twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Campus Party Kids: gênios mirins dão um show de inteligência na festa nerd


Reprodução
Crianças no computador


Não é só de nerds e muitos viciados em computadores e videogames que a Campus Party é feita. Pessoas "comuns", visitantes e apaixonados por tecnologia também marcam presença no maior evento mundial sobre o assunto, que visa atrair mais de sete mil pessoas até o último dia, no próximo domingo (12/02).

Mas, se há um público que tem chamado a atenção, e isso só nos dois primeiros dias da feira, este é, sem dúvida, o das crianças. Esses mini-gênios que provavelmente irão ocupar o nosso lugar daqui alguns anos dão um show diante das câmeras, gravadores e desbancam muito marmanjo na hora de falar sobre o universo tecnológico, mercado de PCs e em jogos como Guitar Hero. Eu mesmo fui um deles, e acabei perdendo para um menino de 6 anos, o Mateus.

Mateus me puxou pelo braço, ansioso e bastante animado em querer jogar uma partida do game musical e mal me deixou perguntar sobre o que ele mais gosta na tecnologia. A resposta, claro, só poderia ser uma: videogames. Foi aí que a irmã mais velha dele me falou um pouco sobre como essa esfera futurista está englobada no cotidiano do irmão. Eu teria ouvido melhor se Mateus não tivesse insistido tanto para que fôssemos jogar.

Já para o Enzo, um garoto de onze anos que também estava testando os jogos de um console portátil, a tecnologia já é algo natural, em especial pelo fato de que sua família trabalha com mídias sociais. Ele veio para a Campus Party porque "aqui tem muuuuito nerd", além de assistir a palestras e acompanhar um conteúdo variado e interessante. E se ele se mantém seguro enquanto navega na internet? Claro! "Adoro me divertir, mas a segurança sempre é mais importante", disse.

E se você acha que gostar dessa área é uma exclusividade dos meninos, se engana. É claro que elas estão em menor quantidade, mas ainda sim as meninas também estão curtindo a festa nerd. Lilian, de doze anos de idade, veio ao evento para conhecer pessoas mais inteligentes que ela, especialmente nas falas dos palestrantes. E a garota é bem integrada nas redes sociais. "Tenho perfis no Orkut, Facebook, Twitter e em sites de jogos online. Na escola, fazemos pesquisas no Google e checamos nosso e-mail."

Enquanto isso, seu amigo Antônio, também de doze anos, disse que está envolvido com a tecnologia tanto pelo computador quanto pelo celular. Ambos acham a Campus Party fundamental para o aprendizado porque, além de oferecerem vários espaços com jogos e brincadeiras - o que toda criança gosta -, também porporcionam um ambiente onde podem interagir com o conhecimento. E como eles imaginam a internet daqui dez anos? A resposta é simples: vai ser bem melhor, muito mais avançado e com muita coisa nova, principalmente nos e-mails.

Mas foi o Carlos Eduardo Camargo Sanches quem mais atraiu os olhares da nossa equipe. Ele, que vai completar 12 anos nesta sexta-feia (10/02), disse estar muito feliz de poder comemorar o aniversário na Campus Party. Carlos veio com o irmão, que já participou da quarta edição do evento, e decidiu pesquisar na internet sobre a feira. Não demorou muito para se interessar pelas palestras de tecnologia, computação e informática.

"O evento é bem o que eu imaginava, pois você interage com todos. E é até legal você ficar acampado em um lugar que não é a sua casa", explicou.

Sobre a segurança na internet Carlos se mostrou bastante responsável, principalmente levando em consideração o dia mundial da internet segura (07/02). "Acho que, a partir do momento que você ensina os jovens a acessar a internet de forma segura, você garante que eles usem a rede de forma correta. Acho que tem todos temos que lembrar que se fizermos coisas erradas, teremos consequências no futuro", concluiu.

Os jovens menores de idade só podem participar da Campus Party se tiverem acompanhados de algum responsável. Para isso, durante o processo de inscrição dos campuseiros, é necessário apresentar diversos documentos e estar alerta às regras como a restrição de circulação fora da área principal ou do acampamento.

E aí, você é menor de idade e tem vontade de participar da Campus Party? Conte para gente nos comentários abaixo o que você gostaria de ver por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário