O bom desempenho do novo iPad, lançado em março, alavancou as vendas do mercado em geral: elas cresceram 33,6% em relação ao primeiro trimestre do ano e atingiram 25 milhões de unidades. Em comparação com o ano passado, o aumento foi de 66,2%.
"A maioria dos consumidores continua preferindo o iPad em relação aos concorrentes", afirmou o diretor de pesquisa da IDC, Tom Mainelli.
Ao todo, foram vendidos 17 milhões de iPads no segundo trimestre - no mesmo período de 2011 foram 9 milhões de tablets da empresa (61,5% do mercado). A segunda fabricante com mais dispositivos vendidos foi a Samsung, com 2,3 milhões, ou 9,6% do segmento.
O dispositivo da Apple chegou a ser ameaçado no fim do ano passado com o lançamento do Kindle Fire, da Amazon, mas foi um perigo temporário: o concorrente ficou com apenas 5% do mercado neste segundo trimestre, ou 1,2 milhões de unidades vendidas. O lançamento do Kindle Fire 2, no entanto, pode ajudar a recolocar o tablet na briga.
Para o segundo semestre do ano, outros aparelhos podem ameaçar a liderança da Apple no segmento. Um deles é o Nexus 7, o tablet do Google lançado em julho por US$ 199. Outros são os aparelhos com Windows RT, que devem começar a sair no fim de outubro, junto com a plataforma da Microsoft.
Nenhum comentário:
Postar um comentário