O conteúdo postado nas redes sociais pode acabar prejudicando a sua
vida real, especialmente quando replicado nos buscadores. Para evitar
que o robô do Google espalhe registros a seu respeito, confira as dicas
da diretora de Negócios da Status Labs, Julia Souza.
1) Certifique-se de que você não está "logado" em nenhum navegador
Ter certeza de não estar logado a nenhum navegador e de que o
histórico de pesquisa está limpo é o primeiro passo. Apenas assim você
conseguirá ver o que as outras pessoas do mundo veem quando digitam o
seu nome. De outra forma, eles mostrarão resultados personalizados para
você.
2) Identifique resultados problemáticos e remova o que puder
Veja com atenção todas as primeiras páginas de resultados e veja se
encontra comentários, fotos ou qualquer outro tipo de coisa que seja
negativo ou que você não gostaria que fosse público.
As informações que estão em seus próprios perfis das redes sociais
podem ser removidos imediatamente por você mesmo, ou você pode optar por
alterar as configurações de privacidade. As coisas que estiverem em
sites ou na imprensa dificilmente serão removidas, mas há como impedir
que elas apareçam nos primeiros resultados de busca, que é o tema da
próxima dica.
3) Desenvolva um novo conteúdo
Ao criar um novo conteúdo, você desenvolve um algoritmo na internet
que recebe uma classificação alta do Google como relevante. Pode ser um
site pessoal, um blog com o seu currículo. O mais indicado é que o
domínio tenha o seu próprio nome, o que faz com que ele chame ainda mais
atenção por esses sites de busca.
Contas nas redes sociais que existem, como Facebook, Instagram e
Twitter, também são bem classificadas, especialmente se atualizadas com
frequência. Só não se esqueça de personalizar as configurações de
privacidade para evitar que conteúdo indesejado apareça publicamente.
4) Verifique os sites corretores de dados
Alguns sites, como o PeopleSmart, o Intelius, o Pipl Spokeo, o
ZoomInfo e o Whitepages, conseguem obter informações pessoais por mídias
sociais e cadastros em sites e as tornam públicas. Por essa razão é
interessante verificá-los com frequência para se assegurar de que o
conteúdo que você removeu, não foi publicado novamente por eles.
5) Seja proativo
Em casos em que você não consegue controlar a divulgação de fotos ou
informações, não hesite em entrar em contato com os administradores do
site em questão e pedir para que removam o conteúdo. Se essa abordagem
não funcionar, procure um advogado que possa ajudá-lo na elaboração de
um aviso de remoção.
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