Assim como a Apple, o Google tem como objetivo garantir o crescimento
de seus produtos na China, cinco anos depois de ter deixado de operar
no país. Apesar de dominar o mercado de smartphones chinês,
correspondendo a 75% dos dispositivos, a gigante de buscas não lucra
quase nada com o mercado de aplicativos.
Atualmente, existem 200 lojas diferentes de apps, sendo que pelo
menos 100 delas concorrem diretamente com a Google Play Store. Entre as
principais, estão a 360 Mobile Assistant, a Myapp e a Baidu Mobile
Assistant, sendo que as duas primeiras possuem 400 milhões de 100
milhões de usuários, respectivamente. A loja da Baidu não fica atrás: em
2014, ela foi responsável por 2 dos 10 apps mais baixados do mundo no
ano.
Com a popularização de lojas de apps de terceiros, o Google deixa de
ganhar dinheiro com o sistema operacional que desenvolveu, enquanto
outras empresas acabam lucrando com o negócio.
O mesmo não acontece com a Apple, que continua como a única fonte de
apps e jogos legítimos para os usuários chineses. A fabricante possui um
controle rigoroso sobre os aplicativos e lojas alternativas, garantindo
seu lucro. Ao que tudo indica, a estratégia tem dado certo: a China é o
país com o segundo maior número de downloads de apps para iOS do mundo,
ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Os chineses também são
responsáveis pelo 3º maior lucro da Apple por país.
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