twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Conheça 5 antivírus gratuitos e saiba qual é o melhor

Há muitos antivírus no mercado, tanto os pagos quanto os gratuitos e na hora de escolher qual usar a dúvida é grande. Por esse motivo, um expert do site Olhar Digital testou 5 diferentes antivírus gratuitos, buscando suas qualidades e pontos fracos. Fique por dentro dos detalhes sobre essa análise e veja qual pode ser o seu software de segurança.

Antivírus Testados:
- Comodo Antivírus 5;
- Microsoft Security Essentials 4;
- Avira Antivir Personal 12.0;
- Avast Free Antivirus 7.0;
- AVG Antivírus 2012.

Vale ressaltar que a cada atualização dos softwares, suas funções e desempenhos podem ser alterados, além das configurações feitas pelos usuários nos antivírus também influenciarem no resultado final.

Eficácia

Além da eficiência em detectar vírus, foi analisado se os softwares eram capazes de detectar sites maliciosos na web. Nessa verificação, todos os antivírus tiveram resultados satisfatórios. Colocando em ordem de melhor remoção de vírus, varredura do computador e proteção em tempo real, o primeiro foi o AVG, seguido do Antivir e do Comodo como segundo e terceiro. Em penúltimo e ultimo lugar ficou o Avast e o Microsoft Security Essentials, respectivamente.

Desempenho

O quesito desempenho ficou novamente com o AVG, não interferindo na utilização do micro durante sua varredura e terminando a análise do computador mais rapidamente. Em segundo e terceiro lugar vieram o Avira e o Avast, respectivamente. Os piores desempenhos ficaram para o Comodo, que trouxe muito impacto para a máquina analisada e o antivírus da empresa de Bill Gates, que gastou muito tempo para escanear a maquina.

Consumo de recursos

Esse item avaliou qual antivírus consumia mais processamento do computador para executar suas tarefas. Houve uma virada nos resultados, tendo em primeiro lugar o software da Microsoft e o Comodo. Em terceiro lugar ficou o Avast, em quarto o Avira e dessa vez o AVG foi o antivírus que obteve o pior resultado, ficando com a última colocação.

Interface

Ao analisar a interface dos softwares, foi levando em conta a facilidade de dispor seus recursos para o usuários e a quantidade de ferramentas disponíveis em cada antivírus. Com a primeira colocação ficou o Avast. Em segundo e terceiro lugar ficaram o Comodo e o AVG. Com um empate técnico, o Microsoft Security Essentials e o Avira ficaram com a última colocação.

Instalação

Esse quesito avaliou a facilidade para instalar os softwares nos computadores. Quem ficou com a primeira colocação dessa vez foi o Microsoft Security Essentials, pois o Windows guia e administra toda a instalação. Trazendo um processo simples e prático de instalação, vieram o Avira e o Avast. Dividindo as duas últimas colocações ficou o Comodo, que após ser instalado necessita de uma atualização muito demorada e o AVG, que traz uma configuração padrão pouco atenciosa com os tipos de arquivos escaneados, tendo que ser configurado e melhorado pelo usuário.

Conclusão

O primeiro lugar ficou com o AVG, que apesar de consumir mais processamento dos computadores, utiliza bem esse consumo verificando em tempo real as ameaças e escaneando rapidamente os micros. Em segundo lugar ficou o Avast, com um desempenho eficaz, interface simples e pouco consumo de processamento da máquina. Na terceira colocação houve um empate entre o Avira e o Comodo. O Avira é mais eficaz contra os vírus, mas o Comodo tem menor consumo de recursos do computador. Em último lugar, que não apresentou eficácia, teve baixo desempenho e muito consumo dos recursos do micro, ficou o Microsoft Security Essentials.

Nenhum comentário:

Postar um comentário