twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

sábado, 7 de abril de 2012

Google Brasil nega, mas deve mudar filial paulista para "superprédio"

O Google Brasil, mais especificamente a unidade paulista, está de mudança. Até o final do ano, o escritório da gigante deve ser transferido para um dos prédios mais modernos de São Paulo. Chamado Pátio Bandeiras, o edifício corporativo ainda está em construção e fica localizado na zona sul da capital. O curioso desse projeto é que ele está sendo levantado por cima e ao redor da Casa Bandeirista do Itaim, uma construção do período colonial que foi tombada em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

O atual endereço do Google não fica muito longe do novo edifício: são aproximadamente quatro quadras de distância, do outro lado da Avenida Brigadeiro Faria Lima. O Pátio Bandeiras será constituído por três blocos, sendo que duas das torres são ligadas por uma espécie de "ponte", passando por cima da Casa Bandeirista - seu status de patrimônio histórico impossibilita a derrubada do antigo casarão.

.Reprodução
Edifício Pátio Bandeiras, construído em volta e por cima da Casa das Bandeiras, no Itaim, em São Paulo

Tal mudança ainda levaria um tempo para acontecer: o escritório de arquitetura Guto Requena, responsável pelo projeto da nova sede, ainda não pode falar nada sobre esse assunto "até outubro", o que nos leva a especular que a mudança efetiva seria apenas ao final de 2012. Guto Requena é um arquiteto conhecido por seus projetos ousados, que misturam cibercultura e o impacto das novas tecnologias no design. Para que você tenha uma ideia do seu trabalho, foi ele o responsável pelo conceito do clube HotHot em São Paulo - projeto que recebeu o prêmio de "Melhor da Arquitetura 2010" na categoria Bares e Restaurantes, pela revista Arquitetura & Construção. Guto também apresenta o programa "Nos Trinques", no canal a cabo GNT.

Apesar das evidências, o próprio Google, através de sua assessoria de imprensa, nega que haja qualquer confirmação relacionada à mudança de sede: "Nessas horas, aparece muita gente querendo falar e nem sempre as coisas são como dizem", afirma a assessoria.

A mudança reflete o crescimento do Google no mercado brasileiro: segundo a revista Poder, o faturamento da empresa em 2011 teria chegado a US$ 1 bilhão por aqui. O número de funcionários, ainda segundo a revista, também dobrou, obrigando o Google a tirar as áreas de lazer, com mesas de pebolim e estações de videogame, para levantar outras estações de trabalho e abrigar novos empregados. E a mudança para um espaço maior seria apenas o reflexo dessa lucratividade.

E quanto às regalias para os funcionários do Google, tão famosas em suas unidades? Bem, ainda não sabemos quais serão os benefícios de ser um funcionário do Google Brasil, mas o Olhar Digital já publicou uma matéria em vídeo mostrando como os empregados de outras unidades ao redor do mundo trabalham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário