twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cabeamento de rede

Cabos montados e topologia escolhida, está na hora de iniciar a montagem da parte física da rede, mais conhecida como cabeamento.

Isto será simples se você possuir apenas duas ou três máquinas para serem interligadas em uma mesma sala, mas pode tornar-se um pouco mais trabalhoso se você possuir várias máquinas em diferentes salas.

Planejar antes
Principalmente no segundo caso, é conveniente traçar um plano para a rede antes de começar a executar a montagem. Aliás, o ideal era ter realizado esse plano antes mesmo de montar os cabos, já que, assim, você saberia quantos cabos seriam necessários para montar a rede, quais medidas e em quais lugares você teria de abrir buracos, utilizar canaletas e instalar pontos de rede. Esse traçado inicial do projeto definirá, aliás, as partes da rede nas quais poderemos adicionar máquinas, qual a quantidade, e se teremos de utilizar hubs, switches ou um roteador.

Se você tem pouco espaço e poucas máquinas, pode traçar seus planos de rede simplesmente com uma fita métrica e um giz: basta medir as distâncias com a fita métrica e assinalar os locais onde deseja inserir pontos de rede ou passagem de canaletas.

Se você possui uma área maior para situar seu planejamento, ou várias estações de trabalho, precisará de dois elementos essenciais: visão para saber o que fazer com o espaço físico e qual a melhor maneira de alocar seus recursos; e documentação para registrar o que foi feito.

Neste caso, além de fita métrica e giz, você precisará de um computador e de softwares que o auxiliem na montagem da rede, como, por exemplo, o Microsoft Visio, que possui diversos objetos para a montagem de rede e até alguns modelos (templates) de traçado de rede prontos.

Tela do Microsoft Visio

Após traçar seu plano, é a vez de esticar os cabos nas posições em que eles ficarão na rede. Para apenas dois ou três micros em rede, você pode esticar cabos já crimpados (desde que tenha realizado a medição antes e visto que eles são suficientes para interligar as máquinas). O ideal, na verdade, é que você monte cabos um pouco maiores do que o necessário - caso haja movimentação das máquinas ou necessidade de mudar a rede de lugar, os cabos não serão perdidos, nem será necessário arrebentar canaletas e refazer a rede.

Falamos em cabos maiores, mas tome cuidado para que eles não fiquem embolados, pois, apesar de uma simples torção não ser suficiente para comprometer a utilização de um cabo de rede, dobras ou torções contínuas são capazes de estragar até os cabos blindados de boa qualidade. Em cabos coaxiais, a torção pode ser fatal para todo o segmento de rede.

O ideal, quando estamos montando um cabo que não passará por uma canaleta, é comprar algumas braçadeiras, que podem ser encontradas em qualquer loja de materiais de construção. Depois, basta fixá-Ias, respeitando uma distância de 10 cm entre uma e outra - ou o suficiente para que não haja torção nesse trecho dos cabos -, além de que devem também ser colocadas na mesma altura.

Ao traçar o local de colocação das canaletas ou antes de fixar os cabos com braçadeiras, observe se eles não ficarão próximos à fiação elétrica, cabos de força ou tomadas desprotegidas. A energia elétrica influencia no desempenho da transmissão de dados, principalmente em cabos muito extensos.

Canaletas
Após esticar os cabos, está na hora de ajustar as canaletas, que podem ser encontradas em qualquer loja de material para construção e compradas por metro. Você pode serrá-Ias com um serrote afiado, mas uma faca ou lâmina quente facilita muito a operação.

corte de uma canaleta de rede

Após fazer o corte, fixe a parte de baixo da canaleta no chão (possivelmente, você vai precisar de uma furadeira). Quanto à parte superior, vai depender muito da canaleta que você comprou: modelos mais sofisticados podem ser fechados por meio de atarraxes; canaletas baratas devem ser coladas com cola quente - o que equivale a dizer que elas serão arrebentadas (e, portanto, perdidas) se a rede tiver de ser movida.

Antes de fechar as canaletas, no entanto, lembre-se de onde ficarão os pontos de rede. Com um canivete ou faca quente, faça um recorte na lateral da canaleta, grande o suficiente para a passagem do cabo a ser conectado à placa de rede da máquina. Depois de os cabos terem sido passados e crimpados, você já terá um ponto de rede.

Abrindo buracos na parede
Se for necessário passar cabos de rede de um cômodo a outro, você precisará abrir buracos nas paredes. Em casa, isso não deve trazer muitos problemas: basta fazer um buraco na parede com a furadeira e comprar um cano de PVC, de diâmetro um pouco maior que o do cabo, para servir de condutor (nunca deixe o cabo solto em um buraco na parede para evitar desgaste da superfície). Escolha o rés do chão para fazer o buraco.

Encaixe o cano de PVC na abertura da parede e observe se ela fica justa e se pode ser vista até o outro lado. Não deixe o PVC folgado na abertura - além da sujeira, você causará movimentação dos cabos.

Já em redes um pouco maiores, o ideal é mandar fazer canaletas ou canaletes por baixo do chão. Quebrar paredes em larga escala é muito caro, já que, além do material, há o custo com mão-de-obra para quebrar e igualar as paredes, além de pintura e outros serviços de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário