|
A Microsoft apresentou sua linha de tablets Surface nesta segunda-feira (18/06), criando concorrência não apenas para a Apple, mas também para seus parceiros fabricantes de hardware, como Samsung Electronics e Hewlett-Packard.
"Ainda que os detalhes de preço não estejam claros, a Microsoft terá de vender por preço muito inferior ao do iPad se deseja ser competitiva", disse Peter Misek, analista da Jefferies à agência de notícias Reuters. O tablet Surface terá duas versões, uma acionada pelo Windows RT e baseada na arquitetura de chips usada na maioria dos demais tablets, e a outra, de melhor desempenho, usando o Windows Pro 8.
"O fator mais importante para o sucesso de um tablet é o ecossistema. Com base em nossas discussões com programadores, consideramos que a falta de entusiasmo da parte deles é preocupante", disse Misek. Ele estima problemas para os tablets Windows 8 na concorrência com o iPad, que oferece mais de 225 mil aplicativos, e, em menor dimensão, também diante dos tablets acionados pelo Google Android, como o Galaxy Tab, da Samsung.
A versão menor e mais leve do Microsoft Surface pretende concorrer diretamente com o iPad, e a segunda, mais pesada, tem como alvo a nova geração de notebooks de baixo peso, o que colocaria a empresa em concorrência com grandes fabricantes de computadores pessoais. Mas, vender duas versões do tablet nos mesmos canais de varejo confundirá os consumidores, segundo analistas da Jefferies, Forrester Research e ThinkEquity.
"Escolha é um princípio chave do Windows, mas escolha demais incomoda os consumidores", afirmou a Forrester Research. "A Apple compreende o fato e limita as opções do iPad quanto a conectividade, memória e cor".
Alguns analistas, por outro lado, acreditam que o uso de um teclado embutido na cobertura do aparelho, e uma política agressiva de preço, podem ajudar a Microsoft a ganhar mercado. "O teclado, um acessório simples, é o que torna o aparelho mais atraente, porque preserva uma interface tradicional que, em nossa opinião, muitos usuários apreciam. Além disso a capa protetora é algo que a maior parte dos usuários vai desejar", disse Walter Pritchard, analista do Citi.
Microsoft Surface
Depois de muito mistério, a Microsoft revelou na noite desta segunda-feira (18/06) Surface, um tablet que roda o novo sistema operacional Windows 8 e chega ao mercado de para tentar combater o líder iPad, da Apple. A grande novidade é que, ao contrário dos seus rivais, o dispositivo já virá com capa e teclado embutidos. Saiba tudo sobre o novo tablet clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário