", declarou Cue.

Uma novidade importante: o iTunes U agora deixa de ser exclusividade dos estudantes de ensino superior e passa a contar também com aulas, seminários e outros temas voltados a jovens alunos de ensinos fundamental (de 0 a 12 anos). Até o momento, mais de 700 milhões de arquivos teriam sido baixados pela biblioteca daiTunes U.

Nenhum comentário:

Postar um comentário