twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

linguagem de programação PHP

Para quem não sabe, PHP vem de Hypertext Preprocessor, sendo uma linguagem de programação de computadores, de fácil interpretação, livre e também muito utilizada atualmente para a geração de conteúdo dinâmico na internet, isto é, na Web (World Wide Web). Esta linguagem de programação surgiu por volta de 1994 como um pacote de programas CGI (“Common Gateway Interface”, em português “Imagem em computação gráfica”) desenvolvido por Rasmus Lerdorf, tendo como intuito a substituição de um grupo de scripts Perl que era utilizado para a criação de sua página pessoal. Desta forma, no ano de 1997 este novo pacote de linguagem denominado de PHP/FI, contava com a ferramenta Forms Interpreter, isto é, de um interpretador de comandos SQL.

Logo mais tarde, foi desenvolvido por Zeev Suraski o analisador PHP 3 que continha o primeiro sistema de orientação de objetos, o qual permitia o alcance de alguns pacotes, dispunha de herança e proporcionava aos criadores apenas a capacidade de adicionar novos métodos e propriedades. Assim pouco depois Zeev juntamente com Andi Gutmans desenvolveram o PHP 4, deixando totalmente de lado o PHP 3, no qual resultou em maior poder ao computador da linguagem e maior quantidade de recursos de objetos e de orientação. Mas o PHP4 apresentou um problema sério, que foi a capacidade de criação de cópias de objetos, sendo que isso ocorria pela ausência de handlers e apontadores. Este problema foi resolvido apenas na versão atual do PHP, sendo esta a 5° versão da linguagem, a qual dispõe de handlers, onde caso seja copiado algum objeto, na realidade será copiado o apontador, assim se houver alguma modificação na versão original do mesmo, todas as demais também serão alteradas.

O PHP trata-se de uma linguagem de programação totalmente modularizada, fazendo com que a mesma se torne ideal para a instalação e utilização em servidores de internet, sendo que diversos módulos da linguagem são criados em repositórios de extensão PECL e alguns destes são inseridos como padrão para novas versões de linguagens. Tem grande semelhança em relação aos tipos de dados, funções e sintaxe com as linguagens de programação C e C++, no qual dependendo de sua configuração no servidor, tem a capacidade de ser enrodilhar no código HTML. Assim, existem diferentes versões da linguagem PHP para diversos sistemas operacionais, como Solaris, IRIX, AIX, RISC OS, Novell Netware, AS/400, OS/2, Maco OS, FreeBSD e Windows.

A construção de páginas de internet baseadas neste tipo de linguagem é simples, sendo que necessita de um suporte para um grande número de bases de dados, como Firebird, MSSQL, SQLite, MySQL, InterBase, PostgreSQL, Sybase, Oracle e muitos outros, os quais podem permitir a abstração do banco juntamente com a biblioteca ADOdb e outras. Além disso, a linguagem de programação PHO conta com suporte a diferentes protocolos, como SOAP, XML-RPC, LDAP, HTTP, POP3, NNTP, SNMP e IMAP, sendo possível abrir sockets e realizar interação com demais protocolos. Este tipo de linguagem de programação possui domínio específico, isto é, o seu corpo tem grande campo de atuação pelo desenvolvimento web, tendo como principal finalidade a criação e implementação de soluções mais rápidas, eficientes e simples na web.

Dentre suas características principais, incluem-se: sintaxe semelhante a PERL, o C e C++, tipagem fraca no estilo dinamica, portabilidade que depende da plataforma, robustez e velocidade, orientação a objeto e estruturado. De acordo com desenvolvedores atuais de páginas de internet, esta é uma das melhores linguagens para se trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário