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sexta-feira, 22 de junho de 2012

Grupo envia carta pedindo que Facebook não mostre anúncios para menores de 13

Reprodução
Facebook
Enquanto o Facebook estuda se abrirá mesmo a rede social para menores de 13 anos, um grupo de entidades que lutam pelos direitos infantis enviou uma carta para a empresa pedindo que o modelo de publicidade típico do site – anúncios personalizados com base no perfil de cada um – não seja reproduzido na versão para crianças.

Doze grupos ligados aos direitos infantis assinaram a petição direcionada ao CEO Mark Zuckerberg, que já declarou a favor da liberação da rede para os menores. A ideia é que o Facebook crie uma versão controlada do website para as crianças, com censura a alguns tipos de conteúdo e filtros que poderiam ser administrados pelos pais.

O texto argumenta que "crianças menores de 13 anos têm dificuldade em diferenciar entre anúncios e outros conteúdos de mídia, especialmente no contexto digital". As organizações ainda argumentam que as opções 'curtir' das crianças "não devem ser usadas para direcionar anúncios, nem usadas como estatísticas pelas empresas de marketing em mídias sociais para convencer as crianças a interagir com produtos ou companhias".

O Facebook também respondeu com uma carta: "Criar restrições de idade na internet é algo complicado, especialmente quando tantas pesquisas mostram que pais querem que seus filhos se familiarizem com conteúdo e serviços online. Recebemos bem as recomendações de consumidores enquanto continuamos a discutir com acionistas, reguladores e legisladores qual a melhor maneira de ajudar os pais na segurança de suas crianças no ambiente digital".

Apesar das restrições colocadas em prática pelo Facebook, a pesquisa Consumer Reports de 2011 descobriu que 7,5 milhões de menores de 13 anos têm perfis na rede social.

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