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segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Segundo análise, Zynga perde US$ 150 a cada cliente que assina seus serviços


Reprodução
Zynga
Estariam os jogos sociais falhando? Inegavelmente, títulos como Castleville eCityville, da gigantesca Zynga, estão meio fora dos holofotes de uns meses para cá. E as referências aos jogos da Zynga não são à toa: segundo análise do grupo de marketing Sterne Agee, a mais influente empresa do social gamingestá passando por uma séria dificuldade.

O estudo, que levou em consideração informações relacionadas ao orçamento da empresa para aquisição de clientes, concluiu que, a cada novo cliente pagante, a Zynga está perdendo US$ 150 - pouco mais de R$ 200. O motivo seria a enorme, retumbante queda na aquisição de novos clientes. Ao final de dezembro de 2010, a Zynga tinha cerca de 3 milhões de clientes pagantes, mas, em setembro de 2011, nove meses depois, o número aumentou para 3,4 milhões, sendo que o orçamento destinado para essa finalidade é de US$ 120 milhões.

Em outras palavras, a Zynga aumentou apenas 400 mil clientes de sua base, mas gastou o orçamento inteiro. Proporcionalmente, é um prejuízo de R$ 150 aproximados para cada cliente novo.

O estudo ainda aponta que esta é uma tendência do social gaming. Ainda citando a Zynga, a pesquisa indica que cada cliente custa US$ 300 para manutenção devida, mas o cliente em si gastaria apenas US$ 140 - US$ 160 em um ano que fica fiel à empresa. A análise prevê que, nos próximos 12 a 15 meses, a desaceleração será ainda mais evidente nesse mercado.

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