twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Empregados da Foxconn imploram a Apple por melhores condições de trabalho



Reprodução
iPhone workers

Trabalhadores de uma das unidades da chinesa Foxconn, que fabrica produtos da Apple, estão supostamente implorando por melhores condições de trabalho. Uma carta que teria sido escrita por dois funcionários da empresa ao SumOfUs, grupo que luta por melhor qualidade de trabalho na companhia, pede assinaturas para que o texto ganhe forças e chegue à Apple.

Os autores, Guo Rui-qiang e Jia Jing-chuan, dizem ter sido envenenados por um produto químico usado nas telas touchscreen: "Recentemente, trabalhamos longas horas na montagem das telas sensíveis ao toque do iPhone, em Suzhou, na China. No começo de 2010, foi confirmado que 137 trabalhadores, incluindo nós dois, foram envenenados por um produto químico chamado N-hexano, que é usado para limpar as telas do iPhone. O N-hexano é conhecido por causar irritação nos olhos, pele e vias respiratórias, levando a danos nos nervos", diz a carta.

Agora, a dupla quer recolher assinaturas para que o caso chegue até os acionistas da Apple. Com a ajuda do SumOfUs, os dois já conseguiram mais de 82 mil nomes na lista. O objetivo é atingir as 100 mil assinaturas.

Segundo a ONG Fair Labor Association, a situação que a Apple está enfrentando é similar à da Nike nos anos 90, quando a fabricante de calçados também foi acusada de manter trabalhadores em péssimas condições de trabalho: "Nós chamamos de 'momento Nike' na indústria", diz, segundo o jornal britânico The Telegraph.

Um assessor da ONG explica que "houve um momento em que a Nike, nos anos 90, recebeu muita publicidade negativa. E eles não eram os que mais maltratavam funcionários. A Apple não é necessariamente a pior nesse quesito, é só a publicidade sendo construída. E é o momento para que a empresa comece a fazer algo a respeito".

Para ler a carta completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário