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quinta-feira, 1 de março de 2012

Timeline do Facebook para marcas: veja o que muda e como utilizar os recursos


Timeline Facebook Olhar Digital
A Timeline do Olhar Digital no Facebook (Foto: Reprodução).
Para se igualar aos perfis de usuários comuns, o Facebookcomeçou a liberar a partir desta quinta-feira (01/03) para as páginas de marcas o novo layout da rede social, conhecido como Timeline. O recurso será liberado aos poucos para todas as empresas.
Uma das principais características da Timeline é o espaço separado no cabeçalho da página para uma imagem de destaque. A Starbucks, por exemplo, escolheu uma foto de grãos de café para ilustrar seu negócio (ela foi uma das primeiras companhias a ter acesso a Timeline). Já o time de futebol britânico Manchester United estreou sua Linha do Tempo com uma foto da equipe comemorando um título, além de imagens que contam um pouco da história do clube e homenageiam os fãs.
Na Timeline, é possível publicar imagem e vídeo em tamanho duas vezes maior do que no layout antigo, como também conhecer um novo jeito de administrar a página e acompanhar melhor a repercussão de seus posts. As notificações estão mais organizadas e gráficos mostram o quanto os usuários estão interagindo com a sua marca.
As empresas que estão no Facebook têm até 30 de março para organizar suas páginas. Vale lembrar que publicações antigas ficarão mais visíveis com o novo design, já que a linha do tempo, à direita, divide os posts por mês e ano. Se você quiser, pode dar uma olhada em tudo isso na página do Olhar Digital no Facebook, pois já estamos com a Timeline disponível (clique aqui para acessar).
Veja, abaixo, uma lista do que mudou.
1. Atualizações mais interativas

Reprodução

O que mudou: como dito, o formato da Linha do Tempo para marcas é semelhante à usada em perfis pessoais. O layout traz uma foto no topo da página. Com esse novo formato, as empresas poderão oferecer novas opções para que tanto elas quanto os leitores possam se expressar mais facilmente, como, por exemplo, contar traços de sua história corporativa com metas (lançamentos de produtos, inaugurações de lojas) para então construir uma narrativa mais próxima com o público.
Dica: se você administra esse tipo de perfil, lembre-se de usar marcos interessantes para moldar a trajetória da marca ao longo do tempo, e aproveite para atualizar o cronograma da Timeline com acontecimentos e curiosidades do passado. Isso pode ajudar a estimular mais conversas com os consumidores em torno de grandes realizações.
2. Visibilidade reduzida

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O que mudou: a nova Linha do Tempo não possui mais aquele painel de links que ficava ao lado esquerdo da tela. As aplicações ainda existem, mas serão exibidas de forma diferente, ou seja, em três pequenos painéis ou guias logo abaixo da imagem de capa que podem ser expandidos quando se clica em algum deles. As companhias podem alterar esses painéis de acordo com a preferência e prioridade dos assuntos.
Dica: para os comerciantes, esta mudança significa que esses três painéis devem ser escolhidos com cuidado pois serão uma das primeiras coisas visualizadas pelos demais usuários ao acessar a página da sua marca no Facebook. Selecione as mais pertinentes, ou até utilize uma ferramenta de análise para determinar qual guia é mais recomendada para promover no dia a dia.
3. Remoção de página inicial padrão
O que muda: anteriormente, as empresas tinham a possibilidade de definir uma página guia como abertura de seu perfil na rede social, para aproximar e chamar a atenção dos internautas. Mas agora com a Timeline não será possível definir um link como padrão, o que vai mudar as primeiras impressões dos usuários quando visitarem a página de uma marca na Linha do Tempo.
Dica: pelo fato de não existir mais essa página padrão, você precisará ter atenção redobrada com todas as mensagens no topo da Timeline, pois serão os primeiros itens vistos pelos usuários. Cheque periodicamente os elementos para evitar futuros transtornos.
4. Uma nova forma de apresentar conteúdos

Reprodução

O que muda: o que muitas empresas vão gostar é a capacidade de "fixar" as mensagens certas no topo da Linha do Tempo, ou seja, marcar uma postagem específica para que ela permaneça como primeiro item por até sete dias. Essa ferramenta pode ser habilitada através da opção "Editar ou remover" e depois "Fixar no topo", logo no canto superior direito de alguma mensagem. Vale lembrar que as companhias só podem fixar apenas um objeto de cada vez. Então, caso você precise marcar um novo elemento, basta desmarcar a opção que ela voltará a ficar na cronologia dos posts da Timeline.
Dica: essa é uma ótima forma de destacar estratégias comerciais, novos conteúdos que chamem a atenção, propagandas, promoções, imagens especiais, declarações oficiais sobre a empresa, ou alguma mensagem específica.
5. Novo formato e tamanho de layout
O que muda: a configuração da Timeline agora vai seguir um padrão de 810 pixels de resolução. O conteúdo, então, fica centrado no meio da página e não há a possibilidade de ajustar tamanho ou largura dos itens na tela. Isso também se aplica à imagem de capa.
Dica: é importante que você verifique as fotografias antes de colocá-las na página da sua marca. A foto de capa, por exemplo, deve ter as dimensões 849 x 312, e a foto de perfil agora deve ter o mesmo tamanho de largura e tamanho (500 x 500, 600 x 600 etc).
6. Mensagens privadas entre empresas e usuários
O que muda: por fim, as marcas serão capazes de enviar e receber mensagens privadas dos internautas. Com isso, os usuários terão um relacionamento mais interativo para com as companhias, e também poderão permitir que os administradores do perfil da marca no Facebook acompanhem as sugestões, pedidos e reclamações dos consumidores.
Dica: esteja atento aos recados deixados pelos seus clientes, pois já que a rede social permite esse mecanismo de perguntas individuais, você terá um controle maior sobre várias opiniões dos usuários. Dessa forma, será mais fácil entender o cliente e resolver sua questão diretamente.
7. Painel administrativo

Reprodução

O que muda: esta talvez seja uma das novidades mais completas com a integração da Timeline para empresas. No topo direito da tela principal, existe um ícone de painel que abre todas as opções internas daquele perfil, para que o administrador visualize o desempenho recente de sua marca.
Dica: com esse painel, é possível ver as notificações mais recentes, mensagens, privadas, novas opções "curtir" e até alguns gráficos ilustrativos do crescimento da sua empresa no Facebook. É uma boa maneira de encontrar soluções para aumentar a visibilidade entre os usuários e propor ideias.

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