Reprodução |
Data | Dia | Site Mais Visitado |
01/04 | Domingo | Facebook |
06/04 | Sexta-feira Santa (feriado) | Facebook |
07/04 | Sábado | Google Brasil |
08/04 | Domingo de Páscoa (feriado) | Facebook |
14/04 | Sábado | Facebook |
15/04 | Domingo | Facebook |
21/04 | Sábado Tiradentes (feriado) | Facebook |
22/04 | Domingo | Facebook |
28/04 | Sábado | Facebook |
29/04 | Domingo | Facebook |
Demais | Dias úteis | Google Brasil |
Os dados revelam que o Google Brasil permanece na primeira posição em todos os dias úteis do mês, fato que permite ao buscador continuar como o mais visitado no mês de abril. Entretanto, a diferença entre o site da gigante de Mountain View e a rede social de Mark Zuckerberg é cada vez menor, conforme dados dos últimos 12 meses. Entre o mês de abril de 2011 e abril de 2012, o Facebook conquistou 7,64 pontos percentuais (p.p), ao sair de 2,12% de participação em visitas feitas pelos brasileiros para os atuais 9,76% registrados no mês passado. No mesmo período, o Google Brasil ficou praticamente estável, apresentando uma ligeira queda de 0,76 p.p., saindo de 11% de participação em visitas para 10,24%.
"Na verdade, o Brasil está seguindo, de maneira tardia, uma tendência global já verificada nas nossas análises em países como os Estados Unidos. Lá, desde março de 2010, o Facebook vem liderando os rankings mensais de sites mais visitados. Isto se deve, em grande medida, à própria natureza dos sites: enquanto um foi feito para proporcionar uma experiência quase que instantânea para os usuários, o outro pretende que eles interajam dentro dele o máximo possível", afirma Marcílio.
"É preciso lembrar também que o Orkut, até pouco tempo, reinava absoluto em nosso país no que diz respeito ao mercado de redes sociais. Este fato significou uma barreira competitiva real para que o Facebook pudesse crescer por aqui. Além disso, nos EUA, o mercado de buscadores é muito mais competitivo e ferramentas como o Bing e Yahoo! ficam com uma participação significativa. Entretanto, isso não acontece no Brasil, já que o Google detém mais de 90% das buscas feitas pelos usuários brasileiros, de acordo com dados da Experian Hitwise. Todos esses fatores, em última análise, contribuíram para que ele se tornasse um adversário difícil de ser alcançado – pelo menos até o momento”, conclui Marcílio.
A data de 1o de abril marcou a primeira vez que a rede social ultrapassou o buscador no Brasil em participação de visitas, conforme outro estudo recente da Hitwise divulgado pela empresa no dia 17/04 e disponível aqui.
Páginas Vistas Já em relação a páginas vistas, métrica que permite analisar melhor a interação dos usuários com cada site, o Facebook registrou 27,08% de participação, enquanto o Google Brasil obteve 6,87%. Estes números significam que praticamente uma em cada quatro páginas vistas pelos brasileiros durante o mês de abril pertenciam ao Facebook, fato garante a ele a primeira posição no mês também nesta métrica. O Google Brasil ficou em terceiro, atrás da sua própria rede social, o Orkut, que representou 8,22% das páginas vistas no período.
O pico de participação em páginas visitas do Facebook foi registrado no dia 29/04, domingo, quando a rede social obteve 31,31%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário