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A novidade agora é que a Intel Capital, braço mundial de investimentos da Intel, acaba de anunciar um investimento na ELike, desenvolvedora carioca que criou o Meu Shopping. Segundo David Thomas, diretor geral da Intel Capital na América Latina, o perfil inovador da plataforma, aliado ao acelerado crescimento do número de brasileiros na rede social Facebook fez da ELike uma oportunidade interessante de investimento.
A plataforma funciona como um agregador de marcas que faz as vendas dentro do Facebook. A prática funciona como o e-commerce tradicional, mas ao invés de usar o próprio site para fazer as vendas, as empresas comercializam seus produtos usando a plataforma da rede social.
Segundo Tatiana Albuquerque, diretora geral da E-like, marcas como Enoteca Fasano, Hope, Pepper, Maria Bonita Extra, Cantão, Redley, Richards, Sack's, Reserva, entre outras, estão presentes no aplicativo e, algumas delas, como a Maria Bonita Extra, não tinham nenhum canal de vendas online antes do Meu Shopping. Atualmente mais de 70 mil pessoas já utilizam o aplicativo.
"O usuário pode incluir um produto em uma lista de desejos dentro do Meu Shopping, além de compartilhar seus produtos favoritos e até presentear um amigo com e-gift. O aplicativo, inclusive, mostra quais são os aniversariantes do dia", conta a executiva.
A ideia é que o Meu Shopping reúna apenas marcas consideradas "premium". Para Tatiana, o Facebook é o metro quadrado mais caro da internet e a estrutura do aplicativo permite que uma loja contribua com a outra. Portanto, é necessário manter apenas lojas elitizadas dentro da plataforma, assim nenhuma se sente prejudicada.
Como funciona
Logo ao acessar o aplicativo no Facebook, o internauta vê a lista de empresas participantes. Então, para ter acesso ao f-commerce de cada marca, é preciso primeiro curti-las. A partir daí, é só navegar pela página – com template padrão a todos – e escolher o seu produto. "Nós fornecemos apenas a plataforma com todos os recursos de uma loja online, somados aos plug-ins desenvolvidos pela E-Like. Os clientes é que fornecem os conteúdos e administram as compras", explica Tatiana.
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