twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Realidade Virtual

Realidade Virtual\"Rua
Realidade virtual ou ciberespaço é um meio tridimensional gerado pelo computador que permite que o usuário veja, interaja e se manifeste em outros ambientes, utilizando experimentação sensorial e entenda dados bastante complexos. Essa interação se dá mais comumente através de usos de dispositivos como luvas, trajes específicos e capacetes que permitem ao usuário experimentar a sensação de realizar ações reais em outra realidade ficcional, em tempo real.

Na realidade virtual há uma imersão em um outro ambiente tridimensional, uma interação entre essa realidade e o usuário e um envolvimento nessa relação entre homem e máquina. Essa ideia de se estar em outra realidade, em outro ambiente, pode ser dada com dispositivos específicos ou, como em muitos parques ou museus, com a projeção de uma realidade em paredes, telas, piso ou teto. Nesse último caso não há a sensação de uma imersão nessa realidade. O sentido de imersão se dá devido aos sentidos diversos serem estimulados para isso. Não só a visualização, mas o som e a possibilidade do movimento. O uso dos capacetes que garantem a sensação da imersão é mais significativo, porém o uso de monitores e salas de projeção tem ocupado cada vez mais espaço dentro dessa outra possibilidade, a realidade virtual.

A realidade virtual é uma simulação da realidade, tendo as tecnologias como intermediário. Dentro dessa realidade permitida pela interface entre homem e computador, há duas divisões. Existe a tele-presença, em que sujeito pode interagir com os ambientes tridimensionais criados com outros usuários, podendo estes estarem em locais diferentes, se encontrando nesse mesmo ambiente virtual. Também tem a tele-operação, muito utilizada na educação à distância. Essa realidade virtual cria a possibilidade de interação entre vários usuários por meio de tele-conferências, por exemplo, ou por meio de robôs virtuais.

Essa realidade virtual pode ser dividida, para sua maior compreensão, em cinco tipos. A realidade virtual aumentada que se utiliza do capacete para criar a imersão do usuário no mundo virtual, usando elementos do mundo real. A realidade virtual de mesa, que se utiliza de monitores, óculos e projetores para garantir que essa realidade seja percebida e experimentada. A realidade virtual de simulação, que usa dispositivos para dar a ideia de que o utilizador está num ambiente virtual. E a realidade virtual de projeção, em que homem pode comunicar-se com personagens virtuais, mesmo estando fora desse ambiente.

Além do entretenimento, a realidade virtual está ocupando espaço em várias áreas. Ela está sendo usada em terapias, em que se podem criar ambientes que permitam ao paciente deparar-se com seus medos ou fobias e tentar enfrentá-las e superá-las. Também pode ser utilizada como recurso importante na educação permitindo que o educando experimente, manipule e aprenda através de inúmeras simulações da realidade.

A realidade virtual também auxilia na formação de médicos, paramédicos e salva-vidas, possibilitando, através de corpos e recursos virtuais, a aprendizagem e os procedimentos necessários para o atendimento em diversas situações, sendo elas de risco ou não. Além de estar presente em treinamentos militares. Ainda podem ser destacados também os famosos simuladores de voos, entre outras simulações, que permitem uma vivência que talvez, na realidade, a pessoa nunca venha a passar. Ou então a prévia experiência em um mundo virtual antes da prática na realidade em si.
O ciberespaço é um mundo virtual em expansão e à disposição do homem a fim de que vivencie experiências nunca antes imaginadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário