twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Apple – Conheça um Pouco de Sua História

Apple

A amizade entre Steve Jobs e Steve Wozniak, fundadores da Apple, vai muito além do campo profissional. Colegas desde os tempos de colégio, Jobs e Wozniak sempre foram apaixonados por eletrônica e mantiveram contato mesmo após o final dos estudos. No início da década de 70, ambos trabalhavam no Vale do Silício e foi a partir daí que as primeiras sementes da Apple foram plantadas.

Tanto Jobs quanto Wozniak sempre se interessaram por inovações e montavam seus próprios computadores de maneira bastante artesanal. Em 1976, Woz desenhou aquele que seria o primeiro Apple Computer e contou com a visão e faro comercial de Jobs para tentar vender a ideia, sem sucesso inicialmente. A segunda tentativa veio em 1977, quando a dupla insistiu e lançou o segundo modelo da série, o Apple II, em uma feira de computadores local. A partir de então, as vendas dispararam até o início da década de 80, quando surgiu o Apple III. Era a consolidação da Apple Computer Inc. no mercado da informática.

Anos 80 e 90: da crise ao retorno

Trazendo a ideia de interfaces gráficas e mouse, original da empresa Xerox, Steve Jobs enxergou uma grande evolução e oportunidade para a evolução dos computadores. Em 1984, a Apple lançava o computador pessoal que revolucionaria a informática naquele período, o Macintosh, com sistema operacional próprio e já com as inovações importadas por Jobs na inspiração da Xerox. Com um marketing pesado sobre o produto, o Macintosh foi sucesso de vendas e teve repercussão mundial.

Apesar do enorme passo dado pela Apple, o restante dos anos 80 foi de vacas magras, principalmente após Jobs e Wozniak deixarem a empresa. A crise parecia sem fim até 1995, quando o retorno de Jobs deu gás novo à empresa, que passou a investir em outros setores da informática. Depois de lançar o iMac e o PowerBook, em 1998, foi a vez de a Apple investir na música, criando os consagrados players iPod e iTunes no ano de 2001.

A revolução dos anos 2000

O novo milênio trouxe ainda mais força a Apple, que não parou de crescer na primeira década. Depois do sucesso com os players de música, foi a vez de a empresa investir na telefonia lançando o iPhone em 2007, um smartphone touchscreen capaz de unir praticamente todas as funcionalidades desenvolvidas até então. Em 2010, a bola da vez passou a ser o mercado dos tablets, com o lançamento do iPad, mais um sucesso de vendas nos Estados Unidos e no mundo.

Com vendas anuais estipuladas em mais de 20 bilhões de dólares, a Apple tem sede em Cupertino, estado da Califórnia, e conta com milhares de funcionários espalhados por todo o planeta. Em setembro de 2010, ela também se tornou segunda maior empresa do mundo, atrás apenas da Exxon Mobil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário