twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

terça-feira, 1 de maio de 2012

Qual o real motivo do Facebook adiar seu IPO?

Reprodução
Facebook
O IPO (oferta pública inicial) do Facebook estava agendado para maio de 2012 e até alguns analistas de mercado chegaram a afirmar que a rede social teria sua estreia no mercado de ações antes mesmo disso. No entanto, isso não deve acontecer.

De acordo com o site Venture Beat, o atraso no IPO do Facebook não tem relação com Mark Zuckerberg e as recentes aquisições feitas pela rede social (como dito anteriormente), mas sim com o momento do mercado. Segundo a publicação, este é um período terrível para qualquer empresa iniciar as vendas de suas ações.

No gráfico abaixo é possível ver o desempenho de seis empresas de tecnologia no mercado de ações no último mês. O LinkedIn é a única companhia que não está perdendo valor, porém, também não apresenta crescimento expressivo. Já as outras empresas perderam de 15% a 30% do seu valor.

Reprodução

Para quem acha que esta tendência está acontecendo apenas no setor de tecnologia, se enganou. No gráfico abaixo, que mostra o desempenho das bolsas no último mês, também é possível ver que as coisas não andam bem para o setor. O indicador mais estável ganhou menos de 1% e todos os outros indicadores econômicos caíram nos últimos 30 dias.

Reprodução

No entanto, ao dar uma olhada nas estatísticas do ano passado ou dos últimos seis meses, é possível ver um cenário bastante diferente. No geral, a economia global estava crescendo fortemente entre janeiro e fevereiro, mas os indicadores econômicos desaceleraram entre fevereiro e março e atingiram seu ápice de diminuição de velocidade no fim de março e início de abril.

Reprodução

Portanto, é óbvio que o Facebook está tomando suas decisões com base nestas estatísticas. Em fevereiro, um momento robusto da economia global, a rede social preencheu um formulário para registrar seus títulos junto à SEC, Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos. Mas, agora que houve uma desaceleração e até um declínio, parece que Mark Zuckerberg vai adiar esta entrada no mercado de ações. E isto faz total sentido.

A menos que o mercado global e as recentes ofertas públicas iniciais no setor de tecnologia mudem drasticamente em breve, não há a menor chance de vermos um IPO do Facebook em maio.

O analista Lee Simmons, da Dun & Bradstreet, especialista em IPO de tecnologia, disse ao Venture Beat que, para conseguir saber quando o Facebook vai se lançar no mercado de ações, é preciso acompanhar os índices. Caso o mercado esteja agitado, é bastante provável que haja um atraso.

"Em maio do ano passado, quando o LinkedIn lançou seu IPO, parecia que o mercado de ações iria muito bem até o fim do ano. Então, tudo despencou", lembrou Simmons. "Como resultado do mini colapso do mercado em agosto, as ações do LinkedIn experienciaram severas turbulências e ainda não conseguiram se recuperar por completo", concluiu.

Reprodução

Logo, se você está ansioso para comprar ações do Facebook e está sempre procurando por sinais do momento em que a rede social vai lançar seu IPO, o VentureBeat afirma que é melhor ficar de olho no índice S&P 500 ao invés de só dar ouvido a boatos. A previsão financeira é a melhor maneira de acompanhar o dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário