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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Facebook está "abrindo sua cabeça" para a publicidade


Reprodução
Facebook
Parece que o Facebook está mudando sua postura diante do mercado publicitário. Segundo a agência de notícias Reuters, Mark Zuckerberg percebeu que antes de colocar as ações para oferta pública inicial (IPO), ele precisava criar uma relação mais ampla com as agências.

De fato, sua relutância em encher a rede social de anúncios é vista por muitos como um dos motivos pelos quais o Facebookprosperou enquanto o grande rival de seus primeiros dias, o MySpace, expirou."Mark tem uma postura evangélica quanto à publicidade", disse Martin Sorrell, presidente-executivo do grupo WPP, a maior rede de agências publicitárias do mundo.

No passado, o jovem empresário não dava muita bola para anúncios publicitários. Isso porque o fundador do Facebook via a rede social como uma maneira de conectar pessoas e não negócios. Mas, esta relação começou a mudar depois que a empresa contratou Caroline Everson, que comandava a publicidade mundial da Microsoft. A escolha por uma executiva experiente na área dava indícios de que o site começava a se interessar em trabalhar juntamente com agências publicitárias.

O processo de aproximação com as agências se intensificou ainda mais quando a rede social viu que 85% de seu faturamento total (US$3,7 bilhões ou cerca de R$6,2 bilhões) em 2011 veio da publicidade. "As coisas mudaram muito nos últimos 12 meses", comentou Michael Hayes, presidente de publicidade digital da Initiative. "Vejo clara intensificação no interesse [do Facebook] em trabalhar conosco", concluiu.

Fontes do setor publicitário identificam David Fischer, vice-presidente mundial de parcerias de negócios e marketing do Facebook e Blake Chandlee, vice-presidente mundial de relacionamento com agências, como as pessoas que comandarão a ofensiva de sedução do Facebook.

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