twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dual-Boot com Linux: Microsoft diz que Boot seguro do Windows 8 é opcional

Steven Sinofsky explica o tão falado boot seguro que a Microsoft trouxe para o Windows 8.

Eu já imaginava isso, mas ele explicou com todos os detalhes em um post blog Building Windows 8 para quem quiser ler. Detalhe importante: Não mencionou uma vez se quer a palavra "Linux".

Primeiramente, Steven Sinofsky começou seu artigo com um apelo à comunidade:

"Houve alguns comentários sobre como a Microsoft implementou o Boot Seguro no Windows 8, e infelizmente estes parecem sintetizar cenários que não fazem parte do caso, nós vamos usar este artigo como uma oportunidade para continuar a descrever como a UEFI permite um boot seguro e da opções aos fabricantes de PC. A coisa mais importante a entender, é que estamos introduzindo capacidades que fornecem uma abordagem sem comprometer a segurança dos clientes, e o controle total e completo sobre o PC continua a estar disponível" - Disse.

A parte que me deixou mais feliz e seguro sobre o que ele disse, foi onde ele disse que "o controle total e completo sobre o PC continua a estar disponível" ou seja, você tem a opção de fazer o que quiser, se tiver vontade de desativar o boot seguro, desative smiley.

Outros pontos que ficaram confusos em alguns artigos da Internet, incluindo o nosso, e que foram esclarecidos no artigo de autoria de Tony Mangefeste e escrito por Steven Sinofsky, seguem abaixo:

  • A UEFI permite a um firmware implementar políticas de segurança
  • O Boot seguro é um protocolo UEFI não um recurso do Windows 8
  • A UEFI Secure Boot faz parte da arquitetura do sistema de inicialização do Windows 8
  • O Windows 8 utiliza o boot seguro para garantir que o ambiente pré-SO (inicialização) seja seguro
  • O Boot seguro não "trava" gerenciadores de boot dos sistemas operacionais, mas é uma política que permite a um firmware, ter a possibilidade de validar a autenticidade de componentes
  • As OEMs têm a capacidade de personalizar o seu firmware para atender às necessidades de seus clientes, personalizando um nível de certificação e gestão da política de segurança em sua plataforma
  • A Microsoft não manda ou controla as configurações do firmware que controlam ou ativam a inicialização de qualquer sistema operacional diferente do Windows

Precisou falar algo sobre o o Linux?

UEFI Secure Boot

Se você ainda não ouviu nada sobre a UEFI, trata-se da Unified Extensible Firmware Interface - Uma especificação que define uma interface de software entre um sistema operacional e a plataforma do firmware. UEFI é uma melhoria da antiga interface de firmware (BIOS), presente em todos os PCs. Via: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário