twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Google cria sistema de detecção de malwares na Android Market


divulgação
Android Virus
Os smartphones comAndroid se popularizaram e, com eles, a presença de malwares no Android Market também cresceu. A possibilidade de qualquer usuário adicionar um aplicativo na loja virtual da plataforma sem precisar de autorização do Google faz o sistema se tornar atrativo para quem quer distribuir códigos maliciosos e uma firma de segurança acredita que em 2012 a quantidade desses softwares deve crescer 6.000% na AndroidMarket.

O Google resolveu agir e criou um sistema nomeado "Bouncer", que detecta e elimina softwares maliciosos entre os aplicativos da Android Market. O serviço procura códigos maliciosos em aplicativos recém-enviados para a AndroidMarket e verifica contas de desenvolvedores para garantir que ninguém tente enviar o mesmo malware diversas vezes.

O Bouncer não é exatamente novo. Ele já está em operação há algum tempo e, de acordo com o Google, os resultados são positivos: a empresa afirma que, em 2011, a quantidade de malwares no Android Market caiu 40%.

Em um post no blog do Android, o Google sugeriu que os malwares são espalhados por softwares que não são colocados na loja. "Enquanto não é possível prevenir que pessoas más desenvolvam malwares, o mais importante é definir quantos desses aplicativos estão sendo instalados da Android Market - e nós sabemos que a taxa está diminuindo."

De fato, a Android Market é a principal loja de aplicativos para a plataforma e é gerenciada pelo Google, mas não é a única. Para o Kindle Fire, por exemplo, que usa o sistema, a Amazon tem a Amazon App Store, e lojas chinesas que não são controladas pelo Google também possuem uma grande quantidade de aplicativos e nenhum tipo de controle sobre o que é disponibilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário